.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
50 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 49 Visitantes :: 2 Motores de busca

Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Judeus, um povo inventado?

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Judeus, um povo inventado?

Mensagem por Luís em Seg 15 Dez 2008, 10:50 am

.
Como já disse antes, pessoas creem naquilo que lhes foi ensinado na infância. Conheço algumas pessoas não crentes que não o são pela simples razão de que seus pais não eram crentes e não os ensinaram isto.

As pessoas não cristãs, de outras religiões, são Xintoístas, Budistas etc, apenas porque esta era a religião de seus pais e do meio em que viviam.

"A razão de eu jamais haver visto teu deus é que ele está na tua imaginação."

Luís
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4099
flag : Canada

Mensagem por darkshi em Seg 15 Dez 2008, 10:51 am

guardiao escreveu:As duas religiões que voce citou Jarbas, tem origem cristã, ou seja, voce adoraria ao Deus cristão se seguisse qualquer dos ramos, e estaria certo que a religião escolhida seria a certa, voce ter nascido em um lar com ramificação diferente não prova nada...

Católico até que vai.
Mas Espirita? Não mesmo.

A Doutrina Espirita é tão alienígena ao evangelho que nem podemos considerar o mesmo Deus.

Mas o ponto não é esse.
O ponto é que a visão de Luís é uma visão predominantemente Positivista.
Essencialmente o positivismo tenta reduzir os estudos sociais em geral a mesma metodologia da ciência natural. Mas temos o obvio que o homem não é previsível como um fenômeno físico.
O problema que um contra exemplo é o suficiente para derrubar qualquer explicação a um fenômeno físico. E contra exemplos a explicações positivistas a fenômenos sociais sempre encontraremos. Por isso positivismo foi abandonado por sociólogos.

"Teleology is like a mistress to a biologist: he cannot live without her but he's unwilling to be seen with her in public." J. B. S. Haldane

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1692
flag : Brasil

Mensagem por darkshi em Seg 15 Dez 2008, 10:52 am

Luís escreveu:.
Como já disse antes, pessoas creem naquilo que lhes foi ensinado na infância. Conheço algumas pessoas não crentes que não o são pela simples razão de que seus pais não eram crentes e não os ensinaram isto.

As pessoas não cristãs, de outras religiões, são Xintoístas, Budistas etc, apenas porque esta era a religião de seus pais e do meio em que viviam.

Diz isso para os Indianos e Chineses convertidos.

E exemplos para comprovar algo não passa de indução física. Que não comprova nada.
Mas contra exemplos são ótimos para derrubar teorias.

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Luís em Seg 15 Dez 2008, 11:06 am

.
Como sempre, não falo de exceções. Falo da regra. As razões de 'conversões' são complexas e não me cabe analisá-las.

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por darkshi em Seg 15 Dez 2008, 11:24 am

Como sempre, não falo de exceções. Falo da regra. As razões de 'conversões' são complexas e não me cabe analisá-las.

Regras com muitas exceções são uma clara demonstração de serem falhas.

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Luís em Seg 15 Dez 2008, 12:41 pm

.
Nunca afirmei que uma regra tem de ser 'perfeita'; é meramente uma questão estatística. Aliás, perfeição não é algo encontrado no Universo.

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Convidad em Seg 15 Dez 2008, 1:31 pm

Nunca afirmei que uma regra tem de ser 'perfeita'; é meramente uma questão estatística. Aliás, perfeição não é algo encontrado no Universo.

estatisticamente , os cristãos que hoje , somam uns três ou quatro bilhões no mundo , tiveram que ir contra a igreja judaíca que os perseguia e os matava , tiveram que dizer para os judeus que Deus tinha um filho , que tudo que aprenderam sobre a regra mosaíca deixou de vigorar , que as regras dos hebreus não eram mais necessárias , enfim , tiveram que ir contra tudo que APRENDERAM na sua infância ... Depois disto foram aos Romanos , e converteram tanta gente , mas tanta gente , dos cultos à hermes , diana , zeus , apolo , etc ... que o Imperador Constantino declarou o cristianismo a religião oficial em 325dC , portanto sua teoria não está batendo ainda .

Convidad
Convidado

Mensagem por Luís em Seg 15 Dez 2008, 1:50 pm

Articulador escreveu:

estatisticamente , os cristãos que hoje , somam uns três ou quatro bilhões no mundo , tiveram que ir contra a igreja judaíca que os perseguia e os matava , tiveram que dizer para os judeus que Deus tinha um filho , que tudo que aprenderam sobre a regra mosaíca deixou de vigorar , que as regras dos hebreus não eram mais necessárias , enfim , tiveram que ir contra tudo que APRENDERAM na sua infância ... Depois disto foram aos Romanos , e converteram tanta gente , mas tanta gente , dos cultos à hermes , diana , zeus , apolo , etc ... que o Imperador Constantino declarou o cristianismo a religião oficial em 325dC , portanto sua teoria não está batendo ainda .

Art, somente para corrigir, conforme a Encarta 2009, os cristãos são 30% dos 6.7 bilhões de almas que temos. Isto dá 2 bilhões. (2,1 bilhões de adeptos segundo a Wikipedia - dados de 2001),

Não sei se tenho 'teoria' de nada, tenho? :)

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por darkshi em Seg 15 Dez 2008, 1:54 pm

Abraâmicos somam mais de 4 bi.
Sabe, pessoas que seguem religiões baseadas naquele povinho inutil perdido no meio do deserto.

Luís escreveu:Não sei se tenho 'teoria' de nada, tenho? :)

Negas o que vc afirmou a uns 3 posts a trás?

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Luís em Seg 15 Dez 2008, 2:00 pm

Quem sou diante da verdade? Nada! Se dizes que são 4 bi, são 4 bi. Queres dizer que muçulmanos são 2 bi? Quem formam os outros 2 bi? (confesso minha ignorância).

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por darkshi em Seg 15 Dez 2008, 2:03 pm

http://www.adherents.com/Religions_By_Adherents.html

"Teleology is like a mistress to a biologist: he cannot live without her but he's unwilling to be seen with her in public." J. B. S. Haldane

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Luís em Seg 15 Dez 2008, 2:06 pm

darkshi escreveu:http://www.adherents.com/Religions_By_Adherents.html
São 1.5 bi, cadê os outros 500 milhões? ::risadinha::

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por darkshi em Seg 15 Dez 2008, 2:24 pm

Abraâmicos.
Some Cristãos, Judeus e Muçulmanos.

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Luís em Seg 15 Dez 2008, 2:26 pm

darkshi escreveu:Abraâmicos.
Somei? 3.614 bilhões.

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Convidad em Seg 15 Dez 2008, 3:53 pm

Luís escreveu:
Somei? 3.614 bilhões.

se são 2bi ou 3bi ou 4bi é irrelevante para o argumento , estamos debatendo sua teoria de 'imprinti na infância' , e isto não está conferindo com o ínicio , e expansão do Cristianismo , que cresceu a passos largos , desafiando a orientação 'infantil' dos povos por onde passou , convertendo nações inteiras que tinham em outros deuses suas crenças .

Convidad
Convidado

Mensagem por darkshi em Seg 15 Dez 2008, 3:57 pm

Resumindo.
O impriti dos convertidos não serviu de muita coisa.

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Luís em Seg 15 Dez 2008, 5:11 pm

Articulador escreveu:
Luís escreveu:
Somei? 3.614 bilhões.

se são 2bi ou 3bi ou 4bi é irrelevante para o argumento , estamos debatendo sua teoria de 'imprinti na infância' , e isto não está conferindo com o inicio , e expansão do Cristianismo , que cresceu a passos largos , desafiando a orientação 'infantil' dos povos por onde passou , convertendo nações inteiras que tinham em outros deuses suas crenças .

Como já referi, como for educado o homem em sua infância, assim será ele de adulto, sem tirar a importância das tendencias inatas.

Tenho vários exemplos, na minha família mesmo, de pessoas que não são religiosas e cuja razão para isto é que suas famílias (pai e mãe) ou não eram religiosas ou o eram fracamente, permitindo liberdade de escolha, mais tarde.

A negação da importância do imprinting só pode ter sentido para pessoas como pouco conhecimento da natureza e da psicologia humana. Sugiro pesquisar um pouco mais, para aqueles que duvidam desta coisa tão primária como é.

Quanto aos avanços das religiões, teria de ser historiador para saber os motivos, coisa que não sou. Mas sei o que norteia sua criação e expansão. O nome de seus impulsores fundamentais se chamam Escassez e medo.

O cristianismo, por exemplo, foi implantado ao custo de milhões de mortos na Europa. A regra era simples: Ou te convertes e não chia ou morre. Claro, o resultado foram muitos "convertidos". Até eu, naquela época serie um cristão fervoroso, que tenho pena do meu pescoço!

As massas, sem condição intelectual de 'chiar' sempre foram vítimas de lavagem cerebral. O cultos tinham de se adaptar ao desejos do monarca da vez, acabando por não chiar muito tb.

Feurbach, por exemplo, pagou caro por sua ousadia em publicar seu primeiro livro. Perdeu a cátedra que lhe rendia sustento e morreu pobre.

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Convidad em Seg 15 Dez 2008, 6:28 pm

está perdendo seu tempo com repetecos , sua tese já foi refutada ! Como a história bem registra , o cristanismo cresceu até 2/3/4 (a seu critério) bilhões de pessoas desafiando o 'imprint' da cabeça das crianças de países pagãos , politeísta , céticos , etc ...

Convidad
Convidado

Mensagem por Luís em Seg 15 Dez 2008, 6:29 pm

.
Já que meus argumentos não tem valor nenhum...

Convertidos pela espada? ahh Art, assim até eu! leluia
Desde quando as pessoas têm liberdade de escolher suas religiões? Religiões, desde o velho Egito, são impostas pela casta dominante.

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Convidad em Seg 15 Dez 2008, 6:32 pm

O cristianismo, por exemplo, foi implantado ao custo de milhões de mortos na Europa. A regra era simples: Ou te convertes e não chia ou morre. Claro, o resultado foram muitos "convertidos". Até eu, naquela época serie um cristão fervoroso, que tenho pena do meu pescoço!

o CATOLICISMO , PRIMEIRO floresceu na europa , quando já dominava o continente é que aconteceram as cruzadas . você deve estar confundindo com o islâmismo , este sim colocava pesadas penas aos que naõ declarassem sua fé à maomé nas regiões conquistadas .

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Seg 15 Dez 2008, 6:36 pm

Desde quando as pessoas têm liberdade de escolher suas religiões? Religiões, desde o velho Egito, são impostas pela casta dominante.

quem tem obriga a ser cristão ?
em que lugar do mundo existe um único pais que converta à força um cristão ?
certamente houve casos de exceção do catolicismo , estão na história , mas nunca foi o modus normal do cristianismo , ao contrário , Nero e outros imperadores Romanos é que tentaram 'desconverter' os cristãos à espada , aos leões ,e empalados , não conseguiram e os cristãos converteram Roma sem lançar uma única pedra .

Convidad
Convidado

Mensagem por Luís em Seg 15 Dez 2008, 6:39 pm

Não, me refiro mesmo ao Cristianismo, do qual tua religião é descendente. Entrou em Roma perseguindo, torturando e matando, deixando zero chance para outras crenças. Seguiu torturando e matando, com as Cruzadas, etc. Assassinos como sempre, como é o homem.

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Luís em Seg 15 Dez 2008, 6:42 pm

Articulador escreveu:

certamente houve casos de exceção do catolicismo , estão na história , mas nunca foi o modus normal do cristianismo , ao contrário , Nero e outros imperadores Romanos é que tentaram 'desconverter' os cristãos à espada , aos leões ,e empalados , não conseguiram e os cristãos converteram Roma sem lançar uma única pedra .

Art, falo de épocas mais distantes. No mundo de hoje, as formas de eternizar as religiões são mais furtivas. Na Espanha, o estado financia a Igreja, no Brasil o governo celebra acordos com a Santa Sé; noutras, como nos EUA, nunca se elegeria um presidende que se declarasse ateu. Por ai vai, as formas são muitas e variadas de 'forçar a barra' em favor das crenças que interessa à casta dominante.

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por darkshi em Seg 15 Dez 2008, 6:57 pm

Existe uma diferença entre dizer o obvio. Que somos frutos da educação que recebemos, principalmente em nossa infância.

E outra é simplesmente julgar a população de religiosos do mundo de vitimas de suas criações, ou limitadas que não conseguem quebrar aquilo que fora impresso em suas infâncias.

São juízos de valor sem maiores bases.

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Convidad em Seg 15 Dez 2008, 7:00 pm

Luís escreveu:
Articulador escreveu:

Art, falo de épocas mais distantes. No mundo de hoje, as formas de eternizar as religiões são mais furtivas. Na Espanha, o estado financia a Igreja, no Brasil o governo celebra acordos com a Santa Sé; noutras, como nos EUA, nunca se elegeria um presidende que se declarasse ateu. Por ai vai, as formas são muitas e variadas de 'forçar a barra' em favor das crenças que interessa à casta dominante.

o que haveria de desnatural em um país onde 85% da população é protestante , querer um presidente também teista ? é o esperado , nos EUA , na Espanha também . Ou será que o ateismo também não quer um presidente ateu ? a questão está mais para democracia , a maioria vence . na Albania , 80% da população era ateista , elegeram um presidente ateista , que por sua vez fez uma constituição Ateista ... Russia a mesma coisa , China a mesma coisa , etc .

Convidad
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:14 pm

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: