.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
69 usuários online :: 3 usuários cadastrados, 1 Invisível e 65 Visitantes :: 2 Motores de busca

irmão, Justo, Khwey

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez - 14:49
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

UM MILAGRE ACONTECEU COMIGO!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

UM MILAGRE ACONTECEU COMIGO!

Mensagem por pensador em Sex 23 Out - 2:20

Uma grande vantagem que resulta da Filosofia consiste no poderoso antídoto que ela oferece contra a superstição e a falsa religião.

Se nos cai nas mãos um volume, por exemplo, de teologia ou de metafísica escolástica, perguntamo-nos: Contém alguma argumentação abstracta sobre a quantidade ou os números? Náo. Contém alguma argumentação experimental sobre questões de facto e existência? Não. Então, que seja jogado ao fogo, pois contém apenas sofismas e ilusões.

Afirmações extraordinárias necessitam de provas extraordinárias.

O testemunho humano nunca poderia ser suficientemente fiável para contra-ordenar a evidência que temos das leis da Natureza.
qualquer pretensão de milagre está sobre pressão desde o início e precisa de provas fortes para derrotar as nossas expectativas iniciais.

O que é que é mais provável? Que um homem se erga dos mortos ou que este testemunho esteja incorrecto de uma forma ou de outra?

Nenhuma coisa que tenha ocorrido alguma vez no curso ordinário da natureza é jamais considerado um milagre. Não é milagre que um homem que parece gozar de boa saúde, morra repentinamente: pois uma espécie de morte, conquanto mais arara do que qualquer outra, tem sido observada muitas vezes. Mas seria um milagre que um morto voltasse à vida, porque isso jamais foi observado emqualquer época ou país.

Nenhum testemunho basta para estabelecer um milagre, a não ser que seja de tal índole, que sua falsidade seja mais milagrosa do que o próprio fato que procura estabelecer.

Os numerosos exemplos de falsos milagres, profeciais e eventos sobrenaturais que em todos os tempos têm sido desmascarados por evidências contrárias, ou que se desmascaram eles próprios pelo absurdo, provam suficientemente a forte propensão da humanidade pelo extraordinário e maravilhoso, e deveriam justamente engendrar suspeita contra todos os relatos dessa espécie.

Por exemplo: não há espécie de boato que surja tão facilmente se se dissemine com tanta rapidez, especialmente no campo e nas cidades de província, como os que se relacionam com casamentos; a tal ponto que duas pessoas jovens de igual condição não podem falar duas vezes sem que toda vizinhança assuma imediatamente em matrimônio. O prazer de dar uma notícia tão interminente, de propagá-la e de ser os primeiros a comunicá-la, encarrega-se de espalhar a novidade.

É estranho, dirá talvez um leitor judicioso ao manusear esses maravilhosos historiadores, que tais prodígios jamais aconteçam em nossos dias. Mas não tem nada de estranho, me parece, que os homens mintam em todas as épocas. Um milagre apoiado em testemunhos humanos é mais propriamente matéria de riso do que de argumentação.

E assim, numa visão de conjunto, podemos concluir que a Religião Cristã não só foi inicialmente acompanhada de milagres, como até hoje não é possível que uma pessoa razoável lhe dê crédito sem milagre.

Do politeísmo para o monoteísmo: os povos que adoram vários deuses com poderes limitados podem facilmente conceber um Deus com um poder mais extenso, ainda mais digno de veneração do que os outros. "Neste processo, os homens chegam ao estágio de um só Deus como ser infinito, a partir do qual nenhum progresso é possível".

(...)as coisas por meio de sua razão natural livre de preconceitos, e não deixarem levar pelo lustro ilusório da superstição e da falsa religião. Celibato, jejum, penitência, mortificação. negação de si próprio, sumbissão, silênco, solidão e todo o séquito das virtudes monásticas - por que razão elas são por toda parte rejeitadas pelas pessoas sensatas se não porque não servem a nenhum propósito: não aumentam a fortuna de um homem no mundo nem o tornam um membro mais valioso da sociedade., não o qualificam para as alegrias da convivência social nem o tornam mais capaz de satisfazer-se consigo mesmo? Observamos, ao contrário, que elas frustram todos esses desejáveis fins, estultificam o entendimento e endurecem o coração, toldam a imaginação e amargam o temperamento. É com justiça, portanto, que as transferimos para a coluna oposta e as incluímos no catálogo dos vícios. Um fanático sombrio e ignorante pode, após sua morte, obter uma data no calendário, mas dificilmente seria admitido, como vivo, à intimidade e convívios sociais, exceto por aquele tão lúgebres e transtornados quanto ele.

pensador
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 21
flag : Brasil

Re: UM MILAGRE ACONTECEU COMIGO!

Mensagem por Cartman em Sex 23 Out - 18:46

para os céticos; milagre=placebo... cara, vc pensa demais... cafezinho

Khwey: todo mundo sabe que você é o "DELETÃO" do fórum.

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1807

Mensagem por gusto em Sex 23 Out - 20:16

O que você quis mesmo dizer? Pode traduzir em miúdos? oh my

gusto
Antares
Antares

Número de Mensagens : 10511

Mensagem por pensador em Seg 26 Out - 2:06

Cartman escreveu:para os céticos; milagre=placebo... cara, vc pensa demais... cafezinho
colega, eu apenas resumi e copiei trechos do filósofo David Hume, que é conhecido como o maior dos céticos; inclusive Kant disse que Hume lhe fez despertar de seu sono dogmático.

Se vc quiser ler o que eu considero como o maior trabalho filosofico feito pelo homem, procure no google pelo ensaio Do suicidio David hume.

pensador
Quartzo
Quartzo

Mensagem por Lit San Ares em Seg 26 Out - 5:34

Uma grande vantagem que resulta da Filosofia consiste no poderoso antídoto que ela oferece contra a superstição e a falsa religião. 

Filosofia, de certa maneira, é café com leite. 
Você apenas escolheu um filósofo ateu. Outro poderia ter sido escolhido.

Lit San Ares
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1802

Mensagem por Cartman em Seg 26 Out - 18:18

pensador escreveu:colega, eu apenas resumi e copiei trechos do filósofo David Hume, que é conhecido como o maior dos céticos; inclusive Kant disse que Hume lhe fez despertar de seu sono dogmático.

É que por aqui, às vezes, é necessário "desenhar", entende?!

Khwey: todo mundo sabe que você é o "DELETÃO" do fórum.

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1807

Mensagem por pensador em Ter 27 Out - 1:52

Lit San Ares escreveu:

Filosofia, de certa maneira, é café com leite. 
Você apenas escolheu um filósofo ateu. Outro poderia ter sido escolhido.

Amigo, nao confunda filosofia com teologia. Mas se vc considera algum argumento especifico interessante, mostre-me e vou analisar se pode ou nao ser considerado inteligível. Mas sou um expert da área, e nao venha com a aposta de pascal pois tenho uma refutação na ponta da lingua, queres ve-la?

pensador
Quartzo
Quartzo

Mensagem por Lit San Ares em Ter 27 Out - 18:28

Não estou interessado.
Quanto a Pascal, ele mostrou-se apenas um sujeito interessado em lucro. Nada mais.

Lit San Ares
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1802

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 18:49

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: