.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
25 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 25 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

A cosmologia bíblica

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A cosmologia bíblica

Mensagem por famado em Dom 10 Maio 2015, 9:14 pm

Há sim uma maneira de concatenar o gênesis com a pré-história. Tomá-lo como literal e, pior, científico, é que me parece grave. Eu acho que a princípio ele serviu aos judeus da antiguidade como um livro que de maneira mística explicava a origem do homem e do universo, mas não tem como continuar acreditando nos dias de hoje na literalidade daquilo tudo ali.
Eu fiz um levantamento matemático do tempo exposto na bíblia, desde Adão ate Jesus. Dá cerca de 4.200 anos. Se contarmos mais dois mil anos desde Cristo até nós, dá mais ou menos 6.200. Isso coincide com o tempo da escrita, ou seja, o tempo do homem civilizado.
Acontece que não há muito como teimar com algumas descobertas da ciência. O homem moderno existe há uns cem mil anos, o que é muito diferente de seis mil. Antes do homem moderno houve 4,5 bi de história pregressa. Isso também não parece refutável.
Sendo assim, se vc ainda quer continuar acreditando que a bíblia é a palavra de Deus, tem que aceitar que o gênesis não é literal. Alguém já disse que todos os bilhões de anos de desenvolvimento do universo estão contidos na primeira frase da bíblia. Isso me parece uma excelente solução. “No princípio criou Deus os céus e a terra”. Pronto. Está tudo aí. Bilhões de anos de criação do universo. “E a terra era sem forma e vazia... Haja luz, sol, lua, vida...” Mais alguns bilhões de formação do planeta terra e da vida. “E criou Deus o homem do pó da terra...” Enfim, muito, muito tempo depois aparece “Adão” o homo sapiens sapiens.
Depois disso, devem ter passado uns cem mil anos até a escrita e então começa a história. Coisa que deve estar mais ou menos lá pelo quarto capítulo ou quem sabe depois do sexto, ou ainda após o dito dilúvio, que pode muito bem ter sido algum tipo de enchente local. 

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373
flag : Brasil

Re: A cosmologia bíblica

Mensagem por Eterna em Dom 10 Maio 2015, 9:49 pm

Religiosamente falando, em que momento de vida você se encontra, famado? Quanta mudança posso observar nas suas retóricas!

Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Eterna
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3784

Mensagem por famado em Dom 10 Maio 2015, 9:50 pm

Eu me encontro mais ou menos no momento em que não creio mais em um monte de coisas que cria.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Lit San Ares em Dom 10 Maio 2015, 9:53 pm

Sendo assim, se vc ainda quer continuar acreditando que a bíblia é a palavra de Deus, tem que aceitar que o gênesis não é literal.

Touché!

Lit San Ares
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1506

Mensagem por Eterna em Dom 10 Maio 2015, 10:01 pm

famado escreveu:Eu me encontro mais ou menos no momento em que não creio mais em um monte de coisas que cria.
Aconteceu alguma situação específica? Me perdoa a curiosidade!

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por famado em Seg 11 Maio 2015, 9:01 am

Não. Eu só estou sendo sincero comigo mesmo e decidi que não quero mais acreditar em coisas sem sentido, só porque os pentecostais dizem que vai todo mundo para o inferno. Decidi ter coragem para dizer que o inferno não existe e que a maioria das narrações bíblicas são impossíveis de serem literais, ou mesmo... verdadeiras.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Cartman em Seg 11 Maio 2015, 12:44 pm

E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. (Gênesis 1:5)

E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. (Gênesis 1:14)

E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. (Gênesis 1:16)

E foi a tarde e a manhã, o dia quarto. (Gênesis 1:19)

Impeachment é o cacete... VIVA O GOLPE!

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1558

Mensagem por famado em Seg 11 Maio 2015, 12:57 pm

Como eu disse. Se vc achar que um dia é um dia literal, impossível ser verdade.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Lit San Ares em Seg 11 Maio 2015, 1:31 pm

Um dia sem  o nascer, nem o pôr do Sol.

Lit San Ares
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1506

Mensagem por Discipulo em Seg 11 Maio 2015, 2:00 pm

vamos alguns fatos científicos sobre a bíblia

Jó 26:7 disse isso 4.000 anos atrás quando ele disse que Deus suspende a terra em cima do nada!

O norte estende sobre o vazio; e suspende a terra sobre o nada.”

As fontes no mar. Só durante minha vida a ciência descobriu que bem no fundo do oceano grandes fontes de água se esvaziam no mar

Ou entraste tu até às origens do mar, ou passeaste no mais profundo do abismo?”

No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia, se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram

O ciclo da água ou o que os cientistas chamam de ciclo hidrológico

Eclesiastes 1:7 menciona o ciclo da água. Vamos até essa passagem:
Todos os ribeiros vão para o mar, e, contudo, o mar não se enche; para o lugar para onde os ribeiros vão, para aí tornam eles a ir”.

O livro de Jó acrescenta mais detalhes ao que Salomão diz acerca do ciclo da água em Eclesiastes 1:7. Leia agora Jó 26:8:

Prende as águas em densas nuvens, e a nuvem não se rasga debaixo delas”.

Aqui Eliú também falou do ciclo da água e principalmente de Deus fazendo a água cair em gotas a partir do vapor nas nuvens.
Porque reúne as gotas das águas que derrama em chuva do seu vapor, a qual as nuvens destilam e gotejam sobre o homem abundantemente

A terra é redonda em Isaías 40:22 que fala sobre “o círculo da terra”.

A palavra hebraica que se traduz círculo aqui é a palavra khug e significa literalmente de forma esférica ou redonda

A vida do corpo humano depende do sangue

Em Gênesis 9:4 Deus disse a Noé depois do dilúvio que a vida da carne está no sangue.

A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis”. O grande sentido desse fato é que o sangue, a vida de Jesus Cristo, o filho de Deus, foi entregue para fazer expiação em favor dos pecadores

Discipulo
Banido

Número de Mensagens : 373

Mensagem por Discipulo em Seg 11 Maio 2015, 2:03 pm

famado escreveu:Como eu disse. Se vc achar que um dia é um dia literal, impossível ser verdade.

você tem toda razão

2 Pedro 3:8

Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia

É muita irracionalidade achar que um dia para Deus deve ser levado de maneira literal

esta ai prova

Deus não esta preso ao espaço e tempo como o homem esta , para Deus não existe passado , presente e futuro

É muita idiotice dos ateus quererem  prender Deus sobrenatural e reduzir a mente humana

Discipulo
Banido

Mensagem por irmão em Qua 13 Maio 2015, 6:48 pm

famado escreveu:Não. Eu só estou sendo sincero comigo mesmo e decidi que não quero mais acreditar em coisas sem sentido, só porque os pentecostais dizem que vai todo mundo para o inferno. Decidi ter coragem para dizer que o inferno não existe e que a maioria das narrações bíblicas são impossíveis de serem literais, ou mesmo... verdadeiras.
Taí, como você pode afirmar que o inferno não existe?

irmão
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 1167

Mensagem por Well em Qui 14 Maio 2015, 8:54 am

irmão escreveu:
famado escreveu:Não. Eu só estou sendo sincero comigo mesmo e decidi que não quero mais acreditar em coisas sem sentido, só porque os pentecostais dizem que vai todo mundo para o inferno. Decidi ter coragem para dizer que o inferno não existe e que a maioria das narrações bíblicas são impossíveis de serem literais, ou mesmo... verdadeiras.
www.nemtodoslevamadeus.blogspot.com/2015/04/lago-de-fogo.html

http://nemtodoslevamadeus.blogspot.com.br/

Well
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1870

Mensagem por famado em Qui 14 Maio 2015, 11:56 am

irmão escreveu:
Lê lá em cima.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por irmão em Qui 14 Maio 2015, 7:19 pm

Eu já tinha lido, e entendi que você não crê mais em inferno. Até ai tudo bem, mas você afirmar categoricamente, é necessário algum embasamento, bíblico ou religioso, porque o inferno é bíblico ou religioso, então eu gostaria de ouvir seus argumentos. Se  não acredita mais na bíblia, não precisa responder.

irmão

Mensagem por irmão em Qui 14 Maio 2015, 7:47 pm

Well escreveu:
irmão escreveu:Taí, como você pode afirmar que o inferno não existe?

Não fui eu quem criou o inferno, nem condeno as pessoas a viverem lá, mas algo me chama atenção no que Jesus disse:

Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora. Mateus 13:28

Ele disse isso não em forma de parábolas como tantas que fazem referência ao fogo, mas em forma de profecia. Não afirmo que o inferno será sobre a terra ou debaixo dela, mas haverá um lamento muito grande por parte daqueles que foram rejeitados pelo Senhor. Se esse lamento será eterno não posso afirmar, mas eu não arriscaria sequer passar um minuto num lugar assim.

Não sei quem merece ir para o inferno, se eu pudesse fazer uma lista, mandaria algumas pessoas passarem um tempo lá, elas se arrependeriam de todo o mal que fez. Acredite nesse mundo existe pessoas más, se todas as pessoas fossem boas, o mundo seria outro.

irmão

Mensagem por Eterna em Dom 17 Maio 2015, 6:35 pm

Sem querer fazer parecer crítica, porém observação de quem te conhece de outros espaços, está me parecendo que você nunca acreditou nos pentecostais mas apenas agia de acordo com suas pregações por algum tipo de conveniência. Tive oportunidade de ler seus posts e você sempre teve uma boa retórica. Mas agora, segundo o que você coloca, e sua resposta não me parece a mais sincera, você defendia ideias que não eram exatamente o que cria. É isto mesmo?

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por famado em Qui 21 Maio 2015, 9:34 am

É isso mesmo. Não creio mais no que cria.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por famado em Qui 21 Maio 2015, 9:37 am

irmão escreveu:
Well escreveu:

Não fui eu quem criou o inferno, nem condeno as pessoas a viverem lá, mas algo me chama atenção no que Jesus disse:

Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora. Mateus 13:28

Ele disse isso não em forma de parábolas como tantas que fazem referência ao fogo, mas em forma de profecia. Não afirmo que o inferno será sobre a terra ou debaixo dela, mas haverá um lamento muito grande por parte daqueles que foram rejeitados pelo Senhor. Se esse lamento será eterno não posso afirmar, mas eu não arriscaria sequer passar um minuto num lugar assim.

Não sei quem merece ir para o inferno, se eu pudesse fazer uma lista, mandaria algumas pessoas passarem um tempo lá, elas se arrependeriam de todo o mal que fez. Acredite nesse mundo existe pessoas más, se todas as pessoas fossem boas, o mundo seria outro.
Aí é que está. O inferno serve muito bem aos nossos planos de vingança. No fundo, desejamos que algumas pessoas julgadas indignas sejam lançadas lá. Isso nos traz consolo e alegria mórbida. Daí, transferimos isso para Deus, em um cínico argumento de que não foi Deus quem mandou ela, foi ela que se dirigiu pra lá, embora tenhamos alertado quanto ao perigo.

Amigão, o que perece literal na bíblia, provavelmente não é.

famado
Sirius
Sirius

Mensagem por Discipulo em Qui 21 Maio 2015, 5:06 pm

famado escreveu:É isso mesmo. Não creio mais no que cria.

Se não cre mais , entao segue  sua vida em frente .

Ninguem esta obrigando você a acreditar em algo  e se você não acredita ou não acredita no inferno a bíblia não vai mudar por causa disto .

:chapeu:

resolvida a questão , agora se você quer questionar sobre determinado assunto , aconselho você a enviar MP para cristãos sérios como o Jarbas , Well , Sarah e etc...

Porque se você quiser questionar aonde tem um ateu que não sabe se é ateu ou católico , tem espirita que mente , tem outra que é militante espirita e tem um que abre mais de 300 tópico para saber se Jesus é Filho, Pai ou etc... porque se ele não souber isto a salvação dele vai estar perdida , ele entra em crise existencial .

Fora ainda que tem outro que percorre nos bastidores querendo engrandecer uma tal que ele chama de mamãe e diz que ela é boa mas é a rainha do inferno .

Se você quiser saber a opinião deles fique a vontade rsrsrsrsrs .

Discipulo
Banido

Mensagem por irmão em Qui 21 Maio 2015, 7:05 pm

famado escreveu:Aí é que está. O inferno serve muito bem aos nossos planos de vingança. No fundo, desejamos que algumas pessoas julgadas indignas sejam lançadas lá. Isso nos traz consolo e alegria mórbida. Daí, transferimos isso para Deus, em um cínico argumento de que não foi Deus quem mandou ela, foi ela que se dirigiu pra lá, embora tenhamos alertado quanto ao perigo.

Amigão, o que perece literal na bíblia, provavelmente não é.

O inferno está presente em outras culturas, não é um criação bíblica, se não é literal na Bíblia, não é também nas outras religiões, mas não me parece que algo que não seja tenha significados tão semelhantes em tantas outras línguas e culturas.

irmão

Mensagem por Cartman em Qui 21 Maio 2015, 8:07 pm

Discipulo escreveu:Fora ainda que tem outro que percorre nos bastidores querendo engrandecer uma tal que ele chama de mamãe e diz que ela é boa mas é a rainha do inferno .

Se Ela é de fato a Rainha do Inferno, eu sinceramente não sei? Mas se for; então, não tenho com quê esquentar a cabeça... não é mesmo?!

Só sei que quando precisei de ajuda, o "deus verdadeiro", não me estendeu a mão...

Agora, de que adianta, você passar a vida inteira acreditando naquilo que lhe foi imposto como "verdade", se na hora que o nó aperta a garganta, sua crença cai por terra?

Outra coisa: diferente de você, não estou impondo a minha crença pessoal a ninguém... mesmo porque, Ela é uma Divindade bastante poderosa, e consequentemente, perigosa!

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulo em Qui 21 Maio 2015, 8:16 pm

Cartman escreveu:
Discipulo escreveu:Fora ainda que tem outro que percorre nos bastidores querendo engrandecer uma tal que ele chama de mamãe e diz que ela é boa mas é a rainha do inferno .

Se Ela é de fato a Rainha do Inferno, eu sinceramente não sei? Mas se for; então, não tenho com quê esquentar a cabeça... não é mesmo?!

Só sei que quando precisei de ajuda, o "deus verdadeiro", não me estendeu a mão...

Agora, de que adianta, você passar a vida inteira acreditando naquilo que lhe foi imposto como "verdade", se na hora que o nó aperta a garganta, sua crença cai por terra?

Outra coisa: diferente de você, não estou impondo a minha crença pessoal a ninguém... mesmo porque, Ela é uma Divindade bastante poderosa, e consequentemente, perigosa!

foi você quem disse que ela é rainha e não eu , esta registrado em um tópico

foi você quem quis escolher servir ela e não vejo ninguém impondo isto a você

Deus fazendo suas vontades ou não não vai deixar de ser Deus

Você pode seguir seu caminho da maneira que você achar melhor , agora se vc esta aqui de 2 opções apenas 1 é plausível

Ou você esta em duvida ou você quer disseminar os  ensinos hereges da mamãe

a 2 opção não vai adiantar , os  espiritas estão tentando fazer isto a anos neste fórum e nunca teve sucesso

Discipulo
Banido

Mensagem por Cartman em Qui 21 Maio 2015, 11:32 pm

Discipulo escreveu:foi você quem disse que ela é rainha e não eu , esta registrado em um tópico
Para alguns povos da antiguidade, Mamãe podia ser Rainha; tanto do Céu quanto do Inferno.

Discipulo escreveu:foi você quem quis escolher servir ela e não vejo ninguém impondo isto a você
De fato, nem Ela e nem ninguém, tem o direito de impor coisa alguma as pessoas... nem mesmo o seu deus.

Discipulo escreveu:Deus fazendo suas vontades ou não não vai deixar de ser Deus
Sim mas, se ele cuidasse melhor dos filhos, eu não precisaria da ajuda Dela, certo?! E também não haveria holocausto.

Discipulo escreveu:Ou você esta em duvida ou você quer disseminar os  ensinos hereges da mamãe
Mamãe, não precisa disseminar heresias... afinal, já exitem vocês pra isso! ($)

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Well em Sex 22 Maio 2015, 8:01 am

irmão escreveu:
Well escreveu:

O inferno cristão imita o inferno de outras culturas mais antigas...

http://nemtodoslevamadeus.blogspot.com.br/

Well
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1870

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:01 am

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares