.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
63 usuários online :: Nenhum usuário registrado, 1 Invisível e 62 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Quais leis do Antigo Testamento devem ser obedecidas e/ou promovidas pelos cristãos gentios de hoje?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quais leis do Antigo Testamento devem ser obedecidas e/ou promovidas pelos cristãos gentios de hoje?

Mensagem por John Knox em Sex 19 Fev 2016, 6:14 am

Faço distinção entre obedecidas e promovidas, pois há algumas das leis do Antigo Testamento que o indivíduo isolado não pode cumprir, mas a sociedade é quem deve cumprir.

Assim, mesmo que tal indivíduo não possa executar essas leis, ele deve trabalhar para que sua sociedade adote essas leis e as cumpra oficialmente.

Aguardarei a interação de outros, com sua resposta e argumentos para postar a minha resposta e os meus argumentos.

John Knox
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 416
flag : Brasil

Re: Quais leis do Antigo Testamento devem ser obedecidas e/ou promovidas pelos cristãos gentios de hoje?

Mensagem por Khwey em Sex 19 Fev 2016, 8:58 am

Nenhuma.

As lei do antigo testamento fazem parte da antiga aliança que foi feita somente com Israel.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Re: Quais leis do Antigo Testamento devem ser obedecidas e/ou promovidas pelos cristãos gentios de hoje?

Mensagem por John Knox em Sex 19 Fev 2016, 9:05 am

Acha mesmo, KHWEY? 

Especifique por favor o que você quer dizer com leis do Antigo Testamento; seriam aquelas compreendidas entre Ex 12-Dt 34?

John Knox
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Sex 19 Fev 2016, 9:13 am

São as leis de Deus de Adão até Moisés.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por John Knox em Sex 19 Fev 2016, 10:06 am

Calma aí, KWHEY,

Você disse acima:

"As leis do antigo testamento fazem parte da antiga aliança que foi feita SOMENTE com Israel."

E depois disse:

"São as leis de Deus de Adão até Moisés."

Não está percebendo nenhuma contradição, não?

Como podem as leis DESDE ADÃO serem SOMENTE COM ISRAEL?

Israel é o povo que nasceu de Jacó, 
que foi UM dos filhos de Isaque, 
que foi UM dos filhos de Abraão,
que foi UM dos descendentes de Sem,
que foi UM dos filhos de Noé.

Então, no mínimo, as leis de Deus dadas de Adão até Noé em Gn 9 não podem ser consideradas "ALIANÇA SOMENTE COM ISRAEL". 
Afinal, em Adão e em Noé estava toda a humanidade.

Fora as leis dadas DEPOIS DE MOISÉS! 
Mas vamos a um assunto de cada vez.

John Knox
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Sex 19 Fev 2016, 10:44 am

John Knox escreveu:Calma aí, KWHEY,

Você disse acima:

"As leis do antigo testamento fazem parte da antiga aliança que foi feita SOMENTE com Israel."

E depois disse:

"São as leis de Deus de Adão até Moisés."

Não está percebendo nenhuma contradição, não?
Não estou.

As outras leis fazem parte de antigas alianças, feitas com aqueles que viriam a ser Israel.

A lei que foi entregue a Israel é a lei de Moisés, que também foi uma antiga aliança.

John Knox escreveu:Como podem as leis DESDE ADÃO serem SOMENTE COM ISRAEL?
Já foi respondido acima.

Foi feita aliança com Adão, com Noé, com Abraão, com Jacó, com Moisés.

Está última não foi feita com um homem, mas com todo o povo.

John Knox escreveu:Israel é o povo que nasceu de Jacó, 
que foi UM dos filhos de Isaque, 
que foi UM dos filhos de Abraão,
que foi UM dos descendentes de Sem,
que foi UM dos filhos de Noé.

Então, no mínimo, as leis de Deus dadas de Adão até Noé em Gn 9 não podem ser consideradas "ALIANÇA SOMENTE COM ISRAEL". 
Afinal, em Adão e em Noé estava toda a humanidade.
Tudo bem.
Seja como quiser porque que não muda nada, pois a lei que foi dada a todo um povo foi a lei de Moisés, e este povo foi somente Israel.

O novo testamento só faz menção a lei de Moisés como sendo a lei do antigo testamento, porque foi a lei dada ao povo.

Eu me baseei nisto e a maioria também, quando em falando da antiga aliança ou lição do velho testamento.

John Knox escreveu:Fora as leis dadas DEPOIS DE MOISÉS! 
Mas vamos a um assunto de cada vez.
O assunto em questão é que a lei do antigo testamento, a lei de Moisés, foi dada somente a Israel.
As outras antigas alianças são irrelevantes nesta questão.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por John Knox em Sex 19 Fev 2016, 11:00 am

KHWEY

KNOX
Espere aí!
Quando elas foram revogadas?

Pra mim é uma mesma aliança "Abrãao-Jacó-Moisés" e se refere ao povo de Israel, certo (o quanto dela vale hoje é o que ainda vamos começar a discutir).

Mas as leis dadas a ADÃO e a NOÉ não têm nada a ver com isso, são leis dadas á toda a humanidade, que nessas ocasiões se constituia a família deles.

Na Lei dada a Adão, Deus está falando com TODA a humanidade, que era constituída de DUAS PESSOAS.

Na Lei dada a Noé, Deus está falando com TODA a humanidade, que era constituída de OITO PESSOAS

Na Lei dada a Abraão e seus descendentes, Deus está falando com Abraão e seus descendentes que eram apenas uma PARTE da humanidade.

Então conclui-se que, por qualquer argumentos, todos os gentios, de todos os tempos, estão debaixo das leis dadas a Adão e Noé.

A não ser que você possa provar que  elas foram revogadas...

John Knox
Pérola
Pérola

Mensagem por Rafaelo em Sex 19 Fev 2016, 11:49 am

Vamos lá...Primeiro parabenizar pelo tópico...Pois ainda tem muitos aqui confusos.......

Adão...Noé...Não tinham a lei ainda...A lei surgiu +- 430 anos depois de Abraao...Pois o mesmo não foi justificado pela Lei que existiu +- 430 depois...E nem mesmo pela circuncisão que veio em Gn 17.....Gn 15:6 onde ele foi justificado......

A lei existiu pois Deus iria cumprir o que falou a Abraao Gn 12... Todos nos sabemos que uma nação precisa de leis...Civis,Morais e teve a Cerimonial....
Entra ali em Exodo 19-20....

Ai todas foram canceladas???NÃO???existe elas no NT ?????SIM......

1.° Mandamento: Êxodo 20.2,3 I Coríntios 8.4-6; Atos 17.23-31

2 .° Mandamento: Êxodo 20.5,6 I João 5.21
3 .° Mandamento: Êxodo 20.7 Tiago 5.12
4 .° Mandamento: Êxodo 20.8-11 ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
5 .° Mandamento: Êxodo 20.13 Efésios 6.1-3
6 .° Mandamento: Êxodo 20.13 Romanos 13.9
7 .° Mandamento: Êxodo 20.14 1 Coríntios 6.9,10
8 .° Mandamento: Êxodo 20.15 Efésios 4.28
9 .° Mandamento: Êxodo 20.16 Colossenses 3.9; Tiago 4.11

10.° Mandamento: Êxodo 20.17 Efésios 5.3.

Pode matar??pode adorar outros idolos???pode furtar,pode adulterar,falar falsos testemunho ou seja mentir????????CLARO QUE NÃO.....

O que foi abolido então as 613 leis e 365 proibições que eles tinham...isso foi abolido quando....
Cl 2:14...Lá na cruz....Hoje não temos que levar o cordeiro para sacrificar pois ele veio aqui e sacrificou por nos...Hoje não tem proibição de alimentos como olhado em Atos 10 e I Timoteo 4...Não tem isso mais....Festas cerimoniais não tem mais....

Deus abençoe

Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
I Pedro 2:9

Rafaelo
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 314

Mensagem por Rafaelo em Sex 19 Fev 2016, 12:09 pm

A outra coisa Jesus disse o GRANDE MANDAMENTO...Mateus 22...E ele tirou de onde estes 2???vamos ver Dt6:5.....E Lv 19:18...Será que ele errou aqui ??????

Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Rafaelo
Pérola
Pérola

Mensagem por John Knox em Sex 19 Fev 2016, 12:21 pm

OK RAFAELO

Entendo que são duas as maneiras de se trabalhar esse assunto:

1 - Tudo que Deus ordenou no AT continua valendo hoje, a não ser que Ele tenha revogado no NT.

2 - Nada que Deus ordenou no AT continua valendo hoje, a não ser que Ele tenha repetido no NT.

Ao que parece os senhores KWHEY e DAVID adotam o paradigma 2.

Eu adoto o paradigma 1. Este também é o seu?

-
-
-

Repare que Deus deu ordens desde Adão em diante, a essas ordens eu chamo LEI, e chamo LEI a toda ordem que Deus der, inclusive "arrependei-vos e crede no Evangelho".

Certamente essas ordens dadas, especificamente a ADÃO e NOÉ valem para nós hoje, aliás nunca deixaram de valer para toda a humanidade, certo?

John Knox
Pérola
Pérola

Mensagem por Rafaelo em Sex 19 Fev 2016, 12:27 pm

E Knox...
E as coisas do At continua em partes isso mesmo...
tipo 613 leis..365 proibições como ate falei algumas aqui...
Esta sim NÃO TEM HOJE.....
AT tem muitas profecias e muitas coisas que ainda não aconteceu....

E por isso este tópico é muito importante para os irmãos tirarem duvidas sobre isso.....

Rafaelo
Pérola
Pérola

Mensagem por John Knox em Sex 19 Fev 2016, 2:23 pm

RAFAELO
Todos nos sabemos que uma nação precisa de leis...Civis,Morais e teve a Cerimonial....

-
-
KNOX
OK, RAFAELO, pensemos sobre isso (leis que devem ser promovidas):

Eu sou um cristão gentio, digo que amo ao Deus da Bíblia, e que Ele é justo e infalível.
Uma pessoa assim pode desprezar as palavras de Deus?
Não, ele não tem esse direito.
Mas quando perguntamos a um cristão gentio de hoje se as leis civis do seu país deveriam ser iguais às da Bíblia, ele não só acha a sugestão absurda, como mostra seu total desprezo ao que Deus disse na Bíblia!
Não é estranho?

Tomemos o caso do crime de assassinato.
Deus disse na Bíblia que a sociedade deve punir esse crime com a pena de morte.
Porque algum cristão rejeitaria essa palavra de Deus e defenderia qualquer outra penalidade para o crime de assassinato?

John Knox
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Sex 19 Fev 2016, 4:01 pm

John Knox escreveu:KHWEY

KNOX
Espere aí!
Quando elas foram revogadas?
Elas não foram nem consideradas, pois como foi dito, o novo testamento só fala de duas alianças.

John Knox escreveu:Pra mim é uma mesma aliança "Abrãao-Jacó-Moisés" e se refere ao povo de Israel, certo (o quanto dela vale hoje é o que ainda vamos começar a discutir).

Mas as leis dadas a ADÃO e a NOÉ não têm nada a ver com isso, são leis dadas á toda a humanidade, que nessas ocasiões se constituia a família deles.

Na Lei dada a Adão, Deus está falando com TODA a humanidade, que era constituída de DUAS PESSOAS.

Na Lei dada a Noé, Deus está falando com TODA a humanidade, que era constituída de OITO PESSOAS

Na Lei dada a Abraão e seus descendentes, Deus está falando com Abraão e seus descendentes que eram apenas uma PARTE da humanidade.

Então conclui-se que, por qualquer argumentos, todos os gentios, de todos os tempos, estão debaixo das leis dadas a Adão e Noé.
Nãozinho

Situação dos gentios:

Efésios
2:12 Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.

John Knox escreveu:A não ser que você possa provar que  elas foram revogadas...
O novo testamento fala que estamos sob uma nova aliança.

Ora, se estamos sob uma nova aliança, o que será que aconteceu com as antigas?

Dããã...
  japinha

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por John Knox em Sex 19 Fev 2016, 5:58 pm

KHWEY
Elas não foram nem consideradas, pois como foi dito, o novo testamento só fala de duas alianças.
-
-
KNOX
Você não tratou do assunto da minha pergunta.
Eu quero a afirmaçao bíblica dizendo que foram revogadas.
Onde está?
-
-
KHWEY
Situação dos gentios:
Efésios
2:12 Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
-
-
KNOX
HAHAHAHAHA, no outro tópico eu citei esse verso para provar que não havia esperança de salvação para os gentios que não conheceram a Cristo, e você fugiu de comentar esse texto, agora o usa para seus propósitos?
HAHAHAHAHAHAHA!

Não notou a diferença entre SINGULAR e PLURAL?

AS ALIANÇAS (plural) DA PROMESSA (singular) 

Então só se está falando de UMA PROMESSA.
Qual é esta promessa?

Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão. Gálatas 3:18

Enxergas alguma outra promessa?????

-
-
-

KHWEY

-
-
KNOX
No texto que fala isso, em Hebreus, fala apenas da aliança mosaica e nada fala das alianças com Adão e Noé.
-

Ainda assim, seu argumento não é conclusivo, pois ainda que Deus tenha feito nova aliança, isso não necessariamente requer a revogação de tudo da aliança antiga, mas uma pode ser o complemento da anterior, apenas alterando alguns termos.

Como eu disse, na categoria de SER HUMANO, participamos das alianças com Adão e Noé, talvez na categoria de NÃO-ISRAELITA, não participemos em certos aspectos da aliança Abraão/Jacó/Moisés/Davi, mas isso também é discutível em um nível mais avançado do debate, já que Gl 3 diz textualmente que os gentios que crêem em Cristo participam das bênçãos de Abraão. Deixemos essa discussão para daqui a pouco.

Por ora, peço que você KHWEY posicione-se ao lado do paradigma que melhor descreve seu pensamento, abaixo:

1 - Tudo que Deus ordenou no AT continua valendo hoje, a não ser que Ele tenha revogado no NT.

OU

2 - Nada que Deus ordenou no AT continua valendo hoje, a não ser que Ele tenha repetido no NT.

1 ou 2?

John Knox
Pérola
Pérola

Mensagem por alicarvalho em Sex 19 Fev 2016, 6:29 pm

Amado Khwey !

Shaul falou das "alianças da promessa" ,só duas tem promessas?

"Porei minha Torah dentro deles e a escreverei em seu coração ;e serei o Deus deles e eles serão o meu povo " Jr 31.33b

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1915

Mensagem por Khwey em Sex 19 Fev 2016, 11:19 pm

-
-
KNOX
Você não tratou do assunto da minha pergunta.
Eu quero a afirmaçao bíblica dizendo que foram revogadas.
Não se tem na bíblia afirmação para tudo.
Em falando de duas alianças, entende-se que só duas são relevantes.

Isto é, para quem sabe ler e interpretar textos.

Situação dos gentios:
Efésios
-
-
KNOX
HAHAHAHAHA, no outro tópico eu citei esse verso para provar que não havia esperança de salvação para os gentios que não conheceram a Cristo, e você fugiu de comentar esse texto, agora o usa para seus propósitos?
HAHAHAHAHAHAHA!
É mesmo?

E eu que citei o verso mostrando que gentio não tinha lei, mas você insistiu em dizer que gentios já tinham a lei de Deus no coração...

xaropinho

Será que agora este outro texto esclareceu a coisa para você???

"HAHAHAHAHAHAHA!"

John Knox escreveu:Não notou a diferença entre SINGULAR e PLURAL?

AS ALIANÇAS (plural) DA PROMESSA (singular) 

Então só se está falando de UMA PROMESSA.
Qual é esta promessa?
Todas as alianças tinham promessa.

Ou seja, cada aliança tinha a sua promessa. Daí estar escrito; alianças da promessa.

É mais um analfabeto no pedaço!

"HAHAHAHAHAHAHA!"   hihihi

John Knox escreveu:Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão. Gálatas 3:18

Enxergas alguma outra promessa?????
Sim, eu enxergo outra promessa em outra aliança:

Gênesis
9:14 E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens.
9:15 Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne.

Eis aí a aliança com Noé e a respectiva promessa.

Entendeu agora o significado da expressão "alianças da promessa"?

Me deu uma vontade enorme de colocar uma imagem de quadrúpede!!!  veia

-
-
KNOX
No texto que fala isso, em Hebreus, fala apenas da aliança mosaica e nada fala das alianças com Adão e Noé.
Justamente, porque elas são irrelevantes.

John Knox escreveu:Ainda assim, seu argumento não é conclusivo, pois ainda que Deus tenha feito nova aliança, isso não necessariamente requer a revogação de tudo da aliança antiga, mas uma pode ser o complemento da anterior, apenas alterando alguns termos.
Oh céus!

Qualquer coisa que foi renovada é coisa nova, mesmo que tenha partes da antiga.

O texto é claro quando diz que foi feita outra aliança, nova aliança, novo testamento.

John Knox escreveu:Por ora, peço que você KHWEY posicione-se ao lado do paradigma que melhor descreve seu pensamento, abaixo:

OU

Para que eu possa me posicionar corretamente, responda-me:

Jesus repetiu o dízimo no novo testamento.
O dízimo está valendo hoje?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por irmão em Sex 19 Fev 2016, 11:28 pm

Para aqueles que não amam o seu próximo eu diria: não matarás, não roubarás, não dirás falso testemunho...

Mas para aquele que ama o próximo eu diria: siga o seu coração.

irmão
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 1198

Mensagem por David de Oliveira em Sab 20 Fev 2016, 9:35 am

irmão escreveu:Para aqueles que não amam o seu próximo eu diria: não matarás, não roubarás, não dirás falso testemunho...

Gostei. 
Essa é a Lei do evangelho de Jesus, a Lei da consciência.

1 Coríntios 6
 12 tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada me domine.

Hebreus 9
 14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte[39], para que sirvamos ao Deus vivo!

Romanos 2
 15 pois (os não judeus) mostram que as exigências da Lei estão gravadas em seu coração. Disso dão testemunho também a sua consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os. )

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8361

Mensagem por Rafaelo em Sab 20 Fev 2016, 11:03 am

irmão escreveu:Para aqueles que não amam o seu próximo eu diria: não matarás, não roubarás, não dirás falso testemunho...

Siga o coração...O irmão nunca leu Jeremias 17:9.....????

Rafaelo
Pérola
Pérola

Mensagem por Rafaelo em Sab 20 Fev 2016, 11:09 am

David de Oliveira escreveu:

Gostei. 
Essa é a Lei do evangelho de Jesus, a Lei da consciência.

1 Coríntios 6

12 tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada me domine.

Hebreus 9

14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte[39], para que sirvamos ao Deus vivo!

Romanos 2

15 pois (os não judeus) mostram que as exigências da Lei estão gravadas em seu coração. Disso dão testemunho também a sua consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os. )

I Corintios 6....
Vamos lá da para usar I Corintios 10 também...
isso não vem com a lei meu filho....Tudo é licito pois vc tem liberdade para fazer o que quiser...Mas não deixarem que nada me domine ou nem tudo edifica....Ou seja nem tudo que vc FAZ VAI TE FAZER BEM VAI TE SANTIFICAR.....E isso.....
Como matar,roubar,mentir....pode fazer isso???? vc tem liberdade para isso...Mas não vou ser dominado por isso.....Que esta na lei...

Hebreus também não anula...Romanos kkk... o gente Paulo aqui alega pois os Jeremias 33 fala....O povo Judeu alega as 613 leis..365 proibições....Circuncisão....E isso não tem pois Cristo anulou esta lei na cruz...Cl 2....
Onde ele cravou a graça em nossos corações...

Isso não anula as outras 9.......

Rafaelo
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Sab 20 Fev 2016, 11:45 am

Rafaelo escreveu:
Hebreus também não anula...Romanos kkk... o gente Paulo aqui alega pois os Jeremias 33 fala....O povo Judeu alega as 613 leis..365 proibições....Circuncisão....E isso não tem pois Cristo anulou esta lei na cruz...Cl 2....
Onde ele cravou a graça em nossos corações...
E o dízimo?

Jesus fala do dízimo no novo testamento.

O dízimo também foi anulado, ou você não sabe responder?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:15 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: