.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
18 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 17 Visitantes :: 2 Motores de busca

Jarbas

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Como não começar uma religião.

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Como não começar uma religião.

Mensagem por Luís em Qua 17 Dez 2008, 12:50 pm

.
Não fosse a promoção dada pelo 'grande império' de então, qual teria sido o futuro da religião dos 'pés descalços'?

"A razão de eu jamais haver visto teu deus é que ele está na tua imaginação."

Luís
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4099
flag : Canada

Mensagem por darkshi em Qua 17 Dez 2008, 1:19 pm

Luís escreveu:.
Não fosse a promoção dada pelo 'grande império' de então, qual teria sido o futuro da religião dos 'pés descalços'?

Tem que explicar porque a religião dos 'pés descalços' atraia os não 'pés descalços' e como ela sobreviveu por 3 seculos até Constantino.
Não apenas sobreviver. Mas se tornar poderosa o suficiente para um imperador romano, que era considerado divino se curvar diante dele.

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1692
flag : Brasil

Mensagem por Luís em Qua 17 Dez 2008, 1:39 pm

"...ornar poderosa o suficiente para um imperador romano, que era considerado divino se curvar diante dele."

Já disse: Razões políticas. Isto é histórico.

Quanto a resistir 300 anos, povo pobre precisa mesmo de uma crença sobrenatural, mais que todos. A 'oferta cristã', em seu conjunto, era
realmente tentadora, para um povo tão ignorante quanto o da época.

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Convidad em Qua 17 Dez 2008, 2:06 pm

vamos ver o que o Cristianismo prometia para esta terra , principalmente nos primeiros três séculos :

(Mateus 5:44) - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
(Mateus 10:23) - Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem.
(Mateus 23:34) - Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade;
(Lucas 11:49) - Por isso diz também a sabedoria de Deus: Profetas e apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns, e perseguirão outros;
(Lucas 21:12) - Mas antes de todas estas coisas lançarão mão de vós, e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões, e conduzindo-vos à presença de reis e presidentes, por amor do meu nome.
(João 5:16) - E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.
(João 15:20) - Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu SENHOR. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.
(Atos 9:16) - E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.
(Atos 26:11) - E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, os obriguei a blasfemar. E, enfurecido demasiadamente contra eles, até nas cidades estranhas os persegui.
(II Corintios 4:9) - Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
(I Tessalonicenses 2:15) - Os quais também mataram o SENHOR Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens,
(II Tessalonicenses 1:4) - De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais;

(II Timóteo 3:12) - E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.
(Hebreus 11:35) - As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;
(Hebreus 11:36) - E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.
(Hebreus 11:37) - Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados

estas são as ''promessas'' da vida material à igreja primitiva (certamente com o consolo da vida eterna) , isto é mais que suficiente para provar que o Cristianismo não é igual a qualquer outra religião , não precisou da muleta da psicologia , nem do que fosse 'lógico' para se apegar a um suposto 'mito' , ao contrário , apresentou o sofrer pelo bem maior , as religiões helenicas eram todas HEDONISTAS , pela busca da felicidade , pela riqueza , pela prostituição , deuses sempre vencedores na carne , que matavam com raios os que ousavam falar mal deles , Enquanto Cristo suportou a espada , o chicote e o prego , mas o Cristianismo desafiou a todas estas religiões , e VENCEU a todas .

Convidad
Convidado

Mensagem por darkshi em Qua 17 Dez 2008, 2:23 pm

Luís escreveu:"...ornar poderosa o suficiente para um imperador romano, que era considerado divino se curvar diante dele."

Já disse: Razões políticas. Isto é histórico.

Quanto a resistir 300 anos, povo pobre precisa mesmo de uma crença sobrenatural, mais que todos. A 'oferta cristã', em seu conjunto, era
realmente tentadora, para um povo tão ignorante quanto o da época.

Ainda estou a me perguntar o que a religião Cristã é tão mais tentadora do que a religião helênica?

"Teleology is like a mistress to a biologist: he cannot live without her but he's unwilling to be seen with her in public." J. B. S. Haldane

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por darkshi em Qua 17 Dez 2008, 2:26 pm

Articulador escreveu:
estas são as ''promessas'' da vida material à igreja primitiva (certamente com o consolo da vida eterna) , isto é mais que suficiente para provar que o Cristianismo não é igual a qualquer outra religião , não precisou da muleta da psicologia , nem do que fosse 'lógico' para se apegar a um suposto 'mito' , ao contrário , apresentou o sofrer pelo bem maior , as religiões helenicas eram todas HEDONISTAS , pela busca da felicidade , pela riqueza , pela prostituição , deuses sempre vencedores na carne , que matavam com raios os que ousavam falar mal deles , Enquanto Cristo suportou a espada , o chicote e o prego , mas o Cristianismo desafiou a todas estas religiões , e VENCEU a todas .

Por que eu estou cheirando um ignoratio elenchi vindo por ai.

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Luís em Qua 17 Dez 2008, 2:39 pm

"... mas o Cristianismo desafiou a todas estas religiões , e VENCEU a todas."

Todas quais? Setenta por cento (70%) do mundo NÃO é cristão. Mania de grandeza heim?

Por outro lado, se algo é popular, isto significa que é 'verdadeiro' ou melhor? Isto se aplica ao fumo é às drogas?

Não disse que as 'promessas políticas' do cristianismo não eram tentadoras, especialmente para o povo simples daquela época. Estava impedido até mesmo de ler a Bíblia - para os poucos que sabiam ler.

Promessas! Ora bolas, políticos as tem em profusão! Mas só os ingênuos acreditam em suas marolas.

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Convidad em Qua 17 Dez 2008, 4:28 pm

darkshi escreveu:

Por que eu estou cheirando um ignoratio elenchi vindo por ai.

tú és profeta !
ele simplesmente desconsiderou todo o texto , e partiu para uma conclusão irrelevante , o Cristianismo desafiou todas as religiões helenistas , ele fez de conta que não viu .

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Qua 17 Dez 2008, 4:34 pm

Luís escreveu:"... mas o Cristianismo desafiou a todas estas religiões , e VENCEU a todas."

Todas quais? Setenta por cento (70%) do mundo NÃO é cristão. Mania de grandeza heim?

Por outro lado, se algo é popular, isto significa que é 'verdadeiro' ou melhor? Isto se aplica ao fumo é às drogas?

Não disse que as 'promessas políticas' do cristianismo não eram tentadoras, especialmente para o povo simples daquela época. Estava impedido até mesmo de ler a Bíblia - para os poucos que sabiam ler.

Promessas! Ora bolas, políticos as tem em profusão! Mas só os ingênuos acreditam em suas marolas.

vamos voltar ao ponto que você fez misquotation de minha retórica :

a) o Cristianismo NÃO fez promessas materiais , ao contrário , prometeu durante os primeiros séculos grande sofrimento e perseguição , o que a história demonstra , e a bíblia prevê (sim profêcia cumprida , mais uma) .

b) ele desafiou , como está no texto , as religiões HELENISTAS que prometiam bençãos materiais e facilidades na vida , portanto não está batendo aquela história de 'religião pelo desejo' . Hoje , em todo lugar no mundo há Cristãos , em maior ou menor grau , os lugares onde existem poucos cristãos VIA-DE-REGRA (pouquissímas exceções) , é onde eles são mortos e perseguidos , como nos países islâmicos , na china , na india , etc ... .

Convidad
Convidado

Mensagem por Luís em Qua 17 Dez 2008, 5:04 pm

.
a) Não me referi á promessas materiais. Para isto se fez a Reforma. São a massa de povo melhor suscedida da Terra.

b) Cristãos mortos, em quantidades significativas, no mundo de hoje? Stais a me gozaire ó gajo?

------------------------------------
Art:

"Tú és profeta !
ele simplesmente desconsiderou
todo o texto , e partiu para uma conclusão irrelevante , o Cristianismo
desafiou todas as religiões helenistas , ele fez de conta que não viu".

Vi sim, mas não me pareceu relevante. Não estou negando que o Cristianismo 'pegou' nem questionando porque vingou. Questiono a validade de manter o povo cegado por fantasias e promessas, sejam estas de que credo forem.

Houvesse a religião reformado o mundo, religioso seria, independente do credo.
Até o presente, as religiões serviram para manter o povo em sua eterna
escassez, opressão e cegueira, enquanto uma casta de vivaldinos se locupleta com tudo. Só a razão e o saber podem libertar um povo de sua escravidão,
mesmo que este esteja sobre bom solo.

Deus=Poder=Capacidade de realizar necessidades e desejos.
Religião=forma completamente ilusória e falaciosa de se atingir poder.

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Adriane Cunha em Qua 17 Dez 2008, 7:57 pm

Em tempo...

Sugerimos que se alguém desejar debater os tópicos acima, que abra um novo tópico para debates em outra categoria do Fórum FGBB !

Ou, se melhor desejarem, poderemos encaminhar todo este tópico para debate, amados!

Em Cristo Jesus...

cafezinho "Sempre fica um pouco de perfume nas mãos que oferecem flores."

Adriane Cunha
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4899
flag : Israel

Mensagem por darkshi em Qui 18 Dez 2008, 11:13 am

não sabia que era proibido debates nessa área do forum.

"Teleology is like a mistress to a biologist: he cannot live without her but he's unwilling to be seen with her in public." J. B. S. Haldane

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Luís em Qui 18 Dez 2008, 11:55 am

Fórum sem debate?

"A razão de eu jamais haver visto teu deus é que ele está na tua imaginação."

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Convidad em Qui 18 Dez 2008, 1:56 pm

Luís escreveu:.
a) Não me referi á promessas materiais. Para isto se fez a Reforma. São a massa de povo melhor suscedida da Terra.

b) Cristãos mortos, em quantidades significativas, no mundo de hoje? Stais a me gozaire ó gajo?

------------------------------------
Art:

a) sua tese era de que éramos cristãos pelas promessas de cumprir desejos , ao contrário , trouxe uma expectativa de sofrimento e aceitação deste , de outro lado a promessa de salvação exige muita fé , pois não se tem 70 virgens , ou palácios de Jade , como prometido em outras religiões .

b) pesquise , janela 10-40 , cristãos mortos às dezenas nos países islâmicos , igrejas queimadas , prisões sem conta . O simples fato de um cristão não conseguir trabalho em um país islâmico , e ser um cidadão de segunda classe até perante tribunais , já justifica o porque são minoria nestes paises .

"Tú és profeta !
ele simplesmente desconsiderou
todo o texto , e partiu para uma conclusão irrelevante , o Cristianismo
desafiou todas as religiões helenistas , ele fez de conta que não viu".

Vi sim, mas não me pareceu relevante. Não estou negando que o Cristianismo 'pegou' nem questionando porque vingou. Questiono a validade de manter o povo cegado por fantasias e promessas, sejam estas de que credo forem.

Houvesse a religião reformado o mundo, religioso seria, independente do credo.
Até o presente, as religiões serviram para manter o povo em sua eterna
escassez, opressão e cegueira, enquanto uma casta de vivaldinos se locupleta com tudo. Só a razão e o saber podem libertar um povo de sua escravidão,
mesmo que este esteja sobre bom solo.

Deus=Poder=Capacidade de realizar necessidades e desejos.
Religião=forma completamente ilusória e falaciosa de se atingir poder.

de novo :
você disse que a promessa de desejos é que nos faz crer, mas quando eu provo que Cristo prometeu o que vinha CONTRA os desejos humanos , você diz que não é relevante ?!! ....peso justo . Aliás você se contradisse, alegou : 'não estou questionando porque vingou' , está sim , está falando , aliás em vários tópicos , que foi por que ele nos prometia desejos , e a prova contrária foi dada , somos chamados a servir , e a não a sermos servidos .

Última edição por Articulador em Qui 18 Dez 2008, 2:24 pm, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado

Mensagem por Luís em Qui 18 Dez 2008, 2:16 pm

Pastor Roberto, parabéns! És um ótimo argumentador e político e teu
conhecimento das Escrituras é invejável. Bem se vê que estuda muito.
Estás no caminho do bispado! Em sério! Eu te daria meu voto! palminhas

Daria-me demasiado trabalho refutar à tudo que gostaria, seria realmente bem complexo, por isto deixemos assim.

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:00 am

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: