.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
87 usuários online :: 5 usuários cadastrados, 1 Invisível e 81 Visitantes :: 3 Motores de busca

Christiano, Jarbas, Khwey, luisfoletto, rbarros

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Arqueologia de canaã: verdade ou mentira?

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Arqueologia de canaã: verdade ou mentira?

Mensagem por David de Oliveira em Seg 20 Jan 2014, 11:51 am

Guilherme escreveu:Esse é o peço de trabalhar com a verdade oculta, aquela que ninguém quer dizer e ninguém quer ouvir. ”Parece” que eu, “eu” é que estou denegrindo, menosprezando, mal dizendo etc. a antiga aliança! Não estou fazendo nada, absolutamente nada disso! Se há um culpado e se alguém está fazendo tudo isso, esse é o apóstolo Paulo!
"Verdade oculta"?  Jesus?  :risadinha: So e oculta para quem nao entende, ou nao quer entender. Em gálatas, Paulo desvincula todo crédito dos judeus, suas descendências, tradições e orientações para “A Semente”,  apenas Jesus. O que vale, segundo ele, é a promessa antiga, bem anterior ao sacerdócio levítico e à sua principal ferramenta, a Lei de Moisés, até os profetas não valem nada para nós!...
Se eu dissesse que os seguidores da Lei são “malditos”, eu é que seria martirizado! A não ser a sua historicidade, Nada que não venha da fé em Jesus tem valor algum para o crente. Toda aquela parafernália do sacerdócio levítico não pode anular a grande promessa divina e queiram ou não, essa é a nossa única luz, o nosso único caminho, a nossa única verdade e a nossa vida.
Toda essa conversa tua e nao respondeu minhas perguntas. Ja disse que eu entendo o evangelho da mesma maneira que vc descreveu acima. nao respondeu minhas perguntas e nem explicou pq chamar de "lixo" o velho testamento.

Na verdade eu nem sei exatamente o que perguntou. Talvez eu tenha respondido, mas não do jeito que querias. formule uma pergunta em que eu não tenha discorrido, por favor.

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8182
flag : Brasil

Mensagem por Guilherme em Seg 20 Jan 2014, 6:38 pm

A Lei morreu para nos. E obsoleta. Nao devemos ter nenhuma relacao com ela. E coisa do passado. No entanto, nunca vou entender alguem chamar de "lixo" a preciosa palavra de Deus. Mesmo que a lei tenha morrido para nos, ela continua sendo boa, otima. Ela e o despertar da consciencia daqueles que nao sao salvos. Revela o estado caido do homem, como vc sabe.  A preciosidade historica, cultural e espiritual do VELHO TESTAMENTO merecia melhor adjetivo vindo de vc mano. Ser
do evangelho nao quer dizer ser hostil a Lei. De forma nenhuma, como disse Paulo.
Rapaz......

Guilherme
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 1332
flag : Israel

Mensagem por David de Oliveira em Seg 20 Jan 2014, 7:14 pm

“Mesmo que a lei tenha morrido para nos, ela continua sendo boa, ótima”.

E aquele que blasfemar o nome do Senhor, certamente morrerá; toda a congregação certamente o apedrejará; assim o estrangeiro como o natural, blasfemando o nome do Senhor, será morto.
E quem matar a alguém certamente morrerá.
Quando também alguém desfigurar o seu próximo, como ele fez, assim lhe será feito:
Quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará.
Quem, pois, matar um animal, restitui-lo-á, mas quem matar um homem será morto. 
Levítico 24:16-21 

Às vezes eu fico pensando... Como pode um “não judeu” dizer que aquela Lei dos judeus  “continua sendo ótima”?!!! Ótima para quem??? Se para Paulo não passava de um lixo, para mim não passa de um “lixo do lixo”! Mas Paulo não considerava somente a Lei de Moisés um lixo, mas toda a sua vida religiosa do primeiro testamento.
Vamos recapitular:

Filipenses

3.1   Para terminar: meus irmãos sejam alegres por estarem unidos com o Senhor. Não me aborreço de escrever, repetindo o que já escrevi, pois isso contribuirá para a segurança de vocês.
3.2   Cuidado com os que fazem coisas más, esses cachorros, que insistem em cortar o corpo!
3.3   Porque os que receberam a verdadeira circuncisão fomos nós, e não eles. Nós adoramos a Deus por meio do seu Espírito e nos alegramos na vida que temos em união com Cristo Jesus em vez de pormos a nossa confiança em cerimônias religiosas como a circuncisão.
3.4   É verdade que eu também poderia pôr a minha confiança nessas coisas. Se alguém pensa que pode confiar nelas, eu tenho ainda mais motivos para pensar assim.
3.5   Fui circuncidado quando tinha oito dias de vida. Sou israelita de nascimento, da tribo de Benjamim, de sangue hebreu. Quanto à prática da lei, eu era fariseu.
3.6   E era tão fanático, que persegui a Igreja. Quanto ao cumprimento da vontade de Deus por meio da obediência à lei, ninguém podia me acusar de nada.

3.7   No passado, todas essas coisas valiam muito para mim; mas agora, por causa de Cristo, considero que não têm nenhum valor.

3.8   E não somente essas coisas, mas considero tudo uma completa perda, comparado com aquilo que tem muito mais valor, isto é, conhecer completamente Cristo Jesus, o meu Senhor. Eu joguei "tudo" (tudo) (tudo), fora como se fosse lixocomo se fosse lixocomo se fosse lixocomo se fosse lixocomo se fosse lixocomo se fosse lixocomo se fosse lixocomo se fosse lixo a fim de poder ganhar a Cristo

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Guilherme em Ter 21 Jan 2014, 1:53 am

A Lei nao e ma. E nunca sera. Ela revela a perfeicao e revelacao de Deus. Vc deveria saber isso. Coisa basica.

A LEI jamais sera ma. A LEI E BOA. OTIMA. Mostra a perfeicao de Deus e a nossa natureza ma, perversa.

Como Jesus disse e Paulo explicou. Rapaz......

Guilherme

Mensagem por David de Oliveira em Ter 21 Jan 2014, 9:20 am

Guilherme escreveu:A Lei nao e ma. E nunca sera. Ela revela a perfeicao e revelacao de Deus. Vc deveria saber isso. Coisa basica.

A LEI jamais sera ma. A LEI E BOA. OTIMA. Mostra a perfeicao de Deus e a nossa natureza ma, perversa.

Como Jesus disse e Paulo explicou. Rapaz......

Bom, eu paro por aqui. Sinto que estou discutindo nada e coisa nenhuma. Tenha um bom proveito da lei de Moisés...

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Guilherme em Ter 21 Jan 2014, 11:28 am

David, meu caro, relax. Pense na seguinte ilustracao: a lei e como um museu, mostrando as origens. Nao fax a menor diferenca mas nossas visas. No entanto, o museu nao e lixo.

Guilherme

Mensagem por David de Oliveira em Ter 21 Jan 2014, 1:01 pm

Guilherme escreveu:David, meu caro, relax. Pense na seguinte ilustracao: a lei e como um museu, mostrando as origens. Nao fax a menor diferenca mas nossas visas. No entanto, o museu nao e lixo.
Essa do “museu” foi boa, mas nem tudo que há no "museu" é bom e que esse museu seja construído lá em Jerusalém.
Mas o foco é a afirmação de “ser boa” ou “foi ótima” (para nós), da Lei de Moisés. Paulo, em Romanos 7 afirmava que “consentia” que a Lei “era” boa, mas também em outra ocasião afirmou ser a Lei inútil e  imprestável.
Romanos 7 infelizmente dá margem para os ASD pinçar os versículos 12 e 16 para defenderem as suas doutrinas judaizantes. O neófito ou negligente na Palavra cai nessa esparrela de que a Lei “ainda é ou foi” boa para todo o mundo. Não devemos nos fixar somente em versículos isolados para fundamentar a nossa fé, mas a mensagem deve ser olhada de maneira genérica, sem se ater a uma ou outra palavra no começo, meio ou fim para estabelecer uma compreensão geral; além disso, é necessário lembrar “para quem” ela foi direcionada e a inserção do tempo, o momento aplicável de suas instruções.
O ápice da compreensão geral do texto sem margens para pretextos está no início dessas instruções: “não sabeis vós, irmãos (pois falo aos que sabem a Lei). Quem são esses “irmãos” de Paulo? Quem são “os que sabem a Lei”? Todo o capitulo 7 de Romanos é dirigido aos judeus de Roma, não convertidos ao cristianismo. Certamente nessa pregação, Paulo mediu muito as suas colocações ao se dirigir àqueles judeus, mas se olharmos o contexto geral do capítulo, o recado de que a Lei não é boa é muito mais do que sugerido.

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por RenatoPaulo em Ter 21 Jan 2014, 5:21 pm

Existem aqui alguns,que gostam de espalhar confusao.
Porque espalham eles confusao?
Eles nao o sabem responder,porque estao confusos...
Infelizmente nao se passa isso apenas neste forum,mas por todo o mundo,quer seja ele virtual ou real.

Para que serve pois essas confusoes?
Muito simples!Para tentar abalar aqueles que querem se refugiar em Deus.
Essas confusoes se parecem tambem com as confusoes ateistas...cada uma com suas "teorias",mas no fundo combatendo lado a lado e correndo de maos dadas para a mesma meta.

Nao temam essas confusoes,pois elas apenas querem entristecer vossos coracoes!
Nao desanimeis e nao vos deixeis abalar.O poder do diabo é poderoso neste mundo,mas Jesus Cristo o venceu!
Quando vos entristeceres,voltai-vos para o Evangelho,pois nele nao existe erro algum,embora existam alguns que insistem o contrario.
Deixai esses falarem e nao vos irriteis.Lutai sim contra as tentacoes pedindo ao SENHOR ajuda e vos sera dada.
O diabo detesta quando um amado de Deus vence as tentacoes!

Nao vos deixeis iludir com aparencias nem com as palavras de sabedoria do mundo!
Se por acaso ficardes fracos orai a Deus em auxilio sempre que puderdes e num momento preciso Ele atua e da-vos forças para continuar.

RenatoPaulo
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1418
flag : Alemanha

Mensagem por David de Oliveira em Ter 21 Jan 2014, 6:21 pm

RenatoPaulo escreveu:Existem aqui alguns,que gostam de espalhar confusao.
Infelizmente nao se passa isso apenas neste forum,mas por todo o mundo,quer seja ele virtual ou real.

Essas confusoes se parecem tambem com as confusoes ateistas...cada uma com suas "teorias",mas no fundo combatendo lado a lado e correndo de maos dadas para a mesma meta.

Nao desanimeis e nao vos deixeis abalar.O poder do diabo é poderoso neste mundo,mas Jesus Cristo o venceu!
Quando vos entristeceres,voltai-vos para o Evangelho,pois nele nao existe erro algum,embora existam alguns que insistem o contrario.
Deixai esses falarem e nao vos irriteis.Lutai sim contra as tentacoes pedindo ao SENHOR ajuda e vos sera dada.

Nao vos deixeis iludir com aparencias nem com as palavras de sabedoria do mundo!
Se por acaso ficardes fracos orai a Deus em auxilio sempre que puderdes e num momento preciso Ele atua e da-vos forças para continuar.

Fala, fala, fala e não diz coisa com coisa. Fala demais mas não diz nada. Joga palavras evasivas para o ar convencido que vai encontrar alguém para pelo menos lê-las.
Discorra de maneira inteligível o que estás a falar! Do que é que você está falando?  pirou

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por RenatoPaulo em Ter 21 Jan 2014, 6:28 pm

David de Oliveira escreveu:

Fala, fala, fala e não diz coisa com coisa. Fala demais mas não diz nada. Joga palavras evasivas para o ar convencido que vai encontrar alguém para pelo menos lê-las.
Discorra de maneira inteligível o que estás a falar! Do que é que você está falando?  pirou
Eu sou um louco.
Como quer vc sabio entender um louco?

RenatoPaulo
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1418
flag : Alemanha

Mensagem por David de Oliveira em Ter 21 Jan 2014, 7:59 pm

RenatoPaulo escreveu:

Eu sou um louco.
Como quer vc sabio entender um louco?

Você se esconde na carapaça de um louco para não ter que prestar contas do que diz... Vamos lá, desenvolva alguma coisa do tema em que você se intrometeu.

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por ElderNatalRN em Qua 22 Jan 2014, 3:39 pm

O texto é ruim, cheio de puerismos, neologismo meu, infantil, além de tudo reducionista. O imbecil escreve como se escreve uma revista de fofocas misturado com critica de romances. Os equivocos e interpretações pobres das tradições e histórias da Bíblia são extremamente ante profissional e preconceituosos. Perda de tempo, pensei que veria alguma boa novidade, mas se tornou chato de se ler apartir do terceiro parágrafo.

ElderNatalRN
Safira
Safira

Número de Mensagens : 108

Mensagem por David de Oliveira em Qua 22 Jan 2014, 5:46 pm

ElderNatalRN escreveu:O texto é ruim, cheio de puerismos, neologismo meu, infantil, além de tudo reducionista. O imbecil escreve como se escreve uma revista de fofocas misturado com critica de romances. Os equivocos e interpretações pobres das tradições e histórias da Bíblia são extremamente ante profissional e preconceituosos. Perda de tempo, pensei que veria alguma boa novidade, mas se tornou chato de se ler apartir do terceiro parágrafo.

Só adjetivou o texto, mas não disse os motivos. Falou e não disse nada. Como é que vamos aprender alguma coisa contigo?  :risadinha:

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por ElderNatalRN em Qua 22 Jan 2014, 6:03 pm

A COISA já começa assim: Em algum lugar do Oriente Médio, por volta do século 10 a.C., uma pessoa decidiu escrever um livro. 
Uma pessoa?... No Egito?... Ele se baseia em quê?... A Septuaginta, primeira versão grega cristã foi TRDUZIDA inicialmente em Alexandria no Egito, não foi um pessoa.... e mesmo assim, 250 AC.
Mesmo assim não segue, pois ele se refere ao texto bíblico em geral. Um texto que nasceu de tradições orais mais tão antigas quanto as primeiras civilizações,  comprovadamente, o texto era hebraico e tão antigo quanto a própria lingua, que nasceu provavelmente na palestina, a língua não as tradições. 
Vai dá muito trabalho escrever sobre as inconsistências, que digo é de um leigo, pois são muitas! Talves possamos discutir por partes, mas ainda sim é trabalho demais.

ElderNatalRN
Safira
Safira

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Qua 22 Jan 2014, 6:12 pm

ElderNatalRN escreveu:A COISA já começa assim: Em algum lugar do Oriente Médio, por volta do século 10 a.C., uma pessoa decidiu escrever um livro. 
Uma pessoa?... No Egito?... Ele se baseia em quê?... A Septuaginta, primeira versão grega cristã foi TRDUZIDA inicialmente em Alexandria no Egito, não foi um pessoa.... e mesmo assim, 250 AC.
Mesmo assim não segue, pois ele se refere ao texto bíblico em geral. Um texto que nasceu de tradições orais mais tão antigas quanto as primeiras civilizações,  comprovadamente, o texto era hebraico e tão antigo quanto a própria lingua, que nasceu provavelmente na palestina, a língua não as tradições. 
Vai dá muito trabalho escrever sobre as inconsistências, que digo é de um leigo, pois são muitas! Talves possamos discutir por partes, mas ainda sim é trabalho demais.

entao vamos por parte, separe por sub-temas dentro deste topico, debata cada sub-tema separadamente.

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Número de Mensagens : 5943

Mensagem por David de Oliveira em Qua 22 Jan 2014, 6:18 pm

EVANGELISTA/RJ/MSN escreveu:
ElderNatalRN escreveu:A COISA já começa assim: Em algum lugar do Oriente Médio, por volta do século 10 a.C., uma pessoa decidiu escrever um livro. 

entao vamos por parte, separe por sub-temas dentro deste topico, debata cada sub-tema separadamente.
Eu sou só ouvidos...

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Qua 22 Jan 2014, 6:25 pm

zipper 

Eu sou só ouvidos...

só ouvidos? zipper 

nao seria "só olhos"? gargalhada 

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Mensagem por David de Oliveira em Qua 22 Jan 2014, 6:55 pm

EVANGELISTA/RJ/MSN escreveu: zipper 

Eu sou só ouvidos...

só ouvidos? zipper 

nao seria "só olhos"? gargalhada 
O texto é em cima de uma coletânea de pesquisas que certamente estão em várias bibliotecas do mundo, quase inacessíveis para mim, como a do Vaticano, em paris, Inglaterra etc. Os dados bíblicos apesar de não estarem nos prismas ou linguagens da igreja, não são "heresias"; no máximo, não agradam quem quer ouvir a repetição dos sermões do pastor.  
Os dados são geralmente o mesmo que temos lido e aparentemente eu não vi nenhuma "heresia" científica; pode ser "heresia de doutrina". Dizer que o texto é: mentira, infantil, ruim e por aí vai, é muito confortável.
Um fórum de debates não interessa se um debatedor achou bom ou ruim um determinado tópico, mas quer o desenvolvimento de conhecimentos antagônicos, o resto é intriga religiosa.  

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por ElderNatalRN em Qua 22 Jan 2014, 10:03 pm

Quem escreveu a Bíblia?
A história de Deus foi escrita pelos homens. Mas quem é o autor do livro mais influente de todos os tempos? As respostas são surpreendentes - e vão mudar sua maneira de ver as Escrituras
por Texto José Francisco Botelho

Em algum lugar do Oriente Médio, por volta do século 10 a.C., uma pessoa decidiu escrever um livro. Pegou uma pena, nanquim e folhas de papiro (uma planta importada do Egito) e começou a contar uma história mágica, diferente de tudo o que já havia sido escrito. Era tão forte, mas tão forte, que virou uma obsessão. Durante os 1 000 anos seguintes, outras pessoas continuariam reescrevendo, rasurando e compilando aquele texto, que viria a se tornar o maior best seller de todos os tempos: a Bíblia. Ela apresentou uma teoria para o surgimento do homem, trouxe os fundamentos do judaísmo e do cristianismo, influenciou o surgimento do islã, mudou a história da arte – sem a Bíblia, não existiriam os afrescos de Michelangelo nem os quadros de Leonardo da Vinci – e nos legou noções básicas da vida moderna, como os direitos humanos e o livre-arbítrio. Mas quem escreveu, afinal, o livro mais importante que a humanidade já viu? Quem eram e o que pensavam essas pessoas? Como criaram o enredo, e quem ditou a voz e o estilo de Deus? O que está na Bíblia deve ser levado ao pé da letra, o que até hoje provoca conflitos armados? A resposta tradicional você já conhece: segundo a tradição judaico-cristã, o autor da Bíblia é o próprio Todo-Poderoso. E ponto final. Mas a verdade é um pouco mais complexa que isso.
Logo no primeiro paragrafo já seguem-se as bizarrias:

Uma pessoa?... No Egito?... Ele se baseia em quê?... A Septuaginta?... A Septuaginta foi a primeira versão grega utilizada pelos cristãos, foi TRDUZIDA inicialmente em Alexandria no Egito, e não foi apenas por uma pessoa.... E foi por volta de 250 AC, não 10 AC.

Mesmo assim não segue, pois ele se refere ao texto bíblico em geral. Um texto que nasceu de tradições orais, e tão antigas quanto às primeiras civilizações,  comprovadamente, estudos sobre civilizações sumerianas, babilônica, acadiana comprova isso; o texto era hebraico e tão antigo quanto à própria língua, existem vários tipos de hebraicos na bíblia que representam períodos que soma mais de mil anos, a bíblia hebraica se desenvolveu textualmente com a própria língua, que nasceu provavelmente na palestina, a língua, não as tradições. 

Nanquim?!... Nanquim um [email=#%&@#$]%&@#[/email], Pigmentos naturais (retirado de plantas e árvores). Os chineses é que usava nanquim! Não se trata de doutrinas, vê-se um leigo, essas são as referencias dele?

: Para saber mais
A Bíblia: Uma Biografia
Karen Armstrong, Jorge Zahar Editora, 2007.
Who Wrote the Bible?
Richard Elliott Friedman, HarperOne, 1997.

E modestamnete minhas Referencias:

MANUAL DA BÍBLIA HEBRAICA, Editora: Vida Nova, Emanuel Tov
Professor do Departamento de Bíblia.
Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel.

COMO A BÍBLIA TORNOU-SE UM LIVRO, Edições Loyola. William M. Schniedewind
professor de estudos bíblicos e línguas semíticas, catedrático do departamento de línguas e culturas do oriente médio, universidade de Califórnia.

A BIBLIA JUDAICA E A BIBLIA CRISTÃ, Editora vozes, Julio Trebolle Barrera
Membro do comitê internacional dos Manuscritos do Mar Morto, doutor em filologia, e éleve honoraire de L´École Biblique de Jerusalém.

SEPTUAGITA Guia histórico e literário, Editora HAGNOS, Esequias Soares
Graduado em Letras Orientais – Hebraico, USP.

A BIBLIA GREGA DOS SETENTA Do judaísmo helenístico ao cristianismo antigo, Edições Loyola, Marguerite Harl, Gilles Dorival, Olivier Munnich
Todos professores universitários especializados em cultura alexandrina.

ElderNatalRN
Safira
Safira

Mensagem por David de Oliveira em Qui 23 Jan 2014, 8:34 am

ElderNatalRN escreveu:
Quem escreveu a Bíblia?
A história de Deus foi escrita pelos homens. Mas quem é o autor do livro mais influente de todos os tempos? As respostas são surpreendentes - e vão mudar sua maneira de ver as Escrituras
por Texto José Francisco Botelho

Em algum lugar do Oriente Médio, por volta do século 10 a.C., uma pessoa decidiu escrever um livro. Pegou uma pena, nanquim e folhas de papiro (uma planta importada do Egito) e começou a contar uma história mágica, diferente de tudo o que já havia sido escrito. Era tão forte, mas tão forte, que virou uma obsessão. Durante os 1 000 anos seguintes, outras pessoas continuariam reescrevendo, rasurando e compilando aquele texto, que viria a se tornar o maior best seller de todos os tempos: a Bíblia. Ela apresentou uma teoria para o surgimento do homem, trouxe os fundamentos do judaísmo e do cristianismo, influenciou o surgimento do islã, mudou a história da arte – sem a Bíblia, não existiriam os afrescos de Michelangelo nem os quadros de Leonardo da Vinci – e nos legou noções básicas da vida moderna, como os direitos humanos e o livre-arbítrio. Mas quem escreveu, afinal, o livro mais importante que a humanidade já viu? Quem eram e o que pensavam essas pessoas? Como criaram o enredo, e quem ditou a voz e o estilo de Deus? O que está na Bíblia deve ser levado ao pé da letra, o que até hoje provoca conflitos armados? A resposta tradicional você já conhece: segundo a tradição judaico-cristã, o autor da Bíblia é o próprio Todo-Poderoso. E ponto final. Mas a verdade é um pouco mais complexa que isso.
Logo no primeiro paragrafo já seguem-se as bizarrias:

Uma pessoa?... No Egito?... Ele se baseia em quê?... A Septuaginta?... A Septuaginta foi a primeira versão grega utilizada pelos cristãos, foi TRDUZIDA inicialmente em Alexandria no Egito, e não foi apenas por uma pessoa.... E foi por volta de 250 AC, não 10 AC.

Mesmo assim não segue, pois ele se refere ao texto bíblico em geral. Um texto que nasceu de tradições orais, e tão antigas quanto às primeiras civilizações,  comprovadamente, estudos sobre civilizações sumerianas, babilônica, acadiana comprova isso; o texto era hebraico e tão antigo quanto à própria língua, existem vários tipos de hebraicos na bíblia que representam períodos que soma mais de mil anos, a bíblia hebraica se desenvolveu textualmente com a própria língua, que nasceu provavelmente na palestina, a língua, não as tradições. 

Nanquim?!... Nanquim um [email=#%&@#$]%&@#[/email], Pigmentos naturais (retirado de plantas e árvores). Os chineses é que usava nanquim! Não se trata de doutrinas, vê-se um leigo, essas são as referencias dele?

: Para saber mais
A Bíblia: Uma Biografia
Karen Armstrong, Jorge Zahar Editora, 2007.
Who Wrote the Bible?
Richard Elliott Friedman, HarperOne, 1997.

E modestamnete minhas Referencias:

MANUAL DA BÍBLIA HEBRAICA, Editora: Vida Nova, Emanuel Tov
Professor do Departamento de Bíblia.
Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel.

COMO A BÍBLIA TORNOU-SE UM LIVRO, Edições Loyola. William M. Schniedewind
professor de estudos bíblicos e línguas semíticas, catedrático do departamento de línguas e culturas do oriente médio, universidade de Califórnia.

A BIBLIA JUDAICA E A BIBLIA CRISTÃ, Editora vozes, Julio Trebolle Barrera
Membro do comitê internacional dos Manuscritos do Mar Morto, doutor em filologia, e éleve honoraire de L´École Biblique de Jerusalém.

SEPTUAGITA Guia histórico e literário, Editora HAGNOS, Esequias Soares
Graduado em Letras Orientais – Hebraico, USP.

A BIBLIA GREGA DOS SETENTA Do judaísmo helenístico ao cristianismo antigo, Edições Loyola, Marguerite Harl, Gilles Dorival, Olivier Munnich
Todos professores universitários especializados em cultura alexandrina.

Vamos esperar o autor que postou, o Evan, sobre esse pequeno comentário.
Mas e daí, isso foi apenas 0,5% do texto. Há muita, mas coisa ainda... Sou todo... olhos...  japinha 

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por David de Oliveira em Qui 23 Jan 2014, 10:21 pm

dormidinha  dormidinha  dormidinha

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Sex 24 Jan 2014, 10:22 am

porque me esperam? eu apenas postei o texto, nao quer dizer que concordo com o autor do texto

vcs com a atitude bizarra de jogo de empurra... a esposa!

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Mensagem por CANUMA2014 em Sex 24 Jan 2014, 11:00 am

Enfim!

Alguém conseguiu chegar a alguma conclusão? A arqueologia de Canaã é verdade ou mentira?  Esse é o foco.

CANUMA2014
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 31

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Sex 24 Jan 2014, 11:34 am

CANUMA2014 escreveu:Enfim!

Alguém conseguiu chegar a alguma conclusão? A arqueologia de Canaã é verdade ou mentira?  Esse é o foco.

eu to aguardando tambem

pelo visto querem empurrar pra mim....kkkkkkkkkkkkkkk

so que postei o texto e nao postei nenhuma opiniao a respeito pois queria ler a opiniao de outros

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Mensagem por CANUMA2014 em Sex 24 Jan 2014, 12:28 pm

Em se tratando de arqueologia de canaã, como o título do fórum, se é verdade ou não, infelizmente não tem como saber ao certo, nunca tie acesso a nehum desses achados. Eles também não deixariam.

Conjecturas? Muitas.

A "bíblia" não é achado arqueológico.

Como muitos em grupos sociais gostam de tirar vantagens, com a compilação da bíblia não foi diferente.

É preciso saber destacar de dentro da "bílbia" aquilo que se pode dizer ser "coerente".
É preciso saber destacar de dentro da "bíblia" as escrituras.
È importante comparar o que escreveram com fatos e acontecimentos históricos das épocas, dos tempos.

Infelizmente existe a " bibliolatria". e com isso as escrituras ficam em segundo plano, ou até mesmo tão deturpada que para muios passa desapercebida.

Escritura é uma coisa, bíblia é outra, acho que desa fase todos aqui já passaram, esse conhecimento até uma criança já sabe.

CANUMA2014
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 31

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:11 pm

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: