.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
21 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 20 Visitantes :: 2 Motores de busca

Christiano

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O Novo Testamento aboliu o Velho Testamento?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem por David de Oliveira em Dom 19 Jun 2016, 5:35 pm

Alguns vão citar uns poucos versículos que negam isso, mas, será que olhando numa cosmovisão não chegaríamos a um placar de goleada no sentido de que o Novo testamento acabou de vez com o Velho Testamento?

Um exemplo:

Velho Testamento: 

Levítico 11:2Digam aos israelitas: De todos os animais que vivem na terra, estes são os que vocês poderão comer:    
Levítico 11:3qualquer animal que tem casco fendido e dividido em duas unhas, e que rumina.    
Levítico 11:4Vocês não poderão comer aqueles que só ruminam nem os que só têm o casco fendido. O camelo, embora rumine, não tem casco fendido; considerem-no impuro.    
Levítico 11:5O coelho, embora rumine, não tem casco fendido; é impuro para vocês.    
Levítico 11:6A lebre, embora rumine, não tem casco fendido; considerem-na impura.    
Levítico 11:7E o porco, embora tenha casco fendido e dividido em duas unhas, não rumina; considerem-no impuro.    
Levítico 11:8Vocês não comerão a carne desses animais nem tocarão em seus cadáveres; considerem-nos impuros.    
Levítico 11:9De todas as criaturas que vivem nas águas do mar e dos rios, vocês poderão comer todas as que possuem barbatanas e escamas.    
Levítico 11:10Mas todas as criaturas que vivem nos mares ou nos rios, que não possuem barbatanas e escamas, quer dentre todas as pequenas criaturas que povoam as águas, quer dentre todos os outros animais das águas, serão proibidas para vocês.

Levítico 11:11Por isso, não poderão comer sua carne e considerarão impuros os seus cadáveres.    
Levítico 11:12Tu­do o que vive na água e não possui barbatanas e escamas será proibido para vocês.    
Levítico 11:13Estas são as aves que vocês considerarão impuras, das quais não poderão comer porque são proibidas: a águia, o urubu, a águia-marinha,    
Levítico 11:14o milhafre, o falcão,    
Levítico 11:15qualquer espé­cie de corvo,    
Levítico 11:16a coruja-de-chifre[14], a coruja-de-orelha-pequena, a coruja-orelhuda[15], qual­quer espécie de gavião,    
Levítico 11:17o mocho, a coruja-pescado­ra e o corujão,    
Levítico 11:18a coruja-branca[16], a coruja-do-deserto, o abutre,    
Levítico 11:19a cegonha, qualquer tipo de garça, a poupa e o morcego. [17]    
Levítico 11:20Todas as pequenas criaturas que en­xameiam, que têm asas mas que se movem pelo chão[18], serão proibidas para vocês.
Levítico 11:21Dentre estas, porém, vocês poderão comer aquelas que têm pernas articuladas para saltar no chão.    
Levítico 11:22Dessas vocês poderão comer os diversos tipos de gafanhotos.  
Levítico 11:26Todo animal de casco não dividido em duas unhas ou que não rumina é impuro para vocês; quem tocar qualquer um deles ficará impuro.    
Levítico 11:27Todos os animais de quatro pés, que andam sobre a planta dos pés, são impuros para vocês; todo o que tocar os seus cadáveres ficará impuro até a tarde.
Levítico 11:29Dos animais que se movem rente ao chão, estes vocês considerarão impuros: a doninha, o rato, qualquer espécie de lagartogrande,    
Levítico 11:30a lagartixa, o lagarto-pintado, o lagarto, o lagarto da areia e o camaleão.
Levítico 11:41Todo animal que se move rente ao chão lhes será proibido e não poderá ser comido.    
Levítico 11:42Vocês não poderão comer animal algum que se move rente ao chão, quer se arraste sobre o ventre quer ande de quatro ou com o auxílio de muitos pés; são proibidos a vocês.    
Levítico 11:43Não se contaminem com qualquer desses animais. Não se tornem impuros com eles nem deixem que eles os tornem impuros.   
Levítico 11:46Essa é a regulamentação acerca dos animais, das aves, de todos os seres vivos que se movem na água e de todo animal que se move rente ao chão.    
Levítico 11:47Vocês farão separação entre o impuro e o puro, entre os animais que podem ser comidos e os que não podem.    

Novo testamento:

1 Coríntios 10:25Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência. 

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8359
flag : Brasil

Re: O Novo Testamento aboliu o Velho Testamento?

Mensagem por Eterna em Dom 19 Jun 2016, 6:12 pm

Temos ainda citações mais expressivas:

2-Corintios 3:

13 - E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório.

14-  Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;

E mais:

Efésios 2:

15 - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
16 -  E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.
17 - E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;
18 - Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.
19 - Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus.

E temos ainda:

Hebreus:

18 - Porque o precedente mandamento é abrogado por causa da sua fraqueza e inutilidade

19 - (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.

Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Eterna
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3831

Mensagem por Khwey em Dom 19 Jun 2016, 6:29 pm

Este tópico deveria estar em "Judaísmo e Adventismo", porque daqui a pouco estes daí certamente serão atraídos pelo assunto.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por Eterna em Dom 19 Jun 2016, 6:46 pm

Khwey escreveu:Este tópico deveria estar em "Judaísmo e Adventismo", porque daqui a pouco estes daí certamente serão atraídos pelo assunto.

Quem são os "estes dai"?

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por Khwey em Dom 19 Jun 2016, 6:59 pm

Adventistas e demais judaizantes, motivos da criação do fórum citado.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Eterna em Dom 19 Jun 2016, 7:12 pm

Khwey escreveu:Adventistas e demais judaizantes, motivos da criação do fórum citado.

Bem ... deixa a coisa correr! Veremos o que predomina!

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por David de Oliveira em Seg 20 Jun 2016, 10:43 am

Tem muito mais...

Mateus 5:21Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: “Não matarás”[21], e “quem matar estará sujeito a julgamento”.    
Mateus 5:22Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão[22] estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: “Racá[23]”, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: “Louco!”, corre o risco de ir para o fogo do inferno.    
Mateus 5:27Vocês ouviram o que foi dito: “Não adulterarás”[25].    
Mateus 5:28Mas eu lhes digo: Qualquer que olhar para uma mulher e desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.
Mateus 5:31Foi dito: “Aquele que se divorciar de sua mulher deverá dar-lhe certidão de divórcio”[26].    
Mateus 5:32Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual[27], faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério.
Mateus 5:33Vocês também ouviram o que foi dito aos seus antepassados: “Não jure falsamente[28], mas cumpra os juramentos que você fez diante do Senhor”.    
Mateus 5:34Mas eu lhes digo: Não jurem de forma alguma: nem pelos céus, porque é o trono de Deus;
Mateus 5:38Vocês ouviram o que foi dito: “Olho por olho e dente por dente”[29].    
Mateus 5:39Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.
Mateus 5:43Vocês ouviram o que foi dito: “Ame o seu próximo[31] e odeie o seu inimigo”.    
Mateus 5:44Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos[32] e orem por aqueles que os perseguem,

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por David de Oliveira em Ter 21 Jun 2016, 9:57 am

Velho Testamento: 

Levítico 11:2Digam aos israelitas: De todos os animais que vivem na terra, estes são os que vocês poderão comer:    
Levítico 11:3qualquer animal que tem casco fendido e dividido em duas unhas, e que rumina.    
Levítico 11:4Vocês não poderão comer aqueles que só ruminam nem os que só têm o casco fendido. O camelo, embora rumine, não tem casco fendido; considerem-no impuro.    
Levítico 11:5O coelho, embora rumine, não tem casco fendido; é impuro para vocês.    
Levítico 11:6A lebre, embora rumine, não tem casco fendido; considerem-na impura.    
Levítico 11:7E o porco, embora tenha casco fendido e dividido em duas unhas, não rumina; considerem-no impuro.    
Levítico 11:8Vocês não comerão a carne desses animais nem tocarão em seus cadáveres; considerem-nos impuros.    
Levítico 11:9De todas as criaturas que vivem nas águas do mar e dos rios, vocês poderão comer todas as que possuem barbatanas e escamas.    
Levítico 11:10Mas todas as criaturas que vivem nos mares ou nos rios, que não possuem barbatanas e escamas, quer dentre todas as pequenas criaturas que povoam as águas, quer dentre todos os outros animais das águas, serão proibidas para vocês.

Levítico 11:11Por isso, não poderão comer sua carne e considerarão impuros os seus cadáveres.    
Levítico 11:12Tu­do o que vive na água e não possui barbatanas e escamas será proibido para vocês.    
Levítico 11:13Estas são as aves que vocês considerarão impuras, das quais não poderão comer porque são proibidas: a águia, o urubu, a águia-marinha,    
Levítico 11:14o milhafre, o falcão,    
Levítico 11:15qualquer espé­cie de corvo,    
Levítico 11:16a coruja-de-chifre[14], a coruja-de-orelha-pequena, a coruja-orelhuda[15], qual­quer espécie de gavião,    
Levítico 11:17o mocho, a coruja-pescado­ra e o corujão,    
Levítico 11:18a coruja-branca[16], a coruja-do-deserto, o abutre,    
Levítico 11:19a cegonha, qualquer tipo de garça, a poupa e o morcego. [17]    
Levítico 11:20Todas as pequenas criaturas que en­xameiam, que têm asas mas que se movem pelo chão[18], serão proibidas para vocês.
Levítico 11:21Dentre estas, porém, vocês poderão comer aquelas que têm pernas articuladas para saltar no chão.    
Levítico 11:22Dessas vocês poderão comer os diversos tipos de gafanhotos.  
Levítico 11:26Todo animal de casco não dividido em duas unhas ou que não rumina é impuro para vocês; quem tocar qualquer um deles ficará impuro.    
Levítico 11:27Todos os animais de quatro pés, que andam sobre a planta dos pés, são impuros para vocês; todo o que tocar os seus cadáveres ficará impuro até a tarde.
Levítico 11:29Dos animais que se movem rente ao chão, estes vocês considerarão impuros: a doninha, o rato, qualquer espécie de lagartogrande,    
Levítico 11:30a lagartixa, o lagarto-pintado, o lagarto, o lagarto da areia e o camaleão.
Levítico 11:41Todo animal que se move rente ao chão lhes será proibido e não poderá ser comido.    
Levítico 11:42Vocês não poderão comer animal algum que se move rente ao chão, quer se arraste sobre o ventre quer ande de quatro ou com o auxílio de muitos pés; são proibidos a vocês.    
Levítico 11:43Não se contaminem com qualquer desses animais. Não se tornem impuros com eles nem deixem que eles os tornem impuros.   
Levítico 11:46Essa é a regulamentação acerca dos animais, das aves, de todos os seres vivos que se movem na água e de todo animal que se move rente ao chão.    
Levítico 11:47Vocês farão separação entre o impuro e o puro, entre os animais que podem ser comidos e os que não podem.    

Novo testamento:

Atos 10:9No dia seguinte, por volta do meio-dia[43], enquanto eles viajavam e se aproximavam da cidade, Pedro subiu ao terraço para orar.    

Atos 10:10Tendo fome, queria comer; enquanto a refeição estava sendo preparada, caiu em êxtase. 
Atos 10:11Viu o céu aberto e algo semelhante a um grande lençol que descia à terra, preso pelas quatro pontas,    
Atos 10:12contendo toda espécie de quadrúpedes, bem como de répteis da terra e aves do céu.    
Atos 10:13Então uma voz lhe disse: “Levante-se, Pedro; mate e coma”.    
Atos 10:14Mas Pedro respondeu: “De modo nenhum, Senhor! Jamais comi algo impuro ou imundo!”    

Atos 10:15A voz lhe falou segunda vez: “Não chame impuro ao que Deus purificou”. 

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Eterna em Sab 09 Jul 2016, 9:11 pm

Parece que ficou mais do que provado!  hehederico 

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por Khwey em Sab 09 Jul 2016, 9:23 pm

Sim, está bem provado para quem não está endurecido.

Em outras palavras, quem vê de fora consegue enxergar melhor.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Eterna em Sab 09 Jul 2016, 9:28 pm

Khwey escreveu:Sim, está bem provado para quem não está endurecido.

Em outras palavras, quem vê de fora consegue enxergar melhor.
E em que posição você se encontra?

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por Khwey em Sab 09 Jul 2016, 9:29 pm

Ora, eu não sou judeu, e nem fui "criado" em uma igreja adventista.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Eterna em Sab 09 Jul 2016, 9:35 pm

Khwey escreveu:Ora, eu não sou judeu, e nem fui "criado" em uma igreja adventista.

Tampouco eu! Mas as nossas posturas, em todos os setores da vida, independe da forma como fomos criados.

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por Khwey em Sab 09 Jul 2016, 9:41 pm

Depende sim.
Imagine se tivesse sido criada como um animal...

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Eterna em Sab 09 Jul 2016, 9:44 pm

Khwey escreveu:Depende sim.
Imagine se tivesse sido criada como um animal...

Eu teria a postura de um animal. E isto iria independer da postura humana porque teria sido criada dentro de um outro meio que seria parte integrante da minha vida.

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por Khwey em Sab 09 Jul 2016, 9:46 pm

Então a sua postura depende da forma como foi criada.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Eterna em Sab 09 Jul 2016, 9:51 pm

Khwey escreveu:Então a sua postura depende da forma como foi criada.

Digamos que toda  postura depende da forma como são criadas - seja animal racional, irracional ou vegetal.

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por Khwey em Sab 09 Jul 2016, 9:56 pm

Sim, é o que eu estou dizendo.

Se eu fosse um judeu ou adventista, certamente eu também não aceitaria que o novo testamento anulou o velho, coisa que é muito lógica.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Eterna em Sab 09 Jul 2016, 9:59 pm

Khwey escreveu:Sim, é o que eu estou dizendo.

Se eu fosse um judeu ou adventista, certamente eu também não aceitaria que o novo testamento anulou o velho, coisa que é muito lógica.

E o que você é, afinal?

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por Khwey em Sab 09 Jul 2016, 10:01 pm

Eu sou cristão, do novo testamento.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Eterna em Sab 09 Jul 2016, 10:17 pm

Khwey escreveu:Eu sou cristão, do novo testamento.
Há muito tempo nenhum de vocês conseguiram me surpreender tanto quanto agora! Você, Kw, cristão do NT!

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por Khwey em Sab 09 Jul 2016, 10:22 pm

Normalmente, quem crê na bíblia e em Jesus, e aprova e defende a doutrina do novo testamento, este é tido como um cristão.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Eterna em Sab 09 Jul 2016, 10:34 pm

Khwey escreveu:Normalmente, quem crê na bíblia e em Jesus, e aprova e defende a doutrina do novo testamento, este é tido como um cristão.

Não necessariamente! A religião evangélica é como um polvo - tem muitos braços. VT e NT se confundem numa só religião quando lhes convém. Entender que o VT foi abolido efetivamente do NT e abraçar as lições do Cristo tentando fazer disso um modo de vida ainda faz parte do entendimento de poucos.

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por Khwey em Sab 09 Jul 2016, 10:38 pm

Normalmente, quem crê na bíblia e em Jesus, e aprova e defende a doutrina do novo testamento, este é tido como um cristão.

Sobre a interpretação dos textos da bíblia, se correta ou não, já é uma outra questão.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Eterna em Sab 09 Jul 2016, 10:46 pm

Khwey escreveu:Normalmente, quem crê na bíblia e em Jesus, e aprova e defende a doutrina do novo testamento, este é tido como um cristão.

Sobre a interpretação dos textos da bíblia, se correta ou não, já é uma outra questão.

A questão é que a interpretação do NT torna-se simples sem a interferência do VT, exceto pelo seu contexto histórico.

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:59 am

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: