.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
86 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 83 Visitantes :: 2 Motores de busca

Christiano, EVANGELISTA/RJ/MSN, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Tem que se informar antes de falar bobagem

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Tem que se informar antes de falar bobagem

Mensagem por Khwey em Seg 29 Fev 2016, 9:40 pm

rbarros escreveu:
John Knox escreveu:Não há erro nenhum na Palavra de Deus.

O deus bíblico não erra?

Vejamos alguns exemplos de erros divinos:

Proibição do assassinato (Êxodo 20:13).
Deus manda Moisés matar todos os homens de Madiã (Números 31:7).

Proibição do roubo (Êxodo 20:15).
Deus manda roubar os egípcios (Êxodo 3:21-22).

Proibição da mentira (Êxodo 20:16)
Deus permite a mentira (I Reis 22:22)

Deus vinga a crueldade dos pais nos filhos até a quarta geração (Êxodo 20:5) (Deuteronômio 5:9).

Gênesis 15:18 Deus prometeu a Abrão (Abraão) que seus descendentes, os judeus, receberiam toda a terra desde o Rio do Egito (o Nilo) até o Rio Eufrates.

Isso não pode ser um deus de verdade, cheio de ódio, rancor, vaidade e ainda por cima, cheio de contradições...
Qualquer que considerar estes textos acima como erros, conforme o entendimento que extraiu dos mesmos, tem o dever de explicar este outro texto abaixo:

Lucas
20:38 Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos.

E também outros textos mais.

Digo isto porque em tratando-se da bíblia, ou até mesmo de outras religiões, para se fazer afirmações a favor ou contra, é necessário considerar todo o seu conteúdo e não só aquela parte que interessa.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151
flag : Brasil

Mensagem por John Knox em Seg 29 Fev 2016, 11:59 pm

RBARROS
O ÓDIO, não importa a quem ou a quê, é sinônimo de imperfeição sim senhor!
As grandes almas não odeiam, não desejam vingança, não querem o mal a nada nem a ninguém.
-
-
KNOX
Por qual fonte da verdade justificas estas afirmações?
Não lhe basta a redução ao absurdo que:
“Hoje, enquanto RBARROS odeia que sua casa fique suja, com isso mostra sua imperfeição. Se RBARROS fosse perfeito, ele não odiaria que sua casa ficasse suja, ou seja, permitiria o acúmulo de sujeira de forma indiferente, isto é a perfeição”???????????????????????
HAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
-
-
RBARROS
O deus bíblico não erra?
-
-
KNOX
Não existe deus bíblico, existe o Deus bíblico, e Ele não erra.
-
-
RBARROS
Vejamos alguns exemplos de erros divinos:
Proibição do assassinato (Êxodo 20:13).
Deus manda Moisés matar todos os homens de Madiã (Números 31:7).
-
-
KNOX
Porque isso seria um “erro”?
-
-
RBARROS
Proibição do roubo (Êxodo 20:15).
Deus manda roubar os egípcios (Êxodo 3:21-22).
-
-
KNOX
Aqui há uma óbvia MENTIRA na sua descrição de Exodo 3:21-22.
Mas, de novo, onde está o erro de Deus?
-
-
RBARROS
Proibição da mentira (Êxodo 20:16)
Deus permite a mentira (I Reis 22:22)
-
-
KNOX
De novo, onde está o erro de Deus?
-
-
RBARROS
Deus vinga a crueldade dos pais nos filhos até a quarta geração (Êxodo 20:5) (Deuteronômio 5:9).
-
-
KNOX
-
-
RBARROS
Gênesis 15:18 Deus prometeu a Abrão (Abraão) que seus descendentes, os judeus, receberiam toda a terra desde o Rio do Egito (o Nilo) até o Rio Eufrates.
-
-
KNOX
-
-
RBARROS
Isso não pode ser um deus de verdade, cheio de ódio, rancor, vaidade e ainda por cima, cheio de contradições...
-
-
KNOX
Não existe deus, existe o Deus. E o Deus bíblico tem ódio, mas não tem rancor, nem vaidade, nem contradições algumas.
Você nem consegue explicar por que os versos que colocaste lado a lado seriam contradições.
-
-
RBARROS
Eu fugir? Você não entende o que lê e sou eu quem está fugindo?
-
-
KNOX
Sim, você está fugindo e ainda não me respondeste qual a sua fonte da verdade.
-
-
RBARROS
Quer entender melhor os processos que envolvem vida e morte, vida após a morte e vida antes da vida? Retire as viseiras impostas pela sua doutrina e LEIA KARDEC!
-
-
KNOX
Então “KARDEC” é a sua FONTE DA VERDADE?
Me explique por que aquilo que “KARDEC” diz deve ser considerado VERDADE.
-
-
RBARROS
E por falar em fugir, já descobriu como provar a existência de Céu e Inferno? Fora da Bíblia, obviamente.
Estou aguardando essa informação...
-
-
KNOX
Mentira sua, eu já lhe respondi acima, por meio do argumento da verdade do Cristianismo pela validade necessária da razão, mas esse argumento parece estar muito acima da sua capacidade de analisar.

John Knox
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 416

Mensagem por rbarros em Ter 01 Mar 2016, 9:15 pm

John Knorr, você é doente.

Vá se tratar, depois a gente conversa.

Ou melhor, vou responder só o que realmente tem relevância, já estou cansado deste disco furado...

John Knorr escreveu:Por qual fonte da verdade justificas estas afirmações?
Não lhe basta a redução ao absurdo que:
“Hoje, enquanto RBARROS odeia que sua casa fique suja, com isso mostra sua imperfeição. Se RBARROS fosse perfeito, ele não odiaria que sua casa ficasse suja, ou seja, permitiria o acúmulo de sujeira de forma indiferente, isto é a perfeição”???????????????????????
HAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

Essa sua argumentação de porta de igreja é pavorosa! Eu não odeio a sujeira, simplesmente evito-a - como manda a boa educação.

cafezinho

John Knorr escreveu:Não existe deus bíblico, existe o Deus bíblico, e Ele não erra.

Tem que ser muito cego ou muito fanático (ou ambos) para não enxergar as contradições da Bíblia!

leia

John Knorr escreveu:Porque isso seria um “erro”?
Aqui há uma óbvia MENTIRA na sua descrição de Exodo 3:21-22.
Mas, de novo, onde está o erro de Deus?

Retire a venda dos olhos e a viseira e verá.

John Knorr escreveu:Não existe deus, existe o Deus. E o Deus bíblico tem ódio, mas não tem rancor, nem vaidade, nem contradições algumas.
Você nem consegue explicar por que os versos que colocaste lado a lado seriam contradições.

O nome do seu deus é Jeová, o mesmo deus dos judeus. Há vários outros deuses, há os deuses gregos, há os deuses romanos, há os deuses hindus, etc.

Jeová é apenas mais um deus.

Aliás, o único povo verdadeiramente monoteísta é o judeu. Cristão-paulinista é uma mistura de diversas religiões pagãs.

John Knorr escreveu:Então “KARDEC” é a sua FONTE DA VERDADE?

Kardec é a minha fonte de espiritualidade, é onde eu recarrego as baterias da minha fé raciocinada. É através dele - ou melhor, do Espiritismo - que eu alimento o meu Espírito.

Se é verdade ou não, pouco me importa.

cafezinho

John Knorr escreveu:Mentira sua, eu já lhe respondi acima, por meio do argumento da verdade do Cristianismo pela validade necessária da razão, mas esse argumento parece estar muito acima da sua capacidade de analisar.

Ah, aquele argumento de porta de igreja? Cristianismo-paulinista não combina com Razão, mestre!

Nãozinho

Que o espírito dos selvagens permaneça um espírito selvagem!

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Número de Mensagens : 1400

http://www.vigilia.com.br/vforum/viewforum.php?f=16

Mensagem por Cartman em Ter 01 Mar 2016, 11:37 pm

John Knox escreveu:KNOX
Não existe deus bíblico, existe o Deus bíblico, e Ele não erra.

O Deus bíblico é: invisível, incorpóreo, imutável, inigualável, imaterial, indecifrável, etc...
Ou seja, Ele é praticamente tudo aquilo que NÃO existe!

Já parou pra pensar nisso? hummmm...

O dragão na minha garagem:
– Um dragão que cospe fogo pelas ventas vive na minha garagem. Suponhamos (estou sugerindo uma abordagem de terapia de grupo proposta pelo psicólogo Richard Franklin) que eu lhe faça seriamente essa afirmação. Com certeza você irá querer verificá-la, ver por si mesmo. São inumeráveis as histórias de dragões no decorrer dos séculos, mas não há evidências reais. Que oportunidade!

– Mostre-me – você diz. Eu o levo até a minha garagem. Você olha para dentro e vê uma escada de mão, latas de tinta vazias, um velho triciclo, mas nada de dragão.
– Onde está o dragão? – você pergunta.
– Oh, está ali – respondo, acenando vagamente. – Esqueci de lhe dizer que é um dragão invisível.

Você propõe espalhar farinha no chão da garagem para tornar visíveis as pegadas do dragão.
– Boa ideia – digo eu –, mas esse dragão flutua no ar.
Então você quer usar um sensor infravermelho para detectar o fogo invisível.
– Boa ideia, mas o fogo invisível é também desprovido de calor.
Você quer borrifar o dragão com tinta para torná-lo visível.
– Boa ideia, só que é um dragão incorpóreo e a tinta não vai aderir.
E assim por diante. Eu me oponho a todo teste físico que você propõe com uma explicação especial de por que não vai funcionar.

Ora, qual é a diferença entre um dragão invisível, incorpóreo, flutuante, que cospe fogo atérmico, e um dragão inexistente? Se não há como refutar a minha afirmação, se nenhum experimento concebível vale contra ela, o que significa dizer que o meu dragão existe?

A sua incapacidade de invalidar a minha hipótese não é absolutamente a mesma coisa que provar a veracidade dela. Alegações que não podem ser testadas, afirmações imunes a refutações não possuem caráter verídico, seja qual for o valor que possam ter por nos inspirar ou estimular nosso sentimento de admiração.

Khwey: todo mundo sabe que você é o "DELETÃO" do fórum.

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1810

Mensagem por John Knox em Qua 02 Mar 2016, 9:37 am

RBARROS
John Knorr, você é doente. Vá se tratar, depois a gente conversa.
-
-
KNOX
Falácia de ataque ad hominen.
E você precisa de uma epistemologia racionalmente válida para saber isso.
-
-
RBARROS
Ou melhor, vou responder só o que realmente tem relevância, já estou cansado deste disco furado...
-
-
KNOX
E assim o intolerante espírita, que quer proibir um cristão de repetir as palavras de Cristo, ensaia novamente sua fuga covarde e patética do debate.
-
-
RBARROS
Essa sua argumentação de porta de igreja é pavorosa! Eu não odeio a sujeira, simplesmente evito-a - como manda a boa educação.
-
-
KNOX
Não tem nojo da sujeira? HAHAHAHAHAHAHHAHAHA!
Enfim, suavizar as palavras não muda a realidade, também posso então suavizar e dizer que Deus vai apenas evitar os ímpios, isolando-os no inferno eterno, para glória da Sua justiça. Isto é, se eu fosse enrolador como você.
-
-
RBARROS
Tem que ser muito cego ou muito fanático (ou ambos) para não enxergar as contradições da Bíblia! Retire a venda dos olhos e a viseira e verá.
-
-
KNOX
Todas as vezes que me apresentaram uma suposta contradição bíblica, eu resolvi rapidamente, geralmente antes de acabar de ler, em toda a minha vida só uma ou duas eu gastei no máximo cinco minutos pesquisando, a maioria das supostas contradições bíblicas são pura má fé e distorção da parte do ímpio, outro tanto são devidas à ignorância das leis da lógica ou da doutrina cristã, pouquíssimas, uns 1% podem ser consideradas dúvidas reais e sinceras.
Mas se eu vou me dignar a responder, você precisa explicar com suas palavras porque seria contradição, não apenas postar referências uma do lado da outra, PARA QUE EU FAÇA O SEU TRABALHO E EU TENHA QUE DECIFRAR ONDE VOCÊ ERRADAMENTE ENXERGOU ALGUMA CONTRADIÇÃO!!!!!!
-
-
RBARROS
O nome do seu deus é Jeová, o mesmo deus dos judeus. Há vários outros deuses, há os deuses gregos, há os deuses romanos, há os deuses hindus, etc.
Jeová é apenas mais um deus.
-
-
KNOX
Então você é politeísta?
-
-
RBARROS
Aliás, o único povo verdadeiramente monoteísta é o judeu. Cristão-paulinista é uma mistura de diversas religiões pagãs.
-
-
KNOX
Porque essa sua afirmação seria verdade?
Você precisa de uma epistemologia racionalmente válida para saber isso.
Qual seria sua epistemologia?
-
-
KNOX
Então “KARDEC” é a sua FONTE DA VERDADE?
-
-
RBARROS
Kardec é a minha fonte de espiritualidade, é onde eu recarrego as baterias da minha fé raciocinada. É através dele - ou melhor, do Espiritismo - que eu alimento o meu Espírito.
Se é verdade ou não, pouco me importa.
-
-
KNOX
Não se importa de se “alimentar” com MENTIRAS?
E por consequência, crer em mentiras do Espiritismo, e escrever as mentiras do Espiritismo, e afirmar as mentiras do Espiritismo?
Como então podes contestar a Bíblia, se não sabes o que é a verdade?
Porque para dizer que a Bíblia está errada, tens que saber o que é o certo?
Mas admitiste que NÃO SABES????????
Porque fazer qualquer afirmativa então?
Esse é o fim de todo ímpio, como foi o do CARTMAN, quando debateu comigo, ele se AUTO-REFUTA!
-
-
RBARROS
Ah, aquele argumento de porta de igreja?
-
-
KNOX
Não podes saber se isso é verdade, até porque tu mesmo reconheceste que não se importa se é verdade ou não, quando disseste: “Se é verdade ou não, pouco me importa.”
-
-
RBARROS
Cristianismo-paulinista não combina com Razão, mestre!
-
-
KNOX
Não podes saber se isso é verdade, até porque tu mesmo reconheceste que não se importa se é verdade ou não, quando disseste: “Se é verdade ou não, pouco me importa.”
-
-
[PREVISÃO DAS PROXIMAS POSTAGENS:
RBARROS
“X”
-
-
KNOX
“Não podes saber se “X” é verdade, até porque tu mesmo reconheceste que não se importa se é verdade ou não, quando disseste: “Se é verdade ou não, pouco me importa.””]

– AD INFINITUM – DEBATE ENCERRADO, E RBARROS AUTO-REFUTADO ETERNAMENTE.

John Knox
Pérola
Pérola

Mensagem por John Knox em Qua 02 Mar 2016, 9:56 am

CARTMAN
O Deus bíblico é: invisível, incorpóreo, imutável, inigualável, imaterial, indecifrável, etc...
Ou seja, Ele é praticamente tudo aquilo que NÃO existe!
Já parou pra pensar nisso?
-
-
KNOX
Já e descobri que é uma falácia hipócrita do materialista, porque podemos exemplificar como coisas:

INVISÍVEIS - eletromagnetismo, radiação, ondas sonoras, calor, etc.
INCORPÓREAS - eletromagnetismo, radiação, ondas sonoras, calor, etc.
IMUTÁVEIS - as leis básicas da lógica, aritmética, geometria, etc.
INIGUALÁVEIS - o código genético de cada ser humano, etc.
IMATERIAIS - as leis básicas da lógica, aritmética, geometria, etc. E eletromagnetismo, radiação, ondas sonoras, calor, etc., pois energia não é matéria.
INDECIFRÁVEIS - o mistério abaixo:

SE CARTMAN JÁ ADMITIU QUE NÃO PODE TER CERTEZA DE NADA, PORQUE AGE COMO SE PUDESSE TER CERTEZA?

-
-
[Previsão das próximas postagens
CARTMAN
"X"
-
-
KNOX
SE CARTMAN JÁ ADMITIU QUE NÃO PODE TER CERTEZA DE NADA, PORQUE AGE COMO SE PUDESSE TER CERTEZA DE "X"?

- AD INFINITUM - DEBATE ENCERRADO, E CARTMAN AUTO-REFUTADO ETERNAMENTE.

John Knox
Pérola
Pérola

Mensagem por rbarros em Qua 02 Mar 2016, 9:25 pm

John Knox escreveu:Não tem nojo da sujeira? HAHAHAHAHAHAHHAHAHA!
Enfim, suavizar as palavras não muda a realidade, também posso então suavizar e dizer que Deus vai apenas evitar os ímpios, isolando-os no inferno eterno, para glória da Sua justiça. Isto é, se eu fosse enrolador como você.

Por que eu evitaria a sujeira se não tenho nojo dela? E, repare, ter nojo é bem diferente de ter ódio...

John Knox escreveu:Todas as vezes que me apresentaram uma suposta contradição bíblica, eu resolvi rapidamente, geralmente antes de acabar de ler, em toda a minha vida só uma ou duas eu gastei no máximo cinco minutos pesquisando, a maioria das supostas contradições bíblicas são pura má fé e distorção da parte do ímpio, outro tanto são devidas à ignorância das leis da lógica ou da doutrina cristã, pouquíssimas, uns 1% podem ser consideradas dúvidas reais e sinceras.
Mas se eu vou me dignar a responder, você precisa explicar com suas palavras porque seria contradição, não apenas postar referências uma do lado da outra, PARA QUE EU FAÇA O SEU TRABALHO E EU TENHA QUE DECIFRAR ONDE VOCÊ ERRADAMENTE ENXERGOU ALGUMA CONTRADIÇÃO!!!!!!

Não precisa se dignar a tanto! Nem vou perder meu tempo mostrando o seu deus Jeová ora mandando matar, ora exigindo "Não matarás!"

Que deus confuso este...

hummm

John Knox escreveu:Então você é politeísta?

Onde eu falei que sou politeísta? Se citei alguns deuses adorados por outras nações ou civilizações, não quer dizer que eu os adoro também...

John Knox escreveu:RBARROS
-
-
KNOX
Porque essa sua afirmação seria verdade?
Você precisa de uma epistemologia racionalmente válida para saber isso.
Qual seria sua epistemologia?

Só um pequeno exemplo:

Entre os dias 17 e 23 de dezembro, os romanos comemoravam a Saturnália, que era um festival em honra ao deus Saturno. Nesse período, eles faziam banquetes. No dia 25 de dezembro, era comemorado o Natalis Solis Invcti, ou Nascimento do Sol Invencível. Essa data foi instituída pelo imperador Aureliano no ano de 273, para celebrar o nascimento de Mitra, deus indiano e persa da luz. O Nascimento do Sol Invencível já era consagrado também em outros povos pagãos, com seus respectivos deuses equivalentes a Mitra: Ra, deus egípcio; Utu na Babilônia, Surya na índia, Baal deus cananeu e o deus greco-romano Apolo.

Como essas festividades pagãs já estavam enraizadas na cultura popular, o papa Júlio I determinou a substituição da veneração ao deus Sol pela comemoração do nascimento de Jesus, “convertendo” assim a festa pagã ao cristianismo

Ou seja, muito daquilo que hoje é considerado "sagrado" dentro do cristianismo, na verdade deriva da cultura pagã, que normalmente é criticada e menosprezada pelos cristãos.

Pesquise mais sobre Mitra! Vais se surpreender com as semelhanças entre ele e Jesus!

John Knox escreveu:Não se importa de se “alimentar” com MENTIRAS?

E você, não se importa?

John Knox escreveu:E por consequência, crer em mentiras do Espiritismo, e escrever as mentiras do Espiritismo, e afirmar as mentiras do Espiritismo?

Por que você diz que são mentiras? Baseado em quê você afirma isso?

John Knox escreveu:Como então podes contestar a Bíblia, se não sabes o que é a verdade?
Porque para dizer que a Bíblia está errada, tens que saber o que é o certo?
Mas admitiste que NÃO SABES????????

Eu não disse que o Espiritismo não é a verdade - tu o disseste.

Eu disse apenas que não me importo se é ou não a verdade. Obviamente, para eu crer nele é porque para mim ele está bem próximo da Verdade - muito mais do que aquilo em que acreditas.

John Knox escreveu:Não podes saber se isso é verdade, até porque tu mesmo reconheceste que não se importa se é verdade ou não, quando disseste: “Se é verdade ou não, pouco me importa.”

Eu dizer que não me importo se é ou não a verdade não quer dizer que eu não tenha um julgamento do que é verdadeiro ou não. Mas, humildemente, reconheço que posso estar errado - daí o não me importar.

Seria você capaz de tal atitude? Ou você está sempre 100% convicto que sabe a verdade?

hummmm...

John Knox escreveu:[PREVISÃO DAS PROXIMAS POSTAGENS:
RBARROS
“X”
-
-
KNOX
“Não podes saber se “X” é verdade, até porque tu mesmo reconheceste que não se importa se é verdade ou não, quando disseste: “Se é verdade ou não, pouco me importa.””]

– AD INFINITUM – DEBATE ENCERRADO, E RBARROS AUTO-REFUTADO ETERNAMENTE.

Realmente, é difícil debater com quem tem certeza absoluta de que é portador da Verdade.

oh my

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por Cartman em Qua 02 Mar 2016, 10:37 pm

John Knox escreveu:INVISÍVEIS - eletromagnetismo, radiação, ondas sonoras, calor, etc.
INCORPÓREAS - eletromagnetismo, radiação, ondas sonoras, calor, etc.
IMUTÁVEIS - as leis básicas da lógica, aritmética, geometria, etc.
INIGUALÁVEIS - o código genético de cada ser humano, etc.
IMATERIAIS - as leis básicas da lógica, aritmética, geometria, etc. E eletromagnetismo, radiação, ondas sonoras, calor, etc., pois energia não é matéria.

Pamonhas, pamonhas, pamonhas... oh my

Ou seja, você NÃO leu o texto sobre O dragão na minha garagem... Negativo

rbarros escreveu:Realmente, é difícil debater com quem tem certeza absoluta de que é portador da Verdade.

Ele só tá tirando onda... saca só: :p

ocasionalismo escrituralista:
O SENHOR dá a sabedoria; da Sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. (Pv 2:6)

1 – O que são teorias epistemológicas.

Teorias epistemológicas são as teorias do conhecimento, ou seja, as que versam sobre como podemos saber alguma coisa. A classificação mais usada é dividi-las entre empirismo e racionalismo.
Empirismo é a abordagem que diz que obtemos conhecimento pelo uso dos sentidos (visão, audição, etc.).

O racionalismo contempla as abordagens que começam algum axioma lógico (pressuposto) e a partir daí dedutivamente constroem o conhecimento. Entre os pontos de partida que podem ser supostos estão a intuição, a existência, a razão e o senso comum.
Alguns, como Kant, procuram fazer uma síntese entre empirismo e racionalismo.

Essas são as teorias clássicas da epistemologia.

Nossa proposta é por uma outra teoria, que poderia ser classificada como racionalista (dedutiva) mas que tem o diferencial de uma base infalível e inerrante: o OCASIONALISMO ESCRITURALISTA.
Os principais autores que advogam essa teoria são Gordon Clark e Vincent Cheung. Eles adaptaram e aprimoraram apontamentos de Agostinho, Lutero, Calvino e Jonathan Edwards sobre esse assunto.

2 – O ocasionalismo escrituralista é a única teoria epistemológica racionalmente válida.

Ocasionalismo escrituralista é uma teoria epistemológica baseada na Revelação Verbal de Deus (Bíblia), pela qual o conhecimento é obtido pela operação direta de Deus nas mentes humanas, na obra comum da Sua Providência. Segundo esta teoria, Deus causa cada obtenção de conhecimento por parte dos seres humanos, de forma simultânea ou não com a operação dos sentidos humanos e seus raciocínios mentais.

É chamada ocasionalismo, porque a operação dos sentidos ou o raciocínio mental é a apenas a ocasião que Deus costumeiramente usa para transmitir conhecimento à mente humana. Assim a aquisição de conhecimento depende metafisicamente de uma operação providencial de Deus, e pode acontecer à parte do uso dos sentidos e raciocínios, embora costume acontecer simultaneamente a estes, sendo, porém sempre independente destes. Que fique claro que ‘costuma acontecer’ significa ‘Deus costuma agir assim’, pois o sistema todo depende da Providência exaustiva de Deus.

Tal teoria é classificada como escrituralista, para definir que seu axioma (ponto de partida ou pressuposto que fundamenta o sistema) é a Revelação Verbal de Deus (Bíblia), a qual justifica a si mesmo, nos informa sobre Deus e Suas operações, e contém informação suficiente para construção da cosmovisão cristã, a única cosmovisão racionalmente válida.

Além disso, pelo fato da Revelação Verbal de Deus ser infalível, esta é o aferidor último da verdade, e fonte do conhecimento verdadeiro, o qual consistirá em todas as proposições da Bíblia, bem como todas as suas implicações lógicas, obtidas dedutivamente. Toda alegação que não constituir-se proposição bíblica ou não possa ser justificada por implicação lógica de alguma proposição bíblica é conhecimento incerto e especulativo.
Observação: ser um escrituralista é basear o conhecimento verdadeiro nas Escrituras, assim teoricamente alguém poderia ser escrituralista sem ser ocasionalista e vice versa, mas na prática os dois paradigmas aparecem juntos nos teólogos relevantes.

Nossa alegação, de que o ocasionalismo escrituralista é a única epistemologia racionalmente válida decorre em primeiro lugar do caráter infalível e auto-justificador da Revelação Verbal de Deus, mas é confirmada pela total irracionalidade das outras teorias epistemológicas propostas.
Se houvesse alguma outra epistemologia que seja racionalmente válida, ou com a qual se possa construir alguma cosmovisão, tal teoria será digna de exame. Afirmamos, porém, que isto nunca acontecerá, a não ser por um aprimoramento do próprio ocasionalismo escrituralista. E desafiar quem pensa diferente a provar sua teoria é um dos propósitos deste texto.

3 – As outras teorias epistemológicas são irracionais.

O empirismo afirma que obtemos conhecimento a partir dos sentidos. Mas ele não justifica a si próprio. Como foi obtido o conhecimento de que “obtemos conhecimento a partir dos sentidos”? Certamente não foi pelos sentidos. Portanto o empirismo é auto-contraditório. Como se isso não bastasse, ele propõe uma confiança naquilo que sabe-se ser não-confiável. Sentidos não são infalíveis. Se eles não são infalíveis, não servem como aferidores últimos da verdade, pois não saberemos quando estão certos ou errados. Portanto o empirismo falha completamente antes mesmo de começar. Diga-se de passagem que o método científico, por basear-se no empirismo, também é incapaz de prover qualquer conhecimento confiável.
O racionalismo podia ser menos pior, mas chafurda na mesma inutilidade, porém por motivos diferentes. Os pontos de partidas possíveis, qualquer deles, são todos arbitrários, ou seja, não justificam a si mesmos. Em segundo lugar, alguns deles são extremamente subjetivos (senso comum, intuição), podendo significar coisas totalmente diferentes para pessoas diferentes. Além disso, esses pontos de partida não alegam, nem podem alegar infalibilidade. Mas o principal defeito, e esse mortal, é que eles não têm conteúdo suficiente para construir uma cosmovisão. Assim a ignição do carro está funcionando, mas não há nenhum combustível, a centelha no motor é inútil.

Lembremos que os sinteticistas (empirismo + racionalismo, Kant) são piores ainda, e caem no ridículo, ao combinar os defeitos dos dois sistemas.

O menos pior desses pontos de partida é o da existência (‘penso, logo existo’, de Descartes), mas sendo estabelecido que você existe, como você prossegue para estabelecer os outros axiomas metafísicos? A partir daí, você não chega aos axiomas de que o mundo físico existe, que existem outras mentes, que a comunicação é possível, que o conhecimento é possível, etc. Não pode, a não ser por meio de saltos de credulidade.
Assim, os ímpios cometem o erro da credulidade injustificada, erro que eles tolamente acusam nos crentes. Mas os crentes escrituralistas não cometem esse erro, pois receberam um tipo infalível de conhecimento: a Revelação Verbal de Deus. É racional e lógico crer no infalível em detrimento do falível.

4 – Nada é possível de ser conhecido fora do ocasionalismo escrituralista.

Afirmamos, portanto, que o ocasionalismo escrituralista é a única epistemologia verdadeira, e única com validade lógica.
Não adianta contestar o conteúdo da Revelação Verbal de Deus com teorias baseadas em empirismo, por exemplo, pois já provamos que o empirismo é racionalmente injustificável. Prove primeiro a validade lógica do empirismo, e depois você vai poder saber alguma coisa, para aí sim poder contestar alguma coisa.
Aqueles que recusam-se a crer no ocasionalismo escrituralista deviam cair em ceticismo completo, pois todos os outros sistemas são inúteis para saber-se qualquer coisa.

Porém o ceticismo só serve como posição transitória, ninguém pode permanecer nele por mais de um segundo, pois o ceticismo também é auto-contraditório, ao alegar saber “que ninguém pode saber nada” (se isso fosse verdade, ele não poderia saber nem isso).
O caro leitor já deve ter desconfiado que para ser um ocasionalista escrituralista é necessário aderir ao Cristianismo. De fato, é isso mesmo que afirmamos, o que significa que todos os não-cristãos não podem reivindicar saber coisa alguma sobre nada, pois nenhum não-cristão pode ter qualquer epistemologia válida. Caso você discorde, sinta-se desafiado a provar o contrário, estabelecendo a validade lógica de qualquer epistemologia diferente da que estamos apresentando.

5 – O ocasionalismo escrituralista implica no determinismo bíblico.
Com esta afirmação lembramos que não é qualquer tipo de Cristianismo, ou coisa que tenha indevidamente tal nome, que pode fazer as alegações deste texto.

Por falta de profundidade e reflexão, inúmeros cristãos introduzem contradições em sua cosmovisão particular, lançando mão das epistemologias inválidas que denunciamos acima, ou crendo demasiadamente em mestres ímpios, erradamente considerados sábios. O preço a se pagar é alto, não só em inconsistências internas como em desonra ao nome de Cristo. Ás suas incoerências denominam ‘mistérios’, e querem pular seus becos sem-saída com ‘saltos de fé’, como se a fé fosse a justificação das contradições. Pior ainda é estes cristão empurrarem sua fé para os terrenos cada vez mais abstratos, sem ligação com o ‘mundo real’ até que ela realmente pareça coisa da imaginação deles, ou um passatempo que eles fazem aos domingos.

Contra este estado de coisas, vindicamos o determinismo bíblico como um divino remédio, um remédio racionalmente necessário, por ser implicação da única epistemologia racionalmente coerente e necessariamente verdadeira.

Por que o determinismo bíblico é implicação do ocasionalismo escrituralista? Porque o ocasionalismo requer um Deus Todo-Providente, ou seja um Deus que esteja agindo em todo lugar a todo o tempo, sustentando todas as coisas; Onipotente, Onipresente, Onisciente e Soberano; um Deus que esteja governando tudo de tudo. Só um Deus assim pode prover as obtenções de conhecimento conforme entendidas pelo ocasionalismo. Mas, é claro, nosso conceito de Deus não foi determinado pelo que nossa epistemologia precisa, antes nossa epistemologia é que foi formulada em cima da Revelação que este Deus fez de Si mesmo. Estamos apenas seguindo o argumento dado na introdução deste texto.

Talvez algum cristão vá discordar que Deus esteja governando tudo de tudo, principalmente aqueles cristãos que crêem que o ser humano tem livre-arbítrio. Tais cristãos dirão que nossa interpretação bíblica está errada, e deve haver algum recôndito no coração da mente humana que Deus não controle. Tais cristãos podem ser denominados como libertarianos, para fazermos contraste com os cristãos deterministas.

Esses cristãos libertarianos precisarão encarar o mesmo desafio que fizemos às epistemologias pagãs. Se há algo que Deus não controle, então o ocasionalismo é falso. Uma vez que afirmamos que o ocasionalismo é a única teoria do conhecimento racionalmente válida, ficamos sem teoria do conhecimento (epistemologia) válida. Portanto caímos em ceticismo, mas não podemos permanecer nele, pois o ceticismo é auto-refutante. Portanto, libertariano, como você pode saber qualquer coisa? Qual a sua teoria do conhecimento (epistemologia)? Ela é válida, ou você sofre dos mesmos problemas já relacionados na nossa crítica ao empirismo e ao racionalismo? O seu suposto livre-arbítrio é a sua pedra de tropeço.
De forma diferente, um cristão ocasionalista afirma que alguém só pode saber algo por causa do determinismo bíblico: a Bíblia afirma Deus como Onisciente, Todo-Poderoso, Todo-Providente e Todo-Soberano. E esse mesmo poder e soberania de Deus que implicam em Deus controlar os nossos pensamentos. Se Deus não controlar nossos pensamentos, Ele não é Todo-Soberano.

Deus sabe tudo, e as pessoas saberão o que Deus quiser que elas saibam, pois Deus controla tudo de tudo, inclusive o conhecimento das pessoas.
Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos (Pv 2:7), a saber, para o Seu povo, redimido e comprado pelo sangue de Jesus Cristo, em Quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Cl 2:3). Somente estes são por Deus capacitados a conhecer plenamente o mundo, pois aprendem das verdadeiras palavras que o Criador do mundo falou. Ele sabe o mundo que criou e sustenta, assim o que Ele diz sobre o mundo é a verdade, à qual temos acesso em Sua Palavra.

Em contraste, os ímpios têm uma visão distorcida de todas as coisas, chafurdam na irracionalidade, fingindo ser racionais, fazendo de conta que podem saber alguma coisa, estão aprisionados na vaidade da sua mente, entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração (Ef 4:17,18).
Ainda que seja assim, é impressionante verificar que Deus ainda é bondoso para com esses ímpios, permitindo que eles saibam algumas verdades sobre o mundo. De outra forma, lhes seria impossível viver, a não ser na insanidade.

Mas por ingratidão, teimosia, rebeldia, e mesmo incapacidade intelectual, os ímpios recusam-se dar a Deus o crédito devido pelo que eles sabem, pelo conhecimento que certamente não veio de suas teorias irracionais.
Por causa do seu orgulho, o ímpio não investiga; todas as suas cogitações são: Não há Deus. (Sl 10:4)

Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. (Jo 8:12)
Arrependei-vos e crede no Evangelho! (Mc 1:15)

Segundo a lógica ocasionalista, eu posso afirmar com toda certeza, que o Ocultismo provém de Deus.
Consequentemente -tal prática- não é condenável.

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por John Knox em Qui 03 Mar 2016, 5:02 am

RBARROS
Realmente, é difícil debater com quem tem certeza absoluta de que é portador da Verdade.
-
-
KNOX
Você se auto-refuta e bota a culpa em mim?
HAHAHAHAHAHAHAHA, já que você não se importa com o que é a verdade, o que há para ser debatido?
Vou procurar na sua postagem algo que reabilite sua capacidade de dialogar com outrem.
-
-
-
RBARROS
Eu dizer que não me importo se é ou não a verdade não quer dizer que eu não tenha um julgamento do que é verdadeiro ou não.
-
-
KNOX
Diga por quais critérios faz esse julgamento, e podemos voltar a conversar. Caso contrário, em tudo que você diz, já se auto-refutou, e eu não preciso responder.

John Knox
Pérola
Pérola

Mensagem por John Knox em Qui 03 Mar 2016, 5:31 am

CARTMAN
Ou seja, você NÃO leu o texto sobre O dragão na minha garagem...
-
-
KNOX
Não apareceu link nem nada, só o título.
-
-
CARTMAN
Segundo a lógica ocasionalista, eu posso afirmar com toda certeza, que o Ocultismo provém de Deus.
Consequentemente -tal prática- não é condenável.
-
-
KNOX
Segundo o próprio CARTMAN, CARTMAN não pode ter certeza sobre nada.
O que nos leva a fazer a seguinte pergunta:

SE CARTMAN JÁ ADMITIU QUE NÃO PODE TER CERTEZA DE NADA, PORQUE AGE COMO SE PUDESSE TER CERTEZA DE ALGO?

Mais um defunto auto-refutado que tenta levantar da tumba!

Esse é o destino de todos os não-cristãos, já que suas filosofias e religiões são todas irracionais.

CARTMAN, reabilite sua capacidade de conhecimento, justificando como podes saber algo, e voltaremos a conversar!

Mas a questão que suscitaste pode gerar dúvidas em alguns, portanto tratarei dela em forma de um novo tópico.

John Knox
Pérola
Pérola

Mensagem por John Knox em Qui 03 Mar 2016, 6:55 pm

Singela homenagem a CARTMAN

John Knox
Pérola
Pérola

Mensagem por rbarros em Qui 03 Mar 2016, 8:07 pm

John Knorr escreveu:Você se auto-refuta e bota a culpa em mim?
HAHAHAHAHAHAHAHA, já que você não se importa com o que é a verdade, o que há para ser debatido?
Vou procurar na sua postagem algo que reabilite sua capacidade de dialogar com outrem.

Você não entende o que lê (se é que lê) e depois sou eu que me auto-refuto?

cacilds!
John Knorr escreveu:Diga por quais critérios faz esse julgamento, e podemos voltar a conversar. Caso contrário, em tudo que você diz, já se auto-refutou, e eu não preciso responder.

Leituras, leituras e mais leituras. Só de Federação Espírita são cinco anos.

study jornal leia cafezinho

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por Cartman em Qui 03 Mar 2016, 9:53 pm

John Knox escreveu:Não apareceu link nem nada, só o título.

Mas é, um pamonheiro de primeira, mesmo!

Está em SPOILER (clique para ver).

Depois, eu é que sou burro... oh my

SE CARTMAN JÁ ADMITIU QUE NÃO PODE TER CERTEZA DE NADA, PORQUE AGE COMO SE PUDESSE TER CERTEZA DE ALGO?

Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.

Como pode ver, a própria Bíblia, me dá essa certeza! eba

KNOX

Como você pode saber que "lobos não falam"?

Eu não estou afirmando que lobos falam, mas quero saber como você pode saber que "lobos não falam".

Você conhece todos os lobos do mundo, de todos os tempos, de todos os lugares, do passado, presente e futuro, e sabe de tudo que todos os lobos fizeram em toda a vida deles continuamente do nascimento até a morte?

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por John Knox em Sex 04 Mar 2016, 10:03 am

KNOX
Diga por quais critérios faz esse julgamento, e podemos voltar a conversar. Caso contrário, em tudo que você diz, já se auto-refutou, e eu não preciso responder.

RBARROS
Leituras, leituras e mais leituras. Só de Federação Espírita são cinco anos.

KNOX
Essa é a sua resposta?
Leitura de quê? 
Porque aquilo que você leu é  a verdade?
Ah, esqueci, você disse que não se importa se é verdade ou não.
Você que disse.
Então, se não se importa se é verdade ou não, como faz algum julgamento? Não devia fazer nenhum!

AUTO-REFUTADO ETERNAMENTE.
-
-
-
-- - - ---
-
-
-
KNOX
CARTMAN
Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.
Como pode ver, a própria Bíblia, me dá essa certeza! CARTMAN
-
-
-
KNOX
SE CARTMAN ADMITIU QUE NÃO PODE TER CERTEZA DE NADA, 
CARTMAN NÃO PODE TER CERTEZA NEM DO QUE ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA!

John Knox
Pérola
Pérola

Mensagem por rbarros em Sex 04 Mar 2016, 7:39 pm

John Knox escreveu:Essa é a sua resposta?

Sim, pois para bom entendedor, meia-palavra basta!

Wink

John Knox escreveu:Leitura de quê?

Desde muito cedo venho correndo atrás da Verdade. Me considero um buscador.

Não me conformo com apenas uma fonte, vou atrás de muitas! Depois tiro minhas próprias conclusões.

Afinal, ninguém é o dono da Verdade.

Como diria Sócrates: A verdade não está com os homens, está entre os homens.

John Knox escreveu:Porque aquilo que você leu é a verdade?

Eu não disse que é a Verdade, tu o disseste. Mas em verdade te digo, aquilo tudo o que eu li é uma boa fração da Verdade.

John Knox escreveu:Ah, esqueci, você disse que não se importa se é verdade ou não.
Você que disse.

Sim, disse e repito: não me importa se é a Verdade - porque a Verdade não está com os homens; a Verdade está entre os homens - ou seja, cada um traz consigo uma fração da Verdade. Ninguém é-lhe proprietário...

Feliz do homem que reconhece que a Verdade tem muitas fontes.

John Knox escreveu:Então, se não se importa se é verdade ou não, como faz algum julgamento? Não devia fazer nenhum!

De novo esta pergunta? Vou ter que repetir o que já disse lá atrás?

oh my

John Knox escreveu:AUTO-REFUTADO ETERNAMENTE.

Esse é o seu grito de guerra?

Não te cansas?

esperando

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por Cartman em Sab 05 Mar 2016, 2:52 am

SE CARTMAN ADMITIU QUE NÃO PODE TER CERTEZA DE NADA, 
CARTMAN NÃO PODE TER CERTEZA NEM DO QUE ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA!

Pamonhas, pamonhas, pamonhas... Olha aí, olha aí, freguesia...

Você se considera o “Dono da Verdade”, no entanto, é incapaz de responder a certos questionamentos. eba

KNOX: Eu não faço essa alegação, portanto não preciso responder a esta pergunta.

Aliás, se a Bíblia é a “Dona da Verdade Absoluta”, então, por que não encontramos respostas para todas as perguntas, através da sua leitura?

O ocasionalismo escrituralista é a única teoria epistemológica racionalmente válida.

Ou seja: E é desse jeito, e é porque é mermo... Desse jeito, e é porque é!

japinha

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por John Knox em Sab 05 Mar 2016, 3:09 am

-
-
RBARROS
Não me conformo com apenas uma fonte, vou atrás de muitas! Depois tiro minhas próprias conclusões.
-
-
KNOX
Ainda assim não respondeu à pergunta.
Por qual critério decides qual fonte está certa e qual fonte está errada?
-
-
RBARROS
Eu não disse que é a Verdade, tu o disseste. Mas em verdade te digo, aquilo tudo o que eu li é uma boa fração da Verdade.
-
-
KNOX
Isso é ridículo, se não podes saber a Verdade, não podes saber também qual afirmação está mais perto ou mais longe da Verdade!!!!!!!!!!
Aliás, porque agora subitamente te importas com a Verdade?
Pois disseste que não se importa se o espiritismo é verdade ou não!
AUTO-REFUTADO ETERNAMENTE.
-
-
- - - - - - -
-
-
CARTMAN
Você se considera o “Dono da Verdade”, no entanto, é incapaz de responder a certos questionamentos.
-
-
KNOX
Não, a Verdade é que é minha dona.
Mas qual questionamento eu não respondi?
Será que não respondi porque não podia responder, ou porque fico perplexo com sua HIPOCRISIA de FINGIR que podes ter certeza de alguma coisa, quando TU MESMO disseste que NÃO PODES TER CERTEZA DE NADA?
Talvez se você fizer alguma pergunta com o devido respeito à Palavra de Deus e ao Deus da Palavra, eu me disponha a responder.
Mas tu não entendes ou finges não entender?
Se tu não podes ter certeza de nada, nem podes saber o sentido das palavras que usas para me fazer perguntas!!!!!!
Afinal, NADA É NADA. E tu mesmo admitiste que NADA é o que sabes e podes saber.

John Knox
Pérola
Pérola

Mensagem por Cartman em Sab 05 Mar 2016, 5:55 am

– Um dragão que cospe fogo pelas ventas vive na minha garagem. Suponhamos (estou sugerindo uma abordagem de terapia de grupo proposta pelo psicólogo Richard Franklin) que eu lhe faça seriamente essa afirmação. Com certeza você irá querer verificá-la, ver por si mesmo. São inumeráveis as histórias de dragões no decorrer dos séculos, mas não há evidências reais. Que oportunidade!

– Mostre-me – você diz. Eu o levo até a minha garagem. Você olha para dentro e vê uma escada de mão, latas de tinta vazias, um velho triciclo, mas nada de dragão.
– Onde está o dragão? – você pergunta.
– Oh, está ali – respondo, acenando vagamente. – Esqueci de lhe dizer que é um dragão invisível.

Você propõe espalhar farinha no chão da garagem para tornar visíveis as pegadas do dragão.
– Boa ideia – digo eu –, mas esse dragão flutua no ar.
Então você quer usar um sensor infravermelho para detectar o fogo invisível.
– Boa ideia, mas o fogo invisível é também desprovido de calor.
Você quer borrifar o dragão com tinta para torná-lo visível.
– Boa ideia, só que é um dragão incorpóreo e a tinta não vai aderir.
E assim por diante. Eu me oponho a todo teste físico que você propõe com uma explicação especial de por que não vai funcionar.

Ora, qual é a diferença entre um dragão invisível, incorpóreo, flutuante, que cospe fogo atérmico, e um dragão inexistente? Se não há como refutar a minha afirmação, se nenhum experimento concebível vale contra ela, o que significa dizer que o meu dragão existe?

A sua incapacidade de invalidar a minha hipótese não é absolutamente a mesma coisa que provar a veracidade dela. Alegações que não podem ser testadas, afirmações imunes a refutações não possuem caráter verídico, seja qual for o valor que possam ter por nos inspirar ou estimular nosso sentimento de admiração.

A única coisa que você realmente descobriu com a minha insistência de que há um dragão na minha garagem é que algo estranho está se passando na minha mente. Você se perguntaria, já que nenhum teste físico se aplica, o que me fez acreditar nisso?

Qual a sua opinião sobre o texto acima?

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por gusto em Sab 05 Mar 2016, 2:41 pm

1 Coríntios 1:19 Pois está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes” [2].    

Esta é a minha opinião sobre o texto acima.

gusto
Antares
Antares

Número de Mensagens : 10527

Mensagem por Cartman em Dom 06 Mar 2016, 12:19 am

Mas, é óbvio... afinal, D'us gosta mais dos borricos.

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por John Knox em Dom 06 Mar 2016, 12:57 am

CARTMAN
Ora, qual é a diferença entre um dragão invisível, incorpóreo, flutuante, que cospe fogo atérmico, e um dragão inexistente?
-
-
KNOX
Se o primeiro existir, a diferença da existência.
-
-
CARTMAN
Se não há como refutar a minha afirmação, se nenhum experimento concebível vale contra ela, o que significa dizer que o meu dragão existe?
-
-
KNOX
Dizer “o meu dragão existe” significa “o meu dragão existe”. Ele pode existir independente da capacidade de se refutá-lo, ou não haver experimento concebível contra essa existência.
-
-
CARTMAN
A sua incapacidade de invalidar a minha hipótese não é absolutamente a mesma coisa que provar a veracidade dela.
-
-
KNOX
Com certeza.
-
-
CARTMAN
Alegações que não podem ser testadas, afirmações imunes a refutações não possuem caráter verídico, seja qual for o valor que possam ter por nos inspirar ou estimular nosso sentimento de admiração.
-
-
KNOX
Por que não possuem caráter verídico?
Só possui caráter verídico o que pode ser refutado?
Mas como essa relação é estabelecida?
Isso é falácia de apelo à ignorância:
“Não sei como isto poderia ser refutado, portanto isto é falso”.
A sua ignorância é que apaga as coisas da existência? HAHAHHAHAAHAHA, então universo deve estar bem vazio...
No exemplo que deste, devias perguntar:
COMO VOCÊ SABE QUE EXISTE UM DRAGÃO INVISÍVEL NA SUA GARAGEM?
Depois que a pessoa informar a fonte desse conhecimento, procurar saber de que maneira tal fonte poderia ser refutada, e então você tem a resposta que querias, de como testar a verdade da existência do dragão invisível.
-
-
CARTMAN
A única coisa que você realmente descobriu com a minha insistência de que há um dragão na minha garagem é que algo estranho está se passando na minha mente.
-
-
KNOX
Não, eu não descobri nada sobre a sua mente.
-
-
CARTMAN
Você se perguntaria, já que nenhum teste físico se aplica, o que me fez acreditar nisso?
-
-
KNOX
Sim, e como eu disse, após a resposta que tu desses, eu deveria formular um teste para a verdade da sua fonte.

John Knox
Pérola
Pérola

Mensagem por Cartman em Dom 06 Mar 2016, 1:58 am

John Knox escreveu:Dizer “o meu dragão existe” significa “o meu dragão existe”. Ele pode existir independente da capacidade de se refutá-lo, ou não haver experimento concebível contra essa existência.

Prove! hummmm...

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por gusto em Dom 06 Mar 2016, 9:15 pm

Cartman escreveu:Mas, é óbvio... afinal, D'us gosta mais dos borricos.

Claro que sim, pois ainda não te castigou... :risadinha:

gusto
Antares
Antares

Mensagem por gusto em Dom 06 Mar 2016, 9:17 pm

Cartman escreveu:
John Knox escreveu:Dizer “o meu dragão existe” significa “o meu dragão existe”. Ele pode existir independente da capacidade de se refutá-lo, ou não haver experimento concebível contra essa existência.

Prove! hummmm...
O rapazinho vai só pelo que vê, e nós pelo que não vemos.

O mundo espiritual não é visto pelos escarnecedores, pois a eles Deus não se revela.

gusto
Antares
Antares

Mensagem por gusto em Dom 06 Mar 2016, 10:01 pm

Mateus 13:15Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.    
Mateus 13:16Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.    

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:53 pm

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: