.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
43 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 42 Visitantes :: 2 Motores de busca

Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por Forista Exegese em Dom 21 Fev 2016, 3:13 pm

κἀγὼ δέ σοι λέγω ὅτι σὺ εἶ Πέτρος, καὶ ἐπὶ ταύτῃ τῇ πέτρᾳ οἰκοδομήσω μου τὴν ἐκκλησίαν καὶ πύλαι ᾅδου οὐ κατισχύσουσιν αὐτῆς. Mateus 16:18 

Existem duas revelações pertinentes no contexto de Mateus 16:15-19, pois o texto ao usar o termo “também”, evidencia que Jesus, de igual maneira, revelou:

Tu és Pedro e em cima de, para esta a massa rochosa, construirei de mim, a assembleia.

κἀγὼ Eu δέ porém σοι a ti λέγω estou dizendo ὅτι que σὺ tu εἶ estas sendo Πέτρος Pedro, καὶ e ἐπὶ em cima de ταύτῃ para esta τῇ a πέτρᾳ massa rochosa οἰκοδομήσω construirei μου de mim τὴν a ἐκκλησίαν assembleia καὶ e πύλαι portas  ᾅδου de hades οὐ não κατισχύσουσιν exerceram força abaixo αὐτῆς dela.  Mateus 16:18

O pronome αὐτῆς (dela) no Genitivo, Singular, Feminino que está no final do verso, pode estar referindo-se a ἐκκλησίαν (assembleia) no Acusativo, Singular, Feminino ou a πέτρᾳ (massa rochosa) no Dativo, Singular, Feminino, porém, desde que a assembleia está sobre a massa rochosa, entendemos que o pronome αὐτῆς (dela) refere-se a πέτρᾳ (massa rochosa), o alicerce da assembleia.

A construção ἐπὶ ταύτῃ τῇ é única em toda a Bíblia, sendo a padrão ἐν ταύτῃ τῇ (Josué 5:11, 1 Samuel 12:5 1 Samuel 17:46 Mateus 26:34, Lucas 23:7 Atos 16:12  2 Coríntios 8:7 2 Coríntios 11:17). Esta padrão, comporta-se geralmente conforme o entendimento alcançando em Mateus 26:34, em que significa “em esta noite”, como sendo um semi-período do dia judaico que começava as 18hs de um dia e ia até as 18hs do dia seguinte, desta forma, o autor em Mateus 16:18 não deseja passar a ideia de que “esta massa rochosa” é um lugar especifico de Pedro.

No ínterim, o termo massa rochosa, que pode ser escavada conforme se lê em Mateus 27:60 e outras referências, também servia de lugar de habitação para os aflitos, perseguidos e excluídos. 2 Crônicas 26:7, Jo 24:8, Isaías 42:11, Jeremias 4:29 da Septuaginta, Apocalipse 6:15,18.

Análise do comportamento da construção ἐπὶ ταύτῃ τῇ na literatura clássica:

1)
    Descrição da Grécia, Livro I, cap. 28, [4] de Pausânias.

οὗτος este μὲν de fato οὖν portanto ὁ a θεὸς dinvidade ἐπὶ em cima de ταύτῃ para esta τῇ a ἀγγελίᾳ mensagem τετίμηται honrada

Portanto, este de fato, a divindade em cima de, para esta mensagem honrada.

Portanto, a divindade de fato, para esta mensagem honrada, esteve acima, na montanha. Philippides passou a dizer que intercedeu ao redor da Mount Parthenius, que ele havia sido respondido por Pan, que lhe falou que era simpático aos Atenienses e viria a Marathon, para lutar por eles. Portanto, este de fato, o Deus sobre, para esta mensagem honrada.

Mount Parthenion ( "Monte para a Virgem") é uma montanha na fronteira da Arcadia e Argolis, no Peloponeso, na Grécia. Sua elevação é 1.215 m. [1] Ela está situada entre as aldeias Achladokampos à nordeste e Partheni para o sudoeste, à  16 km a leste de Trípoli. Sendo um deus rústico, Pan não era adorado em templos ou outros edifícios construídos, mas em ambientes naturais, geralmente cavernas ou grutas , como a da encosta norte dos Acrópole de Atenas. Estas são muitas vezes referidos como a Caverna do Pan. No caso, estamos supondo que foi, provavelmente, que Pan estava no alto da Mt Parthenon e Pheidippides estava ao pé desta montanha.

2)    Descrição da Grécia Livro IX, cap. 19, [1], de Pausânias.

ἐπὶ ταύτῃ τῇ λεωφόρῳ χωρίον ἐστὶ Τευμησσός

ἐπὶ Em cima de ταύτῃ para esta τῇ a λεωφόρῳ estrada χωρίον campo pequeno ἐστὶ chamado Τευμησσός Teumessus

Em cima de, para esta a estrada, campo pequeno chamado Teumessus.

Para esta estrada, acima está uma montanha, um campo pequeno chamado Teumessus.

TEUMESSUS ( Τευμησσός :. Eth Τευμήσσιος ), uma aldeia na Beócia, situado na planície de Tebas, em cima de uma colina baixa rochosa de mesmo nome. O nome deste monte parece ter sido também dada à cadeia de montanhas que separa a planície de Tebas do vale do Asopus. [Beócia, pp. 413, 414.] Teumessus estava sobre a estrada de Tebas para Chalcis ( Paus. 9.19.1 ), a uma distância de 100 estádios da primeira. (Schol. Ad Eurip. Phoen. 1105.)  Sobre esta estrada, é um lugar chamado Teumessus, onde é dito que a Europa estava escondido por Zeus.

3)    República, de Platão, Livro X, Seção 600d (iv)
IV - Sócrates — E isso o que se diz. Mas achas, Glauco, que se Homero tivesse estado mesmo em condições de instruir os homens e torná-los melhores, possuindo o poder de conhecer, e não o de imitar, não teria feito muitos discípulos que o teriam honrado e estimado? Ora! Protágoras de Abdera, Pródico de Cós e muitos outros chegam a persuadir os seus contemporâneos, em conversas privadas, de que não poderão administrar nem a sua casa nem a sua cidade, se eles mesmos não presidirem à sua educação, e em cima de, para esta sabedoria, desta forma, fazem-se amar tanto que os seus discípulos os levariam sobre os ombros quase em triunfo. Se Homero tivesse sido capaz de ajudar os homens de seu tempo a serem virtuosos, tê-lo-iam deixado, a ele ou a Hesíodo, errar de cidade em cidade recitando os seus versos? Não os amariam mais do que a todo o ouro do mundo? Não os teriam forçado a ficar junto deles, no seu país ou, se não tivessem podido convencê-los, não o teriam seguido por toda parte, até que recebessem uma educação suficiente? Glauco — O que dizes, Sócrates, parece-me a pura verdade. 

[600δ]
...καὶ ἐπὶ ταύτῃ τῇ σοφίᾳ οὕτω σφόδρα φιλοῦνται, ...

...καὶ E ἐπὶ  em cima de ταύτῃ para esta τῇ a σοφίᾳ Sabedoria οὕτω desta forma σφόδρα excessivamente φιλοῦνται tendo carinho, ...

... Para esta Sabedoria, estando elevados nos ombros, desta forma, tendo excessivamente carinho, 

4)    Salmos 77 da Septuaginta (78) – Homilia de Orígenes, descoberta em 2012, Alemanha.

Ὧν Está sendo τῇ a συμβουλίᾳ orientação χρησάμενος havendo sido usada, ἀπεκρίνατο respondeu τοῖς a os/as πεμφθεῖσιν enviar οὕτως deste modo• ή ou/que μικρότης pequenez μου de mim παχυτέρα espesso της da όσφύος lombo του do πατρός Pai μου de mim. Ό o πατήρ Pai μου de mim έπαιδευσεν treinou/puniu υμάς a vós έν em μάστιξιν chicote, έγώ Eu δέ porém παιδεύσω treinarei/punirei ύμάς a vós έν em σκορπίοις escorpiões. Καὶ E ἐπὶ em cima de ταύτῃ para esta τῇ a σκληρότητι dureza ἀπέστησαν se puseram a parte de pé δέκα a dez φυλαί tribos, ἡγησαμένου dos havendo sido conduzido/julgado αὐτῶν deles Ἱεροβοὰμ Jeroboão υἱοῦ filho Ναβάτ de Nebate, ὃς quem ἐξήμαρτε fez pecar τὸν o Ἰσραήλ Israel.

Está sendo a orientação havendo sido usada, respondeu a os enviar deste modo• ou/que pequenez de mim, mais espesso do que o lombo do Pai de mim. O Pai de mim treinou/puniu a vós em chicote, Eu porém treinarei/punirei a vós em escorpiões.  E em cima de, para esta a dureza, se puseram a parte, de pé (se revoltaram), a dez tribos, dos havendo sido conduzido/julgado deles, Jeroboão filho de Nebate, quem fez pecar o Israel.

Veio, pois, Jeroboão e todo o povo, ao terceiro dia, a Roboão, como o rei havia ordenado, dizendo: Voltai a mim ao terceiro dia.  E o rei respondeu ao povo duramente; porque deixara o conselho que os anciãos lhe haviam dado. E lhe falou conforme ao conselho dos jovens, dizendo: Meu pai agravou o vosso jugo, porém eu ainda aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões. O rei, pois, não deu ouvidos ao povo; porque esta revolta vinha do SENHOR, para confirmar a palavra que o SENHOR tinha falado pelo ministério de Aías, o silonita, a Jeroboão, filho de Nebate.  Vendo, pois, todo o Israel que o rei não lhe dava ouvidos, tornou-lhe o povo a responder, dizendo: Que parte temos nós com Davi? Não há para nós herança no filho de Jessé. Às tuas tendas, ó Israel! Provê agora a tua casa, ó Davi. Então Israel se foi às suas tendas. No tocante, porém, aos filhos de Israel que habitavam nas cidades de Judá, também sobre eles reinou Roboão. Então o rei Roboão enviou a Adorão, que estava sobre os tributos; e todo o Israel o apedrejou, e ele morreu; mas o rei Roboão se animou a subir ao carro para fugir para Jerusalém. Assim se rebelaram os israelitas contra a casa de Davi, até ao dia de hoje.  E sucedeu que, ouvindo todo o Israel que Jeroboão tinha voltado, enviaram, e o chamaram para a congregação, e o fizeram rei sobre todo o Israel; e ninguém seguiu a casa de Davi senão somente a tribo de Judá. 1 Reis 12:12-20 ACF 2007.

Para a frase rígida e pesada, como uma rocha, dita pelo Rei, se puseram a parte, de pé e em cima dela, como não querendo suporta-la, as dez tribos de Israel.

Conclusão: Em todos os casos anteriores, a preposição ἐπὶ na frase ἐπὶ ταύτῃ τῇ significa uma tomada de posição elevada e apoiada, para com o assunto da oração ταύτῃ τῇ que se desenvolve por seguir.
Levando-se em conta todos os parâmetros estudados, podemos entender o que Jesus revelou em Mateus 16:18:

κἀγὼ Eu δέ porém σοι a ti λέγω estou dizendo ὅτι que σὺ tu εἶ estas sendo Πέτρος Pedro, καὶ e ἐπὶ em cima de ταύτῃ para esta τῇ a πέτρᾳ massa rochosa οἰκοδομήσω construirei μου de mim τὴν a ἐκκλησίαν assembleia καὶ e πύλαι portas  ᾅδου de hades οὐ não κατισχύσουσιν exerceram força abaixo αὐτῆς dela.  (Mat 16:18 GNT)

Porém, Eu a ti estou dizendo que tu estás sendo Pedro e para esta massa rochosa, sobre, construirei de mim, a assembleia e as portas de hades não exerceram força abaixo dela. Mateus 16:18 Literalidade.

O que Jesus diz em linguagem atual:

Porém, Eu a ti estou dizendo que tu estás sendo um alicerce rochoso e para esta base, sobre mim, construirei a partir de mim mesmo, a assembleia e as portas de hades não exerceram força contrária, abaixo desta estrutura. Mateus 16:18

De fato, conforme a tradição Católica, o Apóstolo Pedro é o alicerce rochoso de sustentação e unificação da Igreja sobre Jesus Cristo.

Forista Exegese
Safira
Safira

Número de Mensagens : 161
flag : Brasil

Re: Apóstolo Pedro, a base da Igreja Cristã.

Mensagem por alicarvalho em Dom 21 Fev 2016, 3:31 pm

Forista Exegese escreveu:κἀγὼ δέ σοι λέγω ὅτι σὺ εἶ Πέτρος, καὶ ἐπὶ ταύτῃ τῇ πέτρᾳ οἰκοδομήσω μου τὴν ἐκκλησίαν καὶ πύλαι ᾅδου οὐ κατισχύσουσιν αὐτῆς. Mateus 16:18 

Existem duas revelações pertinentes no contexto de Mateus 16:15-19, pois o texto ao usar o termo “também”, evidencia que Jesus, de igual maneira, revelou:

Tu és Pedro e em cima de, para esta a massa rochosa, construirei de mim, a assembleia.

κἀγὼ Eu δέ porém σοι a ti λέγω estou dizendo ὅτι que σὺ tu εἶ estas sendo Πέτρος Pedro, καὶ e ἐπὶ em cima de ταύτῃ para esta τῇ a πέτρᾳ massa rochosa οἰκοδομήσω construirei μου de mim τὴν a ἐκκλησίαν assembleia καὶ e πύλαι portas  ᾅδου de hades οὐ não κατισχύσουσιν exerceram força abaixo αὐτῆς dela.  Mateus 16:18

O pronome αὐτῆς (dela) no Genitivo, Singular, Feminino que está no final do verso, pode estar referindo-se a ἐκκλησίαν (assembleia) no Acusativo, Singular, Feminino ou a πέτρᾳ (massa rochosa) no Dativo, Singular, Feminino, porém, desde que a assembleia está sobre a massa rochosa, entendemos que o pronome αὐτῆς (dela) refere-se a πέτρᾳ (massa rochosa), o alicerce da assembleia.

A construção ἐπὶ ταύτῃ τῇ é única em toda a Bíblia, sendo a padrão ἐν ταύτῃ τῇ (Josué 5:11, 1 Samuel 12:5 1 Samuel 17:46 Mateus 26:34, Lucas 23:7 Atos 16:12  2 Coríntios 8:7 2 Coríntios 11:17). Esta padrão, comporta-se geralmente conforme o entendimento alcançando em Mateus 26:34, em que significa “em esta noite”, como sendo um semi-período do dia judaico que começava as 18hs de um dia e ia até as 18hs do dia seguinte, desta forma, o autor em Mateus 16:18 não deseja passar a ideia de que “esta massa rochosa” é um lugar especifico de Pedro.

No ínterim, o termo massa rochosa, que pode ser escavada conforme se lê em Mateus 27:60 e outras referências, também servia de lugar de habitação para os aflitos, perseguidos e excluídos. 2 Crônicas 26:7, Jo 24:8, Isaías 42:11, Jeremias 4:29 da Septuaginta, Apocalipse 6:15,18.

Análise do comportamento da construção ἐπὶ ταύτῃ τῇ na literatura clássica:

1)
    Descrição da Grécia, Livro I, cap. 28, [4] de Pausânias. οὗτος este μὲν de fato οὖν portanto ὁ a θεὸς dinvidade ἐπὶ em cima de ταύτῃ para esta τῇ a ἀγγελίᾳ mensagem τετίμηται honrada
Portanto, este de fato, a divindade em cima de, para esta mensagem honrada.
Portanto, a divindade de fato, para esta mensagem honrada, esteve acima, na montanha. Philippides passou a dizer que intercedeu ao redor da Mount Parthenius, que ele havia sido respondido por Pan, que lhe falou que era simpático aos Atenienses e viria a Marathon, para lutar por eles. Portanto, este de fato, o Deus sobre, para esta mensagem honrada.
Mount Parthenion ( "Monte para a Virgem") é uma montanha na fronteira da Arcadia e Argolis, no Peloponeso, na Grécia. Sua elevação é 1.215 m. [1] Ela está situada entre as aldeias Achladokampos à nordeste e Partheni para o sudoeste, à  16 km a leste de Trípoli. Sendo um deus rústico, Pan não era adorado em templos ou outros edifícios construídos, mas em ambientes naturais, geralmente cavernas ou grutas , como a da encosta norte dos Acrópole de Atenas. Estas são muitas vezes referidos como a Caverna do Pan. No caso, estamos supondo que foi, provavelmente, que Pan estava no alto da Mt Parthenon e Pheidippides estava ao pé desta montanha.

2)    Descrição da Grécia Livro IX, cap. 19, [1], de Pausânias.
ἐπὶ ταύτῃ τῇ λεωφόρῳ χωρίον ἐστὶ Τευμησσός

ἐπὶ Em cima de ταύτῃ para esta τῇ a λεωφόρῳ estrada χωρίον campo pequeno ἐστὶ chamado Τευμησσός Teumessus

Em cima de, para esta a estrada, campo pequeno chamado Teumessus. Para esta estrada, acima está uma montanha, um campo pequeno chamado Teumessus.
TEUMESSUS ( Τευμησσός :. Eth Τευμήσσιος ), uma aldeia na Beócia, situado na planície de Tebas, em cima de uma colina baixa rochosa de mesmo nome. O nome deste monte parece ter sido também dada à cadeia de montanhas que separa a planície de Tebas do vale do Asopus. [Beócia, pp. 413, 414.] Teumessus estava sobre a estrada de Tebas para Chalcis ( Paus. 9.19.1 ), a uma distância de 100 estádios da primeira. (Schol. Ad Eurip. Phoen. 1105.)  Sobre esta estrada, é um lugar chamado Teumessus, onde é dito que a Europa estava escondido por Zeus.

3)    República, de Platão, Livro X, Seção 600d (iv)
IV - Sócrates — E isso o que se diz. Mas achas, Glauco, que se Homero tivesse estado mesmo em condições de instruir os homens e torná-los melhores, possuindo o poder de conhecer, e não o de imitar, não teria feito muitos discípulos que o teriam honrado e estimado? Ora! Protágoras de Abdera, Pródico de Cós e muitos outros chegam a persuadir os seus contemporâneos, em conversas privadas, de que não poderão administrar nem a sua casa nem a sua cidade, se eles mesmos não presidirem à sua educação, e em cima de, para esta sabedoria, desta forma, fazem-se amar tanto que os seus discípulos os levariam sobre os ombros quase em triunfo. Se Homero tivesse sido capaz de ajudar os homens de seu tempo a serem virtuosos, tê-lo-iam deixado, a ele ou a Hesíodo, errar de cidade em cidade recitando os seus versos? Não os amariam mais do que a todo o ouro do mundo? Não os teriam forçado a ficar junto deles, no seu país ou, se não tivessem podido convencê-los, não o teriam seguido por toda parte, até que recebessem uma educação suficiente? Glauco — O que dizes, Sócrates, parece-me a pura verdade. 
[600δ]
...καὶ ἐπὶ ταύτῃ τῇ σοφίᾳ οὕτω σφόδρα φιλοῦνται, ...
...καὶ E ἐπὶ  em cima de ταύτῃ para esta τῇ a σοφίᾳ Sabedoria οὕτω desta forma σφόδρα excessivamente φιλοῦνται tendo carinho, ...

... Para esta Sabedoria, estando elevados nos ombros, desta forma, tendo excessivamente carinho, ...

4)    Salmos 77 da Septuaginta (78) – Homilia de Orígenes, descoberta em 2012, Alemanha.
Ὧν Está sendo τῇ a συμβουλίᾳ orientação χρησάμενος havendo sido usada, ἀπεκρίνατο respondeu τοῖς a os/as πεμφθεῖσιν enviar οὕτως deste modo• ή ou/que μικρότης pequenez μου de mim παχυτέρα espesso της da όσφύος lombo του do πατρός Pai μου de mim. Ό o πατήρ Pai μου de mim έπαιδευσεν treinou/puniu υμάς a vós έν em μάστιξιν chicote, έγώ Eu δέ porém παιδεύσω treinarei/punirei ύμάς a vós έν em σκορπίοις escorpiões. Καὶ E ἐπὶ em cima de ταύτῃ para esta τῇ a σκληρότητι dureza ἀπέστησαν se puseram a parte de pé δέκα a dez φυλαί tribos, ἡγησαμένου dos havendo sido conduzido/julgado αὐτῶν deles Ἱεροβοὰμ Jeroboão υἱοῦ filho Ναβάτ de Nebate, ὃς quem ἐξήμαρτε fez pecar τὸν o Ἰσραήλ Israel.

Está sendo a orientação havendo sido usada, respondeu a os enviar deste modo• ou/que pequenez de mim, mais espesso do que o lombo do Pai de mim. O Pai de mim treinou/puniu a vós em chicote, Eu porém treinarei/punirei a vós em escorpiões.  E em cima de, para esta a dureza, se puseram a parte, de pé (se revoltaram), a dez tribos, dos havendo sido conduzido/julgado deles, Jeroboão filho de Nebate, quem fez pecar o Israel.

Veio, pois, Jeroboão e todo o povo, ao terceiro dia, a Roboão, como o rei havia ordenado, dizendo: Voltai a mim ao terceiro dia.  E o rei respondeu ao povo duramente; porque deixara o conselho que os anciãos lhe haviam dado. E lhe falou conforme ao conselho dos jovens, dizendo: Meu pai agravou o vosso jugo, porém eu ainda aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões. O rei, pois, não deu ouvidos ao povo; porque esta revolta vinha do SENHOR, para confirmar a palavra que o SENHOR tinha falado pelo ministério de Aías, o silonita, a Jeroboão, filho de Nebate.  Vendo, pois, todo o Israel que o rei não lhe dava ouvidos, tornou-lhe o povo a responder, dizendo: Que parte temos nós com Davi? Não há para nós herança no filho de Jessé. Às tuas tendas, ó Israel! Provê agora a tua casa, ó Davi. Então Israel se foi às suas tendas. No tocante, porém, aos filhos de Israel que habitavam nas cidades de Judá, também sobre eles reinou Roboão. Então o rei Roboão enviou a Adorão, que estava sobre os tributos; e todo o Israel o apedrejou, e ele morreu; mas o rei Roboão se animou a subir ao carro para fugir para Jerusalém. Assim se rebelaram os israelitas contra a casa de Davi, até ao dia de hoje.  E sucedeu que, ouvindo todo o Israel que Jeroboão tinha voltado, enviaram, e o chamaram para a congregação, e o fizeram rei sobre todo o Israel; e ninguém seguiu a casa de Davi senão somente a tribo de Judá. 1 Reis 12:12-20 ACF 2007.

Para a frase rígida e pesada, como uma rocha, dita pelo Rei, se puseram a parte, de pé e em cima dela, como não querendo suporta-la, as dez tribos de Israel.

Conclusão: Em todos os casos anteriores, a preposição ἐπὶ na frase ἐπὶ ταύτῃ τῇ significa uma tomada de posição elevada e apoiada, para com o assunto da oração ταύτῃ τῇ que se desenvolve por seguir.
Levando-se em conta todos os parâmetros estudados, podemos entender o que Jesus revelou em Mateus 16:18:

κἀγὼ Eu δέ porém σοι a ti λέγω estou dizendo ὅτι que σὺ tu εἶ estas sendo Πέτρος Pedro, καὶ e ἐπὶ em cima de ταύτῃ para esta τῇ a πέτρᾳ massa rochosa οἰκοδομήσω construirei μου de mim τὴν a ἐκκλησίαν assembleia καὶ e πύλαι portas  ᾅδου de hades οὐ não κατισχύσουσιν exerceram força abaixo αὐτῆς dela.  (Mat 16:18 GNT)

Porém, Eu a ti estou dizendo que tu estás sendo Pedro e para esta massa rochosa, sobre, construirei de mim, a assembleia e as portas de hades não exerceram força abaixo dela. Mateus 16:18 Literalidade.

O que Jesus diz em linguagem atual:

Porém, Eu a ti estou dizendo que tu estás sendo um alicerce rochoso e para esta base, sobre mim, construirei a partir de mim mesmo, a assembleia e as portas de hades não exerceram força contrária, abaixo desta estrutura. Mateus 16:18

De fato, conforme a tradição Católica, o Apóstolo Pedro é o alicerce rochoso de sustentação e unificação da Igreja sobre Jesus Cristo.
Shalom irmão Forista!

Me permita por favor dizer que o Eterno estabeleceu o calendário lunar como vemos pela Sua revelação no livre de Gênesis e em algumas partes da Torah .
Com certeza os apóstolos tinham autoridade dadas por eles a Yeshua para decidirem questões pós Sua ressurreição !
Vemos isso claramente em Mateus 16:19 :"E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus."

E em Atos 15:17:" Para que o restante dos homens busque ao Senhor, E todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, Diz o Senhor, que faz todas estas coisas, 
18 Conhecidas são a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras. 
19 Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. 
20 Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue. 
21 Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas"

Entre outras passagens também em Atos :15:26;" Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém. 
27 Isto lhes pareceu bem, como devedores que são para com eles. Porque, se os gentios foram participantes dos seus bens espirituais, devem também ministrar-lhes os temporais."

"Porei minha Torah dentro deles e a escreverei em seu coração ;e serei o Deus deles e eles serão o meu povo " Jr 31.33b

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1915

Mensagem por David de Oliveira em Dom 21 Fev 2016, 3:47 pm

δέ                                                  moreover                                            
          σοι                                                to you                                                 
          λέγω                                             say,                                                    
          ὅτι                                                 That                                                    
          σὺ                                                 you                                                     
          εἶ                                                   are                                                      
          Πέτρος,                                        Peter,                                                  
          καὶ                                                and                                                     
          ἐπὶ                                                on                                                       
          ταύτῃ                                           this                                                     
          τῇ                                                  the                                                      
          πέτρᾳ                                           rock                                                    
          οἰκοδομήσω                                I will build                                          
          μου                                               my                                                      
          τὴν                                               -                                                         
          ἐκκλησίαν,                                  church,                                               
          καὶ                                                and                                                     
          πύλαι                                           [the] gates                                           
          ᾅδου*                                            of hades                                             
          οὐ                                                 not                                                      
          κατισχύσουσιν                           will prevail against                             
          αὐτῆς.                                          it.    

New International Version Mateus 16:

18And I tell you that you are Peter,b and on this rock I will build my church, and the gates of Hadesc will not overcome it.
  Tradução:
18 E eu te digo que tu és Pedro, b e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8361

Mensagem por Forista Exegese em Dom 21 Fev 2016, 3:48 pm

Paz, sim, o Sínodo de Jerusalém é um a resolução apostólica a respeito dos gentios convertidos, incircuncisos, que estavam além dos limites do Estado de Israel, reconfirmada em Atos 21:25  e que vale até hoje:

Porém, acerca daqueles convertidos das nações não israelitas, que havendo confiado nas boas novas, nós (Apóstolos e Presbíteros em Jerusalém) escrevemos uma carta havendo julgado que nada destas coisas (da lei), eles devem estar guardando, se não, que eles devem estarem guardando o tanto quanto possível do que é sacrificado a ídolos, o sangue, o estrangulado e a imoralidade sexual. Atos 21:25

Este Sínodo é um acessório Apostólico resolutivo aos ensinamentos de Jesus. Deve-se observar com muito zelo:

1) Que Jesus, não descumpriu, antes cumpriu a Lei.
.
2) Jesus aperfeiçoou, completou a lei.
.
3) Jesus não aboliu a Lei.
.
Deve-se compreender que a Lei e os Profetas é de caráter universal a todos os da circuncisão, tanto judeus como gentios convertidos ao judaísmo, em qualquer lugar da terra.    

Os cristão convertidos que não se circuncidaram, devem observar, guardar a resolução apostólica do Sínodo supracitado e os ensinamentos áureos de Jesus.
.
Paz.

Forista Exegese
Safira
Safira

Mensagem por alicarvalho em Dom 21 Fev 2016, 3:55 pm

Forista Exegese escreveu:Paz, sim, o Sínodo de Jerusalém é um a resolução apostólica a respeito dos gentios convertidos, incircuncisos, que estavam além dos limites do Estado de Israel, reconfirmada em Atos 21:25  e que vale até hoje:

Porém, acerca daqueles convertidos das nações não israelitas, que havendo confiado nas boas novas, nós (Apóstolos e Presbíteros em Jerusalém) escrevemos uma carta havendo julgado que nada destas coisas (da lei), eles devem estar guardando, se não, que eles devem estarem guardando o tanto quanto possível do que é sacrificado a ídolos, o sangue, o estrangulado e a imoralidade sexual. Atos 21:25

Este Sínodo é um acessório Apostólico resolutivo aos ensinamentos de Jesus. Deve-se observar com muito zelo:

.
.
.
Deve-se compreender que a Lei e os Profetas é de caráter universal a todos os da circuncisão, tanto judeus como gentios convertidos ao judaísmo, em qualquer lugar da terra.    

Os cristão convertidos que não se circuncidaram, devem observar, guardar a resolução apostólica do Sínodo supracitado e os ensinamentos áureos de Jesus.
.
Paz.
Os gentios jamais devem se circuncidar e vc explanou de forma muito objetiva minha resposta !
Existem mandamentos da Torah Yeshua não os aboliu ,mas os tornou pleno como o sacrifício pelo pecado cometido !

"Porei minha Torah dentro deles e a escreverei em seu coração ;e serei o Deus deles e eles serão o meu povo " Jr 31.33b

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Forista Exegese em Dom 21 Fev 2016, 3:57 pm

Olá, David de Oliveira

Esta tradução têm um problema seríssimo em grego, exaustivamente combatido pelos protestantes, com justa razão pelo viés único da gramática Grega.

... Πέτρος Pedro, καὶ e ἐπὶ em cima de ταύτῃ para esta τῇ a πέτρᾳ massa rochosa

A frase ταύτῃ para esta τῇ a πέτρᾳ massa rochosa é de gênero feminino, não concordando o vocábulo Πέτρος Pedro de gênero masculino.

Se outros colegas vão aceitar a primazia de uma língua em detrimento de outra, no caso, o Aramaico, em vez do Grego, já uma outra ótica. 

Obs: O colega poderia ter postado as notas da versão citada.

Paz.

Forista Exegese
Safira
Safira

Mensagem por Khwey em Dom 21 Fev 2016, 4:04 pm

João
1:42 E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).

Kepha; (Cefas)rocha, em aramaico.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por Forista Exegese em Dom 21 Fev 2016, 4:10 pm

Khwey escreveu:João
1:42 E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).

Paz, colega.

A Simão, a quem pôs o nome de Pedro, Marcos 3:16

E, chamando, perguntaram se Simão, que tinha por sobrenome Pedro, morava ali. Atos 10:18

Algum ensinamento sobre a Intercontextualidade dos versos?

Última edição por Forista Exegese em Dom 21 Fev 2016, 4:10 pm, editado 1 vez(es)

Forista Exegese
Safira
Safira

Mensagem por David de Oliveira em Dom 21 Fev 2016, 4:10 pm

Forista Exegese escreveu:Paz, sim, o Sínodo de Jerusalém é um a resolução apostólica a respeito dos gentios convertidos, incircuncisos, que estavam além dos limites do Estado de Israel, reconfirmada em Atos 21:25  e que vale até hoje:

.
.
.

.
Paz.

"Deve-se compreender que a Lei e os Profetas é de caráter universal a todos os da circuncisão, tanto judeus como gentios convertidos ao judaísmo, em qualquer lugar da terra".  

Só falta demonstrar essa assertiva. Por favor...

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Forista Exegese em Dom 21 Fev 2016, 4:13 pm

Oi David, Paz.

Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis. Gênesis 26:5

Um exemplo, desde que não existia ainda o País Israel.

Outro exemplo é Daniel 1:8, excelente livro para a sua questão.

Forista Exegese
Safira
Safira

Mensagem por Khwey em Dom 21 Fev 2016, 4:20 pm

Forista Exegese escreveu:
Khwey escreveu:João

Paz, colega.

A Simão, a quem pôs o nome de Pedro, Marcos 3:16

E, chamando, perguntaram se Simão, que tinha por sobrenome Pedro, morava ali. Atos 10:18

Algum ensinamento sobre a Intercontextualidade dos versos?
Não.
O ensinamento em questão é que "cefas" vem do aramaico e é rochedo, rocha ou pedra.

Em outras palavras; Tu és rocha e sobre esta rocha edificarei a minha igreja.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por David de Oliveira em Dom 21 Fev 2016, 4:25 pm

Forista Exegese escreveu:Oi David, Paz.

Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis. Gênesis 26:5

Comente a assertiva, por favor. 
Vou simplificar: 
-Como você entende que eu tenho que tomar para mim algum episódio que aconteceu a algum homem do Velho Testamento?
-Por que acha que isso é Lei aplicada ao resto do mundo, mesmo depois de estar escrito em Lucas 16:16 e Gálatas 3:19? 
-Aonde isso está escrito? 

"Deve-se compreender que a Lei e os Profetas é de caráter universal a todos os da circuncisão, tanto judeus como gentios convertidos ao judaísmo, em qualquer lugar da terra".

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por alicarvalho em Dom 21 Fev 2016, 4:27 pm

Sobre a questão da circuncisão o rabino Shaul deixa claro a ordem de Adonai !
Gl5:2;"Ouçam minhas palavras:eu,Shaul lhes digo que,se vocês realizarem a brit´milah,o Messias não lhes servirá de nada."

Rm 3:1-2;"Então que vantagem tem o judeu? Que valor tem a circuncisão?Muito ,em todos os sentidos!Em primeiro lugar ,aos judeus foram confiadas as próprias palavras de D'us.

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por David de Oliveira em Dom 21 Fev 2016, 4:33 pm

alicarvalho escreveu:

Gl5:2;"Ouçam minhas palavras:eu,Shaul lhes digo que,se vocês realizarem a brit´milah,o Messias não lhes servirá de nada."

Rm 3:1-2;"Então que vantagem tem o judeu? Que valor tem a circuncisão?Muito ,em todos os sentidos!Em primeiro lugar ,aos judeus foram confiadas as próprias palavras de D'us.

Continua a pergunta... O que é que eu tenho com isso??? Por favor me respondam!!!

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Forista Exegese em Dom 21 Fev 2016, 4:34 pm

Khwey

Parece ser um caminho muito prático e agradável aos Católicos, porém, oculta-se que a rocha esteja sobre regendo uma elipse ( daí,"sobre de Mim" ),

Vejamos Lucas 8:13

Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus; E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo; E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam;

"... οι os δε  porém επι  sobre της  da πετρας  massa rochosa..."

Porém, os sobre da massa rochosa Lucas 8:13

Observe que a frase genitiva (que expressa o possuidor) exige a elipse, termo oculto que é a posse, no caso a terra.

Assim temos:

Porém, os sobre a terra da massa rochosa Lucas 8:13

É evidente que nenhuma semente gemina em pedra pura, estabelecendo raízes nela, conforme entendimento final do verso.

Ainda que este caminho semítico seja prático, falo pelo que li agora, ainda não fui ler o texto semítico e estuda-lo, não possui a principio, a riqueza do texto grego, satisfazendo a  maioria das linhas cristãs.

Paz.

Forista Exegese
Safira
Safira

Mensagem por Forista Exegese em Dom 21 Fev 2016, 4:36 pm

alicarvalho escreveu:

Muito boa a interação contextual, espiritual.

Forista Exegese
Safira
Safira

Mensagem por alicarvalho em Dom 21 Fev 2016, 4:36 pm

David de Oliveira escreveu:
alicarvalho escreveu:

Continua a pergunta... O que é que eu tenho com isso??? Por favor me respondam!!!
Amado uma pergunta mas sem ofensas :Vc é discípulo de Yeshua?
Se vc o é deveria sim ter a ver com vc !
Ou não sabe que um gentio não pode se circuncidar?

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Rafaelo em Dom 21 Fev 2016, 4:40 pm

Não vamos aprender é mais uma vez desmentindo esta mentira sobre Pedro Mt 16...

A expressão sobre esta pedra relaciona-se com a resposta de Pedro, Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo. E sobre Cristo que a Igreja foi edificada, e não sobre Pedro. Jesus afirmou que Ele mesmo era a Pedra (Mt 21.42). Essa afirmação é uma interpretação veraz do Salmo 118.22-24. O próprio Pedro identifica Jesus como a Pedra (At 4.11-12; 1 Pe 2.4-6). Se Pedro foi papa durante 25 anos, então existe algo errado, já que esse apóstolo foi martirizado no reinado de Nero, por volta de 67 ou 68 a.D. Subtraindo desta data 25 anos, retrocederemos ao ano 42 ou 43 a.D. Nessa época não havia ocorrido ainda o Concilio de Jerusalém (At 15), que se deu mais ou menos no ano 48 a.D., ou um pouco depois. Pedro participou do Concilio, mas foi Tiago quem o realizou e presidiu (At 15.13-19). Em 58 a.D., Paulo escreveu a epístola aos Romanos. E no capítulo 16 mandou saudação para muita gente em Roma, mas Pedro sequer é mencionado. Por outro lado, Paulo chegou a Roma no ano 62 a.D. e foi visitado por muitos irmãos (At 28.30-31). Todavia, nesse período, não há nenhuma menção a Pedro ou a algum papa. O apóstolo Paulo escreveu quatro cartas de Roma: Efésios, Colossenses e Filemom (62 a.D.) e Filipenses (entre 67 a 68). Pedro não é mencionado em nenhuma delas. Novamente, não se tem notícia desse suposto papa. Assim, não existe fundamento bíblico nem subsídio histórico para consubstanciar a figura do papa. Ainda sobre o poder concedido a Pedro, estaria Jesus outorgando autoridade para que outras pessoas a exercessem de forma singular como outra cabeça da Igreja? Devemos considerar o texto em estudo e seu contexto em relação a...

Vamos lá

Enquanto Pedro é mencionado na segunda pessoa (tu), a expressão esta pedra está na terceira pessoa.

Pedro (petros) é um substantivo masculino, enquanto pedra (petra) é um feminino singular. Conseqüentemente, essas palavras não têm a mesma referência. Ainda que Jesus tivesse falado em aramaico, o original grego inspirado traz as distinções.

A mesma autoridade concedida a Pedro por Jesus estende-se também a todos os apóstolos em Mateus 18.18.

Pedro não era representante dos demais apóstolos. Em Mateus 16.23 encontramos Pedro sendo repreendido por Cristo à parte dos apóstolos. Os demais apóstolos, por sua vez, também foram exortados por Jesus na mesma ocasião. Se Pedro tivesse de fato primazia sobre seus companheiros de ministério, Jesus não o teria repreendido longe deles (olhem em 22-23).kkkkkk

este é o melhor

O impressionante é que até mesmo certas autoridades católicas estão de acordo que a referência estudada não diz respeito a Pedro, o destaque aqui para João Crisóstomo e Agostinho. Escreveram: Nesta pedra, então, disse Ele, a qual tu confessaste. Eu construirei minha Igreja. Esta Pedra é Cristo; e nesta fundação o próprio Pedro construiu (“Agostinho - Comentário sobre o Evangelho de João”).

Se considerarmos o fato de que Pedro é uma pedra não - angular, assim como alguns não-católicos acreditam, chegamos à conclusão de que ele não era a única pedra na fundação da Igreja. E notável que Jesus deu a todos os apóstolos o mesmo poder para ligar e desligar (Mt 18.18). Essa autoridade era comum aos rabinos, que tinham o privilégio para dar permissão & proibir. Não se tratava de uma porção de poder concedido somente a Pedro, mas também à Igreja, pela qual proclamamos o Evangelho, o perdão de Deus e seu julgamento aos impenitentes. Em Efésios 2.20 encontramos que a Igreja fora constituída sob a fundação dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a pedra angular. Assim, todos os apóstolos, e não somente Pedro, são a fundação da Igreja. Contudo, o único que tem preeminência sem igual é Cristo, a pedra angular. O próprio Pedro referiu-se ao Senhor Jesus como o fundamento da Igreja (1 Pe 2.7). Os demais crentes, portanto, são as pedras vivas (v 5) nessa edificação. Não há nenhuma indicação de que a Pedro fosse determinado, acima dos demais apóstolos, um lugar de proeminência na fundação da Igreja. O papel de Pedro, no Novo Testamento, está longe da reivindicação católica romana de que ele tinha e era autoridade sobre seus companheiros. Embora o encontremos como orador principal no dia de Pentecostes, sua atuação no restante do livro de Atos é escassa, sendo ele considerado como um dos apóstolos. De forma muito clara, Paulo falou o seguinte: em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos (2 Co 12.11). Será que uma leitura mais cuidadosa da carta aos Gálatas fará com que aceitemos que algum apóstolo foi superior a Paulo? Creio que não. Pois Paulo reivindicou para si uma revelação independente dos demais apóstolos (G11.12; 2.2), reconheceu que seu chamado era semelhante ao ministério de Pedro (G12.8), a ponto de usar de sua autoridade para repreender a Pedro (G12.11-14). O fato de Pedro e João serem enviados pelos demais apóstolos a uma missão especial em Samaria demonstra que Pedro não tinha uma posição superior entre eles (At 8.4-13). Se Pedro era superior aos demais, por que é dispensada ao ministério de Paulo uma atenção maior, fato constatado nos capítulos 13-28? No primeiro concilio realizado em Jerusalém (At 15) a decisão final não partiu de Pedro, mas, sim, dos apóstolos e dos anciãos. Além disso, foi Tiago, e não Pedro, que presidiu o conselho (At 15.13). Em momento algum, já que era superior aos demais apóstolos, Pedro reivindicou ser pastor das igrejas, antes exortou os presbíteros para que cuidassem do rebanho de Deus (1 Pe 5.1-2). Embora reconhecesse ser um apóstolo (1 Pe 1.1), ele não se intitulou o apóstolo, ou chefe dos apóstolos. Sabia que era apenas uma das colunas da Igreja, com Tiago e João, e não a coluna principal (G12.9). Contudo, foi falível em sua natureza. Somente a Palavra de Deus é infalível. Isto não quer dizer que ele não teve um papel significante na vida da Igreja. Segundo afirmação do catolicismo romano, os sucessores de Pedro ocupam sua cadeira. Quando, portanto, analisamos as Escrituras, encontramos critérios específicos para o apostolado (At 1.22; 1 Co 9.1;15.5-8), de modo que não poderia haver sucessão apostólica no bispado de Roma ou em qualquer outra igreja. Quanto às chaves entregues simbolicamente a Pedro, elas não significam que ele tinha poder para fazer entrar no céu quem ele quisesse. Essas chaves representam a propagação do Evangelho, pela qual todos os pregadores, e não Pedro apenas, podem abrir as portas dos céus aos pecadores que desejam ser salvos. Jesus foi explicito e enfático ao ordenar a divulgação das boas-novas em Lucas 24.46-47. A mensagem de salvação produz arrependimento. Arrependimento e fé na pessoa e obra de Cristo, ou seja, em sua morte e ressurreição. Pedro abriu as portas do céu para os seus ouvintes no dia de Pentecostes (At 2.37-41); na casa de Cornélio (At 10.42-43).

Mais uma vez provando esta mentira católica

Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
I Pedro 2:9

Rafaelo
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 314

Mensagem por Forista Exegese em Dom 21 Fev 2016, 4:47 pm

.
Sem querer ofender a sua pessoa, seu texto é de uma grandiosa prolixidade (como de sempre, recheados de ataques heréticos). Atenha-se aos argumentos do artigo, quer refutando-os, ora complementando-os, caso não queira ser desprezado novamente neste tópico, ou pelo menos se tiver hombridade, favor não entupir com o desnecessário.

Forista Exegese
Safira
Safira

Mensagem por David de Oliveira em Dom 21 Fev 2016, 4:49 pm

alicarvalho escreveu:
alicarvalho escreveu:

1) Isso só a mim interessa.
2) Demonstre, Por favor. orando
3) Não deve, não! Não pode, é cair da graça!

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por alicarvalho em Dom 21 Fev 2016, 4:51 pm

alicarvalho escreveu:
alicarvalho escreveu:

1) Isso não a mim interessa
2) Demonstre, Por favor.
Amado , vc como discípulo de Yeshua não deve ensinar a um gentio que ele não deve se circuncidar???
Vou gravar essa sua mensagem ok!

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por David de Oliveira em Dom 21 Fev 2016, 4:53 pm

Forista Exegese escreveu:.
Sem querer ofender a sua pessoa, seu texto é de uma grandiosa prolixidade (como de sempre, recheados de ataques heréticos). Atenha-se aos argumentos do artigo, quer refutando-os, ora complementando-os, caso não queira ser desprezado novamente neste tópico, ou pelo menos se tiver hombridade, favor não entupir com o desnecessário.
Favor dizer a quem estás se dirigindo.

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por David de Oliveira em Dom 21 Fev 2016, 4:55 pm

alicarvalho escreveu:
alicarvalho escreveu:
alicarvalho escreveu:

2) Demonstre, Por favor.
Amado , vc como discípulo de Yeshua não deve ensinar a um gentio que ele não deve se circuncidar???

Você disse que eu "tenho a ver". Por quê?  leluia

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por alicarvalho em Dom 21 Fev 2016, 4:59 pm

alicarvalho escreveu:
alicarvalho escreveu:
alicarvalho escreveu:

2) Demonstre, Por favor.

Você disse que eu "tenho a ver". Por quê?  leluia
Vc é discípulo de Yeshua?
Vc tem a obrigação como discípulo do Mashiach ensinar aos outros ou não ?

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Forista Exegese em Dom 21 Fev 2016, 5:01 pm

Deste:

Dos inúmeros exemplos da prolixidade, este:

"Ainda que Jesus tivesse falado em aramaico, o original grego inspirado traz as distinções."

Original Grego? Inspirado? Não há sequer um livro completo do Novo Testamento que não haja variantes, em decorrência dos diversos manuscritos ou que tenha sido encontrado completo antes do primeiro século de nossa era, além disso, fala-se de primazia aramaica ou grega, etc... Jamais de original Grego. Qualquer estudante mediano dos escritos neo testamentários aprende isto em suas séries iniciais. Além disso, como dizer um texto inspirado se existem diversas variantes e fontes de linguagens, discordando entre si? As múltiplas variantes são inspiradas? São o texto original?

Passaria a semana inteira provando o óbvio. Copy/paste dá nisso, e o pior, acompanhado do orgulho "aborrecente", o mesmo que é usado para abrir estas inúmeras seitas.

Forista Exegese
Safira
Safira

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:27 pm

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: