.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
52 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 51 Visitantes :: 2 Motores de busca

Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Problemas interpretativos dos abolicionistas da Lei de Deus..

Página 2 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Problemas interpretativos dos abolicionistas da Lei de Deus..

Mensagem por Khwey em Qui 14 Maio 2015, 3:15 pm

JORGE PAULO BARBOSA escreveu:Gostaria de saber qual é a lei de Cristo,
João
15:12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151
flag : Brasil

Mensagem por JORGE PAULO BARBOSA em Qui 14 Maio 2015, 3:41 pm

Leia Mateus 19:16-22 a resposta ao jovem rico. A lei de Cristo sintetizada é amor a Deus e amor ao próximo.

Como diz Jesus, "disto depende toda a lei e os profetas".

JORGE PAULO BARBOSA
Safira
Safira

Número de Mensagens : 100

Mensagem por Khwey em Qui 14 Maio 2015, 4:08 pm

Amar a Deus é amar ao próximo.

Ou seja, quem ama ao próximo já está amando a Deus por cumprir a lei de Cristo que foi mostrada acima.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por JORGE PAULO BARBOSA em Qui 14 Maio 2015, 4:29 pm

Obviamente Khwey! Mas amar é muito mais do que jogo de palavras. Trata-se de uma mudança de vida, mediante a operação do ES em nossa vida.
Implica em orar todo dia em busca de auxílio contra o pecado e Satanás. Trata-se de evitar ambiente e situações (aparências do mal).

Cumprir a lei não é fácil e não podemos de fato sem Jesus. Amar é renúncia.
Amar meu próximo. Perdoar é algo quase impensável, se do céu não recebermos pela fé e insistência com Deus, como o fez Jacó no deserto.

Cumprir a lei divina, somente mediante Jesus. NEle podemos aprender o que significa:
1 - NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM;
2 - NÃO FARÁS IMAGEM DE ESCULTURAS; NÃO AS ADORARÁS NEM TE PROSTARÁS DIANTE DELA.
3 ETC...

JORGE PAULO BARBOSA
Safira
Safira

Mensagem por Khwey em Qui 14 Maio 2015, 4:45 pm

Quem crê em Jesus aprende que só há um Deus.

Logo, 1, 2 e 3 nem precisam estar escritos porque perdem totalmente o sentido.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por JORGE PAULO BARBOSA em Qui 14 Maio 2015, 4:52 pm

Perdem mesmo? Estaria Deus então equivocado ou confiaria em nossa "capacidade" de memorização de fazer o que é certo?

Foi Jesus quem disse 1,2,3 ,etc.. ao jovem rico, portanto as palavras de Jesus se tornam tão relevantes para nós hoje, quanto o foi para o rapaz em seu tempo.

JORGE PAULO BARBOSA
Safira
Safira

Mensagem por Khwey em Qui 14 Maio 2015, 5:19 pm

JORGE PAULO BARBOSA escreveu:
Foi Jesus quem disse 1,2,3 ,etc.. ao jovem rico, portanto as palavras de Jesus se tornam tão relevantes para nós hoje, quanto o foi para o rapaz em seu tempo.
Sim, foi Jesus quem disse isto para o povo para o qual ele veio primeiro, ainda sob a antiga aliança.

Mas após firmar a nova aliança Jesus disse:

João
15:12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

Ou seja, quem ama ao próximo já está amando a Deus por cumprir esta lei de Cristo.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por JORGE PAULO BARBOSA em Qui 14 Maio 2015, 5:41 pm

1 - A antiga aliança é uma aliança de graça. Esta foi firmada com Adão e Eva após a queda;
2 - Obviamente se foi apenas para os judeus a quem afirma que tais palavras foram dirigidas e não a nós, IGNOREMOS TODOS OS ENSINAMENTOS de Cristo, pois desta forma, não se aplica a nós e sim a judeus. Para mim isto é um erro.

A nova aliança, um novo mandamento vos dou não descaracteriza absolutamente em nada o que já tinha sido dado. Apenas ressalta que tradições não substituem o "ESTÁ ESCRITO' ESQUECIDO SOB O MONTURO DAS TRADIÇÓES" dos anciãos.

Não existe lei de Cristo e lei de Deus. Cristo diz: Eu e o Pai somos um. A mesma regra que você repete, está em Deut. 6:8 dado por Cristo no período do êxodo.

Amarás, pois, o senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Este mesmo mandamento, Jesus perguntou ao escriba na parábola do samaritano.

Amar a Deus e ao próximo. Não existe uma reedição de lei senão a mesma que foi proferida pelo criador no passado.

JORGE PAULO BARBOSA
Safira
Safira

Mensagem por Khwey em Qui 14 Maio 2015, 5:52 pm

JORGE PAULO BARBOSA escreveu:1 - A antiga aliança é uma aliança de graça. Esta foi firmada com Adão e Eva após a queda;
A antiga aliança que consta na minha bíblia é aquela que foi feita com Israel, tendo Moisés como ministro.

Não existe lei de Cristo e lei de Deus.
O coreto é; lei de Moisés e lei de Cristo.

E a lei de Cristo já foi mostrada.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por JORGE PAULO BARBOSA em Qui 14 Maio 2015, 6:17 pm

1 - Uma das alianças. Esta foi feita com Abraão afirmando que nele seriam benditas todas as famílias da Terra. O ápice desta promessa seria cumprida em Jesus.

2 - O concerto com Israel era condicional: vida ou morte. Muito mais do que somente viver ou morrer de morte natural. Israel foi condicionado a ser representante de Deus e da verdadeira religião para luz aos gentios - Isaias 49:6. Foram rejeitados, pois não se mantiveram dentro da aliança e rejeitaram o messias prometido.

3 - Quem deu a lei a Moisés foi Deus. Em última instância, isto é acusar Deus de ser injusto e por dar uma lei defeituosa. Obviamente deve-se observar qual a finalidade e sua transitoriedade.

O ritual levítico, repito, foi dado após a queda e não a Israel. Foi apenas reafirmado com Israel a metodologia salvífica. A forma como Deus QUIS instruir e ensinar o que viria no futuro.

Muito simples, lei de Deus = lei de Cristo. Não existe dois deuses.

JORGE PAULO BARBOSA
Safira
Safira

Mensagem por Khwey em Qui 14 Maio 2015, 9:05 pm

Segundo conta na bíblia, temos sim, a lei de Deus:

Primeiro a lei dada a Moisés, com a primeira aliança.

E depois a lei de Deus através da lei de Cristo, em função de uma nova aliança, que foi a segunda aliança.

Vejamos agora a base bíblica:

Hebreus
8:7 Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
8:8 Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,

Eu creio que está muito claro que este texto fala da uma primeira aliança, com todas as letras, e de uma segunda, a nova aliança.

Então, qual seria esta aliança, a "primeira",  a que o texto se refere?

Vamos ao texto para ver se encontramos a resposta:

Hebreus
8:9 Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.

Estou certo em dizer que esta foi a primeira aliança, aquela que Deus fez com Israel através de Moisés?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por JORGE PAULO BARBOSA em Sex 15 Maio 2015, 3:56 pm

Khwey escreveu:
Segundo conta na bíblia, temos sim, a lei de Deus:

Primeiro a lei dada a Moisés, com a primeira aliança.

E depois a lei de Deus através da lei de Cristo, em função de uma nova aliança, que foi a segunda aliança.

Vejamos agora a base bíblica:

Hebreus
8:7 Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
8:8 Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,

Eu creio que está muito claro que este texto fala da uma primeira aliança, com todas as letras, e de uma segunda, a nova aliança.

Então, qual seria esta aliança, a "primeira",  a que o texto se refere?

Vamos ao texto para ver se encontramos a resposta:

Hebreus
8:9 Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.

Estou certo em dizer que esta foi a primeira aliança, aquela que Deus fez com Israel através de Moisés?

khwey, você percebeu que o autor de Hebreus está se referindo a lei levítica ou sacrifício levítico? Que este sistema ou rito foi instituído antes de Israel, após a queda? Mas voltemos aos fatos. Ela apontava para o salvador, o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo. O sacrifício de animais era prefigurativo do messias. Em si mesmo, tais sacrifícios não eram eficazes, mas foi o modo como Deus ordenou que o fossem observados.
Quando Cristo morre, tal sistema deixa de ser necessário, pois Cristo cumpre o papel de sacrifício perpétuo e todo eficaz como afirma Mateus 27:51, Hebreus 9: 1-28. Tal sistema de sacrifícios que apontava para Jesus, tem nEle seu fim. Este é um aspecto da aliança.

Outro aspecto da aliança entre Deus e Israel, independente da fidelidade de Israel, não cancelaria ou invalidaria o sistema levítico, pois ela apontava para algo maior (Cristo). A aliança entre Deus e Israel tinha um claro objetivo que se encontra em Isaias 49:6.

O que você está citando, nada tem a ver com a validade da lei ou não, mas um acordo proposto por Deus. Com efeito Israel foi rejeitado por Deus como seu representante, visto terem se mantido rebeldes e rejeitado o messias - Daniel 9:24-27. O tempo das 70 semanas indica a vinda do messias prometido e é um tempo de juízo à Israel.  

Quanto ao aspecto da aliança que Deus faria com o remanescente fiél diz Hebreus 8: 8-10 citando Jeremias, que suas leis seriam escritas em seus corações e mentes. Este é outra vertente da aliança.

Quando o autor de Hebreus fala desta nova aliança, porque cita a lei na mente e nos corações? Se ela foi abolida, tal texto perde seu significado, porém ela significa que o amor a Deus e ao próximo ou seja, a síntese dos 10 mandamentos fariam parte da vida daqueles que se arrependeram e se voltaram a Deus para salvação.

O pacto é ofertado a todos quantos se achegam a Deus. Por este motivo é que Apoc. 12:17 e 14:12 fala do remanescente fiél tendo como característica a observância dos mandamentos.

JORGE PAULO BARBOSA
Safira
Safira

Mensagem por Khwey em Sex 15 Maio 2015, 4:00 pm

khwey, você percebeu que o autor de Hebreus está se referindo a lei levítica ou sacrifício levítico?
Não.

O texto fala de aliança.

Observe atentamente cada palavra:

Hebreus

Você saberia me dizer qual foi esta aliança que Deus fez quando tirou o povo do Egito?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por JORGE PAULO BARBOSA em Sex 15 Maio 2015, 6:48 pm

Ok! Então explique o porquê da aliança e o que é esta aliança?

JORGE PAULO BARBOSA
Safira
Safira

Mensagem por Khwey em Sex 15 Maio 2015, 8:14 pm

Antes de qualquer coisa, você poderia responder a minha pergunta?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por gusto em Sab 16 Maio 2015, 11:08 am

Khwey escreveu:Hebreus

Qual foi a segunda?

gusto
Antares
Antares

Número de Mensagens : 10527

Mensagem por Khwey em Sab 16 Maio 2015, 5:49 pm

É preciso que primeiramente responda a pergunta, antes de formular outra.

Afinal, trata-se de um debate.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por JORGE PAULO BARBOSA em Dom 17 Maio 2015, 11:37 am

Para que responda tua pergunta ( já o fiz muitas vezes) preciso entender adequadamente o que quer dizer com:

1 - PRIMEIRA ALIANÇA;
2 - SEGUNDA ALIANÇA.

Até agora você repete as alianças e não consigo entender o que quer dizer exatamente.

Me faça entender então para que te responda.

JORGE PAULO BARBOSA
Safira
Safira

Mensagem por Khwey em Dom 17 Maio 2015, 2:51 pm

Primeira aliança; a primeira aliança de Deus que foi feita com o povo.
Quem permanecesse nesta aliança faria parte com Deus, sendo justificado e recebendo suas promessas.

Segunda aliança; segunda aliança de Deus que foi feita com o povo.
Quem permanecer nesta aliança fará parte com Deus, sendo justificado e recebendo suas promessas.

Estou certo em dizer que a primeira aliança foi aquela que Deus fez somente com o povo de Israel através de Moisés?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por JORGE PAULO BARBOSA em Dom 17 Maio 2015, 3:44 pm

Khwey escreveu:Primeira aliança; a primeira aliança de Deus que foi feita com o povo.
Quem permanecesse nesta aliança faria parte com Deus, sendo justificado e recebendo suas promessas.

ESTÁ CERTO!

Segunda aliança; segunda aliança de Deus que foi feita com o povo.
Quem permanecer nesta aliança fará parte com Deus, sendo justificado e recebendo suas promessas.

ESTÁ CERTO!

Estou certo em dizer que a primeira aliança foi aquela que Deus fez somente com o povo de Israel através de Moisés?

ESTÁ ERRADO! 

Você esqueceu que a razão da escolha de Israel foi um pacto com Abraão? Que este pacto é condicional? Que Deus rejeitou a Israel em face da rejeição de Cristo pela liderança de Israel, e esta como nação exclusiva?
Que o pacto com Israel estava centrada em Isaias 49:6

O pacto com Israel, não exclui a todos quanto se achegam ao Senhor como o fizeram Raabe, Rute, Nabucodonosor, e a todos quantos se chegaram a Ele.

ISRAEL DEVERIA SER LUZ AOS GENTIOS. ISTO É O CERNE DO EVANGÉLHO DE DEUS E DE CRISTO E DO ESPÍRITO SANTO.

JORGE PAULO BARBOSA
Safira
Safira

Mensagem por Khwey em Dom 17 Maio 2015, 4:05 pm

Se eu não estou certo em dizer que a primeira aliança foi aquela que Deus fez somente com o povo de Israel através de Moisés...

Isto quer dizer que não houve uma aliança que foi feita somente com Israel?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por JORGE PAULO BARBOSA em Seg 18 Maio 2015, 5:40 pm

Khwey escreveu:Se eu não estou certo em dizer que a primeira aliança foi aquela que Deus fez somente com o povo de Israel através de Moisés...
VOU REPETIR! É DEUS QUEM ESCOLHE ISRAEL. O PACTO É MUITO ANTERIOR A ISRAEL. O PACTO DE RESGATE DA HUMANIDADE FOI FEITO A ADÃO E EVA, QUANDO O DESCENDENTE CITADO POR PAULO EM GÁLATAS VIRIA. CRISTO É O DESCENDENTE QUE ESMAGARIA A CABEÇA DA SERPENTE QUE É O DIABO, SATANÁS, A ANTIGA SERPENTE.
ISRAEL FOI ESCOLHIDO POR SER A DESCENDÊNCIA DE ABRÃAO, MAS PARA UM PROPÓSITO: SER A LUZ DE DEUS AO MUNDO. LEIA ISAIAS 49.
NÃO FOI ESCOLHIDO PARA SER UMA NAÇÃO ISOLADA. DEUS NÃO SE DISPÔS A SALVAR APENAS UM POVO, SENÃO TODA A HUMANIDADE. CONFORME O QUE DEUS DISSE A ABRAÃO: EM TÍ SERÃO BENDITAS TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA.
DEUS NÃO DISSE APENAS ISRAEL E SIM, TODOS SEM EXCESSÃO. ESTA PROMESSA ESTÁ CONDICIONADA AO ARREPENDIMENTO E FÉ UNICAMENTE QUE LEVA A OBEDIÊNCIA.
PAULO AFIRMA QUE PELA DESOBEDIÊNCIA DE UM SÓ, O PECADO ENTROU NO MUNDO. 

Isto quer dizer que não houve uma aliança que foi feita somente com Israel?
OBVIAMENTE QUE FOI FEITO UMA ALIANÇA COM ISRAEL, MAS NÃO SOMENTE. ISRAEL FORA ESCOLHIDO, POIS NÃO DAVA PARA FAZER ALIANÇA COM EGITO, AMORREUS, SODOMITAS, AMALEQUITAS, ETC...
COMO POSTEI ANTERIORMENTE, A GRAÇA ESTAVA ABERTA A QUEM QUISESSE FAZER PARTE DA ALIANÇA, VIESSE DE QUALQUER LUGAR.
RUTE ERA MOABITA, NABUCODONOSOR ERA BABILÔNIO, O EUNUCO ERA ETÍOPE. NÃO IMPORTA A NACIONALIDADE, POIS DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS. ISAIAS 56:1-8 É CLARÍSSIMO QUANTO A SALVAÇÃO. 

JORGE PAULO BARBOSA
Safira
Safira

Mensagem por Khwey em Seg 18 Maio 2015, 10:39 pm

Atenção às regras

1- Não será permitido:

h. Mensagens digitadas em CAPSLOCK (todas em maiúsculas);

http://gospelbrasil.topicboard.net/t5-regras-do-forum-gospel-brasil#4070

Khwey escreveu:Se eu não estou certo em dizer que a primeira aliança foi aquela que Deus fez somente com o povo de Israel através de Moisés...
VOU REPETIR! É DEUS QUEM ESCOLHE ISRAEL. O PACTO É MUITO ANTERIOR A ISRAEL. O PACTO DE RESGATE DA HUMANIDADE FOI FEITO A ADÃO E EVA,
Devo entender que quando Hebreus 8 diz "primeira aliança", estão referindo-se a uma aliança que foi feita com Adão e Eva?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por JORGE PAULO BARBOSA em Sex 22 Maio 2015, 8:44 pm

Khwey escreveu: Atenção às regras

1- Não será permitido:

VOU REPETIR! É DEUS QUEM ESCOLHE ISRAEL. O PACTO É MUITO ANTERIOR A ISRAEL. O PACTO DE RESGATE DA HUMANIDADE FOI FEITO A ADÃO E EVA,
Devo entender que quando Hebreus 8 diz "primeira aliança", estão referindo-se a uma aliança que foi feita com Adão e Eva?
Do ponto de vista da salvação, a primeira aliança foi feita a Adão e Eva, depois com Noé, depois com Abraão, depois com Moisés, depois com Israel. Neste ponto, Deus o separou como povo distintivo que O deveria representar.
Também te dei como luz para os gentios, para seres a MINHA SALVAÇÃO até a extremidade da terra.
Se a aliança se limita a Israel, faz sentido o texto de Isaias 49:6. Deus está errado neste texto e os teólogos antinomistas certos?
Como você compreende a aliança firmada com Israel?
É um circulo fechado? Clube do bolinha? Ninguém de fora entra?
É Deus somente dos judeus?   A salvação era só para Israel? Deus é justo? Você é gentio? 

JORGE PAULO BARBOSA
Safira
Safira

Mensagem por Khwey em Sab 23 Maio 2015, 12:34 am

Khwey escreveu: Atenção às regras

1- Não será permitido:

Do ponto de vista da salvação, a primeira aliança foi feita a Adão e Eva, depois com Noé, depois com Abraão, depois com Moisés, depois com Israel. Neste ponto, Deus o separou como povo distintivo que O deveria representar.
Você não entendeu a pergunta???

Eu quero saber é sobre o que está escrito em Hebreus 8, exatamente neste verso abaixo:

Hebreus

Neste verso, em Hebreus 8, em dizendo primeira aliança, eles estão referindo-se a aliança que foi feita com Adão e Eva?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:10 pm

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: