.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
47 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 47 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Pacto com o Capeta

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pirou Re: Pacto com o Capeta

Mensagem por Khwey em Qui 07 Maio 2015, 2:01 pm

Eu não expus nenhuma postura religiosa e nem sou evangélico.

Aqui não estamos falando da bíblia, e sim do pacto com o diabo, do qual temos respaldo somente na mente de alguns.

Mas, em falando do diabo em um fórum cristão, a única fonte de pesquisa aceita será a bíblia, logicamente.

Na verdade, quem está programado para não pensar é quem considera o conteúdo bíblico irrelevante nesta questão, uma vez que o diabo é um personagem bíblico.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151
flag : Brasil

Mensagem por Cartman em Qui 07 Maio 2015, 3:44 pm

Khwey escreveu:Na verdade, quem está programado para não pensar é quem considera o conteúdo bíblico irrelevante nesta questão, uma vez que o diabo é um personagem bíblico.

Mais do que um personagem bíblico, o "Diabo" em questão, representa uma personificação do mal para a humanidade.

Fato é que; eu sei como conjurá-lo e, já fiquei cara a cara com Ele, por assim dizer.

Porém, a questão aqui é: feito o pacto, "Ele" realmente irá cumprir o prometido, ou vai me passar a perna?

É disso que se trata o tópico, entendeu agora???

Khwey: todo mundo sabe que você é o "DELETÃO" do fórum.

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1819

Mensagem por Khwey em Qui 07 Maio 2015, 8:58 pm

Cartman escreveu:
Khwey escreveu:Na verdade, quem está programado para não pensar é quem considera o conteúdo bíblico irrelevante nesta questão, uma vez que o diabo é um personagem bíblico.

Mais do que um personagem bíblico, o "Diabo" em questão, representa uma personificação do mal para a humanidade.

Fato é que; eu sei como conjurá-lo e, já fiquei cara a cara com Ele, por assim dizer.
Ora, tem gente que jura de pés de juntos que já viu "nossa senhora", falou com ela e recebeu mensagens.

Cartman escreveu:Porém, a questão aqui é: feito o pacto, "Ele" realmente irá cumprir o prometido, ou vai me passar a perna?

É disso que se trata o tópico, entendeu agora???
Eu entendi.

Supondo que exista o tal pacto, o diabo deve estar cumprindo o acordo, conforme o "testemunho" que você trouxe no início do tópico.

Mas, falando em passar a perna, dado o fato do diabo ser muito bom nisto, ele não precisa fazer pacto para ter êxito, assegura a bíblia.

E daí a minha convicção em dizer que pactos com o diabo em troca da alma não procedem.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Valter em Qui 07 Maio 2015, 9:41 pm

Lucas 12:
16  E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
17  E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
18  E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
19  E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
20  Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
21  Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

Quem pede as almas para Deus?
O diabo precisa de autorização para tocar nas almas. Ex: Jó.

"Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante..." (Lucas 6:47-48) "Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim." (João 6:45) "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão." (Marcos 13:31)

Valter
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 470

Mensagem por Lit San Ares em Sex 08 Maio 2015, 7:40 am

Existe ex satanista?
De acordo com a tradição (tradição!) um pacto com o "tinhoso" pode ser desfeito pelo simples arrependimento?

Lit San Ares
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1811

Mensagem por Cartman em Sex 08 Maio 2015, 8:58 am

Khwey escreveu:Mas, falando em passar a perna, dado o fato do diabo ser muito bom nisto, ele não precisa fazer pacto para ter êxito, assegura a bíblia.

Há de convir que, existem muitas diferenças entre; o diabo bíblico e, o diabo folclórico.

Lit San Ares escreveu:De acordo com a tradição (tradição!) um pacto com o "tinhoso" pode ser desfeito pelo simples arrependimento?

Bob Dylan, chegou a se converter ao Evangelho, apesar do pacto... no entanto, ele continua tentando adiar o fim...

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Khwey em Sex 08 Maio 2015, 9:16 am

Cartman escreveu:
Khwey escreveu:Mas, falando em passar a perna, dado o fato do diabo ser muito bom nisto, ele não precisa fazer pacto para ter êxito, assegura a bíblia.

Há de convir que, existem muitas diferenças entre; o diabo bíblico e, o diabo folclórico.
Uma delas é que esse diabo folclórico tem palavra, não quer enganar ninguém.

Eu não conheço nenhum diabo folclórico.
É do nosso folclore ou do folclore de outro país?

Cartman escreveu:
Bob Dylan, chegou a se converter ao Evangelho, apesar do pacto... no entanto, ele continua tentando adiar o fim...

O quê esse diabo folclórico tem a ver com o evangelho?

E de quê lhe servem as almas que ganha?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Cartman em Sex 08 Maio 2015, 10:07 am

Khwey escreveu:Eu não conheço nenhum diabo folclórico. É do nosso folclore ou do folclore de outro país?

Tá de brincadeira, né?!

O diabo folclórico, é muito mais famoso que diabo bíblico.

Vá até o Google Imagens e escreva: diabo

Khwey escreveu:O quê esse diabo folclórico tem a ver com o evangelho?

Provavelmente nada, já que o "poder" do evangelho, é ineficaz contra ele... :risadinha:

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Khwey em Sex 08 Maio 2015, 12:08 pm

Cartman escreveu:
Khwey escreveu:Eu não conheço nenhum diabo folclórico. É do nosso folclore ou do folclore de outro país?

Tá de brincadeira, né?!

O diabo folclórico, é muito mais famoso que diabo bíblico.

Vá até o Google Imagens e escreva: diabo
Imagens de diabo temos diversas, e dada a esta diversidade eu creio que ninguém o viu, a não ser através da imaginação.

Então, o que me interessa não são imagens, mas a informação válida sobre o diabo folclórico.

Temos?

Cartman escreveu:
Khwey escreveu:O quê esse diabo folclórico tem a ver com o evangelho?

Provavelmente nada, já que o "poder" do evangelho, é ineficaz contra ele... :risadinha:
Uai!

Então, por que aquele que diz que fez pacto com o diabo folclórico quis se converter ao evangelho?

hummm

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Cartman em Sex 08 Maio 2015, 1:34 pm

Khwey escreveu:Então, o que me interessa não são imagens, mas a informação válida sobre o diabo folclórico. Temos?

Como pode ver, o diabo folclórico, foi moldado baseado em deuses pagãos... assim como o deus hebreu.

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Khwey em Sex 08 Maio 2015, 2:11 pm

A base do conteúdo deste filme é a bíblia.

É na bíblia que encontramos a ligação de demônios aos deuses pagãos.

Portanto, é a mesma bíblia que levou aquele que diz ter feito pacto com o diabo a se converter ao evangelho.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Cartman em Sex 08 Maio 2015, 3:17 pm

Khwey escreveu:É na bíblia que encontramos a ligação de demônios aos deuses pagãos.

Sério?! E poderia, por favor, mostrar-me um desses versículos, que menciona a tal ligação? hummm

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Khwey em Sex 08 Maio 2015, 3:48 pm

Deuteronômio
32:17 Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, aos quais não temeram vossos pais.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Cartman em Sex 08 Maio 2015, 4:29 pm

Khwey escreveu:Deuteronômio 32:17
Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, aos quais não temeram vossos pais.

Aí diz que; eram oferecidos sacrifícios aos demônios e aos deuses (pagãos), mas, não diz que esses mesmos deuses eram demônios...

hummm

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Khwey em Sex 08 Maio 2015, 6:14 pm

Depois de demônios temos ponto e vírgula, e a seguir a explicação de que seriam os tais demônios.

Ou seja, os demônios eram os deuses desconhecidos.

Pode conferir com qualquer professor de português.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Cartman em Sex 08 Maio 2015, 7:23 pm

Khwey escreveu:Depois de demônios temos ponto e vírgula, e a seguir a explicação de que seriam os tais demônios.

Correção: depois de Deus, temos ponto e virgula!

Que os tradutores estúpidos aprendam a escrever direto, para não causar tanta confusão.

Ofereceram sacrifícios aos demônios, não a Deus, a deuses que não haviam conhecido, deuses novos que apareceram há pouco, aos quais os vossos pais não temeram. - João F. Almeida Atualizada (sem ponto e vírgula)

Ofereceram sacrifícios, não a Deus, mas aos demônios: deuses que não conheciam, novos deuses que vieram há pouco, aos quais, os vossos pais não temeram. - tradução mais coerente com a vossa ideologia

Aliás, que os tradutores parem de 'omitir' coisas na Bíblia, também:

E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilite (לִּילִית) pousará ali, e achará lugar de repouso para si. (Isaías 34-14) - João F. Almeida Atualizada

יד וּפָגְשׁוּ צִיִּים אֶת-אִיִּים, וְשָׂעִיר עַל-רֵעֵהוּ יִקְרָא; אַךְ-שָׁם הִרְגִּיעָה
לִּילִית, וּמָצְאָה לָהּ מָנוֹחַ. <—

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Khwey em Sex 08 Maio 2015, 9:26 pm

Cartman escreveu:
Khwey escreveu:Depois de demônios temos ponto e vírgula, e a seguir a explicação de que seriam os tais demônios.

Correção: depois de Deus, temos ponto e virgula!

Correção: Você até riscou isto, porque realmente não é necessário para o correto entendimento de quem são os demônios.

Análise da frase:

Deuteronômio
32:17 Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus;

Em outras palavras, sacrifícios não foram oferecidos a Deus e sim aos demônios "ponto e vírgula"

...aos deuses que não conheceram,

Ou seja, os demônios são os deuses desconhecidos.

Cartman escreveu:
Ofereceram sacrifícios aos demônios, não a Deus, a deuses que não haviam conhecido, deuses novos que apareceram há pouco, aos quais os vossos pais não temeram. - João F. Almeida Atualizada (sem ponto e vírgula)
Análise desta frase:

Não temos a conjunção "e" entre demônios e deuses desconhecidos.

O que temos é um aposto, aquilo que explica quem são os demônios.

O aposto vem entre vírgulas.

Ainda vale ressaltar que eu disse que a bíblia liga os demônios aos deuses pagãos.

Eu não disse que deuses pagãos eram demônios, coisa que agora eu posso dizer, dado o que está escrito no referido verso que eu trouxe.

A propósito, o que o último verso que você trouxe quer dizer?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Cartman em Sab 09 Maio 2015, 12:53 pm

Khwey escreveu:Não temos a conjunção "e" entre demônios e deuses desconhecidos.

De fato, porém, há de convir que a Torá; NÃO possui vogais... então, o uso correto das vogais, ficará a 'critério' dos tradutores.

Khwey escreveu:A propósito, o que o último verso que você trouxe quer dizer?

O último verso, foi escrito por mim mesmo... demonstrando, como 'seria' o versículo em questão, coerente com a sua ideologia.

Sobre os Demônios

Daemon ou daimon (grego δαίμων, transliteração daímon, tradução "divindade", "espírito"), é um tipo de ser que em muito se assemelha aos gênios da mitologia árabe. A palavra daimon, se originou com os gregos na Antiguidade; no entanto, ao longo da História, surgiram diversas descrições para esses seres. O nome em latim é dæmon, que veio a dar o vocábulo em português demônio.

São intermediários entre os deuses e os homens. Xenócrates associava os deuses ao triângulo equilátero, os homens ao escaleno, e os daimons ao isósceles. Seu temperamento liga-se ao elemento natural ou vontade divina que o origina. Não se fala em "bem" ou "mal". Um mesmo daimon pode apresentar-se "bom" ou "mau" conforme as circunstâncias do relacionamento que estabelece com aquele ou aquilo que está sujeito à sua influência.

No Judaísmo

A tradição judaica cunhou a figura do demônio com significado totalmente diverso daquela corrente na tradição cristã. Para o primeiro, os demônios são seres meio-humano, meio-espírito, criados após o homem, podendo reproduzir-se e ser bons ou maus, mas de natureza incompleta, cujos atos tendem ao caos.

No Islamismo

Os gênios são seres criados com livre arbítrio, vivendo na terra em um mundo paralelo ao da humanidade. A palavra árabe Jinn vem do verbo 'Janna' que significa esconder ou ocultar. Sendo assim, eles são fisicamente invisíveis para o homem como a descrição sugere. Essa invisibilidade é uma das razões pelas quais algumas pessoas negam sua existência. Entretanto, o efeito que o mundo dos gênios tem sobre nosso mundo é suficiente para refutar essa negação moderna de uma das criações de Deus. As origens dos gênios pode ser traçada a partir do Alcorão e da Sunnah. Deus diz:

“Criamos o homem de argila, de barro modelável. Antes dele, havíamos criado os gênios de fogo puríssimo.” (Alcorão 15:26-27)

“Os anjos foram criados da luz e os gênios do fogo sem fumaça.” (Saheeh Muslim)

É essa descrição dos gênios que nos diz muito sobre eles. Como foram criados do fogo, sua natureza é geralmente irascível e foi com base nela que sua relação com o homem foi construída. Também é requerido deles que adorem a Deus e sigam o Islã, assim como os humanos. Seu propósito na vida é exatamente o mesmo que o nosso.

PS: Como você mesmo pode ver, nas religiões monoteístas, é bastante comum demonizar os outros Deuses, por causa da sua natureza independente...

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Khwey em Sab 09 Maio 2015, 3:49 pm

Cartman escreveu:
Khwey escreveu:Não temos a conjunção "e" entre demônios e deuses desconhecidos.

De fato, porém, há de convir que a Torá; NÃO possui vogais... então, o uso correto das vogais, ficará a 'critério' dos tradutores.
Basta saber que, biblicamente falando, sacrifícios eram oferecidos aos deuses.
Então, em havendo sacrifícios aos demônios, deuses e demônios estão no mesmo contexto, tal como no filme que você colocou, pois a base do conteúdo do filme é a bíblia.

Cartman escreveu:O último verso, foi escrito por mim mesmo... demonstrando, como 'seria' o versículo em questão, coerente com a sua ideologia.
Não.

Se prestar um pouco de atenção verá que o último verso que colocou é de Isaías.

O que ele quer dizer?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Cartman em Sab 09 Maio 2015, 6:10 pm

Khwey escreveu:Basta saber que, biblicamente falando, sacrifícios eram oferecidos aos deuses. E demônios e deuses desconhecidos estão no mesmo contexto...

Sim e, o fato de estarem no mesmo contexto, não significa nada... pois, na tradição judaica (como eu já postei), o conceito de demônio é diferente, entende?!

“Os demônios são seres meio-humano, meio-espírito, criados após o homem, podendo reproduzir-se e, serem bons ou maus, mas de natureza incompleta, cujos atos tendem ao caos.”

Para os Cristadelfianos, os demônios na Bíblia são os deuses dos pagãos, isto é, dos não cristãos. (coisa de cristão, não de judeu)

Portanto: deuses (pagãos) são uma coisa e, demônios são outra... para mais informações; consulte um Rabino ou faça algumas pesquisas.

Khwey escreveu:Se prestar um pouco de atenção verá que o último verso que colocou é de Isaías.

Ah sim, é que no versículo em questão, a parece o nome Lilite; comumente 'omitido' na maioria das Bíblias:

As feras do deserto se encontrarão com as feras da ilha, e o sátiro clamará ao seu companheiro; e os animais noturnos ali pousarão, e acharão lugar de repouso para si. (Isaías 34:14) Almeida Corrigida e Revisada Fiel

Nela se encontrarão cães e gatos selvagens, e os sátiros chamarão uns pelos outros; espectro noturno frequentará esses lugares e neles encontrará o seu repouso. (Isaías 34:14) Versão Católica (?)

E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilite pousará ali, e achará lugar de repouso para si. (Isaías 34:14) João F. Almeida Atualizada

animais noturnos: são seres que possuem o hábito de se alimentar e viver durante a noite e, por isso, possuem alguns mecanismos que os permitem enxergar no escuro e se locomover.

espectro: (s.m.) imagem incorpórea de alguém falecido; fantasma. (física) conjunto dos raios coloridos, resultantes da decomposição de uma luz complexa, etc...

Lilite: foi uma deusa adorada na Mesopotâmia associado com ventos e tempestades...

Como você pode ver, a tradução da Bíblia, não é 'nada' confiável.

PS: Espero que dessa vez você tenha entendido, pois, não sei "desenhar" no PC!

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Khwey em Sab 09 Maio 2015, 7:07 pm

Cartman escreveu:
Khwey escreveu:Basta saber que, biblicamente falando, sacrifícios eram oferecidos aos deuses. E demônios e deuses desconhecidos estão no mesmo contexto...

Sim e, o fato de estarem no mesmo contexto, não significa nada... pois, na tradição judaica (como eu já postei), o conceito de demônio é diferente, entende?!
Não sei a diferença que postou.

Mas eu entendo que na bíblia "demônio" é diferente de "diabo", ao contrário do conteúdo do filme.

Eu estou falando é desse filme que você colocou dizendo que trata-se do diabo folclórico.

O que eu estou demonstrando com a minha colocação é que o diabo do seu vídeo é baseado no diabo bíblico.

Cartman escreveu:
Khwey escreveu:Se prestar um pouco de atenção verá que o último verso que colocou é de Isaías.

Ah sim, é que no versículo em questão, a parece o nome Lilite; comumente 'omitido' na maioria das Bíblias:

As feras do deserto se encontrarão com as feras da ilha, e o sátiro clamará ao seu companheiro; e os animais noturnos ali pousarão, e acharão lugar de repouso para si. (Isaías 34:14) Almeida Corrigida e Revisada Fiel

Nela se encontrarão cães e gatos selvagens, e os sátiros chamarão uns pelos outros; espectro noturno frequentará esses lugares e neles encontrará o seu repouso. (Isaías 34:14) Versão Católica (?)

E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilite pousará ali, e achará lugar de repouso para si. (Isaías 34:14) João F. Almeida Atualizada

animais noturnos: são seres que possuem o hábito de se alimentar e viver durante a noite e, por isso, possuem alguns mecanismos que os permitem enxergar no escuro e se locomover.

espectro: (s.m.) imagem incorpórea de alguém falecido; fantasma. (física) conjunto dos raios coloridos, resultantes da decomposição de uma luz complexa, etc...

Lilite: foi uma deusa adorada na Mesopotâmia associado com ventos e tempestades...

Como você pode ver, a tradução da Bíblia, não é 'nada' confiável.

PS: Espero que dessa vez você tenha entendido, pois, não sei "desenhar" no PC!
Mas é você que parece não ter me entendido.
Eu não pedi para você repetir o verso e dizer que a tradução do mesmo não é confiável.

Eu quero que me fale sobre a mensagem do verso, com as suas palavras.

O que o verso quer dizer, segundo a tradução que você considera a mais correta?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Cartman em Dom 10 Maio 2015, 2:17 pm

Khwey escreveu:Eu estou falando é desse filme que você colocou dizendo que trata-se do diabo folclórico.

Caraca véio, o documentário mostra como foi feita a criação do diabo chifrudo, pela igreja... sem mais!

Agora, saca só:

“Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.

E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

Então disse-lhe Jesus: Vai-te, satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.”

(Mateus 4:8-10)

Vai ver, é por causa dessa passagem, que as pessoas começaram a acreditar que o Diabo pode tudo?! eba

Khwey escreveu:O que o verso quer dizer, segundo a tradução que você considera a mais correta?

O verso, apenas quer dizer que; os tradutores esconderam a existência da Deusa Lilith, na Bíblia... só gostaria de saber o por quê?

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Khwey em Dom 10 Maio 2015, 3:27 pm

Cartman escreveu:
Khwey escreveu:Eu estou falando é desse filme que você colocou dizendo que trata-se do diabo folclórico.

Caraca véio, o documentário mostra como foi feita a criação do diabo chifrudo, pela igreja... sem mais!
O filme mostra que a ideia veio da bíblia.

Logo, não existe o outro diabo folclórico, a não ser o diabo que consta na bíblia.

Desculpe se a minha explicação não está sendo suficiente para você entender o que eu estou dizendo, pois eu também não sei desenhar.

Cartman escreveu:Agora, saca só:

“Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.

E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

Então disse-lhe Jesus: Vai-te, satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.”

(Mateus 4:8-10)

Vai ver, é por causa dessa passagem, que as pessoas começaram a acreditar que o Diabo pode tudo?! eba
Sim. Parece que finalmente me entendeu.
É disto que eu estou falando.
O diabo com o qual dizem fazer um suposto pacto é este daí mesmo, o diabo da bíblia.

Mas a bíblia não dá base para isto.

Cartman escreveu:
Khwey escreveu:O que o verso quer dizer, segundo a tradução que você considera a mais correta?

O verso, apenas quer dizer que; os tradutores esconderam a existência da Deusa Lilith, na Bíblia... só gostaria de saber o por quê?
Não.
Isto é você que está dizendo sobre quem traduziu o texto.

Eu quero saber é o que o verso está dizendo para quem o lê, segundo a tradução que você considera a mais correta.

Ainda não entendeu??? Eu já disse que também não sei desenhar.

Você sabe o que o verso está dizendo, ou não?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Cartman em Seg 11 Maio 2015, 6:55 pm

Khwey escreveu:Logo, não existe o outro diabo folclórico, a não ser o diabo que consta na bíblia.

O que é Folclore:

“Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração. A palavra tem origem no inglês, em que "folklore" significa sabedoria popular. A palavra é formada pela junção de folk (povo) e lore (sabedoria ou conhecimento). O folclore simboliza a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo, de uma nação. Para não se perder a tradição folclórica, é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações.”

Famaliá: um diabo folclórico

O diabinho da garrafa é também conhecido como Famaliá, Cramunhão, Capeta da Garrafa, entre outros nomes.
É uma lenda que veio para o Brasil herança do folclore Português. Na Bahia desde 1591 ouve-se falar dessa lenda. Inicialmente, chamavam o mesmo de "Familiar" (diabinho familiar) mas, com o tempo, o nome foi mudando até que se ficou conhecido como "Famaliá".

Dizem tratar-se do pacto de uma pessoa com o diabo. O pacto consiste, na maioria das vezes, em uma troca, a pessoa pede riqueza em troca sua alma fica pertencendo ao diabo. Após feito o pacto, a pessoa tem que conseguir um ovo que dele nascerá um diabinho (de mais ou menos uns 15 cm). Em algumas regiões do Brasil acredita-se que ele pode nascer de uma galinha fecundada pelo diabo, em outras acredita-se que ele nasce de um ovo colocado por um galo.

Para conseguir o tal ovo, a pessoa deve procurá-lo durante o período da quaresma, e na primeira sexta feira após conseguir o ovo, a pessoa vai até uma encruzilhada, à meia- noite, com o ovo debaixo do braço esquerdo, após passar o horário retorna para casa e deita-se na cama. No fim de 40 dias aproximadamente, o ovo é chocado e nascerá o diabinho. Em posse do diabinho, a pessoa coloca-o logo numa garrafa e a fecha. Com o passar dos anos o diabinho enriquece o seu dono, e no final da vida leva a sua alma para o inferno.

Robert Johnson - Blues da Encruzilhada

Khwey escreveu:Eu quero saber é o que o verso está dizendo para quem o lê, segundo a tradução que você considera a mais correta.

Caraca véio, o verso diz que os animais vão ao deserto para acasalar (dar uma), e qual a importância disso?

Cartman
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Khwey em Seg 11 Maio 2015, 11:02 pm

Cartman escreveu:
Khwey escreveu:Eu quero saber é o que o verso está dizendo para quem o lê, segundo a tradução que você considera a mais correta.

Caraca véio, o verso diz que os animais vão ao deserto para acasalar (dar uma), e qual a importância disso?
Conforme o contexto que é sobre animais, "lilite" é um animal que pousa, tal como descreve o verso. Não é uma deusa.

Você está certo em dizer que o verso fala de animais, mas não está certo em dizer que a tradução do termo "lilite" está errada.

Isto porque uma "deusa" não se encaixa naquele contexto.

Acontece que o termo "lilite" é uma transliteração do termo hebraico, não é uma tradução.

Em uma tradução verte-se o termo para a outra língua para a qual o texto está sendo traduzido, e não o termo transliterado, na mesma língua, tal como você fez.

Transliterar é substituir as letras por outras de um outro alfabeto.

Sendo "animal noturno" a tradução para "lilite" , então a tradução deste termo está correta na bíblia.

Você pode conferir isto em um dicionário hebraico.

Além disto você pode notar que o verso seguinte fala da coruja, um animal noturno.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:30 pm

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: