.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» DESAFIO AOS DO LIVRE ARBITRIO
Hoje à(s) 5:59 pm por Justo

» A eleição torna-nos robôs?
Hoje à(s) 5:58 pm por Justo

»  Endurecimeto do Faraó
Hoje à(s) 5:55 pm por Justo

» Livre arbítrio, auto idolatria
Hoje à(s) 5:53 pm por Justo

» Golpe é o cacete, agora é golpe no golpe!
Hoje à(s) 5:27 pm por David de Oliveira

» Consequências da Reeleição
Hoje à(s) 12:02 pm por EVANGELISTA/RJ/MSN

» Noticiário Escatológico
Hoje à(s) 2:40 am por Jarbas

» O homem na lua...
Hoje à(s) 1:38 am por Khwey

»  Arqueólogos encontram selo que comprova veracidade de histórias da Bíblia
Qua 30 Nov 2016, 2:15 am por Christiano

Quem está conectado
61 usuários online :: 2 usuários cadastrados, 1 Invisível e 58 Visitantes :: 2 Motores de busca

David de Oliveira, Justo

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 7:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Canonização custa uma fortuna

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Canonização custa uma fortuna

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Dom 21 Set 2014, 6:01 pm



País precisaria investir cerca de R$ 100 mil para canonização de santos

Pesquisador que lança livro sobre o tema conclui que lobby no Vaticano também deveria ser forte

FRANCISCO EDSON ALVES

Rio - Por que o Brasil, com mais de 123 milhões de católicos, só tem três santos — José de Anchieta, Madre Paulina e Frei Galvão? Faltam dinheiro e lobby de parentes e amigos para divulgar as virtudes dos candidatos à santidade junto ao Vaticano, onde um processo, que envolve quatro etapas (Servo de Deus, Venerável, Beato e Santo), pode durar décadas e custar mais de R$ 100 mil. A conclusão, do pesquisador de beatificações Lauro Barretto, vai constar no livro de sua autoria “A Menina Odetinha e o Padim Padre Cícero — Duas Santidades sob Enfoque”, que será lançado em breve. Para ele, quem possui mais dinheiro tem mais chances de chegar ao posto de santo.


Sérgio Amaral, 38, agradece uma graça alcançada por intermédio do surfista e seminarista Guido Schäffer, sepultado no São João Batista
Foto:  Carlo Wrede / Agência O Dia


É o caso da carioca Odetinha (Odette Vidal de Oliveira, que morreu de hepatite e paratifo, em 1939, aos 9 anos), cujo processo de beatificação teve início em janeiro deste ano. A família milionária abriu a carteira e teve papel decisivo na formação e difusão da crença da aura angelical que a envolve há 74 anos”, diz Barretto.

Durante as investigações, o pesquisador encontrou publicações nos maiores jornais da época, logo após a morte da menina, exaltando as virtudes cristãs da garota. Odetinha ganhou também biografia do padre Afonso Maria Germe, que era amigo da família. “No Cemitério São João Batista (em Botafogo), onde foi enterrada, seus pais distribuíam terços, santinhos e panfletos exaltando o patrocínio de uma obra social em nome da filha”.


Túmulo de Betinha, no Cemitério São João Batista, Botafogo. Apesar das placas de agradecimentos de fiéis, família não fala sobre o assunto
Foto:  Estefan Radovicz / Agência O Dia

O pesquisador também acredita que a popularidade relâmpago do médico e seminarista voltarredondense Guido Schäffer, que morava em Copacabana, e morreu em 2009, aos 34 anos, surfando no Recreio dos Bandeirantes, e que já teve o processo de beatificação iniciado, se deve à ampla influência da família, dos amigos e da própria Igreja Católica. Reportagens na TV são recorrentes sobre o “primeiro santo surfista”, que tem o cardeal dom Orani Tempesta como uma espécie de padrinho.
Uma associação foi aberta para receber doações em dinheiro e promover ações humanitárias. Eles também usam as redes sociais para difundir os feitos cristãos do rapaz. “Sabemos dos altos custos de uma canonização, mas, com fé, Deus proverá tudo”, acredita a mãe de Guido, Maria Nazareth, 65. Graças à mobilização da família, mais de 100 mil santinhos de Guido foram confeccionados em cinco línguas e enviados até para a Índia.


O pesquisador Lauro Barreto, ao lado do túmulo do padre Maurílio
Foto:  Estefan Radovicz / Agência O Dia

Para mim, ele já é santo. Pedi que me ajudasse a ter carteira assinada e quatro dias depois fui atendido”, revela o encarregado de limpeza, Sérgio Amaral, 38. Donos de fazenda de café, em Petrópolis, Zélia e Jerônimo, que morreram no início do século passado e já são Servos de Deus, contam com a ajuda da Igreja na propagação de sua história. Na Catedral Metropolitana do Rio, milhares de santinhos do casal, com oração para a beatificação assinada por dom Orani, são distribuídos todos os dias.

‘É um caminho muito difícil para os pobres’, diz padre

Sem a ingerência familiar e de amigos, candidatos a santos pela fé popular não têm previsão de beatificação. Padre Cícero, do Nordeste, venerado no país inteiro, é um exemplo. “É um caminho muito difícil para os pobres. Me perguntam por que a Igreja não abre processos sem despesas para os mais humildes e eu não sei responder”, critica o padre Neri Feitosa, maior biógrafo de Cícero. No Cemitério São João Batista, próximo ao badalado túmulo de Guido Schäffer, estão os jazigos de Eloize Guterres, a Neguinha (morta em 1972), e Elizabete de Oliveira Mota, a Betinha (1968). Nos dois, há pilhas de placas com agradecimentos por graças e milagres atribuído às duas, ignoradas pela Igreja, assim como o padre Maurílio Teixeira Penido, que morreu 1970, em Petrópolis. A Igreja garante que já há estudos sobre a vida dele e que causas são abertas a pedidos de parentes e fiéis.
Não falo sobre isso”, diz o pai de Betinha, o empresário Francisco Mota. Já beatificada, Madre Maria José de Jesus (Honorina de Abreu), filha do historiador Capistrano de Abreu, tem seu processo emperrado há duas décadas. “O dinheiro manda até em canonizações”, desabafou, num artigo, a neta de Honorina, a jornalista Anna Ramalho.

Vaticano cria lista de preços

Dom Roberto Lopes, delegado para a Causa dos Santos da Arquidiocese do Rio, diz que despesas “são inevitáveis”. “Mas são sempre pagas por associações, mantidas por devotos”, explica, lembrando que famílias de candidatos à santidade, como a de Odetinha e o casal Zélia e Jerônimo, doaram seus bens aos pobres.

Irmã Célia Cadorin, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, maior autoridade na defesa de canonizações, concorda: “Há altos gastos com teólogos, peritos e médicos, que esmiúçam a vida dos candidatos”. Em janeiro, o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos no Vaticano, cardeal Angelo Amato, criou uma “lista de preços”, em busca de “sobriedade e igualdade”.


fonte:

http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-09-20/pais-precisaria-investir-cerca-de-r-100-mil-para-canonizacao-de-santos.html

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Número de Mensagens : 6000
flag : Brasil
Data de inscrição : 15/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Canonização custa uma fortuna

Mensagem por David de Oliveira em Dom 21 Set 2014, 10:52 pm

Isso é a coisa mais ingênua que já vi. Decidir se o cara vai ser "santo" ou não; pior ainda... No Vaticano!


 Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8351
flag : Brasil
Data de inscrição : 28/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Canonização custa uma fortuna

Mensagem por Jan Mozol em Seg 22 Set 2014, 3:23 pm

Ingenua???
Burra e otária mesmo!


"Pois eu digo: Jesus Cristo virá nos arrebatar em 2010...
Maranata.
"Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." (Apocalipse 3 : 11)"

Néééé!
O certo é isso:
“Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus” (2Ts 2.2-4)ACF

Jan Mozol
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3574
Idade : 54
flag : Argentina
Data de inscrição : 27/04/2008

http://www.thundercnc.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Canonização custa uma fortuna

Mensagem por David de Oliveira em Seg 22 Set 2014, 5:34 pm

Jan Mozol escreveu:Ingenua???
Burra e otária mesmo!

Concordo, mas o burro e o otário são ingênuos também...


 Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8351
flag : Brasil
Data de inscrição : 28/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Canonização custa uma fortuna

Mensagem por David de Oliveira em Ter 23 Set 2014, 1:10 am

David de Oliveira escreveu:
Jan Mozol escreveu:Ingenua???
Burra e otária mesmo!

Concordo, mas o burro e o otário são ingênuos também...

Falar nisso, o Brasil é o maior país católico do mundo, o que vale dizer que recebem uma fortuna dos nossos católicos, mas... não somos dignos de elegerem os nossos "santos". Só querem o dinheiro dos nossos católicos e manter tudo como dantes... nas catedrais do Abrantes da Europa japinha


 Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8351
flag : Brasil
Data de inscrição : 28/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Canonização custa uma fortuna

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:59 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum