.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
62 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 61 Visitantes :: 2 Motores de busca

irmão

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Prova da Trindade pelas Escrituras

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Prova da Trindade pelas Escrituras

Mensagem por Forista Exegese em Qua 09 Mar 2016, 9:54 am

A doutrina cristã da Trindade (do latim trinitas "tríade", de trinus "tripla")[1] define Deus como três pessoas consubstanciais,[2] expressões ou hipóstases:[3] o Pai, o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo; "um Deus em três pessoas". As três pessoas são distintas, mas são uma "substância, essência ou natureza".[4] Neste contexto, a "natureza" é o que se é, enquanto a "pessoa" é quem se é.[5] [6] [7]

"trinity". http://www.oxforddictionaries.com. Consultado em 2016-01-04. Ligação externa em |obra= (Ajuda)
Ir para cima ↑ The Family Bible Encyclopedia, 1972. p. 3790.
Ir para cima ↑ Ver discussão em  "Person". Enciclopédia Católica. Nova Iorque: Robert Appleton Company. 1913. (em inglês)
Ir para cima ↑ Definição do Quarto Concílio de Latrão citada no Catechism of the Catholic Church, 253 (em inglês)
Ir para cima ↑ "Frank Sheed, ''Theology and Sanity''" (em inglês). Ignatiusinsight.com. Consultado em 3 November 2013.
Ir para cima ↑ "Understanding the Trinity" (em inglês). Credoindeum.org. 16 May 2012. Consultado em 3 November 2013.
Ir para cima ↑ "Baltimore Catechism, No. 1, Lesson 7" (em inglês). Quizlet.com. Consultado em 3 November 2013.

Demais explanações em  https://pt.wikipedia.org/wiki/Trindade_(cristianismo)


Desde que até hoje, ninguém encontrou um verso de forma clara que apoiasse a Trindade na Bíblia, explicando conforme ela é formulada, desejo que avaliassem o seguinte verso.

Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. João 14:18

No verso 10-11, Jesus cita que está dentro do Pai e que o Pai está dentro dele, então, quem é o Pai que está a falar por Jesus no verso 18?  Quem é o Pai que voltará senão o Espírito de Deus, o Santo?

No verso 10, não temos a pessoa de Jesus assumindo a posição de Pai? E ainda profetizando a vinda Dele, como Pai na forma do Espírito de Deus?

Estudos de apoio:
.
Descrições fornecidas pelas preposições gregas:Lugares geométricos do Logos
1)  http://www.arminianismo.com/index.php/forum?view=topic&catid=21&id=17249

2) Quando o Espírito, posse de Deus, passou a ser entendido como próprio Deus
http://www.arminianismo.com/index.php/forum?view=topic&catid=2&id=17243

3) O uso de “ísa” (plural neutro de “ísos”) Quando Jesus passou a ser Deus.
http://www.arminianismo.com/index.php/forum?view=topic&catid=2&id=17248

Para a glória da sola Scriptura. Amém!

Forista Exegese
Safira
Safira

Número de Mensagens : 161
flag : Brasil
Data de inscrição : 19/05/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Prova da Trindade pelas Escrituras

Mensagem por John Knox em Qua 09 Mar 2016, 1:52 pm

As provas bíblicas da Trindade já eram conhecidas antes de Forista Exegese vir ao mundo.


Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.
1 João 5:7



Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Mateus 28:19

John Knox
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 416
flag : Brasil
Data de inscrição : 08/01/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Prova da Trindade pelas Escrituras

Mensagem por Forista Exegese em Qua 09 Mar 2016, 8:41 pm

John Knox escreveu:Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.
1 João 5:7

Refutação em:  http://textuploader.com/5vb28

Etc...



John Knox escreveu:Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Mateus 28:19

1) Variantes Mateus 28:19: Πορευθέντες οὖν (omitir οὖν | א A f 13 Byz) μαθητεύσατε πάντα τὰ ἔθνη βαπτίζοντες (-σαντες | BD) αὐτοὺς εἰς τὸ ὄνομα τοῦ πατρὸς καὶ τοῦ υἱοῦ καὶ τοῦ ἁγίου πνεύματος ( Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em o nome do pai e do filho e do espírito Santo ) א ABDW f 1,13 Byz Latt syr co Rell  Πορευθέντες μαθητεύσατε πάντα τὰ ἔθνη ἐν τῷ ὀνόματί μου ( Vão fazer discípulos de todas as nações em meu nome ) Eusébio Ante-Nicene  Compare com Atos 2:38 , Atos 10:48 , Atos 19: 5 , Romanos 6: 3 , 1 Coríntios 1:13 Wikipedia

2) Ainda que Mateus 28:19 esteja nos mais antigos manuscritos e ainda no Didaquê - Escrito do primeiro século: «baptize-se em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo» (Didaquê, VII,1.3)., ela reflete e é entendida na fórmula de batismo usada pelos primeiros Cristão no livros de Atos: "..em nome de Jesus" , portanto ainda que cite as três pessoas da Trindade, apenas resume-se a isto: Uma citação, nada especificando sobre as Três pessoas.
.
Etc...


John Knox escreveu:As provas bíblicas da Trindade que citei já eram conhecidas, são baseadas em variantes e muitos consideram interpretações contraditórias e possuem muitas refutações  antes de Forista Exegese vir ao mundo

Sim, é Verdade.


Última edição por Forista Exegese em Qui 10 Mar 2016, 9:20 am, editado 2 vez(es)

Forista Exegese
Safira
Safira

Número de Mensagens : 161
flag : Brasil
Data de inscrição : 19/05/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Prova da Trindade pelas Escrituras

Mensagem por John Knox em Qui 10 Mar 2016, 9:36 am

TEXT UPLOADER
1Jo 5:7 e não aparece em nenhuma citação desse texto feita por algum dos Pais da Igreja.




KNOX


Mentira.



http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/1Jo5.7-DocumentosQContemFazemMencaoOuPermitemDeducao-MLopes.htm
1)       130DC – Tradução Velha Latina (Esta é a data inicial da circulação da tradução para o latim. Não temos disponíveis manuscritos desta data, mas temos a segunda geração destes, do séc. V, os quais possuem 1Jo 5:7, NO CORPO PRINCIPAL, E NÃO NA MARGEM, isso é forte evidência que a primeira geração da Velha Latina, da qual foram copiados estes manuscritos, já tinha o texto, e destrói a ridícula teoria de que a Comma surgiu de uma anotação na margem de alguma cópia da Velha Latina por Cipriano ou Tertuliano, porque eles viveram depois da primeira geração da Velha Latina).
2)       150DC – Tradução Peshita Siríaca (Esta é a data inicial de circulação desta tradução para o siríaco. Não temos disponíveis manuscritos desta data, mas é a mesma situação da Velha Latina, há manuscritos de segunda geração com a comma)
3)       180DC – Citação de Clemente Alexandrino. “Clemens Alexandrinus has a manifest reference to the verse and its context: “Pan rema istatai epi duo kai trion marturon, epi Patros, kai Uion, kai Agioun Pneumatos. Eph on marturon kai bonthon ai entolai legomenai phulassestai ophelousi.” “Every promise is valid before two or three witnesses, before the Father and the Son and the Holy Spirit; before whom, as witnesses and helpers, what are called the commandments ought to be kept”. This passage was first pointed out by Bengelius, and lately alleged by Dr. Burgess.”  - www.1john57.com


1- Não será permitido:

v- Colagens com mais de 20 linhas em tela cheia. Na abertura de um tópico será permitida a colagem de até 5 parágrafos, desde que o total de linhas em tela cheia não ultrapasse o número de 60. Para textos extensos indicar o link correspondente. Estes textos poderão ser removidos.



Regras do Forum Gospel Brasil

John Knox
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 416
flag : Brasil
Data de inscrição : 08/01/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Prova da Trindade pelas Escrituras

Mensagem por Forista Exegese em Qui 10 Mar 2016, 11:11 pm

.
Por isso que escrevi "...um verso de forma clara...", isto é, textos não polêmicos.  O que é fé? Certeza absoluta, fidelidade! A fé pode ser conjugada verbalmente. O que é crença? É carismático! De Credentia, dar crédito, acreditar/crer que algo é verossímil, independente de ser verdade ou não, envolve dúvida.
a) O texto de 1 João 5:7 como visto é polêmico na Crítica Textual, testemunho e citações de eruditos pelo mundo e história, não faltam, deve-se ainda observar que sendo da teologia paulina, não ALCANÇA uma das maiores religiões no mundo.
b) o texto de Mateus 28:19 não é tão polêmico, porém, tem contra ele, alguns testemunhos:
Leiamos alguns comentários:
Adolf Harnack diz em seu livro A História do Dogma: "Este conceito de Trindade que fala do" Pai, Filho e Espírito Santo "é algo estranho, que nunca foi pronunciada nos lábios de Cristo.  Não existia no tempo dos Apóstolos.  ... Além disso, nunca foi mencionado numa fase mais avançada no desenvolvimento de ensinamentos cristãos e Cristo nunca falou dele quando ele estava pregando e ensinando depois que ele ressuscitou dos mortos.  Paulo não sabia nada sobre isso também, porque ele não cita qualquer coisa que se atribui a Cristo que pediu para ele difundir o Cristianismo entre outras nações ".
Quando o historiador Eusébio de Cesaréia citou esta passagem do Evangelho de Mateus, ele não mencionou nela "o Pai" ou "o Espírito Santo";  ao contrário, ele disse: "Eles foram a todas as nações para difundir o Evangelho, confiando no poder de Cristo, que lhes disse:". Ide e ensinai a todas as nações em meu nome " História Eclesiástica, Eusébio de Cesaréia, p.  100  Jesus usou a frase "em meu nome" em outras ocasiões? Sim, 17 vezes.


Outra questão que confirma que é o fato de que no manuscrito hebraico recentemente descoberto do Evangelho de Mateus - que foi originalmente escrito em hebraico - este texto não está presente.  Este foi considerado pelo Dr. G. Reckart, Professor de Teologia na Faculdade Teológica Apostólica Bíblia de Kaufman, Texas, como prova definitiva de que este texto foi adicionado ao Evangelho de Mateus. Fonte De I. by S.M Infopedia.
Estudiosos como FC Conybeare 1 afirmaram que a fórmula batismal trinitária de Mateus 28:19 não era original ao texto de Mateus.
Matt 28:19 (NIV)
 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
Em outras palavras, era a frase no texto "Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo" inserida em uma data posterior (digamos, por exemplo, o Primeiro Concílio de Nicéia de 325 dC)?


A leitura correta de Mateus 28:19 parece estar em Lucas 24:47 :
Lucas 24:47 (NVI)
 47 e conversão para o perdão dos pecados seria proclamado em seu nome a todas as nações, começando por Jerusalém.


Bart Ehrman, um crítico textual notável que não é nem cristão nem trinitária (na verdade, ele se descreve como um agnóstico) concorda que a forma longa do verso é original.  O mesmo blog reproduzindo Ehrman sobre esta passagem tem uma declaração de outro estudioso do Novo Testamento que também é uma autoridade em Eusébio.  Ele observa:

  1. A forma abreviada de Eusébio (Demonstratio 3.6, 7 (bis); 9,11;. Hist Ecl III.5.2;. Salmos 65,6; 67,34; 76,20 (não 59,9 a mesma leitura); Isaías 18.2; 34.16 (vl); Theophania 4,16; 5,17; 5,46; 5,49; Oratio 16,8) é a única evidência textual para a leitura breve
  2. Eusébio tende a abreviar em outros lugares
  3. Eusébio cita a forma longa em Contra Marcellum I.1.9;  I.1.36;  Theologia III.  5,22;  EpCaesarea 3 (Sócrates, Eccl.Hist 1.8);  Salmos 117,1-4;  e Theophania 4,8




Conclusão, junto as suas postagens e estas, o verso Mateus 28:19 NÃO FOI acrescentado, é de fato, ACREDITO que NÃO seja um acréscimo recente.

Forista Exegese
Safira
Safira

Número de Mensagens : 161
flag : Brasil
Data de inscrição : 19/05/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Prova da Trindade pelas Escrituras

Mensagem por Forista Exegese em Qui 10 Mar 2016, 11:32 pm

John Knox escreveu:FORISTA
[Mt 28] ainda que cite as três pessoas da Trindade, apenas resume-se a isto: Uma citação, nada especificando sobre as Três pessoas. 

KNOX
Você é que ignora como a passagem prova a Trindade, e para resumir, é porque ela cita o Pai, o Filho e o Espírito Santo como pessoas diferentes e que possuem um só nome.

Não ignoro, já fiz uma tradução deste verso e postei na internet tempos atrás.  O que pensam os que não creem nesta passagem?  Dizer "em nome de Tancredo Neves, João Figueredo e Getúlio Vargas" não implica que os três são homônimos.  Mesmo para qualquer e todos os sintagmas nominais que você escolher para substituir os nossos líderes, existem outras contra-argumentações.


"... εἰς τὸ ὄνομα τοῦ Πατρὸς καὶ τοῦ Υἱοῦ καὶ τοῦ Ἁγίου Πνεύματος..."
"... εἰς para dentro τὸ do ὄνομα nome τοῦ do Πατρὸς Pai καὶ e τοῦ do Υἱοῦ Filho καὶ e τοῦ do Ἁγίου Santo Πνεύματος Espírito..."
"... para dentro do nome do Pai e do Filho e do Santo Espírito.
Esta é uma tradução querendo ser literal, única em toda o escrito novo testamentário: 
.
Contexto:
.
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mateus 28:18,19
.
Se toda autoridade está com Jesus porque então batizar em autoridade do Pai, Filho e Espírito?
.
a) Também sei que várias fontes antigas citaram a frase e que b) nenhuma manuscrito consideravelmente antigo contem o capítulo 28, o evangelho dos ebionitas e dos hebreus nada cita.

b) O Espírito tem nome?

1) Leituras de Joa 3:18 e 1 Joa 5:13 no grego. O que significa o "Kai" em Mateus 28:19 no grego? Igualdade ou Distinção?

2) Construções semelhante a de Mateus 28:19: Gen. 7:21 Lev. 7:37 Lev. 26:42 Jos. 22:33f Juz. 3:5 Juz. 3:5 Jdg. 8:26 1 Sam. 15:9 1 Res. 10:22 2 Res. 10:33 1 Cor. 12:41 2 Cor. 8:7 2 Cor. 19:8 1 Es. 1:31 Ezl. 8:29f Nem. 10:40 Nem. 13:5, 12 1 Mac. 9:22 1 Mac. 16:23 4 Mac. 13:27 Zac. 14:15 Isa. 14:3 Isa. 39:2 Jer. 36:2 Dan. 4:21 Ats 21:28 Ats 27:10 Rev. 9:18

3) Uma linguagem joanina peculiar: Joa. 5:43 Joa. 10:25 Rev 3:5 Rev. 14:1

4) Leituras complementares: Atos 2:38 1 cor 1:17 1 Cor 12:13 Atos 19:1-6.
.
5) "em o nome" de Mateus 28:19 ocorre em: Joa. 1:12 Joa. 2:23 Joa. 3:18 Ats 8:16 Ats 19:5 1 Cor 1:13 Heb. 6:10 1 Joa. 5:13
.
A interpretação da frase Mateus 28:19 é de que o Pai, o Filho e o Espírito são distintos e com autoridade representada em o nome?
.
O problema em Atos 8:16: (Não consultei os livros)
.
"Pois ainda não havia sobre nenhum deles descido; porém, somente batizados estavam em o nome do Senhor Jesus."
.
a) Refere-se a um processo em um único Batismo? Em nome do Pai nas águas, em o nome de Jesus pela fé ao ouvir as boas novas e em o nome do Espírito, isto é, com o Espírito na imposição das mãos?
.
b) Ou será que o Batismo com o Espírito é diferenciado do Batismo em o Nome de Jesus?
.
c) Ou somente batizado em o nome do Senhor Jesus significa implicar em não ter necessariamente o Espírito, assim, o batismo em nome de Jesus ocorrido em diversas passagens, não poderia ser o Batismo descrito em Mateus 28:19 que cita a autoridade do Espírito.
.


Última edição por Forista Exegese em Qui 10 Mar 2016, 11:48 pm, editado 1 vez(es)

Forista Exegese
Safira
Safira

Número de Mensagens : 161
flag : Brasil
Data de inscrição : 19/05/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Prova da Trindade pelas Escrituras

Mensagem por Forista Exegese em Qui 10 Mar 2016, 11:39 pm

.
E o pedido do tópico? Porque não analisar o verso de João 14:18?



Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. João 14:18




1)  É dito pelo tabernáculo dos Logos em carne, o Senhor Jesus
.
2) Não possui variantes.
.
3) É  testemunhado igualmente pelos pais apostólicos.
.
4) Está em todas as versões, copta, grega, persa, aramaica, siríaca, gótica, hebraica e latina.
.
5) Abrange duas das maiores religiões no mundo.
.
Paz.

Forista Exegese
Safira
Safira

Número de Mensagens : 161
flag : Brasil
Data de inscrição : 19/05/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Prova da Trindade pelas Escrituras

Mensagem por Rafaelo em Sex 11 Mar 2016, 3:41 pm

Base da trindade...
I João 5:7...Genesis 1:1-2..Genesis 1;26...Genesis 11:7..II Corintios 13:13..Mateus 28:19...
E vários nos mostra que o pai o filho e Espirito Santo é Deus...Dt 6:4..Mostra a 1 Deus
pai...Pv 8:22-30
Filho João 1:1-3..I João 5:20..Colossenses 1:15-17
Espirito Santo:Atos 5:1-6..Jó 33;4

E são tantos que provam a trindade..


Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
I Pedro 2:9

Rafaelo
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 314
flag : Brasil
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Prova da Trindade pelas Escrituras

Mensagem por Forista Exegese em Sab 12 Mar 2016, 10:54 am

Rafaelo escreveu:Base da trindade...
I João 5:7...Genesis 1:1-2..Genesis 1;26...Genesis 11:7..II Corintios 13:13..Mateus 28:19...
E vários nos mostra que o pai o filho e Espirito Santo é Deus...Dt 6:4..Mostra a 1 Deus
pai...Pv 8:22-30
Filho João 1:1-3..I João 5:20..Colossenses 1:15-17
Espirito Santo:Atos 5:1-6..Jó 33;4

E são tantos que provam a trindade..

Bom, esta é a sua crença! Sim, eu respeito a sua CRENÇA,  como a de muitos, do acreditar, que envolve dúvida. Estes versos possuem diversas contra-argumentações para o o argumento postado, dos quais aqui no tópico já foram postados para dois versos e o restante estão espalhados por todos os livros e na internet, então, por favor! Jamais confunda a sua crendice com a minha FÉ,  a qual é CERTEZA ABSOLUTA, FIDELIDADE!

*Reeditando: Se o colega achou ofensivo o termo CRENDICE,  favor observar os inúmeros artigos de eruditos na Internet e Livros sobre o assunto, um deles é este:

https://igrejamilitante.wordpress.com/2013/02/05/evangelicos-acreditam-na-santa-trindade-mas-nao-sabem-porque/

Paz.  

Forista Exegese
Safira
Safira

Número de Mensagens : 161
flag : Brasil
Data de inscrição : 19/05/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Prova da Trindade pelas Escrituras

Mensagem por Rafaelo em Sab 12 Mar 2016, 11:22 am

Forista Exegese escreveu:
Rafaelo escreveu:Base da trindade...
I João 5:7...Genesis 1:1-2..Genesis 1;26...Genesis 11:7..II Corintios 13:13..Mateus 28:19...
E vários nos mostra que o pai o filho e Espirito Santo é Deus...Dt 6:4..Mostra a 1 Deus
pai...Pv 8:22-30
Filho João 1:1-3..I João 5:20..Colossenses 1:15-17
Espirito Santo:Atos 5:1-6..Jó 33;4

E são tantos que provam a trindade..

Bom, esta é a sua crença! Sim, eu respeito a sua CRENÇA,  como a de muitos, do acreditar, que envolve dúvida. Estes versos possuem diversas contra-argumentações para o o argumento postado, dos quais aqui no tópico já foram postados para dois versos e o restante estão espalhados por todos os livros e na internet, então, por favor! Jamais confunda a sua crendice com a minha FÉ,  a qual é CERTEZA ABSOLUTA, FIDELIDADE!

*Reeditando: Se o colega achou ofensivo o termo CRENDICE,  favor observar os inúmeros artigos de eruditos na Internet e Livros sobre o assunto, um deles é este:

https://igrejamilitante.wordpress.com/2013/02/05/evangelicos-acreditam-na-santa-trindade-mas-nao-sabem-porque/

Paz.  
Então desmenti ele então aqui esta A PROVA e quem for capaz de falar algo eu vou desmentir .....com hermenêutica exegese contexto da palavra de Deus


Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
I Pedro 2:9

Rafaelo
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 314
flag : Brasil
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Prova da Trindade pelas Escrituras

Mensagem por Forista Exegese em Sab 12 Mar 2016, 12:04 pm

Rafaelo, você cita textos polêmicos já explanados aqui no tópico e não sou o que afirmo isso, mas a grande maioria dos eruditos, nem a Igreja Católica Apostólica Romana ousa usar os versos que cita para defender a Trindade e depois você quer desmentir um destes eruditos?  Sem argumentação convincente, fingindo não ver as convincentes?  Você insiste em debater encapsulado desta "paixão". Você é um apaixonado, um romântico com estas emaranhadas ideologias e pretensões.  Seja você mesmo, autentico consigo mesmo, não venda peixes de terceiros, pesque os seus, defenda a Verdade, independente dela ser tradição ou dogma de religião A ou B. Novamente te digo, defenda a Verdade, para que os homens eruditos o vejam como pedra preciosa na edificação espiritual de Jesus. Não estou dizendo que sou isto, mas que procuro isto! Se você for convincente, contra argumentar com lógica e verdade contra o tópico, a única coisa que vai acontecer é que a argumentação dele vai se juntar a todas as citações que você citou para provar a Trindade, será mais do mesmo, mais uma uma, cheia de polêmica e dúvidas e eu lógico, a excluirei da minha Fé, pois eu vivo de certezas absolutas, porém, isto não me impede de acreditar, de ter crenças, de duvidar, de estudar. Paz colega.

Forista Exegese
Safira
Safira

Número de Mensagens : 161
flag : Brasil
Data de inscrição : 19/05/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Prova da Trindade pelas Escrituras

Mensagem por Forista Exegese em Sab 12 Mar 2016, 12:44 pm

.
Como diz um bom mineiro cozinhando feijão: Vamos engrossar o caldo...


Consequências imediatas:


1) O artigo deste tópico foi postado em fórum americano de debates que está sob a licença Licenças Creative Commons,  Wikipedia


2) O artigo confirma(?) a TRADIÇÃO da Igreja Católica Apostólica Romana sobre a Trindade. 2 Tessalonicenses 2:15 "Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa."

3) O artigo prova(?) a Trindade pela Escrituras, sendo também glória para a Sola Scriptura.
.
4) O artigo explana e elucida a Cláusula Filioque Wikipedia
.
5) O artigo alcança uma das maiores religiões do mundo, não cristã.
.
Paz.

Forista Exegese
Safira
Safira

Número de Mensagens : 161
flag : Brasil
Data de inscrição : 19/05/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Prova da Trindade pelas Escrituras

Mensagem por alicarvalho em Sab 12 Mar 2016, 12:51 pm

Forista Exegese escreveu:.
Como diz um bom mineiro cozinhando feijão: Vamos engrossar o caldo...


Consequências imediatas:


1) O artigo deste tópico foi postado em fórum americano de debates que está sob a licença Licenças Creative Commons,  Wikipedia


2) O artigo confirma(?) a TRADIÇÃO da Igreja Católica Apostólica Romana sobre a Trindade. 2 Tessalonicenses 2:15 "Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa."

3) O artigo prova(?) a Trindade pela Escrituras, sendo também glória para a Sola Scriptura.
.
4) O artigo explana e elucida a Cláusula Filioque Wikipedia
.
5) O artigo alcança uma das maiores religiões do mundo, não cristã.
.
Paz.
Shabat Shalom Forista Exegese!

Eu acredito que o YVHV é UM , Seu Filho Yeshua tem a Plenitude do Seu Ser e o Espírito Santo É   a manifestação do Seu Poder cabível ao homem !!!


"Porei minha Torah dentro deles e a escreverei em seu coração ;e serei o Deus deles e eles serão o meu povo " Jr 31.33b

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1915
Idade : 37
Localização : Muriaé-MG
flag : Brasil
Data de inscrição : 03/12/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Prova da Trindade pelas Escrituras

Mensagem por Forista Exegese em Sab 12 Mar 2016, 1:07 pm

Olá,  alicarvalho Paz

A sua frase está sendo uma inferência ao artigo. Gosto da sua humildade ao usar a palavra "acredito", da mesma forma que coloquei este artigo sob (?). Sua frase é válida? Sim, possui muitas Verdades. Então qual o problema de ser inferência? Sabemos que a explanação dela irá levar a um debate mais amplo, que poderá ser desfocado do tópico. Vejamos:
.
YVHV é UM = Verdade > Certeza Absoluta > Fé

Seu Filho = Verdade > Certeza Absoluta > Fé

Yeshua tem a Plenitude do Ser de YVHV = Verdade > certeza Absoluta > Fé

e o Espírito Santo É a manifestação do Seu Poder cabível ao homem  = Verdade > certeza Absoluta > Fé

Então o que discute da sua frase é se ela possui verdades completas ou não, parcialmente verdadeiras ou completamente na teologia Cristã. De fato, será motivo de outro tópico, que irá interagir com este. Paz.

Forista Exegese
Safira
Safira

Número de Mensagens : 161
flag : Brasil
Data de inscrição : 19/05/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Prova da Trindade pelas Escrituras

Mensagem por alicarvalho em Sab 12 Mar 2016, 1:15 pm

Forista Exegese escreveu:Olá,  alicarvalho Paz

A sua frase está sendo uma inferência ao artigo. Gosto da sua humildade ao usar a palavra "acredito", da mesma forma que coloquei este artigo sob (?). Sua frase é válida? Sim, possui muitas Verdades. Então qual o problema de ser inferência? Sabemos que a explanação dela irá levar a um debate mais amplo, que poderá ser desfocado do tópico. Vejamos:
.
YVHV é UM = Verdade > Certeza Absoluta > Fé

Seu Filho = Verdade > Certeza Absoluta > Fé

Yeshua tem a Plenitude do Ser de YVHV = Verdade > certeza Absoluta > Fé

e o Espírito Santo É a manifestação do Seu Poder cabível ao homem  = Verdade > certeza Absoluta > Fé

Então o que discute da sua frase é se ela possui verdades completas ou não, parcialmente verdadeiras ou completamente na teologia Cristã. De fato, será motivo de outro tópico, que irá interagir com este. Paz.
Obrigado por me alertar !!
Vc tem razão!
Shalom !


"Porei minha Torah dentro deles e a escreverei em seu coração ;e serei o Deus deles e eles serão o meu povo " Jr 31.33b

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1915
Idade : 37
Localização : Muriaé-MG
flag : Brasil
Data de inscrição : 03/12/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Prova da Trindade pelas Escrituras

Mensagem por Rafaelo em Sab 12 Mar 2016, 1:40 pm

Não Deus é um Dt6:4...
JESUS COMO DEUS...
Salmo 2.1-7.
Salmo 45.6,7: aqui, lemos sobre o Deus Pai
chamando Seu Filho de Deus!
Salmo 72.17.
Salmo 102.25-27: essa passagem é citada
em Hebreus 1.10-12 e associada ao próprio
Jesus.
Salmo 110.1: aqui, o Pai (Jeová) refere-se
novamente ao Filho como Senhor (cf. At
7.56).

Isaías 9.6,7: essa, sem dúvida, é a passagem
do Antigo Testamento que mais claramente
conecta o Messias que havia de vir ao
próprio Deus!

Isaías 40.3-5,9-11: nessa profecia extraordinária,
João Batista (veja Ml 3.1 e Mt 3.3)
é encarregado da missão divina de preparar
o caminho para a primeira vinda de
Deus, o Messias (veja também Jo 1.29).


1- Não será permitido:

v- Colagens com mais de 20 linhas em tela cheia. Na abertura de um tópico será permitida a colagem de até 5 parágrafos, desde que o total de linhas em tela cheia não ultrapasse o número de 60. Para textos extensos indicar o link correspondente. Estes textos poderão ser removidos.



Regras do Forum Gospel Brasil


Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
I Pedro 2:9

Rafaelo
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 314
flag : Brasil
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Prova da Trindade pelas Escrituras

Mensagem por Forista Exegese em Sab 12 Mar 2016, 2:27 pm

Vou escolher a sua melhor referência, Isaías 9.6,7:


Análise de Isaías 9:6(5)



O profeta disse à casa de Davi, para junto de nós, uma criança nasce, para nós, um filho é dado e Ele tomou a lei sobre Si, para guarda-la. Seu nome é chamado desde a eternidade do Maravilhoso, o Deus Poderoso, que vive para a eternidade: O Messias, cuja paz será grande sobre nós, em dias Dele.

Targum Jonatã ben Uziel, Tradução Aramaica.



Por causa que um menino nos nasceu, um filho nos foi dado e o domínio estará sobre os ombros dele e o nome dele será: Maravilhoso Conselheiro, O Poderoso, A Eternidade Governante, Pai da Paz, Mensageiro que estava preparado na Eternidade para forma de pensar maior(/Mestre)

Peshita, Tradução Síriaca, dialeto do Aramaico Oriental.



οτι G3754 conj Desde que παιδιον G3813 n-asn menino εγεννηθη G1080 v-api-3s foi nascido ημιν G1473 P-DP à nós υιος G5207 n-nsm filho και G2532 conj e εδοθη G1325 v-api-3s foi dado ημιν G1473 P-DP à nós ου G3739 r-gsm do qual η G3588 t-nsf  a αρχη G746 n-nsf princípio εγενηθη G1096 v-api-3s tornou-se/chegou a ser/nasceu επι G1909 prep em cima de του G3588 t-gsm do ωμου G3676 n-gsm ombro αυτου G846 d-gsm dele και G2532 conj e καλειται G2564 v-pmi-3s está sendo chamado το G3588 t-asn o ονομα G3686 n-asn nome αυτου G846 d-gsm dele μεγαλης G3173 a-gsf do Grandioso βουλης G1012 n-gsf do Conselheiro αγγελος G32 n-nsm Mensageiro εγω G1473 P-NS Eu γαρ G1063 prt porque/pois αξω G71 v-fai-1s conduzirei ειρηνην G1515 n-asf à paz επι G1909 prep em cima de τους G3588 t-apm os αρχοντας G758 n-apm governantes/comandantes ειρηνην G1515 n-asf à paz και G2532 conj e υγιειαν n-asf à sanidade αυτω G846 d-dsm para ele

Desde que um menino foi nascido à nós e um filho à nós foi dado, do qual a princípio tornou-se/chegou a ser/nasceu em cima do ombro Dele e está sendo chamado o nome dele:  Mensageiro do Grandioso Conselheiro. Pois Eu vos conduzirei à paz, em cima dos governantes/comandantes, vós à paz e à sanidade para ele.

Septuaginta, Tradução Grega, Coine.





Hebraico, Westminster Leningrad Codex.

Desde que um menino junto a nós é nascido, junto a nós um filho é dado, deverá/chegou(?) a ser e o comando dele será sobre o ombro Dele e chamado o nome dele Maravilhoso, o Poderoso do Conselheiro Deus Eterno, Príncipe da Paz/Saúde.

Uma Tradução que segue similar rigor morfológico desta análise: http://www.sefer.com.br/details/9003/biblia-hebraica além de outros eruditos.

Em nenhum momento, o menino é Deus ou Pai da Eternidade.

Forista Exegese
Safira
Safira

Número de Mensagens : 161
flag : Brasil
Data de inscrição : 19/05/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Prova da Trindade pelas Escrituras

Mensagem por Rafaelo em Sab 12 Mar 2016, 2:52 pm

errado mais uma vez em todas versão esta Deus poderoso,Deus eterno que menino é este??? fala pra mim??
aqui este forum não deixou eu postar tudo onde eu postei varias provas..como de Jesus é maior vou começar pelo Espirito Santo não é uma força
Efesios 4:30
Vemos, neste versiculo, uma clara expressão de sentimento manifestada pelo
Espírito Santo. Assim como nós, seres humanos, somos dotados de emoções, como alegria, tristeza e outros, o Espírito Santo, em sua personalidade, também se relaciona conosco expressando sentimentos. Então, perguntamos: "Se o Espirito Santo fosse apenas umaforça impessoal poderia manifestar sentimentos? Podemos entristecer uma força ou uma energia?". Obviamente que não!...Atos 5:1-6 ele é Deus


Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
I Pedro 2:9

Rafaelo
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 314
flag : Brasil
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Prova da Trindade pelas Escrituras

Mensagem por Rafaelo em Sab 12 Mar 2016, 2:52 pm

Pai (G1 1.1; Ef 6.23; Fp 2.11; Cl 3.17; lTm 1.2; 2Tm 1.2; Tt 1.4; lPe 1.2; 2Pe 1.17; 2Jo 1.3; Jd 1.1), da mesma forma como é aplicado ao Filho (ljo 5.20), ao Espírito Santo (At 5.3,4)


Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
I Pedro 2:9

Rafaelo
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 314
flag : Brasil
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Prova da Trindade pelas Escrituras

Mensagem por Rafaelo em Sab 12 Mar 2016, 2:52 pm

Yahweh, que pode ser aplicado ao Pai (SI 110.1), ao Filho (Is 40.3 com Mt 3.3), e ao Espírito Santo (Ez 8.1-3; 2Co 3.17,18).


Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
I Pedro 2:9

Rafaelo
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 314
flag : Brasil
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Prova da Trindade pelas Escrituras

Mensagem por Rafaelo em Sab 12 Mar 2016, 2:54 pm

No batismo de Jesus,Na Grande Comissão,Na bênção apostólica
ES
nos revela a verdade a respeito de Jesus (Jo 14.16,26), realiza o novo nascimento (Jo 3.3-6) e nos torna membros do Corpo de Cristo (ICo 12.13).


Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
I Pedro 2:9

Rafaelo
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 314
flag : Brasil
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Prova da Trindade pelas Escrituras

Mensagem por Rafaelo em Sab 12 Mar 2016, 2:54 pm

Na conversão, os cristãos recebem o Espírito Santo (Jo 3.3-6; 20.22) e se torna coparticipante da natureza divina (2Pe 1.4). Em verdade, o Espírito Santo passa a habitar no crente, influenciando totalmente a sua vida, a fim de te- nha uma vida piedosa (Rm 8.9; ICo 6.19), longe do pecado (Rm 8.2-4; G1 5.16,17; 2Ts 2.13).


Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
I Pedro 2:9

Rafaelo
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 314
flag : Brasil
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Prova da Trindade pelas Escrituras

Mensagem por Rafaelo em Sab 12 Mar 2016, 2:54 pm

O Espírito Santo testifica que somos filhos de Deus (Rm 8.16), ajuda-nos em nossa adoração a Deus (At 10.45,46; Rm 8.26,27) e na nossa vida de oração, além de interceder por nós quando clamamos a Deus (Rm 8.26,27).


Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
I Pedro 2:9

Rafaelo
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 314
flag : Brasil
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Prova da Trindade pelas Escrituras

Mensagem por Rafaelo em Sab 12 Mar 2016, 2:55 pm

1. Ele sonda as coisas profundas de Deus Pai (lCo
2.10).
2. Eltfala (Mt 10.20; At 8.39; 10.19,20; 13.2; Ap 2.7).
3. Ele ensina (Lc 12.12; Jo 14.26; lCo 2.13).
4. Ele conduz eguia (Jo 16.13; Rm 8.14)
5. Ele intercede (Rm 8.26-28).
6. Ele dispensa dons (1C0 12.7-11)
7. Ele chama homens para 0 seu serviço (At 13.2; 20.28).
8. Ele se entristece (Ef 4.30).
9. Ele dá ordens (At 16.6,7).
10. Ele ama (Rm 15.30).
11. Ele pode ser resistido (At 7.51).

ou seja é uma pessoa não uma força...E Deus provado


Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
I Pedro 2:9

Rafaelo
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 314
flag : Brasil
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Prova da Trindade pelas Escrituras

Mensagem por Rafaelo em Sab 12 Mar 2016, 2:55 pm

Jesus
Os escritores das epístolas do Novo Testamento
viam Jesus como Deus?
De fato, sim. Cada um dos seis autores deu
firme testemunho da divindade de Jesus
1. Em Romanos (Rm 1.4; 14.11,12).
2. Em 1 Coríntios (1 Co 10.4,5,9).
3. Em 2 Coríntios (2 Co 4.4,6).
4. Em Gálatas (G12.20).


Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
I Pedro 2:9

Rafaelo
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 314
flag : Brasil
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Prova da Trindade pelas Escrituras

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:31 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum