.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
64 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 64 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Existe Base Bíblica Para Acreditar na Encarnação e/ou Reencarnação?

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Existe Base Bíblica Para Acreditar na Encarnação e/ou Reencarnação?

Mensagem por rbarros em Qua 16 Mar 2016, 11:53 am

Marcelo Almoedo escreveu:Se existisse tal aperfeiçoamento, ou uma evolução espiritual como é pregado na doutrina da reencarnação seu Deus seria Injusto por fazer alguém sofrer sem saber o por que. Perceba que segunda a teoria da reencarnação, as pessoas "reencarnadas" que sofrem não sabem o verdadeiro motivo de seu sofrimento. Não podem sequer perceber a consequência de seu erro e aprender com ele. 

Como citei anteriormente, a alma encarnada pode ser comparada ao estudante que vai fazer um exame (prova) e não pode consultar os livros para tal.

Se assim o fizesse, que mérito teria? O mesmo se dá ao Espírito encarnado: para evoluir, ele tem que provar que aprendeu as lições e para isso ele não pode se lembrar de suas experiências passadas. Ele tem que passar pelas mesmas situações que o levaram ao erro - mas desta vez tem que escolher a opção correta, ou seja, o Bem em lugar do Mal.

Em vez de procurar vingar-se de algum mal sofrido, ele tem que perdoar o seu agressor; em vez de roubar, ele tem que doar; em vez de trair, ele tem que auxiliar, etc.

Marcelo Almoedo escreveu:Um exemplo prático que se encaixa muito bem nesse assunto: rbarros se um grupo de 8 marmanjos invadirem a sua casa, te espanca, estupra a tua mulher e filhas e amigos que estão dentro do recinto, rouba tudo o que tu tens e ainda destróis todos os seus bens. Você na certa ficará tranquilo e solidário com seus agressores. Porque você sabe que são consequência de sua vida anterior pecaminosa e tanto você e os outros que sofreram  tais abusos devem paga-las por isso, pois só assim você e seus amigos terão noção que foram uns criminosos safados em outra vida passada, certo?

Diga-me, com sinceridade: nesta situação dramática sugerida, qual seria o conselho que Jesus me daria?

Matar os agressores? Torturá-los até a morte? Vingar-se? Sê sincero e responde...

Marcelo Almoedo escreveu:Como explicar: Se a reencarnação é uma maneira de pagar em vá pelos pecados de uma vida passada... Não seria injusto pagar por algo do qual não lembramos? 
E se não é para pagar pecados e sim para evoluir mentalmente, moralmente e espiritualmente, como é que não vejo isso quando olho ao meu redor e em varias partes do mundo?

Não, a reencarnação NÃO É para pagar, pagar, pagar, pagar...

Eu costumo comparar o processo reencarnatório o qual estamos sujeitos ao processo estudantil.

A criança entra na escola e nela permanece até se formar, já na sua juventude.

Assim também a alma inicia seu processo reencarnatório e dele se verá livre quando atingir a sua maturidade espiritual.

Se a criança ou o jovem não se esforçar em seus estudos, vai repetir de ano, até apreender todas as lições necessárias para passar de ano letivo.

A alma vai reencarnar tantas vezes quantas forem necessárias, até provar que aprendeu as lições as quais reprovou anteriormente.

Você não vê a evolução moral dos espíritos encarnados porque a Bondade não dá Ibope, não vende. O destaque é para o Mal - este sim, vende horrores!

Outrossim, não há porque as almas que evoluíram permanecer neste mundo! Estas almas seguem sua evolução em mundos melhores que o nosso!

Marcelo Almoedo escreveu:Se o mundo existe a milhares, ou milhões como muitos acreditam, porque será que não estarmos evoluídos? 

Porque a Terra é um planeta de expiações e provas!

A partir do momento que o Espírito atinge um grau satisfatório de evolução moral, ele não fica mais aqui!

Há no Universo mundos melhores, mundos felizes, mundos de regeneração!

Estas almas só ficam aqui se forem para cumprir alguma missão, como é o caso de grandes nomes da Humanidade como Ghandi, Madre Tereza, Confúcio, Sócrates, Buda, Chico Xavier, etc...

Que o espírito dos selvagens permaneça um espírito selvagem!

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Número de Mensagens : 1400
flag : Brasil

http://www.vigilia.com.br/vforum/viewforum.php?f=16

Mensagem por Marcelo Almoedo em Qua 16 Mar 2016, 3:32 pm

Boa tarde

rbarros
A partir do momento que o Espírito atinge um grau satisfatório de evolução moral, ele não fica mais aqui!
Se realmente fosse assim, eu não teria mais com quem conversar.

Almoedo

Marcelo Almoedo
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 769

Mensagem por rbarros em Qua 16 Mar 2016, 8:21 pm

A Criação não cessa, todos os dias recebemos novos Espíritos aqui na Terra, assim como as escolas recebem novos alunos todos os anos...

Porém, entram muitos e saem poucos.

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por rbarros em Qua 16 Mar 2016, 8:44 pm

Marcelo Almoedo escreveu:Já foi dito que Enoque e Elias foram ao Céu sem ver a morte.Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; Hebreus 11:05 e 2 Reis 2:11

E ai rbarros, como você encara esse texto.
[/size]

Almoedo, você realmente acredita que isto tenha sido possível? Eu dou risada sempre que leio coisas assim...

Subir aos céus sem nunca morrer, isto me cheira a abdução por alienígenas. Eram os deuses astronautas?

Marcelo Almoedo escreveu:Vejamos o que podemos extrair destas linhas em minha interpretação particular[/size]

Agora eu gostei! "Interpretação particular"! Sim, pois a Vulgata está repleta de versículos que dão margem a "n" interpretações particulares...

Marcelo Almoedo escreveu:Então, o que Jesus está dizendo a Nicodemos, na verdade? Jesus falou com o príncipe dos judeus sobre nascer de novo. E Nicodemos era incapaz de compreender o verdadeiro significado dela, porque ele tomou literalmente.[/size]
 Ele respondeu:
Como pode um homem nascer, sendo velho? Ele pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe, e nascer? (João 3: 04) 

Podemos deduzir daqui que ele era um homem muito tolo por não entender o real significado destas palavras. Ele entrou em uma confusão, porque ele tomou a mensagem literalmente! E a maioria das pessoas hoje em dia é como Nicodemos..

Até aqui, perfeito! Concordo com cada palavra!

Marcelo Almoedo escreveu:O que Jesus quer dizer com isso? Com certeza não pode significar que ninguém subiu ao Céu, como vimos, pelo menos, Enoque e Elias o fizeram. [/size]

Fizeram mesmo, Almoedo? Será que você não está levando ao pé da letra - assim como o fez Nicodemos?

"Subiram aos céus" não poderia significar "elevaram o seu Espírito ao nível [de compreensão] dos anjos"?

Marcelo Almoedo escreveu:Pode-se "testemunhar" apenas o que ele tem "VISTO", e que ele sabe.[/size]

E Jesus sabia pouco? O maior Espírito que este mundo já recebeu sabia pouco de pouco? Não seria o contrário: sabia muito de tudo?

Marcelo Almoedo escreveu:Jesus continuou:
Se vos falei de coisas terrestres, e não credes como crereis, se vos falar das celestiais? (João 3:12)

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por rbarros em Qua 16 Mar 2016, 8:53 pm

Marcelo Almoedo escreveu: Agora, com base nestas passagens isoladamente, temos duas opções (A) ou (B) deve ser verdadeira:

A -  João Batista foi o próprio Elias, o que significa que Elias havia reencarnado. Se isso for verdade, então a reencarnação deve pertencer na teologia cristã, e toda interpretação doutrinária do Ocidente em geral  sobre Vida após a morte “,  e em particular “Última dia Ressurreição"devem ser radicalmente revisto, ou ...

B - João Batista não era Elias, ele mesmo, o que significa que o próprio Elias não tinha retornado. Se assim fosse, temos então:

A profecia do Antigo Testamento sobre Elias retornar antes do Messias falhou miseravelmente (o que significa que a profecia bíblica é falível).

Para mim é mais que óbvio que a alternativa A é a verdadeira.

Marcelo Almoedo escreveu:Jesus não era o Messias.

O que, para judeus e muçulmanos, isto é um fato.

Marcelo Almoedo escreveu:Basicamente, tudo se resume a esta simples pergunta: O que você quer acreditar? Uma das seguintes opções A - B ou C, deve, logicamente, ser verdadeira:

A <>  A reencarnação é verdadeira, ou

B <>  Jesus não era o Messias, ou

C <>  As profecias da Bíblia não são confiável

Faltou o item D <> Todas as alternativas estão corretas.

eba

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por Marcelo Almoedo em Qua 16 Mar 2016, 10:17 pm

Boa noite

rbarros se a perguntar não incomodar. 

Você é Kardecista?

Almoedo

Reflita comigo como essa vida é maravilhosa...

Estava a Beira da Morte e Jesus me Trouxe a Vida, Graças a Deus.....

Marcelo Almoedo
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por rbarros em Qui 17 Mar 2016, 1:11 pm

Fui kardecista por muitos anos, praticante mesmo! Trabalhava na Câmara de Passes, aplicando passes magnéticos. Fiz vários cursos na FEESP (o de passes foi um deles). Desenvolvi mediunidade de incorporação, porém desde criança aconteciam desdobramentos espontâneos - hoje mais raros.

Já fiz um pouco de psicografia e psicopictografia. Tenho um sexto-sentido muito desenvolvido e já me ocorreu também um pouco de telepatia. No fundo, estas são qualidades do cérebro, bastando ser desenvolvidas.

Vez em quando incorporo algumas entidades, mas só no silêncio do meu quarto.

Porém, hoje em dia estou muito afastado de tudo. Não pratico mais o Espiritismo (kardecismo), nem mesmo para dar ou tomar passes. Só restou o Evangelho no Lar que pratico semanalmente aqui onde moro. Kardecismo agora só no coração!

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por Well em Sex 18 Mar 2016, 11:34 am

rbarros escreveu:Essa afirmativa de que só morre uma vez de modo algum nega ou invalida o princípio da Reencarnação, pois realmente o nosso corpo (este que o nosso espírito anima agora) só morre uma vez. O corpo muda a cada Reencarnação, o espírito, no entanto, permanece o mesmo em vários corpos, que morrem a cada nova existência, até atingirem a perfeição. Ressaltamos, ainda, que Paulo não disse que o "homem deve viver uma só vez". Ele não poderia se opor ao nascer de novo já decretado por Cristo no diálogo com Nicodemos em João cap. 3. E também não se oporia ao Apocalipse, cap. 2:11 e 20:6 onde ele fala na "segunda morte", o que nos obriga, automaticamente, a concluir sobre a necessidade de um "segundo nascimento". Lembre ainda que Paulo diz que depois da morte vem "um julgamento" e não "o julgamento", que seria único e para todos de uma vez. Conclui-se que Paulo fala de um julgamento após cada morte.

Jesus nunca combateu a reencarnação. Como ele veio para ensinar a verdade, se esta fosse um erro, era seu dever tê-la combatido, ainda mais que 30% da humanidade crê nela. Onde está escrito na bíblia, PELA BOCA DE JESUS, que a reencarnação não existe? O homem só morre uma vez, mas O ESPÍRITO REENCARNA VÁRIAS VEZES, até este atingir a perfeição. Uma só existência é insuficiente para atingi-la.

(Retirado na íntegra da Internet)

sim
Como disse no outro tópico (Ressurreição e Reencarnação) os espíritas tentam explicar esse texto dizendo que ele refere-se à morte do corpo e não à  morte do homem como um todo. Se a morte é apenas do corpo, na verdade não houve morte nenhuma porque o corpo nada é sem o espírito. Para alguma coisa morrer é condição sine qua non que tal coisa esteja viva e se é o espírito o único elemento vivo, ora, então é ele que teria que morrer. Portanto, se o texto estivesse se referindo ao corpo, teria que se ler assim: e assim como aos corpos está ordenado morrerem uma só vez... Mas não é nada disso. Repito: se é o espírito o único elemento vivo, como podem os espíritas quererem dizer que tal verso se refere à morte do corpo?

Jesus combateu a reencarnação sim quando disse ser a ressurreição e a vida e, também, quando disse que "vem a hora em que todos os que se encontram nos sepulcros ouvirão a sua voz..." Está lá em João 5. Ele NÃO disse: vem a hora em que todos os espíritos que se encontram na erraticidade ou no mundo espiritual ouvirão a minha voz e se unirão a seus corpos...  Quando Jesus disse "todos os que se encontram nos sepulcros" ele simplesmente quis dizer "mortos". Portanto, os mortos ressuscitarão, ou seja, voltarão à vida e NÃO reencarnarão por milhares de anos. O novo corpo será espiritual. Apenas isso.

Para se processar a reencarnação a pessoa tem que morrer, logo, o Ap. Paulo também combateu a reencarnação, em I Cor. 15, quando disse que os vivos serão transformados por ocasião da volta do Cristo.

[  ]s

http://nemtodoslevamadeus.blogspot.com.br/

Well
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1870

Mensagem por rbarros em Sex 18 Mar 2016, 5:09 pm

Well escreveu:Como disse no outro tópico (Ressurreição e Reencarnação) os espíritas tentam explicar esse texto dizendo que ele refere-se à morte do corpo e não à  morte do homem como um todo. Se a morte é apenas do corpo, na verdade não houve morte nenhuma porque o corpo nada é sem o espírito. Para alguma coisa morrer é condição sine qua non que tal coisa esteja viva e se é o espírito o único elemento vivo, ora, então é ele que teria que morrer. Portanto, se o texto estivesse se referindo ao corpo, teria que se ler assim: e assim como aos corpos está ordenado morrerem uma só vez... Mas não é nada disso. Repito: se é o espírito o único elemento vivo, como podem os espíritas quererem dizer que tal verso se refere à morte do corpo?

E lá eu respondi que o corpo tem vida sim, biológica, e portanto está sujeito à morte sim! Já o Espírito, não, espírito não morre, pois não tem vida biológica!

Well escreveu:Quando Jesus disse "todos os que se encontram nos sepulcros" ele simplesmente quis dizer "mortos". Portanto, os mortos ressuscitarão, ou seja, voltarão à vida e NÃO reencarnarão por milhares de anos. O novo corpo será espiritual. Apenas isso.

"Sepulcros" não quer dizer necessariamente "tumbas". Como disse lá no outro tópico, existem muitas formas de se "morrer", mesmo estando vivo.

Pela teoria dos "mortos ressuscitarão", mesmo que em corpos "espirituais" (espíritos precisam de corpos espirituais?), as pobres almas dos que morreram há dois mil anos atrás estão lá, deitadas no sepulcro aguardando um chamamento que ainda pode levar milênios para acontecer! É muito absurda uma ideia como esta!

Well escreveu:Para se processar a reencarnação a pessoa tem que morrer, logo, o Ap. Paulo também combateu a reencarnação, em I Cor. 15, quando disse que os vivos serão transformados por ocasião da volta do Cristo.

[  ]s

Vivos, que vivos? Se estão todos mortos aguardando deitadinhos na própria tumba?!

A CORDA, irmão! Segura a corda e se LIBERTA desta prisão em que te enfiaram!

ai, caramba!

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por Well em Sex 18 Mar 2016, 11:14 pm

rbarros escreveu:
E lá eu respondi que o corpo tem vida sim, biológica, e portanto está sujeito à morte sim! Já o Espírito, não, espírito não morre, pois não tem vida biológica!

"Sepulcros" não quer dizer necessariamente "tumbas". Como disse lá no outro tópico, existem muitas formas de se "morrer", mesmo estando vivo.

Pela teoria dos "mortos ressuscitarão", mesmo que em corpos "espirituais" (espíritos precisam de corpos espirituais?), as pobres almas dos que morreram há dois mil anos atrás estão lá, deitadas no sepulcro aguardando um chamamento que ainda pode levar milênios para acontecer! É muito absurda uma ideia como esta!

Vivos, que vivos? Se estão todos mortos aguardando deitadinhos na própria tumba?!

A CORDA, irmão! Segura a corda e se LIBERTA desta prisão em que te enfiaram!

ai, caramba!
Rbarros,

1 -  Baseado em quê você afirma que a passagem está se referindo ao corpo quando diz "aos homens está ordenado morrerem uma só vez"? Prove-me, pela Bíblia, já que estamos falando dela, que o homem possui imortalidade inerente, independentemente de Deus.  

2 - Eu não falei, em momento algum, sobre ter muitas formas de morrer, mas me referi a uma: a do homem. Não existe nenhuma alma deitada nos sepulcros. Onde foi dito isso?

3 - Aqui você demonstrou explícita falta de conhecimento bíblico. O Ap. Paulo afirmou que por ocasião do segundo retorno de Cristo, muitos estarão vivos e não passarão pelo sono da morte. Portanto, você tergiversou aqui. Responda: segundo o entendimento paulino os vivos serão transformados, então, como encaixar a reencarnação nesse caso?

[  ]s

Well
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por rbarros em Sab 19 Mar 2016, 2:48 pm

Well escreveu:1 -  Baseado em quê você afirma que a passagem está se referindo ao corpo quando diz "aos homens está ordenado morrerem uma só vez"?

Se não fosse ao corpo, Jesus teria dito "aos Espíritos". Espírito (alma) morre?

Well escreveu:Prove-me, pela Bíblia, já que estamos falando dela, que o homem possui imortalidade inerente, independentemente de Deus.

Homem tem imortalidade inerente, onde eu escrevi isto? O Espírito (alma) é eterno, o homem morre, uma única vez, a cada reencarnação.

Well escreveu:2 - Eu não falei, em momento algum, sobre ter muitas formas de morrer, mas me referi a uma: a do homem. Não existe nenhuma alma deitada nos sepulcros. Onde foi dito isso?

Está implícito na sua crença.

Well escreveu:3 - Aqui você demonstrou explícita falta de conhecimento bíblico. O Ap. Paulo afirmou que por ocasião do segundo retorno de Cristo, muitos estarão vivos e não passarão pelo sono da morte. Portanto, você tergiversou aqui. Responda: segundo o entendimento paulino os vivos serão transformados, então, como encaixar a reencarnação nesse caso?

[  ]s

Duas coisas: 1 - Paulo não é o dono da Verdade, apesar de assim se considerar; 2 - Vivos serem "transformados" não invalida a reencarnação.

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por Khwey em Sab 19 Mar 2016, 9:49 pm

Invalida sim, pois esse corpo será imortal.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por rbarros em Dom 20 Mar 2016, 10:53 am

Certo, será imortal, porém somente quando ocorrer - se ocorrer - a tal transformação. Até lá, vamos que vamos reencarnando em novos corpos.

E outra, onde será a morada dos tais homens transformados? Na Terra não poderá ser, pois ela não suportará o peso de uma humanidade eterna.

Mais outra: que sentido então terá a alma já que o corpo que será eterno?

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por Well em Dom 20 Mar 2016, 11:49 am

Rbarros, ou você acredita no que o Ap. Paulo falou acerca das pessoas que não morrerão por ocasião da segunda vinda ou fechemos a Bíblia e passemos a falar de outro livro. Outra coisa: até onde estudei sobre o Espiritismo não existe reencarnação para quem não morreu enquanto encarnado.

Ok. Vou refazer a pergunta: já que estamos falando da Bíblia, prove-me, por ela, que o espírito humano é imortal.

Você perguntou:

1 - Onde será a morada dos tais homens transformados?

Resp: Apoc. 21.1 te responde.

2 - Que sentido terá a alma já que o corpo é que será eterno?

Resp: Pela sua pergunta, posso perceber que você crê no dualismo grego, que por sua vez, buscou conhecimento com os antigos egípcios. Não existe, biblicamente, também já pensei assim, um espírito consciente que sai do corpo depois da morte. Isso é influência grega, vinda de Platão e Sócrates, principalmente. Segundo a Bíblia, o homem é um ser holístico que ao morrer, morre completamente e só retorna à vida pelo poder de Deus na ressurreição.

Enfim e retomando o verso original de nosso estudo: está ordenado aos homens... homens como um ser holístico!!!! Todo o seu ser, corpo + fôlego de vida = alma vivente. Essa estória de que o espírito humano é imortal começou lá no Éden quando Satanás usou a serpente como médium e disse: "certamente não morrereis." E o que vocês, espíritas, dizem a respeito disso? "Ah! Isso é uma estorinha da carochinha..." Sim, porque essa história é um tiro no peito do Espiritismo e é por isso que vocês a negam.

[  ]s

Well
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Marcelo Almoedo em Dom 20 Mar 2016, 12:26 pm

Boa tarde

Ressurreição - significa ato ou efeito de ressurgir, ressuscitar; regresso da morte à vida; ato de reaparecer depois de haver morrido. Retorno à vida num mesmo corpo.
Reencarnar (de re + encarnar) significa a volta do Espírito em um novo corpo físico, sem qualquer espécie de ligação com o antigo.

Relato de Ressurreição na Bíblia... Note que a pessoa ressuscita no mesmo corpo que morreu.

O filho da  viúva...
E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão;
E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o que fora defunto assentou-se, e começou a falar. E entregou-o à sua mãe. Lucas 7:11-15
Lázaro 
Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia.
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; 24-25 
E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o irJoão 11:43-44
Cemitério inteiro 
E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;
E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.Mateus 27:52-53
A filha de Jairo
E eis que chegou um homem de nome Jairo, que era príncipe da sinagoga; e, prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa;
Porque tinha uma filha única, quase de doze anos, que estava à morte. E indo ele, apertava-o a multidão. 41-42 
Estando ele ainda falando, chegou um dos do príncipe da sinagoga, dizendo: A tua filha já está morta, não incomodes o Mestre. Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva 49-50 Mas ele, pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina. E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer. Lucas 8:54-55
A jovemTabita
E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.
E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto. E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles. E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas. Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se. Atos 9:36-40
Outro filho da viúva
E depois destas coisas sucedeu que adoeceu o filho desta mulher, dona da casa; e a sua doença se agravou muito, até que nele nenhum fôlego ficou. Então ela disse a Elias: Que tenho eu contigo, homem de Deus? vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniqüidade, e matares a meu filho? E ele disse: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu regaço, e o levou para cima, ao quarto, onde ele mesmo habitava, e o deitou em sua cama, E clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho? Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele. E o Senhor ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu. 1 Reis 17:17-22
A Sunamita

E, chegando Eliseu àquela casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama. Então entrou ele, e fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao Senhor.
E subiu à cama e deitou-se sobre o menino, e, pondo a sua boca sobre a boca dele, e os seus olhos sobre os olhos dele, e as suas mãos sobre as mãos dele, se estendeu sobre ele; e a carne do menino aqueceu. Depois desceu, e andou naquela casa de uma parte para a outra, e tornou a subir, e se estendeu sobre ele, então o menino espirrou sete vezes, e abriu os olhos. Então chamou a Geazi, e disse: Chama esta sunamita. E chamou-a, e veio a ele. E disse ele: Toma o teu filho. 2 Reis 4:32-36
Eu não encontro em lugar nenhum do Grande Livro que alguém morreu e se fez reencarnar em um corpo diferente....

Além disso a bíblia diz que todos os que morreu irão ressuscitar e não reencarnar.

No Novo Testamento é sempre a ressurreição de Jesus que se apresenta como a garantia da ressurreição do cristão. Tomemos por exemplo a declaração de Paulo em sua primeira carta aos Tessalonicenses: Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
1 Tessalonicenses 4:14). Ou seja, Cristão que crê que Jesus morreu e ressuscitou; e assim  também será  depois que Jesus vier, Deus o levará de volta e, junto com ele, levará os que morreram crendo nele.....

Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.1 Coríntios 15:20. Para melhor entendimento.... Mas a verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados.

Leia com atenção em  2 Coríntios 5:01-10 .....Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal,  diz claramente que todos serão apresentar diante de Jesus para sermos julgados por ele. E cada um vai receber o que merece, de acordo com o que fez de bom ou de mau na sua vida aqui na terra.

Além disso, segundo o Grande Livro narra que um só corpo por pessoa demonstra que o abismo entre reencarnação e ressurreição nunca pode ser superada. Ao invés de transmigração das almas em corpos diferentes, o  Paulo explica que Jesus "transformará nossos corpos humilhados" (Filipenses 3:21). Ele diz explicitamente que o corpo que morre é o próprio corpo que sobe (1 Coríntios 15:42-44) -----> Pois será assim quando os mortos ressuscitarem. Quando o corpo é sepultado, é um corpo mortal; mas, quando for ressuscitado, será imortal. Quando ele é sepultado, é feio e fraco; mas, quando for ressuscitado, será bonito e forte. Quando é sepultado, é um corpo material; mas, quando for ressuscitado, será um corpo espiritual. É claro que, se existe um corpo material, então tem de haver também um corpo espiritual.

Almoedo

Marcelo Almoedo
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Khwey em Dom 20 Mar 2016, 12:33 pm

rbarros escreveu:Certo, será imortal, porém somente quando ocorrer - se ocorrer - a tal transformação. Até lá, vamos que vamos reencarnando em novos corpos.
Para isto a bíblia já não dá base.

Nas palavras de Jesus, os mortos vão para o mundo dos mortos e só retornam em um corpo no dia do juízo.

rbarros escreveu:E outra, onde será a morada dos tais homens transformados? Na Terra não poderá ser, pois ela não suportará o peso de uma humanidade eterna.
Será na terra, sim. Mas a bíblia fala de uma nova terra.

rbarros escreveu:Mais outra: que sentido então terá a alma já que o corpo que será eterno?
A alma é a ego, a personalidade da pessoa.

Ora, um corpo sem personalidade não é ninguém.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Cartman em Dom 20 Mar 2016, 5:24 pm

Khwey escreveu:Nas palavras de Jesus, os mortos vão para o mundo dos mortos e só retornam em um corpo no dia do juízo.

Khwey: todo mundo sabe que você é o "DELETÃO" do fórum.

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1819

Mensagem por rbarros em Dom 20 Mar 2016, 8:57 pm

Well escreveu:Rbarros, ou você acredita no que o Ap. Paulo falou acerca das pessoas que não morrerão por ocasião da segunda vinda ou fechemos a Bíblia e passemos a falar de outro livro.

Não acredito em Paulo, pois ele influenciou a criação de uma religião pessoal chamada Cristianismo, mas que deveria ser chamada mais apropriadamente de Paulinismo.

Paulo sequer conheceu a Jesus!

Well escreveu:Outra coisa: até onde estudei sobre o Espiritismo não existe reencarnação para quem não morreu enquanto encarnado.

Não entendi o que você quis dizer, mas é claro que o ato de reencarnar é só para o Espírito que ainda está "morto".

hummm

Well escreveu:Ok. Vou refazer a pergunta: já que estamos falando da Bíblia, prove-me, por ela, que o espírito humano é imortal.

Segundo a Bíblia: "E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna."
(Mateus 25:46)

Como pode haver 'tormento eterno' (Inferno) e 'vida eterna' (Paraíso) se a alma não for imortal?

Well escreveu:Você perguntou:

1 - Onde será a morada dos tais homens transformados?

Resp: Apoc. 21.1 te responde.

Um novo céu e uma nova terra, sem mar.

No Apocalipse, João fala em ressurreição?

Well escreveu:2 - Que sentido terá a alma já que o corpo é que será eterno?

Segundo a Bíblia, o homem é um ser holístico que ao morrer, morre completamente e só retorna à vida pelo poder de Deus na ressurreição.

Mas aí voltamos para a questão de Céu, Purgatório e Inferno. A pessoa que pratica boas obras, ao morrer, sua alma vai para o Céu; a que pratica a maldade vai para o Inferno; e o Purgatório seria um processo de limpeza para a alma morna, que não foi boa nem má.

Foi o que aprendi quando era católico...

Well escreveu:Enfim e retomando o verso original de nosso estudo: está ordenado aos homens... homens como um ser holístico!!!! Todo o seu ser, corpo + fôlego de vida = alma vivente. Essa estória de que o espírito humano é imortal começou lá no Éden quando Satanás usou a serpente como médium e disse: "certamente não morrereis." E o que vocês, espíritas, dizem a respeito disso? "Ah! Isso é uma estorinha da carochinha..." Sim, porque essa história é um tiro no peito do Espiritismo e é por isso que vocês a negam.

[  ]s

Ah! Isso é uma estorinha da carochinha...

japinha

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por Well em Seg 21 Mar 2016, 8:06 am

rbarros escreveu:
Não acredito em Paulo, pois ele influenciou a criação de uma religião pessoal chamada Cristianismo, mas que deveria ser chamada mais apropriadamente de Paulinismo.

Paulo sequer conheceu a Jesus!
well: esse é o problema. Os espíritas se utilizam da Bíblia apenas no que interessa a eles. É diferente dos cristãos que divergem em alguma doutrina secundária, mas em se tratando de doutrina fundamental todos eles concordam, coisa que os espíritas não fazem. Enfim, a Bíblia só serve para os espíritas enquanto não desmente suas doutrinas.

rbarros escreveu:Não entendi o que você quis dizer, mas é claro que o ato de reencarnar é só para o Espírito que ainda está "morto".

hummm
well: o que eu quis dizer é que se Paulo disse que alguns não vão morrer e vocês ensinam que pra reencarnar o espírito tem que ter desencarnado, nesse caso, a reencarnação não tem vez com o que Paulo escreveu. Entretanto, você já disse que não crê em Paulo e eu entendo perfeitamente seu ponto de vista: Paulo não cria na reencarnação, logo, vocês não creem em Paulo.

rbarros escreveu:Segundo a Bíblia: "E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna."
(Mateus 25:46)

Como pode haver 'tormento eterno' (Inferno) e 'vida eterna' (Paraíso) se a alma não for imortal?
well: a visão bíblica do hades sofreu influência grega, mostrando-nos que a Bíblia é um livro inspirado, mas escrito por homens. Ela é humana e divina. Sabemos que a cultura grega influenciou alguns escritos do NT. “A partir de meados do 2.° século AD, os cristãos que tinham conhecimento de filosofia grega passaram a sentir a necessidade de expressar a sua fé em termos desta [filosofia] . . . A filosofia que mais lhes convinha era o platonismo [os ensinos de Platão].” — The New Encyclopædia Britannica (1988), volume 25, página 890. Em inúmeras passagens podemos ler que Deus vai destruir os ímpios. Resumindo: o salário do pecado é a morte e não vida eterna em sofrimento. A palavra "eterno" na Bíblia varia. Caso te interesse saber mais, procure o significado da palavra "aionios".

rbarros escreveu:Um novo céu e uma nova terra, sem mar.

No Apocalipse, João fala em ressurreição?

well: você já leu o livro de Apocalipse?
rbarros escreveu:Mas aí voltamos para a questão de Céu, Purgatório e Inferno. A pessoa que pratica boas obras, ao morrer, sua alma vai para o Céu; a que pratica a maldade vai para o Inferno; e o Purgatório seria um processo de limpeza para a alma morna, que não foi boa nem má.

Foi o que aprendi quando era católico...

well: aprendeu errado. A salvação é por graça mediante uma fé operante.

rbarros escreveu:Ah! Isso é uma estorinha da carochinha...
japinha
well: Viu como tenho razão ???

[  ]s

Well
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por rbarros em Seg 21 Mar 2016, 4:22 pm

Marcelo Almoedo escreveu:Relato de Ressurreição na Bíblia... Note que a pessoa ressuscita no mesmo corpo que morreu.

Você já deve ter ouvido falar em morte aparente (catalepsia), eu suponho.

A catalepsia é uma condição transitória, mas às vezes duradoura, em que o paciente sofre uma paralisia geral de todos os seus músculos, ficando impossibilitado de se mover ou mesmo falar, embora continue consciente e com os seus sentidos ativos e as funções vitais funcionantes (embora um pouco desaceleradas). O que mais aflige as pessoas é o fato de perceberem tudo que ocorre à sua volta e não conseguirem esboçar qualquer reação. Normalmente, os músculos da pessoa cataléptica ficam rígidos.

O ataque cataléptico costuma também ser chamado de morte aparente porque o paciente jaz inerte, como que mumificado, sem movimentos e com as funções vitais significativamente reduzidas.

De uma maneira geral, a pessoa se recupera espontaneamente em poucos minutos, mas pode haver ataques que duram dias, como estes citados por você.

Marcelo Almoedo escreveu:Eu não encontro em lugar nenhum do Grande Livro que alguém morreu e se fez reencarnar em um corpo diferente...

Já discutimos isto antes (João/Elias, Nicodemos...).

Marcelo Almoedo escreveu:Além disso a bíblia diz que todos os que morreu irão ressuscitar e não reencarnar.

Jesus diz isso também?

Marcelo Almoedo escreveu:Ou seja, Cristão que crê que Jesus morreu e ressuscitou; e assim  também será  depois que Jesus vier, Deus o levará de volta e, junto com ele, levará os que morreram crendo nele...

São suas crenças, eu respeito.

Marcelo Almoedo escreveu:Leia com atenção em  [/color]2 Coríntios 5:01-10 .....Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal,  diz claramente que todos serão apresentar diante de Jesus para sermos julgados por ele. E cada um vai receber o que merece, de acordo com o que fez de bom ou de mau na sua vida aqui na terra.

Estas são idéias de Paulo, alguém que sequer conviveu com Jesus. Isto é, Paulinismo...

Marcelo Almoedo escreveu:Além disso, segundo o Grande Livro narra que um só corpo por pessoa demonstra que o abismo entre reencarnação e ressurreição nunca pode ser superada. Ao invés de transmigração das almas em corpos diferentes, o  Paulo explica que Jesus "transformará nossos corpos humilhados" (

Novamente, Paulinismo.

Marcelo Almoedo escreveu:Filipenses 3:21). Ele diz explicitamente que o corpo que morre é o próprio corpo que sobe (1 Coríntios 15:42-44) -----> [/b][/size][/i]Pois será assim quando os mortos ressuscitarem. Quando o corpo é sepultado, é um corpo mortal; mas, quando for ressuscitado, será imortal. Quando ele é sepultado, é feio e fraco; mas, quando for ressuscitado, será bonito e forte. Quando é sepultado, é um corpo material; mas, quando for ressuscitado, será um corpo espiritual. É claro que, se existe um corpo material, então tem de haver também um corpo espiritual.

Ok, vamos saber como um corpo se decompõe e entender que, após suas substâncias serem reaproveitadas pela Natureza, torna-se impossível a sua reconstituição:

Depois que a gente passa desta para melhor, nosso corpo perde suas defesas e começa a ser atacado por todos os lados: bactérias, animais e até substâncias produzidas por nós mesmos dão início ao fim. O cadáver vai ficando escuro e inchado, a pele e os órgãos se desfazem e o cérebro vira um caldo. Depois de algum tempo, não sobra quase nada. A decomposição acontece em duas frentes. A primeira é a mais esquisita: o próprio corpo se decompõe. "Quando alguém morre, a oxigenação pára de acontecer e o organismo se desequilibra. Minerais como o sódio e o potássio, importantes para o metabolismo, deixam de ser produzidos. Com isso, as células se desestabilizam e passam a digerir o próprio corpo", diz o fisiologista e professor de medicina legal Marco Aurélio Guimarães, da Universidade de São Paulo (USP). Ao mesmo tempo, bactérias famintas também entram no banquete. As primeiras a avançarem na carne são as da flora intestinal e da mucosa respiratória, que já vivem no organismo. Para continuarem vivas, essas bactérias invadem os tecidos e os devoram. Depois disso, as bactérias do ambiente deixam o cadáver irreconhecível. O suculento resto fica para insetos e até cães, gatos e urubus. Em geral, um corpo sepultado leva de um a dois anos para se decompor totalmente, mas esse tempo pode variar dependendo das condições do ambiente e do cadáver - se o morto tomava antibiótico, por exemplo, o processo demora bem mais. No fim, sobram apenas ossos e dentes, que duram milhares de anos a mais que os outros órgãos. Eles são a principal pista para que peritos consigam solucionar mortes violentas.

Isto sem falar naqueles cadáveres que foram cremados...

Como poderão então voltar à vida? Nossos corpos atuais, por exemplo, são formados por átomos de dinossauros...

Só com muita fé mesmo para acreditar em Paulo.

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por rbarros em Seg 21 Mar 2016, 4:30 pm

Khwey escreveu:Nas palavras de Jesus, os mortos vão para o mundo dos mortos e só retornam em um corpo no dia do juízo.

Jesus disse isso mesmo? Ou foi Paulo?

Khwey escreveu:Será na terra, sim. Mas a bíblia fala de uma nova terra.

Sim, haverá uma nova Terra após a grande tribulação que passará, e a Terra deixará de ser um mundo de expiações e provas para se tornar um mundo de regeneração...

Khwey escreveu:A alma é a ego, a personalidade da pessoa.

Ah, tá! Não existe alma - esta é a nova crença cristã...

Paulo deve estar se remoendo em seu caixão, enquanto aguarda um novo (velho) corpo para ressuscitar...

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por Khwey em Seg 21 Mar 2016, 9:34 pm

rbarros escreveu:

Jesus disse isso mesmo? Ou foi Paulo?
Jesus disse, em parábolas, logicamente.

rbarros escreveu:
Khwey escreveu:Será na terra, sim. Mas a bíblia fala de uma nova terra.

Sim, haverá uma nova Terra após a grande tribulação que passará, e a Terra deixará de ser um mundo de expiações e provas para se tornar um mundo de regeneração...
Está errado, segundo a bíblia.
A nova terra aparece após a grande tribulação e depois do juízo, para o qual os mortos ressuscitam e recebem corpos imortais.

rbarros escreveu:
Khwey escreveu:A alma é a ego, a personalidade da pessoa.

Ah, tá! Não existe alma - esta é a nova crença cristã...
Observando o título deste tópico, em discutindo sobre esta questão e sobre qualquer outra que tenha por base a bíblia, não devemos nos basear em crenças, mas somente no que está escrito.

rbarros escreveu:Paulo deve estar se remoendo em seu caixão, enquanto aguarda um novo (velho) corpo para ressuscitar...
Segundo o entendimento que consta na bíblia, a parte consciente, a alma, está no mundo dos mortos, enquanto que o corpo virá pó.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:12 pm

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: