.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Palavras são palavras, nada mais do que palavras. Será?
Hoje à(s) 7:37 pm por Eterna

» Livre arbítrio, auto idolatria
Hoje à(s) 4:17 pm por Justo

» Noticiário Escatológico
Hoje à(s) 2:38 pm por Jarbas

» Mulher de piloto do voo da Chapecoense pede desculpas: "Ele não é bandido"
Hoje à(s) 2:08 pm por gusto

» Onde congregar?
Hoje à(s) 1:39 pm por gusto

» A religião e o ateísmo - tópico oficial
Hoje à(s) 12:50 pm por gusto

» Um conselho aos debatedores de internet
Hoje à(s) 10:23 am por gusto

» A Verdadeira Liberdade
Hoje à(s) 10:02 am por gusto

» Frases
Hoje à(s) 9:54 am por gusto

Quem está conectado
60 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 58 Visitantes :: 2 Motores de busca

Eterna, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Está escrito!

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Está escrito!

Mensagem por Zigurd em Sex 20 Nov 2015, 2:22 am

Khwey escreveu:
Zigurd escreveu:
- Mesmo aquelas que ainda iriam se cumprir, podemos encontrar confirmação. Veja um exemplo:

Mt 24:15 - Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;

Embora o texto indique tratar-se de uma profecia falada pelo profeta, ainda assim encontramos registrada no seu livro (Dn 9:27; 11:31; 12:11).

Jesus confirmou essa profecia. O que para mim é o bastante para considerar tal profecia válida, mesmo que os fatos venham a acontecer no futuro. Estou convicto de que isso acontecerá!
E você tem isto para todas as profecias que ainda vão se cumprir?

- Não!

Você não percebeu que pergunta foi clara em referir-se às profecias futuras que não foram confirmadas?

- Veja a sua pergunta:

"Como você pode dizer aceitar somente as profecias que foram confirmadas, sabendo que existem profecias que ainda vão se cumprir, cuja confirmação não encontra-se na bíblia ou em qualquer outra escritura antiga?"

- Eu apenas te mostrei que mesmo as profecias futuristas, podemos encontrar confirmação por Jesus.

Quanto aquelas sem qualquer confirmação em Jesus, ou por Jesus, ou no contexto do VT, futuristas ou não, acho que já fui bem claro; ou melhor, imaginava que tinha sido: como aceitar tais profecias com válidas? Somente pela fé! Nestes casos, algumas eu creio, outras não. (Promete que não vai perguntar novamente a mesma coisa???)

Zigurd escreveu:
- Se vc se refere ao texto de Atos que vc trouxe, não! Ali está escrito:

"Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura. Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono, nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção." (Atos 2:29-31)

O verbo "ser" colocado na forma como está no texto - gerúndio (= presente perfeito) - indica uma ação em andamento.
Como isto pode estar em andamento, sendo que trata-se de um relato sobre o passado?

- O verbo "ser", conforme foi aplicado na frase, é que indica uma ação em andamento (no texto). Não o fato passado! Dãããã........

Também não consigo explicar mais claramente do que já o fiz. (Já sugeri a vc que procure um professor de português, mostre-lhe o texto, talvez ele consiga te explicar melhor quanto à função de um verbo usado no gerúndio.)

Zigurd escreveu:
Khwey escreveu:
Zigurd escreveu:O que eu disse, e repito é que Davi não recebeu tal unção! Então, não vejo qualquer razão para sair catando textos bíblicos para provar algo que não disse!?
Com base em texto bíblico, você pode mostrar os profetas recebendo unção?

- Não! E nem vou procurar isso.
Se é assim, então você não pode afirmar se este ou aquele personagem bíblico é realmente um profeta, uma vez que, para você, a unção precisaria estar registrada, a exemplo do que você disse de Davi.

Minha resposta anterior:

"Não, eu não disse isso. Disse? É claro que se a bíblia trata constantemente alguém como profeta, é porque deve ser; independentemente se é descrito ou não o ritual de sua unção."

Zigurd escreveu:
Khwey escreveu:Sendo necessário que o profeta seja ungido, se a bíblia diz que alguém é profeta, então é necessário que tal unção também esteja registrada para que possamos aceitar o que está escrito?
- Não, eu não disse isso. Disse? É claro que se a bíblia trata constantemente alguém como profeta, é porque deve ser; independentemente se é descrito ou não o ritual de sua unção.
Pois Salmos é um livro profético, foi escrito por Davi, e está escrito que este foi um profeta.

- Nem todos os salmos são proféticos; e nem todos os salmos são de autoria de Davi. Além disso, já disse que Davi foi usado por Deus para profetizar, mas a unção que recebeu foi a unção real. 

Zigurd escreveu:Mas o assunto aqui suscitado por vc, é e em relação a Davi
O assunto visou apenas te demonstrar que, ao contrário da sua afirmação, Davi era profeta assim como Moisés. E se você tivesse a par disso, não haveria essa discussão sobre Davi ser profeta ou não.

- Davi profeta assim como Moisés? Diga isso para um judeu! :risadinha:

Então você arranjou este argumento de unção de profeta, para tentar invalidar aquilo que você não sabia que estava escrito.

- "Arranjei", não! Quem tem demonstrado espírito de disputa (a qualquer custo) é vc, não eu. O fato óbvio é que Davi era rei, para isso ele foi ungido. Talvez, uma de suas unções tenha sido 'sacerdotal'; mas de profeta ele não tem, embora tenha sido usado por Deus em determinadas ocasiões para profetizar. 

Eu acho que isto é uma besteira, pois realmente não sabemos de tudo o que está escrito, e por isso podemos ser facilmente induzidos ao erro por causa dos ensinos dos outros.

- Claro que não sabemos de tudo o que está escrito! Mas quando qualquer texto é colocado diante de nós, basta saber ler para analisá-lo.

Eu já vi esta questão sobre profecia que não consta nas escrituras sendo defendida por simpatizante do islamismo, apenas com o propósito de denegrir o cristianismo.

Que bobagem!!!

- Quanto ao Islã, sei quase nada do que pensam seus seguidores; não me desperta curiosidade. Mas os argumentos dos seguidores do judaísmo, esses eu conheço bem. E, a despeito deles pretenderem denegrir o cristianismo, por óbvio, afinal é outra religião, ainda assim, alguns de seus argumentos são bastante consistentes e, de certa forma, sabendo "peneirar", nos ajudam a compreender melhor a nossa religião. Aliás, estou até pensando em propor um novo tópico sobre o "Messias esperado pelos judeus" mas temo que alguns irmãos poderão ficar de "cabelo em pé"! affraid

Zigurd
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 251
flag : Brasil

Mensagem por Khwey em Sex 20 Nov 2015, 12:30 pm

Zigurd escreveu:
- Veja a sua pergunta:

"Como você pode dizer aceitar somente as profecias que foram confirmadas, sabendo que existem profecias que ainda vão se cumprir, cuja confirmação não encontra-se na bíblia ou em qualquer outra escritura antiga?
- Eu apenas te mostrei que mesmo as profecias futuristas, podemos encontrar confirmação por Jesus.
Raciocine...
Se a profecia tem confirmação, então, segundo a pergunta que foi feita acima, ela está fora da questão, não é mesmo?
Dããã...

Zigurd escreveu:Quanto aquelas sem qualquer confirmação em Jesus, ou por Jesus, ou no contexto do VT, futuristas ou não, acho que já fui bem claro; ou melhor, imaginava que tinha sido: como aceitar tais profecias com válidas? Somente pela fé! Nestes casos, algumas eu creio, outras não. (Promete que não vai perguntar novamente a mesma coisa???)
Agora ficou bem claro!

A questão é com o seu entendimento.  
Ou seja, do que está escrito na bíblia, você escolhe em que acreditar.

Então a discussão com você torna-se semelhante a discussão com os espíritas.

Eles creem em Jesus, mas quando as palavras de Jesus lhes são contrárias, eles dizem que não é válido, não era para estar escrito assim, foi alguém que escreveu sem autorização, etc, etc...

O seu caso é mais interessante, pois, em você crendo em Jesus e não sendo capaz de encontrar na bíblia o que Jesus disse, então você, descaradamente, diz que está registrado em uma outra escritura que não está em nosso alcance!

Perfeito!!!   number 1  

Zigurd escreveu:
Khwey escreveu:
Como isto pode estar em andamento, sendo que trata-se de um relato sobre o passado?
- O verbo "ser", conforme foi aplicado na frase, é que indica uma ação em andamento (no texto). Não o fato passado! Dãããã........
Ah sim, o verbo "ser" indica uma ação em andamento...
Mas trata-se de uma ação em andamento num fato do passado ou do presente, segundo as palavras do narrador?
  angel

Curiosidade:

Para ficar mais fácil, explica aí o caso de Davi...  
Ao você ler a expressão "sendo ele profeta", você entende que Davi estava aprendendo a ser profeta?

E está assim até hoje, ou ele já completou o curso???  :risadinha:

Zigurd escreveu:
Khwey escreveu:Se é assim, então você não pode afirmar se este ou aquele personagem bíblico é realmente um profeta, uma vez que, para você, a unção precisaria estar registrada, a exemplo do que você disse de Davi.
Minha resposta anterior:

"Não, eu não disse isso. Disse? É claro que se a bíblia trata constantemente alguém como profeta, é porque deve ser; independentemente se é descrito ou não o ritual de sua unção."
Quando a bíblia trata Davi como profeta, é porque ele era profeta ou ainda estava aprendendo a ser?

Zigurd escreveu:
- Nem todos os salmos são proféticos; e nem todos os salmos são de autoria de Davi. Além disso, já disse que Davi foi usado por Deus para profetizar, mas a unção que recebeu foi a unção real.
Não está em discussão o livro, e sim se o autor do livro era ou não profeta.

E segundo o que já foi discutido aqui, se a bíblia diz que Davi é profeta, não é preciso o registro de uma unção para confirmar isto.

Ficaria melhor você admitir que errou, pois há muitos erros em seus textos, e vai ser interessante contemplar você tentando negar ou explicar cada um deles.

Zigurd escreveu:
- Davi profeta assim como Moisés? Diga isso para um judeu!
:risadinha:
O judeu não está participando.

E o sentido da colocação é chamar a atenção para que a bíblia chama os dois de profeta sem precisar da tal "unção de profeta" que você inventou.

Zigurd escreveu:
Khwey escreveu:Então você arranjou este argumento de unção de profeta, para tentar invalidar aquilo que você não sabia que estava escrito.
- "Arranjei", não! Quem tem demonstrado espírito de disputa (a qualquer custo) é vc, não eu.
Você arranjou isto sim, pois trata-se de uma coisa que você não tem como mostrar respaldo com a bíblia.

Mas, quem sabe isto foi escrito nas escrituras antigas, as quais não estão em nosso alcance!  :risadinha:

E um debate implica em disputa, se você observar bem o significado da palavra.

Zigurd escreveu:
Talvez, uma de suas unções tenha sido 'sacerdotal'; mas de profeta ele não tem
E como você sabe que ele não tem???

Ou ainda, como você sabe que algum profeta tem???

japinha

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17150

Mensagem por Zigurd em Sex 20 Nov 2015, 3:29 pm

Khwey escreveu:
Zigurd escreveu:
- Veja a sua pergunta:

"Como você pode dizer aceitar somente as profecias que foram confirmadas, sabendo que existem profecias que ainda vão se cumprir, cuja confirmação não encontra-se na bíblia ou em qualquer outra escritura antiga?
Raciocine...

- Vc sabe o que é isso: raciocinar? Não é o que me pareceu. :risadinha:

Se a profecia tem confirmação, então, segundo a pergunta que foi feita acima, ela está fora da questão, não é mesmo?
Dããã...

- Neste caso, vc deveria "raciocinar", pular esta parte que trata-se apenas de uma informação adicional, e fixar-se na resposta que vem claramente, a seguir. Em vez de ficar procurando "cabelo em ovo".

Zigurd escreveu:Quanto aquelas sem qualquer confirmação em Jesus, ou por Jesus, ou no contexto do VT, futuristas ou não, acho que já fui bem claro; ou melhor, imaginava que tinha sido: como aceitar tais profecias com válidas? Somente pela fé! Nestes casos, algumas eu creio, outras não. (Promete que não vai perguntar novamente a mesma coisa???)
Agora ficou bem claro!

- Ufa... Até que enfim! Nunca imaginei que seria tão difícil para vc entender algo que tenho deixado explícito durante todo o nosso debate.

- Sim. Mas as minhas escolhas não se restringem aos meus entendimentos exclusivamente; são frutos de muitos outros estudos, além da bíblia. O que não me parece ser o seu caso que demonstra ser "estudante" de uma única fonte. Isso para mim chama-se: alienação!

Então a discussão com você torna-se semelhante a discussão com os espíritas.

Eles creem em Jesus, mas quando as palavras de Jesus lhes são contrárias, eles dizem que não é válido, não era para estar escrito assim, foi alguém que escreveu sem autorização, etc, etc...

O seu caso é mais interessante, pois, em você crendo em Jesus e não sendo capaz de encontrar na bíblia o que Jesus disse, então você, descaradamente, diz que está registrado em uma outra escritura que não está em nosso alcance!

Perfeito!!!   number 1  

- Sim. Dessa forma a palavra de Jesus é recebida integralmente, sem a necessidade de ajustá-la aos textos do VT. Ou vc ainda continua com dúvidas de que Jesus, ao referir-se às escrituras sagradas, não o faz referindo-se ao texto "grego"??? O qual vc, e tantos outros ditos "cristãos", "sacramentalizaram"?

Zigurd escreveu:
Khwey escreveu:
Ah sim, o verbo "ser" indica uma ação em andamento...
Mas trata-se de uma ação em andamento num fato do passado ou do presente, segundo as palavras do narrador?
  angel

- Verbo "ser" não indica uma ação em andamento, e sim, a forma nominal como foi colocado no texto: "Sendo" (gerúndio). Indiferentemente se o texto trata de fato passado ou presente. 
Refiro-me a análise textual! Isso requer um pouco mais de conhecimento da língua portuguesa que, pelo visto, lhe falta. (Já procurou um professor? Demorou! rs)

Curiosidade:

Ao você ler a expressão "sendo ele profeta", você entende que Davi estava aprendendo a ser profeta?

ai, caramba! ai, caramba! ai, caramba! ai, caramba!  Desisto!!! Já percebi que tenho tentado ensinar cálculo diferencial e integral para quem mal conhece as quatro operações básicas da matemática! Se é que me entende!!!!!

Zigurd escreveu:
Khwey escreveu:Se é assim, então você não pode afirmar se este ou aquele personagem bíblico é realmente um profeta, uma vez que, para você, a unção precisaria estar registrada, a exemplo do que você disse de Davi.
Minha resposta anterior:

Quando a bíblia trata Davi como profeta, é porque ele era profeta ou ainda estava aprendendo a ser?

- Já respondido logo aí acima.

Zigurd escreveu:
Não está em discussão o livro, e sim se o autor do livro era ou não profeta.

E segundo o que já foi discutido aqui, se a bíblia diz que Davi é profeta, não é preciso o registro de uma unção para confirmar isto.

- Tem mais alguns textos para analisarmos? Porque aquele de Atos que vc trouxe, nada mais tenho a acrescentar, além de tudo o que já foi dito durante o debate.

Ficaria melhor você admitir que errou, pois há muitos erros em seus textos, e vai ser interessante contemplar você tentando negar ou explicar cada um deles.

- A única coisa que devo admitir é que superestimei a sua inteligência! E isso, realmente reconheço que foi um erro crasso de minha parte. Mas já estou reparando: encerrando a minha participação definitivamente neste debate.

Zigurd escreveu:
- Davi profeta assim como Moisés? Diga isso para um judeu!
O judeu não está participando.

- Certo. Devo então reconhecer que vc conhece mais dos aspectos judaicos, do que os próprios judeus. É isso? Nem precisa responder, já entendi tudo.

E o sentido da colocação é chamar a atenção para que a bíblia chama os dois de profeta sem precisar da tal "unção de profeta" que você inventou.

- Vale a resposta anterior.

Zigurd escreveu:
Khwey escreveu:Então você arranjou este argumento de unção de profeta, para tentar invalidar aquilo que você não sabia que estava escrito.
- "Arranjei", não! Quem tem demonstrado espírito de disputa (a qualquer custo) é vc, não eu.
Você arranjou isto sim, pois trata-se de uma coisa que você não tem como mostrar respaldo com a bíblia.
- "Respaldo com a bíblia"! japinha
Quando é que vc vai se conscientizar de que para compreender aquilo que se chama VT, são necessários outros conhecimentos além da bíblia? Aliás, muitos outros.

Em qualquer área, o conhecimento se adquire abandonando a região de conforto intelectual. Mas, para isso, não se pode ter preguiça, autossuficiência e outros fatores que embotam o conhecimento; e é preciso, além disso, ter sede de aprender, e de chegar o mais próximo possível da verdade.

Mas, quem sabe isto foi escrito nas escrituras antigas, as quais não estão em nosso alcance!  :risadinha:

- Claro que isso é possível! Além do que, é preciso considerar também que a Torah originalmente era ensinada de forma oral, cujo ensino para a tradição judaica tem o mesmo valor da Torah escrita. (Ah, tá! Esqueci que vc conhece mais dessas coisas que os próprios judeus.)  oh my

E um debate implica em disputa, se você observar bem o significado da palavra.

- Para mim, não é assim! A disputa não deve ser "a qualquer custo", deve ser honesta. A verdade deve sempre prevalecer num debate, mesmo que para isso tenhamos que deixar de lado qualquer vaidade pessoal.
E como se chega à verdade, ou pelo menos mais próximo dela? Trazendo argumentos consistentes, demonstrados com coerência - da forma como tenho tentado me comportar - e ouvindo com atenção a outra parte. E não com perguntas tolas, cujas respostas já se tem prontas, ou 'picotando' textos para ajustá-los aos próprios interesses, como vc tem feito; isso de forma alguma engrandece o conhecimento, pelo contrário, embota-se!

Zigurd escreveu:
Talvez, uma de suas unções tenha sido 'sacerdotal'; mas de profeta ele não tem
E como você sabe que ele não tem???

Ou ainda, como você sabe que algum profeta tem???

- Já respondidas essas questões! Quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir, certamente entende.

japinha

Zigurd
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Sab 21 Nov 2015, 1:05 pm

Zigurd escreveu:
Khwey escreveu:
Dããã...

- Neste caso, vc deveria "raciocinar", pular esta parte que trata-se apenas de uma informação adicional, e fixar-se na resposta que vem claramente, a seguir. Em vez de ficar procurando "cabelo em ovo".
De jeito nenhum que eu iria pular esta parte, pois como moderador eu tenho o dever de chamar a sua atenção para isto.

Porque não sou eu quem não está lendo com atenção as perguntas,  e nem raciocinando, e então colocando essas tais "informações adicionais" que não satisfazem as questões e que só enchem linguiça.

Zigurd escreveu:
Khwey escreveu:
- Sim. Mas as minhas escolhas não se restringem aos meus entendimentos exclusivamente; são frutos de muitos outros estudos, além da bíblia. O que não me parece ser o seu caso que demonstra ser "estudante" de uma única fonte. Isso para mim chama-se: alienação!
Ora vejam só!
Então, agora você declara ser um estudante de várias fontes?

Mas que interessante!

Então, estudante de várias fontes,  apresente aí a sua fonte de consulta que te deu base para dizer que as profecias sobre Jesus, que não estão na bíblia, encontram-se em escrituras antigas.

angel

Zigurd escreveu:- Sim. Dessa forma a palavra de Jesus é recebida integralmente, sem a necessidade de ajustá-la aos textos do VT. Ou vc ainda continua com dúvidas de que Jesus, ao referir-se às escrituras sagradas, não o faz referindo-se ao texto "grego"??? O qual vc, e tantos outros ditos "cristãos", "sacramentalizaram"?
Como a palavra de Jesus é recebida integralmente, quando dela se escolhe em que acreditar???  hummm

Como a palavra de Jesus pode ser recebida integralmente, sendo que parte do seu testemunho está em escritura antiga que está longe do nosso alcance???

E o texto ao qual Jesus faz referencia não é este antigo testamento que temos hoje espalhado por todo o mundo, escrito em várias línguas e não só em grego, em função de Deus ter dado o dom de línguas através do Espírito Santo???

Raciocina meu filho!
Você entende que Deus deu o dom de línguas e permitiu que a sua palavra ficasse longe do nosso alcance e somente em grego???

Dãããããããã  :risadinha:

Zigurd escreveu:
Khwey escreveu:Ah sim, o verbo "ser" indica uma ação em andamento...
  angel
- Verbo "ser" não indica uma ação em andamento, e sim, a forma nominal como foi colocado no texto: "Sendo" (gerúndio).
Cruzes!!! Você Já se esqueceu do que escreveu...
Ou está tentando mudar a conversa???

Leia com atenção:

Zigurd escreveu:
- O verbo "ser", conforme foi aplicado na frase, é que indica uma ação em andamento (no texto).
japinha      xaropinho

Zigurd escreveu:
Khwey escreveu:Curiosidade:

ai, caramba! ai, caramba! ai, caramba! ai, caramba!  Desisto!!! Já percebi que tenho tentado ensinar cálculo diferencial e integral para quem mal conhece as quatro operações básicas da matemática! Se é que me entende!!!!!

A questão aqui é com o português. E é tão simples!!!

A expressão "sendo ele profeta", quer simplesmente dizer que Davi era profeta.

Zigurd escreveu:
Khwey escreveu:Ficaria melhor você admitir que errou, pois há muitos erros em seus textos, e vai ser interessante contemplar você tentando negar ou explicar cada um deles.
- A única coisa que devo admitir é que superestimei a sua inteligência! E isso, realmente reconheço que foi um erro crasso de minha parte. Mas já estou reparando: encerrando a minha participação definitivamente neste debate.
Ainda considero mais digno reconhecer que errou.
E assim continuar participando, apenas expondo ideias a serem discutidas, sem pretender ensinar ninguém.

Zigurd escreveu:Quando é que vc vai se conscientizar de que para compreender aquilo que se chama VT, são necessários outros conhecimentos além da bíblia? Aliás, muitos outros.
Se está escrito que o Espírito Santo nos ensinará sobre todas as coisas, principalmente as coisas da bíblia que se discernem espiritualmente, então não sei porque devemos dar crédito a você, ou a qualquer outro que vem aqui pretender nos ensinar.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17150

Mensagem por Zigurd em Sab 21 Nov 2015, 3:05 pm

olá

Zigurd
Pérola
Pérola