.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
59 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 57 Visitantes :: 1 Motor de busca

Christiano, Jarbas

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O espirito está salvo, mas a alma não

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: O espirito está salvo, mas a alma não

Mensagem por Ed em Dom 22 Nov 2015, 6:30 pm

gusto escreveu:Deus não soprou alma no homem, o homem é alma e até os animais são.
Exegese sua...

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3163 dias de existência com 228926 mensagens

Ed
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11003
flag : BrUSA

http://gospelbrasil.topicboard.net

Mensagem por Ed em Dom 22 Nov 2015, 6:31 pm

gusto escreveu:
Ed escreveu:
gusto escreveu:Ah! então a ACF está incorreta?
Sim, qual o problema? Nenhuma bíblia está livre de uma transliteração correta...

Por isso se aplique em estudar cada verso que tiver dúvida no original e em outras línguas mais importantes que o português, como inglês e espanhol.
Mas se o Espírito não revelar não adianta nada.

"A letra mata, mas o espírito vivifica." (Não a alma)

De novo;

"A carne para nada se aproveita... o espírito está pronto, mas a carne é fraca..."
Fugindo do tema proposto...

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3163 dias de existência com 228926 mensagens

Ed

Número de Mensagens : 11003
flag : BrUSA

http://gospelbrasil.topicboard.net

Mensagem por gusto em Dom 22 Nov 2015, 6:42 pm

Ed escreveu:
gusto escreveu:Deus não soprou alma no homem, o homem é alma e até os animais são.
Exegese sua...
Bíblica. :chapeu:

gusto
Antares
Antares

Número de Mensagens : 10550
flag : Brasil

Mensagem por Jaspe Luzente em Ter 24 Nov 2015, 12:21 am

Tem que olhar esse diversos versículos no original para chegar a uma conclusão. Infelizmente temos que estudar... Estaríamos muito mais longe se todos no momento da conversão já soubessem de tudo.. Mas não.. Eu indico o livro novo testamento interlinear grego portugues de capa azul da SBB .. ta 100 e poucos no internet..

Jaspe Luzente
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 59

Mensagem por Khwey em Ter 24 Nov 2015, 9:31 am

No meu entendimento o corpo é a matéria, o espírito é a força que vem de Deus, e a alma é igual a "ego". E desta forma tudo me parece claro quanto ao que a bíblia diz sobre estes termos.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por gusto em Qua 25 Nov 2015, 7:02 pm

Khwey, já que cê entrou no assunto, na sua humilde opinião, o que Deus soprou no homem depois de tê-lo feito do pó da terra?

Alma, folêgo de vida ou espírito?

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Khwey em Qua 25 Nov 2015, 7:21 pm

Do sopro de Deus, ou fôlego, eu entendo que Deus deu o espírito de vida, que é a força que anima qualquer ser vivo, ou matéria.

Eu também entendo que a expressão "alma vivente" designa qualquer ser vivo, e portanto é diferente de "alma", que só o homem tem.

Última edição por Khwey em Qua 25 Nov 2015, 7:25 pm, editado 1 vez(es)

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por gusto em Qua 25 Nov 2015, 7:24 pm

Khwey escreveu:Do sopro de Deus, eu entendo que Deus deu o espírito de vida, que é a força que anima qualquer ser vivo, ou matéria.

Eu também entendo que a expressão "alma vivente" designa qualquer ser vivo, e portanto é diferente de "alma", que só o homem tem.
Tem base bíblica para dizer que o homem tem alma, ou é só opinião mesmo?

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Khwey em Qua 25 Nov 2015, 7:29 pm

Eu tenho base bíblica para dizer que o homem tem  três coisas diferentes...

1 Tessalonicenses
5:23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por gusto em Qua 25 Nov 2015, 8:08 pm

Khwey escreveu:Eu tenho base bíblica para dizer que o homem tem  três coisas diferentes...

1 Tessalonicenses
5:23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Mas estes três são um. Wink

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Khwey em Qua 25 Nov 2015, 8:59 pm

Três que são um é somente em relação a Jesus Cristo, ao Pai, e ao Espírito Santo, biblicamente falando.

Ou seja, três personalidades distintas que são um Deus, coisa que não se aplica aos homens.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por gusto em Qua 25 Nov 2015, 9:52 pm

Então o ser vivente/homem não é um?

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Khwey em Qua 25 Nov 2015, 11:03 pm

O homem é um ser composto de matéria, de um espírito de vida que vem de Deus, e do ego, que é o conjunto de conhecimento e de experiências que lhe dá a personalidade.

Khwey
administrador
administrador

O espirito está salvo, mas a alma não

Mensagem por miguel o adventista em Qui 21 Abr 2016, 1:21 pm

Sargento escreveu:Recentemente ouvi falar desta doutrina da boca de alguém que conhecia a premissa mas não o fundamento bíblico da mesma.

A doutrina diz que Jesus salvou o nosso espírito eternamente, o qual é salvo pela fé, mas que a alma ainda não está salva e que é salva ou perdida mediante a nossa fidelidade.

Daqueles que estão neste forum, quantos apoiam esta doutrina e quais são os vossos argumentos a favor dela?

Caro irmão Sargento, essa teoria é bastante estranha ao evangelho.

Deus quando opera pela salvação, faz-la no aspecto holistico ou por todo o ser - Corpo, alma e Espírito:

Romanos 5:1 TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;

I Pedro 2:9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

I Coríntios 3:16 Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
17 Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.

I Coríntios 6:19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

I Tessalonicenses 5:23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

Se o corpo é o templo do Espirito santo, é porque Deus o libertou antes das trevas e suas obras (alcool, cocaina, prostituição, feitiçaria... maus desejos... etc), e o usa para o seu bom proposito em miinisterio sacerdotal tal como encontramos em I Pedro 2:9.

miguel o adventista
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 31
flag : Angola

Mensagem por Sergioma.filho em Qua 12 Out 2016, 10:55 am

Olá, a divisão tricotomista não é aceita pela maioria de igrejas de origem reformada, nem luteranos, presbiterianos ou até mesmo batistas arminianos acreditam nessa divisão de corpo, alma e espírito. A dicotomia é a doutrina ortodoxa aonde alma e corpo são às divisões, alma e espírito são a mesma coisa inclusive em relação a textos bíblicos que apresentam como falando de sentimento e pensamentos. As teologias sistemáticas tradicionais não dividem corpo e alma como se pudessem se separar, a antropologia bíblica acredita que a alma foi manchada pelo pecado e o corpo entrou no estado de morte, a redenção e a regeneração da morte para vida é completa.

Sergioma.filho
Barro
Barro

Número de Mensagens : 3

Mensagem por David de Oliveira em Qua 12 Out 2016, 11:11 am

Sergioma.filho escreveu:Olá, a divisão tricotomista não é aceita pela maioria de igrejas de origem reformada, nem luteranos, presbiterianos ou até mesmo batistas arminianos acreditam nessa divisão de corpo, alma e espírito. A dicotomia é a doutrina  ortodoxa aonde alma e corpo são às divisões, alma e espírito são a mesma coisa inclusive em relação a textos bíblicos que apresentam como falando de sentimento e pensamentos. As teologias sistemáticas tradicionais não dividem corpo e alma como se pudessem se separar, a antropologia bíblica acredita que a alma foi manchada pelo pecado e o corpo entrou no estado de morte, a redenção e a regeneração da morte para vida é completa.

Essas afirmações não passam de dogmas de facções; são polêmicas abertas que não levam a um conhecimento absoluto e não edifica ninguém. 

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8361

Mensagem por Sergioma.filho em Qua 12 Out 2016, 11:26 am

David de Oliveira escreveu:
Sergioma.filho escreveu:Olá, a divisão tricotomista não é aceita pela maioria de igrejas de origem reformada, nem luteranos, presbiterianos ou até mesmo batistas arminianos acreditam nessa divisão de corpo, alma e espírito. A dicotomia é a doutrina  ortodoxa aonde alma e corpo são às divisões, alma e espírito são a mesma coisa inclusive em relação a textos bíblicos que apresentam como falando de sentimento e pensamentos. As teologias sistemáticas tradicionais não dividem corpo e alma como se pudessem se separar, a antropologia bíblica acredita que a alma foi manchada pelo pecado e o corpo entrou no estado de morte, a redenção e a regeneração da morte para vida é completa.

Essas afirmações não passam de dogmas de facções; são polêmicas abertas que não levam a um conhecimento absoluto e não edifica ninguém. 

Sim são dogmas, você rejeita o pensamento teológico da história da igreja? Acredita que todos os períodos e teologias que afirmaram coerentemente assuntos como a Dicotomia estão equivocados? Todas as interpretações bíblicas que são em maioria esmagadora dicotomistas ao longo de todo esse tempo deve ser desconsiderada?. Lembrando que teologia dogmática e sistemáticas são a mesma coisa, se rejeita uma a outra também.

Sergioma.filho
Barro
Barro

Mensagem por David de Oliveira em Qua 12 Out 2016, 1:54 pm

Sergioma.filho escreveu:

Sim são dogmas, você rejeita o pensamento teológico da história da igreja? Acredita que todos os períodos e teologias que afirmaram coerentemente assuntos como a Dicotomia estão equivocados? Todas as interpretações bíblicas que são em maioria esmagadora dicotomistas ao longo de todo esse tempo deve ser desconsiderada?. Lembrando que teologia dogmática e sistemáticas são a mesma coisa, se rejeita uma a outra também.

Eu rejeito todo e qualquer dogma de toda e qualquer tendência. A história da igreja (denominações mundiais), me faz arrefecer em termos de qualquer confiança em interpretações exegéticas. A teologia terceirizada das instituições que se faz nos seminários e nos templos transformou o evangelho de Jesus numa franquia falsificadora.   

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Sergioma.filho em Qua 12 Out 2016, 2:23 pm

Sergioma.filho escreveu:
Sergioma.filho escreveu: hummmm... Olá, a divisão tricotomista não é aceita pela maioria de igrejas de origem reformada, nem luteranos, presbiterianos ou até mesmo batistas arminianos acreditam nessa divisão de corpo, alma e espírito. A dicotomia é a doutrina  ortodoxa aonde alma e corpo são às divisões, alma e espírito são a mesma coisa inclusive em relação a textos bíblicos que apresentam como falando de sentimento e pensamentos. As teologias sistemáticas tradicionais não dividem corpo e alma como se pudessem se separar, a antropologia bíblica acredita que a alma foi manchada pelo pecado e o corpo entrou no estado de morte, a redenção e a regeneração da morte para vida é completa.

Eu rejeito todo e qualquer dogma de toda e qualquer tendência. A história da igreja (denominações mundiais), me faz arrefecer em termos de qualquer confiança em interpretações exegéticas. A teologia terceirizada das instituições que se faz nos seminários e nos templos transformou o evangelho de Jesus numa franquia falsificadora.   
Entendi, o Espírito esteve longe de toda história da interpretação bíblica ao longo dos anos, mas ele revelou a você a maneira certa de se fazer exegese em 2016, claro que as interpretações de todos os anos incluindo dos reformadores está errada e a hermenêutica que você utiliza está correta.  ta loco

Sergioma.filho
Barro
Barro

Mensagem por O Triunfante Hobbes em Qua 12 Out 2016, 7:30 pm

Khwey escreveu:No meu entendimento o corpo é a matéria, o espírito é a força que vem de Deus, e a alma é igual a "ego". E desta forma tudo me parece claro quanto ao que a bíblia diz sobre estes termos.
Interessante o que intuís, já que nos tempos em que essas passagens foram escritas, diga-se de passagem por homens(que teriam sido) inspirados por um "espírito santo"(ou terminologia que o valha), a compreensão científica que há hoje era ou completamente ausente ou minimamente equivocada sobre a questão.

O Triunfante Hobbes
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 76

Mensagem por O Triunfante Hobbes em Qua 12 Out 2016, 7:36 pm

Khwey escreveu:Do sopro de Deus, ou fôlego, eu entendo que Deus deu o espírito de vida, que é a força que anima qualquer ser vivo, ou matéria.

E o quê seria essa "alma" que só o homem tem, lembrando que o homem se comunica e interage emotiva e intelectualmente com animais através de linguagens não alfabéticas?

O Triunfante Hobbes
Quartzo
Quartzo

Mensagem por O Triunfante Hobbes em Qua 12 Out 2016, 8:02 pm

Khwey escreveu:Três que são um é somente em relação a Jesus Cristo, ao Pai, e ao Espírito Santo, biblicamente falando.

Ou seja, três personalidades distintas que são um Deus, coisa que não se aplica aos homens.
Discordo. 

[size=32]João 14[/size]

Ouvir

[size=13]1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
4 Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.
5 Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
7 Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.

O homem é feito à imagem e semelhança de "Deus".[/size]

O Triunfante Hobbes
Quartzo
Quartzo

Mensagem por David de Oliveira em Qui 13 Out 2016, 9:06 am

Sergioma.filho escreveu:
Sergioma.filho escreveu:
Sergioma.filho escreveu: hummmm... Olá, a divisão tricotomista não é aceita pela maioria de igrejas de origem reformada, nem luteranos, presbiterianos ou até mesmo batistas arminianos acreditam nessa divisão de corpo, alma e espírito. A dicotomia é a doutrina  ortodoxa aonde alma e corpo são às divisões, alma e espírito são a mesma coisa inclusive em relação a textos bíblicos que apresentam como falando de sentimento e pensamentos. As teologias sistemáticas tradicionais não dividem corpo e alma como se pudessem se separar, a antropologia bíblica acredita que a alma foi manchada pelo pecado e o corpo entrou no estado de morte, a redenção e a regeneração da morte para vida é completa.

Entendi, o Espírito esteve longe de toda história da interpretação bíblica ao longo dos anos, mas ele revelou a você a maneira certa de se fazer exegese em 2016, claro que as interpretações de todos os anos incluindo dos reformadores está errada e a hermenêutica que você utiliza está correta.  ta loco

Só um detalhe... Eu não estou sozinho, longe disso. O último censo demonstra a insatisfação e o despertamento dos leigos frente a saturação dos dogmas e doutrinas de Homens. Chegou-se a um ponto que ninguém já não aguenta mais! 
O Espírito, como você mencionou, não poderia espalhar as confusões dogmáticas ao longo dos séculos. Se você tem essa crença, eu não posso interferir.
Os reformadores não são as minhas referências de fé, assim também qualquer homem que apareceu como ícone religioso.

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:27 pm

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: