.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
32 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 31 Visitantes :: 2 Motores de busca

Christiano

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Está escrito!

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Está escrito!

Mensagem por Zigurd em Sab 31 Out 2015, 3:45 pm

E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos
Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. 
E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos
E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. (Lc 24:44-47)

Onde encontramos essa profecia no VT?

Zigurd
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 251
flag : Brasil

Re: Está escrito!

Mensagem por Khwey em Sab 31 Out 2015, 11:19 pm

Em Jonas, Isaías, Salmos, Oséias...

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por Cartman em Sab 31 Out 2015, 11:49 pm

Khwey escreveu:Em Jonas, Isaías, Salmos, Oséias...

Poderia ser mais específico, por favor?

Khwey: todo mundo sabe que você é o "DELETÃO" do fórum.

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1819

Mensagem por Khwey em Dom 01 Nov 2015, 12:43 am

Cartman escreveu:

Poderia ser mais específico, por favor?
Me desculpe, não trata-se de discriminação, mas discutir assuntos bíblicos com ateus não vale a pena.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Cartman em Dom 01 Nov 2015, 12:53 am

Khwey escreveu:Me desculpe, não trata-se de discriminação, mas discutir assuntos bíblicos com ateus não vale a pena.

Ou seja; a vinda de um deus, para morrer pelos "nossos pecados", jamais foi profetizada... assim afirmam os judeus.

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Khwey em Dom 01 Nov 2015, 12:56 am

Aqui neste fórum nós usamos a bíblia, e não o que afirmam os judeus ou qualquer outra pessoa, razão de eu ter citados livros que estão na bíblia.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Cartman em Dom 01 Nov 2015, 1:10 am

Então, poderia me mostrar pelo menos 'um versículo', que profetiza, a vinda de um Salvador para a humanidade?

No Velho Testamento, é claro...

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Zigurd em Dom 01 Nov 2015, 1:22 am

Então, por favor, cite o(s) texto(s) em que teria sido profetizada a ressurreição no terceiro dia.

Zigurd
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Dom 01 Nov 2015, 10:08 am

Em Oséias...

Oséias
6:2 Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele.

Em Jonas não temos as palavras, mas uma figura relativa, protagonizada pelo próprio Jonas.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Khwey em Dom 01 Nov 2015, 10:12 am

Cartman escreveu:
Então, poderia me mostrar pelo menos 'um versículo', que profetiza, a vinda de um Salvador para a humanidade?

No Velho Testamento, é claro...
Isaías
9:6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Zigurd em Dom 01 Nov 2015, 2:24 pm

Khwey escreveu:Em Oséias...

Oséias
6:2 Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele.

Em Jonas não temos as palavras, mas uma figura relativa, protagonizada pelo próprio Jonas.

Eu poderia apresentar outras traduções que mostram de maneiras diferentes esse mesmo texto. Mas, vou pular essa etapa e fixar-me apenas no contexto.

O texto de Oséias não acaba aí. Vejamos:

Oséas 6:4
"Que posso fazer com você, Efraim? Que posso fazer com você, Judá? Seu amor é como a neblina da manhã, como o primeiro orvalho que logo evapora."

Em seguida o texto mostra qual seria a punição para isso:

Oséas 6:5
"Por isso eu os despedacei por meio dos meus profetas, eu os matei com as palavras da minha boca; os meus juízos reluziram como relâmpagos sobre vocês."

Foi o próprio Deus quem matou Jesus? 
Logo, se não foi Deus quem matou Jesus, esse texto não se aplica ao assunto tratado.

Mas o texto mostra ainda que Deus não quis um sacrifício de sangue de um inocente. Continua:

Oséas 6:6
"Pois desejo misericórdia, e não sacrifícios; conhecimento de Deus em vez de holocaustos."

Será que depois Deus mudou de ideia e passou a querer sacrifício?

Quanto a Jonas... Ele esteve morto dentro do "peixe"? Ou apenas se manteve vivo?

Zigurd
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Dom 01 Nov 2015, 2:38 pm

Zigurd escreveu:

Oséias

Eu poderia apresentar outras traduções que mostram de maneiras diferentes esse mesmo texto. Mas, vou pular essa etapa e fixar-me apenas no contexto.

"Que posso fazer com você, Efraim? Que posso fazer com você, Judá? Seu amor é como a neblina da manhã, como o primeiro orvalho que logo evapora."

"Por isso eu os despedacei por meio dos meus profetas, eu os matei com as palavras da minha boca; os meus juízos reluziram como relâmpagos sobre vocês."

Logo, se não foi Deus quem matou Jesus, esse texto não se aplica ao assunto tratado.
Muito bacana.
Mas voltando ao que interessa, qual seria a sua interpretação para o verso de Oséias que eu apresentei como sendo a profecia da ressurreição de Jesus???

Zigurd escreveu:Mas o texto mostra ainda que Deus não quis um sacrifício de sangue de um inocente. Continua:

"Pois desejo misericórdia, e não sacrifícios; conhecimento de Deus em vez de holocaustos."

Isto é profecia meu amigo.

Ou seja, antes de Cristo Deus pedia por sacrifícios, não é mesmo?

Logo, Oséias está profetizando sobre o futuro, logicamente!

Daí o nome "profecia".

Zigurd escreveu:Quanto a Jonas... Ele esteve morto dentro do "peixe"? Ou apenas se manteve vivo?
Quanto a Jonas vale o que Jesus disse:

Mateus
12:40 Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.

Prontinho, as profecias sobre a ressurreição de Jesus no terceiro dia estão em Jonas e Oséias, entre outros, mas somente para quem entende as escrituras.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Zigurd em Seg 02 Nov 2015, 11:57 am

Khwey escreveu:
Zigurd escreveu:

Oséias

Muito bacana.
Mas voltando ao que interessa, qual seria a sua interpretação para o verso de Oséias que eu apresentei como sendo a profecia da ressurreição de Jesus???

- Imagino que vc saiba que um versículo isolado pode ser facilmente distorcido, ou mal compreendido como parece ter sido o seu caso. Razão porque apresentei-lhe a conclusão do texto em que fica claro em seu contexto sua inadequação para ser trazido ao debate como profecia da ressurreição no terceiro dia.

Vc nem sequer me respondeu se foi ou não Deus quem matou Jesus? Porque, segundo o texto de Oséias foi Deus quem matou com suas palavras... O mesmo não aconteceu com Jesus.

Zigurd escreveu:Mas o texto mostra ainda que Deus não quis um sacrifício de sangue de um inocente. Continua:

Daí o nome "profecia".

- Ok. Então, nos mostre algum texto onde podemos concluir que Deus se agradou de sacrifício humano?

Zigurd escreveu:Quanto a Jonas... Ele esteve morto dentro do "peixe"? Ou apenas se manteve vivo?
Quanto a Jonas vale o que Jesus disse:

Mateus
12:40 Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.

Prontinho, as profecias sobre a ressurreição de Jesus no terceiro dia estão em Jonas e Oséias, entre outros, mas somente para quem entende as escrituras.

Nãozinho
- Não está "prontinho", não! 

Jonas não morreu! Além do que essas palavras de Jesus estão no NT, e não no VT conforme Lucas afirma; e é sobre isto (a afirmação de Lucas) que estamos tratando. Esqueceu??? 

Zigurd
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Seg 02 Nov 2015, 12:50 pm

Zigurd escreveu:
Khwey escreveu:
Muito bacana.
- Imagino que vc saiba que um versículo isolado pode ser facilmente distorcido, ou mal compreendido como parece ter sido o seu caso. Razão porque apresentei-lhe a conclusão do texto em que fica claro em seu contexto sua inadequação para ser trazido ao debate como profecia da ressurreição no terceiro dia.

Vc nem sequer me respondeu se foi ou não Deus quem matou Jesus? Porque, segundo o texto de Oséias foi Deus quem matou com suas palavras... O mesmo não aconteceu com Jesus.
Foi Jesus que deu a própria vida e então os Judeus o mataram com base na lei de Moisés.

Agora, por favor, não deixe que o verso fique mais isolado e então vamos direto ao ponto sem mudar de assunto:

Qual seria a sua interpretação para o verso de Oséias que eu apresentei como sendo a profecia da ressurreição de Jesus?

Zigurd escreveu:
Khwey escreveu:

Daí o nome "profecia".
- Ok. Então, nos mostre algum texto onde podemos concluir que Deus se agradou de sacrifício humano?
Alguém disse que Deus agradou???

Não.  Nãozinho

Eu disse que Deus ordenou que sacrifícios fossem feitos, no antigo testamento.
  leia

Zigurd escreveu:
Khwey escreveu:Quanto a Jonas vale o que Jesus disse:

Mateus

Nãozinho

Jonas não morreu! Além do que essas palavras de Jesus estão no NT, e não no VT conforme Lucas afirma; e é sobre isto (a afirmação de Lucas) que estamos tratando. Esqueceu??? 
A figura protagonizada por Jonas está no antigo testamento. Dããã...

Jesus apenas revelou que aquilo tratava-se de um sinal a respeito de sua ressurreição ao terceiro dia.
Não é exatamente isto que Jesus está dizendo???

Ora, as palavras de Jesus estão bem claras, para quem sabe ler:

Mateus
12:39 Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas;

Onde está descrito o sinal de Jonas, senão no antigo testamento?

Cruzes, se nem as palavras de Jesus são aceitas, que dirá as minhas???

veia

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Zigurd em Ter 03 Nov 2015, 10:00 pm

Khwey escreveu:
Zigurd escreveu:
Khwey escreveu:
Muito bacana.

Foi Jesus que deu a própria vida e então os Judeus o mataram com base na lei de Moisés.

- Humm... Então não foi Deus, diferentemente do evento narrado em Oséias em que Deus foi o autor. Começamos bem. 

Agora, por favor, não deixe que o verso fique mais isolado e então vamos direto ao ponto sem mudar de assunto:

Qual seria a sua interpretação para o verso de Oséias que eu apresentei como sendo a profecia da ressurreição de Jesus?

- A interpretação contextual já lhe dei (acima); mas, se ainda assim vc insiste com uma análise do texto isoladamente, sem problemas. Posto ao final desse comentário.

Zigurd escreveu:
Khwey escreveu:

Daí o nome "profecia".
Alguém disse que Deus agradou???

Não.  Nãozinho

Eu disse que Deus ordenou que sacrifícios fossem feitos, no antigo testamento.
  leia

- Então, talvez vc possa oferecer para análise algum texto em que Deus ordena sacrifícios humanos no VT; porque é desse tipo de sacrifício que estamos tratando.

Zigurd escreveu:
Khwey escreveu:Quanto a Jonas vale o que Jesus disse:

Mateus

Nãozinho

A figura protagonizada por Jonas está no antigo testamento. Dããã...

Jesus apenas revelou que aquilo tratava-se de um sinal a respeito de sua ressurreição ao terceiro dia.
Não é exatamente isto que Jesus está dizendo???

- Não! Não é isso.  japinha

Ora, as palavras de Jesus estão bem claras, para quem sabe ler:

- Sem dúvida!

Mateus
12:39 Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas;

Onde está descrito o sinal de Jonas, senão no antigo testamento?

- Meu caro, o "sinal de Jonas" não é isso que vc está tentando dar a entender!

Cruzes, se nem as palavras de Jesus são aceitas, que dirá as minhas???

veia

- As palavras de Jesus são inteiramente aceitas por mim; tão somente as de Jesus. Talvez por isso às vezes discordo das suas.

Zigurd
Pérola
Pérola

Mensagem por Zigurd em Qua 04 Nov 2015, 1:04 am

Khwey, conforme prometido... Vamos a análise do texto que vc trouxe.

"Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele." (Os 6:2)

"Depois de dois dias nos ressuscitará: ao terceiro dia nos levantará, e viveremos diante dele." (Os 6:2 - Versão revisada)

Trouxe duas versões para que não reste mais qualquer dúvida sobre esse texto. Aliás, mais abaixo eu cito também uma versão católica, e uma rabínica.

Ocorre que a expressão “Nos dará a vida” foi traduzido a partir da palavra hebraica chayah: Que quer dizer “revitalizar”. Porque é a palavra “reviver” no sentido de manter a vida. Portanto, no versículo, esta primeira parte deve ser entendida: “Depois de dois dias nos revitalizou”.

E a expressão “nos ressuscitará” foi a partir da palavra hebraica quwm: Que quer dizer “fortalecer”, “dar sucesso”, “levantar”. Portanto, a segunda parte do versículo diz “E no terceiro dia nos levantará”.

Assim, as duas versões apresentam o mesmo sentido: Depois de dois dias "nos revitalizará"; ao terceiro dia "nos levantará".

Agora a versão católica que lhe falei:

"Dar-nos-á de novo a vida em dois dias; ao terceiro dia levantar-nos-á, e viveremos em sua presença." (Bíblia Ave Maria)

Veja também essa tradução rabínica:

“after two days will He revive us, on the third day He will raise us up, that we may live in His presence.”
(depois de dois dias Ele nos revigorará. E no terceiro dia nos levantará...) Fonte

Escolha qualquer uma delas, e perceba que sequer houve morte na tradução do versículo. E antes ainda do evento final do terceiro dia, já tinha havido a revitalização.

Então, se isso for uma profecia relacionada à ressurreição de Jesus, é uma profecia de que Jesus nunca morreu, e antes do terceiro dia já estava revigorado.

Zigurd
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Qua 04 Nov 2015, 9:15 am

Atenção, eu não pedi por traduções, mas pela interpretação!

Em outras palavras, literalmente falando, sobre qual profecia o verso de Oséias que eu trouxe está se referindo?

Sem enrolação, apenas diga a profecia, por favor.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Zigurd em Qua 04 Nov 2015, 10:48 am

Khwey escreveu:Atenção, eu não pedi por traduções, mas pela interpretação!

- Às vezes para se compreender o real sentido de um texto é necessário um pouco de estudo além da bíblia. Mas nem todos gostam de estudar, então preferem "interpretações" prontas, "enlatadas" para consumo imediato.

Em outras palavras, literalmente falando, sobre qual profecia o verso de Oséias que eu trouxe está se referindo?

- Nenhuma que aponte para eventos do NT! Vc é quem está querendo inventar uma.  

Sem enrolação, apenas diga a profecia, por favor.

- Ok. Quando vc quiser estudar já sabe a quem procurar. Sobre este assunto, não tenho mais nada a acrescentar.

Zigurd
Pérola
Pérola

Mensagem por RenatoPaulo em Qua 04 Nov 2015, 11:48 am

Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. 

Por Ele meus irmãos em Cristo Jesus,amigos e inimigos:Por Ele tudo foi feito!
Em verdade vos digo,como disse antes de mim o Senhor,que se um de vós estiver em Israel e observar o nascer e o por do sol,reconhecereis o Senhor Jesus Cristo nosso Deus.
As águas são abismos meus amigos!Sem a luz,sereis cegos e comida para tubarões.
Muitos louvam os porcos que vivem debaixo de água em vez de notarem a verdadeira luz que faz com que os homens saiam das águas.
Sois loucos em vos revolucionar contra os políticos!!
Deveis sim vos revolucionar contra as águas!
Felizmente no paraíso não existem águas!Aleluia

RenatoPaulo
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1418
flag : Alemanha

Mensagem por Khwey em Qua 04 Nov 2015, 2:01 pm

Zigurd escreveu:
- Ok. Quando vc quiser estudar já sabe a quem procurar. Sobre este assunto, não tenho mais nada a acrescentar.
Não estamos aqui para estudar, e sim para discutir sobre o que já estudamos.

E me parece que você não sabe dizer qual é a profecia referente ao verso de Oséias que ou trouxe.

Mas, curiosamente você sabe que não é sobre Jesus...  hummm

Permita-me então satisfazer uma curiosidade:

Isaías
61:1 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;

Você saberia interpretar esta profecia?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Zigurd em Qua 04 Nov 2015, 5:52 pm

Khwey escreveu:
Zigurd escreveu:
Não estamos aqui para estudar, e sim para discutir sobre o que já estudamos.

- Então, interesse-se um pouco mais por "traduções", e muitas dessas suas dúvidas serão bem melhor respondidas.

E me parece que você não sabe dizer qual é a profecia referente ao verso de Oséias que ou trouxe.

Mas, curiosamente você sabe que não é sobre Jesus...  hummm

- Sim. Certeza absoluta; e já mostrei o texto quase inteiro para vc perceber que aquela profecia já se cumpriu, ali mesmo no VT. Aliás, como a maioria das profecias "messiânicas" utilizadas por teólogos cristãos (para provar não sei o quê?), se confirmaram ali mesmo no contexto do VT.

Isaías
61:1 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;

- Sim, esta refere-se a Jesus. Tanto que Ele mesmo a leu na sinagoga, anos mais tarde evidentemente, e ao concluir disse: "Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos." (Lc 4:21)

Mas... a questão aqui é sobre a ressurreição no 3º dia. "Está escrito" ou não, conforme Lucas afirma?

Se sim, onde? Porque até agora vc trouxe um versículo já refutado, e uma profecia feita no NT por Jesus, enquanto que a veracidade dos fatos, no caso a ressurreição em si, nem está em discussão. O que se debate aqui é se houve ou não profecia no VT, dando conta de que a ressurreição se daria do jeito que se deu, ou seja, no terceiro dia.

E aí, tem mais algum texto "forçado" para ser refutado? japinha

Zigurd
Pérola
Pérola

Mensagem por carlosect em Qua 04 Nov 2015, 6:16 pm

Olá , só gostaria de acrescentar 1 única coisa, sinceramente nem estou com tempo para debater mas tirem suas próprias conclusões....

Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?
Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
Isaías 53:1-8

carlosect
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1532

Mensagem por Khwey em Qua 04 Nov 2015, 9:25 pm

Zigurd escreveu:
Khwey escreveu:

Isaías

- Sim, esta refere-se a Jesus. Tanto que Ele mesmo a leu na sinagoga, anos mais tarde evidentemente, e ao concluir disse: "Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos." (Lc 4:21)
Como o contexto de Isaías te revela que a profecia refere-se a Jesus?
Você saberia demonstrar, tal como fez com os textos de Oséias para afirmar que o profeta não se referia a Jesus?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Zigurd em Qui 05 Nov 2015, 12:09 am

Khwey escreveu:
Zigurd escreveu:
Khwey escreveu:

Isaías

Como o contexto de Isaías te revela que a profecia refere-se a Jesus?
Você saberia demonstrar, tal como fez com os textos de Oséias para afirmar que o profeta não se referia a Jesus?

Sinceramente, não! 
Eu só acredito que é porque Jesus a confirmou.

Zigurd
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Qui 05 Nov 2015, 8:54 am

E como ficam as profecias que Jesus não confirmou. Elas não existem?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:48 am

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: