.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Onde congregar?
Hoje à(s) 1:39 pm por gusto

» A religião e o ateísmo - tópico oficial
Hoje à(s) 12:50 pm por gusto

» Noticiário Escatológico
Hoje à(s) 12:21 pm por gusto

» Palavras são palavras, nada mais do que palavras. Será?
Hoje à(s) 10:44 am por gusto

» Um conselho aos debatedores de internet
Hoje à(s) 10:23 am por gusto

» A Verdadeira Liberdade
Hoje à(s) 10:02 am por gusto

» Frases
Hoje à(s) 9:54 am por gusto

» Livre arbítrio, auto idolatria
Ontem à(s) 10:47 pm por Lit San Ares

» A eleição torna-nos robôs?
Ontem à(s) 10:29 pm por Lit San Ares

Quem está conectado
53 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 51 Visitantes :: 2 Motores de busca

gusto, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

SER PERFEITO COMO JESUS?

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

SER PERFEITO COMO CRISTO?

Mensagem por miguel o adventista em Ter 26 Abr 2016, 3:22 pm

David de Oliveira escreveu:
miguel o adventista escreveu:OK, entendo:

Mateus 5:48 Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

Perfeição na esfera humana, ser como Deus na esfera humana, por meio de suas virtudes em nosso ser interior em prevalência e dominio!

O que eu disse é que ela (a perfeição) é atingível sim, porque está dentro dos propósitos de Deus.

Nesse mundo, não está. Eu não posso concordar com a tua crença, mas continue tentando achar argumentos melhores...

Caro irmão David de Oliveira:

Argumentos melhores só mesmo também na Bíblia, vejamos;

O que entende das palavras de Paulo aos Gálatas, sobre Cristo ser formado neles?

Galatas 4:19 Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;

No seu entender o que significa despir-se do velho homem e vestir-se do novo ... segundo a imagem de Cristo que nos criou?

Colossenses 3: 8 Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
9 Não mintais uns aos outros, pois que  vos despistes do velho homem com os seus feitos,
10 E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;

Para si o que significa ser conforme a imagem do Filho de Deus?

Romanos 8: 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

No seu entender pode essa imagem ser formada nos que a buscam? 

II Coríntios 3: 17 Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí  liberdade.
18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

miguel o adventista
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 31
flag : Angola

Re: SER PERFEITO COMO JESUS?

Mensagem por David de Oliveira em Ter 26 Abr 2016, 9:28 pm

miguel o adventista escreveu:
David de Oliveira escreveu:
miguel o adventista escreveu:OK, entendo:

Mateus 5:48 Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

Perfeição na esfera humana, ser como Deus na esfera humana, por meio de suas virtudes em nosso ser interior em prevalência e dominio!

O que eu disse é que ela (a perfeição) é atingível sim, porque está dentro dos propósitos de Deus.

Nesse mundo, não está. Eu não posso concordar com a tua crença, mas continue tentando achar argumentos melhores...

Argumentos melhores só mesmo também na Bíblia, vejamos;

O que entende das palavras de Paulo aos Gálatas, sobre Cristo ser formado neles?

Galatas 4:19 Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;

No seu entender o que significa despir-se do velho homem e vestir-se do novo ... segundo a imagem de Cristo que nos criou?

Colossenses 3: 8 Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
9 Não mintais uns aos outros, pois que  vos despistes do velho homem com os seus feitos,
10 E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;

Para si o que significa ser conforme a imagem do Filho de Deus?

Romanos 8: 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

No seu entender pode essa imagem ser formada nos que a buscam? 

II Coríntios 3: 17 Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí  liberdade.
18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

Oh! Miguel, pare de encher tela, seja mais direto... assim:

Sl 14:3 - Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um.
Sl 53:3 - Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um.
Pv 20:9 - Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado!
Ec 7:20 - Na verdade, não há homem justo sobre a terra, que faça bem e nunca peque.
Mc 10:18 - E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.
Rm 3:10 - como está escrito: Não há um justo, nem um sequer
Rm 3:12 - Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
Rm 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus,
1 Jo 1:8 - Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
1 Jo 1:10 - Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
Jeremias 17:5 - Assim diz o Senhor: Maldito é o homem que confia nos homens...

.

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8352
flag : Brasil

Mensagem por miguel o adventista em Qua 27 Abr 2016, 2:02 am

David de Oliveira disse:

Sl 14:3 - Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um.
Sl 53:3 - Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um.
Pv 20:9 - Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado!
Ec 7:20 - Na verdade, não há homem justo sobre a terra, que faça bem e nunca peque.
Mc 10:18 - E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.
Rm 3:12 - Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
1 Jo 1:8 - Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
1 Jo 1:10 - Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

O evangelho não é estático, ele é dinâmico e progressivo, os textos que colocou acima são o antes da questão da batalha contra o inimigo das nossas almas e o pecado.

Romanos 1:16 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé. 

Poderia levar em consideração II Pedro 1:1-11 todo mas destaco os seguintes versiculos:

II Pedro 1:9 Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.
10 Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.
11 Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Uma pergunta, como o irmão pode dizer que Jesus é mau, se não pecou?

OBSERVAÇÃO:

realmente nenhum homem pode deixar de pecar, de acordo com I João 1:8 e 10 citado pelo irmão, o pecado só será completamente eliminado com a ressurreição e transformação pela ressurreição e o arrebatamento, mas pode-se alcançar pleno domínio sobre ele por meio da presença e poder do Espírito Santo em todo o homem que se disponha a se unir a força Divina para o efeito, nos termos de Romanos 5.17-23; Romanos 8:1-15 e  2 Pedro 1:1-11.

miguel o adventista
Quartzo
Quartzo

Mensagem por David de Oliveira em Qua 27 Abr 2016, 10:19 am

miguel o adventista escreveu:
 David de Oliveira disse:

O evangelho não é estático, ele é dinâmico e progressivo, os textos que colocou acima são o antes da questão da batalha contra o inimigo das nossas almas e o pecado.

OBSERVAÇÃO:

realmente nenhum homem pode deixar de pecar, de acordo com I João 1:8 e 10 citado pelo irmão, o pecado só será completamente eliminado com a ressurreição e transformação pela ressurreição e o arrebatamento, mas pode-se alcançar pleno domínio sobre ele por meio da presença e poder do Espírito Santo em todo o homem que se disponha a se unir a força Divina para o efeito, nos termos de Romanos 5.17-23; Romanos 8:1-15 e  2 Pedro 1:1-11.

os textos que colocou acima são o antes da questão da batalha contra o inimigo das nossas almas e o pecado.

Como é que pode afirmar isso???

realmente nenhum homem pode deixar de pecar...

Francamente, não posso te entender nada! Perfeição é perfeição, se há pecado não há perfeição! 

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por miguel o adventista em Qua 27 Abr 2016, 4:04 pm

Se Você luta contra as drogas, e alcança domínio e vitoria contra esse vicio, você é perfeito?

se você luta contra o sentimento de inveja, e alcança domínio e vitoria contra ele, você é perfeito?

Se você luta contra um temperamento colérico, e alcança domínio e vitoria contra ele, você é perfeito?

Se você, vence cada obra da carne pela transformação da mente e do coração ao andar no Espírito e praticar as suas obras, de acordo com Gálatas 5:16-24, você é perfeito?

Estou a falar de perfeição relativa e não de perfeição absoluta, a qual só será atingida com a ressurreição, transformação e transladação.

Cada estado de progresso na luta contra, um defeito de carácter, é um estágio gradual de perfeição, uma dentre outras batalhas vencida,  até ao fim da carreira pessoal de cada servo de Deus ao morrer (Filipenses 3:8-16). De acordo com Paulo em Filipenses 3.8-16, há um alvo a ser atingido.

Apocalipse 3:21 Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.

Foi o que quis dizer no poste anterior:

miguel o adventista
Quartzo
Quartzo

Mensagem por David de Oliveira em Qui 28 Abr 2016, 10:41 am

miguel o adventista escreveu:Caro irmão David de Oliveira:

Se Você luta contra as drogas, e alcança domínio e vitoria contra esse vicio, você é perfeito?

se você luta contra o sentimento de inveja, e alcança domínio e vitoria contra ele, você é perfeito?

Se você luta contra um temperamento colérico, e alcança domínio e vitoria contra ele, você é perfeito?

Se você, vence cada obra da carne pela transformação da mente e do coração ao andar no Espírito e praticar as suas obras, de acordo com Gálatas 5:16-24, você é perfeito?

Estou a falar de perfeição relativa e não de perfeição absoluta, a qual só será atingida com a ressurreição, transformação e transladação.

Cada estado de progresso na luta contra, um defeito de carácter, é um estágio gradual de perfeição, uma dentre outras batalhas vencida,  até ao fim da carreira pessoal de cada servo de Deus ao morrer (Filipenses 3:8-16). De acordo com Paulo em Filipenses 3.8-16, há um alvo a ser atingido.

Apocalipse 3:21 Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.

Foi o que quis dizer no poste anterior:

"Estou a falar de perfeição relativa e não de perfeição absoluta, a qual só será atingida com a ressurreição, transformação e transladação".

"... o pecado só será completamente eliminado com a ressurreição e transformação pela ressurreição e o arrebatamento, mas pode-se alcançar pleno domínio sobre ele por meio da presença e poder do Espírito Santo em todo o homem que se disponha a se unir a força Divina para o efeito..."

Viu como chegamos a um acordo? Mas não há perfeição relativa, se é relativa não é perfeição. A perfeição que só pode ser absoluta, tenho certeza que a conseguiremos com um outro corpo, porque esse de humilhação não consegue. 

Filipenses 3:21o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por miguel o adventista em Qui 28 Abr 2016, 2:23 pm

Você tem razão quando usa Filipenses 3:21, no que se refere a glorificação a advir do corpo, corrompido fisicamente, por causa de doenças, envelhecimento e morte.

Mas o que dizer da transformação interior do individuo, de graça em graça, de fé em fé, e de gloria em gloria?

Fica a questão:

se em alguém as obras da carne prevalecerem, que são consequência de um coração e de uma mente naturalmente pecaminosos, que, dentre outras coisas, inveja, cobiça, é orgulhosa, irascível, dada a impureza (desejos sexuais, masturbação, e coisas do género), contenciosa, não humilde, não mansa, não pacifica, essa pessoa pode ser salva?

Claro que não porque gálatas 5:18-21, afirma essa pessoa é carnal, está debaixo da lei, é inimiga de Deus e condenável diante dEle (Romanos 8:5-8).

Jesus mesmo disse, " O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida." João 6:63.

Por isso estar e andar no, ou pelo Espírito de Deus, dá a quem creia e busque com inabalável fé perseverante e integral diligência, a possibilidade de ter as virtudes do Espírito e as suas obras, em predomínio no ser interior.

Aí se dá o cumprimento de Romanos 5:20, onde a ofensa ou pecado abunda, passa a super abundar a graça ou esse andar e predominar sobre a carne (natureza pecaminosa)e suas obras. 

Viver nesse estado de super abundante graça e domínio contra a natureza pecaminosa, para além de ser um estado de perfeição relativa, é a única maneira de herdar a salvação.

Nessa condição vencemos como Jesus venceu de acordo com Apocalipse 3:21.

Não podemos descurar isso, os carnais não herdarão o reino dos céus!

miguel o adventista
Quartzo
Quartzo

Mensagem por David de Oliveira em Qui 28 Abr 2016, 8:33 pm

miguel o adventista escreveu:Caro irmão David de Oliveira:

Você tem razão quando usa Filipenses 3:21, no que se refere a glorificação a advir do corpo, corrompido fisicamente, por causa de doenças, envelhecimento e morte.

Mas o que dizer da transformação interior do individuo, de graça em graça, de fé em fé, e de gloria em gloria?

Fica a questão:

se em alguém as obras da carne prevalecerem, que são consequência de um coração e de uma mente naturalmente pecaminosos, que, dentre outras coisas, inveja, cobiça, é orgulhosa, irascível, dada a impureza (desejos sexuais, masturbação, e coisas do género), contenciosa, não humilde, não mansa, não pacifica, essa pessoa pode ser salva?

Claro que não porque gálatas 5:18-21, afirma essa pessoa é carnal, está debaixo da lei, é inimiga de Deus e condenável diante dEle (Romanos 8:5-8).

Jesus mesmo disse, " O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida." João 6:63.

Por isso estar e andar no, ou pelo Espírito de Deus, dá a quem creia e busque com inabalável fé perseverante e integral diligência, a possibilidade de ter as virtudes do Espírito e as suas obras, em predomínio no ser interior.

Aí se dá o cumprimento de Romanos 5:20, onde a ofensa ou pecado abunda, passa a super abundar a graça ou esse andar e predominar sobre a carne (natureza pecaminosa)e suas obras. 

Viver nesse estado de super abundante graça e domínio contra a natureza pecaminosa, para além de ser um estado de perfeição relativa, é a única maneira de herdar a salvação.

Nessa condição vencemos como Jesus venceu de acordo com Apocalipse 3:21.

Não podemos descurar isso, os carnais não herdarão o reino dos céus!

Como vou fazer para não pecar mais?

POSTED 29 DE AGOSTO DE 2012

Tenho uma idéia para nos ajudar a fugir do pecado e termos vida!
No início da criação do homem em Gênesis 2:9 está escrito: “… Então o Sr. Deus fez nascer do solo todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento. E no meio do jardim estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal”.
Ora… A árvore do pecado estava ao lado da árvore da eternidade, mas a mulher enfeitiçada pela serpente reparou somente na árvore que a levaria para a destruição. É exatamente isso que faz o demônio: nos faz observar o pecado, para que assim nos encantemos por ele, nos fazendo cair com facilidade.
Então, concluímos que quando nós homens olhamos para uma mulher que não nos pertence na rua, na televisão ou em qualquer lugar, estamos sendo seduzidos ao pecado, pois o demônio está nos mostrando novamente a árvore do pecado, igualzinho como o fez a Adão e a Eva.
Reparemos bem que Deus colocou a árvore da vida ao lado da árvore proibida, mas nós somos conduzidos diariamente para enxergar a destruição.  Observemos, contudo, atentamente a palavra de Deus: ” E no meio do jardim estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal“.  Nós já experimentamos do mal, sempre que pecamos.  Pelo pecado que cometemos todos os dias e não nos leva à felicidade é que entendemos que precisamos fazer somente o bem! A satisfação transitória de consumir o pecado nos leva depois à tristeza, depressão e horror.  Ora… O mal que cometemos, ele mesmo é que nos faz enxergar a plenitude da vida se só fizéssemos o bem!! É por isso que está escrito: “árvore do conhecimento do bem e do mal”, porque pelo mal é que descobrimos o bem. Caso nossos queridos antepassados não tivessem escolhido desta “árvore”, talvez enxergássemos o bem SEM experimentar o mal!
O que faremos pois se a todo momento o pecado bate à nossa porta, nos enfeitiçando?
Vamos pedir a Deus, na pessoa de Jesus Cristo, para nos abrir os nossos olhos e assim enxergarmos a árvore da vida que está ao lado da árvore que nos amaldiçoou! Experimentamos o mal e descobrimos que ele é ruim. Logo, devemos também saber que o bem é melhor que o mal, pela mesma árvore que nos destrói. E o bem é Jesus Cristo.
Então a uma só voz vamos pedir para Nosso Deus, juntos:
“Nosso Deus, Por tua Palavra é que clamamos sôfregos, como um clamor ao cumprimento de tua própria lei! Queremos felicidade verdadeira e vida! Mostra-nos por amor ao seu próprio nome a felicidade que é seguir teus caminhos!!  Mostra a árvore da vida, que é Jesus Cristo, e faz nosso coração pular de alegria, pois queremos ter felicidade aqui, nesta vida. Afasta as angústias de nós!  Leva teus servos a pastos verdes e nos tira das trevas, amado Senhor!”
“Como te louvaremos no meio das trevas, Pai?”
“Salva-nos, Pai!!”
por 

Alessandro Marlos

http://www.jesuscristo2.com.br/como-vou-fazer-para-nao-pecar-mais/

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

SER PERFEITO COMO JESUS?

Mensagem por miguel o adventista em Sex 29 Abr 2016, 7:21 am

David de Oliveira disse:

Como vou fazer para não pecar mais?

POSTED 29 DE AGOSTO DE 2012 

".... Mostra-nos por amor ao seu próprio nome a felicidade que é seguir teus caminhos!!  Mostra a árvore da vida, que é Jesus Cristo, e faz nosso coração pular de alegria, pois queremos ter felicidade aqui, nesta vida. Afasta as angústias de nós!  Leva teus servos a pastos verdes e nos tira das trevas, amado Senhor!”
“Como te louvaremos no meio das trevas, Pai?”
“Salva-nos, Pai!!”
por 

Alessandro Marlos

http://www.jesuscristo2.com.br/como-vou-fazer-para-nao-pecar-mais/

Só confiando e dependendo inteiramente dos méritos de Cristo quanto a justiça imputada, como a justiça comunicada, é que podemos " ter felicidade aqui nesta vida" e "ser levados a "pastos verdes", para que Jesus nos tire das trevas!

Reconheço que a única maneira de conseguir isso de Jesus, é como diz Paulo (Colossenses 3:1-14), morrer para o pecado, e ressuscitado com Cristo (verdadeira conversão e novo nascimento), se manter escondido em Cristo e passar a buscar as coisas do céu, e afastar-se das coisas da carne e do mundo:

Colossenses 3:1 PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
3 Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 
...

5 Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
6 Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
7 Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.
8 Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
9 Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
10 E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; 
....

12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.

miguel o adventista
Quartzo
Quartzo

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Qui 14 Jul 2016, 10:51 am

Tópico transferido para a area de teologia em virtude de ser ligado a estudo da biblia especifica na teologia

EVANGELISTA/RJ/MSN
Administrador do Forum Gospel Brasil

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Número de Mensagens : 6000

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 1:40 pm

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo