.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» O Jesus diferente do Espiritismo
Ontem à(s) 7:39 pm por David de Oliveira

» Renan é afastado da presidência do Senado após tornar-se réu por peculato
Ontem à(s) 6:53 pm por David de Oliveira

» Oportunidades de emprego
Ontem à(s) 3:55 pm por Christiano

» Noticiário Escatológico
Ontem à(s) 3:33 pm por Jarbas

» Absurdário Escatológico
Ontem à(s) 9:56 am por Ed

» Olá...
Sex 09 Dez 2016, 10:25 pm por Ed

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Sex 09 Dez 2016, 7:40 pm por Lit San Ares

» Meditações da Bíblia
Sex 09 Dez 2016, 4:59 pm por Discipulah

» Só há um jeito do Lula perder a próxima eleição!
Sex 09 Dez 2016, 7:36 am por gusto

Quem está conectado
27 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 27 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Qual era o destinatário dos ensinamentos de Jesus no sermão do monte?

Página 16 de 18 Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17, 18  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Qual era o destinatário dos ensinamentos de Jesus no sermão do monte?

Mensagem por David de Oliveira em Sab 14 Fev 2015, 9:03 pm

Khwey escreveu:Quer saber qual a diferença entre incrédulos???

hummm hummm hummm

Acabo de crer que você realmente é analfabeto.

Para apontar diferenças é preciso comparar duas ou mais coisas.

Você quer saber da diferença entre incrédulos em comparação com o quê?
huaauhuahauha

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8363
flag : Brasil

Mensagem por David de Oliveira em Sab 14 Fev 2015, 9:08 pm

Khwey escreveu:
Valter escreveu:
Portanto, eu creio que os judeus conhecerão a Deus, se não permanecerem na incredulidade. aleluia! aleluia! aleluia!  
Você sabe porque esses judeus permanecem nesta incredulidade? 

Olha aí! 
há uma luz no fim do túnel...

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por gusto em Dom 15 Fev 2015, 1:12 pm

David de Oliveira escreveu:
Khwey escreveu:Quer saber qual a diferença entre incrédulos???

hummm hummm hummm

Acabo de crer que você realmente é analfabeto.

Para apontar diferenças é preciso comparar duas ou mais coisas.

Você quer saber da diferença entre incrédulos em comparação com o quê?
huaauhuahauha
Não sei o porque de vocês se fazerem de idiotas. Pensam que ninguém percebe?

A diferença de judeus e de não judeus incrédulos. Lógico que entenderam, afinal não são analfabetos.

Agora por que se fazem de burros, será para ganhar os burros, sei não, mas eles são infinitamente melhores que vocês, pois Deus lhes negou sabedoria, será isso que lhes acontece?

gusto
Antares
Antares

Número de Mensagens : 10550

Mensagem por gusto em Dom 15 Fev 2015, 1:37 pm

Khwey escreveu:
Valter escreveu:
Portanto, eu creio que os judeus conhecerão a Deus, se não permanecerem na incredulidade. aleluia! aleluia! aleluia!   

Olha aí! 
Há mesmo, mas amem a luz, não as trevas.

P-e-r-m-a-n-e-c-e-m  n-a  i-n-c-r-e-d-u-l-i-d-a-d-e  p-o-r-q-u-e  n-ã-o  a-c-e-i-t-a-m  o  E-v-a-n-g-e-l-h-o.

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Valter em Dom 15 Fev 2015, 2:54 pm

Khwey escreveu:
Valter escreveu:
Nós já vimos que uma parte de Israel ficou mesmo sem nova aliança. Ficaram sem entendimento, como disse o profeta Isaías (Atos 28 : 25-28).

"E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades." (Romanos 11:26)

Será que "todo o Israel" significa "toda descendência de Abraão"?

"...Nem todos os que são de Israel são israelitas, nem por serem descendência de Abraão são todos filhos (...) mas os filhos da promessa são contados como descendência." (Romanos 9:8-6) (Gálatas 3:16)

Se a salvação fosse para todos os descendentes de Abraão, Judas também seria salvo? "Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo." (João 6:70). Alguns descendentes de Abraão, Jesus disse que o pai deles era o diabo. (João 8:37-44). E alguns judeus blasfemaram do Espírito Santo (sem perdão) (Marcos 3:29e30)

Portanto, eu creio que os judeus conhecerão a Deus, se não permanecerem na incredulidade. Serão alcançados pela mesma misericórdia a nós demonstrada (Romanos 11:31) (Tito 3:4 até 7)

A mesma coisa acontece com os gentios: Foram alcançados pela misericórdia, mas se permanecerem na benignidade do Senhor... (Romanos 11:22)

Todo o Israel será salvo... porém, nem todos os que são de Israel são israelitas.

Porque quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará... (II Coríntios 3:14) E também porque o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios entre e participe da Nova Aliança (Hebreus 12:8)(Efésios 3:6).

Esta "parte endurecida" são os ramos que foram quebrados da boa oliveira. Em alegoria a parte endurecida é o filho da escrava, Israel segundo a carne, filhos da Jerusalém de baixo (Gálatas 4:25).

Israel segundo a carne não herdará com Israel de Deus:

"Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre."  (Gálatas 4:30)

Os filhos da escrava só herdarão com os filhos da promessa se não permanecerem na incredulidade, então serão enxertados na sua própria oliveira (Romanos 11:22-23), ou seja, serão enxertados no Israel de Deus.

Mas aqueles que permanecerem incrédulos = "de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre."

"Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante..." (Lucas 6:47-48) "Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim." (João 6:45) "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão." (Marcos 13:31)

Valter
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 470

Mensagem por Khwey em Dom 15 Fev 2015, 3:19 pm

Valter escreveu:
Khwey escreveu:

Porque quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará... (II Coríntios 3:14) E também porque o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios entre e participe da Nova Aliança (Hebreus 12:8)(Efésios 3:6).

Esta "parte endurecida" são os ramos que foram quebrados da boa oliveira. Em alegoria a parte endurecida é o filho da escrava, Israel segundo a carne, filhos da Jerusalém de baixo (Gálatas 4:25).
Atenção!

A expressão "veio em parte", não é o mesmo que "veio sobre uma parte". Nãozinho

Literalmente falando, qual é a sua interpretação, para este texto bíblico acima?

De onde veio o endurecimento, e quando ele terminará, com a suas palavras, segundo o seu entendimento?

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por Khwey em Dom 15 Fev 2015, 3:48 pm

gusto escreveu:
Não sei o porque de vocês se fazerem de idiotas. Pensam que ninguém percebe?

A diferença de judeus e de não judeus incrédulos. Lógico que entenderam, afinal não são analfabetos.
Muito bem, então você quer saber da diferença entre judeus incrédulos e gentios incrédulos.  :risadinha:

Uma diferença é que Jesus veio para os judeus, e não para os gentios, entre outras.

gusto escreveu:
Olha aí! 
Há mesmo, mas amem a luz, não as trevas.

P-e-r-m-a-n-e-c-e-m  n-a  i-n-c-r-e-d-u-l-i-d-a-d-e  p-o-r-q-u-e  n-ã-o  a-c-e-i-t-a-m  o  E-v-a-n-g-e-l-h-o.
Muito obrigado por nos esclarecer isto. angel

Mas, o que queremos saber mesmo é porque eles não aceitaram.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Valter em Dom 15 Fev 2015, 5:25 pm

Khwey escreveu:
Valter escreveu:
Khwey escreveu:

Atenção!

A expressão "veio em parte", não é o mesmo que "veio sobre uma parte".  Nãozinho

O endurecimento "veio em parte".
Esse endurecimento fez com que Israel se dividisse em "duas partes". Uns crentes e outros incrédulos em Jesus.

Crentes = filhos da Livre.
Incrédulos = filhos da Escrava.

As duas partes não são imutáveis. Paulo é um exemplo disso:

Ele era filho da escrava, perseguiu a igreja (Gálatas 4:29), mas se converteu em filho da livre (Gálatas 4:31).

Khwey escreveu:
Literalmente falando, qual é a sua interpretação, para este texto bíblico acima?

De onde veio o endurecimento, e quando ele terminará, com a suas palavras, segundo o seu entendimento?

Deus permitiu esse endurecimento, para salvar o mundo:

"E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!"  (Romanos 11:12) "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)

Deus enviou o seu Filho para salvar o mundo, salvar judeus remanescentes e gentios, enxertando os gentios na raiz da boa oliveira (judeus remanescentes), para que os gentios participassem das promessas/profecias (Efésios 2:12)(Efésios 3:6).

E também, o endurecimento veio, para Deus usar de misericórdia com os judeus, assim como usou com os gentios:

Romanos 11:
30  Porque assim como vós também antigamente fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles,
31  Assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada.
32  Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.

Última edição por Valter em Dom 15 Fev 2015, 10:57 pm, editado 1 vez(es)

"Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante..." (Lucas 6:47-48) "Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim." (João 6:45) "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão." (Marcos 13:31)

Valter
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Dom 15 Fev 2015, 5:57 pm

Valter escreveu:
Khwey escreveu:
Atenção!

A expressão "veio em parte", não é o mesmo que "veio sobre uma parte".  Nãozinho

Esse endurecimento fez com que Israel se dividisse em "duas partes". Uns crentes e outros incrédulos em Jesus.
Não existe divisão de Israel na bíblia e a condição de todo o Israel qualquer um pode comprovar hoje mesmo.

O endurecimento vir "em parte" sobre Israel, significa que o endurecimento afetou outros, além de Israel.

Valter escreveu:
Khwey escreveu:

Deus permitiu esse endurecimento, para salvar o mundo:
Você não entendeu a pergunta.

Qual foi a origem do endurecimento?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por David de Oliveira em Seg 16 Fev 2015, 9:28 am

Valter escreveu:

Ele era filho da escrava, perseguiu a igreja (Gálatas 4:29), mas se converteu em filho da livre (Gálatas 4:31).

Que pérola! japinha

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Valter em Seg 16 Fev 2015, 5:08 pm

Khwey escreveu:
Não existe divisão de Israel na bíblia e a condição de todo o Israel qualquer um pode comprovar hoje mesmo.

Se você não aceita a revelação de Gálatas 4:22-31 mostrando a divisão de Israel, e que uma parte de Israel recebe a promessa, e a outra parte é lançada fora da Nova Aliança, então eu não posso te força a crer nisso.

Khwey escreveu:Qual foi a origem do endurecimento?

Creio que o endurecimento começou com a pregação do evangelho. Quando Jesus dividiu o povo entre crentes e incrédulos: 

"Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão; Porque daqui em diante estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três. O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra." (Lucas 12 : 51-53)

Valter
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Seg 16 Fev 2015, 5:31 pm

Valter escreveu:
Khwey escreveu:

Se você não aceita a revelação de Gálatas 4:22-31 mostrando a divisão de Israel, e que uma parte de Israel recebe a promessa, e a outra parte é lançada fora da Nova Aliança, então eu não posso te força a crer nisso.
Nãozinho

A explicação da figura trata-se das duas alianças:

Gálatas
4:24 O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar.

Ou seja, a primeira aliança encerrou a todos debaixo da desobediência, enquanto que a segunda, libertou.

Neste texto não tem nenhuma revelação sobre divisão de Israel.

Valter escreveu:
Khwey escreveu:Qual foi a origem do endurecimento?

Creio que o endurecimento começou com a pregação do evangelho. Quando Jesus dividiu o povo entre crentes e incrédulos: 
Por que eles não creram?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Valter em Seg 16 Fev 2015, 6:04 pm

Khwey escreveu:
Valter escreveu:
Khwey escreveu:

Nãozinho

A explicação da figura trata-se das duas alianças:

Gálatas
4:24 O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar.

Ou seja, a primeira aliança encerrou a todos debaixo da desobediência, enquanto que a segunda, libertou.

Neste texto não tem nenhuma revelação sobre divisão de Israel.

"Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora."  (Gálatas 4:29)

Os filhos gerados pela Antiga Aliança perseguiram os filhos gerados pela da Nova Aliança. Paulo foi um filho da Antiga Aliança que perseguiu os filhos da livre (Gálatas 1:13).

Khwey escreveu:
Por que eles não creram?

Porque alguns foram endurecidos. Como profetizou Isaías. (João 12:37-43)

Valter
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Seg 16 Fev 2015, 6:17 pm

Valter escreveu:
"Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora."  (Gálatas 4:29)

Os filhos gerados pela Antiga Aliança perseguiram os filhos gerados pela da Nova Aliança. Paulo foi um filho da Antiga Aliança que perseguiu os filhos da livre (Gálatas 1:13).
Os judeus perseguiram os discípulos de Jesus. Isto não caracteriza uma divisão em Israel, uma vez que tais discípulos foram chamados por Deus para este propósito.

Valter escreveu:
Khwey escreveu:
Por que eles não creram?

Você poderia explicar com as suas palavras, demonstrando o seu entendimento sobre como eles foram endurecidos?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Valter em Ter 17 Fev 2015, 10:23 am

Khwey escreveu:
Valter escreveu:

Os judeus perseguiram os discípulos de Jesus. Isto não caracteriza uma divisão em Israel, uma vez que tais discípulos foram chamados por Deus para este propósito.

Paulo disse que somos filhos da Nova Aliança (Gálatas 4:31). Mas o povo da igreja estava querendo se colocar debaixo da Lei de Moisés, ou seja, queriam ser filhos da escrava (Gálatas 4:21-22).

A revelação da alegoria dos dois filhos de Abraão, não fala apenas das duas alianças, mas principalmente dos filhos. Os filhos é que são afetados pelas alianças.

O perigo de se colocar debaixo da antiga aliança é cair da graça de Deus:

"Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído."  (Gálatas 5 : 4) "Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre."  (Gálatas 4:30)

"Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão; porque daqui em diante estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três. O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra. (Lucas 12:51-53)

"Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha."  (Mateus 12:30)

Quando Paulo perseguiu a igreja (Gál 1:13), não havia ainda gentios no meio, apenas judeus na igreja. O texto mostra a clara divisão entre os filhos de cada aliança, entre os que estavam seguindo o Messias (nova aliança/novo testamento) e os que estavam contra o Messias (antiga aliança/antigo testamento). Você entende que eles estavam unidos na mesma fé, ou divididos?

Valter
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Ter 17 Fev 2015, 12:31 pm

Valter escreveu:
Paulo disse que somos filhos da Nova Aliança (Gálatas 4:31). Mas o povo da igreja estava querendo se colocar debaixo da Lei de Moisés, ou seja, queriam ser filhos da escrava (Gálatas 4:21-22).

A revelação da alegoria dos dois filhos de Abraão, não fala apenas das duas alianças, mas principalmente dos filhos. Os filhos é que são afetados pelas alianças.
Sim, mas a alegoria refere-se apenas às duas alianças.

Não fala de divisão de Israel, porque pessoas além de Israel podem ser filhos de Deus, com a nova aliança.

Valter escreveu:Quando Paulo perseguiu a igreja (Gál 1:13), não havia ainda gentios no meio, apenas judeus na igreja.
Você está equivocado.

Atos
2:5 E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.

Estes daí foram batizados com o Espírito Santo, e quem está nesta condição faz parte da igreja.

Valter escreveu:O texto mostra a clara divisão entre os filhos de cada aliança, entre os que estavam seguindo o Messias (nova aliança/novo testamento) e os que estavam contra o Messias (antiga aliança/antigo testamento).
Se isto te satisfaz, havia a divisão entre Israel e Cristãos, os quais compreendem os de todas as nações, e portanto não são Israel. Eram uma minoria na ocasião.

Logo, não se pode dizer que havia uma divisão em Israel com base nisto.  Nãozinho

Mas, atenção!

Estamos com foco somente no Israel endurecido, tal como você o conhece nos dias de hoje.

Valter escreveu:Você entende que eles estavam unidos na mesma fé, ou divididos?
Divididos, tal como eu disse acima.

Eu entendo que alguns de Israel foram chamados por Deus, não sendo endurecidos, para então darem a condição da continuidade do plano.

Imagine se todos os judeus estivessem endurecidos. Não seria possível anunciar o evangelho aos gentios, tal como consta nos planos de Deus.

Valter escreveu:
Antes de qualquer outro comentário, você poderia explicar isto com as suas palavras, demonstrando o seu entendimento sobre como eles foram endurecidos?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por gusto em Ter 17 Fev 2015, 9:44 pm

Valter escreveu:

Que pérola! japinha
Ri-se de Quê?

Aqueles que não se convertem continuam sob a lei, são escravos do pecado.

gusto
Antares
Antares

Mensagem por David de Oliveira em Ter 17 Fev 2015, 10:39 pm

Khwey escreveu:

Eu entendo que alguns de Israel foram chamados por Deus, não sendo endurecidos, para então darem a condição da continuidade do plano.

Imagine se todos os judeus estivessem endurecidos. Não seria possível anunciar o evangelho aos gentios, tal como consta nos planos de Deus.

Muito bom...

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por gusto em Ter 17 Fev 2015, 10:49 pm

Khwey escreveu:Eu entendo que alguns de Israel foram chamados por Deus, não sendo endurecidos, para então darem a condição da continuidade do plano.
Que plano?

Khwey escreveu:Imagine se todos os judeus estivessem endurecidos. Não seria possível anunciar o evangelho aos gentios, tal como consta nos planos de Deus.
Para Deus tudo é possível.

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Khwey em Ter 17 Fev 2015, 10:54 pm

gusto escreveu:
Khwey escreveu:Eu entendo que alguns de Israel foram chamados por Deus, não sendo endurecidos, para então darem a condição da continuidade do plano.
Que plano?

Atos
15:7 E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem.

Será que vai ser preciso explicar?  angel

gusto escreveu:
Khwey escreveu:Imagine se todos os judeus estivessem endurecidos. Não seria possível anunciar o evangelho aos gentios, tal como consta nos planos de Deus.
Para Deus tudo é possível.
Sim, pois o evangelho foi mesmo anunciado aos gentios.

cafezinho

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por gusto em Ter 17 Fev 2015, 11:02 pm

Mesmo que nenhum judeu cresse, o Evangelho seria anunciado. Pois para Deus nada, NADA, é impossível. leia

gusto
Antares
Antares

Mensagem por gusto em Ter 17 Fev 2015, 11:04 pm

Esqueceu que Jesus veio para ser rei. Ele não veio para ser morto.

"Veio para os seus, mas os seus não o receberam."

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Khwey em Ter 17 Fev 2015, 11:06 pm

gusto escreveu:Mesmo que nenhum judeu cresse, o Evangelho seria anunciado. Pois para Deus nada, NADA, é impossível. leia
Você quis saber qual era o plano. O plano de Deus era aquele. oh my

Dããã...

japinha

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por gusto em Ter 17 Fev 2015, 11:07 pm

O plano de Deus é que Jesus fosse assassinado?

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Khwey em Ter 17 Fev 2015, 11:07 pm

gusto escreveu:O plano de Deus é que Jesus fosse assassinado?
Também.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:59 am

Conteúdo patrocinado

Página 16 de 18 Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17, 18  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: