.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Já existíamos antes de nascermos
Hoje à(s) 5:37 pm por Eterna

» Um conselho aos debatedores de internet
Hoje à(s) 4:18 pm por Eterna

» Eleição, a dor e a loucura do incrédulo.
Hoje à(s) 4:03 pm por Eterna

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Hoje à(s) 3:33 pm por Cartman

» Noticiário Escatológico
Hoje à(s) 12:15 pm por Jarbas

»  Endurecimeto do Faraó
Hoje à(s) 4:14 am por Lit San Ares

» Livre arbítrio, auto idolatria
Hoje à(s) 3:39 am por Lit San Ares

» PREDESTINAÇÃO DE DEUS
Ontem à(s) 10:10 pm por gusto

» Onde congregar?
Ontem à(s) 10:01 pm por gusto

Quem está conectado
65 usuários online :: 3 usuários cadastrados, 1 Invisível e 61 Visitantes :: 1 Motor de busca

irmão, Khwey, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Yeshua e o Cristianismo - História Resumida

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Yeshua e o Cristianismo - História Resumida

Mensagem por Luís em Sab 13 Dez 2008, 4:16 pm

A Judéia era
um povo invadido pelo Império Romano e não vinha suportando os
escorchantes impostos cobrados por este. A terra - árida e improdutiva
- não gerava muita riqueza que desse para excedentes significativos; e
estes impostos tornavam virtualmente todos os judeus da épocas muito
pobres, fora alguns comerciantes abonados e o clero judeu. Muitos,
tendo más colheitas, viviam descalços, em farrapos e sem ter o que
comer.

Numa época de misérias assim, nada mais normal do que
surgissem tanto insurgentes como "messias" (salvadores) no intento de
'salvar o povo' das calamidades. É por isto que há relatos de que
muitos autointitulados 'messias' perambulassem entre o povo, prometendo
virtualmente "milagres" e, na melhor tradição dos oráculos da época,
prometendo dias melhores e outras benesses à que resistisse.

Yeshua,
supondo-se que existiu como o relatado nas Sagradas Escrituras -,
compiladas a mando de um Imperador Romano entre o ano 90 até o ano 100,
por um 'matador de cristãos' chamado Paulo (de Tarso - nascido onde
hoje é a Turquia) - foi um destes 'messias' perambulantes.

Pelos
relatos, era bem falante e vivaz, convincente, possuidor de grande
carisma. Um homem bom e caridoso. Arrebanhou inicialmente um 'bando' de 12 insurgentes, que lhe seguiam.

Intitulando-se 'ele mesmo' "o messias divino"ameaçou
gravemente o clero vigente e seus privilégios. Teria chegado a virar
mesas de comércio de souvenirs 'sagrados', num dia de congregação judaica; comércio este, responsável por parte da renda do templo.

Denunciado
pelo clero judaico, acabou sendo morto pelo invasor romano, autoridade
militar de então. Ao tornar-se um mártir, sua fama aumentou, bem como a
lenda de seus supostos 'milagres'.

Agora não um mero ser vivo,
mas uma lenda, aquilo que nunca pretendeu tornou-se uma realidade:
Tornou-se uma seita, apesar de ilegal, cada vez maior e transpondo
fronteiras. Começou a tornar-se religião, à medida em que outros povos
explorados pelo invasor romano a adotavam, nas franjas do império.

Roma,
pelas mãos de Teodósio, no ano 312 - Concílio de Trento - e já um
império francamente decadente, decidiu-se por então adotar a nova
religião e oficializá-la, trazendo sua cúpula para Roma. Com esta
estratégia, Roma conseguiu extender seu domínio absoluto sobre a Europa
por mais 600 anos; e bastante poder até o século 17, apesar de cada vez
mais diminuído, terminando por resumir-se à atual Santa Sé, num terreno
minúsculo situado na capital italiana.

A religião, imposta por Roma à outros povos Europeus,
terminou por desembarcar no Novo Mundo (América) e a tornar-se popular
em várias regiões do mundo, em maior ou menor grau.

Luís
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4099
flag : Canada

Re: Yeshua e o Cristianismo - História Resumida

Mensagem por darkshi em Qui 18 Dez 2008, 12:32 am

fontes?

E a primeira coisa que fiz quando vc entrou nesse forum foi derrubar a sua versão de cristianismo inventado a mando de um imperador no ano 100.

Percebi que uma de suas táticas é o ad nauseum. Uma pena, não cola.

"Teleology is like a mistress to a biologist: he cannot live without her but he's unwilling to be seen with her in public." J. B. S. Haldane

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1692
flag : Brasil

Mensagem por Wagner em Qui 18 Dez 2008, 9:17 am

Yeshua era o Messias prometido. Comparando Tehilim 22 (Salmos) com Marcos 15, vemos claramente essa profecia se cumprindo.

Shemah Yisrael Hashem Adonay Hashem Eloheinu Hashem Echad

Wagner
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 29

Mensagem por Luís em Qui 18 Dez 2008, 9:22 am

darkshi escreveu:
Fontes?
Não tenho fonte de tudo que sei.

E a primeira coisa que fiz quando vc entrou nesse forum foi derrubar a sua versão de cristianismo inventado a mando de um imperador no ano 100.
Tem um Bizantino, se não me engano, que mandou Paulo de Tarso fazer isto, do ano 90 ao ano 100. Tu deves saber quem foi.

Percebi que uma de suas táticas é o ad nauseum. Uma pena, não cola.
É, talvez eu faça isto, não é bom hábito.

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Luís em Qui 18 Dez 2008, 9:24 am

Wagner escreveu:Yeshua era o Messias prometido. Comparando Tehilim 22 (Salmos) com Marcos 15, vemos claramente essa profecia se cumprindo.
Messias prometido? Quem pode dizer isto são os judeus e eles não estão de acordo.

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por darkshi em Qui 18 Dez 2008, 11:04 am

Luís escreveu:
Não tenho fonte de tudo que sei.

Sem fonte complica analisar os fatos das informações.
Porque falar de boca para fora é fácil.

Tem um Bizantino, se não me engano, que mandou Paulo de Tarso fazer isto, do ano 90 ao ano 100. Tu deves saber quem foi.

Como disse. Falar é fácil. Provar que é difícil.
O que falam por fora do cristianismo sobre Jesus não tem limite. E não importa o quão absurdo a estoria seja, sob a luz da Biblia. Sempre existira pessoas que acham mais provável que Ele tenha sido um ET.

Por exemplo. Os trabalhos de Paulo não foram os evangelhos e nem os Atos. E sim as Epístolas Paulinas. Cartas trocadas entre ele e varias igrejas. Temos detalhes interessantes, como as diferenças entre ele e Pedro, chegando ao ponto dele ter que defender sua missão como apostolo. E sua prisão.
E o detalhe mais interessante. Paulo é martirizado no ano 62. Meio difícil ele ter feito alguma coisa no ano 100.
E também seria difícil a segunda geração de lideres da igreja aceitassem como cartas de Paulo as igrejas, documentos contemporâneos. E não cartas com 30-40 anos de idade. E bem conhecidas no meio cristão.
A exemplo de Clemente I. Ele foi o 4 papa, bispo de Roma. do ano 92 a 99. E em suas Epístolas, fala sobre Paulo, no passado e não no presente.

É, talvez eu faça isto, não é bom hábito.

Muitas certezas. Poucas duvidas. Não é uma posição cética saudável.
Eu não estou tentando evangeliza-lo. Apenas alerta-lo que de teorias para considerar o cristianismo ortodoxo errado, o mundo está cheio.
E se posicionar como um ser iluminado e superior ao resto da humanidade. Como um entendedor perfeito da psique humana é no minimo alienante.

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Luís em Qui 18 Dez 2008, 11:25 am

darkshi escreveu:
Muitas certezas. Poucas duvidas. Não é uma posição cética saudável.
Não é mesmo uma posição saudável, tens razão. Eu as pratico aqui, mais como um antídoto (inócuo, confesso) das certezas religiosas, que, aos meus olhos, não são nada saudáveis, pelo contrário.

... teorias para considerar o cristianismo ortodoxo errado, o mundo está cheio.
Imagino! Não classifico de 'certo' ou 'errado', é apenas humano. Somos nós, em nossa miséria, fragilidade e impotência, diante de uma natureza (e uma sociedade) que teima em não ser nem farta, nem justa o suficiente para além de uma certa casta de mais fortes. Resta a fantasia e a 'fé' em promessas de 'políticos religiosos', já que a realidade é tremenda. Humano, muito humano. E antigo!

[/quote]
E se posicionar como um ser iluminado e superior ao resto da humanidade. Como um entendedor perfeito da psique humana é no minimo alienante.[/quote]
Sei da minha ignorância, como sei do pouco que sei. Minha arrogância é só uma forma de escondê-los!

Pela profundidade de teus conhecimentos teológicos, vejo que fizeste teologia e/ou és do clero. De qualquer forma, minha admiração. Parabéns.

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Convidad em Qui 18 Dez 2008, 11:59 am

Luís escreveu:

gostaria muito de ver uma referência a tal 'bizantino' , já de antemão eu digo que é mentira de alguém , espero que seja da sua fonte . Já provei extensivamente ao dedo , atráves de provas arqueológicas , que o evangelho de marcos já existia ANTES do ano 60dC , e PORTANTO antes das cartas Paulinas . Sempre ouvi dizer que céticos eram apegados à provas , a cada vez mais me convenço que vocês fundaram uma religião , em que as provas pouco lhes interessa , desde que possam falar contra o cristianismo , qualquer boato serve .

Última edição por Articulador em Qui 18 Dez 2008, 12:03 pm, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado

Mensagem por darkshi em Qui 18 Dez 2008, 12:01 pm

Não.
Sou em processo de formação em um curso de ciência da computação em uma das maiores federais do Brasil.

"Teleology is like a mistress to a biologist: he cannot live without her but he's unwilling to be seen with her in public." J. B. S. Haldane

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Luís em Qui 18 Dez 2008, 12:05 pm

[quote="Articulador"]
Luís escreveu:
Gostaria muito de ver uma referência a tal 'bizantino' , já de antemão eu digo que é mentira de alguém , espero que seja da sua fonte . Já provei extensivamente ao dedo , atráves de provas arqueológicas , que o evangelho de marcos já existia ANTES do ano 60dC , e PORTANTO antes das cartas Paulinas . Sempre houvi dizer que céticos eram apegados à provas , a cada vez mais me convenço que vocês fundaram uma religião , em que as provas pouco lhes interessa , desde que possam falar contra o cristianismo , qualquer jornaleco serve . lamento .

Não está correto que a Bíblia romana - que está entre nós até hoje - foi escrita entre os anos 90 e 100?

Quem foi o encarregado de promover tal trabalho?

A mando de quem no Império? (Não foi 'o grande imperador', mas um secundário, que eu saiba).

Não tenho muitas fontes, ou as perdi, mas vou dar uma olhada melhor.

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por darkshi em Qui 18 Dez 2008, 12:27 pm

Mas não altera o fato, que vc esta tentando ignorar de novo, de que essa versão de "cristianismo inventado no ano 100 por um imperador romano" é errada.

Já tentou trocar um imperador por um bizantino sem nome. Falou que Paulo as escreveu a mando desse bizantino. Mas paulo morre no ano 64. Não podendo de maneira nenhuma ter fabricado nada no ano 100.

E temos vários patriarcas cristãos, que por volta dos anos 90 a 120 com ampla defesa ao cristianismo ortodoxo.
A luta deles contra os gnosticos atesta que o que tínhamos nessa época era bem aceito e estabilizado.

No máximo o que tivemos no concilio de Nicéia, foi uma determinação do canon e não formação dos livros que compunha o canon.
Ali tivemos a retirada de circulação textos heréticos gnósticos.

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Convidad em Qui 18 Dez 2008, 12:51 pm

[quote="Luís"]
Articulador escreveu:
Luís escreveu:
Gostaria muito de ver uma referência a tal 'bizantino' , já de antemão eu digo que é mentira de alguém , espero que seja da sua fonte . Já provei extensivamente ao dedo , atráves de provas arqueológicas , que o evangelho de marcos já existia ANTES do ano 60dC , e PORTANTO antes das cartas Paulinas . Sempre houvi dizer que céticos eram apegados à provas , a cada vez mais me convenço que vocês fundaram uma religião , em que as provas pouco lhes interessa , desde que possam falar contra o cristianismo , qualquer jornaleco serve . lamento .

Não está correto que a Bíblia romana - que está entre nós até hoje - foi escrita entre os anos 90 e 100?

Quem foi o encarregado de promover tal trabalho?

A mando de quem no Império? (Não foi 'o grande imperador', mas um secundário, que eu saiba).

Não tenho muitas fontes, ou as perdi, mas vou dar uma olhada melhor.

não , não está mesmo .
faz muito tempo , e por muitas provas , que está firmado os evangelhos antes do anos 100dC , o ceticismo já disse muitas inveracidades sobre este assunto , ou melhor dizendo a RELIGIÃO cética , que adora uma tese novidadeira e revisionista , mas que nunca a consegue sustentar com provas .

Convidad
Convidado

Mensagem por Luís em Qui 18 Dez 2008, 12:55 pm

Humm, recomendo dares uma olhada nos livrinho do Ingersoll "Sobre a Biblia Sagrada"(publiquei quase todo ele hoje no fórum). Ele é bem mais 'sabido' do que a minha modesta pessoa.

"A razão de eu jamais haver visto teu deus é que ele está na tua imaginação."

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por darkshi em Qui 18 Dez 2008, 1:05 pm

Cético por cético. Eu sou cético.

Isso é anti-cristianismo, puro e simples.

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Convidad em Qui 18 Dez 2008, 1:09 pm

Luís escreveu:Humm, recomendo dares uma olhada nos livrinho do Ingersoll "Sobre a Biblia Sagrada"(publiquei quase todo ele hoje no fórum). Ele é bem mais 'sabido' do que a minha modesta pessoa.

o fórum não é um repositório ou biblioteca , é um fórum de debates pontuais , você que conhece então a obra de Ingersoll, nos traga uma única evidência forte sobre o nt não ter sido escrito antes do primeiro século , terei prazer em refutá-la .

Convidad
Convidado

Mensagem por Luís em Qui 18 Dez 2008, 1:15 pm

.
Obrigado por lembrar. Mas o livrinho tem meia duzia de páginas apenas. E pode ser um bom início de debates.

Sei que sabes muiiito mais do que esta modesta pessoa de história do cristianismo. Parece melhor tu nos dizer:

Quando?
Quem?
A mando de quem?
Com que interesses, passou para o papel aquelas histórias passadas de boca em boca do Novo Testamento?
É algo sabido ou é um mistério?

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Convidad em Qui 18 Dez 2008, 2:35 pm

você que abriu o tópico , tem afirmando teses estranhas sobre um tal Paulo que criou Cristo após o anos 100dC , cabe a tí provar . Como bem disse o darkshi , além das provas de autoria dos evangelhos serem todas anteriores ao ano 100 , Paulo morreu entre 64 e 67dC em Roma .

Que tal nos explicar como é que as cavernas de Quran , que TODOS os historiadores concordam que foram lacradas antes do ano 70dC , tinham vários fragmentos dos evangelhos ?
Não fique irritado com o que vou dizer , mas os céticismo radical tem mentido muito , e não é de hoje , inventam teses rocambulescas , só para as verem cair . Os evangelhos já foram reputados (por vcs) no ano 300 , caiu para 200 , caiu para 150 , caiu ...caiu .... para a data que sempre soubemos ...

Convidad
Convidado

Mensagem por Luís em Qui 18 Dez 2008, 2:57 pm

Já abri um outro tópico, sobre a data das escrituras. Mas bem que tu, caro Pastor, bem que podia dar uma 'palhinha' de teu conhecimento da questão, ao invés de ficar 'escondendo o leite'. te pego

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Convidad em Qui 18 Dez 2008, 3:22 pm

Luís escreveu:Já abri um outro tópico, sobre a data das escrituras. Mas bem que tu, caro Pastor, bem que podia dar uma 'palhinha' de teu conhecimento da questão, ao invés de ficar 'escondendo o leite'. te pego

ótimo , no seu próprio tópico aberto agora , com a fonte wiki , ela esta nos confirmando a cada passo , demonstrando que os evangelhos são anteriores ao ano 100dC , no momento ela é mais que suficiente , já que você não trouxe prova alguma de posterioridade até agora .

Convidad
Convidado

Mensagem por Luís em Qui 18 Dez 2008, 3:24 pm

.
Nem poderia, pois faz tempo que soube que a escrita romana do NT não passou do ano 100. Nunca argumentei o contrário, senão exatamente isto.

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Convidad em Qui 18 Dez 2008, 3:31 pm

luís escreveu:Tem um Bizantino, se não me engano, que mandou Paulo de Tarso fazer isto, do ano 90 ao ano 100. Tu deves saber quem foi.

sobre esta afirmação sua , tanto eu , como o darkshi já refutamos o fato de Paulo ter escrito algo em 90/100 ... então você está voltando atrás de sua tese ?!! ...

duas coisas foram refutadas aqui :
a) Paulo estava morto em 67dC no máximo .
b) os evangelhos foram escritos antes do anos 100dC , e fora João , ainda mais anteriores .

Última edição por Articulador em Qui 18 Dez 2008, 3:35 pm, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado

Mensagem por Luís em Qui 18 Dez 2008, 3:34 pm

Pastor Roberto, nem quero mais discutir 'de cabeça' coisas do cristianismo contigo. Tu tá na frente 'de corpo inteiro', vivente. Inda bem que tai, para nos esclarecer as dúvidas. Reverências ignorantes.

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Convidad em Qui 18 Dez 2008, 3:39 pm

OK luís ...
tudo que gostariamos dos céticos deste fórum , é que ponderassem que 'nem tudo que reluz é ouro' , o mundo cético está cheios de 'teorias conspiratórias' , muitas não resistem a um segundo olhar .

Convidad
Convidado

Mensagem por Luís em Qui 18 Dez 2008, 3:55 pm

.
Estou de pleno acordo. O mundo é complexo. Explicações simples e resumidas não são o bastante. Algumas conspirações são plenamente reais, outras não e assim por diante.

Se o homem não fosse terreno propício para a Religião, esta não o teria acompanhado toda a história. Só o tempo - se o fizer - irá eliminar esta prática da sociedade humana.

Para mim, enquanto houver miséria, opressão, enfermidade, dor, medo e morte, a religião, como a conhecemos, será uma bela tentação.

Uma nova religião pode surgir, não mais fundamentada em promessas ou em qualquer fantasia não-natural, como deuses e milagres.

Mas só vejo isto possível com coisas como, controle populacional estrito, Robótica Plena e energia farta e barata, liberando o homem de sua obrigação de 'matar um leão a cada dia' para sobreviver.

Liberto destas amarras, sua 'espiritualidade' e todas suas qualidades positivas e sociais poderão, enfim, florescer de verdade.

Não é coisa para perto, mas para talvez um milênio mais, se não nos destruirmos antes, é claro.

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Convidad em Qui 18 Dez 2008, 5:13 pm

a raça humana nunca vai se libertar da fé , não importa a escolástica que você tente , porque a fé é a simples aceitação de que temos limites , e estão aí para quem quiser ver , a impossibilidade de gerar vida , a impossíbilidade de entender o que havia antes da singularidade do big-bang , a impossibilidade de teorizar o que há , se há , nos confins do cône do universo , etc...

Se paralelizassemos a relação Deus-homem , com o homem e uma tartaruguinha (contraste factível de inteligência , na 'hipótese' de haver um Deus criador de tudo) , a citada tartaruga passaria a vida toda imaginando-se capaz de entender o seu meio , mas sua capacidade cognitiva jamais alcançaria a do homem , e jamais poderia montar todos os quebra-cabeças sobre sua própria existência , dentro do aquário ela é a 'senhora de tudo' , mas a barreira que o homem criou chamada vidro , e que ela não entende como funciona , a impede de alcançar seu legítimo Senhor .

Convidad
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:24 pm

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: