.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
»  Endurecimeto do Faraó
Hoje à(s) 5:38 pm por irmão

» DESAFIO AOS DO LIVRE ARBITRIO
Hoje à(s) 5:16 pm por Cartman

»  Arqueólogos encontram selo que comprova veracidade de histórias da Bíblia
Hoje à(s) 4:46 pm por Cartman

» A eleição torna-nos robôs?
Hoje à(s) 3:58 pm por Justo

» Livre arbítrio, auto idolatria
Hoje à(s) 3:53 pm por Justo

» Golpe é o cacete, agora é golpe no golpe!
Hoje à(s) 3:27 pm por David de Oliveira

» Consequências da Reeleição
Hoje à(s) 10:02 am por EVANGELISTA/RJ/MSN

» Noticiário Escatológico
Hoje à(s) 12:40 am por Jarbas

» O homem na lua...
Ontem à(s) 11:38 pm por Khwey

Quem está conectado
70 usuários online :: 2 usuários cadastrados, 1 Invisível e 67 Visitantes :: 2 Motores de busca

irmão, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Doutrina Calvinista - topico oficial (parte I)

Página 4 de 40 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 22 ... 40  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitura Re: Doutrina Calvinista - topico oficial (parte I)

Mensagem por Adriane Cunha em Ter 23 Dez 2008, 12:44 am

Jarbas escreveu:A minha pergunta foi direcionada para estes que não irão se converter, mesmo ouvindo a fiel Palavra de um verdadeiro servo de Deus.

Paz do Senhor Jesus Cristo, meu amado irmão!

Quando observo a galerinha atéia não desejando tão grande benção, lembro-me de um fato que está a acontecer no hospital onde a sogra de meu pastor está internada.
Todas as senhoras (todas mesmo) da enfermaria, confessaram a Jesus Cristo como Salvador. Algumas (em duas semanas) já faleceram.
É neste ponto que desejo chegar...

Na Multiforme Graça de Deus.

Enquanto temos fôlego de vida, temos esperança (por isso pregamos a tempo e fora de tempo)...

O maior interessado que todos sejam salvos é Deus. aleluia!

Mesmo que em um último suspiro, um ateu, ao menos se lembrar do Senhor Jesus Cristo... Quem sabe, temos uma maravilhosa surpresa naquele grande dia?...
leluia

♥ Lamentações 3:21-26.
"21 ¶ Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei.
22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
23 Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
24 A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele.
25 Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
26 Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR."

No Grande Amor de Cristo Jesus...

cafezinho "Sempre fica um pouco de perfume nas mãos que oferecem flores."

Adriane Cunha
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4899
flag : Israel

Mensagem por Jarbas em Ter 23 Dez 2008, 1:03 am

........

Eu sei disso irmã, um exemplo disso foi o ladrão na cruz que foi salvo na última hora, porque creu em Jesus Cristo, mas a verdade é que muitos não se arrependerão das suas obras...

"E por causa das suas dores, e por causa das suas chagas, blasfemaram do Deus do céu; e não se arrependeram das suas obras." (Apocalipse 16 : 11)

Maranata

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."
  (Provérbios 8 : 13)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 15299
flag : Brasil

Mensagem por Sales em Ter 23 Dez 2008, 1:38 am

Jarbas escreveu:Sei, escreveu muito, mas não respondeu minha pergunta.

Sei que escrevi muito
... mas você dizer que não te respondi... tá bem vou resumir... Se uns se convertem e outros não... tá ai porque é:

>>>>>>>>>>>>>>> LIVRE ARBÍTRIO <<<<<<<<<<<<<<<<

Se eu não aceitasse que tantos podem se converterem como também podem NÃO se converterem, então não estaria defendendo o LIVRE ARBÍTRIO.

A Palavra de Deus é poderosa ?... SIM é.
A Graça é Poderosa ? ... SIM é.
Deus é Poderoso ? ... SIM é.

MAS NENHUM DELES É IRRESISTÍVEL...
Isso por caus do LIVRE ARBÍTRIO que Deus deu ao homem... Apesar da Graça ser Poderosa, suficiente, indiscutível, Ela NÃO É IRRESISTÍVEL.
Portanto, qualquer um pode RESISTIR AO CHAMADO DE DEUS e
dessa forma não se converter, mesmo debaixo da pregação do Evangelho
que é o Poder de Deus.Deus respeita se algum dos ateus nesse fórum não
quiser atender ao Seu chamado... isso é Livre-arbítrio.

Ministro Sales

Última edição por adielbenicio em Ter 23 Dez 2008, 1:52 am, editado 2 vez(es)

Sales
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6100

http://www.tempodedeus.com.br

Mensagem por Jarbas em Ter 23 Dez 2008, 1:46 am

adielbenicio escreveu:Sei que escrevi muito... mas você dizer que não te respondi... tá bem vou resumir... Se uns se convertem e outros não... tá ai porque é:

>>>>>>>>>>>>>>> LIVRE ARBÍTRIO <<<<<<<<<<<<<<<<

Se eu não aceitasse que tantos podem se converterem como também podem NÃO se converterem, então não estaria defendendo o LIVRE ARBÍTRIO.

A Palavra de Deus é poderosa ?... SIM é.
A Graça é Poderosa ? ... SIM é.
Deus é Poderoso ? ... SIM é.

MAS NENHUM DELES É IRRESISTÍVEL...
Isso por caus do LIBRE ARBÍTRIO que Deus deu ao homem... Apesar da Graça ser Poderosa, suficiente, indiscutível, Ela NÃO É IRRESISTÍVEL.
Portanto, qualquer um pode RESISTIR AO CHAMADO DE DEUS e dessa forma não se converter, mesmo debaixo da pregação do Evangelho que é o Poder de Deus.Deus respeita se algum dos ateus nesse fórum não quiser atender ao Seu chamado... isso é Livre-arbítrio.

Ministro Sales

Não melhorou não, porque você só deu sua opinião de que existe o livre arbítrio, coisa que eu não creio.

Ma eu ti mostrei na Bíblia que Deus faz tudo a Sua vontade...

Foi Deus quem escolheu aos pobres nesse mundo para serem ricos na fé e não o livre arbítrio.

"Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?" (Tiago 2 : 5)

Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?" ...Deus é quem escolhe, está escrito, é só ler. study

Maranata.

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Sales em Ter 23 Dez 2008, 2:09 am

Jarbas escreveu:
Não melhorou não, porque você só deu sua opinião de que existe o livre arbítrio, coisa que eu não creio.

Ma eu ti mostrei na Bíblia que Deus faz tudo a Sua vontade...

Foi Deus quem escolheu aos pobres nesse mundo para serem ricos na fé e não o livre arbítrio.

"Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?" (Tiago 2 : 5)

Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?" ...Deus é quem escolhe, está escrito, é só ler.

EHEHEHEHEHE... pegar o texto sem o contexto, é demais... Tem certeza que você leu o que Tiago 2 diz ? Percebeu mesmo o contexto que é falado nesse capítulo ?

Vamos ver:

1. Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.
2. Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje,
3. E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado,
4. Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos?
5. Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?
6. Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais?
7. Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado?
8. Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
9. Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores.

O contexto ai não tem nada a ver com a decisão de SALVAÇÃO... nada a ver com DEUS ter escolhido uns para serem salvos e outros para não serem salvos... NADA A VER NEM COM PREDESTINAÇÃO. O contexto fala de ACEPÇÃO DE PESSOAS que estava acontecendo ali... os cristãos daquela região procuravam evangelizar ou dar privilégios e honras aos que eram ricos materialmente enquanto que desprezavam aos que eram pobres materialmente.

O apóstolo mostrou que a Fé não é apenas para ricos ou pobres... a Pergunta do apóstolo foi uma indagação se o pobre também não teria o direito da Salvação como o rico o tem porque é pobre... E o ser rico na Fé mostra que mesmo sendo ele pobre materialmente, na Fé será rico como qualquer outro que porfessar a mesma Fé.

O texto em questão não dá base para a sua indagação... O contexto que você usou está errado. Ali era uma questão de acepção de pessoas por causa de nível social que estava acontecendo entre os cristão da região... e foi isso que o apóstolo indagou e condenou.

Minsitro Sales

Sales
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Jarbas em Ter 23 Dez 2008, 2:14 am

..........

Você então gosta de capítulo inteiro?

Então vamos lá...Pode começar a refutar... ::chapeu::

6 Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas;
O que Deus quis dizer aí neste verso? Deus quis dizer que nem todos judeus pertencem a Ele e que só Seus escolhidos (remanescente) serão salvos.

7 Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.
Confirmando que nem todos são filhos e somente os eleitos serão salvos

8 Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência.
Confirmando novamente os eleitos(filhos da promessa) são contados como descendência.

9 Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho.
10 E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai;
11 Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),
12 Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor.

Aí vemos que Deus já fez Sua escolha mesmo antes deles terem nascido ou feito alguma obra boa ou má. Eu ti pergunto: Deus foi injusto escolhendo assim?

13 Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.
Mas eles nem tinham nascido e Deus já tinha feito Sua escolha, como fica isto?

14 Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
Paulo está ti perguntando, você acha que Deus foi injusto procedendo dessa maneira?

15 Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
16 Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
Como é que fica? Você acha Deus um ditador e injusto porque Ele faz tudo a Sua vontade sem depender do que acontece?

17 Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
18 Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.
E aí? Deus só faz a Sua vontade, como é que fica?

19 Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?
20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
Eu não Senhor, o Jarbas quer seguir tudo que tu falar. Wink

21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
Pois é, Deus quis fazer um vaso para honra e outro para desonra, você acha Deus injusto agindo assim?

22 E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
Aqui vemos que foram feitos uns vasos preparados para perdição. O que você acha disso? É injustiça de Deus?

23 Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,
Como podemos ver, Deus preparou antes os vasos de misericórdia (eleitos). Você acha Deus injusto nisso também?

24 Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

Eu sigo a doutrina da predestinação porque este é o meu entendimento.
Agora quem entende ser diferente, então siga a doutrina do livre arbítrio.

Maranata.

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Sales em Ter 23 Dez 2008, 2:15 am

Cuidado em fazer isso... senão você vai pegar todos os textos que tenha a palavra "escolhe" e seus derivados sem observar o contexto que é falado.

Tudo deve ter coerência... texto sempre anda com contexto... é um requisito importante para interpretação das escrituras.

Ministro Sales

A.B. Earl disse: “Descobri através de extensa experiência que as mais sérias ameaças da Lei de Deus têm um papel importantíssimo na condução das pessoas a Cristo. Elas precisam se ver perdidas antes de clamar por misericórdia; elas não fugirão do perigo até que o enxerguem.

Sales
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Jarbas em Ter 23 Dez 2008, 2:19 am

adielbenicio escreveu:Cuidado em fazer isso... senão você vai pegar todos os textos que tenha a palavra "escolhe" e seus derivados sem observar o contexto que é falado.

Tudo deve ter coerência... texto sempre anda com contexto... é um requisito importante para interpretação das escrituras.

Ministro Sales

Irmão, esse negócio de texto fora de contexto é só um pretexto para falar que o entendimento do outro está errado, eu escuto muito disso, já estou acostumado... ::risadinha::

Maranata.

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Sales em Ter 23 Dez 2008, 2:27 am

você é irônico... gosto disso... ainda bem que Deus não esqueceu de colocar um belo versículo que define todo esse texto inteiro que citou... Deus é demais... sabia da confusão que causariam e:

Romanos 8: 29,30

Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

Quer mais explicado que isso ? PRÉ-CONHECIMENTO... esse é o contexto da PREDESTINAÇÃO.

Veja que não rejeito a prédestinação... Apenas mostro que antes dela tem um pré-conhecimento... isso desfaz o fatalismo da predestinação calvinista onde Deus escolhe uns para o céu e outros para o inferno...

Bom, segundo o contexto do Pré-conhecimento... Deus, antes de predestinar uns para o Céu e outros para o inferno... OS CONHECEU... OS VIU... com Sua Onisciência... sabendo quem usaria do seu livre arbítrio para O aceitar ou O rejeitar... dai vem após isso a predestinação... misericórdia... etc.

Ministro Sales

A.B. Earl disse: “Descobri através de extensa experiência que as mais sérias ameaças da Lei de Deus têm um papel importantíssimo na condução das pessoas a Cristo. Elas precisam se ver perdidas antes de clamar por misericórdia; elas não fugirão do perigo até que o enxerguem.

Sales
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Jarbas em Ter 23 Dez 2008, 2:32 am

adielbenicio escreveu:você é irônico... gosto disso... ainda bem que Deus não esqueceu de colocar um belo versículo que define todo esse texto inteiro que citou... Deus é demais... sabia da confusão que causariam e:

Romanos 8: 29,30

Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

Quer mais explicado que isso ? PRÉ-CONHECIMENTO... esse é o contexto da PREDESTINAÇÃO.

Veja que não rejeito a prédestinação... Apenas mostro que antes dela tem um pré-conhecimento... isso desfaz o fatalismo da predestinação calvinista onde Deus escolhe uns para o céu e outros para o inferno...

Bom, segundo o contexto do Pré-conhecimento... Deus, antes de predestinar uns para o Céu e outros para o inferno... OS CONHECEU... OS VIU... com Sua Onisciência... sabendo quem usaria do seu livre arbítrio para O aceitar ou O rejeitar... dai vem após isso a predestinação... misericórdia... etc.

Ministro Sales

Você enrrolou e não refutou os versos.

O que você escreveu, eu já conheço, porque isso é comum aos seguidores do livre arbítrio. ::risadinha::

Maranata.

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Jarbas em Ter 23 Dez 2008, 2:40 am

........

Tiago explica direitinho no texto abaixo que o livre arbítrio é maligno... Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna.

13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos;
14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.
16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta
é maligna.

Se o Senhor quiser ...Saiu disso aí, toda glória é maligna. Wink

Maranata.

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Sales em Ter 23 Dez 2008, 2:43 am

Jarbas escreveu:Você enrrolou e não refutou os versos.

O que você escreveu, eu já conheço, porque isso é comum aos seguidores do livre arbítrio.

Refutar ???

A Palavra está certa... não posso refutar a Bíblia... eu refuto o entendimento errado da Bíblia... nesse caso a Predestinação Fatalista do calvinismo...

Alie esse entendimento que você tem ao PRÉ-CONHECIMENTO DE DEUS... ANTES DE TER PREDESTINADO ALGUÉM... e pronto!!!... tudo certinho... A coerência Bíblica não é prejudicada.

Não discordo de nenhum verso desses que a Bíblia diz... apenas te mostro que antes de tudo isso... existe PRÉ-CONHECIMENTO onde Deus viu o livre arbítrio de cada um.

Por que é tão difícil admitir isso ? Será que problema é a palavra livre arbítrio ? Tá bom... vamos trocar por LIVRE ESCOLHA...

Meu querido irmão... Deus viu a tua livre escolha a favor DELE antes da fundação do mundo e portanto você está positivamente encaixado naqueles versículos tão "duros" em Romanos...

Não enrolei... mostrei... o inicio da predestinação toda que é citada em Romanos... O PRÉ-CONHECIMENTO de Deus.

Ministro Sales

Sales
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Sales em Ter 23 Dez 2008, 2:56 am

Jarbas escreveu:Tiago explica direitinho no texto abaixo que o livre arbítrio é maligno... Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna.

13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos;
14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.
16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta
é maligna.

Se o Senhor quiser ...Saiu disso aí, toda glória é maligna. Wink

Ai, ai, ai... agora você chutou o balde... Ao menos Calvino admitia que temos livre escolha para coisas terrenas... e não tínhamos para coisas eternas...

Esse texto ai fala somente aos cristãos que tentavam levar suas vidas independentes de Deus, como "donos dos seus próprios narizes"...

O apóstolo apenas mostrou como deveriam fazer em suas vidas:
Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.

Mas os cristão ali estava se gloriando em suas próprias presunções...
E o que era malígna era essa glória cheia de presunções:

toda a glória tal (presunçosa) como esta é maligna.

Ai está o sentido correto... nesse texto não se refere a livre arbítrio...Mesmo que você ache que é PRETEXTO... continuo a dizer, texto sem contexto não vale.

Ministro Sales

Sales
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Jarbas em Ter 23 Dez 2008, 2:59 am

.....

Meu querido irmão... Deus viu a tua livre escolha a favor DELE antes da fundação do mundo e portanto você está positivamente encaixado naqueles versículos tão "duros" em Romanos...

Não...Quem sou eu para saber o que é bom para mim? hummm

Deus é que me predestinou conforme Sua vontade para que eu fosse o que sou hoje... ::chapeu::

Bom...Eu ensinei o que aprendi e você ensinou o que também aprendeu. O tempo é chegado e Jesus Cristo está às portas e quando Ele chegar, aí veremos quem está certo.

Que o Senhor nos ilumine e nos livre da enganação do inimigo.

Fica com Deus...

Maranata.

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Sales em Ter 23 Dez 2008, 3:10 am

Jarbas escreveu:Bom...Eu ensinei o que aprendi e você ensinou o que também aprendeu. O
tempo é chegado e Jesus Cristo está às portas e quando Ele chegar, aí
veremos quem está certo.

Que o Senhor nos ilumine e nos livre da enganação do inimigo.

Fica com Deus...

O tempo é chegado e Jesus Cristo está às portas e quando Ele chegar, aí veremos quem está certo.

Quem estiver certo não é o relevante agora... isso deixa com Deus... o relevante é que Jesus está as portas... isso temos que concordar juntos com grande voz... pois muitos estão cegos...

Quero dizer... que mesmo que não concordemos nesse assunto do livre arbítrio... aprendi e recebi coisas que me foram de grande valor em suas postagens no tópico em questão... Desculpa qualquer brincadeira minha... Como eu já disse nesse fórum... Predestinação, Livre Arbítrio... são questões complicadíssimas e muitas vezes indefinadas... mas é legal debater as vezes.

Amém e fica com Deus também...

Ministro Sales

Sales
‎moderador
‎moderador

Leitura “O advogado do diabo”, reflexão sobre o problema do livre-arbítrio

Mensagem por Eduardo em Sab 07 Fev 2009, 10:58 am

“O ADVOGADO DO DIABO”, REFLEXÃO SOBRE O PROBLEMA DO LIVRE-ARBÍTRIO

Kevin Lomax (Keanu Reeves), é um jovem e brilhante advogado que nunca perdeu um caso, mesmo que não acredite na inocência das pessoas que defende. O sucesso é notado e recebe uma tentadora proposta para deixar a província (Gaisville), instalando-se em Nova Iorque numa poderosa firma de advogados dirigida pelo misterioso John Milton (Al Pacino), Mary Ann (Charlize Theron), a mulher de Kevin, é a primeira a insistir que algo está errado, tem estranhas visões demoníacas e gradualmente entra num estado de depressão, mas Kevin não se preocupa muito com isso, apenas pretende vencer caso após caso.
Este filme que fala sobre Direito e Lei funde-se perfeitamente numa esfera de escolhas e decisões, que é o livre-arbítrio tão retratado em diversas situações ao longo do filme.
Como já sabemos, o livre-arbítrio é a capacidade para arbitrar em liberdade. Somos livres quando o que fazemos resulta apenas das nossas deliberações, quando escolhemos que acção está mais de acordo com os nossos desejos, crenças e valores e quando sentimos que podíamos ter agido de modo diferente sendo as causas anteriores iguais. Sabemos também que ao agir livremente, somos moralmente responsáveis por tudo o que fazemos. Deste modo louvamos as pessoas solidárias, que se esforçam para o bem comum e que dão provas de valentia em situações adversas, e censuramos aquelas pessoas, que não respeitam os direitos dos outros, que são cruéis, e que causa sofrimento para satisfazerem os seus desejos e egoísmo. Sendo assim, a liberdade humana está ligada à consciência e por isso inserida em toda a acção intencional e consciente.
John Milton, de temperamento carismático e poderoso, é o homem que abre as portas de um mundo totalmente diferente para o jovem Kevin, um mundo de riqueza, de poder, de luxo, de fama, um mundo de infinitas possibilidades. A sua vida bem como as suas acções são totalmente controladas por John Milton (Diabo), o que coloca em risco a esposa, a felicidade e até a própria alma de Kevin, pois tendo aceitado um emprego, que parecia um paraíso, pode conduzi-lo para o inferno… Mas será que Kevin deixa-se ir pelo diabo?
Na última parte do filme, predomina a luta entre o bem e o mal assim como o livre-arbítrio. Kevin perde a sua mulher e descobre toda a verdade sobre o John Milton, de que ele é seu pai e ao mesmo tempo um demónio. Numa engenhosa conversa, John convence Kevin que ele próprio foi o responsável pela morte da sua esposa, pois sendo seu chefe teria-lhe oferecido várias oportunidades para deixar os casos e cuidar mais da sua mulher doente, porém a sua vaidade e ambição tinham, sido fortes. Outra das acusações que Kevin faz a John Milton, é que ele tinha manipulado os seus sentimentos, mas o diabo responde-lhe que a preocupação consigo próprio tinha sido o foco principal, esquecendo assim de Mary Ann. Kevin Lomax, consciente desta realidade arrepende-se, no entanto, Jonh não pretende o seu arrependimento, mas sim que ele tenha um filho com a sua meia-irmã, Christabella (Connie Nielson), a atraente senhora da empresa de advocacia. No entanto a decisão de Kevin tem de ser de espontânea e de livre vontade. Christabella tenta seduzi-lo com a sua beleza, mas ele recusa, não aceita pois sabe que o pai deseja pôr no mundo o Anti-Cristo. De seguida, olha para o seu pai e mata-se livremente, escolhendo o único caminho após tantos erros. A sua escolha resultou unicamente das suas ponderações. Por conseguinte, podemos dizer que ele foi livre. Entretanto, John mata a sua filha e por sua vez, grita e arde em chamas, transformando-se um anjo.
A cena volta ao início do filme, com Kevin na casa de banho do tribunal da pequena cidade da Florida onde o caso que mudaria a sua vida estava acontecendo. Numa fracção de segundo ele tem a oportunidade de olhar-se no espelho e vislumbrar o destino deste planeta dominado pelo egoísmo, pela vaidade e peça ambição desmedida e num estado de consciência e o alívio de ver Mary Ann, viva como antes, o estimula a tomar a decisão correcta de desistir do caso, uma vez que ele compreendeu que estava a defender o verdadeiro culpado e sai deste modo feliz do tribunal com a sua esposa, escolhendo o caminho do bem. Kevin percebe que durante todo o tempo estava a ser influenciado pelo seu pai, mas quando retrocede no tempo, pretende alterar o seu caminho e a sua vida, optando pelo bem. Quem, senão Deus pode dar uma segunda oportunidade àquele que errou e que manifesta ter optado por um caminho diferente?
Ainda quanto ao problema do livre-arbítrio, ele é considerado por muitos filósofos, um problema em aberto, pois não conseguem persuadir a maioria dos filósofos e consideram que não há qualquer resposta minimamente plausível.
Contudo não podemos viver sem o livre-arbítrio porque a experiência da liberdade é constitutiva da experiência de agir. Agir é pressupor o livre-arbítrio o que nos dá a completa autonomia para decidir a cada momento o que pretendemos realizar ao longo da nossa vida, qualquer decisão tomada por nós é da nossa inteira responsabilidade. Devemos interpretar correctamente o que nos é sugerido pois se dependêssemos somente do diabo e da sua egoísta e sombria visão perante o mundo estaríamos todos no inferno, no mundo do mal!

Viktorya Lizanets 10º C

http://katarsis2.blogspot.com/2009/01/o-advogado-do-diabo-reflexao-sobre-o.html

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

http://adventista.forumbrasil.net/

Mensagem por Adriane Cunha em Sab 07 Fev 2009, 5:29 pm

O livre-arbítrio ainda é um problema nos dias atuais? Para quem?

cafezinho Em tempo...

Estou tecendo as perguntas acima para desenvolver um debate, ou não.
Depende do interesse de cada forista.

cafezinho "Sempre fica um pouco de perfume nas mãos que oferecem flores."

Adriane Cunha
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4899
flag : Israel

Mensagem por Luís em Sab 07 Fev 2009, 8:28 pm

.
Que 'livre-arbítrio' tem um africano miserável para se tornar um americano rico?
Que 'livre-arbítrio' tem um hindu para se tornar cristão?
Que 'livre-arbítrio' tem um homossexual para se tornar heterossexual?
Que 'livre-arbítrio' tem um favelado para se tornar 'doutor'?
Que 'livre-arbítrio' tem o baixo para se tornar alto?
Que 'livre-arbítrio' tem o criado marginal para se tornar um homem reto?
Que 'livre-arbítrio' tem o azul para se tornar verde?
Que 'livre-arbítrio' tem o ateu para se tornar crente?
Que 'livre-arbítrio' tem o crente para se tornar ateu?
Que 'livre-arbítrio' tem o culto para se tornar ignorante?
Que 'livre-arbítrio' tem o latino para se tornar saxão?
??????????

"A razão de eu jamais haver visto teu deus é que ele está na tua imaginação."

Luís
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4099
flag : Canada

Mensagem por Khwey em Sab 07 Fev 2009, 9:04 pm

Luís escreveu:.
Que 'livre-arbítrio' tem um africano miserável para se tornar um americano rico?
??????????
Neste mundo a pessoa é livre para escravizar, portanto quem é escravizado é privado da liberdade em muitos aspectos.

Já quem escraviza, tem a liberdade e condições para ser culto, doutor, escolher cores, credos e até a cor e sexo dos filhos, entre muitas outras possibilidades de escolha.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17150

Mensagem por Ser Humano em Sab 07 Fev 2009, 9:05 pm

Luís, fala sério! Não é preciso ser religioso para entender que livre-arbítrio é um conceito relativo a "questões morais". Você não pode escolher o que é, mas pode escolher o que ser (como agir).

A descrição do filme exemplifica bem o conceito. Por exemplo, pegando carona no assunto do tópico: você é um advogado em início de carreira e tem nas mãos um caso que pode lhe dar grande projeção profissional, caso ganhe, mas as custas de por um criminoso em liberdade.

Eis que entra em cena o "livre-arbítrio" ou a liberdade de escolhas.

Cão também é gente!

Ser Humano
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 535

Mensagem por Jarbas em Sab 07 Fev 2009, 9:34 pm

??????????

Eu também quero saber!!!

E gostaria de saber também porque o diabo sujeitou a criação a vaidade e porque ela não pode fazer a sua vontade (livre arbítrio).

"Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou," (Romanos 8 : 20)

Maranata.

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Khwey em Sab 07 Fev 2009, 9:54 pm

Jarbas escreveu:
??????????

Eu também quero saber!!!

E gostaria de saber também porque o diabo sujeitou a criação a vaidade e porque ela não pode fazer a sua vontade (livre arbítrio).

"Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou," (Romanos 8 : 20)

Maranata.
É simples. Muitos fazem a vontade do diabo. Porque o diabo tem muito poder para enganar e as pessoas podem escolher entre o que Deus tem a oferecer e o que o diabo tem a oferecer:

Entrai pela porta estreita; porque larga é a
porta, e espaçoso o caminho que conduz à
perdição, e muitos são os que entram por
ela;
(Mat 7:13)

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso
adversário, anda em derredor, bramando
como leão, buscando a quem possa tragar;
(I Pe 5:8)

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Jarbas em Sab 07 Fev 2009, 9:57 pm

......

não por sua vontade... oh my

Maranata.

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Khwey em Sab 07 Fev 2009, 10:02 pm

Jarbas escreveu:......

não por sua vontade... oh my

Maranata.
A vontade parte das pessoas frente as duas portas que tem a escolher.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Ser Humano em Sab 07 Fev 2009, 10:14 pm

Já que todo mundo quer saber, vou me atrever... aqui procê
Luís escreveu:
Um queniano pode se casar com uma norte-americana, tornando-se cidadão americano e ter um filho que futuramente será o presidente dos Estados Unidos.

Um hindu pode identificar-se mais com o cristianismo, convertendo-se. Inclusive, há indianos que são cristãos.

Fazendo um tratamento hormonal - se ele quiser.

Recentemente, um morador de rua passou em um concurso público e pretende cursar uma faculdade. Ele utilizava o pouco dinheiro que ganhava, deixando, inclusive, de alimentar-se, algumas vezes, para baixar e imprimir as apostilas em uma lan-house.

Eis a matéria.

Ele pode usar salto ou fazer um tratamento de alongamento dos ossos. Os chineses são os que mais fazem uso da técnica. É um processo, teoricamente, simples e barato, embora longo e doloroso.

Esse é o que mais têm ou você acredita que todos aqueles criados em meio à marginalidade são marginais? A grande maioria das pessoas criadas em favelas vive em meio à marginalidade, mas levanta cedo, diariamente, para trabalhar dignamente.

Basta misturar-se ao amarelo.

O mesmo que tem o hindu para tornar-se cristão - identificar-se.

Ninguém pode ser obrigado a crer - mesmo que seja obrigado a praticar.

Ter conhecimento não é o mesmo que saber como utilizá-lo.

Pedindo cidadania em um país saxão.

Para tudo dá-se um jeito, menos para a morte - basta vontade e coragem aqui procê mas, vale a pena? Tudo é permitido, mas nem tudo convém.

Cão também é gente!

Ser Humano
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 535

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:00 pm

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 40 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 22 ... 40  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: