.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
69 usuários online :: 3 usuários cadastrados, 1 Invisível e 65 Visitantes :: 1 Motor de busca

gusto, Khwey, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O APOSTOLO PAULO E A LEI

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O APOSTOLO PAULO E A LEI

Mensagem por carlos cakerewa em Dom 08 Jun 2014, 2:51 am

LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA - O APÓSTOLO PAULO E A LEI
Domingo, 08 de Junho de 2014.

Paulo, costuma-se dizer, foi o verdadeiro fundador do Cristianismo. É claro que tal afirmação é errónea. Embora este apóstolo tivesse contribuído muito para a nossa compreensão teológica da doutrina Cristã, tendo escrito 13 dos 27 livros do Novo Testamento, praticamente todos os ensinos nos seus escritos podem ser encontrados noutras passagens das Escrituras. A principal razão por que alguns indivíduos afirmam que Paulo deu início a uma “nova” religião é o raciocínio errado que fazem a propósito do seu ensino acerca da Lei e da Graça.

Veja os seguintes textos: Rom. 3:28; 6:14; 7:4; Gál. 3:24 e 25. Numa primeira observação, por que motivo não é difícil perceber a razão de alguns pensarem que estes versículos anulam a Lei?

Romanos 3: 28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

Romanos 6: 14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

Galatas 3: 24 De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. 25 Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.

Lidos isoladamente, estes textos dão definitivamente a impressão de que a Lei já não é relevante para o Cristão. Contudo, todos estes versículos fazem parte de um contexto mais alargado que deve ser tido em conta, a fim de se compreender aquilo que o apóstolo está verdadeiramente a dizer.

Analise as passagens em que cada um dos textos acima aparece, dando atenção especial a Romanos 3:31; 6:15; 7:7-12; Gál. 3:21. De que modo estes versículos, bem como o contexto no seu todo, nos ajudam a compreender melhor o ponto que Paulo está a apresentar a respeito da Lei?

Romanos 3: 31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.

Romanos 6: 15 Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.

Romanos 7: 7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. 8 Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado. 9 E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri. 10 E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte. 11 Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou. 12 E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.

Galatas 3: 21 Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei. 

Para aqueles que não compreendem o conceito da justificação pela fé, Paulo pode parecer estar a contradizer-se. Num mesmo fôlego, ele afirma que o Cristão não está debaixo da Lei; no entanto, afirma também que o mesmo Cristão está sob a obrigação de guardar a Lei. O problema fica resolvido quando nos lembramos de que Deus exige justiça daqueles que afirmam estar num relacionamento com Ele. O padrão de justiça é a Sua Lei. Contudo, quando as pessoas se avaliam diante da Sua Lei, não atingem o padrão e estão, por conseguinte, condenadas pela Lei. Se a Lei fosse o meio de salvação, então ninguém teria qualquer esperança de vida eterna. A esperança do Cristão não se encontra na Lei, mas em Jesus Cristo, que não só guardou perfeitamente a Lei, mas que, mediante o poder miraculoso de Deus, permite aos crentes partilharem da Sua justiça (Rom. 8: 3 Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; 4 Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.). O Cristão pode passar, então, a servir a Lei de Deus com uma consciência tranquila, porque Cristo assumiu a condenação da Lei (Rom. 7: 25 Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.; Romanos 8: 2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.). A Graça que resulta de Cristo não nos liberta da Lei, mas compele-nos a obedecer-lhe.

Comentários de Ellen White:

Paulo tinha sempre exaltado a Lei divina. Tinha mostrado que na Lei não há poder para salvar os homens do castigo da desobediência; que os pecadores precisam de se arrepender dos seus pecados e humilhar-se diante de Deus, em cuja justa ira incorreram ao transgredirem a Sua Lei, e precisam também de exercer fé no sangue de Cristo como o único meio de perdão. O Filho de Deus tinha morrido como sacrifício por eles, e tinha subido ao Céu para permanecer como o seu Advogado diante do Pai. Através do arrependimento e da fé podiam ficar livres da condenação do pecado, e pela graça de Cristo ficar capacitados, daí por diante, a prestar obediência à Lei de Deus. – Atos dos Apóstolos, p. 279 (Ed. P. SerVir).
Paulo declarou: “E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri” (Rom. 7:9). O apóstolo reconheceu os requisitos da Lei e não se insurgiu contra ela, porque ela revelava-lhe a sua verdadeira situação. Ele reconheceu a semelhança que apresentava, mas não disse à Lei: “Limpa-me, purifica-me.” Ele voltou-se de imediato para o Calvário. Ele caiu sobre a Rocha Cristo Jesus e estava quebrantado. Conhecia aquele arrependimento do qual não se precisa de arrepender. Compreendeu que “nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei” (Rom. 3:20); pois não cabe à Lei salvar, mas condenar; não perdoar, mas convencer. Não pode, de forma alguma, diminuir o rigor dos seus requisitos. Se um requisito pudesse ser posto de lado, toda a Lei poderia ser abolida; pois mudar qualquer mandamento para salvar o transgressor anularia o valor dos restantes. A Lei não pode salvar o que condena; não pode resgatar o que está a perecer. Há apenas uma esperança para o pecador. … Aqueles que forem salvos serão salvos porque Jesus pagou a dívida toda; e o homem não pode fazer nada, absolutamente nada, para merecer a Salvação. Cristo diz: “Sem mim, nada podeis fazer” (João 15:5). Então de quem é o mérito? Pertence totalmente ao nosso Redentor. Todas as capacidades do homem vêm apenas através de Cristo e podemos dizer das nossas melhores realizações: “Tudo vem de ti, e da tua mão to damos” (I Cró. 29:14).

É a graça de Cristo que atrai os homens para Ele, e apenas n’Ele há esperança e salvação para o pecador. O homem não é digno de qualquer favor de Deus; mas como Cristo Se torna na sua justiça, ele pode pedir e receber, no Seu nome e através dos Seus méritos, a graça e o favor de Deus. Jesus suportou a justa pena da Lei, para que pudéssemos ter a Sua graça; mas este facto não implica a subversão da Lei. Paulo pergunta: “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei” (Rom. 3:31). A graça de Cristo, concedida ao pecador arrependido, é para que ele possa ficar em perfeita harmonia com o governo do Céu. Na Cruz encontram-se a misericórdia e a verdade; a justiça e a paz beijaram-se.

Quando olhamos para a Cruz do Calvário, vemos que os mais elevados requisitos da Lei se satisfizeram na eficácia da oferta. Por isso, Jesus é chamado “o Senhor da justiça”. Quando nos apropriamos dos méritos de Cristo e podemos dizer: “O Senhor é o meu Salvador, a minha justiça”, então somos justificados pela fé e temos paz com Deus, através do nosso Senhor Jesus Cristo. – Signs of the Times, 10 de novembro de 1890.

carlos cakerewa
Barro
Barro

Número de Mensagens : 6
flag : Angola

Re: O APOSTOLO PAULO E A LEI

Mensagem por Ed em Dom 08 Jun 2014, 9:22 am

Pura montagem versicular...

Basta entender isto:

Galatas 5:

1 ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.

2 Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.

3 E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.

4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.

Precisa dizer mais??? :chapeu: 

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3160 dias de existência com 228891 mensagens

Ed
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11001
flag : BrUSA

http://gospelbrasil.topicboard.net

Mensagem por Eduardo em Ter 10 Jun 2014, 1:27 pm

Ed, pela enésima vez... Nós cremos que a salvação é pela Graça, mediante a fé.

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396
flag : Brasil

Mensagem por Ed em Ter 10 Jun 2014, 1:51 pm

Eduardo, pela mlhoenézima vez, quem se justifica pela lei está fora da Graça salvadora de Jesus...

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3160 dias de existência com 228891 mensagens

Ed

Mensagem por gusto em Ter 10 Jun 2014, 9:32 pm

Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor. Judas 1:4

Mas há os que fazem isso aí ó  UP UP UP

gusto
Antares
Antares

Número de Mensagens : 10536

Mensagem por Salomão em Qua 11 Jun 2014, 7:07 pm

ED...

O que significa querer ser Justificado pela Lei ?

Pois ainda não vi ninguém pregando isso por aqui e o criador deste tópico em nenhum momento pregou isto com os textos usados.....
 Mas eu andei sumido  e talvez não vi tudo por aqui ainda que tenha acontecido em minha ausência..

Abraços amigo..!

Salomão
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 587

Mensagem por Eduardo em Qua 11 Jun 2014, 9:25 pm

Ed escreveu:Eduardo, pela mlhoenézima vez, quem se justifica pela lei está fora da Graça salvadora de Jesus...
Nós não cremos que a Lei justifica.

Visite-me no Fórum Adventista:

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

Mensagem por Salomão em Qui 12 Jun 2014, 10:29 am

Eu particularmente ainda não vi ninguém pregando justificação pela Lei neste tópico ....
 Talvez o Ed não esteja dizendo que alguém esteja fazendo isso mas está apenas falando que a salvação é pela graça pois ele é muito inteligente e sensato e não faria uma acusação falsa...
 Pois ele só fez afirmações  contra a justificação pela Lei mas não disse que alguém aqui esteja promovendo isso...
 Fique na paz..!

Salomão
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 587

Mensagem por David de Oliveira em Qui 12 Jun 2014, 8:15 pm

Eduardo escreveu:
Ed escreveu:Eduardo, pela mlhoenézima vez, quem se justifica pela lei está fora da Graça salvadora de Jesus...
Se a Lei de Moisés não justificava, era um lixo ou esterco, não servia para salvar, não aperfeiçoava nada, era uma aliança pior que a sua substituta, era fraca imperfeita e inútil etc. então porquê e para quê existe essa obsessão danada por ela???  ai, caramba!  ai, caramba!  ai, caramba!

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8359

Mensagem por Ed em Qui 12 Jun 2014, 8:31 pm

David de Oliveira escreveu:
Eduardo escreveu:
Se a Lei de Moisés não justificava, era um lixo ou esterco, não servia para salvar, não aperfeiçoava nada, era uma aliança pior que a sua substituta, era fraca imperfeita e inútil etc. então porquê e para quê existe essa obsessão danada por ela???  ai, caramba!  ai, caramba!  ai, caramba!
pois é, pois é, pois é....

Ed

Mensagem por gusto em Qui 12 Jun 2014, 10:01 pm

David Oliveira escreveu:Se a Lei de Moisés não justificava, era um lixo ou esterco, não servia para salvar, não aperfeiçoava nada, era uma aliança pior que a sua substituta, era fraca imperfeita e inútil etc. então porquê e para quê existe essa obsessão danada por ela???
Paulo nunca afirmou isso.

Não entende as cartas dele?

gusto
Antares
Antares

Mensagem por David de Oliveira em Sex 13 Jun 2014, 9:42 am

gusto escreveu:
David Oliveira escreveu:Se a Lei de Moisés não justificava, era um lixo ou esterco, não servia para salvar, não aperfeiçoava nada, era uma aliança pior que a sua substituta, era fraca imperfeita e inútil etc. então porquê e para quê existe essa obsessão danada por ela???
Paulo nunca afirmou isso.

Não entende as cartas dele?

Eu não vou mais postar esses referências, pois já não aguento mais!  ai, caramba! 

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8359

Mensagem por Khwey em Sex 13 Jun 2014, 9:47 am

Tenta repetir para ele que a lei era apenas sombra da realidade, e que só serviu para isto.

Água mole em pedra dura...

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por DANNILO STELIO em Sex 13 Jun 2014, 10:25 am

A Lei não justifica, nem salva.
Mas ela é para os justificados, e para os salvos.

DANNILO STELIO
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1639

http://palavravivaefiel.blogspot.com.br

Mensagem por gusto em Sab 14 Jun 2014, 12:25 am

Khwey escreveu:Tenta repetir para ele que a lei era apenas sombra da realidade, e que só serviu para isto.

Onde Paulo disse que a lei é esterco?

Ajude o seu amiguinho David a entender a Escritura, se puder. angel 

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Khwey em Sab 14 Jun 2014, 12:36 am

gusto escreveu:
Khwey escreveu:Tenta repetir para ele que a lei era apenas sombra da realidade, e que só serviu para isto.

Filipenses
3:8 E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,

Agora basta você saber o significado de "escória".

Isto sem levar em conta que o esterco tem valor.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por gusto em Sab 14 Jun 2014, 12:39 am

Khwey escreveu:
gusto escreveu:

Filipenses
3:8 E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,

Agora basta você saber o significado de "escória".

Isto sem levar em conta que o esterco tem valor.
E o contexto onde fica?
O que ele considerou como lixo ou esterco?

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Khwey em Sab 14 Jun 2014, 12:43 am

Filipenses
3:5 Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu;
3:6 Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível.
3:7 Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por gusto em Sab 14 Jun 2014, 12:47 am

Khwey escreveu:Filipenses
3:5 Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu;
3:6 Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível.
Estas são as "coisas" as quais ele se refere?

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Khwey em Sab 14 Jun 2014, 1:00 am

gusto escreveu:
São.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por gusto em Sab 14 Jun 2014, 1:05 am

Khwey escreveu:
gusto escreveu:
São.
E onde fica a lei? Ou estas "coisas", são a lei?

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Khwey em Sab 14 Jun 2014, 1:07 am

gusto escreveu:
Khwey escreveu:
gusto escreveu:
São.
Está claramente escrito que estas coisas eram segundo a lei.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por gusto em Sab 14 Jun 2014, 1:13 am

Khwey escreveu:
gusto escreveu:
Khwey escreveu:
gusto escreveu:
São.
Sim, mas não eram a lei.

Pois o mesmo Paulo afirmou que a lei é santa, justa e boa.

Como poderia se contradizer brutalmente chamando-a de esterco e lixo, como o David equivocadamente escreveu?

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Khwey em Sab 14 Jun 2014, 1:16 am

gusto escreveu:
Khwey escreveu:
gusto escreveu:
Khwey escreveu:
gusto escreveu:
São.
Sim, mas não eram a lei.
Era o que a lei mandava.

gusto escreveu:Pois o mesmo Paulo afirmou que a lei é santa, justa e boa.
A lei do presente é santa, enquanto que a lei do passado serviu...

Paulo disse claramente que estava sob a lei de Cristo.

gusto escreveu:Como poderia se contradizer brutalmente chamando-a de esterco e lixo, como o David equivocadamente escreveu?
É o que está escrito.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por gusto em Sab 14 Jun 2014, 1:23 am

Khwey escreveu:
gusto escreveu:
Khwey escreveu:
gusto escreveu:
Khwey escreveu:
gusto escreveu:
São.
Sim, mas não eram a lei.
Era o que a lei mandava.

gusto escreveu:Pois o mesmo Paulo afirmou que a lei é santa, justa e boa.
A lei do presente é santa, enquanto que a lei do passado serviu...

Paulo disse claramente que estava sob a lei de Cristo.

gusto escreveu:Como poderia se contradizer brutalmente chamando-a de esterco e lixo, como o David equivocadamente escreveu?
É o que está escrito.
Né, não. Há um erro grotesco de interpretação.

Paulo quando falou da lei até citou um mandamento, o da cobiça.

Releia de novo e veja que seu amiguinho está equivocado em relação ao que Paulo abandonou por amor à Cristo.

Coisas que ele fazia, rituais da lei, e a religião que ele seguia, pois era fariseu, e os fariseus não cumpriam a lei, eram cegos que guiavam cegos. Estas eram as coisas.

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:05 am

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: