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Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

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Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por Forista Exegese em Sex 04 Mar 2016, 2:57 pm

KNOX
Como isso torna a interpretação de Orígenes o prumo para a interpretação de Mt 16?
.


Não foi o prumo, achou-se ela em uma consideração favorável de ser um prumo. O que está sendo exposto:
.
1) Orígenes dá testemunho de que a Assembleia, não a edificação espiritual, está firmada em Pedro, a partir de Jesus, e isto, está relatado em História Eclesiástica, em IV, por Eusébio.
.
2) Em Siríaco, não temos dúvidas, como já visto.
.

3) A frase está em Mateus 16:18, qual a interpretação? Orígenes está certo?  Eusébio colheu certo o testemunho?
.
4) Descobre-se as Homilias de Orígenes em 2012, onde consta a construção da frase Grega, logo, Origens sabia muito bem o que significava Mateus 16:18.
.

KNOXSE FOSSE VERDADE QUE PEDRO EXERCE O PRIMADO PERPÉTUO, COMO ELE EXERCERIA ESSE PRIMADO HOJE, JÁ QUE MORREU A MUITO TEMPO?

Este assunto pertence a jurisdição do direito canônico da Santa Sé e eu, não sou a pessoa capacitada para te instruir a respeito.

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Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por John Knox em Sab 05 Mar 2016, 3:00 am

KNOX
SE FOSSE VERDADE QUE PEDRO EXERCE O PRIMADO PERPÉTUO, COMO ELE EXERCERIA ESSE PRIMADO HOJE, JÁ QUE MORREU A MUITO TEMPO?



FORISTA
Este assunto pertence a jurisdição do direito canônico da Santa Sé e eu, não sou a pessoa capacitada para te instruir a respeito.




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KNOX
Falei que você ia fugir...



HAHAHAHAHAAH!


Tchau, então.


HAHAHAHAHAHAHAAHHAHA!

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Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por jonatascastro12 em Ter 08 Mar 2016, 9:07 am

"Ainda que Jesus tivesse falado em aramaico, o original grego inspirado traz as distinções."

Toda Palavra de Deus é divinamente inspirada!!! Se chegou até nós depois de tantos anos, existe um poder sobrenatural nisso!

Você sabia que a força do período devocional com Deus reside no princípio de estar a sós com Deus. Isto não só nos ajuda a cultivar a intimidade com o Senhor, como também é um mandamento de Cristo.
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Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por Rafaelo em Sex 11 Mar 2016, 3:42 pm

Forista Exegese escreveu:.
Sem querer ofender a sua pessoa, seu texto é de uma grandiosa prolixidade (como de sempre, recheados de ataques heréticos). Atenha-se aos argumentos do artigo, quer refutando-os, ora complementando-os, caso não queira ser desprezado novamente neste tópico, ou pelo menos se tiver hombridade, favor não entupir com o desnecessário.
Claro vc não tem capacidade para responder com biblia as coisas como eu fiz kkkk


Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
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Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por Forista Exegese em Sab 12 Mar 2016, 10:48 am

Rafaelo escreveu:
Forista Exegese escreveu:.
Sem querer ofender a sua pessoa, seu texto é de uma grandiosa prolixidade (como de sempre, recheados de ataques heréticos). Atenha-se aos argumentos do artigo, quer refutando-os, ora complementando-os, caso não queira ser desprezado novamente neste tópico, ou pelo menos se tiver hombridade, favor não entupir com o desnecessário.
Claro vc não tem capacidade para responder com biblia as coisas como eu fiz kkkk


Não é questão de capacidade, pois já fizeram e pensei erroneamente que o colega buscasse a Verdade.

Link da refutação em  http://textuploader.com/5nshk

Código:
50 PROVAS DO NOVO TESTAMENTO ATESTANDO O PAPADO E O PRIMADO DE SÃO PEDRO
por: Dave Armstrong
fonte: Site "Mirror of Truth"
tradução: Carlos Martins Nabeto

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Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por Rafaelo em Sab 12 Mar 2016, 11:23 am

o filho quero biblia..traz biblia aqui prova nela...eu mandei biblia se for capaz faz o mesmo kkkk


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Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por Forista Exegese em Sab 12 Mar 2016, 12:11 pm

O colega está sendo romântico de novo, o link do artigo refuta complementarmente o seu extenso texto postado (até desnecessário), pois poderia ter escolhido o argumento mais convincente dele e ter postado em separado para provar a sua visão. Ainda há tempo.

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Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por Rafaelo em Sab 12 Mar 2016, 1:22 pm

Forista Exegese escreveu:O colega está sendo romântico de novo, o link do artigo refuta complementarmente o seu extenso texto postado (até desnecessário), pois poderia ter escolhido o argumento mais convincente dele e ter postado em separado para provar a sua visão. Ainda há tempo.
então posta o versiculo na biblia que fala isso que faço questão DE DESMENTIR VC eu não consegui ver o link que vc mandou...então quero biblia se for capaz eu desminto vc e provo sua mentira com biblia e documentos oficiais....ok


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Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por Forista Exegese em Sab 12 Mar 2016, 1:28 pm

Código:
50 PROVAS DO NOVO TESTAMENTO ATESTANDO O PAPADO E O PRIMADO DE SÃO PEDRO
por: Dave Armstrong
fonte: Site "Mirror of Truth"
tradução: Carlos Martins Nabeto

A doutrina católica do Papado está baseada na Bíblia e é derivada da evidente primazia de São Pedro entre os Apóstolos de Cristo. Como todas as doutrinas cristãs, esta também experimentou um desenvolvimento através dos séculos, mas não perdeu seus componentes essenciais que já existiam na liderança e prerrogativas de São Pedro. Tudo isto foi dado a ele pelo próprioo Senhor Jesus Cristo, como reconheceram seus contemporâneos e foi aceito pela Igreja primitiva. Os dados bíblicos petrinos são evidentes e convincentes pela virtude de seu peso cumulativo. Tal peso é especialmente claro conforme vemos nos comentários bíblicos; seguem-se, assim, as evidências da Sagrada Escritura:

1. Mt 16,18: "Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela".
A pedra ("petra", em grego) aqui se refere ao próprio São Pedro e não à sua fé ou a Jesus Cristo. Cristo aparece aqui não como o fundamento, mas como o arquiteto que "edifica". A Igreja é edificada não sobre confissões, mas sobre confessores - homens vivos (v., p.ex., 1Pd 2,5). Hoje, o consenso comum da grande maioria dos pesquisadores e comentaristas bíblicos favorece esta dedução católica tradicional. Aqui diz-se que São Pedro é a pedra-fundamental da Igreja, tornando-o cabeça e chefe da família de Deus (isto é, a semente da doutrina do papado). Além disso, "pedra" expressa uma metáfora aplicada a ele por Cristo em um sentido análogo ao do Messias sofredor e desprezado (1Pd 2,4-8; cf. Mt 21,42). Sem um fundamento sólido qualquer casa desaba. São Pedro é o fundamento, mas não o fundador da Igreja; é o administrador, mas não o Senhor da Igreja. O Bom Pastor (Jo 10,11) nos dá outros bons pastores (Ef 4,11).

2. Mt 16,19: "Eu te darei as chaves do Reino dos Céus..."
O "poder das chaves" expressa a autoridade administrativa e disciplina eclesiástica com relação às necessidades da fé, como em Is 22,22 (cf. Is 9,6; Jó 12,14; Ap 3,7). É deste poder que surge o uso de censuras, excomunhão, absolvição, disciplina batismal, imposição de penas e poderes legislativos. No Antigo Testamento, o comissário ou primeiro-ministro era aquele homem que estava acima da assembléia (Gn 41,40; 43,19; 44,4; 1Rs 4,6; 16,9; 18,3; 2Rs 10,5; 15,5; 18,18; Is 22,15.20-21).

3. Mt 16,19: "...e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado no céu".
"Ligar" e "desligar" são termos técnicos usados pelos rabinos e que têm o significado de "permitir" e "proibir" com relação à interpretação da lei e, secundariamente, "condenar", "desproibir" ou "liberar". Assim, a São Pedro e aos papas é dada a autoridade para determinar as regras de doutrina e vida, por virtude da revelação e orientado pelo Espírito Santo (Jo 16,13), e para exigir obediência por parte da Igreja. "Ligar" e "desligar" representam os poderes legislativo e judicial do papa e dos bispos (Mt 18,17-18; Jo 20,23). Porém, São Pedro foi o único apóstolo que recebeu nominal e singularmente estes poderes, tornando-o preeminente.

4. O nome de Pedro aparece em primeiro lugar em todas as listas que enumeram os apóstolos (Mt 10,2; Mc 3,16; Lc 6,14; At 1,13). Mateus até o chama de "o primeiro" (Mt 10,2). Já Judas Iscariotes é invariavelmente mencionado por último.

5. Pedro é quase sempre mencionado em primeiro, mesmo quando aparece ao lado de outros. A (única) exceção está em Gl 2,9, onde ele ("Cefas") é listado após Tiago e João, mas, mesmo assim, o contexto coloca-o em preeminência (ex.: Gl 1,18-19; 2,7-8).

6. Pedro é o único entre os Apóstolos que recebe um novo nome, Pedra, solenemente conferido (Jo 1,42; Mt 16,18).

7. Da mesma forma, Pedro é estimado por Jesus como o Pastor chefe, logo após Ele (Jo 21,15-17), de forma especial pelo nome, e sobre a Igreja universal, apesar dos demais apóstolos terem uma função similar mas subordinada (At 20,28; 1Pd 5,2).

8. Pedro é o único apóstolo mencionado pelo nome quando Jesus Cristo orou para que "a sua fé (=Pedro) não desfalecesse" (Lc 22,32).

9. Pedro é o único apóstolo a ser exortado por Jesus para que "confirmasse os seus irmãos" (Lc 22,32).

10. Pedro foi o primeiro a confessar a divindade de Cristo (Mt 16,16).

11. Apenas de Pedro diz-se que recebeu conhecimento divino através de uma revelação especial (Mt 16,17).

12. Pedro é respeitado pelos judeus (At 4,1-13) como líder e porta-voz dos cristãos.

13. Pedro é respeitado pelas pessoas comuns da mesma maneira (At 2,37-41; 5,15).

14. Jesus Cristo associa-se a Pedro no milagre da obtenção de dinheiro para o pagamento do tributo (Mt 17,24-27).

15. Cristo ensina as multidões de cima do barco de Pedro e o milagre que se segue, apanhando peixes no lago de Genesaré (Lc 5,1-11), podem ser interpretados como um metáfora do papa como "pescador de homens" (cf. Mt 4,19).

16. Pedro foi o primeiro apóstolo a correr e entrar no túmulo vazio de Jesus (Lc 24,12; Jo 20,6).

17. Pedro é rfeconhecido pelo anjo como o líder e representante dos apóstolos (Mc 16,7).

18. Pedro lidera a pescaria dos apóstolos (Jo 21,2-3.11). O "barco" de Pedro tem sido respeitado pelos católicos como uma figura da Igreja, com Pedro no leme.

19. Apenas Pedro se lança e anda sobre o mar para encontrar Jesus (Jo 21,7).

20. As palavras de Pedro são as primeiras a serem registradas, bem como são as mais importantes, no discurso anterior ao Pentecostes (At 1,15-22).

21. Pedro toma a liderança na escolha do substituto para o lugar de Judas Iscariotes (At 1,22).

22. Pedro é a primeira pessoa a falar (e a única a ser registrada) após ao Pentecostes, tendo sido ele, portanto, o primeiro cristão a "pregar o Evangelho" na Era da Igreja (At 2,14-36).

23. Pedro realiza o primeiro milagre da Era da Igreja, curando um aleijado (At 3,6-12).

24. Pedro lança a primeira excomunhão (anátema sobre Ananias e Safira) enfaticamente confirmada por Deus (At 5,2-11)!

25. Até a sombra de Pedro realiza milagres (At 5,15).

26. Pedro é a primeira pessoa após Cristo a ressuscitar um morto (At 9,40).

27. Cornélio é orientado por um anjo a procurar Pedro para ser instruído no cristianismo (At 10,1-6).

28. Pedro é o primeiro a receber os gentios após receber uma revelação de Deus (At 10,9-48).

29. Pedro instrui os outros apóstolos sobre a catolicidade (universalidade) da Igreja (At 11,5-17).

30. Pedro é o objeto da primeira mediação divina na Era da Igreja (um anjo o liberta da prisão - At 12,1-17).

31. Toda a Igreja (fortemente indicado) oferece "fervorosa oração" para Pedro enquanto se encontra preso (At 12,5).

32. Pedro preside e abre o primeiro Concílio da Cristandade, e estabelece princípios que serão posteriormente aceitos (At 15,7-11).

33. Paulo distingüe as aparições do Senhor (após sua ressurreição) a Pedro daquelas que se manifestaram aos demais apóstolos (1Cor 15,4-8). Os dois discípulos no caminho de Emaús fazem a mesma distinção (Lc 24,34), nesse momento mencionando apenas Pedro ("Simão") , ainda tendo eles mesmos visto a Jesus ressuscitado momentos antes (Lc 24,31-32).

34. Muitas vezes Pedro é distinto dos demais apóstolos (Mc 1,36; Lc 9,28.32; At. 2,37; 5,29; 1Cor 9,5).

35. Pedro é sempre o porta-voz dos demais apóstolos, especialmente durante os momentos decisivos (Mc 8,29; Mt 18,21; Lc 9,5; 12,41; Jo 6,67ss).

36. O nome de Pedro é sempre listado em primeiro no "círculo íntimo" dos discípulos (Pedro, Tiago e João - Mt 17,1; 26,37.40; Mc 5,37; 14,37).

37. Pedro é muitas vezes a figura central em relação a Jesus, nas cenas dramáticas tal como o fato de andar sobre a água (Mt 14,28-32; Lc 5,1ss; Mc 10,28; Mt 17,24ss).

38. Pedro é o primeiro a reconhecer e refutar a heresia de Simão Mago (At 8,14-24).

39. O nome de Pedro é mencionado muitas mais vezes do que os nomes dos demais discípulos em conjunto: 191 vezes (162 como Pedro ou Simão Pedro; 23 como Simão; e 6 como Cefas). Em freqüência, João aparece em segundo lugar com apenas 48 menções, sendo que Pedro está presente em 50% das vezes em que encontramos o nome de João na Bíblia! [...] Todos os demais discípulos em conjunto são mencionados 130 vezes. [...]

40. A proclamação de Pedro no dia de Pentecostes (At 2,14-41) contém uma interpretação autoritária da Escritura, além de uma decisão doutrinária e um decreto disciplinar a respeito dos membros da "Casa de Israel" (At 2,36) - um exemplo de "ligar e desligar".

41. Pedro foi o primeiro carismático, tendo julgado com autoridade e reconhecendo o dom de línguas como genuíno (At 2,14-21).

42. Pedro foi o primeiro a pregar o arrependimento cristão e o batismo (At 2,38).

43. Pedro (presumivelmente) tomou a liderança no primeiro batismo em massa (At 2,41).

44. Pedro comandou o batismo dos primeiros cristãos gentios (At 10,44-48).

45. Pedro foi o primeiro missionário itinerante e foi o primeiro a exercitar o que chamamos hoje de "visita às igrejas" (At 9,32-38.43). Paulo pregou em Damasco imediatamente após sua conversão (At 9,20), mas não foi para esse lugar com tal objetivo (Deus alterou seus planos). Sua jornada missionária inicia-se em At 13,2.

46. Paulo foi para Jerusalém especificamente para ver Pedro durante 15 dias, no início de seu ministério (Gl 1,18); e foi encarregado por Pedro, Tiago e João (Gl 2,9) a pregar para os gentios.

47. Pedro age (fortemente indicado) como o bispo/pastor chefe da Igreja (1Pd 5,1), exortando todos os outros bispos ou "anciãos".

48. Pedro interpreta profecia (v. 2Pd 1,16-21).

49. Pedro corrige aqueles que distorcem os escritos de Paulo (2Pd 3,15-16).

50. Pedro escreve sua primeira epístola a partir de Roma, conforme atesta a maioria dos estudiosos, como bispo dessa cidade e como bispo universal (ou papa) da Igreja primitiva. "Babilônia" (1Pd 5,13) é codinome para Roma.

Conclusão: seria impossível acreditar que Deus daria a São Pedro tamanha preeminência na Bíblia se isso não fosse significativo e importante para a história posterior da Igreja, em especial, para o governo da Igreja. O papado é a realização mais completa e plausível a esse respeito. E disso nós temos a certeza...

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Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por Rafaelo em Sab 12 Mar 2016, 1:46 pm

isso eu te respondi a mais tempo sobre Mateus 16..Atos..joão I pedro kkk...Ai não tem base nenhuma para pedro ser lider até pq Todos era iguais onde II pedro ele coloca o nome de papa? e vc é muito fraco em argumentos...Será que vou ter que postar de novo tudo que ja falei e vc não foi capaz de falar....Lá esta eu desmentindo estes argumentos todos da qual a propria igreja catolica não reconhece Pedro e postei isso kkk mas o irmão ate hoje não foi capaz de falar nada a respeito será pq??????????????????


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Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por Rafaelo em Sab 12 Mar 2016, 1:49 pm

1. De acordo com o próprio apóstolo Pedro, quem é a Pedra ou líder (cabeça) da Igreja? (ver Atos 4:8-12; 1 Pedro 2:4-8).

2. O que Paulo diz sobre o “fundamento da Igreja”? (1 Coríntios 3:11).

3. Discussão dos discípulos de Jesus (Mateus 18:1; Marcos 9:33-35; Lucas 22:24-26). Obs.: Essa discussão se deu após o suposto “primado” de Pedro. Se Cristo houvesse estabelecido Pedro como o “chefe”, os discípulos não teriam discutido sobre quem era o maior.

4. Paulo repreende a Pedro (Gálatas 2:11-16). Obs.: Segundo a concepção católica, o papa é infalível em matéria de fé e, portanto, seria um tanto estranho Paulo repreender ao “líder infalível”.

5. Quem cuidava da Igreja não era apenas Pedro (Atos 6:2; 14:22-25; 15:13,19; 12:17; 21:18; 1 Coríntios 15:7; Gálatas 2:9; Efésios 2:20; Apocalipse 21:14).


6. Em termos espirituais, é errado chamar alguém de pai (papa) (Mateus 23:9).

7. A Bíblia não autoriza que se ajoelhe diante de homens (Atos 10:25-26). Obs.: Também considera blasfêmia homens perdoarem pecados (ver Mateus 9:2-3; Marcos 2:7). Não se deve zombar de Deus fazendo o que Ele não permite (Gálatas 6:7; Apocalipse 19:10).

8. Pedro não possuía ouro nem prata, ao contrário do que se vê hoje no

1- Não será permitido:

v- Colagens com mais de 20 linhas em tela cheia. Na abertura de um tópico será permitida a colagem de até 5 parágrafos, desde que o total de linhas em tela cheia não ultrapasse o número de 60. Para textos extensos indicar o link correspondente. Estes textos poderão ser removidos.



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Última edição por Rafaelo em Sab 12 Mar 2016, 1:58 pm, editado 1 vez(es)


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Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por Rafaelo em Sab 12 Mar 2016, 1:50 pm

Pode errar o papa ao ensinar a Igreja ?
Opapa não pode errar; quer dizer, é infalível nas definições que dizem respeito àfée aos costumes (“Terceiro Catecismo de Doutrina Cristã”, Editora Vera Cruz Ltda., 1 edição, agosto de 1976; p. 45, resposta à pergunta 196).

Todo o homem é falível (Romanos 3.3-4; Mateus 23.9-11) o único infalível é Jesus, cujas palavras não passarão (Mateus 24.35).

A expressão sobre esta pedra relaciona-se com a resposta de Pedro, Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo. E sobre Cristo que a Igreja foi edificada, e não sobre Pedro. Jesus afirmou que Ele mesmo era a Pedra (Mt 21.42). Essa afirmação é uma interpretação veraz do Salmo 118.22-24. O próprio Pedro identifica Jesus como a Pedra (At 4.11-12; 1 Pe 2.4-6). Se Pedro foi papa durante 25 anos, então existe algo errado, já que esse apóstolo foi martiri- zado no reinado de Nero, por volta de 67 ou 68 a.D. Subtraindo desta data 25 anos, retrocederemos ao ano 42 ou 43 a.D. Nessa época não havia ocorrido ainda o Concilio de Jerusalém (At 15), que se deu mais ou menos no ano 48 a.D., ou um pouco depois. Pedro participou do Concilio, mas foiTiago quem o realizou e presidiu (At 15.13-19). Em 58 a.D., Paulo escreveu a epístola aos Romanos. E no capítulo 16 mandou saudação para muita gente em Roma, mas Pedro sequer é mencionado. Por outro lado, Paulo chegou a Roma no ano 62 a.D. e foi visitado por muitos irmãos (At 28.30-31). Todavia, nesse período, não há nenhuma menção a Pedro ou a algum papa. O apóstolo Paulo escreveu quatro cartas de Roma: Efésios, Colossenses e Filemom (62 a.D.) e Filipenses (entre 67 a 68). Pedro não é mencionado em nenhuma delas. Novamente, não se tem notícia desse suposto papa. Assim, não existe fundamento bíblico nem subsídio histórico para consubstanciar a figura do papa. Ainda sobre o poder concedido a Pedro, estaria Jesus outorgando autoridade para que outras pessoas a exercessem de forma singular como outra cabeça da Igreja? Devemos considerar o texto em estudo e seu contexto em relação


Última edição por Rafaelo em Sab 12 Mar 2016, 1:55 pm, editado 1 vez(es)


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Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por Rafaelo em Sab 12 Mar 2016, 1:54 pm

A expressão “sobre esta pedra" está relacionada à resposta de Pedro, que disse: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”. É sobre Cristo que a Igreja foi edificada e não sobre Pedro. Jesus afirmou que Ele próprio era a pedra (Mt 21.42). A afirmação de Jesus é uma interpretação veraz do Salmo 118.22. O próprio Pedro identifica Jesus como sendo a pedra (At 4.11,12; 1 Pe 2.4-6). Se Pedro foi papa durante vinte e cinco anos, então existe algo errado, já que o apóstolo foi martirizado no reinado de Nero, entre os anos 67 e 68 a.D. Subtraindo desta data vinte e cinco anos, retrocederemos ao ano 42 ou 43 a.D. Nessa época, não havia sido realizado ainda o Concílio de Jerusalém (At 15), que ocorreu por volta do ano 48 a.D, ou um pouco depois. Pedro participou do Concilio, mas foi Tiago quem o realizou e presidiu (At 15.13.19).
O apóstolo Paulo escreveu sua epístola aos romanos no ano 58 a.D. e, no capítulo 16, mandou saudação para muita gente em Roma, mas Pedro sequer é mencionado. Por outro lado, Paulo chegou a Roma no ano 62 a.D e foi visitado por muitos irmãos (At 28.30.31). E também nesse período não há nenhuma menção a Pedro ou a algum papa. O apóstolo Paulo escreveu quatro cartas de Roma: Efésios, Colossenses e Filemon (62 a.D.) e Filipen- ses (entre os anos 67 e 68a.D ). Todavia. Pedro náo é mencionado em nenhuma delas e. novamente, náo se tem notícia do suposto pontificado de Pedro.
Devemos, ainda, considerar o texto em estudo e seu contexto: 1) Enquanto Pedro é mencionado na segunda pessoa (tu), a expressão “esta pedra" está na terceira pessoa. 2) Pedro ípetros) é um substantivo masculino, enquanto pedra (petrn), um feminino singular. Conseqüentemente, estas palavras náo têm a mesma referência. Ainda que Jesus tivesse falado em aramaico, o original grego inspirado traz as distinções. O interessante é que até as próprias autoridades teológicas católicas concordam que a referência bíblica em estudo não está relacionada a Pedro. O destaque aqui é para João Crisóstomo e Agostinho.

1- Não será permitido:

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Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por Rafaelo em Sab 12 Mar 2016, 1:56 pm

1. Enquanto Pedro é mencionado na segunda pessoa (tu), a expressão esta pedra está na terceira pessoa.
2. Pedro (petros) é um substantivo masculino, enquanto pedra (petra) é um feminino singular. Conseqüentemente, essas palavras não têm a mesma referência. Ainda que Jesus tivesse falado em aramaico, o original grego inspirado traz as distinções.
3. A mesma autoridade concedida a Pedro por Jesus estende-se também a todos os apóstolos em Mateus 18.18.
4. Pedro não era representante dos demais apóstolos. Em Mateus 16.23 encontramos Pedro sendo repreendido por Cristo à parte dos apóstolos. Os demais apóstolos, por sua vez, também foram exortados por Jesus na mesma ocasião. Se Pedro tivesse de fato primazia sobre seus companheiros de ministério, Jesus não o teria repreendido longe deles (w 22-23).
5. O impressionante é que até mesmo certas autoridades católicas estão de acordo que a referência estudada não diz respeito a Pedro, o destaque aqui para João Crisóstomo e Agostinho. Escreveram: Nesta pedra, então, disse Ele, a qual tu confessaste. Eu construirei minha Igreja. Esta Pedra é Cristo; e nestafundação o próprio Pedro construiu (“Agostinho - Comentário sobre o Evangelho de João”).
Se considerarmos o fato de que Pedro é uma pedra não - angular, assim como alguns não-católicos acreditam, chegamos à conclusão de que ele não era a única pedra na fundação da Igreja. E notável que Jesus deu a todos os apóstolos o mesmo poder para ligar e desligar (Mt 18.18). Essa autoridade era comum aos rabinos, que tinham o privilégio para darpermissão & proibir. Não se tratava de uma porção de poder concedido somente a Pedro, mas também


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Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por Rafaelo em Sab 12 Mar 2016, 1:56 pm

à Igreja, pela qual proclamamos o Evangelho, o perdão de Deus e seu julgamento aos impenitentes. Em Efésios 2.20 encontramos que a Igreja fora constituída sob a fundação dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a pedra angular. Assim, todos os apóstolos, e não somente Pedro, são a fundação da Igreja. Contudo, o único que tem preeminência sem igual é Cristo, a pedra angular. O próprio Pedro referiu-se ao Senhor Jesus como o fundamento da Igreja (1 Pe 2.7). Os demais crentes, portanto, são as pedras vivas (v 5) nessa edificação. Não há nenhuma indicação de que a Pedro fosse determinado, acima dos demais apóstolos, um lugar de proeminência na fundação da Igreja. O papel de Pedro, no Novo Testamento, está longe da reivindicação católica romana de que ele tinha e era autoridade sobre seus companheiros. Embora o encontremos como orador principal no dia de Pentecostes, sua atuação no restante do livro de Atos é escassa, sendo ele considerado como um dos apóstolos. De forma muito clara, Paulo falou o seguinte: em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos (2 Co 12.11). Será que uma leitura mais cuidadosa da carta aos Gálatas fará com que aceitemos que algum apóstolo foi superior a Paulo? Creio que não. Pois Paulo reivindicou para si uma revelação independente dos demais apóstolos (G11.12; 2.2), reconheceu que seu chamado era semelhante ao ministério de Pedro (G12.8), a ponto de usar de sua autoridade para repreender a Pedro (G12.11-14). O fato de Pedro e João serem enviados pelos demais apóstolos a uma missão especial em Samaria demonstra que Pedro não tinha uma posição superior entre eles (At 8.4-13). Se Pedro era superior aos demais, por que é dispensada ao ministério de Paulo uma atenção maior, fato constatado nos capítulos 13-28? No primeiro concilio realizado em Jerusalém (At 15) a decisão final não partiu de Pedro, mas, sim, dos apóstolos e dos anciãos. Além disso, foi Tiago, e não Pedro, que presidiu o conselho (At 15.13). Em momento algum, já que era superior aos demais apóstolos, Pedro reivindicou ser pastor das igrejas, antes exortou os presbíteros para que cuidassem do rebanho de Deus (1 Pe 5.1-2). Embora reconhecesse ser um apóstolo (1 Pe 1.1), ele não se intitulou o apóstolo, ou chefe dos apóstolos. Sabia que
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Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por Rafaelo em Sab 12 Mar 2016, 1:58 pm

13. Em Mateus 18:15-18, fica claro que o poder de “ligar e desligar” é da Igreja e não de alguém em especial. Aqui Jesus usa a expressão “ligardes” e “desligardes” no plural. A “chave”, como se nota em Lucas 11:52, é a própria Bíblia, pois ela pode nos garantir a entrada no Céu (leia João 5:39).

14. Então, quem é a verdadeira Pedra? (Efésios 2:19-22; Colossenses 1:18). Obs.: Como já indiquei acima, no grego, língua em que foi escrito o Novo Testamento, a palavra “pedra” tem duas grafias no texto: “...tu és petrus e sobre esta petra edificarei Minha Igreja.” Petrus significa pedra pequena, pedaço; e petra, Rocha. Cristo não poderia edificar a Igreja sobre algo tão inseguro quanto uma petrus. Por isso a Petra, a Rocha que é Cristo, é o único fundamento e “ninguém pode pôr outro” (1 Coríntios 3:11).

15. A “infalibilidade” do papa foi criada em 1870 pelo Concílio do Vaticano. Mas foi Leão I que deu ênfase ao primado de Pedro entre os apóstolos, ensinando que o que Pedro possuíra havia passado aos sucessores. Em 445, Leão I conseguiu que o Imperador do Ocidente, Valentiniano III, promulgasse um edito ordenando a todos que obedecessem ao Bispo de Roma – o papa – como portador que era do “primado” de Pedro. Entretanto, os autores católicos dos primeiros quatro

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Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por Forista Exegese em Sab 12 Mar 2016, 2:52 pm

A repetição da prolixidade e da sua argumentação ad hominem mostram a sua capacidade de estar entendendo o escrito bíblico, antes de tudo, o colega precisa de humildade para checar o que prega, vejamos:

Rafaelo escreveu:1. De acordo com o próprio apóstolo Pedro, quem é a Pedra ou líder (cabeça) da Igreja? (ver Atos 4:8-12; 1 Pedro 2:4-8).




Em Atos 4:11 e em 1 Pedro 2:4-8 nós temos vocábulo λιθος “pedra”, este não é o mesmo usado em Mateus 16:18 para o Apóstolo Pedro, o qual é πέτρᾳ “massa rochosa”, além disso, o colega confunde a ἐκκλησίαν “Assembleia” de Mateus 16:18  com a frase “... οικοδομεισθε estão sendo edificados οικος casa πνευματικος espiritual...” em 1 Pedro 2:5. A Assembleia sobre Pedro, a partir de Jesus, tem caráter físico, joio e trigo, enquanto a casa espiritual é imaculada.

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Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por Forista Exegese em Sab 12 Mar 2016, 2:58 pm

Rafaelo escreveu:2. O que Paulo diz sobre o “fundamento da Igreja”? (1 Coríntios 3:11).

κἀγὼ Eu δέ porém σοι a ti λέγω estou dizendo ὅτι que σὺ tu εἶ estas sendo Πέτρος Pedro, καὶ e ἐπὶ em cima de ταύτῃ para esta τῇ a πέτρᾳ massa rochosa οἰκοδομήσω construirei μου de mim τὴν a ἐκκλησίαν assembleia καὶ e πύλαι portas  ᾅδου de hades οὐ não κατισχύσουσιν exerceram força abaixo αὐτῆς dela.  Mateus 16:18

O texto grego de Mateus 16:18 deixa claro que Jesus é o θεμελιον "fundamento" da Assembleia, "...construirei de mim"  e não "...de Pedro". Apóstolo Pedro é o alicerce rochoso sobre Jesus e a partir dele (Pedro), é construida o restante da Assembleia.

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Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por Rafaelo em Sab 12 Mar 2016, 3:01 pm

Forista Exegese escreveu:
Rafaelo escreveu:2. O que Paulo diz sobre o “fundamento da Igreja”? (1 Coríntios 3:11).

κἀγὼ Eu δέ porém σοι a ti λέγω estou dizendo ὅτι que σὺ tu εἶ estas sendo Πέτρος Pedro, καὶ e ἐπὶ em cima de ταύτῃ para esta τῇ a πέτρᾳ massa rochosa οἰκοδομήσω construirei μου de mim τὴν a ἐκκλησίαν assembleia καὶ e πύλαι portas  ᾅδου de hades οὐ não κατισχύσουσιν exerceram força abaixo αὐτῆς dela.  Mateus 16:18

O texto grego de Mateus 16:18 deixa claro que Jesus é o θεμελιον "fundamento" da Assembleia, "...construirei de mim"  e não "...de Pedro". Apóstolo Pedro é o alicerce rochoso sobre Jesus e a partir dele (Pedro), é construida o restante da Assembleia.
errado kkk
Enquanto Pedro é mencionado na segunda pessoa (tu), a expressão esta pedra está na terceira pessoa.
Pedro (petros) é um substantivo masculino, enquanto pedra (petra) é um feminino singular. Conseqüentemente, essas palavras não têm a mesma referência. Ainda que Jesus tivesse falado em aramaico, o original grego inspirado traz as distinções.


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Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por Rafaelo em Sab 12 Mar 2016, 3:02 pm

Forista Exegese escreveu:A repetição da prolixidade e da sua argumentação ad hominem mostram a sua capacidade de estar entendendo o escrito bíblico, antes de tudo, o colega precisa de humildade para checar o que prega, vejamos:

Rafaelo escreveu:1. De acordo com o próprio apóstolo Pedro, quem é a Pedra ou líder (cabeça) da Igreja? (ver Atos 4:8-12; 1 Pedro 2:4-8).




Em Atos 4:11 e em 1 Pedro 2:4-8 nós temos vocábulo λιθος “pedra”, este não é o mesmo usado em Mateus 16:18 para o Apóstolo Pedro, o qual é πέτρᾳ “massa rochosa”, além disso, o colega confunde a ἐκκλησίαν “Assembleia” de Mateus 16:18  com a frase “... οικοδομεισθε estão sendo edificados οικος casa πνευματικος espiritual...” em 1 Pedro 2:5. A Assembleia sobre Pedro, a partir de Jesus, tem caráter físico, joio e trigo, enquanto a casa espiritual é imaculada.

Atos 4?? E quem é a pedra? a Rocha?? é tem gente ai que precisa aprender Grego kkk


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Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por Forista Exegese em Sab 12 Mar 2016, 3:03 pm

Rafaelo escreveu:3. Discussão dos discípulos de Jesus (Mateus 18:1; Marcos 9:33-35; Lucas 22:24-26). Obs.: Essa discussão se deu após o suposto “primado” de Pedro. Se Cristo houvesse estabelecido Pedro como o “chefe”, os discípulos não teriam discutido sobre quem era o maior.

E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; Almeida ACF Mateus 16:18


Da mesma forma que Pedro falou a revelação e Jesus entendeu, porque Jesus é a Sabedoria, pelo vocábulo também, Jesus também revelou o verso 18, ora, é natural que os discipulos de jesus, que ainda não tinha o Espírito Santo permanente, estivesse debatendo e discutindo racionalmente a revelação de Jesus sobre e dita para Pedro.

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Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por Forista Exegese em Sab 12 Mar 2016, 3:14 pm

Rafaelo escreveu:
Forista Exegese escreveu:A repetição da prolixidade e da sua argumentação ad hominem mostram a sua capacidade de estar entendendo o escrito bíblico, antes de tudo, o colega precisa de humildade para checar o que prega, vejamos:

Rafaelo escreveu:1. De acordo com o próprio apóstolo Pedro, quem é a Pedra ou líder (cabeça) da Igreja? (ver Atos 4:8-12; 1 Pedro 2:4-8).




Em Atos 4:11 e em 1 Pedro 2:4-8 nós temos vocábulo λιθος “pedra”, este não é o mesmo usado em Mateus 16:18 para o Apóstolo Pedro, o qual é πέτρᾳ “massa rochosa”, além disso, o colega confunde a ἐκκλησίαν “Assembleia” de Mateus 16:18  com a frase “... οικοδομεισθε estão sendo edificados οικος casa πνευματικος espiritual...” em 1 Pedro 2:5. A Assembleia sobre Pedro, a partir de Jesus, tem caráter físico, joio e trigo, enquanto a casa espiritual é imaculada.

Atos 4?? E quem é a pedra? a Rocha?? é tem gente ai que precisa aprender Grego kkk

Não seja infantil, espere toda as refutações do seu prolixo e enorme texto que não foi excluído pela moderação, para tentar alguma coisa, além disso, o colega tem o recurso da internet: Vejamos:

https://sadoutrina.wordpress.com/2011/08/25/pedro-a-rocha-parte-i/

Entre outros.

E se você ou qualquer outro pensa que não sei sobre Grego, pode me ver aqui ensinando o maior professor de Grego da Atualidade. 

http://ehrmanblog.org/jesus-brothers-proto-gospel-james-members/

usuário Betho

Eu poderia citar ainda os professores de Grego Ortodoxos, etc.., o que não convém.

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Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por Forista Exegese em Sab 12 Mar 2016, 3:30 pm

Rafaelo escreveu:
Forista Exegese escreveu:
Rafaelo escreveu:2. O que Paulo diz sobre o “fundamento da Igreja”? (1 Coríntios 3:11).

κἀγὼ Eu δέ porém σοι a ti λέγω estou dizendo ὅτι que σὺ tu εἶ estas sendo Πέτρος Pedro, καὶ e ἐπὶ em cima de ταύτῃ para esta τῇ a πέτρᾳ massa rochosa οἰκοδομήσω construirei μου de mim τὴν a ἐκκλησίαν assembleia καὶ e πύλαι portas  ᾅδου de hades οὐ não κατισχύσουσιν exerceram força abaixo αὐτῆς dela.  Mateus 16:18

O texto grego de Mateus 16:18 deixa claro que Jesus é o θεμελιον "fundamento" da Assembleia, "...construirei de mim"  e não "...de Pedro". Apóstolo Pedro é o alicerce rochoso sobre Jesus e a partir dele (Pedro), é construida o restante da Assembleia.
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κἀγὼ Eu δέ porém σοι a ti λέγω estou dizendo ὅτι que σὺ tu εἶ estas sendo Πέτρος N-NSM Pedro, καὶ e ἐπὶ em cima de ταύτῃ D-DSF para esta τῇ T-DSF a πέτρᾳ N-DSF  massa rochosa οἰκοδομήσω construirei μου de mim τὴν T-ASF a ἐκκλησίαν N-ASF assembleia καὶ e πύλαι portas  ᾅδου de hades οὐ não κατισχύσουσιν exerceram força abaixo αὐτῆς P-GSF dela.  Mateus 16:18

Tu és Pedro e em cima de, para esta a massa rochosa, construirei de mim, a assembleia.


1) Em simplicidade, a frase está na terceira pessoa e em feminino, pois seus termos estão em concordância com a palavra feminina Assembleia conforme também lemos pelo ultimo pronome da frase αὐτῆς P-GSF dela em referência a Assembleia.

2) Além disso, a palavra "Pedro" está no nominativo, o qual é o assunto principal da frase grega.

3) Não existe original grego,  isto é falácia de quem não sabe nada do escrito novo testamentário.

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Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por Forista Exegese em Sab 12 Mar 2016, 3:46 pm

Rafaelo escreveu:4. Paulo repreende a Pedro (Gálatas 2:11-16). Obs.: Segundo a concepção católica, o papa é infalível em matéria de fé e, portanto, seria um tanto estranho Paulo repreender ao “líder infalível”.

Em Galatas 2:7, o Apóstolo Paulo define de forma clara as jurisdições dele e do Apóstolo Pedro: "Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão"


E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível. Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão.  E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.  Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus? Gal 2:11-14

Primeiramente Paulo interpreta como dissimulação de alguns dos da circuncisão, depois ele testemunha que quando viu, quando teve discernimento da dissimulação, de que estes Judeus da circuncisão não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, qual evangelho?  Claro, não o do Apóstolo Pedro, o qual era para os da circunscrição e sim do evangelho para os gentios., na presença de todos, porque na presença de todos? Porque era necessário chamar a atenção destes judeus da circuncisão para a verdade de um evangelho para os gentios e ao mesmo tempo, ter várias testemunhas do fato! É nesta situação que o Apóstolo Paulo elogia o Apóstolo Pedro de repreensível! Adequando novamente, a visão dos judeus cristãos da circuncisão para a nova situação do gentios convertidos.  Foi revelado ao Apóstolo Pedro que os gentios iriam se converter, mas a jurisdição da evangelização deles, coube ao Apóstolo Paulo.  Não há o que se questionar sobre  infalibilidade sobre o assunto em epígrafe em jurisdições diferentes.

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Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por Forista Exegese em Sab 12 Mar 2016, 3:51 pm

Rafaelo escreveu:5. Quem cuidava da Igreja não era apenas Pedro (Atos 6:2; 14:22-25; 15:13,19; 12:17; 21:18; 1 Coríntios 15:7; Gálatas 2:9; Efésios 2:20; Apocalipse 21:14).

Jesus não afirmou que Pedro seria o único na Assembleia, mas o alicerce rochoso dela, tão pouco o único na casa espiritual de Deus, mas um entre os irmãos, ainda que não seja o único, foi provado pelo texto do erudito Dave Armstrong a proeminência do Apóstolo Pedro.

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Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

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