.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
44 usuários online :: 1 usuário cadastrado, 1 Invisível e 42 Visitantes :: 2 Motores de busca

Christiano

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

TEMPLOFOBIA

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: TEMPLOFOBIA

Mensagem por David de Oliveira em Qui 03 Abr 2014, 12:02 pm

DANNILO STELIO escreveu:
David de Oliveira escreveu:
O Santuário Celestial
Deus instruiu Moisés quanto à construção do lugar em que, na Terra, Ele iria habitar (Êxodo 25:8); tratava-se do santuário, o qual funcionou sob o primeiro (velho) concerto (Hebreus 9:1). Esse era o lugar no qual se ensinava ao povo o caminho da salvação. Cerca de 400 anos mais tarde, o templo permaneceu em Jerusalém, construído pelo rei Salomão, ocupou o lugar do tabernáculo transportável de Moisés.
Depois que Nabucodonosor destruiu o templo, os exilados que retornaram de Babilônia construíram o segundo templo, que foi mais tarde embelezado grandemente por Herodes, o Grande; este último templo foi destruído pelos romanos no ano 70 d.C.
 O Novo Testamento revela que o novo concerto também possui seu templo, e este se encontra no Céu. Nele Cristo trabalha como sumo sacerdote "à direita do trono da Majestade". Esse santuário é o "verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem" (Hebreus 8:1 e 2).1 No monte Sinai, foi mostrado a Moisés um "modelo", cópia ou miniatura do santuário celestial (Êxodo 25:9 e 40).2 As Escrituras identificam o santuário mosaico como "figura das coisas que se acham nos Céus" e "figura do verdadeiro" santuário (Hebreus 9:23 e 24).
ww.jesusvoltara.com.br/selo/ministerio1.htm

Pelo que entendi do seu "blá-blá-bla", você entende que :
1 - não existe mais nenhum local na Terra que possa ser chamado de "santuário", pois o único santuário está no céu.
2 - não existe mais nenhum local na Terra que possa ser chamado de "templo", pois o único templo são os corpos dos cristãos.
Entendi corretamente ?

Eu não sei se você se faz de desentendido ou se realmente não entende nada mesmo!
Essa ""blá-blá-bla" pertence ao sitio ww.jesusvoltara.com.br/selo/ministerio1.htm. Aliás, esse entendimento é geral no meio cristão, claro, não na sua instituição...

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8360
flag : Brasil

Mensagem por DANNILO STELIO em Qui 03 Abr 2014, 12:28 pm

DANNILO STELIO escreveu:
O Santuário Celestial
Deus instruiu Moisés quanto à construção do lugar em que, na Terra, Ele iria habitar (Êxodo 25:8); tratava-se do santuário, o qual funcionou sob o primeiro (velho) concerto (Hebreus 9:1). Esse era o lugar no qual se ensinava ao povo o caminho da salvação. Cerca de 400 anos mais tarde, o templo permaneceu em Jerusalém, construído pelo rei Salomão, ocupou o lugar do tabernáculo transportável de Moisés.
Depois que Nabucodonosor destruiu o templo, os exilados que retornaram de Babilônia construíram o segundo templo, que foi mais tarde embelezado grandemente por Herodes, o Grande; este último templo foi destruído pelos romanos no ano 70 d.C.
 O Novo Testamento revela que o novo concerto também possui seu templo, e este se encontra no Céu. Nele Cristo trabalha como sumo sacerdote "à direita do trono da Majestade". Esse santuário é o "verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem" (Hebreus 8:1 e 2).1 No monte Sinai, foi mostrado a Moisés um "modelo", cópia ou miniatura do santuário celestial (Êxodo 25:9 e 40).2 As Escrituras identificam o santuário mosaico como "figura das coisas que se acham nos Céus" e "figura do verdadeiro" santuário (Hebreus 9:23 e 24).

1 - não existe mais nenhum local na Terra que possa ser chamado de "santuário", pois o único santuário está no céu.
2 - não existe mais nenhum local na Terra que possa ser chamado de "templo", pois o único templo são os corpos dos cristãos.
Entendi corretamente ?

Eu não sei se você se faz de desentendido ou se realmente não entende nada mesmo!
Essa ""blá-blá-bla" pertence ao sitio ww.jesusvoltara.com.br/selo/ministerio1.htm. Aliás, esse entendimento é geral no meio cristão, claro, não na sua instituição...
Devo entender isso tudo como um "SIM, ESTÁ CORRETO, É ISSO MESMO QUE VC ENTENDEU" ?

DANNILO STELIO
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1639

http://palavravivaefiel.blogspot.com.br

Mensagem por David de Oliveira em Qui 03 Abr 2014, 12:34 pm

DANNILO STELIO escreveu:
DANNILO STELIO escreveu:
O Santuário Celestial

Entendi corretamente ?

Devo entender isso tudo como um "SIM, ESTÁ CORRETO, É ISSO MESMO QUE VC ENTENDEU" ?

Quando utilizo algum material de outra pessoa ou sitio, eticamente devo mencionar o seu endereço ou autor. Se quer comentar "o blá,blá,blá", dirija-se ao sítio mencionado.  ai, caramba! 

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por DANNILO STELIO em Qui 03 Abr 2014, 12:47 pm

Todo esse mimimi é por causa do blá-blá-blá ? Engraçado, você pode usar, mas eu não. Quanta isonomia, não é ?
Antes de comentar, quero entender qual a idéia que vc quis passar com o texto do "Jesus Voltará".
Poderia parar de "enrolar"  e responder à pergunta com um "sim" ou "não " ?

DANNILO STELIO
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por David de Oliveira em Qui 03 Abr 2014, 12:53 pm

DANNILO STELIO escreveu:Todo esse mimimi é por causa do blá-blá-blá ? Engraçado, você pode usar, mas eu não. Quanta isonomia, não é ?
Antes de comentar, quero entender qual a idéia que vc quis passar com o texto do "Jesus Voltará".
Poderia parar de "enrolar"  e responder à pergunta com um "sim" ou "não " ?

Como tem mania de querer manipular os outros e vencer pelo cansaço! Se quer comentar vá enfrente!

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por DANNILO STELIO em Qui 03 Abr 2014, 12:56 pm

BZZZZ! Resposta errada !

Por favor, "sim" ou "não".

DANNILO STELIO
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por David de Oliveira em Qui 03 Abr 2014, 12:59 pm

Deve ser mania de "pastor penteca"...

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por DANNILO STELIO em Qui 03 Abr 2014, 1:10 pm

BZZZ! ERRADO DE NOVO !
Deve ser mania de desigrejado sem-denominação.
última chance...SIM ou NÃO ?
Ou seria TALVEZ ?...

DANNILO STELIO
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por David de Oliveira em Qui 03 Abr 2014, 1:33 pm

DANNILO STELIO escreveu:BZZZ! ERRADO DE NOVO !
Deve ser mania de desigrejado sem-denominação.
última chance...SIM ou NÃO ?
Ou seria TALVEZ ?...

SE você quiser responda, se não quiser não responda! não vincule a tua resposta à minha. Eu não te pedi para me responder nada! Aliás, não me interessa em nada as tuas respostas...  dormidinha

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por DANNILO STELIO em Qui 03 Abr 2014, 2:19 pm

SE você quiser responda, se não quiser não responda! não vincule a tua resposta à minha. Eu não te pedi para me responder nada! Aliás, não me interessa em nada as tuas respostas...  

Muito bem, então. Diante de tanta incerteza quanto ao que vc mesmo postou, e seu destempero e imoderação crônicos, abstenho-me de comentar o texto da sua ultima postagem. Vá em paz, e sê curado deste teu mal. :chapeu: 

DANNILO STELIO
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por DANNILO STELIO em Qui 03 Abr 2014, 2:24 pm

PROSSEGUINDO O TEMA:
Para efeito de definir TEMPLOFOBIA, é necessário o conceito de TEMPLO.

TEMPLO é qualquer edifício ou construção, em qualquer material, destinado ao serviço religioso.
SANTUÁRIO é qualquer local consagrado por determinada religião, e também serve como sinônimo de templo.
CAPELA, RELICÁRIO e SACRÁRIO são sinônimos de TEMPLO, porém atualmente poucos usam essas palavras.

FOBIA é medo, pavor, pânico, rejeição a algo ou alguém. Essa é a reação de algumas pessoas com relação aos templos de qualquer religião, especialmente os templos evangélicos (sabe Deus por quê...). Parece que essas pessoas tem adentrar em um santuário cristão e de lá não saírem mais, ou saírem "contaminadas" por alguma coisa. 
Interessante que os cristãos tradicionais, membros e congregados de igrejas evangélicas, não possuem esse temor em relação às demais religiões. Já vi cristãos visitarem templos católicos e saírem de lá com a mesma convicção que entraram.
Ou seja, a TEMPLOFOBIA não é a causa, mas sim, o efeito de algo maior.

DANNILO STELIO
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por David de Oliveira em Qui 03 Abr 2014, 3:59 pm

DANNILO STELIO escreveu:

SE você quiser responda, se não quiser não responda! não vincule a tua resposta à minha. Eu não te pedi para me responder nada! Aliás, não me interessa em nada as tuas respostas...  

Muito bem, então. Diante de tanta incerteza quanto ao que vc mesmo postou, e seu destempero e imoderação crônicos, abstenho-me de comentar o texto da sua ultima postagem. Vá em paz, e sê curado deste teu mal. :chapeu: 

A verdade deve ser dita com todas as letras, o mal é não ter coragem para dizê-la.

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por DANNILO STELIO em Qui 03 Abr 2014, 8:52 pm

Prosseguindo o tema:

E qual seria a causa da TEMPLOFOBIA ?
Na verdade, podem ser varias as causas.
Uma delas pode ser o anseio de fugir do controle de outra pessoa sobre a sua própria vida.
É inegável que o cristianismo envolve comunhão entre seus membros, que implica em interação, que implica em controle. Espiritual, não-tirânico, mas ainda assim, CONTROLE.

Na verdade, fugir dos templos para ser livre é uma utopia.

Parece o ateu que, na ânsia de negar Deus, acaba fazendo do pensamento ateísta um dogma religioso !

Isso porque SEMPRE estaremos em interação uns com os outros. Sempre haverá alguém que sabe mais do que nós, e que (ainda que de forma educada e amável) irá nos ensinar a rever nossos conceitos.

O problema não são os templos, mas o que se ensina neles.

Submissão ou subserviência ?Prosperidade material ou prosperidade bíblica ?

DANNILO STELIO
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por gusto em Qui 03 Abr 2014, 9:28 pm

Jesus em seus ensinos nem sequer mencionou a palavra prosperidade.

O mais próximo que chegou a isso, é que é muito difícil um rico entrar no reino de Deus.

gusto
Antares
Antares

Número de Mensagens : 10547

Mensagem por Khwey em Qui 03 Abr 2014, 9:44 pm

DANNILO STELIO escreveu:
Khwey escreveu:Atente-se de que é você quem está dizendo que fazer a vontade de Deus não é adoração. Quer dizer que "em tudo dai graças" é apenas um dos aspectos de fazer a vontade de Deus? Então, fazer a vontade de Deus não resume-se em a tudo dar graças?

NÃO ESTOU DIZENDO que fazer a vontade de Deus não é adoração.
ESTOU DIZENDO que adoração não é SOMENTE fazer a vontade de Deus.
(Está vendo como vc tem um certa dificuldade de entender o que as pessoas falam, dizendo o que elas não disseram ? Já tinham me avisado disso em outras postagens, mas vc precisa corrigir isso.)
Então sou eu quem precisa corrigir algo?  hummm 

Quando eu te respondi que a adoração em espírito e em verdade consiste em fazer a vontade de Deus, o que você disse???

Observe bem o que você respondeu...

DANNILO STELIO escreveu:Errado.
FAZER A VONTADE DE DEUS é ter uma vida de ações de graças (1 Ts 5.18),
Agora me responda, com muita sinceridade:

Se eu não tivesse tido essa tal "dificuldade" em entender esta sua resposta, você a teria completado, dizendo que fazer a vontade de Deus não se resume nisto, ou ficaria só nisto mesmo?

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por DANNILO STELIO em Qui 03 Abr 2014, 10:19 pm

Khwey escreveu:
DANNILO STELIO escreveu:
Khwey escreveu:Atente-se de que é você quem está dizendo que fazer a vontade de Deus não é adoração. Quer dizer que "em tudo dai graças" é apenas um dos aspectos de fazer a vontade de Deus? Então, fazer a vontade de Deus não resume-se em a tudo dar graças?

NÃO ESTOU DIZENDO que fazer a vontade de Deus não é adoração.
ESTOU DIZENDO que adoração não é SOMENTE fazer a vontade de Deus.
(Está vendo como vc tem um certa dificuldade de entender o que as pessoas falam, dizendo o que elas não disseram ? Já tinham me avisado disso em outras postagens, mas vc precisa corrigir isso.)
Então sou eu quem precisa corrigir algo?  Quando eu te respondi que a adoração em espírito e em verdade consiste em fazer a vontade de Deus, o que você disse??? Observe bem o que você respondeu...

INCOMPLETO.
Quando vc me perguntou em que consiste em fazer a vontade de Deus, respondi:
"[size=12.727272033691406]FAZER A VONTADE DE DEUS é ter uma vida de ações de graças (1 Ts 5.18), é garantia de vida eterna (1 João 2.17) e de sermos parte da família de Deus (Marcos 3.35). [/size][size=12.727272033691406]ADORAÇÃO é outra coisa. [/size][size=12.727272033691406]O que seria ?[/size][size=12.727272033691406]"[/size]

[size=12.727272033691406]Você parece ter uma certa dificuldade de lidar com respostas que tenham mais de uma linha ou mais de um item. [/size]
Interprete o parágrafo todo, não apenas o começo dele. Fazer a vontade de Deus é tudo aquilo, NÃO APENAS ações de graças.
Mas não estamos debatendo sobre ações de graças.
O ponto importante é que vc NÃO CONSEGUE definir o que seja adoração em espírito e em verdade. Por que será ? 
Será que é porque, definindo o conceito, ele se aplicará também à adoração que é prestada nos templos ?

DANNILO STELIO
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Khwey em Qui 03 Abr 2014, 10:45 pm

DANNILO STELIO escreveu:
Khwey escreveu:
Então sou eu quem precisa corrigir algo?  Quando eu te respondi que a adoração em espírito e em verdade consiste em fazer a vontade de Deus, o que você disse??? Observe bem o que você respondeu...

INCOMPLETO.
"FAZER A VONTADE DE DEUS é ter uma vida de ações de graças (1 Ts 5.18), é garantia de vida eterna (1 João 2.17) e de sermos parte da família de Deus (Marcos 3.35). ADORAÇÃO é outra coisa. O que seria ?"
Veja bem:

Este seu complemento diz apenas em que implica ter uma vida de ações de graças.

Você está dizendo que esta vida de ações de graças é a garantia da vida eterna e de sermos parte da família de Deus.

Ou seja, a sua resposta continua sendo a mesma, que fazer a vontade de Deus é ter uma vida de ações de graça, como se a vontade de Deus se resumisse nisto.

Por favor, seja sincero e me responda:

Se eu não tivesse tido a tal "dificuldade" em entender esta sua resposta, mesmo com este complemento que você apresenta acima, você teria dito que fazer a vontade de Deus não se resume somente nisto, ou ficaria só nisto mesmo?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por David de Oliveira em Qui 03 Abr 2014, 11:19 pm

De igrejas caseiras a Santas Catedrais
(do livro Cristianismo Pagão - Frank A. Viola)

O uso inicial da palavra ekklesia (igreja) para referir-se a um lugar de reunião cristã ocorre no ano 190 d.C. por Clemente de Alexandria (150-215). Clemente foi a primeira pessoa a utilizar a frase “ir à igreja”, que era um pensamento alheio ao crente do século I. (Ninguém pode deslocar-se a um lugar que é ele mesmo! Ao longo do NT, ekklesia sempre se referiu a uma assembléia de pessoas, não a um lugar!). Mesmo assim, a referência “ir à igreja” de Clemente não trata de uma alusão a um edifício de alvenaria construído especialmente para a adoração dos membros, trata de um lugar privado que os crentes do século II usavam para suas reuniões. Os cristãos não construíram edifícios especiais até a Era Constantino no século IV. Tampouco tiveram um sacerdócio especial separado para servir a Deus. Em vez disso, cada crente reconhecia que ele mesmo era um sacerdote diante de Deus.
Entre os séculos IV e VI, o catolicismo romano absorveu as práticas religiosas do paganismo e do Judaísmo. Instalou um clericalismo profissional e erigiu edifícios sagrados de alvenaria. E converteu a Santa Ceia em um sacrifício místico. Seguindo a trilha dos pagãos, o catolicismo adotou a prática das virgens vestais (sagradas) e da queima do incenso. Felizmente os protestantes aboliram o uso do sacrifício da Ceia do Senhor, das virgens vestais e da queima de incenso. Mas eles retiveram tanto a casta sacerdotal (o clero) como o edifício sagrado.
De igrejas caseiras a Santas Catedrais
Os primeiros cristãos acreditavam que a presença de Jesus é a própria manifestação da presença de Deus. Eles acreditavam que o corpo de Cristo, a Igreja, constitui o templo. Quando o Senhor Jesus estava na terra, Ele fez algumas declarações negativas referindo-se ao templo judaico. A maior foi que o templo seria destruído!
Mesmo Jesus referindo-se ao templo que existia no sentido arquitetônico, na realidade, Ele estava falando de seu próprio corpo. Jesus disse que depois da destruição do templo, o Pai o levantaria novamente dentro de três dias. Ele estava se referindo ao templo real, a Igreja, a qual o Pai levantou-o. Significativamente, Ele se referia ao templo real — a igreja — que Ele levantaria. Ele levantaria pela vontade do Pai no terceiro dia.
Desde que Cristo ressuscitou, nós cristãos chegamos à condição de o templo de Deus. Por isso, o NT reserva a palavra “igreja” (ekklesia) para o povo de Deus. A Bíblia nunca emprega esta palavra referindo-se a algum edifício de alvenaria.

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por David de Oliveira em Sex 04 Abr 2014, 8:28 am

CRISTIANISMO PAGÃO - III (parte 1)
O EDIFÍCIO DA IGREJA - HERDANDO O COMPLEXO DE EDIFÍCIO
“No afã de substituir antigas religiões, o cristianismo tornou-se uma religião”. -Alexander Schmemann
O moderno cristianismo é obcecado pelo tijolo e pelo concreto. O complexo de edifício está tão inculcado em nossas mentes que se um grupo de crentes começa a reunir-se, sua primeira idéia é encontrar um salão. Como pode um grupo de cristãos pretender ser uma igreja sem um salão? E por aí vão seus pensamentos.
A “Igreja” está tão ligada à idéia de igreja enquanto edifício que nós inconscientemente equiparamos as duas.
Escute o vocabulário do cristão médio de hoje:
"Amigo, você viu como é bonita essa igreja que acabamos de passar?”
"Essa é a maior igreja que já vi. Sua conta de luz deve ser bem elevada!”
"Nossa igreja é bem pequena. Estou ficando claustrofóbico. Precisamos ampliar o salão”.
"Faz frio na igreja hoje; os bancos estão me congelando”.
"Fomos à igreja durante quase todos os domingos do ano”.
Escutemos o vocabulário do pastor mediano.
"Não é maravilhoso estar na casa de Deus hoje?"
"Necessitamos ser reverentes quando entramos no santuário do Senhor”.
Ou como a mãe fala com seu filho traquina (em tom grave), “Tire esse sorriso de sua boca,
agora você está na igreja! Precisamos nos comportar na casa do Senhor!”
Para dizer sem rodeios, nenhum destes pensamentos tem qualquer coisa a ver com o cristianismo do NT. Melhor dizendo, eles refletem o pensamento de outras religiões — principalmente o Judaísmo e o paganismo.
Templos, Sacerdotes e Sacrifícios
O antigo Judaísmo estava centrado em três elementos: O templo, o sacerdócio e o sacrifício. Quando Jesus veio, Ele cancelou os três elementos cumprindo-os em Si mesmo. Ele é o Templo, que incorpora uma casa nova e viva feita de pedras vivas — “sem mãos [humanas]”. Ele é o Sacerdote que estabeleceu um novo sacerdócio. Ele é o Sacrifício perfeito e definitivo. Como conseqüência, o templo, o sacerdócio e o sacrifício do Judaísmo cessaram com a vinda de Jesus Cristo. Cristo é o cumprimento e a realidade de tudo isso. No paganismo grecoromano estes 3 elementos também estavam presentes: Os pagãos tiveram seus templos, seus sacerdotes e seus sacrifícios. Foram apenas os cristãos que descartaram todos estes elementos. Poder-se-ia dizer que o cristianismo foi a primeira religião sem templos. Na mente do cristão primitivo, era a pessoa que constituía o espaço sagrado, não a arquitetura. Os primeiros cristãos entendiam que eles mesmos — coletivamente — eram o templo de Deus e a casa de Deus. Notavelmente, em nenhuma parte do NT, encontramos os termos “igreja” (ekklesia), “templo”, ou “casa de Deus”, usados para referir-se a edifícios próprios. Ao ouvido do cristão do século I, descrever um edifício como ekklesia (igreja) seria como chamar uma mulher de arranha-céu!

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por DANNILO STELIO em Sex 04 Abr 2014, 10:35 am

Khwey escreveu:
DANNILO STELIO escreveu:INCOMPLETO.
"FAZER A VONTADE DE DEUS é ter uma vida de ações de graças (1 Ts 5.18), é garantia de vida eterna (1 João 2.17) e de sermos parte da família de Deus (Marcos 3.35). ADORAÇÃO é outra coisa. O que seria ?"
Veja bem: Este seu complemento diz apenas em que implica ter uma vida de ações de graças. Você está dizendo que esta vida de ações de graças é a garantia da vida eterna e de sermos parte da família de Deus. Ou seja, a sua resposta continua sendo a mesma, que fazer a vontade de Deus é ter uma vida de ações de graça, como se a vontade de Deus se resumisse nisto. (...)

Não foi isso que eu quis dizer, KHWEY. Você entendeu errado a idéia.
FAZER A VONTADE DE DEUS, conforme expliquei, NÃO É SOMENTE "TER UMA VIDA DE AÇÕES DE GRAÇAS", É TUDO QUE CONSTA NO PARÁGRAFO ! ENTENDEU ?
Agora, esquece um pouco o FAZER A VONTADE DE DEUS e vamos ao que interessa:
DEFINA ADORAÇÃO EM ESPÍRITO E EM VERDADE, se puder.
Se não souber o que é, basta dizer.

DANNILO STELIO
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por DANNILO STELIO em Sex 04 Abr 2014, 11:05 am

Ah, "CRISTIANISMO PAGÃO"... o que seria dos desigrejados "sem denominação" sem esta obra...
      Bem lembrado, DAVID DE OLIVEIRA, terminei de ler semana retrasada !
FRANK VIOLA e GEORGE BARNA são como o inferno: cheios de boas intenções   (como reza um ditado popular).
     A Igreja Militante não é perfeita (e nunca será, pelo menos nesta Terra), e precisa ser mudada no que estiver incorreto. Mas isso se faz através dos princípios bíblicos, vivência essa que ocorre cotidianamente nos prédios religiosos, com sermões, pastores e cultos dominicais.
    VIOLA e BARNA apresentam várias falhas em seu livro. Tudo bem, são humanos, é de sua natureza falhar, mas o problema é que são falhas que comprometem todo o restante de sua argumentação.
      A primeira, e talvez a maior delas, está na AUSÊNCIA DE DEFINIÇÃO DO QUE SEJA "PAGÃO".
     A própria palavra PAGANISMO só aparece NO TERCEIRO CAPÍTULO, na pág. 45 (capítulo 3, "o Edifício da Igreja").

PAGANISMO é um conceito muito amplo, abrangendo toda uma visão de mundo e dezenas de correntes religiosas (não "denominações"; e sim "correntes").
     E ainda, nada diz sobre o paganismo atual, que engloba inclusive a Nova Era.

VIOLA e BARNA poderiam ter usado o conceito de PAGANISMO expresso na Bíblia (Romanos 1.25), que é a adoração à criatura em lugar do Criador. Porém mal usam as Sagradas Escrituras em sua obra...
    O livro inteiro (quase 146 páginas, na versão pdf) usa somente um conceito local do século 1º para analisar toda a Cristandade atual, multiforme e multifacetada.
    Os autores usam a palavra "PAGÃO" para rotular TUDO O QUE NÃO CONCORDAM NA IGREJA CRISTÃ ATUAL. Nada mais.
        Isso é ridículo !

DANNILO STELIO
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Khwey em Sex 04 Abr 2014, 1:06 pm

DANNILO STELIO escreveu:
Khwey escreveu:
DANNILO STELIO escreveu:INCOMPLETO.
Veja bem: Este seu complemento diz apenas em que implica ter uma vida de ações de graças. Você está dizendo que esta vida de ações de graças é a garantia da vida eterna e de sermos parte da família de Deus. Ou seja, a sua resposta continua sendo a mesma, que fazer a vontade de Deus é ter uma vida de ações de graça, como se a vontade de Deus se resumisse nisto. (...)

Não foi isso que eu quis dizer, KHWEY. Você entendeu errado a idéia.
FAZER A VONTADE DE DEUS, conforme expliquei, NÃO É SOMENTE "TER UMA VIDA DE AÇÕES DE GRAÇAS", É TUDO QUE CONSTA NO PARÁGRAFO ! ENTENDEU ?
Agora, esquece um pouco o FAZER A VONTADE DE DEUS e vamos ao que interessa:
DEFINA ADORAÇÃO EM ESPÍRITO E EM VERDADE, se puder.
Se não souber o que é, basta dizer.
Não temos uma frase clara para definir isto.

Mas, temos que através do evangelho de Jesus passamos a viver em espírito, e através do ensino do Espírito Santo, vivemos em verdade.

Nesta condição procuramos obedecer ao que foi ensinado por Jesus, porque está escrito que isto implica em receber a vida eterna.

Uma vez que fazer o bem conforme foi ensinado por Jesus nos leva a vida eterna, então eu entendo que esta é a adoração em espírito e em verdade que interessa a Deus.

Tudo o que eu escrevi tem base no novo testamento, e eu creio que você sabe disto.

Então, caso não concorde, da mesma forma você deve demonstrar como deve ser feita esta adoração, segundo o seu entendimento.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por David de Oliveira em Sex 04 Abr 2014, 1:38 pm

Quando o cristianismo nasceu, foi a única religião na terra sem objetos sagrados, pessoas sagradas, espaços sagrados. Mesmo rodeado por sinagogas judaicas e templos pagãos, os primeiros cristãos foram as únicas pessoas religiosas na terra que não edificavam templos sagrados de adoração. A fé Cristã nasceu em casas, fora de pátios, ao longo das margens da estrada, e em salas de estar. Durante os primeiros três séculos, os cristãos não tiveram edifícios especiais. Como disse um erudito, “O cristianismo que conquistou o Império Romano era essencialmente um movimento centrado em casas”. Alguns dizem que o fato deles reunirem-se em casas era devido à repressão. Isso não é verdade. Foi uma opção consciente e deliberada.
Na medida em que as congregações cresciam em tamanho, os cristãos começaram a remodelar seus lares para acomodar os números crescentes. Um dos descobrimentos arqueológicos mais marcantes nesse sentido foi a casa de Dura Europeas na moderna Síria. Esta casa constitui o mais antigo registro de uma igreja caseira de que se tem notícia. Foi um despretensioso local privado adequado para acomodar cristãos em suas reuniões por volta do ano 232 d.C. Essencialmente, a casa de Dura-Europeas era uma casa onde se havia suprimido a parede entre dois quartos para criar uma grande sala. Com a reforma, a casa podia receber aproximadamente 70 pessoas. As casas reformadas, como foi o caso de Dura-Europeas, não podem ser classificadas como “edifícios de igrejas”. Eram simplesmente casas adaptadas para acomodar assembléias maiores. Além disso, estas casas jamais foram chamadas de “templos”, termo que os pagãos e judeus utilizavam para designar seus espaços sagrados. Os “cristãos’ não chamaram seus edifícios de “templos” até o século XV!

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por DANNILO STELIO em Sex 04 Abr 2014, 2:33 pm

Khwey escreveu:Não temos uma frase clara para definir isto.

Mas, temos que através do evangelho de Jesus passamos a viver em espírito, e através do ensino do Espírito Santo, vivemos em verdade.

Nesta condição procuramos obedecer ao que foi ensinado por Jesus, porque está escrito que isto implica em receber a vida eterna.

Uma vez que fazer o bem conforme foi ensinado por Jesus nos leva a vida eterna, então eu entendo que esta é a adoração em espírito e em verdade que interessa a Deus.

Tudo o que eu escrevi tem base no novo testamento, e eu creio que você sabe disto.

Então, caso não concorde, da mesma forma você deve demonstrar como deve ser feita esta adoração, segundo o seu entendimento.
Até que enfim estamos caminhando ! Viu, não foi tão difícil expressar sua idéia.
Daqui para frente, vamos analisar se ela é válida.
Veja bem, não estou emitindo ainda juízo de valor sobre sua idéia de adoração. Não estou dizendo, ainda, que ela está certa ou errada, no todo ou em parte.
Vamos inicialmente analisar o conceito oposto:

Você concorda que o contrário de "adoração em espirito e em verdade" seria "adoração carnal e mentirosa"?
(   )sim    (    )não    (    )talvez.

DANNILO STELIO
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por DANNILO STELIO em Sex 04 Abr 2014, 3:05 pm

Quando o cristianismo nasceu, foi a única religião na terra sem objetos sagrados, pessoas sagradas, espaços sagrados. Mesmo rodeado por sinagogas judaicas e templos pagãos, os primeiros cristãos foram as únicas pessoas religiosas na terra que não edificavam templos sagrados de adoração. A fé Cristã nasceu em casas, fora de pátios, ao longo das margens da estrada, e em salas de estar. 
Correto. Mas qualquer ente orgânico (como a Igreja o é), após nascer, desenvolve-se. Nunca fica do mesmo jeito que em seu nascedouro. Aliás, no caso das pessoas, a única época da vida em que ficamos parecidos com a infância, em que "voltamos a ser crianças" é na VELHICE. :risadinha: 

Durante os primeiros três séculos, os cristãos não tiveram edifícios especiais. Como disse um erudito, “O cristianismo que conquistou o Império Romano era essencialmente um movimento centrado em casas”. Alguns dizem que o fato deles reunirem-se em casas era devido à repressão. Isso não é verdade. Foi uma opção consciente e deliberada.
Afirmação de FV e Barna no livro em comento. Afirmação destituída de embasamento. O máximo que faz é citar outro autor em nota de rodapé (Toward a House Church Theology (Atlanta: New Testament Restoration Foundation, 1998), pp. 29-42[size=12.727272033691406]), como quem diz "se quiser mais detalhes, te vira", uma atitude incorreta para uma afirmação tão bombástica.[/size]

DANNILO STELIO
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 1:46 am

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares