.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Já existíamos antes de nascermos
Hoje à(s) 5:37 pm por Eterna

» Um conselho aos debatedores de internet
Hoje à(s) 4:18 pm por Eterna

» Eleição, a dor e a loucura do incrédulo.
Hoje à(s) 4:03 pm por Eterna

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Hoje à(s) 3:33 pm por Cartman

» Noticiário Escatológico
Hoje à(s) 12:15 pm por Jarbas

»  Endurecimeto do Faraó
Hoje à(s) 4:14 am por Lit San Ares

» Livre arbítrio, auto idolatria
Hoje à(s) 3:39 am por Lit San Ares

» PREDESTINAÇÃO DE DEUS
Ontem à(s) 10:10 pm por gusto

» Onde congregar?
Ontem à(s) 10:01 pm por gusto

Quem está conectado
65 usuários online :: 3 usuários cadastrados, 1 Invisível e 61 Visitantes :: 1 Motor de busca

irmão, Khwey, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

A seleção natural

Página 2 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: A seleção natural

Mensagem por Erivelton em Qui 25 Dez 2008, 4:50 pm

fzapp escreveu:Erivelton, já foi explicado para você no Clube Cético num post de mais de 30 páginas tudo isso até a exaustão... você dizer que 'a ciência não sabe explicar' é no mínimo desonesto, você está fazendo de conta que nada foi explicado para você !
Para lembrar: http://clubecetico.org/forum/index.php/topic,18053.0.html
Então me mostre onde está a resposta na qual perguntei?
Seleção natural a partir de células. Pelo que sei nem a ciência reconheçe isto.

Erivelton
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 592
flag : Brasil

Mensagem por Erivelton em Qui 25 Dez 2008, 4:54 pm

Luís escreveu:Lúcifer? Que tal Chapeuzinho Vermelho?
O que te faria acreditar na palavra de Deus?
O que realmente voce está querendo?

Erivelton
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Tupac em Qui 25 Dez 2008, 8:13 pm

Erivelton escreveu:
fzapp escreveu:Erivelton, já foi explicado para você no Clube Cético num post de mais de 30 páginas tudo isso até a exaustão... você dizer que 'a ciência não sabe explicar' é no mínimo desonesto, você está fazendo de conta que nada foi explicado para você !
Para lembrar: http://clubecetico.org/forum/index.php/topic,18053.0.html

Erivelton, acontece que você ao não entender o que lhe é explicado, ou pela resposta ser diferente daquela preconcebida por ti como correta, diz que a ciencia não sabe explicar. Mas ja gastaram, em um unico topico, 50 paginas de explicações, isso sem contar os outros diversos topicos nos quais você sempre repete as mesmas perguntas de modos diferentes, e sem sentido.

Portanto, não é verdade o que você afirma.

“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.” Nietzsche

Meu site, galera - www.bemviveronline.com
Ultimos textos (meus): Lyoto x Shogun || Poeira de estrelas Valew...

Tupac
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1112

Mensagem por Luís em Qui 25 Dez 2008, 8:16 pm

Erivelton escreveu:

1- O que e como seria um "Deus"?

2- Como podemos observar um?

3- Onde está esta 'palavra de Deus' e o que te faz pensar que não é a palavra do homem?

4- Agora, estou querendo tomar um sorvete, está quente por aqui!

Luís
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4099
flag : Canada

Mensagem por Richfield em Qui 25 Dez 2008, 8:19 pm

Você irá sentir o gelado do sorvete.

Para se refrescar você procura algo gelado.

Quem procura acha!

Que procura Deus acha Deus!

Entendeu?

Richfield
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 75

Mensagem por Erivelton em Qui 25 Dez 2008, 8:21 pm

Tupac escreveu:
Portanto, não é verdade o que você afirma.
Eu sabia que não ía mostrar o argumento que lhe pedi. Ao menos me mostre onde está esta explicação que eu não entendi. Estou aguardando.

Erivelton
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Erivelton em Qui 25 Dez 2008, 8:24 pm

Luís escreveu:
Erivelton escreveu:
3- Onde está esta 'palavra de Deus' e o que te faz pensar que não é a palavra do homem?
Luís, voce não me respondeu o que faria voce crer na palavra de Deus.
Qual o teu objetivo: Pregar que Deus não existe ou tem alguma esperança que ele existe?
Gostaria de saber os teus propósitos.

Erivelton
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Luís em Sex 26 Dez 2008, 1:40 pm

Erivelton escreveu:
Luís escreveu:
Erivelton escreveu:
Luís, voce não me respondeu o que faria voce crer na palavra de Deus.
Qual o teu objetivo: Pregar que Deus não existe ou tem alguma esperança que ele existe?
Gostaria de saber os teus propósitos.

Penso que isto foi respondido noutro tópico.

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Erivelton em Dom 28 Dez 2008, 7:36 am

Luís escreveu:

Penso que isto foi respondido noutro tópico.
Foi sim. Obrigado!

Erivelton
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Erivelton em Qui 01 Jan 2009, 11:32 pm

Sinceramente não entendo como ateus conseguem acreditar que tudo veio do acaso inteligentemente.
Se não tivéssemos os pés, os dedos das mãos, o joelho e o cotovelo, os ombros etc...com certeza teríamos que criar recursos artificias para podermos sobreviver de uma forma melhor. Nisto poderíamos admitir que nada fazia sentido Deus ter criado o ser humano com tantas deficiências.
Agora me expliquem porque tudo tinha que ser tão organizado assim:
Porque precisávamos de joelhos? Não poderíamos andar sem eles?
Porque precisávamos do cotovelo? Não poderíamos viver sem eles?
Porque precisávamos das mãos flexíveis divididas em 5 dedos?
Não poderíamos sobreviver sem as mãos?
Porque precisávamos de uma inteligência diferente das demais espécies?
Porque tínhamos que que possuir uma flexibilidade no tronco para podermos sentar no vaso e fazer nossas necessidades? Não poderíamos sobreviver sem sentar?
Porque precisávamos dos pés em sentido horizontal para apoir todo o corpo?
Não poderíamos sobreviver sem os pés?
Como a evolução iria saber que se deixasse 2 buracos na parte frontal do cranio ali se encaixariaa visão?
E daí que células se multiplicam? oh my E daí?
A complexidade disto tudo está na forma organizada da estrutura física da espécie.
Se a evolução não teve nenhum propósito pré-inteligente então nada seria tão organizado como vemos.
A ciência teria que inventar vários artifícios para que pudessemos ter uma facilidade melhor para nossa sobrevivencia. Se não tivéssemos as mãos a ciencia criaria uma mão mecânica e assim seria para vários setores do corpo.

Erivelton
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Luís em Sex 02 Jan 2009, 12:02 am

Erivelton escreveu:Sinceramente não entendo como ateus conseguem acreditar que tudo veio do acaso inteligentemente.
Se não tivéssemos os pés, os dedos das mãos, o joelho e o cotovelo, os ombros etc...com certeza teríamos que criar recursos artificias para podermos sobreviver de uma forma melhor. Nisto poderíamos admitir que nada fazia sentido Deus ter criado o ser humano com tantas deficiências.
Agora me expliquem porque tudo tinha que ser tão organizado assim:
Porque precisávamos do cotovelo? Não poderíamos viver sem eles?
Porque precisávamos das mãos flexíveis divididas em 5 dedos?
Não poderíamos sobreviver sem as mãos?
Porque precisávamos de uma inteligência diferente das demais espécies?
Porque tínhamos que que possuir uma flexibilidade no tronco para podermos sentar no vaso e fazer nossas necessidades? Não poderíamos sobreviver sem sentar?
Porque precisávamos dos pés em sentido horizontal para apoir todo o corpo?
Não poderíamos sobreviver sem os pés?
Como a evolução iria saber que se deixasse 2 buracos na parte frontal do cranio ali se encaixariaa visão?
E daí que células se multiplicam? oh my E daí?
A complexidade disto tudo está na forma organizada da estrutura física da espécie.
Se a evolução não teve nenhum propósito pré-inteligente então nada seria tão organizado como vemos.
A ciência teria que inventar vários artifícios para que pudessemos ter uma facilidade melhor para nossa sobrevivencia. Se não tivéssemos as mãos a ciencia criaria uma mão mecânica e assim seria para vários setores do corpo.
Eri,

Entendo tua perplexidadade diante das complexas criações da natureza. Este é nosso instinto normal.

Sei algo bastante para explicar-te, mas isto não é fácil, senão bastante trabalhoso. O mais importante para que possas entender como a natureza pode partir de seres monocelulares e chagar a seres complexos como felinos ou humanos é saberes que ela nunca é rápida nestes processos. A rapidez, em casos semelhantes, como as complexas máquinas humanas, são apenas possíveis por métodos tecnológicos intencionais, que são intervenções complexas na natureza, resultantes de lentos acumulos de conhecimentos.

Por exemplo, se propões à uma tribo indígena que façam um automóvel, nunca o farão, porque não possuem nem meios materiais nem mentais para isto. Entre o estado tribal original e o estado tecnológico atual, passou-se milênios. Só depois deste tempo de acumulo de conhecimento somos capazes de transformações rápidas.

Na natureza não inteligente, o processo é muito mais lento, porque ela é inteiramente "burra" e não inteligente. Isto faz com que transformações de seres vivos levem não dezenas de milênios, mas milhões e bilhões de anos.

Como não estamos acostumados a lidar com tempos tão extensos, não percebemos que o trabalho da natureza com respeito à vida, é um 'trabalho de formiguinha', onde de um dia para outro, de um século ou milênio para outro, pode-se não enxergar nenhuma mudança. Exemplos muito bons são os jacarés e outros répteis, que existem há mais de 70 milhões de anos, sem nenhuma mudança significativa em seu design.

O seres mudam para se adaptar as mudanças do ambiente. Se o clima é estável, há alimento suficiente e a colônia cresce com saúde, não há porque haver mudanças. Se, pelo contrario, estes parâmetros se alteram, ou os seres acompanham esta mudança ou perecem. O que acontece quanto mudanças muito bruscas, devido à catástrofes, não dão tempo para os seres se adaptarem. Neste caso perecem, como pereceram a maior parte das espécies há havidas.

O fator TEMPO é fundamental, são fatias enormes dele que a natureza usa para alterar seus projetos originais. Para deixa isto mais claro, sabemos que a terra foi habitada durante 3,5 bilhões de anos apenas por micróbios, tendo se diversificado há apenas 500 milhões de anos, quando mudanças climáticas e ambientais geraram esta necessidade. Como vês, criar um animal como o Sapiens Sapiens não é coisa para seis dias como sugere o mito, mas para 4,0 bilhões de anos. Um processo nada mágico, não?

Descobrir e documentar tudo isto é muito mais difícil e trabalhoso do que criar uma religião com dogmas 'prontinhos', mas o único caminho para o verdadeiro conhecimento.

Grande abraço,

"A razão de eu jamais haver visto teu deus é que ele está na tua imaginação."

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Jarbas em Sex 02 Jan 2009, 2:11 am

Luís escreveu:.
Antes do crer, prefiro o saber! ti amo

"Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade." (II Timóteo 3 : 7) biblia

Maranata

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."
  (Provérbios 8 : 13)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 15314

Mensagem por Jarbas em Sex 02 Jan 2009, 2:22 am

Erivelton escreveu:

Ele está tentando arrebatar algum para o inimigo, como fizeram com o Guardião... ai, caramba!

Maranata.

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."  (Lucas 21 : 36)

"Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;"  (II Pedro 2 : 9)

"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal."  (Isaías 57 : 1)

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Erivelton em Sex 02 Jan 2009, 9:43 am

Luís escreveu:
Na natureza não inteligente, o processo é muito mais lento, porque ela é inteiramente "burra" e não inteligente. Isto faz com que transformações de seres vivos levem não dezenas de milênios, mas milhões e bilhões de anos.
Uma pessoa burra que tem deficiência mental vai aprender alguma coisa na vida?
Se o processo de evolução é burra como iria encaixar os processos de evolução inteligentemente?
Luís ninguém por mais que se esforçe não vai encontrar explicações para esta complexidade. Nosso corpo humano mostra que algo veio de alguém que nos projetou, pois do acaso nada seria tão explicativo como vemos.
Porque alguns cientista creem em Deus? Eles estudaram e tem motivos para fazerem tal declaração.
Quero ver colocar um desenhista num quarto escuro e mandar ele fazer um desenho perfeito pintando com todas as cores sem errar.
A evolução sem nenhuma inteligencia teria que ter sido assim e os osrganismo das espécieis teriam várias explicações sem sentido.
Graça e paz.

Erivelton
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Erivelton em Sex 02 Jan 2009, 9:46 am

Onde é que a evolução cêga e burra ao longo da evolução iria parar a evolução das pernas para colocar um joelho alí com a finalidade de dar melhor movimentação as pernas?
Porque não continuo reta até os pés?
Não dá para perceber que isto foi algo inteligentemente pensado?
Ateus, acordem!

Erivelton
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Luís em Sex 02 Jan 2009, 11:07 am

Jarbas escreveu:
Antes do crer, prefiro o saber!
"Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade." (II Timóteo 3 : 7) biblia
Maranata
Palavras, palavras...Que qualquer papel aceita. A realidade não se faz de palavras, mas de átomos e de forças (4).

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por athos em Sex 02 Jan 2009, 12:08 pm

Completando o que o Jarbas postou.

II TIMÓTEO 3

7 Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.

8 E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.

9 Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.

10 Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, , longanimidade, amor, paciência,

11 Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o SENHOR de todas me livrou;

12 E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.

13 Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.

14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,

15 E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus.

16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Cal escreveu:A ideia de Deus é irrefutável, pois nada provaria que Ele não existe.

athos
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1156

http://www.peniel.forumeiros.com

Mensagem por Luís em Sex 02 Jan 2009, 12:37 pm

Erivelton escreveu:Onde é que a evolução cêga e burra ao longo da evolução iria parar a evolução das pernas para colocar um joelho alí com a finalidade de dar melhor movimentação as pernas?
Porque não continuo reta até os pés?
Não dá para perceber que isto foi algo inteligentemente pensado?
Ateus, acordem!

Sei que parecem assim, no entanto não são. Não fossem os registros fósseis, talvez levássemos 10x mais tempo para chegarmos às mesmas conclusões ou mesmo nunca as tivéssemos, quedando a gênese um mistério como a origem da matéria e da energia.

Todos os caracteres dos seres vivos foram moldados de acordo com as necessidades dos seres a se adaptarem a um ambiente em constante, porém lenta mutação, além de processos aleatórios, frutos de mutações genéticas, ao longo de milhões de anos, É um processo muito lento, que torna difícil seu entendimento; pois temos acesso à fatias de tempo muitíssimo menores.

No lugar de pernas articuladas, com joelhos, poderia a natureza ter posto rodas, que são muito mais eficientes em termos energéticos? Não o fêz porque rodas são um produto da inteligência humana e não da burra natureza, com seus limites naturais, onde as soluções são sempre as mais simples, diretas e econômicas, mesmo que o acúmulo destas resultem incrivelmente complexas. É de zeros e uns (1,0) recombinados que se constrói toda a complexidade gráfica, sonora e matemática da informática atual, como é de simples atomos que se faz toda a complexidade material do mundo.

Este conhecimento todo só se torna apreensível através de longos milênios de observação e estudo, culminando com o Iluminismo e os últimos 150 anos de alta tecnologia, agora presenteados a nós como 'coisa pronta'. É algo incomensurávelmente difícil e trabalhoso do que escrever um 'livro sagrado'. Neste período, foram escritos não um, mas muitos milhões de livros científicos. Infelizmente a ciência não conta com a bola de cristal da religião e, assim, tem de trabalhar duro e contínuamente.

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Jarbas em Sex 02 Jan 2009, 8:15 pm

Luís escreveu:
Jarbas escreveu:
Antes do crer, prefiro o saber!
Maranata
Palavras, palavras...Que qualquer papel aceita. A realidade não se faz de palavras, mas de átomos e de forças (4).

Mas estas Palavras ti incomodam muito, porque tu não sai do forum pregando seus átomos, evolucionismo, etc...tentando corromper esta Palavra. ::risadinha::

Maranata.

Última edição por Jarbas em Sex 02 Jan 2009, 11:50 pm, editado 1 vez(es)

Jarbas
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Erivelton em Sex 02 Jan 2009, 9:55 pm

Luís escreveu:Sei que parecem assim, no entanto não são. Não fossem os registros fósseis, talvez levássemos 10x mais tempo para chegarmos às mesmas conclusões ou mesmo nunca as tivéssemos, quedando a gênese um mistério como a origem da matéria e da energia.
A ciencia já reconheçe que registros fósseis não são altamente seguros para uma prova concreta. Hoje o que está revolucionando a ciência é a engenharia genética.
Todos os caracteres dos seres vivos foram moldados de acordo com as necessidades dos seres a se adaptarem a um ambiente em constante, porém lenta mutação, além de processos aleatórios, frutos de mutações genéticas, ao longo de milhões de anos, É um processo muito lento, que torna difícil seu entendimento; pois temos acesso à fatias de tempo muitíssimo menores.
Isto é só teoria que na prática não se explica.
Voce sabe que a ciência não tem resposta para muitas perguntas.
No lugar de pernas articuladas, com joelhos, poderia a natureza ter posto rodas, que são muito mais eficientes em termos energéticos? Não o fêz porque rodas são um produto da inteligência humana e não da burra natureza, com seus limites naturais, onde as soluções são sempre as mais simples, diretas e econômicas, mesmo que o acúmulo destas resultem incrivelmente complexas. É de zeros e uns (1,0) recombinados que se constrói toda a complexidade gráfica, sonora e matemática da informática atual, como é de simples atomos que se faz toda a complexidade material do mundo.
Luís se não foi algo pensado como a evolução conseguiu adaptar um joelho entre as pernas?
Este conhecimento todo só se torna apreensível através de longos milênios de observação e estudo, culminando com o Iluminismo e os últimos 150 anos de alta tecnologia, agora presenteados a nós como 'coisa pronta'. É algo incomensurávelmente difícil e trabalhoso do que escrever um 'livro sagrado'. Neste período, foram escritos não um, mas muitos milhões de livros científicos. Infelizmente a ciência não conta com a bola de cristal da religião e, assim, tem de trabalhar duro e contínuamente.
Diante de tanta teoria eu te pergunto porque um Deus não poderia existir?

Erivelton
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Luís em Sab 03 Jan 2009, 12:37 am

Eri:
"Diante de tanta teoria eu te pergunto porque um Deus não poderia existir?"

Bem, primeiro precisamos saber o que é um "Deus" para ti; tu saberias dizer?

Poder pode, em tese tudo pode. Pergunto daqui: porque tem que existir? Porque tem que ser UM deus e não um monte deles?

Se existe ou não existe, ninguém sabe, como não se sabe porque existe matéria ao invés de nada.

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por Erivelton em Sab 03 Jan 2009, 8:03 am

Luís escreveu:Eri:
Poder pode, em tese tudo pode. Pergunto daqui: porque tem que existir? Porque tem que ser UM deus e não um monte deles?
Se existe ou não existe, ninguém sabe, como não se sabe porque existe matéria ao invés de nada.
Peraí! se pode(tudo pode), então porque estar sempre afirmando que não existe?

Erivelton
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por fzapp em Sab 03 Jan 2009, 9:48 am

Erivelton escreveu:

Bom, a sua frase não faz sentido.Mas a primeira resposta à abertura do seu tópico quem deu com o Dantas:
http://clubecetico.org/forum/index.php/topic,18053.msg376042.html#msg376042

Agora, me explique o que quer dizer com 'seleção natural a partir de células' :

-> Desenvolvimento de seres multicelulares desde seres unicelulares
-> Desenvolvimento de seres complexos desde seres mais simples
-> Desenvolvimento da célula (animal, ou humana) como é atualmente.

Como disse no tópico, para ter a resposta, basta saber perguntar. Aliás, gastamos a maioria do tópico tentando te ensinar a perguntar.

--
F Zapp

fzapp
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 524

http://acoruja.net

Mensagem por Luís em Sab 03 Jan 2009, 10:15 am

Erivelton escreveu:
Luís escreveu:Eri:
Peraí! se pode(tudo pode), então porque estar sempre afirmando que não existe?

Não tenho dito isto, sempre tenho dito que a chance é maior que zero, pois isto é lógica simples. Mas uma chance mínima, talvez desprezível, segundo o ponto de vista da comunidade científica, pois não se observa no Universo nada que se pareça com um deus abraâmico. Teria a mesma chance de existir do que um bule sem asa esmaltado ao redor do universo.

Luís
Pollux
Pollux

Mensagem por fzapp em Sab 03 Jan 2009, 10:19 am

Erivelton, na verdade não 'precisamos' ser como somos: veja que polvos não tem membros articulados e caminham muito bem embaixo da água.

Nós herdamos os joelhos e cotovelos de mamíferos mais antigos. Que por sua vez herdaram de anfíbios que rastejavam pela terra.

Os membros anteriores e posteriores foram desenvolvidos centenares de milhões de anos atrás por parentes de trilobites (o filo dos trilobites foi extinto, mas foi uma espécie caracteritica na época em que animais desse tipo apareceram).

Praticamente toda a vida animal tem membros, porque os herdamos de nossos ancestrais, que precisavam andar, rastejar, se movimentar na terra firme. No caso dos humanos, herdamos a espinha dorsal de nossos antepassados, e por isso fazemos parte do filo chordata, assim como os insetos,aranhas e outros fazem parte do filo artrópode. Então, os nossos membros são em geral quatro, dois anteriores e dois posteriores, enquanto que nos artrópodes isto muda radicalmente, e exitem então os que tem seis (um monte de insetos), oito (aranhas e escorpiões e insetos também) ou ainda dezenas de membros, como a centopéia.

Então os nossos membros foram se diversificando à medida em que passamos a utilizá-os para as mais variadas formas. Isso acontece ao longo de dezenas de milhões de anos, e assim utilizamos a adaptação do polegar para agarrar objetos, enquanto que outros dedos passaram a não ser tão importantes, como o dedo mindinho do pé, enquanto que outros primatas caminham, sobem pelas árvores e até pegam coisas com os dedos do pé.

Então, sua pergunta 'por quê temos cinco dedos' não deixa de ser uma pergunta circular: talvez sobrevivéssemos com seis dedos (aliás, beldades como Cicarelli sobrevivem com eles!), embora seja uma variação pouco comum de polidactilia, uma pessoa sobrevive normalmente assim. Mas temos 5 dedos porque os herdamos, e eles são a imagem de nossa necessidade atual porque o jeito de usá-los (o polegar por exemplo) são adaptações recentes (isto de, de somente alguns milhões de anos atrás) porque assim os estamos utilizando.

Não há nada de 'perfeição' nisso, Aliás, se tivesse 14 dedos talvez ja teria terminado este texto faz muito tempo, não acha ? Wink

--
F Zapp

fzapp
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 524

http://acoruja.net

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:23 pm

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte