.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Livre arbítrio, auto idolatria
Ontem à(s) 10:47 pm por Lit San Ares

» A eleição torna-nos robôs?
Ontem à(s) 10:29 pm por Lit San Ares

» DESAFIO AOS DO LIVRE ARBITRIO
Ontem à(s) 9:45 pm por Lit San Ares

»  Endurecimeto do Faraó
Ontem à(s) 8:44 pm por Lit San Ares

» Noticiário Escatológico
Ontem à(s) 7:44 pm por Jarbas

»  Arqueólogos encontram selo que comprova veracidade de histórias da Bíblia
Ontem à(s) 4:46 pm por Cartman

» Golpe é o cacete, agora é golpe no golpe!
Ontem à(s) 3:27 pm por David de Oliveira

» Consequências da Reeleição
Ontem à(s) 10:02 am por EVANGELISTA/RJ/MSN

» O homem na lua...
Qui 01 Dez 2016, 11:38 pm por Khwey

Quem está conectado
36 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 35 Visitantes :: 2 Motores de busca

Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

A cosmologia bíblica

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: A cosmologia bíblica

Mensagem por famado em Sex 22 Maio 2015, 11:38 am

Isto mesmo. Os judeus sofreram grande influência helênica. tanto é que o NT foi escrito em grego e a igreja primitiva usava a septuaginta. O Inferno no NT é chamado hades, o deus grego do submundo dos mortos.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
flag : Brasil

Mensagem por irmão em Sex 22 Maio 2015, 7:28 pm

famado escreveu:Isto mesmo. Os judeus sofreram grande influência helênica. tanto é que o NT foi escrito em grego e a igreja primitiva usava a septuaginta. O Inferno no NT é chamado hades, o deus grego do submundo dos mortos.

A palavra inferno, que hoje conhecemos, origina-se da palavra latina pré-cristã inferus "lugares baixos", infernus.1 Na Bíblia latina, a palavra é usada para representar o termo hebraico Seol e os termos gregos Hades e Geena, sem distinção. A maioria das versões em idioma Português seguem o latim, e eles não fazem distinção do original hebraico ou grego:
[th]V.T. Hebraico[/th][th]V.T. Grego[/th][th]N.T. Grego[/th][th]Latim[/th][th]Português[/th][th]vezes no N.T.[/th]
Seol 2HadesHades 3 .infernusinferno10 vezes
Ge Hinom 4Ennom 5Geena 6infernusinferno11 vezes
Das palavras Hades e Sheol, ambas com mesmo significado, tendo conotação clara de um lugar para onde os mortos vão. Em versículos bíblicos onde se menciona tais palavras, é possível perceber que se trata de um só lugar. Com o passar do tempo, muitas religiões interpretaram o inferno, como o destino de apenas alguns; pessoas que não assumiram uma conduta louvável no ponto de vista religioso, e que por isso, foram condenadas ao sofrimento jamais visto pelo mundo material.7 Alguns teólogos observaram, contraditoriamente, que o inferno não poderia ser um lugar desagradável, afirmando que um personagem bíblico que estava em sofrimento no mundo real, almejou “esconder-se no inferno”, para aliviar sua dor. Porém, o próprio Jesus fez uma narrativa de uma situação de uma pessoa que se encontrava no inferno, essa pessoa implorava a Abraão que mandasse um conhecido que não estava no inferno lhe refrescasse a língua com pelo menos a ponta do dedo molhado em água, pois em chamas era atormentado (Ver Lucas, capítulo 16, versículos de 19 ao 31).8
Obviamente tal relato não foi em sentido literal, pois uma gota de água não alivia dor de quem está em chamas ou num calor intenso, mas queria dizer que pelo enorme sofrimento precisaria aliviar-se de qualquer jeito. A crença na existência de um lugar de tormento para o significado das palavras Hades e Sheol, foi muitas vezes confundida com a palavra “Geena”, traduzida para “lago de fogo”, uma forma simbólica para destruição eterna.
Alguns teólogos concluem que todos que morrem vão para o inferno (Hades e Sheol), lugar onde até o próprio Jesus foi, a sepultura, sua câmara mortuária. Como a própria Bíblia menciona, ele não foi esquecido no Inferno, foi ressuscitado ao terceiro dia conforme relatam os evangelhos. Porém deve-se salientar que outros teólogos veem que essa ida de Cristo ao lugar de tormento foi para tomar o lugar de cada ser humano que estava destinado à morte eterna pelo pecado original de Adão, e sendo Jesus tido como o consumador da fé serviu de cordeiro expiatório apesar de não ter visto corrupção.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Inferno

O inferno hebraico é diferente do inferno grego.

irmão
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 1195

Mensagem por Lit San Ares em Sab 23 Maio 2015, 8:19 am

A crença na existência de um lugar de tormento para o significado das palavras Hades e Sheol, foi muitas vezes confundida com a palavra “Geena”, traduzida para “lago de fogo”, uma forma simbólica para destruição eterna.
Isso não significa inexistência? O ser não foi apenas "descriado" por assim dizer?

Lit San Ares
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1800

Mensagem por Lit San Ares em Sab 23 Maio 2015, 8:21 am

Porém deve-se salientar que outros teólogos veem que essa ida de Cristo ao lugar de tormento foi para tomar o lugar de cada ser humano que estava destinado à morte eterna pelo pecado original de Adão, e sendo Jesus tido como o consumador da fé serviu de cordeiro expiatório apesar de não ter visto corrupção.
Salvação irrestrita?

Lit San Ares
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por irmão em Dom 24 Maio 2015, 4:51 pm

Lit San Ares escreveu:
Porém deve-se salientar que outros teólogos veem que essa ida de Cristo ao lugar de tormento foi para tomar o lugar de cada ser humano que estava destinado à morte eterna pelo pecado original de Adão, e sendo Jesus tido como o consumador da fé serviu de cordeiro expiatório apesar de não ter visto corrupção.
Salvação irrestrita?

Sim, porque não? O Sangue derramado foi para todos, mas vale a pena lembrar lembrar que Deus tirou um povo do Egito e passou esse mesmo pelas águas, e os alimentou enquanto estavam no deserto, e deu-lhes os mandamentos. Mas esse mesmo povo provocou a Deus, de modo que esse mesmo deu os libertou jurou que eles não entrariam no seu descanso, e morreram todos no deserto sem ver a terra prometida.

irmão

Mensagem por irmão em Dom 24 Maio 2015, 4:51 pm

Lit San Ares escreveu:
A crença na existência de um lugar de tormento para o significado das palavras Hades e Sheol, foi muitas vezes confundida com a palavra “Geena”, traduzida para “lago de fogo”, uma forma simbólica para destruição eterna.
Isso não significa inexistência? O ser não foi apenas "descriado" por assim dizer?

Não entendi sua colocação meu colega.

irmão

Mensagem por Lit San Ares em Dom 24 Maio 2015, 7:41 pm

Queria saber se destruição eterna, nesse caso, significaria apenas o ser deixar de existir.
A existência seria um presente, que pela entidade consciente não ser merecedora, não mais teria.
Destruição eterna = destruição completa, aniquilação total. Não sobraria nada do que um dia fôra um ser.

Lit San Ares
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por gusto em Dom 24 Maio 2015, 8:13 pm

Cartman escreveu:E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. (Gênesis 1:5)

E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. (Gênesis 1:14)

E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. (Gênesis 1:16)

E foi a tarde e a manhã, o dia quarto. (Gênesis 1:19)

O dia e a noite já existiam antes de Deus criar o sol e a lua e as estrelas.

Prá mim não há nada de absurdo nisso, Há?

Já havia luz e trevas. O "governar" o que já existia.

gusto
Antares
Antares

Número de Mensagens : 10500

Mensagem por Cartman em Dom 24 Maio 2015, 9:20 pm

gusto escreveu:O dia e a noite já existiam antes de Deus criar o sol e a lua e as estrelas.

Tá, e de onde vinha essa suposta Luz, que permitiu o período; manhã e tarde, antes mesmo do Sol ser criado?
Da "mega lanterna" divina, eu imagino?!

“E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.” (Gênesis 1:4)

Cientificamente falando, as trevas não existem, o que existe é ausência de luz...

“E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.” (Gênesis 1:5)

Penso que Deus deveria assistir mais televisão, ou pelo menos, não faltar tanto na escola. huaauhuahauha

Khwey: todo mundo sabe que você é o "DELETÃO" do fórum.

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1807

Mensagem por Khwey em Seg 25 Maio 2015, 2:53 am

Cartman escreveu:
Tá, e de onde vinha essa suposta Luz, que permitiu o período; manhã e tarde, antes mesmo do Sol ser criado?
Isso mesmo.

É o que diz o Apocalipse.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17150

Mensagem por Well em Seg 25 Maio 2015, 8:58 am

irmão escreveu:O inferno hebraico é diferente do inferno grego.
Inferno hebraico? O que quer dizer exatamente?

http://nemtodoslevamadeus.blogspot.com.br/

Well
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1870

Mensagem por Rafael Mori em Seg 25 Maio 2015, 6:23 pm

famado escreveu:
Há sim uma maneira de concatenar o gênesis com a pré-história. Tomá-lo como literal e, pior, científico, é que me parece grave. Eu acho que a princípio ele serviu aos judeus da antiguidade como um livro que de maneira mística explicava a origem do homem e do universo, mas não tem como continuar acreditando nos dias de hoje na literalidade daquilo tudo ali.
Eu fiz um levantamento matemático do tempo exposto na bíblia, desde Adão ate Jesus. Dá cerca de 4.200 anos. Se contarmos mais dois mil anos desde Cristo até nós, dá mais ou menos 6.200. Isso coincide com o tempo da escrita, ou seja, o tempo do homem civilizado.
Acontece que não há muito como teimar com algumas descobertas da ciência. O homem moderno existe há uns cem mil anos, o que é muito diferente de seis mil. Antes do homem moderno houve 4,5 bi de história pregressa. Isso também não parece refutável.
Sendo assim, se vc ainda quer continuar acreditando que a bíblia é a palavra de Deus, tem que aceitar que o gênesis não é literal. Alguém já disse que todos os bilhões de anos de desenvolvimento do universo estão contidos na primeira frase da bíblia. Isso me parece uma excelente solução. “No princípio criou Deus os céus e a terra”. Pronto. Está tudo aí. Bilhões de anos de criação do universo. “E a terra era sem forma e vazia... Haja luz, sol, lua, vida...” Mais alguns bilhões de formação do planeta terra e da vida. “E criou Deus o homem do pó da terra...” Enfim, muito, muito tempo depois aparece “Adão” o homo sapiens sapiens.
Depois disso, devem ter passado uns cem mil anos até a escrita e então começa a história. Coisa que deve estar mais ou menos lá pelo quarto capítulo ou quem sabe depois do sexto, ou ainda após o dito dilúvio, que pode muito bem ter sido algum tipo de enchente local. 
A ciência coloca muitas teorias que vivem sendo desmentidas por outras melhores, pois DEUS fez a ciência se tornar louca, não perca tempo com isso, muito do que os cientistas falam é pura mentira, DEUS criou a terra em sete dias mesmo, você tem estudado inumeras teorias mas nao foi batizado no Espirito Santo que vai te clarear todas essas idéias. Deus vai julgar todas as coisas, não acredite nas teorias loucas da ciência, elas vivem sendo reescritas pois não tem a verdade, só DEUS e sua palavra tem a absoluta verdade.

Última edição por Rafael Mori em Seg 25 Maio 2015, 6:52 pm, editado 2 vez(es)

Rafael Mori
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 262

https://eusouamigo.wordpress.com/

Mensagem por Rafael Mori em Seg 25 Maio 2015, 6:32 pm

Cartman escreveu:
Discipulo escreveu:Fora ainda que tem outro que percorre nos bastidores querendo engrandecer uma tal que ele chama de mamãe e diz que ela é boa mas é a rainha do inferno .

Se Ela é de fato a Rainha do Inferno, eu sinceramente não sei? Mas se for; então, não tenho com quê esquentar a cabeça... não é mesmo?!

Só sei que quando precisei de ajuda, o "deus verdadeiro", não me estendeu a mão...

Agora, de que adianta, você passar a vida inteira acreditando naquilo que lhe foi imposto como "verdade", se na hora que o nó aperta a garganta, sua crença cai por terra?

Outra coisa: diferente de você, não estou impondo a minha crença pessoal a ninguém... mesmo porque, Ela é uma Divindade bastante poderosa, e consequentemente, perigosa!

Explica como DEUS não estendeu a mão quando pediu? Deus não ouve pecadores se tu não sabe, se tu a vida inteira ficou zombando de DEUS como faz nesses seus posts não espera que ele te ajude quando quer, DEUS ajuda da maneira dele, muitas vezes sofremos para amadurecermos. Para crescermos e aprendermos mais sobre DEUS, leia o livro de Jó.

Rafael Mori
Pérola
Pérola

Mensagem por Rafael Mori em Seg 25 Maio 2015, 6:33 pm

Cartman escreveu:
gusto escreveu:O dia e a noite já existiam antes de Deus criar o sol e a lua e as estrelas.

“E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.” (Gênesis 1:4)

Cientificamente falando, as trevas não existem, o que existe é ausência de luz...

“E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.” (Gênesis 1:5)

Penso que Deus deveria assistir mais televisão, ou pelo menos, não faltar tanto na escola. huaauhuahauha

Jesus é a luz dos primeiros versiculo da biblia.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
5 E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
6 Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
7 Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.
8 Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.
9 Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
10 Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

Rafael Mori
Pérola
Pérola

Mensagem por Discipulo em Seg 25 Maio 2015, 8:03 pm

Well escreveu:

Na minha opinião existe o inferno sim , e eu não gostaria de ir para la e saber se la de fato é o inferno ou não .

Mesmo porque eu não estarei aqui ou não irei para la .

O que eu sei que a bíblia fala de 2 caminhos e da porta estreita , portanto Jesus disse:

"Eu sou o caminho a verdade e a vida , ninguém vem ao Pai senão por mim "

Se alguém quiser sabe sobre outro caminho que não seja o de Jesus fique a vontade

Alguns fatos a considerar

1- Se o inferno não existisse , os demônios também não existiria e ai nosso amigo Cartman estaria falando com quem ?

Não acredito que o Cartman seja louco , ao contrario , acredito sim que ele fala com uma entidade demoníaca

2- Se o inferno não existisse , estes vários casos de ufologia que existe de pessoas que tiveram  contatos com ETS estariam inventando ou mentindo.

Observe que todos os casos as pessoas que tiveram contato conta uma coisa diferente , ou seja, estes ETs que não verdade são demônios mentem descaradamente.

Existe uma pesquisa censurada no meio cientifico por medo de não ficar bem na mídia onde mostra pesquisadores sérios que comprovam isto.

3- Se o inferno não existisse , estes espíritos que baixam em centros de umbanda , sessão espirita e etc... é o que ?

Lembrando que cada um destes espíritos fala uma coisa , fala o que a pessoa deseja ouvir e não gostam de serem  questionados.

4- Se o inferno não existisse , a NASA não pegaria para trabalhar um cientista nazi ocultista para fabricaçao de foquetes onde ele deixa claro que teve ajuda de uma entidade espiritual

Discipulo
Banido

Número de Mensagens : 373

Mensagem por Khwey em Seg 25 Maio 2015, 9:08 pm

Rafael Mori escreveu:
Não pode ser, porque a luz foi uma das coisas criadas pelo verbo, quando o mesmo disse, "Haja luz".

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17150

Mensagem por Discipulo em Seg 25 Maio 2015, 10:08 pm

Khwey escreveu:
Rafael Mori escreveu:
Não pode ser, porque a luz foi uma das coisas criadas pelo verbo, quando o mesmo disse, "Haja luz".

você não precisa fazer nada

mas só quero eixar você ciente que o moderador espirita abri um tópico de escarnio  a minha pessoa e ele deixa do jeito que esta.

e eu respondo com verdades e ele apaga meus tópicos e ainda fala que eu desrespeitei .

o tópico é este

http://gospelbrasil.topicboard.net/t9219-vassouras-ungidas-vendidas-nas-igrejas

quando eu falo que as regras vale quando convem a este espirita ele faz valer , quando não convem ele ignora e passa por cima

Discipulo
Banido

Mensagem por irmão em Seg 25 Maio 2015, 10:53 pm

Lit San Ares escreveu:Queria saber se destruição eterna, nesse caso, significaria apenas o ser deixar de existir.
A existência seria um presente, que pela entidade consciente não ser merecedora, não mais teria.
Destruição eterna = destruição completa, aniquilação total. Não sobraria nada do que um dia fôra um ser.

Faz sentido. Mas não sei te responder.

irmão

Mensagem por irmão em Seg 25 Maio 2015, 10:55 pm

Well escreveu:

A idéia de inferno que existia na mente do homem hebraico.

irmão

Mensagem por Cartman em Seg 25 Maio 2015, 11:08 pm

Discipulo escreveu:1- Se o inferno não existisse , os demônios também não existiria e ai nosso amigo Cartman estaria falando com quem ?

Não acredito que o Cartman seja louco , ao contrario , acredito sim que ele fala com uma entidade demoníaca

Primeiramente, demônios; são entidades das trevas, não do inferno... e se realmente habitassem no inferno, não poderiam sair de lá tão facilmente.

A divindade de natureza demoníaca* a quem chamo de Mãe; está ligada diretamente à Natureza, à Lua e as Tempestades... e se não fosse por sua intervenção, eu estaria numa religião-afro qualquer, servindo aos exus, assim como estão dois dos meus primos ex-evangélicos, os quais, Deus não pode fazer nada, absolutamente nada, para ajudar.

*Natureza demoníaca = Tempestuosa: pois, é como Ela se manifesta pra mim, sob a forma de uma forte tempestade, no final da tarde.

“A alma precisa passar por uma série de purificações para poder entrar no Gan Éden (conhecido como paraíso). Muitos chamam esta fase de inferno ou purgatório, mas o judaísmo acredita que o inferno não é uma punição, mas um sofrimento espiritual, um processo de refinamento pelo qual a alma precisa passar para se purificar dos pecados cometidos e elevar-se nos diferentes reinos espirituais. Só então a alma vai para o Gan Éden, onde estuda os segredos mais profundos da Torá e é envolvida pela presença Divina.” (Beit Chabad org.br)

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulo em Ter 26 Maio 2015, 12:21 am

Cartman escreveu:
Discipulo escreveu:1- Se o inferno não existisse , os demônios também não existiria e ai nosso amigo Cartman estaria falando com quem ?

Primeiramente, demônios; são entidades das trevas, não do inferno... e se realmente habitassem no inferno, não poderiam sair de lá tão facilmente.

A divindade de natureza demoníaca* a quem chamo de Mãe; está ligada diretamente à Natureza, à Lua e as Tempestades... e se não fosse por sua intervenção, eu estaria numa religião-afro qualquer, servindo aos exus, assim como estão dois dos meus primos ex-evangélicos, os quais, Deus não pode fazer nada, absolutamente nada, para ajudar.

*Natureza demoníaca = Tempestuosa: pois, é como Ela se manifesta pra mim, sob a forma de uma forte tempestade, no final da tarde.

“A alma precisa passar por uma série de purificações para poder entrar no Gan Éden (conhecido como paraíso). Muitos chamam esta fase de inferno ou purgatório, mas o judaísmo acredita que o inferno não é uma punição, mas um sofrimento espiritual, um processo de refinamento pelo qual a alma precisa passar para se purificar dos pecados cometidos e elevar-se nos diferentes reinos espirituais. Só então a alma vai para o Gan Éden, onde estuda os segredos mais profundos da Torá e é envolvida pela presença Divina.” (Beit Chabad org.br)

qual a diferença entre sua mamãe e os exus dos seus primos ?

e gostaria de saber se boce esta disposto a fazer um teste de perguntas e respostas para saber mais sobre sua mamãe lility já que ela se comunica com você

se estiver disposto a gente abe um tópico  e vamos debater , agora se você não gosta de ser questionado como o espirita ai você me diz

Discipulo
Banido

Mensagem por Discipulo em Ter 26 Maio 2015, 12:29 am

e precisa ler um pouco mais da bíblia 

“Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo

Discipulo
Banido

Mensagem por Cartman em Ter 26 Maio 2015, 12:39 am

Discipulo escreveu:qual a diferença entre sua mamãe e os exus dos seus primos ?

e gostaria de saber se boce esta disposto a fazer um teste de perguntas e respostas para saber mais sobre sua mamãe lility já que ela se comunica com você

se estiver disposto a gente abe um tópico  e vamos debater , agora se você não gosta de ser questionado como o espirita ai você me diz

Mamãe respeita o livre-arbítrio das pessoas, exus assim como o seu deus, NÃO!

Mas, não precisa criar um novo tópico... post 'naquele' que você mesmo criou.

TÓPICO positivinho

Última edição por Cartman em Ter 26 Maio 2015, 12:48 am, editado 1 vez(es)

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulo em Ter 26 Maio 2015, 12:42 am

Cartman escreveu:
Discipulo escreveu:qual a diferença entre sua mamãe e os exus dos seus primos ?

Mamãe respeita o livre-arbítrio das pessoas, exus assim como o seu deus, NÃO!

Mas, não precisa criar um novo tópico... post 'naquele' que você mesmo criou.

aquele tópico foi trancado rapaz

Discipulo
Banido

Mensagem por Discipulo em Ter 26 Maio 2015, 12:48 am

e só para garantir que você leu a resposta cartman , nossa regra de fé é a bíblia

“Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo

Discipulo
Banido

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 7:41 am

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: