.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
60 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 59 Visitantes :: 2 Motores de busca

Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O Espiritismo não é o Outro Consolador

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Espiritismo não é o Outro Consolador

Mensagem por Discipulah em Dom 26 Jan 2014, 2:41 pm

Boa tarde, graça e paz,

No tópico "Espiritismo diz: Jesus não é Deus" surgiu esse assunto paralelo sobre o Espírito Santo. Portanto, para maiores esclarecimentos eu trouxe esse tema para cá.

Continuando a conversa com o rbarros, responderei aqui a postagem dele feita lá no outro tópico:

Em quê o Espirito Santo vos consola? Em que vos instrui?

O Espirito Santo nos consola e nos instrui em tudo o que precisamos, na nossa vida diária, nas nossas lutas e tribulações,  nos instrui na Palavra, no nosso louvor e adoração a Deus. Enfim, em muitas situações que vivenciamos diariamente.

O Senhor Jesus afirmou: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” João 14. 26. 

E é preciso lembrar, rbarros que  Jesus disse que o Espírito viria para ficar no lugar dele. E isso aconteceu poucos dias após sua ascensão ao céu. Basta ler Atos 2.

Veja o versículo 33: “De sorte , que exaltado pela destra de Deus e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isso que vós agora vedes e ouvis”.

Voltando ao versículo  4: “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo  lhes concedia que falassem”.

De acordo com a Biblia a promessa do Pai quanto ao Outro Consolador já se cumpriu séculos e séculos antes de o Espiritismo codificado por Kardec surgir. Qualquer outra interpretação para adaptar o ‘Outro Consolador’ ao Espiritismo não passa de desvio de um ensinamento que é muito claro na Bíblia.

Última edição por Sarah em Dom 26 Jan 2014, 3:10 pm, editado 1 vez(es)

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1747
flag : Brasil

Re: O Espiritismo não é o Outro Consolador

Mensagem por Discipulah em Dom 26 Jan 2014, 2:43 pm

O Espiritismo é uma doutrina consoladora por excelência - quem tem parentes mortos deveria beber de suas águas...

Quem tem parentes mortos deveria ouvir o que a Bíblia diz: “Aos homens está ordenado morrerem uma só vez vindo depois disso o juízo”. Hebreus 9.27

“Quando vos disserem: Consultai os que tem espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes ;  não recorrerá um povo ao seu Deus? A favor dos vivos se interrogarão os mortos?

À Lei e ao Testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, jamais verão a alva”. Isaías 8. 19,20.

No livro espírita A Gênese, capitulo 15, número 4 diz: “Um Espírito pode aparecer sob forma luminosa, ou transformar uma parte do seu fluido perispiritico em foco luminoso. Muitos fatos desse gênero, modernos e perfeitamente autênticos, não procedem de outra causa, que nada apresenta sobrenatural.

Mas vamos dar uma olhada no que a Bíblia diz sobre aparições “luminosas”:
“E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.”

“Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras.” 2 Coríntios 11:14 , 15

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Dom 26 Jan 2014, 2:44 pm

Pelo pouco que sei, tanto o evangelho de Mateus quanto o de Lucas são cópias mal-feitas do evangelho de Marcos - que por sua vez não foi um dos doze de Jesus. 

Porventura, Allan Kardec foi um dos doze? Você pode nos explicar o porquê de Kardec ter usado ‘as cópias mal-feitas de Lucas e Mateus” uma vez que ele cita todos os evangelhos de forma abundante?

Conclusão:  Se Kardec usou “cópias mal feitas” (Lucas e Mateus) isso só demonstra uma coisa: O Evangelho Segundo o Espiritismo é outra cópia  mais mal feita ainda!

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Dom 26 Jan 2014, 2:54 pm

Os apóstolos mal compreenderam os ensinamentos do Mestre, que precisava sempre lhes falar por parábolas para que pudessem entender um mínimo do que falava.

Kardec teve a inspiração do Espírito de Verdade, além de muitas psicografias.

Quando Jesus falava parábolas não era somente para os apóstolos, mas para todos. Talvez vc, rbarros ainda não tenha lido sobre isso.

Veja Mateus 13.11-15:

Tanto é que os apóstolos perguntaram a Jesus porque Ele falava AO POVO por parábolas:

“Os discípulos aproximaram-se dele e perguntaram: “Por que falas ao povo por parábolas?”  

Ele respondeu: A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não. 

A quem tem será dado, e este terá em grande quantidade."

Jesus declarou que aos apóstolos foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, portanto essa sua declaração de que os apóstolos não entendiam o que Jesus falava não é verdade. A eles Jesus esclarecia o significado de suas palavras, pois eles perguntavam ao Mestre.

Da mesma forma, rbarros quando Kardec  escrevia a Codificação, ele por muitas vezes fazia mais perguntas sobre um mesmo tema. Os “espíritos” respondiam, mas ele fazia mais perguntas.

Olhando pelo modo como vc avalia os discípulos, dá a entender que o codificador espírita não entendia muito bem o que os “espíritos” falavam. Será que por isso Kardec enchia os “espíritos” de perguntas? E quando nos outros livros da Codificação o mesmo assunto voltava à tona? Será que o que havia sido falado no livro anterior não ficou muito claro para ele?

Última edição por Sarah em Dom 26 Jan 2014, 3:24 pm, editado 1 vez(es)

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Dom 26 Jan 2014, 2:59 pm

(Em O Livro dos Espíritos na questão 744, por exemplo, não tinha ficado muito claro para Kardec a questão das guerras e escravidão. Daí ele faz uma pergunta em cima da primeira pergunta).

Como vimos rbarros, Jesus falou algo bem diferente do que vc disse. Jesus falou que aos apóstlos foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus.

Agora reflita, imagina, Kardec 1800 anos depois baseando suas obras escritas justamente nesses evangelhos escritos por apóstolos que “mal compreendiam”?

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Dom 26 Jan 2014, 3:01 pm

Novamente vos pergunto: onde o E.S. vos consola? Onde vos ensina, onde vos faz lembrar de tudo que disse Jesus, uma vez que João o evangelista nos diz que "Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem." (João 21:25)?

Nos consola em todas as ocasiões de nossas vidas quando precisamos de consolo. Em Romanos 8.26 nos diz que Ele nos ajuda em nossas fraquezas porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas Ele intercede por nós a Deus como gemidos inexpremíveis. Ou seja, Ele se identifica com o nosso sofrimento, com as nossas dores e está ao nosso lado para nos ajudar.

Agora quanto a passagem citada por vc acima, teve um desvio: João 21.15 fala de milagres realizados por Jesus e não sobre “revelações posteriores de espíritos humanos desencarnados”.

O texto mesmo diz: "Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus FEZ”. Esse “fez” está no PASSADO. Se refere as obras milagrosas feitas por Jesus de Nazaré. Em nada fala sobre revelações FUTURAS. O texto é muito claro! Diz “fez” e não “fará”.

E mais, como vc mesmo citou “vos fará lembrar de tudo o que Jesus disse”. Em nenhuma parte dos Evangelhos menciona Jesus falando sobre reencarnação, pessoas reencarnando desmemoriadas, vidas em outras mundos, gente na lua, enfim muitas outras coisas estranhas ao Evangelho de Cristo.

Última edição por Sarah em Dom 26 Jan 2014, 3:17 pm, editado 1 vez(es)

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Dom 26 Jan 2014, 3:04 pm

Sim, há exagero da minha parte, mas que este homem sofreria perseguições por vossa parte, isto é evidente, uma vez que todos os que tentam vos mostrar a verdade o é.
Kardec não falou mal de outras religiões, talvez apenas tenha apontado seus ERROS de interpretação da doutrina cristã.

Sei, e esse mesmo homem também perseguiria outras crenças. Vamos nos lembrar do que o Kardec disse sobre outras crenças:

a) Astrologia, feitiçaria, magia são chamadas de  crenças ridículas: confira em o livro A Gênese, Cap1, item 19,FEB.

b) Espiritismo diz que condena a magia: O Céu e o Inferno, Cap 10, item 9, FEB, grifo nosso).

c) Talismãs  são absurdos: O Céu e o Inferno, Cap 10, item 9, FEB.

d) A Igreja Católica desviou a verdadeira religião. O Espiritismo vai restaurar e instituir a religião verdadeira : Obras Póstumas,Pág 363, FEB.

e)O Espiritismo diz que acabará para sempre com o Ateísmo:Obras Póstumas,Pág 363, FEB.

f) O Espiritismo diz que  vai converter toda a humanidade: A Gênese, Cap 17, item 40, FEB.

Essas são algumas das muitas declarações excludentes encontradas na Doutrina Espírita. Como vimos, se fosse um homem iria fazer uma verdadeira caça às bruxas.

Falar que uma crença é ridícula e que o Espiritismo a condena, se não for “falar mal” é falar o que? Bem? E quando falou contra o papado chamando o clero católico de cegos, ignorantes acostumados aos gozos profanos? (Obras Póstumas , pg 360)

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Dom 26 Jan 2014, 3:05 pm

Kardec e os Espíritos comunicantes, inspirados pelo Espirito de Verdade, fizeram uma RELEITURA de alguns trechos dos evangelhos, dando um sentido mais amplo e mais condizente com a figura de Jesus e sua doutrina de amor incondicional. Doutrina esta mal-compreendida já a partir de seus discípulos e muito menos compreendida pelos que - como Paulo - vieram a seguir.
Vc não me respondeu. não estou falando de releitura  de textos, mas sim o uso de textos mais fidedignos por Kardec e os “espíritos”. Vou repetir a pergunta:

1) Sendo assim, como a 3ª revelação poderia ter vindo da 1ª e 2ª que estão justamente na Bíblia  a qual o Espiritismo alega estar “adulterada”?
Não era para terem usado textos inalterados?

2) Se a Bíblia está alterada, isso quer dizer que o “Evangelho Segundo o Espiritismo” foi baseado nos evangelhos que foram “adulterados”?

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Dom 26 Jan 2014, 3:07 pm

Não creio que tenham sido "retiradas" passagens bíblicas, mas sim mal-interpretadas e mal-retransmitidas.

Ah, sim na hora de falar que Lucas e Mateus são "cópias mal" feitas vc fala, na hora de provar isso documentalmente vc muda o discurso e diz que “não creio que tenham sido retiradas”?

Vc diz isso porque sabe que está comprometido. Não adianta falar mal da  Bíblia falar que ela está "mal feita" e etc, uma vez que o Espiritismo se baseou justamente nessa mesma Bíblia para se colocar como a 3ª revelação de Deus aos homens.

Os Espíritas deveriam conhecer melhor suas doutrinas escritas! Vcs vão nos centros espíritas só para ouvirem discursos e receberem passes?

Última edição por Discipulah em Dom 26 Jan 2014, 9:52 pm, editado 2 vez(es) (Razão : correção)

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Dom 26 Jan 2014, 3:08 pm

Ainda uma questão de interpretação das Escrituras, não necessariamente vinda de textos ocultados.

Coisa triste ficar em cima do muro. Então vc acredita que Kardec usou as copias mal feitas de Lucas e Mateus e mesmo sendo mal feitas ele não foi melhor em trazer a luz textos bem feitos?

5 ) Onde estão as fontes alteradas e as não alteradas para se fazer um cruzamento de informações? Quando elas estão datadas?

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Discipulah em Dom 26 Jan 2014, 3:09 pm

Mesma resposta acima.

Acredito mesmo que todo aquele que se diz cristão deveria estudar o Espiritismo, sem preconceitos, para entender melhor a Vida, a Morte e a própria doutrina de Jesus. Afinal, Ele nos prometeu o Consolador para que entendêssemos melhor as suas palavras, não?

Na hora do vamos ver acontece isso: desvio. Mas recapitulemos: Uma vez que Mateus e Lucas são “cópias mal feitas”, como vc mesmo diz, não eu (Discipulah), Kardec deveria ter usado cópias bem feitas para compor o Evangelho Segundo o Espiritismo.

Como que um Evangelho feito 1800 depois baseado em cópias de "cópias mal feita", como vc mesmo diz,  pode ter algum valor doutrinário?

É até uma questão de silogismo:

Mateus e Lucas são "cópias mal feitas" (segundo, rbarros)

Kardec também usou Mateus e Lucas para compor o Evangelho Segundo o Espiritismo:

Conclusão: o Evangelho Segundo o Espiritismo é uma cópia muito mal feita  de outras "cópias mal feitas".

Comprometedor!

Na fé,

Última edição por Discipulah em Dom 26 Jan 2014, 9:56 pm, editado 1 vez(es) (Razão : correção e melhoramento do texto)

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por rbarros em Dom 26 Jan 2014, 4:42 pm

Que bom que você reconhece que Lucas e Mateus são mesmo cópias mal-feitas - há luz no fim do túnel!

Quando tiver mais tempo, respondo o restante...

Que o espírito dos selvagens permaneça um espírito selvagem!

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Número de Mensagens : 1400

http://www.vigilia.com.br/vforum/viewforum.php?f=16

Mensagem por Discipulah em Dom 26 Jan 2014, 10:05 pm

Boa noite, rbarros, mas essa "luz no fim do túnel" não era luz, era um vagalume que vc confundiu com uma "luz".

Deixa-me te explicar.

Muito pelo contrário, não creio que são cópias mal feitas.  Na realidade vc não conseguiu entender as minhas palavras. Quando cito cópias mal feitas são em referência ao seu comentário. Não que eu acredite nisso.  Consegue entender agora?

Mas como vc teve muita dificuldade de acompanhar essa linha de argumentação eu decidi colocar aspas (“ “) onde “cópias mal feitas” ou “cópia mal feita” aparecem .

Assim evita que outras pessoas assim como vc,  possam compreender errado e achar que eu estou acreditando que Mateus e Lucas são cópias mal feitas. Muito pelo contrário creio totalmente na fidedignidade do texto sagrado.

Vc apenas foi vítima do auto engano, pois como não teve resposta coerente começou a ver coisas onde não existem.

Agora para quem fala isso e ver o Evangelho Segundo o Espiritismo recheado de alto a baixo de passagens de Mateus e Lucas... deve ser doloroso. Kardec além de não ser autêntico, copiou algo ‘mal feito”, segundo sua opinião.

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por rbarros em Qua 29 Jan 2014, 9:42 pm

Tava de brincadeira contigo, Sarah. Você leva as coisas muito a sério...

Nem precisava mudar de nick.

Ando sem tempo e sem muita paciência para debates. Aliás, neste último fim de semana achei mesmo que meu fim havia chegado: Algo de errado com o meu sistema urinário (Bexiga, Rins, Uretra) me fez passar o sábado inteiro correndo do quarto para o banheiro e vice-versa. Ora não conseguia segurar a urina, ora não conseguia urinar.

E quando não conseguia, saía apenas sangue e uma dor terrível me fazia contorcer sobre os calcanhares.

No domingo fui ao pronto socorro e, após cinco horas de exames e de esperas, constatou-se uma pedra de 8 mm no rim direito e uma pedra (?) de 25 mm na bexiga!

Até 7 mm o rim expele, acima disto, como é o meu caso, só com a faca.

Agora, o que uma pedra de 25 mm (do tamanho de uma moeda de um real) está fazendo na minha bexiga? Como foi parar ali? Como irá sair? 

Acho que se trata de um tumor (benigno, suponho), pois não a sinto mover-se de um lado para o outro, como deveria acontecer caso fosse uma pedra...

Portanto, desculpe-me se não te respondo à altura. Até ensaiei algumas respostas, mas sem a devida saúde não dá para formulá-las.

Aliás, muito misteriosamente na segunda-feira fui trabalhar, e na terça não havia mais nenhum sinal de mal algum... Terá sido o Espírito Santo quem me curou? Ou terão sido os Espíritos superiores que me deram mais esta oportunidade de continuar vivendo?

Wink

Que o espírito dos selvagens permaneça um espírito selvagem!

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Número de Mensagens : 1400

http://www.vigilia.com.br/vforum/viewforum.php?f=16

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:01 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: