.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Noticiário Escatológico
Hoje à(s) 2:38 pm por Jarbas

» Mulher de piloto do voo da Chapecoense pede desculpas: "Ele não é bandido"
Hoje à(s) 2:08 pm por gusto

» Onde congregar?
Hoje à(s) 1:39 pm por gusto

» A religião e o ateísmo - tópico oficial
Hoje à(s) 12:50 pm por gusto

» Palavras são palavras, nada mais do que palavras. Será?
Hoje à(s) 10:44 am por gusto

» Um conselho aos debatedores de internet
Hoje à(s) 10:23 am por gusto

» A Verdadeira Liberdade
Hoje à(s) 10:02 am por gusto

» Frases
Hoje à(s) 9:54 am por gusto

» Livre arbítrio, auto idolatria
Ontem à(s) 10:47 pm por Lit San Ares

Quem está conectado
56 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 54 Visitantes :: 2 Motores de busca

irmão, Khwey

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O Parentesco Corporal e o Parentesco Espiritual

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Parentesco Corporal e o Parentesco Espiritual

Mensagem por rbarros em Ter 26 Maio 2015, 8:25 pm

Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?

E, tendo vindo para casa, reuniu-se aí tão grande multidão de gente, que eles nem sequer podiam fazer sua refeição. - Sabendo disso, vieram seus parentes para se apoderarem dele, pois diziam que perdera o espírito.

Entretanto, tendo vindo sua mãe e seus irmãos e conservando-se do lado de fora, mandaram chamá-lo. - Ora, o povo se assentara em torno dele e lhe disseram: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e te chamam. - Ele lhes respondeu: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? E, perpassando o olhar pelos que estavam assentados ao seu derredor, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; - pois, todo aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe
.
(S. MARCOS. cap. III, vv. 20, 21 e 31 a 35 - S. MATEUS, cap. XII, vv. 46 a 50.)

Os laços do sangue não criam forçosamente os laços entre os Espíritos. O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito, porquanto o Espírito já existia antes da formação do corpo. Não é o pai quem cria o Espírito de seu filho; ele mais não faz do que lhe fornecer o invólucro corpóreo, cumprindo-lhe, no entanto, auxiliar o desenvolvimento intelectual e moral do filho, para fazê-lo progredir.

Os que encarnam numa família, sobretudo como parentes próximos, são, as mais das vezes, Espíritos simpáticos, ligados por anteriores relações, que se expressam por uma afeição recíproca na vida terrena. Mas, também pode acontecer sejam completamente estranhos uns aos outros esses Espíritos, afastados entre si por antipatias igualmente anteriores, que se traduzem na Terra por um mútuo antagonismo, que aí lhes serve de provação. Não são os da consanguinidade os verdadeiros laços de família e sim os da simpatia e da comunhão de idéias, os quais prendem os Espíritos antes, durante e depois de suas encarnações. Segue-se que dois seres nascidos de pais diferentes podem ser mais irmãos pelo Espírito, do que se o fossem pelo sangue. Podem então atrair-se, buscar-se, sentir prazer quando juntos, ao passo que dois irmãos consanguíneos podem repelir-se, conforme se observa todos os dias: problema moral que só o Espiritismo podia resolver pela pluralidade das existências.

Há, pois, duas espécies de famílias: as famílias pelos laços espirituais e as famílias pelos laços corporais. Duráveis, as primeiras se fortalecem pela purificação e se perpetuam no mundo dos Espíritos, através das várias migrações da alma; as segundas, frágeis como a matéria, se extinguem com o tempo e muitas vezes se dissolvem moralmente, já na existência atual. Foi o que Jesus quis tornar compreensível, dizendo de seus discípulos: Aqui estão minha mãe e meus irmãos, isto é, minha família pelos laços do Espírito, pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

A hostilidade que lhe moviam seus irmãos se acha claramente expressa na narração de São Marcos, que diz terem eles o propósito de se apoderarem do Mestre, sob o pretexto de que este perdera o espirito. Informado da chegada deles, conhecendo os sentimentos que nutriam a seu respeito, era natural que Jesus dissesse, referindo-se a seus discípulos, do ponto de vista espiritual: "Eis aqui meus verdadeiros irmãos." Embora na companhia daqueles estivesse sua mãe, ele generaliza o ensinamento, que de maneira alguma implica haja pretendido declarar que sua mãe segundo o corpo nada lhe era como Espírito, que só indiferença lhe merecia. Provou suficientemente o contrário em várias outras circunstâncias.

(Allan Kardec - Capítulo XIV de O Evangelho Segundo o Espiritismo)

Que o espírito dos selvagens permaneça um espírito selvagem!

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Número de Mensagens : 1400
flag : Brasil

http://www.vigilia.com.br/vforum/viewforum.php?f=16

Re: O Parentesco Corporal e o Parentesco Espiritual

Mensagem por gusto em Qua 27 Maio 2015, 8:04 pm

"Pois, todo aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe."

Só esta frase já contraria a doutrina de Alan Kardec.

gusto
Antares
Antares

Número de Mensagens : 10511

Mensagem por rbarros em Qua 27 Maio 2015, 8:14 pm

Não entendi, gusto, poderia explicar melhor?

hummm

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por gusto em Qua 27 Maio 2015, 8:36 pm

João 6:40 Pois a vontade do meu pai é que todos os que vêem o Filho e crêem nele tenham a vida eterna; e no último dia eu os ressuscitarei.

gusto
Antares
Antares

Mensagem por rbarros em Qua 27 Maio 2015, 10:05 pm

Desculpe-me, guto, mas continuo sem entender...

não é nada disso...

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por gusto em Qui 28 Maio 2015, 8:47 pm

Fazer a vontade de Deus é aceitar que Cristo pagou meus pecados na cruz, que eu morri e ressuscitei com Ele, e que agora não sou eu quem vivo, mas Cristo vive em mim, e a vida que vivo agora, vivo pela fé no Filho de Deus, que a si mesmo se entregou por mim, me resgatando da morte pelo pecado para um nova vida.

Allan Kardec ensinou isso?

gusto
Antares
Antares

Mensagem por gusto em Qui 28 Maio 2015, 8:49 pm

Daí não pode haver parentesco espiritual baseado em vidas passadas, mas só daqueles que receberam Jesus Cristo e passaram a ser filhos de Deus, pertencendo assim a família de Deus.

gusto
Antares
Antares

Mensagem por gusto em Qui 28 Maio 2015, 8:51 pm

João 1:12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome.

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Cartman em Qui 28 Maio 2015, 11:16 pm

“Segundo Carl Sagan, algumas partes do nosso ser mostram de onde viemos. Ele dizia que: "nós somos feitos de matéria estelar". Com isso, ele resumiu o fato de que os átomos de carbono, nitrogênio e oxigênio em nossos corpos, assim como os átomos de todos os outros elementos pesados, foram criados em gerações anteriores de estrelas, há mais de 4,5 bilhões de anos.”

Aí eu me pergunto: como 'não' poderíamos ser irmãos, sobre tais circunstâncias? angel

Khwey: todo mundo sabe que você é o "DELETÃO" do fórum.

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1807

Mensagem por rbarros em Sex 29 Maio 2015, 2:07 pm

gusto escreveu:Fazer a vontade de Deus é aceitar que Cristo pagou meus pecados na cruz, que eu morri e ressuscitei com Ele, e que agora não sou eu quem vivo, mas Cristo vive em mim, e a vida que vivo agora, vivo pela fé no Filho de Deus, que a si mesmo se entregou por mim, me resgatando da morte pelo pecado para um nova vida.

Allan Kardec ensinou isso?

Não. Segundo Kardec: "Sem nada prejulgar quanto à natureza do Cristo, [...] considerando-o apenas um Espírito superior, não podemos deixar de reconhecê-lo um dos de ordem mais elevada e colocado, por suas virtudes, muitíssimo acima da humanidade terrestre. Pelos imensos resultados que produziu, a sua encarnação neste mundo forçosamente há de ter sido uma dessas missões que a Divindade somente a seus mensageiros diretos confia, para cumprimento de seus desígnios. Mesmo sem supor que ele fosse o próprio Deus, mas unicamente um enviado de Deus para transmitir sua palavra aos homens, seria mais do que um profeta, porquanto seria um Messias divino.

Como homem, tinha a organização dos seres carnais; porém, como Espírito puro, desprendido da matéria, havia de viver mais da vida espiritual, do que da vida corporal, de cujas fraquezas não era passível. A sua superioridade com relação aos homens não derivava das qualidades particulares do seu corpo, mas das do seu Espírito, que dominava de modo absoluto a matéria e da do seu perispírito, tirado da parte mais quintessenciada dos fluidos terrestres. Sua alma, provavelmente, não se achava presa ao corpo, senão pelos laços estritamente indispensáveis. Constantemente desprendida, ela decerto lhe dava dupla vista, não só permanente, como de excepcional penetração e superior de muito à que de ordinário possuem os homens comuns. O mesmo havia de dar-se, nele, com relação a todos os fenômenos que dependem dos fluidos perispirituais ou psíquicos. A qualidade desses fluidos lhe conferia imensa força magnética, secundada pelo incessante desejo de fazer o bem.
" (A Gênese, Cap. XV)

Portanto, Jesus não era Deus nem tampouco filho único de Deus, mas sim um Espírito Superior da mais elevada categoria em missão aqui em nosso mundo.

gusto escreveu:Daí não pode haver parentesco espiritual baseado em vidas passadas, mas só daqueles que receberam Jesus Cristo e passaram a ser filhos de Deus, pertencendo assim a família de Deus.

Filhos de Deus todos nós somos, pois somos sua criação. Mesmo aqueles que pertencem a outras crenças religiosas, todos somos filhos de uma Inteligência Suprema, não obstante o nome que lhe dermos.

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por gusto em Sex 29 Maio 2015, 10:28 pm

Preferes ignorar a Bíblia, mas segues Kardec.

Depois tem coragem de escrever em outro tópico que não precisa de livro sagrado.

Ah, filho de Deus é quem é nascido de Deus.

"Quem nasce da carne é carne, mas quem é nascido do Espírito é espírito." (Palavras de Jesus Cristo dirigidas a Nicodemos)

gusto
Antares
Antares

Mensagem por rbarros em Sex 29 Maio 2015, 11:02 pm

gusto escreveu:Preferes ignorar a Bíblia, mas segues Kardec.

Sim, Kardec me explica a Bíblia e me faz compreender as relações espirituais que regem a vida e a morte.

gusto escreveu:Depois tem coragem de escrever em outro tópico que não precisa de livro sagrado.

A Codificação está longe de ser um "livro sagrado" - e mesmo que fosse, eu não preciso dela para amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo, nem tampouco preciso dela para fazer ao meu próximo o que eu gostaria que ele me fizesse.

Como disse acima, preciso dela para entender mais sobre vida e morte.

gusto escreveu:Ah, filho de Deus é quem é nascido de Deus.

"Quem nasce da carne é carne, mas quem é nascido do Espírito é espírito." (Palavras de Jesus Cristo dirigidas a Nicodemos)

Todos somos nascidos de Deus, amigo. Somos sua criação. Deus não nos criou para que depois o adotássemos ou não como Pai. Ele é o Pai.

Estas palavras de Jesus a Nicodemos referiam-se a reencarnação. A carne gera a carne (corpo físico), mas a alma vem de Deus. Isto vai contra a crença de que a alma é gerada com a carne.

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por gusto em Sex 29 Maio 2015, 11:14 pm

Se Kardec explica a bíblia, ele é um intermediário entre você e ela.

O novo nascimento é a condição de se tornar filho de Deus. É isso que o Novo Testamento ensina.

gusto
Antares
Antares

Mensagem por rbarros em Sex 29 Maio 2015, 11:38 pm

gusto escreveu:Se Kardec explica a bíblia, ele é um intermediário entre você e ela.

Sim, assim como os professores são os intermediários entre o aluno e os livros. E os livros são os intermediários entre os profissionais e as profissões.

Ainda assim, eu não preciso deles para praticar as simples regrinhas que fazem o verdadeiro cristão.

gusto escreveu:O novo nascimento é a condição de se tornar filho de Deus. É isso que o Novo Testamento ensina.

Volto a insistir: todos somos filhos de Deus e Deus é o Pai de todos nós - independente de crença, raça, nacionalidade, gênero, etc.

O que pode variar é o nome que damos à Inteligência Suprema que nos criou...

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por gusto em Sab 30 Maio 2015, 12:10 am

Não adianta insistir. Se você cria um deus de acordo com o que você acha ou pensa, se torna idolatria, ou seja, você cria um deus para si.

O verdadeiro Deus se dá a conhecer pelas suas obras e pela sua Palavra, Jesus Cristo.

gusto
Antares
Antares

Mensagem por rbarros em Sab 30 Maio 2015, 7:31 am

gusto escreveu:Não adianta insistir.

E eu não sei disso? rsrs...

eba

gusto escreveu:Se você cria um deus de acordo com o que você acha ou pensa, se torna idolatria, ou seja, você cria um deus para si.

Eu não estou criando nenhum deus. O próprio Jesus falava em "Pai" - o deus que Jesus nos apresentou, em lugar do colérico e vaidoso YHWH (Javé ou Jeová), Senhor dos Exércitos.

gusto escreveu:O verdadeiro Deus se dá a conhecer pelas suas obras e pela sua Palavra, Jesus Cristo.

"E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou." (Lc 23:46)

Se Jesus era o Pai, por que se referia a Ele em segunda pessoa?

Não faz sentido...

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por gusto em Sab 30 Maio 2015, 11:36 am

Jesus é a imagem do Deus invisível.

O Pai estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo. (2 Coríntios 5:19)

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Khwey em Sab 30 Maio 2015, 4:20 pm

rbarros escreveu:
Se Jesus era o Pai, por que se referia a Ele em segunda pessoa?

Não faz sentido...
Não faz sentido dizer que Jesus era o Pai porque Jesus é o filho.

Mas, pelo que consta na bíblia, faz sentido dizer que Jesus é Deus.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17150

Mensagem por gusto em Sab 30 Maio 2015, 11:23 pm

Paulo explicou que o filho natural antes de nascer já está nos "lombos" do pai.

Logo Jesus também já estava no Pai, só que isso espiritualmente.

"Saí do Pai e entrei no mundo, agora deixo o mundo e volto para o Pai."

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:39 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: