.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
61 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 61 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

A fé e o Estado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A fé e o Estado

Mensagem por Iane em Dom 14 Dez 2008, 7:17 pm

O estado americano do Kentucky se tornou, na última semana, arena de batalha entre religiosos e ateus. A American Atheists Inc., organização ateísta, entrou com uma ação na Justiça para que seja retirada da lei anti-terrorismo a citação: “a segurança estadual do Kentucky nada poderá fazer sem a ajuda de Deus”. A entidade acredita ser inconstitucional colocar Deus lado a lado a militares, policiais e agentes de saúde na segurança local. “É um dos artigos mais agressivos e inconstitucionais que eu já vi em uma legislação”, disse Edwin F. Kagin, diretor jurídico da Atheists Inc., em entrevista à imprensa local. O grupo pede ainda a retirada de uma placa pública que inclui o trecho: “Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” O representante de Estado Tom Riner, pastor da igreja batista, justificou que “haverá sempre esta oposição ao reconhecimento da providência divina, mas que esta é uma crença fundamental na construção da América”.

A polêmica já foi tema de discussão nos Estados Unidos, país cuja constituição, que defende a separação entre estado e religião, foi escrita por Thomas Jefferson que, ironicamente, tem, em Washington, um enorme memorial em sua homenagem. Lá, as paredes de mármore estampam, em letras garrafais, a frase: “Deus Eterno”. A referência a Deus também aparece nas cédulas da moeda americana, com a frase: "Em Deus nós confiamos".

Eduardo Mendonça, professor de direito constitucional da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, diz que essa é uma discussão recorrente em vários países. “O Estado é laico (não se confunde com religião, não adota uma religião oficial e permite liberdade de crença, descrença e religião). Inconstitucional é obrigar alguém a ter certa crença religiosa. É comum que as leis tenham passagens sem valor normativo ou prático", esclarece.

Mendonça diz que há pouco tempo, na Alemanha, os crucifixos tiveram que ser retirados das salas de julgamento porque o governo “não podia tomar partido para certas religiões”. Caso parecido aconteceu em 2007 na Câmara Municipal de São Paulo, quando entraram com uma ação para a retirada do crucifixo no plenário, mas o pedido foi negado com a justificativa de que era um símbolo cultural e não impedia ou obrigava a culto nenhum. No caso do Kentucky, Mendonça acredita que também não dará em nada. "A citação é apenas uma referência, sem nenhum valor legal”, conclui. (A.D.)

" Quero ser eu, com minha cara azeda e absurdamente açucarada."

Iane
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3050
flag : Brasil

http://www.arcauniversal.com.br

Re: A fé e o Estado

Mensagem por Luís em Dom 14 Dez 2008, 7:53 pm

É, parece que é melhor trazer a idade média de volta: Estados religiosos, com o papa mandando em tudo!

Luís
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4099
flag : Canada

Mensagem por Richfield em Dom 14 Dez 2008, 8:56 pm

Ontem estive em Bragança Paulista para visitar a cidade onde já fazia 20 anos que não a via.

Muito me entristeceu ao ver no portal da entrada da cidade uma imagem da "padroeira" dos católicos, uma estátua de 2 metros de altura como se isto dosse orgulho de alguma coisa ai, caramba!

Para mim, deveria ser proibido esta estátua na entrada da cidade, como se ela guardasse a cidade.

Alguém deveria tomar as devidas providências e tirar aquela *censurado* de estátua de lá briga

Esta é a minha reação ao ver aquele entulho de falsa religião inventada pelo homem, que entristece muitos cristãos que por lá transitam.

Richfield
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 75
flag : Brasil

Mensagem por Iane em Dom 14 Dez 2008, 9:37 pm

realmente tem que ter essa separação...
um nao pode influenciar os outro dessa forma... nem todos creem no mesmo

" Quero ser eu, com minha cara azeda e absurdamente açucarada."

Iane
Sirius