.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Pr Paulo Brasil - Nota triste de falecimento
Hoje à(s) 8:23 am por Ed

» Já existíamos antes de nascermos
Ontem à(s) 5:37 pm por Eterna

» Um conselho aos debatedores de internet
Ontem à(s) 4:18 pm por Eterna

» Eleição, a dor e a loucura do incrédulo.
Ontem à(s) 4:03 pm por Eterna

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Ontem à(s) 3:33 pm por Cartman

» Noticiário Escatológico
Ontem à(s) 12:15 pm por Jarbas

»  Endurecimeto do Faraó
Ontem à(s) 4:14 am por Lit San Ares

» Livre arbítrio, auto idolatria
Ontem à(s) 3:39 am por Lit San Ares

» PREDESTINAÇÃO DE DEUS
Sab 03 Dez 2016, 10:10 pm por gusto

Quem está conectado
66 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 64 Visitantes :: 2 Motores de busca

irmão, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O Espiritismo e a origem do mal (O primeiro mal)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Espiritismo e a origem do mal (O primeiro mal)

Mensagem por Discipulah em Seg 18 Maio 2015, 8:09 pm

O Espiritismo e a origem do mal

A punição do passado:

“Se não for punida nessa existência, se-lo-á necessariamente em outra. Eis porque que um, que vos parece justo, muitas vezes sofre. É a punição do seu passado (LE, nº 984, FEB, grifo nosso).

Se todo o espírito, de acordo o Espiritismo, é criado simples e ignorante (O Livro dos Espíritos, nº 115), o que ele pagava em sua primeira encarnação?

Sendo assim, não teriam males de outras vidas  para expiarem e repararem quando supostamente encarnaram pela primeira vez.

Lembrando que, segundo a doutrina espírita, somente espíritos de 1ª classe não reencarnam, pois alcançaram a perfeição.

Questão 113: Primeira classe. CLASSE ÚNICA. — “Os Espíritos que a compõem percorreram todos os graus da escala e se despojaram de todas as impurezas da matéria. Tendo alcançado a soma de perfeição de que é suscetível a criatura, não têm mais que sofrer provas, nem expiações. Não estando mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, realizam a vida eterna no seio de Deus.” (LE nº 113)

Já que a encarnação/reencarnação seria uma punição,  nas primeiras supostas encarnações os espíritos foram punidos pelo que?

Para mais esclarecimentos sobre a reencarnação ser uma punição visite o blog:
http://examedadoutrinaespirita.blogspot.com.br/2011/07/reencarnacao-e-punicao.html
discipulacristan@gmail.com

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1747
flag : Brasil

Re: O Espiritismo e a origem do mal (O primeiro mal)

Mensagem por Discipulo em Seg 18 Maio 2015, 8:21 pm

vou postar em meu blog se me permite .

MODERADO

Discipulo
Banido

Número de Mensagens : 373

Mensagem por Cartman em Seg 18 Maio 2015, 9:26 pm

Discipulo escreveu:MODERADO

Noça como ucê é fofú... beijos de Mamãe Lilith pra você...

Khwey: todo mundo sabe que você é o "DELETÃO" do fórum.

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1810

Mensagem por Discipulah em Seg 18 Maio 2015, 10:13 pm

Olá Discipulo, sim, pode publicar no seu blog desde que faça a devida referência. Wink

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por rbarros em Ter 19 Maio 2015, 1:59 pm

Discipulah escreveu:Se todo o espírito, de acordo o Espiritismo, é criado simples e ignorante (O Livro dos Espíritos, nº 115), o que ele pagava em sua primeira encarnação?

Sendo assim, não teriam males de outras vidas  para expiarem e repararem quando supostamente encarnaram pela primeira vez.

Já que a encarnação/reencarnação seria uma punição,  nas primeiras supostas encarnações os espíritos foram punidos pelo que?

Quem disse a você que a primeira encarnação do Espírito se dá aqui na Terra?

Aqui para a Terra se dirigem os Espíritos réprobos, provenientes de outros mundos não tão terríveis quanto o nosso.

O Espírito é criado simples e ignorante. Em sua primeira encarnação, não pode estar devendo a ponto de ter que resgatar uma dívida. Se sofre não é por débito. O sofrimento é a alavanca que impulsiona à evolução o Espírito, sem ele ainda estaríamos nos tempos das cavernas.

Agora, explica-me tu - pela tua ótica - o sofrimento na Terra.

Por que o Deus que tu crês cria tanto sofrimento? Se é um Deus de Perfeição, por que não cria os homens felizes?

Por que o Deus que dizes adorar cria seres voltados totalmente e eternamente para o Mal, que tu chamas erroneamente de "demônios"? Somente para te tentar?

Por que morrem em tão tenra idade algumas crianças que, de tão novas, não puderam praticar nem o Bem nem o Mal?

Por que nascem e morrem alguns na fartura da riqueza, enquanto a maioria se contorce na miséria?

E por que o teu Deus permite que nasçam mutilados e aleijados, cegos e surdo-mudos, e outros que, de tão absurdos nem resistem à vida - ao passo que outros são de uma beleza quase indescritível? Qual o propósito do teu Deus? Diversão, ou é inépcia mesmo?

Acepção dos "escolhidos"?

Um Deus que comete erros, que faz escolhas ou que simplesmente se diverte não pode ser um deus de verdade, nem um deus de amor.

Compreende agora a missão do Espiritismo, ao explicar os mecanismos da Vida e da Morte?

Que o espírito dos selvagens permaneça um espírito selvagem!

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Número de Mensagens : 1400

http://www.vigilia.com.br/vforum/viewforum.php?f=16

Mensagem por Discipulo em Ter 19 Maio 2015, 2:33 pm

É caro espirita , ouvi boatos que tem pessoas que estão vindo aqui e estão vendo que sua doutrina espirita é cheia de falhas rsrsrsr

é como eu disse, todo mundo que visita esta enxergando como a bíblia é

só os espiritas que estão tentando distorcer e defende a todo custo uma coisa que sinceramente só eles acreditam .

Só faltava o Jan Monzol aqui para decretar o fim mesmo XD.

estou gostando de ver como as coisas estão indo , legal ver pessoas que achavam que o espiritismo é uma boa coisa e quando viram os argumentos dos espiritas eles caíram fora srsrsrs

Discipulo
Banido

Mensagem por Cartman em Ter 19 Maio 2015, 3:32 pm

Discipulo escreveu:É caro espirita , ouvi boatos que tem pessoas que estão vindo aqui e estão vendo que sua doutrina espirita é cheia de falhas rsrsrsr

Claro, afinal de contas, a doutrina do evangelho é perfeita, né?! oh my

Essa aqui tem o "dom" da palavra =]

Discipulo escreveu:é como eu disse, todo mundo que visita esta enxergando como a bíblia é

E como 'ela' é?... Além de; mal traduzida, cheia de contradições, absurdos e atrocidades... diz ae, mano véio?!

É como dizem: “Quem tem telhado de vidro, não atira pedras no do vizinho.”

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por rbarros em Ter 19 Maio 2015, 4:12 pm

Discipulo escreveu:legal ver pessoas que achavam que o espiritismo é uma boa coisa e quando viram os argumentos dos espiritas eles caíram fora srsrsrs

Diferentemente das religiões cristãs - principalmente as evangélicas - o Espiritismo não precisa de novos seguidores. Ele sempre existirá, não importa o número dos que o seguem. Não é o Espiritismo que busca as pessoas, muito pelo contrário, são aquelas pessoas sedentas de consolo e respostas que buscam o Espiritismo.

:vl:

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por Discipulo em Ter 19 Maio 2015, 5:06 pm

estou vendo rsrsrs , seus argumentos com os da Sarah , as pessoas estão vendo e pelo que parece você voce esta terrivelmente equivocado .

não posso dar nomes , mas eu até quero agora que voce poste mais sobre seus argumentos espiritas , continue postando

assim a Sarah desmascara de vez e mais espiritas veem que voce esta equivocado

valeu ,

Discipulo
Banido

Mensagem por Discipulo em Ter 19 Maio 2015, 5:10 pm

Cartman escreveu:
Discipulo escreveu:É caro espirita , ouvi boatos que tem pessoas que estão vindo aqui e estão vendo que sua doutrina espirita é cheia de falhas rsrsrsr

Claro, afinal de contas, a doutrina do evangelho é perfeita, né?! oh my

Essa aqui tem o "dom" da palavra =]

Discipulo escreveu:é como eu disse, todo mundo que visita esta enxergando como a bíblia é

E como 'ela' é?... Além de; mal traduzida, cheia de contradições, absurdos e atrocidades... diz ae, mano véio?!

É como dizem: “Quem tem telhado de vidro, não atira pedras no do vizinho.”

já foi dito varias e varias vezes que nos seguimos a bíblia e não a pessoas , então isto não é novidade para ninguém a gente ate mostra isto em nossos blogs ou igrejas para mostrar o que a bíblia não ensina com relação a estas praticas

tem ate um tópico do espirita de vassouras ungidas rsrsrs

Discipulo
Banido

Mensagem por rbarros em Ter 19 Maio 2015, 5:42 pm

Só a doutrina evangélica - qualquer uma das dez mil existentes - é infalível, não é mesmo?...

oh my

Discipulo escreveu:Só faltava o Jan Monzol aqui para decretar o fim mesmo XD.

Você usa a Sarah e o Mozol como duas muletas, pois é incapaz de pensar por si mesmo, e é incapaz de argumentar em defesa própria. Ainda não entendi o que você está fazendo aqui...

:matuzalem:

Discipulo escreveu:estou gostando de ver como as coisas estão indo , legal ver pessoas que achavam que o espiritismo é uma boa coisa e quando viram os argumentos dos espiritas eles caíram fora srsrsrs

E o pior de tudo: é repetitivo, parece um disco furado. Nem sabe por quê está criticando, não sabe por quê não gosta do Espiritismo. Aposto mesmo que jamais leu um livro espírita, somente leu críticas negativas (evangélicas) sobre a doutrina e seus ícones.

Me responda sinceramente: se você morresse, que falta faria?

question

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por Cartman em Ter 19 Maio 2015, 6:54 pm

Discipulo escreveu:já foi dito varias e varias vezes que nos seguimos a bíblia e não a pessoas , então isto não é novidade para ninguém a gente ate mostra isto em nossos blogs ou igrejas para mostrar o que a bíblia não ensina com relação a estas praticas

“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mateus 18:20)

“Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.” (Lei de Murphy)

Me parece que alguma coisa saiu errada, não?! angel

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Dom 31 Maio 2015, 12:10 pm

Em momento algum eu disse que as primeiras encarnações se dão na terra. Independente do planeta a questão continua. Um espírito é teoricamente criado simples e ignorante. Estar preso à matéria é punição.  Encarnar pela primeira vez é estar preso à matéria e consequentemente a uma punição. Lembrando que A Escala dos Espíritos (LE) diz que somente os espíritos de primeira ordem não reencarnam mais.

A questão do sofrimento na terra:

Deus não faz acepção de pessoas. A partir do momento que vivemos nesse mundo estamos sujeitos as mazelas nele existentes. Existe reencarnação em plantas e animais? Porque muitos animais nascem deformados e etc? O sofrimento é a conseqüência natural da vida! A realidade é essa. Viver aqui achando que nunca se terá problemas e etc... é viver na terra da fantasia! As pessoas tem que atribuir a alguém, e então encontram a personificação ou em Deus, ou diabo, ou e etc.

Por que o Deus que tu crês cria tanto sofrimento? Se é um Deus de Perfeição, por que não cria os homens felizes?

Quando eu vejo um espírita falar assim eu penso: ou ele entende e finge que não entende, ou ele nunca leu a Codificação, ou entendeu, mas está numa fase de negação tipo “não...nao... eu não posso aceitar isso. Isso não pode estar escrito”...

Porque é muito curioso uma pessoa que manuseia a Codificação falar de forma como se tais ensinamentos não se encontrassem na doutrina espírita.

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Dom 31 Maio 2015, 12:15 pm

“Tomai cuidado! Muito vos tendes enganado a respeito dessas palavras, como acerca de outras. A pena de talião é a  justiça de Deus. É Deus que a aplica. Todos vós sofreis essa pena a cada instante, pois que sois punidos naquilo que haveis pecado, nesta existência ou em outra. Aquele que foi causa do sofrimento para seus semelhantes virá achar-se numa condição em que sofrerá o que tenha feito sofrer. Este é o sentido das palavras de Jesus.” (O Livro dos Espíritos, questão 764, FEB).

Segundo a própria doutrina espírita Deus não cria seres felizes pois ele quer que elas aprendam com muito sofrimento.

Por exemplo, o conselho para uma mãe que vê um filho sofrer e precisa pedir esmolas:

“Pobre criatura! és mãe, teus filhos sofrem; sentem frio; tem fome, e tu vais, curvada

ao peso da tua cruz, humilhar-te, para lhes conseguires um pedaço de pão! Oh! inclino-me diante de ti. Quão nobremente santa és e quão grande aos meus olhos! Espera e ora; a felicidade ainda não é deste mundo. Aos pobres oprimidos que nele confiam, concede Deus o reino dos céus.” (ESE, cap 7, item 11, FEB, grifo nosso).
Por que o Deus que dizes adorar cria seres voltados totalmente e eternamente para o Mal, que tu chamas erroneamente de "demônios"? Somente para te tentar?
Deus não criou seres voltados para o mal. Quem se voltou para o mal o fez baseado no seu livre arbítrio. Da mesma forma que a doutrina espírita ensina que um espírito pode escolher o mal porque quer.

123. Por que há Deus permitido que os Espíritos possam tomar o caminho do mal? Resposta: “Como ousais pedir a Deus contas de seus atos?  Supondes poder penetrar-lhe os desígnios? Podeis, todavia, dizer o seguinte: A sabedoria de Deus está na liberdade de escolher que ele deixa a cada um, porquanto, assim, cada um tem o mérito de suas obras.” (O Livro dos Espíritos, nº 123).

Jesus disse que o diabo não se firmou na verdade. Ou seja, ele a conheceu mas não a quis (livre arbítrio).

João 8.44: “Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Dom 31 Maio 2015, 12:19 pm

Por que morrem em tão tenra idade algumas crianças que, de tão novas, não puderam praticar nem o Bem nem o Mal?

Por que nascem e morrem alguns na fartura da riqueza, enquanto a maioria se contorce na miséria?
Morrem em tenra infância pois como foi dito, enquanto estivermos nesse planeta estaremos sujeitos a tudo. Filhotes de animais também morrem cedo e nenhum espírita fala que eles estão sob processos reencarnatórios.

Uns nascem e morrem ricos e outros pobres, mas também tem aqueles que ficam ricos de uma hora para outra e os que perdem as riquezas. Existem vários fatores que podem determinar o padrão social de uma pessoa como região onde nasce, país, questões políticas governamentais e etc. Tem gente que corre atrás e consegue se superar na vida. Outros ficam à mercê da sorte esperando que outros os ajudem. Moral da história, ser rico ou pobre não tem ligação à suposta reencarnação.

E por que o teu Deus permite que nasçam mutilados e aleijados, cegos e surdo-mudos, e outros que, de tão absurdos nem resistem à vida - ao passo que outros são de uma beleza quase indescritível? Qual o propósito do teu Deus? Diversão, ou é inépcia mesmo?

Acepção dos "escolhidos"?

Um Deus que comete erros, que faz escolhas ou que simplesmente se diverte não pode ser um deus de verdade, nem um deus de amor.
 Bom, aqui volto a repetir: Ou vc não entende a Codificação e o “teu Deus”. Ou vc já leu e  não está se lembrando que leu. Te devolvo a pergunta:

Será o que teu Deus está brincando de experiências?

Que objetivo visa a Providencia criando seres desgraçados, como os cretinos e os idiotas?”

Respostas: “os que habitam corpos de idiotas são espíritos sujeitos a uma punição. Sofrem por efeito do constrangimento que experimentam e da impossibilidade em que estão se manifestarem mediante órgãos não desenvolvidos ou desmantelados”. (LE, nº 372, FEB, grifo nosso).

Quer dizer,  teu Deus impõe uma punição para que a pessoa nasça com deficiência física ou mental e sofrerá constrangimento por ter órgãos defeituosos. Essa seria a expressão de bondade do teu Deus?

“A Terra pertence à categoria dos mundos de expiação e provas, razão por que aí vive o homem a braços com tantas misérias.” (ESE, cap 3, nº 4, grifo nosso).

Ou seja, a miséria é proposta pelo Deus ensinado no Espiritismo.

Vejamos a recepção do bom e do mal espírito quando morre:

287. Como é acolhida a alma no seu regresso ao mundo dos Espíritos?

“A do JUSTO, como BEM-AMADO irmão, desde muito tempo esperado. A do MAU, como um SER DESPREZÍVEL.” (O Livro dos Espíritos,Pág 230, FEB).

Eu acho interessante como os espíritas não leem essas coisas.

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Dom 31 Maio 2015, 12:21 pm

Compreende agora a missão do Espiritismo, ao explicar os mecanismos da Vida e da Morte?

Sim, dá para entender. Resumindo: As pessoas são criadas simples e ignorantes. Não tem males pregressos para repararem. Porém são punidas com supostas reencarnações não tendo nada a pagar por erros de outras supostas vidas (afinal acabaram de ser criadas).  Deus em sua “bondade” impõe a punição da reencarnação onde pessoas devem sofrer feito condenadas, desmemoriadas, inclusive fisicamente ao nascerem com corpos defeituosos para sofrerem constrangimentos.

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por rbarros em Dom 31 Maio 2015, 6:48 pm

Discipulah escreveu:Em momento algum eu disse que as primeiras encarnações se dão na terra. Independente do planeta a questão continua. Um espírito é teoricamente criado simples e ignorante. Estar preso à matéria é punição.  Encarnar pela primeira vez é estar preso à matéria e consequentemente a uma punição. Lembrando que A Escala dos Espíritos (LE) diz que somente os espíritos de primeira ordem não reencarnam mais.

Você está partindo de um princípio errado: "Estar preso à matéria é punição".

Não é isso que a DE ensina, se você aprendeu assim, está equivocada.

A Evolução espiritual se dá através da Matéria, estamos todos sim "presos" ao ciclo reencarnatório, mas não é somente para sermos "punidos". Estamos aqui para aprender, para crescer, para evoluir. Porém, como erramos mais do que acertamos, estamos aqui também para resgatar estes erros.

Portanto, um Espírito em primeira encarnação não está em "punição", está em aprendizado. Um aprendizado que pode ser curto ou muito longo, dependerá do quanto ele vai vagar entre o Bem e o Mal.

Discipulah escreveu:A questão do sofrimento na terra:

Deus não faz acepção de pessoas. A partir do momento que vivemos nesse mundo estamos sujeitos as mazelas nele existentes. Existe reencarnação em plantas e animais? Porque muitos animais nascem deformados e etc? O sofrimento é a conseqüência natural da vida! A realidade é essa. Viver aqui achando que nunca se terá problemas e etc... é viver na terra da fantasia! As pessoas tem que atribuir a alguém, e então encontram a personificação ou em Deus, ou diabo, ou e etc.

Animais estão em um estágio evolutivo muito inferior ao nosso, não possuem ainda livre-arbítrio e portanto não podem ser responsabilizados por seus atos - bons ou maus.

Sim, o sofrimento é consequência natural da vida e a forma mais eficaz de o Espírito evoluir. Por isso que Deus criou os predadores, para promover a evolução espiritual dos animais. O mesmo se dá para os homens: sem o sofrimento próprio deste mundo, ainda estaríamos no tempo das cavernas.

Discipulah escreveu:

Quando eu vejo um espírita falar assim eu penso: ou ele entende e finge que não entende, ou ele nunca leu a Codificação, ou entendeu, mas está numa fase de negação tipo “não...nao... eu não posso aceitar isso. Isso não pode estar escrito”...

Porque é muito curioso uma pessoa que manuseia a Codificação falar de forma como se tais ensinamentos não se encontrassem na doutrina espírita.

Não, definitivamente você não entendeu a minha pergunta (ou fez que não viu, sei lá).

É claro que eu tenho as respostas para todas estas indagações! O que eu quero saber é qual a visão da doutrina que você abraçou sobre estas questões...

As respostas espíritas eu as tenho na ponta da língua.

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por rbarros em Dom 31 Maio 2015, 6:57 pm

Discipulah escreveu:Segundo a própria doutrina espírita Deus não cria seres felizes pois ele quer que elas aprendam com muito sofrimento.

Segundo a DE, Deus cria os Espíritos simples e ignorantes. Portanto, nem felizes nem tristes.

Discipulah escreveu:Deus não criou seres voltados para o mal. Quem se voltou para o mal o fez baseado no seu livre arbítrio. Da mesma forma que a doutrina espírita ensina que um espírito pode escolher o mal porque quer.

Segundo a sua doutrina, Deus criou os "demônios", não?

"Demônios" são criaturas voltadas para o mal, não?

Segundo a DE, "demônios" não existem.

Discipulah escreveu:Jesus disse que o diabo não se firmou na verdade. Ou seja, ele a conheceu mas não a quis (livre arbítrio).

Mas quem criou o "diabo" foi Deus, segundo a sua doutrina, não? A pergunta então continua valendo: Por que Deus cria seres que se voltarão para o Mal? É claro que, sendo deus, Ele sabia por antecedência que isto iria acontecer, não?

Explica aí, mas segundo a sua doutrina, não segundo a minha, ok?

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por rbarros em Dom 31 Maio 2015, 7:19 pm

Discipulah escreveu:Morrem em tenra infância pois como foi dito, enquanto estivermos nesse planeta estaremos sujeitos a tudo. Filhotes de animais também morrem cedo e nenhum espírita fala que eles estão sob processos reencarnatórios.

Como disse antes, animais não possuem livre-arbítrio, portanto não são responsáveis por seus atos. No entanto, como Deus quer que eles também evoluam espiritualmente, impõem-lhes o sofrimento inerente a este nosso mundo: fome, frio, catástrofes naturais, predadores, doenças, etc.

Já as crianças, somente a lei de reencarnação pode explicar certas mazelas, inclusive a morte prematura.

Mas, pelo que entendi da sua doutrina, Deus deixa os homens à mercê da dor e do sofrimento, até que atinjam uma idade mínima para adorá-lo...

Há justiça aí?

Discipulah escreveu:Uns nascem e morrem ricos e outros pobres, mas também tem aqueles que ficam ricos de uma hora para outra e os que perdem as riquezas. Existem vários fatores que podem determinar o padrão social de uma pessoa como região onde nasce, país, questões políticas governamentais e etc. Tem gente que corre atrás e consegue se superar na vida. Outros ficam à mercê da sorte esperando que outros os ajudem. Moral da história, ser rico ou pobre não tem ligação à suposta reencarnação.

Refiro-me aos que nascem na riqueza e aos que nascem na miséria. O que fizeram para merecê-lo?

Novamente, somente a lei da reencarnação pode explicar satisfatoriamente. A menos que se seja ateu-materialista e se atribua a mera casualidade aos fatos.

Discipulah escreveu:
 Bom, aqui volto a repetir: Ou vc não entende a Codificação e o “teu Deus”. Ou vc já leu e  não está se lembrando que leu.

Incrível inversão do ônus, não? Você é advogada?

Volto a frisar: as respostas às minhas indagações voltadas à sua pessoa eu as tenho todas, segundo a DE. O que eu lhe perguntei foi segundo as suas crenças, segundo a doutrina que abraçaste.

Como você não tem respostas a estas indagações, além da muito surrada "Por vontade de Deus", não pode respondê-las, eu entendo...

Discipulah escreveu:Te devolvo a pergunta:

Será o que teu Deus está brincando de experiências?

Deus não faz experiências, assim como também não joga dados. O Deus de Bondade quer o bem de seus filhos, concedendo-lhes o sofrimento que força a evolução e todas as chances que precisam para evoluir, através da lei de reencarnação.

E o teu Deus? Ainda aguardo uma resposta...

Discipulah escreveu:Quer dizer,  teu Deus impõe uma punição para que a pessoa nasça com deficiência física ou mental e sofrerá constrangimento por ter órgãos defeituosos. Essa seria a expressão de bondade do teu Deus?

Vocês evangélicos têm mania de punição, não? Vivem sob a égide do medo de arder eternamente no fogo de um inferno fictício, sob os açoites de um carrasco diabólico igualmente fictício, como se o Pai fosse assim, cruel e vingativo...

Definitivamente, não entenderam a mensagem de Jesus, que nos apresentou o Pai de Amor e Bondade, em substituição do colérico Senhor dos Exércitos.

Discipulah escreveu:Ou seja, a miséria é proposta pelo Deus ensinado no Espiritismo.

Vejamos a recepção do bom e do mal espírito quando morre:

287. Como é acolhida a alma no seu regresso ao mundo dos Espíritos?

“A do JUSTO, como BEM-AMADO irmão, desde muito tempo esperado. A do MAU, como um SER DESPREZÍVEL.” (O Livro dos Espíritos,Pág 230, FEB).

Que tal aquela interpretação bíblica de Céu e Inferno? Não lhe soa familiar?

A diferença é que nem o Justo vai para o Céu contemplativo dos evangélicos, nem o Mau vai para o fogo eterno, também dos evangélicos.

Segundo a DE, o justo estará mais próximo do final do sofrido ciclo reencarnatório, enquanto o mau ainda terá que suportá-lo por um longo tempo. Quer castigo maior?

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por rbarros em Dom 31 Maio 2015, 7:25 pm

Discipulah escreveu:

Sim, dá para entender.

Não, não entendeu. Por isto que insiste em combatê-lo.

Ignorância, Vaidade, Orgulho, Egoísmo... São tantas as chagas a combater, chagas estas que impedem o crescimento moral do planeta. Estes são os grilhões que acorrentam a alma ao chão, impedindo-a de alcançar os mais altos vôos.

Obrigado por me dar o ensejo de falar sobre Espiritismo, as oportunidades são muito escassas.

Wink

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por Extremum Spiritum em Qui 30 Jul 2015, 11:13 am

287. Como é acolhida a alma no seu regresso ao mundo dos Espíritos?

Na verdade a vontade de tripudiar é tão grande que coloca a resposta em desacordo com o que realmente está no LE, citando até a página errada. segue a resposta que está no Livro dos Espíritos:

"A do justo como um irmão bem amado esperado a longo tempo; a do perverso como um ser que se enganou." ( LE pág 157 - pergunta 287 )

Entre DESPREZÍVEL e ENGANO vai um abismo de diferenças.

Significado de Desprezível
adj. Que não merece consideração; digno de desprezo; abjeto, vil ou vergonhoso: comportamento desprezível. 

Significado de Engano
s.m. Ato ou efeito de enganar (-se).
Falta de acerto; erro, desacerto.
Logro, burla. Confusão, equívoco.

"Quando a Ignorância é Felicidade, Ser sábio é Loucura"

Minha Doutrina é: Deves viver de modo a poderes desejar viver novamente, esse é o teu dever, pois de qualquer forma, viverás novamente.
( Nietzsche - reflexões filosóficas)

Extremum Spiritum
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 16

Mensagem por rbarros em Qui 30 Jul 2015, 1:18 pm

Extremum Spiritum escreveu:
Na verdade a vontade de tripudiar é tão grande que coloca a resposta em desacordo com o que realmente está no LE, citando até a página errada. segue a resposta que está no Livro dos Espíritos:

Valeu Spiritum! Nem tinha notado!

Seja bem-vindo ao fórum!

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por Extremum Spiritum em Qui 30 Jul 2015, 2:23 pm

rbarros escreveu:
Extremum Spiritum escreveu:

Valeu Spiritum! Nem tinha notado!

Seja bem-vindo ao fórum!

Estou na área, se me derruba é penalty... te pego

Obrigado pelas boas vindas!

"Quando a Ignorância é Felicidade, Ser sábio é Loucura"

Minha Doutrina é: Deves viver de modo a poderes desejar viver novamente, esse é o teu dever, pois de qualquer forma, viverás novamente.
( Nietzsche - reflexões filosóficas)

Extremum Spiritum
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 16

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:32 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: