.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Já existíamos antes de nascermos
Ontem à(s) 5:37 pm por Eterna

» Um conselho aos debatedores de internet
Ontem à(s) 4:18 pm por Eterna

» Eleição, a dor e a loucura do incrédulo.
Ontem à(s) 4:03 pm por Eterna

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Ontem à(s) 3:33 pm por Cartman

» Noticiário Escatológico
Ontem à(s) 12:15 pm por Jarbas

»  Endurecimeto do Faraó
Ontem à(s) 4:14 am por Lit San Ares

» Livre arbítrio, auto idolatria
Ontem à(s) 3:39 am por Lit San Ares

» PREDESTINAÇÃO DE DEUS
Sab 03 Dez 2016, 10:10 pm por gusto

» Onde congregar?
Sab 03 Dez 2016, 10:01 pm por gusto

Quem está conectado
11 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 11 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Deus existe?

Página 6 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Deus existe?

Mensagem por Benedito Bernal em Seg 06 Jun 2016, 10:21 pm

@Lit San Ares

Qualquer OBRA humana é sujeito a ter falhas mas nem por isto deixa de ser OBRA da INTELIGÊNCIA !
Portanto, deduzo que você está se esforçando demais para livrar-se de Deus como a causa ! ESQUEÇA Deus, por não desejar CRER nele não justifica IGNORAR a INTELIGÊNCIA !
Quer seja Deus ou não, quer haja o Criador ou não, O EXISTIR é efeito INTELIGENTE, O ACASO sem intenção de fazer, NADA FARIA, ficaria ETERNAMENTE no caos ou em seu estado primitivo !
Você pode escolher a opção de Richard Dawkins, ele diz que o universo APARENTA ter sido projetado !
Não vou NEGAR o que até mesmo antes da TDI eu já notava muita complexidade perfeitamente ajustada para um fim.
Vivo oscilando entre o ATEISMO e a CRENÇA, toda vez que penso que vou abraçar o ATEISMO me vem aquela reflexão: "Opa... não é bem assim !" E por enquanto, a crença tem sido vencedora !
Mesmo quando ateu, não tenho PRECONCEITO algum com Deus e repito, noto uma AVERSÃO descomunal sobre Deus ao ponto de qualquer possibilidade se haver, será jogada por debaixo do tapete !
Não há dúvida que as tolices religiosas com seus livros sagrados, seja a maior razão desta AVERSÃO por Deus ! Mas, Deus não é sinônimo de religião e nem autor de livro algum !

Sobre Deus e suas coisas o homem está na ignorância !

Benedito Bernal
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 301
flag : Brasil

Mensagem por Lit San Ares em Seg 06 Jun 2016, 10:34 pm

Qualquer OBRA humana é sujeito a ter falhas mas nem por isto deixa de ser OBRA da INTELIGÊNCIA !
Portanto, deduzo que você está se esforçando demais para livrar-se de Deus como a causa ! ESQUEÇA Deus, por não desejar CRER nele não justifica IGNORAR a INTELIGÊNCIA !
Não é preciso qualquer esforço.  Se formos falar em termos de ciência, a ação de um agente sobrenatural simplesmente não entra na formulação de explicações, teorias e assim por diante.
O esforço é do DI em colocar a presença do  “Grande Designer” como fator científico para explicar fenômenos encarados como naturais.
Quer seja Deus ou não, quer haja o Criador ou não, O EXISTIR é efeito INTELIGENTE, O ACASO sem intenção de fazer, NADA FARIA, ficaria ETERNAMENTE no caos ou em seu estado primitivo !
Essa é uma declaração religiosa que talvez  possa ser enquadrada num aspecto filosófico. Não mais do que isso.
Você pode escolher a opção de Richard Dawkins, ele diz que o universo APARENTA ter sido projetado !
Não vou NEGAR o que até mesmo antes da TDI eu já notava muita complexidade perfeitamente ajustada para um fim.
Qual fim?
Vivo oscilando entre o ATEISMO e a CRENÇA, toda vez que penso que vou abraçar o ATEISMO me vem aquela reflexão: "Opa... não é bem assim !" E por enquanto, a crença tem sido vencedora !
Mesmo quando ateu, não tenho PRECONCEITO algum com Deus e repito, noto uma AVERSÃO descomunal sobre Deus ao ponto de qualquer possibilidade se haver, será jogada por debaixo do tapete !
Não há dúvida que as tolices religiosas com seus livros sagrados, seja a maior razão desta AVERSÃO por Deus ! Mas, Deus não é sinônimo de religião e nem autor de livro algum !

Novamente não entro no mérito. Toda minha crítica aqui, se dirige à aceitação do DI como algo cientificamente válido.

Lit San Ares
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1807

Mensagem por Benedito Bernal em Seg 06 Jun 2016, 10:42 pm

@Lit San Ares

Qual o fim ? Porque você precisa da água ? Porque a vida depende da luz solar e da água ? Não IMPORTA que tudo seja MERA ADAPTAÇÃO, É VISIVEL sua finalidade !

INTELIGÊNCIA, FINALIDADE... é notável !

Veja este FANTÁSTICO motor molecular movida a energia infinita através de prótons, executa 100.000 rotações por minuto... Conhecem algum motor parecido feito pelo homem ?

A construção do flagelo bacteriano é semelhante à construção de um edifício: múltiplas equipes de "trabalhadores" especializados trazem materiais, montam cada parte, descartam moldes, seguindo um cronograma complexo e rigoroso. Também tem serviços de manutenção e conserto permanentes. Até agora, só conseguimos elucidar a ponta do iceberg do funcionamento e programação desta máquina extraordinária. E ainda há quem afirme que ela seja a obra do acaso e de forças cegas!

Benedito Bernal
Pérola
Pérola

Mensagem por Benedito Bernal em Ter 07 Jun 2016, 1:46 am

Se a energia, matéria, espaço, são COISAS FINITAS que um dia acabarão em nada, então, NADA mais existirá ou passará existir. Correto ?
Ok, então, se tudo vai acabar em nada, é porque um dia já foi nada. Correto ?
Que NADA é este afinal ? Não é O NADA aonde nada e absolutamente nada existe e não possibilita existir ! Pode ser uma outra definição do NADA mas não é de fato IMPOSSIBILIDADE de existir, logo, O NADA É ALGO, ALGO que SEMPRE EXISTIU, É ETERNO e INCAUSADO !

Se a matéria, energia e espaço, SEMPRE EXISTIRAM, então, NÃO É FINITO, É ETERNO e INCAUSADO !

Se você fica nessa de que é impossível explicar O NADA, como que querendo dizer que é sim possível vir a existir algo deste nada, atenha-se apenas neste fato, este NADA que você diz não ser possível de explicar, NÃO É DE FATO IMPOSSIBILIDADE DE EXISTIR ! Pode ser outra definição do NADA mas, não é aquele NADA aonde nada e absolutamente nada pode existir ! Perceba que seja lá qual for a definição do NADA, SEMPRE EXISTIU, É ETERNO, É INCAUSADO !

ETERNIDADE e INCAUSABILIDADE é um fato IMPOSSÍVEL de DESCARTAR, não tem como. Portanto, de todos os argumentos contra Deus não se deve usar ETERNIDADE e INCAUSABILIDADE como parte destes argumentos e, não se deve perguntar quem criou Deus do mesmo modo como não se faz esta pergunta ao INCAUSADO e porque também, Deus não é criatura, é o Criador !

Graças as religiões e seus livros sagrados, vejo muita AVERSÃO sobre Deus, é praticamente IMPOSSÍVEL separar Deus da religião, infelizmente ! Mas Deus e religião não são sinônimos e a POSSIBILIDADE dele existir é uma INFERÊNCIA pessoal honesta e esta honestidade acaba ai porque nas religiões e livros sagrados, o que existe, é mero ACHISMO disfarçado de verdade, tipico da arrogância humana !

Melhor a dúvida que motiva buscar pela verdade do que a certeza que induz ao erro ! 

Benedito Bernal
Pérola
Pérola

Mensagem por Lit San Ares em Ter 07 Jun 2016, 9:56 am

Qual o fim ? Porque você precisa da água ? Porque a vida depende da luz solar e da água ? Não IMPORTA que tudo seja MERA ADAPTAÇÃO, É VISIVEL sua finalidade !
Porque as formas de vida de nosso planeta se desenvolveram dentro  dessas e outras característica e limitações que a impediram de se desenvolver de outra maneira. Mas mesmo isso é uma limitação... formas de vida podem se desenvolver independente da luz solar. Importa que seja uma adaptação, embora não “mera”. Temos condições tais que as formas de vida se dirigiram numa direção (ou num conjunto de direções) que resultaram, entre outros seres,  em nós.
Como você responde com perguntas, de maneira indireta só posso ficar deduzindo qual seria essa finalidade. Seria o surgimento de uma forma de vida racional?
O planeta já teve várias formas racionais de vida. Se formos analisar o termo racional sem preconceitos,  temos várias formas de vida racional em plena ação no nosso planeta atualmente.
Um estudo desapaixonado, desvinculado de aspectos religiosos, mostra as formas de vida inteligente do planeta como efeito, não como o resultado de um processo planejado.
Cruel isso. Muito amargo e cruel.
INTELIGÊNCIA, FINALIDADE... é notável !
Mais clareza, por favor.
Veja este FANTÁSTICO motor molecular movida a energia infinita através de prótons, executa 100.000 rotações por minuto... Conhecem algum motor parecido feito pelo homem ?
Veja Canis Majoris, maior estrela conhecida, aproximadamente 2000 vezes maior que o Sol. Você conhece algo criado pelo homem parecido com isso?
Não. E...? Isso prova o que?  O “motor” molecular prova o que?
Planejamento inteligente ou fenômeno natural?
Não é por aí, Benedito. Ainda mais se você sair do mundo razoavelmente ordenado da biologia.
A construção do flagelo bacteriano é semelhante à construção de um edifício: múltiplas equipes de "trabalhadores" especializados trazem materiais, montam cada parte, descartam moldes, seguindo um cronograma complexo e rigoroso. Também tem serviços de manutenção e conserto permanentes. Até agora, só conseguimos elucidar a ponta do iceberg do funcionamento e programação desta máquina extraordinária. E ainda há quem afirme que ela seja a obra do acaso e de forças cegas!
Cegas, que destruirão qualquer  forma biológica que não obedecer um determinado padrão dentro de determinadas circunstâncias.
Pessoas que se sentem maravilhadas, não percebem que a “perfeição”  é momentânea e subordinada ao meio. O ambiente muda e a “perfeição”  vira  ou pode virar um entrave.
O organismo biológico é maravilhoso e perfeito, até o momento que se extingue.

A falácia da poça d’água.

Lit San Ares
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Benedito Bernal em Ter 07 Jun 2016, 3:49 pm

@Lit San Ares

Como eu disse, NÃO IMPORTA que seja ADAPTAÇÃO, importa é NOTAR que cada SER VIVO por exemplo necessite daquilo que LÁ ESTÁ para suprir sua necessidade... Precisamos da luz solar e ela está disponivel. A questão é, O ACASO sem inteligência, criou a luz solar para depois adaptar um ser vivo alimentar-se desta ? O ACASO colocou nosso planeta na exata e unica posição FAVORÁVEL a vida ? O ACASO, SEM INTELIGÊNCIA, PERCEBEU que se a terra não girasse em si mesma, um lado estaria carbonizado e outro congelado ? Me parece que este ACASO seja INTELIGENTE PLANEJANDO uma coisa para a outra !

A INTELIGÊNCIA e FINALIDADE é exatamente isto, você precisa da água e ela está ai disponivel, ainda que meramente adaptação, houve INTELIGÊNCIA para ambos serem o que são sendo FINAMENTE ajustados entre si ! Nosso corpo é formado por órgãos, cada um com UMA FINALIDADE e FINAMENTE trabalhando em conjunto com A FINALIDADE de mantê-lo vivo !

FENÔMENO NATURAL, ACASO, SEM INTELIGÊNCIA, SEM INTENÇÃO DE FAZER... É a mesma coisa que você esperar ALGO ÚTIL e NECESSÁRIO cair do céu de braços cruzados !

Ok, ESQUEÇA DEUS, aceite O FENÔMENO NATURAL sem INTELIGÊNCIA, SEM CONSCIÊNCIA, SEM INTENÇÃO, como sendo A CAUSA ! Mas não distorça a lógica que te faz concluir que um OBJETO INTELIGENTE É FRUTO de uma inteligência mas, você mesmo é UM MERO ACIDENTE do ACASO ! Os cientistas passam anos estudando, graduam-se como doutores e mestres, de coisas tolas ? Quer dizer que, o que o ACASO faz sem intenção de fazer, sem inteligência, CEGO, ALIMENTA O EGO dos doutores e mestres que soam para entender o que foi feito por acidente ?

Mesmo quando sou ATEU, NÃO ME ENGANO, não tem como NEGAR A INTELIGÊNCIA no EXISTIR, a diferença é que eu sendo ateu fico mais ABOBALHADO em observar o ACASO fazendo melhor que o ÚNICO ANIMAL RACIONAL que existe no planeta ! Neste caso, sou ateu enxergando O MILAGRE sem Deus fazendo este milagre !

Talvez você esteja confundido A CAUSA com O EFEITO, não é SER ACASO ou SER INTELIGENTE, por exemplo, você é um EFEITO INTELIGENTE e a evolução diz que A CAUSA para você enquanto EFEITO não é inteligente, não tem consciência, não teve intenção de causa-lo ! Ou seja, você é um EFEITO INTELIGENTE de UMA CAUSA BURRA.

Você me deixa muito confuso, é um crente mas, ao mesmo tempo o Deus em que você crê parece ser apenas IMAGINAÇÃO sua, uma espécie de CERVEJA/CACHAÇA para confortar seu psicológico ou fugir da paranóia que é viver, afinal, você deixa claro que ele NÃO CRIOU NADA e NÃO É A CAUSA PRIMÁRIA de tudo existir e ser ! E NÃO É POSSÍVEL EVIDENCIAR Deus, se for isto que você está querendo de mim, vou decepcionar, agora, se você enxergando A INTELIGÊNCIA no EXISTIR ainda assim não considera A POSSIBILIDADE de existir Deus, então assuma ser ateu !

Benedito Bernal
Pérola
Pérola

Mensagem por Lit San Ares em Ter 07 Jun 2016, 9:26 pm

Como eu disse, NÃO IMPORTA que seja ADAPTAÇÃO, importa é NOTAR que cada SER VIVO por exemplo necessite daquilo que LÁ ESTÁ para suprir sua necessidade... Precisamos da luz solar e ela está disponivel. A questão é, O ACASO sem inteligência, criou a luz solar para depois adaptar um ser vivo alimentar-se desta ? O ACASO colocou nosso planeta na exata e unica posição FAVORÁVEL a vida ? O ACASO, SEM INTELIGÊNCIA, PERCEBEU que se a terra não girasse em si mesma, um lado estaria carbonizado e outro congelado ? Me parece que este ACASO seja INTELIGENTE PLANEJANDO uma coisa para a outra !
Não está bom. Veja bem: a luz do Sol está lá para suprir  as necessidades de seres que precisam dela, ou ela estava lá  e os seres vivos se desenvolveram em função dela?

Em outros termos: um meio ambiente possui determinadas característica para suprir as necessidades  de uma determinada espécie, ou determinada espécie se adaptou e evoluiu para sobreviver num determinado meio ambiente?

A segunda opção é a defendida pela Teoria da Evolução das Espécies. A primeira estaria mais próxima do DI e da falácia da poça d’água. Na primeira opção (em qualquer das duas perguntas) um efeito (adaptação de seres vivos ) é transformada em razão de ser da existência de um ambiente.
Isso pode ser  defendido religiosamente, mas só religiosamente.
Os processos evolutivos e o histórico dos seres vivos neste planeta mostram o quanto o DI está equivocado. Fazer um estudo sobre as grandes extinções que já ocorreram no planeta, pode ser revelador.
A INTELIGÊNCIA e FINALIDADE é exatamente isto, você precisa da água e ela está ai disponivel, ainda que meramente adaptação, houve INTELIGÊNCIA para ambos serem o que são sendo FINAMENTE ajustados entre si ! Nosso corpo é formado por órgãos, cada um com UMA FINALIDADE e FINAMENTE trabalhando em conjunto com A FINALIDADE de mantê-lo vivo !
Não vejo como tal declaração óbvia possa ser usada para defender o DI, sem ao mesmo tempo defender a TE. Ela me parece inócua.
FENÔMENO NATURAL, ACASO, SEM INTELIGÊNCIA, SEM INTENÇÃO DE FAZER... É a mesma coisa que você esperar ALGO ÚTIL e NECESSÁRIO cair do céu de braços cruzados !

Você já ouviu falar de um fenômeno meteorológico conhecido como chuva?

Lit San Ares
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Benedito Bernal em Ter 07 Jun 2016, 9:34 pm

@Lit San Ares

E não há INTELIGÊNCIA na chuva ? E a chuva não TEM FINALIDADE ?

Olha, tá tão esquisito debater com você e considerando a frieza com que você respondeu lá no tópico "Jesus X Capitalismo" com um simples basta.. Não sou psicologo mas deduzo que você está equivocado consigo mesmo quando diz ser CRENTE em Deus !

INTELIGENTE você É, mesmo que A CAUSA seja BURRA, então, seus argumentos estranhos só você mesmo com seus botões...

Benedito Bernal
Pérola
Pérola

Mensagem por Lit San Ares em Ter 07 Jun 2016, 10:16 pm

E não há INTELIGÊNCIA na chuva ?
Nenhuma.

E a chuva não TEM FINALIDADE ?
 Sob um determinado ponto de vista, não. Os seres vivos se adaptaram e se aproveitaram de um fenômeno puramente natural. Uma vez estabelecida a dependência, seres conscientes criaram  uma “finalidade” para um fenômeno cuja existência é independente deles. Sem qualquer ser vivo que se utilizaria da chuva, a água continuaria evaporando  e se precipitando sobre o planeta.
Qual a finalidade de uma montanha? Ela simplesmente existe.

Olha, tá tão esquisito debater com você e considerando a frieza com que você respondeu lá no tópico "Jesus X Capitalismo" com um simples basta..
Sendo o capitalismo o melhor que existe no momento (de acordo com você mesmo), não havia motivo para ir adiante. E quando raciocinamos, é melhor fazer isso de maneira fria e com a cabeça igualmente fria.

Não sou psicologo mas deduzo que você está equivocado consigo mesmo quando diz ser CRENTE em Deus !
Não vejo as coisas assim. Apenas separo. Se vamos estudar para descobrir algo, vamos estudar para descobrir algo. Algo que possa ser deduzido, tocado, visto, avaliado, repudiado e assim por diante.
Deus está além dessas coisas. Para mim ele está além do limite. A natureza de Deus escapa totalmente da minha compreensão, minha necessidade de Deus escapa parcialmente de minha compreensão. Mas não creio que ela possa ser classificada como um fator para fugir da paranoia de estar vivo.  Não tenho qualquer problema em existir.

INTELIGENTE você É, mesmo que A CAUSA seja BURRA, então, seus argumentos estranhos só você mesmo com seus botões...

Sendo que situações ambientais não possuem forma de consciência, o termo burra não se aplica. Nem inteligente.

A chuva não mostra sinais nem de inteligência... nem de burrice... ela apenas cai.

Lit San Ares
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Benedito Bernal em Ter 07 Jun 2016, 10:22 pm

@Lit San Ares

Ficar nervoso, como demonstrado na repetição dos seus dois últimos posts, só vai DIFICULTAR o trabalho da sua INTELIGÊNCIA ! Sim, sua INTELIGÊNCIA tem que trabalhar, ralar, não é POR ACASO que ela vai te ajudar não !

HÁ INTELIGÊNCIA NO EXISTIR !
VOCÊ É EXEMPLO DESTA INTELIGÊNCIA !

NÃO ESTOU EVIDENCIANDO DEUS !
NÃO ESTOU FALANDO DE RELIGIÃO AO CONSTATAR INTELIGÊNCIA NO EXISTIR !

Deus EXISTIR ou NÃO, É UMA POSSIBILIDADE, fique a vontade ser ateu se assim quiser !

A chuva não mostra sinais nem de inteligência... nem de burrice... ela apenas cai.
E a chuva não cai simplesmente... a água tem que evaporar, e evapora graças ao calor vindo do sol e expliquei como leigo, agora, procure saber da ciência A EXPLICAÇÃO DETALHADA de como este fenômeno acontece e pergunte aos produtores rurais qual a finalidade da chuva ! Até me lembrei que no PRÉ-PRIMÁRIO, eu com 7 anos, minha professora EXPLICOU a chuva com uma chaleira de café com agua num fogãozinho de acampar, e me fez ver o vapor de água indo ao ar...não ME ENSINOU o ACASO, ao contrário, mostrou a explicação !
Portanto, segundo a Teoria da Evolução, O ACASO deu origem, mas tudo o que já existe a partir deste ACASO, não é por acaso como que caindo do céu,tem explicação e, sem o calor e a água, por exemplo, não chove ! E por coincidência, O ACASO deu FINALIDADE para a chuva é só perguntar aos produtores rurais.
E adaptação não descarta INTELIGÊNCIA, ao contrário, muitas das nossas invenções são adaptações, por exemplo, não temos capacidade de voar mas nos adaptamos a voar inventando o asa-delta, o avião ! Fomos a lua, iremos a marte, já nos adaptamos a morar no espaço através da estação espacial internacional.... Eita INTELIGÊNCIA FANTÁSTICA fruto da SELEÇÃO NATURAL hein ?! Será que um dia pela EVOLUÇÃO, veremos uma formiga guiando uma ferrari ? Nanomotor de dar inveja ao homem, A SELEÇÃO NATURAL já criou né, antes mesmo do homem surgir e achar bem depois que é O INVENTOR das máquinas  ! Ops, como pode a SELEÇÃO NATURAL criar se não tem vida e nem inteligência ? Ou se chama SELEÇÃO NATURAL só para disfarçar que no fim É POR ACASO mesmo ?

Sabe, talvez não seja Deus versus SELEÇÃO NATURAL, Deus seria a própria SELEÇÃO NATURAL, tamanha PRECISÃO e INTELIGÊNCIA desta SELEÇÃO NATURAL ! Eu disse TALVEZ, não estou evidenciando!
SELEÇÃO NATURAL, pratica AÇÃO de selecionar como que tendo vida mas não é viva,ou é NATURAL porque é UM ACASO INTELIGENTE, sem INTENÇÃO de projetar, pois, não tem INTELIGÊNCIA e mesmo assim é A CAUSA de tudo que existe de modo inteligente e que tem vida, FORMIDÁVEL, até PARECE Deus !

Apenas separo. Se vamos estudar para descobrir algo, vamos estudar para descobrir algo. Algo que possa ser deduzido, tocado, visto, avaliado, repudiado e assim por diante.

Eu já disse, REPITO, NÃO ESTOU EVIDENCIADO Deus ! Não vou fazer ninguém descobrir Deus não ! E você continua estranho, como pode crer em Deus, QUE É O CRIADOR e, negar que há INTELIGÊNCIA no que ele criou ?
Ou para você, Deus é uma coisa e matéria outra ? Então você CRÊ em Deus que não criou nada ? A matéria é concorrente de Deus ?

E não é preciso CRER em Deus para enxergar A INTELIGÊNCIA no existir, É FATO ! Olhe-se no espelho e veja um exemplo !
REPITO, constatar INTELIGÊNCIA não é EVIDENCIAR Deus ! POSSIBILIDADE sim, dai porque Deus é objeto de FÉ ! E não me faça concluir que você sequer admite POSSIBILIDADE que é justamente o que justifica TER FÉ que Deus exista, se assim for, você é um ateu enrustido, não tem problema algum ser ateu não !
Bill Gates é como eu, agnóstico, não é religioso e ele ao dizer que enxerga no DNA, UM SOFTWARE mais sofisticado do que qualquer escrito pelo homem, está enxergando o que você nega !
Richard Dawkins, ateu militante, também enxerga INTELIGÊNCIA mas reforçando seu ateismo, ele afirma que o universo APARENTA ser um projeto inteligente !

Sendo que situações ambientais não possuem forma de consciência, o termo burra não se aplica. Nem inteligente.

Este É-MAS-NÃO-É, o que REALMENTE NÃO É, É IMPOSSIBILIDADE DE EXISTIR,pois, tudo existe. Este É-MAS-NÃO-É sendo A CAUSA, NO MINIMO, seus efeitos nos INDICA o que seja, ou MAIS QUE INTELIGENTE ou MAIS QUE BURRO !
Ser POR ACASO,como diz a Teoria da Evolução, já está dizendo, é por acaso que não possui inteligência, então, você por exemplo é um EFEITO INTELIGENTE de UMA CAUSA BURRA ! Não confunda CAUSA com EFEITO, você, é INTELIGENTE e EFEITO de UMA CAUSA que segundo a evolução, CAUSA SEM INTELIGÊNCIA, BURRA !
E ausência de consciência, não é deixar de existir, os ateus que não creem que continuarão existindo conscientemente depois da morte não podem dizer o mesmo da matéria que formou seu corpo enquanto vivos !

Cadê A PROVA de que você não é inteligente ? Não tem né ? A melhor explicação é quando esta a si mesma se basta, portanto, você mesmo, QUE É EFEITO, já é PROVA de que há INTELIGÊNCIA no EXISTIR ! Só falta saber da CAUSA, se esta é ou não INTELIGENTE também, particularmente acho IMPOSSÍVEL não ser !

Benedito Bernal
Pérola
Pérola

Mensagem por Lit San Ares em Qua 08 Jun 2016, 9:10 am

Ficar nervoso, como demonstrado na repetição dos seus dois últimos posts, só vai DIFICULTAR o trabalho da sua INTELIGÊNCIA ! Sim, sua INTELIGÊNCIA tem que trabalhar, ralar, não é POR ACASO que ela vai te ajudar não ! 
Desde quando  repetir uma resposta é sinal de nervosismo? Quando uma argumentação se torna cíclica, as respostas à ela seguem o mesmo caminho. Lógico e simples. Estou extremamente calmo. 
Já responder seus questionamentos, não tem exigido muito esforço mental.

Última edição por Lit San Ares em Qua 08 Jun 2016, 9:53 am, editado 1 vez(es)

Lit San Ares
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Lit San Ares em Qua 08 Jun 2016, 9:36 am

Eu já disse, REPITO, NÃO ESTOU EVIDENCIADO Deus ! Não vou fazer ninguém descobrir Deus não !
Calma. Está tudo bem.  Acredito em você.
E você continua estranho, como pode crer em Deus, QUE É O CRIADOR e, negar que há INTELIGÊNCIA no que ele criou ?
Compreendendo o termo "inteligência". Você criou um novo significado para o termo “inteligência”. Dizer que há inteligência em algo é bem diferente de dizer que algo foi criado inteligentemente.
Ou para você, Deus é uma coisa e matéria outra ?
Conclusão acertada.
Então você CRÊ em Deus que não criou nada ?
Acredito que Deus é o princípio criador. Mas isso é uma crença minha. Não tenho como provar tal afirmação.
A matéria é concorrente de Deus ?
Por que seria? A única maneira de levar isso em consideração seria partir para  uma forma distorcida de panteísmo.
E não é preciso CRER em Deus para enxergar A INTELIGÊNCIA no existir, É FATO ! Olhe-se no espelho e veja um exemplo !
Na verdade é possível crer em Deus sem enxergar qualquer inteligência no existir disso ou daquilo.
Sobre ser fato... você  pode enxergar inteligência nessa ou naquela criatura. Naquela outra criatura, ou pedaço de matéria ou energia, negativo. Você (eu repito) está entendendo  o termo “inteligência” ao limite.
REPITO, constatar INTELIGÊNCIA não é EVIDENCIAR Deus ! POSSIBILIDADE sim, dai porque Deus é objeto de FÉ !
Óbvio.
E não me faça concluir que você sequer admite POSSIBILIDADE que é justamente o que justifica TER FÉ que Deus exista, se assim for, você é um ateu enrustido, não tem problema algum ser ateu não !
Claro que não tem problema, tanto que eu diria... se fosse.
Bill Gates é como eu, agnóstico, não é religioso e ele ao dizer que enxerga no DNA, UM SOFTWARE mais sofisticado do que qualquer escrito pelo homem, está enxergando o que você nega !
Richard Dawkins, ateu militante, também enxerga INTELIGÊNCIA mas reforçando seu ateismo, ele afirma que o universo APARENTA ser um projeto inteligente !
Aparenta...

Lit San Ares
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Benedito Bernal em Qua 08 Jun 2016, 2:05 pm

@Lit San Ares

Compreendendo o termo "inteligência". Você criou um novo significado para o termo “inteligência”. Dizer que há inteligência em algo é bem diferente de dizer que algo foi criado inteligentemente.

Exato!  Estou dizendo desde o começo que há INTELIGÊNCIA NO EXISTIR e não OBRIGATÓRIAMENTE havendo Deus ou Criador ! E a TDI também não só mostra que há INTELIGÊNCIA NAS COISAS como a explica.
E dizer que isto, aquilo ou você, É INTELIGENTE, não é religião, é conclusão ! 

Então para você Deus é uma coisa e matéria outra ? Você disse que esta conclusão foi acertada mas você não esclareceu a pergunta !

E claro que não tem como EVIDENCIAR Deus, por isto é que, NO MAXIMO, praticamos FÉ ! Venho defendendo que HÁ POSSIBILIDADE e motivos que corroboram com esta possibilidade mas, não evidenciando e muito menos dizendo qual dos tantos deuses que fazem parte da crença humana.

Benedito Bernal
Pérola
Pérola

Mensagem por Lit San Ares em Qua 08 Jun 2016, 2:26 pm

E a chuva não cai simplesmente... a água tem que evaporar, (...)
Uma vez no formato de chuva, o que resta à água, é cair Benedito, ou como algumas vezes acontece em zonas desérticas, evaporar antes de atingir o solo.
(...) e evapora graças ao calor vindo do sol e expliquei como leigo, agora, procure saber da ciência A EXPLICAÇÃO DETALHADA de como este fenômeno acontece e pergunte aos produtores rurais qual a finalidade da chuva !
Desnecessária qualquer procura e sobre a finalidade já tratei da questão acima.
Até me lembrei que no PRÉ-PRIMÁRIO, eu com 7 anos, minha professora EXPLICOU a chuva com uma chaleira de café com agua num fogãozinho de acampar, e me fez ver o vapor de água indo ao ar...não ME ENSINOU o ACASO, ao contrário, mostrou a explicação !
Você queria que ela explicasse sobre forças aleatórias  para uma criança de 7 anos? Múltiplas variações incontroláveis provocadas por fenômenos naturais?
Tratou de uma pequenina experiência controlada para mostrar algo básico para crianças. Se ela fizesse o contrário, seria uma louca inconsequente.
Portanto, segundo a Teoria da Evolução, O ACASO deu origem, mas tudo o que já existe a partir deste ACASO, não é por acaso como que caindo do céu,tem explicação e, sem o calor e a água, por exemplo, não chove ! E por coincidência, O ACASO deu FINALIDADE para a chuva é só perguntar aos produtores rurais.
A TE não leva em consideração um agente sobrenatural, apenas isso. Nenhuma ciência natural leva em consideração um agente sobrenatural. Somente  isso.  Seres vivos se aproveitam das condições naturais de um sistema onde vivem. Não mais do que isso.
E adaptação não descarta INTELIGÊNCIA, ao contrário, muitas das nossas invenções são adaptações, por exemplo, não temos capacidade de voar mas nos adaptamos a voar inventando o asa-delta, o avião ! Fomos a lua, iremos a marte, já nos adaptamos a morar no espaço através da estação espacial internacional.... Eita INTELIGÊNCIA FANTÁSTICA fruto da SELEÇÃO NATURAL hein ?!
É o que defende a Síntese Evolutiva moderna. Mas a seleção natural não é toda poderosa,  por assim dizer.

Será que um dia pela EVOLUÇÃO, veremos uma formiga guiando uma ferrari ?
Não. Antes disso,  processos evolutivos teriam que transformar descendentes de formigas atuais em algo mais do que meros insetos coletivos. E alguma aberração social/tecnológica/metalúrgica  teria  que preservar  carros italianos por centenas  de milhões de anos.
Isso está ficando engraçado... mais engraçado.
Nanomotor de dar inveja ao homem, A SELEÇÃO NATURAL já criou né, antes mesmo do homem surgir e achar bem depois que é O INVENTOR das máquinas  ! Ops, como pode a SELEÇÃO NATURAL criar se não tem vida e nem inteligência ?
De acordo com a ciência, dispondo de bilhões de anos e uma inacreditável quantidade de material  disponível.

Ou se chama SELEÇÃO NATURAL só para disfarçar que no fim É POR ACASO mesmo ?
A seleção natural  é por natureza aleatória.  Fugir dessa afirmação é fazer uma declaração religiosa sem sustentação científica.

Sabe, talvez não seja Deus versus SELEÇÃO NATURAL, Deus seria a própria SELEÇÃO NATURAL, tamanha PRECISÃO e INTELIGÊNCIA desta SELEÇÃO NATURAL ! Eu disse TALVEZ, não estou evidenciando!
Mais um dualismo que não se sustenta.  Seleção natural envolve  condições ambientais, não muito mais do que isso.  Dizer que a  um processo natural  pressionando uma  população seria um “deus” é dizer que a doença que está ameaçando os diabos-da-Tasmânia  é uma deidade. Não funciona.
Agora...mostre-me a precisão e a inteligência da seleção natural no processo de extinção  de formas de vida, apontando dados  de paleontologia.
SELEÇÃO NATURAL, pratica AÇÃO de selecionar como que tendo vida mas não é viva, ou é NATURAL porque é UM ACASO INTELIGENTE, sem INTENÇÃO de projetar, pois, não tem INTELIGÊNCIA e mesmo assim é A CAUSA de tudo que existe de modo inteligente e que tem vida, FORMIDÁVEL, até PARECE Deus !

Não é. É apenas um termo usado para designar um conjunto enorme de fatores pressionando organismos vivos.  Querer classificar o termo como sendo  burro ou inteligente ou (pior ainda) uma divindade,  é um erro grosseiro.

Lit San Ares
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Lit San Ares em Qua 08 Jun 2016, 2:36 pm

Lit - Compreendendo o termo "inteligência". Você criou um novo significado para o termo “inteligência”. Dizer que há inteligência em algo é bem diferente de dizer que algo foi criado inteligentemente.
Benedito - Exato!  Estou dizendo desde o começo que há INTELIGÊNCIA NO EXISTIR e não OBRIGATÓRIAMENTE havendo Deus ou Criador ! E a TDI também não só mostra que há INTELIGÊNCIA NAS COISAS como a explica.
Mostre as teorias da DI defendendo a existência de inteligência em  (mero exemplo) um buraco negro.
E dizer que isto, aquilo ou você, É INTELIGENTE, não é religião, é conclusão !
Defender que há inteligência num primata dotado de cérebro é conclusão. Defender que há inteligência numa gota de água é fantasia.

Então para você Deus é uma coisa e matéria outra ? Você disse que esta conclusão foi acertada mas você não esclareceu a pergunta !
Como não? Se eu declarei a segunda pergunta/opção como conclusão acertada, é claro que defendo que para mim Deus e a matéria são distintos.

E claro que não tem como EVIDENCIAR Deus, por isto é que, NO MAXIMO, praticamos FÉ ! Venho defendendo que HÁ POSSIBILIDADE e motivos que corroboram com esta possibilidade mas, não evidenciando e muito menos dizendo qual dos tantos deuses que fazem parte da crença humana.

Fé é fé. Ciência é outra coisa. Uma coisa materialista, desconfiada, desrespeitosa e que quer provas ou pelo menos, hipóteses razoáveis.

Lit San Ares
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Lit San Ares em Qua 08 Jun 2016, 2:53 pm

Eu tinha esquecido essa parte do seu post.

Ok, ESQUEÇA DEUS, aceite O FENÔMENO NATURAL sem INTELIGÊNCIA, SEM CONSCIÊNCIA, SEM INTENÇÃO, como sendo A CAUSA ! Mas não distorça a lógica que te faz concluir que um OBJETO INTELIGENTE É FRUTO de uma inteligência mas, você mesmo é UM MERO ACIDENTE do ACASO ! Os cientistas passam anos estudando, graduam-se como doutores e mestres, de coisas tolas ? Quer dizer que, o que o ACASO faz sem intenção de fazer, sem inteligência, CEGO, ALIMENTA O EGO dos doutores e mestres que soam para entender o que foi feito por acidente ?
Se nós estamos falando  de ciência pura, sim, nós estamos deixando  de levar Deus em consideração.  Estamos procurando uma explicação naturalista para cada fenômeno, seja ele um relâmpago, um buraco negro, ou dentes em fetos de baleias que, uma vez adultos, possuem barbatanas.
Sob esse ponto de partida, o acidente seria o primeiro ser vivo ou o primeiro grupo de seres vivos (se é que não podemos dizer que com as condições implicadas na época dos primeiros seres vivos, o surgimento desses não seria algo inevitável). Já ”eu”, seria  o resultado final de bilhões de anos de evolução e reprodução bem sucedidas, já que todos os meus antepassados deixarão pelo menos um descendente viável.
Mesmo quando sou ATEU, NÃO ME ENGANO, não tem como NEGAR A INTELIGÊNCIA no EXISTIR, a diferença é que eu sendo ateu fico mais ABOBALHADO em observar o ACASO fazendo melhor que o ÚNICO ANIMAL RACIONAL que existe no planeta ! Neste caso, sou ateu enxergando O MILAGRE sem Deus fazendo este milagre !
Sendo você  um ateu flutuante em determinadas situações, o estado de confusão é mais do que compreensível. Sobre o acaso fazer melhor que o ser humano, não creio que haja uma competição ou busca por excelência aí. Dizer que um organismo reage é mais adequado do que dizer que o acaso faz. E um organismo pode ter muito tempo até mostrar a sua criatividade e perfeição evolutiva (que pode ir por terra de uma hora para outra). O ser humano, no pouco tempo em que desenvolveu sua tecnologia, até que não se saiu mal.
Talvez você esteja confundido A CAUSA com O EFEITO, não é SER ACASO ou SER INTELIGENTE, por exemplo, você é um EFEITO INTELIGENTE e a evolução diz que A CAUSA para você enquanto EFEITO não é inteligente, não tem consciência, não teve intenção de causa-lo ! Ou seja, você é um EFEITO INTELIGENTE de UMA CAUSA BURRA.
Eu sou um efeito inteligente das pressões ambientais, posteriormente sociais,  que exerceram pressão sobre os meus ancestrais que reagiram dessa ou daquela forma. Essas pressões não podem ser classificadas como inteligentes ou burras..
Você me deixa muito confuso, é um crente mas, ao mesmo tempo o Deus em que você crê parece ser apenas IMAGINAÇÃO sua, uma espécie de CERVEJA/CACHAÇA para confortar seu psicológico ou fugir da paranóia que é viver, afinal, você deixa claro que ele NÃO CRIOU NADA e NÃO É A CAUSA PRIMÁRIA de tudo existir e ser ! E NÃO É POSSÍVEL EVIDENCIAR Deus, se for isto que você está querendo de mim, vou decepcionar, agora, se você enxergando A INTELIGÊNCIA no EXISTIR ainda assim não considera A POSSIBILIDADE de existir Deus, então assuma ser ateu !
Sou o primeiro a defender que não se pode provar a existência de Deus cientificamente, logo não espero qualquer coisa do gênero de você.
Agora, eu concordo... você está muito confuso. A posição de não levar em consideração a ação e a presença  de Deus em assuntos relacionados à descobertas científicas não leva obrigatoriamente ao ateísmo. É apenas uma postura que deve ser obedecida para se pesquisar de maneira totalmente independente. Se não fosse assim, como pesquisar sem comprometimento levando em consideração a ação do Ser Supremo, cuja existência não pode ser provada cientificamente?

Vamos lá... “A INTELIGÊNCIA no EXISTIR”? 
O que é isso? Panteísmo pós moderno?

Lit San Ares
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Benedito Bernal em Qua 08 Jun 2016, 3:06 pm

@Lit San Ares

Que aconteceu ? Você havia entendido quando digo HÁ INTELIGÊNCIA no EXISTIR e agora está dizendo que afirmei que a chuva é como ser vivo com inteligência ?

Não havia entendido ? Ou deixou de entender ?

Benedito Bernal
Pérola
Pérola

Mensagem por Lit San Ares em Qua 08 Jun 2016, 3:28 pm

No meu texto, deixo claro que eu compreendo o termo inteligência. Você estendeu  o termo "inteligência". Até que ponto... isso é com você.
Na minha última pergunta quero explorar esse estendimento, esse novo significado que você desenvolveu.

Lit San Ares
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Benedito Bernal em Qua 08 Jun 2016, 3:29 pm

@Lit San Ares

Você é INTELIGENTE ? Sim ou não ?

Benedito Bernal
Pérola
Pérola

Mensagem por Lit San Ares em Qua 08 Jun 2016, 3:43 pm

Sim. Tenho autonomia e posso agir diferenciadamente perante determinados estímulos e situações.

Lit San Ares
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Benedito Bernal em Qua 08 Jun 2016, 3:54 pm

@Lit San Ares

Então você é UMA INTELIGÊNCIA fazendo parte DO CONJUNTO EXISTENCIAL !
Você sendo inteligente executa tarefas inteligentes, os resultados do seu trabalho são inteligentes e úteis !

Os objetos CRIADOS/INVENTADOS pelo homem são também INTELIGENTES por executarem tarefas ou darem resultados inteligentes !

Alguma dúvida ?

Benedito Bernal
Pérola
Pérola

Mensagem por Lit San Ares em Qua 08 Jun 2016, 4:00 pm

Não. Eles não possuem autonomia. Uma folha de papel não é inteligente... é inerte.
Ela pode ser usada inteligentemente por um ser consciente. Mas a inteligência está no ser consciente, não na folha de papel.
Qual é a reação de um símio perante o fogo?
Ele foge. 
Qual é a reação da folha de papel perante o fogo.
Inércia e incineração.

Naturalmente você pode dizer que um livro é inteligente. Mas isso é apenas figura de linguagem.

Lit San Ares
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Benedito Bernal em Qua 08 Jun 2016, 4:08 pm

@Lit San Ares

Você não aceita UTILIDADE/TAREFA INTELIGENTE ? O teu computador não executa TAREFAS INTELIGENTES ? O carro não É INTELIGENTEMENTE ÚTIL ? O onibus espacial NÃO É INTELIGENTEMENTE ÚTIL ?

Benedito Bernal
Pérola
Pérola

Mensagem por Lit San Ares em Qua 08 Jun 2016, 4:25 pm

Utilidade é uma coisa, inteligência é outra. Sem a presença do ser autônomo que age sobre os mecanismos citados, eles não são nada, além de objetos inertes.

Tire o motorista, o usuário ou o astronauta de cena, e a inteligência irá embora com eles.

Essa história poderá ser mudada com o surgimento de um computador autoconsciente. Mas aí, se isso acontecer, não teremos mais um mecanismo... ao meu ver, teremos um ser autônomo.

Lit San Ares
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Benedito Bernal em Qua 08 Jun 2016, 4:47 pm

@Lit San Ares

Como A INTELIGÊNCIA vai embora com o motorista ? Se a inteligência está na montagem do carro e no seu propósito ? 
Os resultados do seu trabalho são coisas idiotas ?

Benedito Bernal
Pérola
Pérola

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:29 am

Conteúdo patrocinado

Página 6 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: