.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
49 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 49 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Doutrina cristã e o Livro de Atos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Doutrina cristã e o Livro de Atos

Mensagem por alicarvalho em Qua 13 Jul 2016, 7:18 pm

Shalom pra todos !!!
Gostaria de postar um estudo que faço pelo Poder do Eterno com o intuito de levar a nossa reflexão algumas doutrinas criadas pelo cristianismo a partir do século IV pela igreja romana e posteriormente adotadas  pela doutrina protestante em sua maioria,que visam provar que Shaul (Paulo)deixou por completo suas crenças e práticas aprendidas desde a sua infância e que ele Paulo,considerava o Tanach (AT) lixo e estrume após a sua conversão ao Messias e que se afastou ou rejeitou por completo o povo de Israel.
Neste estudo, usaremos algumas versões bíblicas e alguns comentários  tendo como ênfase algumas passagens do Livro de Atos dentro de sua cronologia fiel ditados por Lucas seu escritor.
Porque o livro de Atos?
Porque nele está registrado a conversão de Paulo ,algumas de suas práticas antes e pós a sua conversão ,alguns de seus discursos e pregações,algumas confissões a respeito do seu tratar com o Tanach (AT),etc.
E também quero fazer um paralelo(data) da passagem com alguma(s) carta(s) já escrita(s) pelo apóstolo entre os versos do Livro e Atos. 
Quero deixar bem claro que não responderei a nenhum questionamento enquanto não opinarem sobre tudo o que postar! 
Meu intuito neste post é nos levar a reflexão das palavras de Paulo dentro do contexto original ao qual elas foram escritas  .
Afinal de contas ele vivia em um mundo onde haviam várias culturas e crenças descritas não só na Bíblia ,mas em vários outros
escritos e que são provados principalmente por escavações feitas nos lugares citados no Livro de Atos .
Que O Eterno nos ajude e nos ilumine no Mashiach Yeshua .

Para começar, quero deixar 3 textos de 3 cartas diferentes em versões diferentes para podermos analisa-las dentro do contexto e das palavras e atitudes registradas no Livro de Atos:
1-Romanos 10.4:
ACF2007:" Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê."
ARC:"Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê."  
Bíblia de Jerusalém:"Porque a finalidade da Lei é Cristo para a justificação de todo o que crê."

2-Romanos 3:21:
AFC2007:"Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas."
ARC:" Mas, agora, se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da Lei e dos Profetas,"
Bíblia de Jerusalém:"Agora, porém, independentemente da Lei, se manifestou a justiça de Deus, testemunhada pela Lei e pelos Profetas,"

3-Filipenses 3:8:
ACF2007:"E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,"
ARC:"E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo"
Bíblia de Jerusalém :"Mais ainda: tudo eu considero perda, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. Por ele, eu perdi tudo e tudo tenho como esterco, para ganhar a Cristo"

Sabemos através de algumas fontes (ACF por exemplo)que por volta dos anos 35-36 ,aconteceu a conversão de Paulo (Atos 9).
Tendo como princípio da nossa refexão essa data passaremos a estudar algumas passagens do Livro de Atos.

Atos 13:4-6:" 4 Enviados, pois, pelo Espírito Santo, eles desceram até Selêucia, de onde navegaram para Chipre.  5 Chegados a Salamina, puseram se a anunciar a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. Tinham também João como auxiliar."(ACF2007)

Aqui vemos o relato do autor sobre a primeira viagem missionária de Paulo datada por algumas fontes nos anos de 47-49 (ACF) e 46-49 (Lv  "Church History", de Andrew Miller")
Podemos verificar que essa viagem aconteceu por volta de 12 a 13 anos após sua conversão.
Comentários:Comen.Expo.H.DLopes:"Paulo não somente seguia o princípio de primeiro ao judeu, mas também dava sentido prático ao estabelecer um ponto de contato para o evangelho"
Novo comentário da Biblia -Atos (David J.Williams)" Salamina pareceu-lhes o primeiro porto onde ancorar. A colônia judaica na cidade era suficientemente grande para justificar a existência de várias sinagogas, sendo nessas que Barnabé e Paulo concentraram seus esforços (veja a disc. sobre 9:20). As minúcias do trabalho deles não foram registradas, exceto o breve comentário de que anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus (v. 5). Nada se diz quanto à reação do povo, nem quanto ao tempo que os missionários permaneceram em Salamina, antes de terem atra­vessado a ilha toda até Pafos (v. 6). Não há razões para pensarmos que os missionários estenderam seu ministério para atingir outras pessoas além das que freqüentavam as sinagogas."
Comentário Judaico do Novo Testamento (David.H.Stern)"Embora Sha'ul tenha sido chamado para ser enviado de Yeshua aos gentios (At9;15,22:21;Rm15;13;Gl1:16,2:7-9;Ef3;8)
ele invariavelmente adotou essa prática,ao longo de sua vida,de levar as boas-novas de Yeshua,o Messias,primeiramente aos judeus,onde quer que ele os encontrasse(esse versículo;13:14;14:1;16:13;17:1-2,10,17;19:8;28;17-dez ocorrências).Isso está de acordo
com o seu ensino (Rm1:16) e com o anseio de seu coração pela salvação de todo Israel(Rm9:1-5;10:1;11:26).
Perguntas :Paulo realmente rejeitou a sua descendência judaica e seus irmãos judeus por completo?
Será que Paulo realmente achava o Tanach um lixo,estrume?

Atos 13: 14  15 E, depois da lição da lei e dos profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Homens irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai."(ACF2007)

Prgunta : Se Paulo rejeitou seus "costumes" judaicos ,como ele foi convidado a falar pelos líderes em uma sinagoga judaica sem ter nenhuma identidade judaica(vestes por exemplo)?

Atos 13:16-23;  16 E, levantando-se Paulo, e pedindo silêncio com a mão, disse: Homens israelitas, e os que temeis a Deus, ouvi: 17 O Deus deste povo de Israel escolheu a nossos pais, e exaltou o povo, sendo eles estrangeiros na terra do Egito; e com braço poderoso os tirou dela; 18 E suportou os seus costumes no deserto por espaço de quase quarenta anos. 19 E, destruindo a sete nações na terra de Canaã, deu-lhes por sorte a terra deles. 20 E, depois disto, por quase quatrocentos e cinqüenta anos, lhes deu juízes, até ao profeta Samuel. 21 E depois pediram um rei, e Deus lhes deu por quarenta anos, a Saul filho de Quis, homem da tribo de Benjamim. 22 E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade. 23 Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel;"
Comentários:Coment.Expo.H.P.lopes:"O sermão de Paulo na sinagoga de Antioquia da Pisídia é uma extraordinária síntese da história de Israel"
Pergunta :Será que Paulo realmente achava o Tanach um lixo,estrume?

Atos 17:2-3;". 2 E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras, 3 Expondo e demonstrando que convinha que Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo."
Pergunta: Como Paulo abandonou todo o seu passado e achava lixo o Tanach se ele ia as sinagogas frequentemente como o seu costume e usava o Tanach para falar do Messias?
Não é o Tanach que fala do Mashiach?Como ele o desprezava dessa forma?

Atos 17:10,11;"E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. 11 Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim."
Pergunta:A mesma feita anteriormente .

Atos 18:4,5;"4 E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.
 5 E, quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, foi Paulo impulsionado no espírito, testificando aos judeus que Jesus era o Cristo. "
 Comentário:Novo comentário da Biblia -Atos (David J.Williams): O costume na sinagoga de Corinto talvez fosse como na Alexandria, onde os colegas de mesma profissão sentavam-se juntos (b. Sukkah 51 .b), essa seria a razão por que Paulo encontrou-se com Áquila e Priscila, e deles recebeu hospedagem e trabalho, por ser do mesmo ofício, fabricantes de tendas, ficou com eles (v. 3; talvez fossem melhor descritos como artesãos do couro; R. Hock, The Social Context of Paul 's Ministry: Tent Making and Apostleship [Filadélfia: Fortress Press, 1980], p. 21). Os rabis deviam aprender e praticar um ofício; Paulo com certeza sentiu alegria nisso, porque mais tarde trabalharia a fim de sustentar-se no ministério (cp. 20:34; 1 Coríntios 4:12; 9:3-19; 2 Corín­tios ll:7ss.; 1 Tessalonicenses 2:9; 2 Tessalonicenses 3:8)."
 
Atos 18:18-22:" 18 E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos, e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áqüila, tendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto. 19 E chegou a Éfeso, e deixou-os ali; mas ele, entrando na sinagoga, disputava com os judeus. 20 E, rogando-lhe eles que ficasse por mais algum tempo, não conveio nisso.Antes se despediu deles, dizendo: É-me de todo preciso celebrar a solenidade que vem em Jerusalém; mas querendo Deus, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso.E, chegando a Cesaréia, subiu a Jerusalém e, saudando a igreja, desceu a Antioquia. 
Comentário ::Novo comentário da Biblia -Atos (David J.Williams)"Antes de partir, Paulo corta o cabelo, a fim de cumprir um voto que fizera, talvez bem no início de sua estada em Corinto, na época em que o apóstolo estivera deprimido e temeroso (v. 9). Tais votos, baseados do voto do nazireado de Números 6:1-21, aparentemente eram uma característica comum da piedade judaica (cp. 23:21-26; m. Nazir ). A conclusão do voto marcava-se pela cabeça rapada e pela oferta de sacrifícios no templo."
Pergunta:Como Paulo havia deixado o seu passado pra trás se ele fez um voto e queria voltar para uma festa de peregrinação (
(Shavout por exemplo porque ele queria voltar a Jerusalém) Jerusalém?

Atos 18:28;"Porque com grande veemência, convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo."(AFC2007).
Mais uma vez , Shaul fala aos judeus usando o Tanach para provar que Yeshua era O Mashicah dos judeus.

Atos 20:16;" Porque já Paulo tinha determinado passar ao largo de Éfeso, para não gastar tempo na Ásia. Apressava-se, pois, para estar, se lhe fosse possível, em Jerusalém no dia de Pentecostes."(ACF2007)
Mais uma vez , Paulo se preocupando com a festa de Shavout(Pentecostes).

Atos 21: 17 E, logo que chegamos a Jerusalém, os irmãos nos receberam de muito boa vontade. 18 E no dia seguinte, Paulo entrou conosco em casa de Tiago,e todos os anciãos vieram ali. 19 E, havendo-os saudado, contou-lhes por miúdo o que por seu ministério Deus fizera entre os gentios.
 20 E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei."(ACF2007)

Comentário:Coment.Expo.H.P.lopes:"Paulo relata minuciosamente, aos líderes da igreja de Je­rusalém o que Deus fizera entre os gentios por seu minis­tério (lCo 15.10). Ao ouvirem o relatório missionário, todos deram glória a Deus e também contaram sobre as dezenas de milhares de judeus convertidos que se manti­nham ainda zelosos da lei.
Vemos nesta passagem haviam milhares de judeus convertidos ,que haviam abraçado a fé no Maschiach e não haviam deixado de obedecer a Torah(lembrando que uma coisa é a torah outra coisa é o legalismo farisaico).
Pergunta:Os líderes judeus messiânicos da época(Tiago ,João)estavam ensinando esses judeus a largarem a Torah ? 

Atos 21:21; E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei.
 22 Que faremos pois? em todo o caso é necessário que a multidão se ajunte; porque terão ouvido que já és vindo. 23 Faze, pois, isto que te dizemos: Temos quatro homens que fizeram voto. 24 Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei."(ACF2007)
Nessa passagem colocarei o meu ponto de vista .
Primeiramente ,devemos observar atentamente que o que estava sendo relatado nesta passagem diz respeito aos judeus e a Torah.Diferente do Concílio de jerusalém onde o cerne da questão era:os gentios que se agregam a congregação dos santos devem se circuncidar (lembrando que circuncisão não é legalismo farisaico)?
Essa questão era nova não só para os judeus que a levaram,mas também para os líderes da congregação que tiveram que se reunir para dar o veredicto.
Qual era a mentira que estavam falando a respeito de Paulo ?
Praticamente a mesma que falam hoje em dia:que ele havia se apartado da Torah ,pois estava ensinando contra a Torah.
Como ele provaria que era mentira?Que ele não havia largado a Torah e tampouco ensinado contra ela,que tudo era MENTIRA?
Fazendo o que lhe fora aconselhado por um dos líderes da congregação.Lembrando que para entregar o voto deveria se fazer un sacrifício no Templo.
Pergunta:Ele aceitou ?
O que ele provou realmente?

Atos 21:39;"Mas Paulo lhe disse: Na verdade que sou um homem judeu, cidadão de Tarso, cidade não pouco célebre na Cilícia; rogo-te, porém, que me permitas falar ao povo."

Atos 22:1-3;" 1 HOMENS, irmãos e pais, ouvi agora a minha defesa perante vós
 2 (E, quando ouviram falar-lhes em língua hebraica, maior silêncio guardaram). E disse: 3 Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso de Deus, como todos vós hoje sois."(ACF2007)
Como no capítulo 21 ,Paulo reiintera a sua raiz judaica ,não a menosprezando.
Pergunta:O que ele quis dizer com "a verdade da lei de nossos pais"?
Qual era essa lei que ele chama de verdadeira? 

Atos 22:12a:" 12 E um certo Ananias, homem piedoso conforme a lei,"(ACF2007)
Comentário:Mattew Henry do Novo Testamento:" O instrumento de seu chamado foi Ananias (9:13s.), que foi descrito no relato anterior, acrescentando agora Paulo tratar-se de homem piedoso conforme a lei, que tinha bom testemunho de todos os judeus que ali (em Damasco) moravam. Sem dúvida isso era verdade a respeito de Ananias, mas o propósito de Paulo era demonstrar que um homem desse calibre é que desempenhou um papel crucial em sua conversão — não se tratava de um criminoso, mas de um homem altamente prestigiado pela sua piedade. Paulo não men­cionou, todavia, que Ananias era um cristão."

Atos 22:17;" 17 E aconteceu que, tornando eu para Jerusalém, quando orava no templo, fui arrebatado para fora de mim."(ACF2007)
Pergunta:Se Paulo não se considerava mais um judeu,porque depois de muitos anos de sua suposta "rejeição " ele ainda ia orar no Templo?

Atos 23:6:" E Paulo, sabendo que uma parte era de saduceus e outra de fariseus, clamou no conselho: Homens irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseu; no tocante à esperança e ressurreição dos mortos sou julgado."
Comentário:Coment.Expo.H.P.lopes:" Paulo deixa claro que suas raízes estavam plantadas no judaísmo (Fp 3.5,6), e que isso era uma preparação para a fé cristã. Paulo ainda esclarece que a fé cristã não é um desvio do judaísmo, mas o cumprimento da fé judaica tradicional de seus antepassados (26.4-8)."
Pergunta :Estaria Paulo mentindo descaradamente ao afirmar que ele é um fariseu ,mesmo depois de anos de sua conversão ao Mashiach?

Atos 24:14 Mas confesso-te isto que, conforme aquele Caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas."(ACF2007)
Pergunta:Estaria Paulo outra vez mentindo descaradamente ?
Como ele poderia crer em algo que segundo certas dourinas ,ele chama de estrume?

Atos 25:8;" 8 Mas ele, em sua defesa, disse: Eu não pequei em coisa alguma contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César."(ACF2007)
Perguntas:Qual era lei dos judeus que Paulo menciona?
Qual templo era esse?
Como ele poderia afirmar que não havia pecado em coisa alguma?


Estaria Paulo mais uma vez mentindo descaradamente?

Atos 26:22;"Mas, alcançando socorro de Deus, ainda até ao dia de hoje permaneço dando testemunho tanto a pequenos como a grandes, não dizendo nada mais do que o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer,"ACF2007)
Pergunta:Como Paulo poderia testemunhar O Mashiach através de algo que ele supostamente classificou como estrume?

Atos 28: 17 E aconteceu que, três dias depois, Paulo convocou os principais dos judeus e, juntos eles, lhes disse: Homens irmãos, não havendo eu feito nada contra o povo, ou contra os ritos paternos, vim contudo preso desde Jerusalém, entregue nas mãos dos romanos; "(ACF2007)
Pergunta:A qual povo Paulo se referia?
O que ele quis dizer com "ritos paternos"?
Ele estava mentindo descaradamente mais uma vez?

Atos 28:20 Por esta causa vos chamei, para vos ver e falar; porque pela esperança de Israel estou com esta cadeia."(ACF2007)
Pergunta:Mesmo depois de tudo,porque Paulo ainda afirmava que a esperança ainda continuava a ser de Israel?

Atos28:23;" E, havendo-lhe eles assinalado um dia, muitos foram ter com ele à pousada, aos quais declarava com bom testemunho o reino de Deus, e procurava persuadi-los à fé em Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde a manhã até à tarde."(ACF2007)
Aqui nesta passagem, Paulo já havia escrito as cartas aqui mencionadas através de seus versos.
Bem tendo o conhecimento desse fato,faço uma última pergunta:
Se a doutrina cristã ,tanto católica quanto a maioria protestante,afirma que Paulo deu a Torah como finalizada e o Tanach o chamou de estrume,como ele depois de mais de vinte anos da sua conversão,
pregava o Mashiach de Israel usando aquilo que supostamente ele dizia ter terminado e era um estrume?

I Tessalonicenses 2:3:"Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência;(ACF2007) 
4 Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações."

Bem pra encerrar vemos nesse verso a afirmação de Shaul a respeito da sua pregação.

Pergunta :Se a dourina cristã em sua grande maioria afirma que Paulo se desfez de tudo o que havia aprendido ,negou a Torah e dizia ser o Tanach um lixo e Lucas afirma 
em seu livro totalmente o contrário sobre o apóstolo, quem estará com a verdade ????

Shalom,Shalom  pra todos !!!


"Porei minha Torah dentro deles e a escreverei em seu coração ;e serei o Deus deles e eles serão o meu povo " Jr 31.33b

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1915
Idade : 37
Localização : Muriaé-MG
flag : Brasil
Data de inscrição : 03/12/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Doutrina cristã e o Livro de Atos

Mensagem por alicarvalho em Sex 15 Jul 2016, 9:55 am

Shalom pra todos !!!

Estou aguardando com anseio as manifestações dos irmãos .
Creio que essa reflexão é muito importante para podermos analisar a verdade bíblica sobre Shaul !


"Porei minha Torah dentro deles e a escreverei em seu coração ;e serei o Deus deles e eles serão o meu povo " Jr 31.33b

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1915
Idade : 37
Localização : Muriaé-MG
flag : Brasil
Data de inscrição : 03/12/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Doutrina cristã e o Livro de Atos

Mensagem por alicarvalho em Sex 15 Jul 2016, 10:09 pm

Esta área não destina-se a debates, use-a somente para postar estudos.

A moderação.


"Porei minha Torah dentro deles e a escreverei em seu coração ;e serei o Deus deles e eles serão o meu povo " Jr 31.33b

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1915
Idade : 37
Localização : Muriaé-MG
flag : Brasil
Data de inscrição : 03/12/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Doutrina cristã e o Livro de Atos

Mensagem por alicarvalho em Qua 20 Jul 2016, 1:11 pm

Esta área não destina-se a debates, use-a somente para postar estudos.

A moderação.


"Porei minha Torah dentro deles e a escreverei em seu coração ;e serei o Deus deles e eles serão o meu povo " Jr 31.33b

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1915
Idade : 37
Localização : Muriaé-MG
flag : Brasil
Data de inscrição : 03/12/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Doutrina cristã e o Livro de Atos

Mensagem por alicarvalho em Sex 05 Ago 2016, 3:58 pm

alicarvalho escreveu:Esta área não destina-se a debates, use-a somente para postar estudos.

A moderação.
Reparei em outros estudos que moderador e administradores , expressaram as suas opiniões tranquilamente sem serem censurados como estou sendo  !!!
Será falta de argumentos para refutar ou opinar sobre o estudo que postei question question question
Será perseguição ??? farol


"Porei minha Torah dentro deles e a escreverei em seu coração ;e serei o Deus deles e eles serão o meu povo " Jr 31.33b

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1915
Idade : 37
Localização : Muriaé-MG
flag : Brasil
Data de inscrição : 03/12/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Doutrina cristã e o Livro de Atos

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:56 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum