.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
33 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 33 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Jesus, a encarnação do Arcanjo Miguel?

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Jesus, a encarnação do Arcanjo Miguel?

Mensagem por abençoado em Sab 06 Nov 2010, 2:59 pm

Confesso que não conhecia.

Vou estudar a respeito.

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1851
flag : Estados Unidos

Mensagem por abençoado em Sab 06 Nov 2010, 3:20 pm

Ah..de repente fez-se luz :p

Sim,lembrei-me que existiam certos escatólogos reformados que intrepretavam Daniel 12 como ali referindo-se ao próprio Cristo.

A diferença está em que intrepretavam apenas como Miguel simbolizando Cristo e não Miguel = Cristo.É ligeiramente diferente.Lembrando que estamos falando de profecia,texto rico em simbolismos e alegorias.Henry era um exemplo..Adam Clarke também: o comentário é sobre Daniel 12.

Os restantes também se focam em Daniel,não fogem muito daí...
Miguel pode tipificar Cristo,mas não é Cristo.da mesma forma como Cristo não é um "Cavaleiro de Cavalo Branco",nem é uma "Rosa de Sauron"nem alguma outra imagem que a Bíblia represente.Cristo é o Filho do Des vivo (mat 16.16),mas é tipificado de diversas formas.Penso que existam cerca de 150 nomes referentes a Cristo,como por exemplo: "Advogado","Juiz","Cordeiro","Luz do mundo.." entre outras..

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Eduardo em Sab 06 Nov 2010, 3:47 pm

abençoado escreveu:Ah..de repente fez-se luz ... Sim,lembrei-me que existiam certos escatólogos reformados que intrepretavam Daniel 12 como ali referindo-se ao próprio Cristo. A diferença está em que intrepretavam apenas como Miguel simbolizando Cristo e não Miguel = Cristo.É ligeiramente diferente.Lembrando que estamos falando de profecia,texto rico em simbolismos e alegorias.Henry era um exemplo..Adam Clarke também: o comentário é sobre Daniel 12. Os restantes também se focam em Daniel,não fogem muito daí... Miguel pode tipificar Cristo,mas não é Cristo.da mesma forma como Cristo não é um "Cavaleiro de Cavalo Branco",nem é uma "Rosa de Sauron"nem alguma outra imagem que a Bíblia represente.Cristo é o Filho do Des vivo (mat 16.16),mas é tipificado de diversas formas.Penso que existam cerca de 150 nomes referentes a Cristo,como por exemplo: "Advogado","Juiz","Cordeiro","Luz do mundo.." entre outras..
De acordo, é assim que ensinamos.

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396
flag : Brasil

Mensagem por silvamelo em Dom 07 Nov 2010, 2:40 am

"Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?" (Hb 1.5).

Nenhum dos anjos é o Filho de Deus!

O Livro de Enoque apresenta Miguel como um dos sete anjos Sentinelas:

"E estes são os nomes dos santos anjos Sentinelas: Uriel, um dos santos anjos, que está sobre o mundo e sobre o Tártaro. Rafael, um dos santos anjos, que está sobre os espíritos dos homens. Raguel, um dos santos anjos, que toma a vingança no mundo dos luminares. Miguel, um dos santos anjos, para a virtude, comanda a melhor porção da humanidade e preside sobre o caos. Sarakiel, um dos santos anjos, que preside sobre os espíritos, dos que pecam no espírito. Gabriel, um dos santos anjos, que preside sobre o paraíso, sobre as serpentes e sobre o querubim. Remiel, um dos santos anjos, que Deus colocou sobre aqueles que ascendem" (Livro de Enoque 20.1-7).

Mas aponta Jesus como o Filho do homem que acompanha o Ancião de dias e cuja porção excede tudo diante do Senhor:

"Então eu inquiri dos anjos que estavam comigo, e que me mostravam toda coisa secreta concernente a este Filho do homem, o qual foi; de onde Ele era e porque Ele acompanhou o Ancião de dias. Ele respondeu-me e disse: Este é o Filho do homem, ao qual a justiça pertence, com o qual a retidão tem habitado e o qual revelou todos os tesouros do que é escondido: pois o Senhor dos espíritos o tem escolhido e sua porção tem excedido a tudo diante do Senhor dos espíritos em eterna ascensão" (Livro de Enoque 46.1,2).

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por Eduardo em Dom 07 Nov 2010, 10:53 am

silvamelo escreveu:O Livro de Enoque apresenta Miguel como um dos sete anjos Sentinelas:
Só faltava essa agora, usando um livro apócrifo para fazer doutrina ?

Por essa eu não esperava, que decepção.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por abençoado em Dom 07 Nov 2010, 1:41 pm

Bem eu deixei claro que miguel em daniel 12 simboliza Cristo mas que não eram a mesma pessoa.É assim que voces creem,Eduardo?

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Eduardo em Dom 07 Nov 2010, 1:54 pm

abençoado escreveu:
Bem eu deixei claro que miguel em daniel 12 simboliza Cristo mas que não eram a mesma pessoa.É assim que voces creem, Eduardo?
Miguel não é nenhuma criatura, Miguel é um do nomes de Cristo.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por famado em Dom 07 Nov 2010, 2:31 pm

Jesus e Miguel são a mesma pessoa? Sei lá... É possível que sejam. Talvez sim, talvez não.

famado
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3373

Mensagem por Fish em Dom 07 Nov 2010, 3:16 pm

Eduardo escreveu:
Fish escreveu:Jesus, a encarnação do Arcanjo Miguel?

Um dos temas mais debatidos, e também menos entendidos, entre os crentes das diversas seitas, Adventistas e Testemunhas de Jeová afirmam que Jesus seria a encarnação de Miguel, o Príncipe dos Exércitos do Senhor.
O título deste tópico "Jesus, a encarnação do Arcanjo Miguel?" é inadequado. Nós nunca usamos a expressão encarnação quando falamos do titulo Miguel. Jesus não se fez carne ao ser chamado de Miguel. Miguel nada mais é que um titulo de Cristo, nada mais.

N entendi bem qual o problema com a palavra "encarnação"...

Fish
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 470

Mensagem por Eduardo em Dom 07 Nov 2010, 3:29 pm

Você está supondo que Cristo mudou sua natureza e isso nós nunca afirmamos. Nunca dissemos que Cristo teve que se encarnar na forma de Miguel. Miguel não passa de um nome, um título, assim com El Shadai, Yahweh, Adonai, Jeová...

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por abençoado em Dom 07 Nov 2010, 5:23 pm

Você está supondo que Cristo mudou sua natureza e isso nós nunca afirmamos. Nunca dissemos que Cristo teve que se encarnar na forma de Miguel. Miguel não passa de um nome, um título, assim com El Shadai, Yahweh, Adonai, Jeová....

Na passagem de Daniel 12,simbolicamente,sim.No restante, a Bíblia fala de Miguel em Judas,por exemplo, e ali faz mais sentido vê-lo como uma criatura do que o prórpio Cristo.Não faz muito sentido Cristo repreender satanás com toda a autoridade aqui na Terra, e depois não conseguir fazê-lo quando chega ao céu.No demais,Ele mesmo era o Senhor (fil 2.9-11)..não precisaria de clamar a ninguém para repreender.Ele mesmo era (e é), Senhor dos Senhores e Rei dos Reis.Em apocalipse,também não faz muito sentido que seja Cristo.

O versículo anterior fala de uma mulher dando a luz o Varão que iria reger as nações (terra);a batalha de Miguel acontece nos céus.Ambas são simbólicas mas não parecem apontar para a mesma pessoa..

Última edição por abençoado em Dom 07 Nov 2010, 5:28 pm, editado 1 vez(es)

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Eduardo em Dom 07 Nov 2010, 5:24 pm

Miguel é apresentado em Judas 9 como o “arcanjo” que, na disputa “a respeito do corpo de Moisés” (Dt 34:5 e 6), enfrentou o diabo com as palavras: “O Senhor te repreenda!” Essa alusão identifica Miguel como o “Anjo do Senhor” que, na contenda sobre o “sumo sacerdote Josué”, disse igualmente ao diabo: “Mas o anjo do Senhor disse a Satanás: Que o Senhor te repreenda, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda ...” (Zc 3:1 e 2). É interessante notarmos que, tanto em Zacarias 3 como em Gênesis 22:11-18; Juízes 6:11-24; 13:2-22 e Atos 7:30-33 e 38, o Anjo do Senhor é identificado como sendo o próprio Senhor!

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Fish em Dom 07 Nov 2010, 5:28 pm

Eduardo escreveu:Você está supondo que Cristo mudou sua natureza e isso nós nunca afirmamos. Nunca dissemos que Cristo teve que se encarnar na forma de Miguel. Miguel não passa de um nome, um título, assim com El Shadai, Yahweh, Adonai, Jeová...

"Cristo se encarnou em Miguel"? Man, eu nunca disse isso, ateh pq seria meio que difícil "encarnar" em alguem sem corpo, Miguel é um Arcanjo, um espírito, e naum tem corpo carnal...

Creio que estive mais perto de dizer que a Natureza Dele se encarnou do que Ele ter mudado a Sua Natureza.

Fish
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 470

Mensagem por abençoado em Dom 07 Nov 2010, 5:37 pm

Miguel é apresentado em Judas 9 como o “arcanjo” que, na disputa “a respeito do corpo de Moisés” (Dt 34:5 e 6), enfrentou o diabo com as palavras: “O Senhor te repreenda!” Essa alusão identifica Miguel como o “Anjo do Senhor” que, na contenda sobre o “sumo sacerdote Josué”, disse igualmente ao diabo: “Mas o anjo do Senhor disse a Satanás: Que o Senhor te repreenda, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda ...” (Zc 3:1 e 2).
A tradução original de Zacarias,aproxima-se do contexto de Judas 9.não infere nada sobre o Senhor ser o próprio anjo.

Zac 3.1-2

Depois disso ele me mostrou o sumo sacerdote Josué diante do anjo do Senhor, e Satanás, à sua direita, para acusá-lo.

O anjo do Senhor disse a Satanás: "O Senhor o repreenda, Satanás! O Senhor que escolheu Jerusalém o repreenda! Este homem não parece um tição tirado do fogo?

Se o Senhor fosse o próprio anjo,porque o próprio anjo clama "Senhor!".Não parece lógico..

O fato da Bíblia caraterizar,tipificar Deus ou Cristo como "Anjo do Senhor"não significa que isso seja sempre assim.Cada passagem tem de ser analisada no seu contexto.

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Eduardo em Dom 07 Nov 2010, 5:42 pm

abençoado escreveu:
Miguel é apresentado em Judas 9 como o “arcanjo” que, na disputa “a respeito do corpo de Moisés” (Dt 34:5 e 6), enfrentou o diabo com as palavras: “O Senhor te repreenda!” Essa alusão identifica Miguel como o “Anjo do Senhor” que, na contenda sobre o “sumo sacerdote Josué”, disse igualmente ao diabo: “Mas o anjo do Senhor disse a Satanás: Que o Senhor te repreenda, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda ...” (Zc 3:1 e 2).
O fato da Bíblia caraterizar,tipificar Deus ou Cristo como "Anjo do Senhor"não significa que isso seja sempre assim. Cada passagem tem de ser analisada no seu contexto.
Neste caso, Zc 3:1 e 2 tipifica Deus ou Cristo como "Anjo do Senhor".

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por abençoado em Dom 07 Nov 2010, 5:45 pm

Como??Porque ele clama,então,ao Senhor se Ele era o próprio Senhor?

Última edição por abençoado em Dom 07 Nov 2010, 5:51 pm, editado 1 vez(es)

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Eduardo em Dom 07 Nov 2010, 5:49 pm

abençoado escreveu:
Como??Porque ele clama,então,ao Senhor se Ele era o própio Senhor?
O verso é claro e irrefutável:

"Mas O Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreenda, ó Satanás..." Zc 3:2

É o próprio Senhor que usa a mesma expressão utilizada por Miguel em Judas.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por abençoado em Dom 07 Nov 2010, 6:01 pm

Mas O Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreenda, ó Satanás..." Zc 3:2

Claramente não :risadinha: A tradução correta é anjo do Senhor.Isso soa meio estranho oh my:"O Senhor disse:o Senhor te repreenda,satanás??".A tradução é anjo do Senhor.

Veja:
Zac 3.2:

Mas o anjo do Senhor disse a Satanás: Que o Senhor te repreenda, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda! Não é este um tição tirado do fogo? - AA

O anjo do Senhor disse a Satanás: "O Senhor o repreenda, Satanás! O Senhor que escolheu Jerusalém o repreenda! Este homem não parece um tição tirado do fogo? " - NVI

O {anjo do} Senhor disse a Satã: O Senhor te confunda, Satã! Confunda-te o Senhor que escolheu Jerusalém. {Josué} não é porventura um tição escapado ao incêndio? - VC

O "Senhor"que aparece nalgumas Almeidas é o próprio anjo.Lembre-se que os anjos são caraterizados como potestades espirituais,poderes.O termo "Senhor"das Almeidas tem uma conotação semelhante.

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por abençoado em Dom 07 Nov 2010, 6:03 pm

A própria expressão do verso 2,refere-se ao anjo e não a Deus.Deus está dando uma visão a Zacarias(vv.1) de um anjo e de satanás.Não há referência a Deus a não ser como aquele que dá à visão ao profeta.

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Eduardo em Dom 07 Nov 2010, 8:48 pm

Em Zc 3:1 e 2 o Anjo do Senhor atua como advogado e juiz, o que em si já aponta para um ministério bastante específico. A expressão “Anjo do Senhor”, indica, claramente, que não se trata do próprio Javé, mas de um representante. No entanto, trata-se de um representante muito especial, um ministro plenipotenciário, que por vezes, atua como se o próprio Deus fosse. É o que ocorre, por exemplo, no versículo 4, quando ele ordena que os trajes de Josué sejam tirados, e em seu lugar sejam colocadas roupas “de gala”, ou seja, uma veste sacerdotal limpa e reluzente. Este ato significa a remissão dos pecados, uma atitude que só pode ser praticada pelo próprio Deus. Se este Anjo (melech, no hebraico, ou seja, “mensageiro”, “representante”) pode praticar este ato, certamente isso indica que ele detém prerrogativas divinas. Veja que ele diz no mesmo versículo: “Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade”. Ora, ele não diz “Eis que o Senhor tem feito”, ou “Eis que o Eterno tem feito”, mas ele mesmo, o Anjo, remiu a iniqüidade do sacerdote.

Portanto, o Anjo do Senhor que aparece nesta visão de Zacarias, intercedendo pelo povo de Israel e perdoando pecados, é, claramente, o próprio Cristo. Vejamos o que diz Calvino, quando comenta a expressão do versículo 2, “O Senhor te repreenda”:

“Deus fala aqui; e ainda que ele dá a impressão de ser o Anjo de Jeová. Mas, isso não é inescrutável. Pois, como no último verso, em que Zacarias diz que Josué estava diante do Anjo de Jeová, sem dúvida significa Cristo, que é chamado de Anjo e também de Jeová; assim, também, ele pode ser chamado nesse verso. Mas, que nenhuma pessoa contenciosa possa dizer que nós refinamos demasiadamente acerca destas palavras. Nós podemos tomá-las - simplesmente – que Deus menciona aqui seu próprio Nome na terceira pessoa, e esse modo e falar não é raro nas Escrituras”.

Outro versículo que merece menção, com certeza, é o versículo sétimo, quando o anjo declara ao sacerdote: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Se andares nos meus caminhos, e se observares a minha ordenança, também tu julgarás a minha casa, e também guardarás os meus átrios, e te darei livre acesso entre os que estão aqui. “Os que estão aqui”, no local em que ocorre a visão, são, sem dúvida alguma, os anjos que testemunham o julgamento, e que sob as ordens do Anjo do Senhor, trocam as vestes do sacerdote. Sendo o sacerdote um arquétipo da comunidade dos crentes (o povo de Israel e a Igreja), há que se considerar o que significa a expressão “livre acesso”. Aqui, nos socorre o entendimento do teólogo monergista Jefté Alves dos Santos, para quem a expressão “livre acesso” significaria o fim das restrições (mitsvot) e prescrições da Lei Mosaica. Este entendimento se coaduna perfeitamente com a Teologia da Graça, através da qual os crentes tem livre acesso a Deus, por meio da obra de Cristo, o eterno Sumo Sacerdote (Hb 4.16).

Diante do sacerdote, que em última análise, simboliza toda a Lei Mosaica, é colocada uma Pedra sobre a qual estão sete olhos. A “Pedra” é mais uma referência evidente ao “Renovo”, à “Raiz de Jessé”: o Messias, o Cristo, a quem o próprio apóstolo Pedro, centenas de anos mais tarde, chamaria de “Pedra angular”, “Pedra viva”. Sobre esta pedra estão sete olhos. O sete indica um número de perfeição, ou seja, perfeita e total atenção para com essa pedra. Os sete olhos, apontam para a atuação do Espírito Santo, tipificado nos Sete Espíritos de Deus (Isaías 11). Apocalipse 5;6 afirma que o “Cordeiro de Deus possuía sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a Terra”.

A Trindade emana desta visão profética de Zacarias em sua plenitude de atuação, apontando claramente a Jesus como um Messias Divino em sua missão redentora.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por abençoado em Dom 07 Nov 2010, 9:23 pm

Sim,analisando o contexto da passagem, a expressão "Anjo do Senhor"parece apontar para Cristo..mas...mas em parte alguma há referência a Miguel.

"Miguel"só aparece 6 vezes na Bíblia.Se em Daniel 12,ele parece tipificar Cristo,em Daniel 10,ele parece ser representado como um arcanjo,pois o vv 13 diz "um dos principes"e não principe.A expressão não indicaria Cristo,pois Cristo não é "um dos.."mas o Principe (Is 9.6)

Miguel é representado como um anjo de autoridade,o próprio Daniel 12 não nega isso.

Em Judas,ele é apresentado como um Arcanjo,não como Cristo:

Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda

O argumento da autoridade já foi postado.Cristo não teria necessidade de dizer o "Senhor te repreenda"se Ele mesmo o fazia na Terra..

Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos;
Apocalipse 12:7

O filho que rege as nações nasce na Terra (vv.5),como bem sabemos do ventre de Maria.A luta de Miguel é no Céu e acontece ao mesmo tempo..de nenhuma forma eles poderiam ser a mesma pessoa..

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Eduardo em Dom 07 Nov 2010, 10:38 pm

abençoado escreveu:"Miguel"só aparece 6 vezes na Bíblia.Se em Daniel 12,ele parece tipificar Cristo,em Daniel 10,ele parece ser representado como um arcanjo,pois o vv 13 diz "um dos principes"e não principe.A expressão não indicaria Cristo,pois Cristo não é "um dos.."mas o Principe (Is 9.6)
Nesse verso a palavra “um” vem da palavra hebraica “echad”, que também é freqüentemente traduzida como “primeiro”. A Nova Versão Internacional (NVI) traduz “um dos príncipes supremos”. Há traduções (em inglês) que traduzem Daniel 10:13 da seguinte forma: “o primeiro dos príncipes”.

A versão bíblica judaica (só o Velho Testamento), da American Jewish Society, e onde nossas Bíblias traduzem como "primeiro dia" [da Criação] essa Bíblia traduz como numeral cardinal. Assim, eis como traduz Gênesis 1:5: "And God called the light Day, and the darkness Night. And there was evening and there was morning, one day".

Também é importante salientar que a mesma tradução que chama a Miguel de “um dos primeiros príncipes” diz ser Ele “o vosso príncipe” (Daniel 10:21) e “o grande príncipe” (Daniel 12:1). Comparando estes textos com Isaías 9:6 e Atos 5:31 (preste atenção no termo “príncipe”), não podemos ter dúvidas de que o Ser mencionado em Daniel 10:13 mencionado é Cristo.

A tradução do texto de Daniel 10:13 pode tranquilamente ser feito como--"O primeiro dentre os primeiros príncipes", pois a palavra hebraica para "um" também tem o sentido de "primeiro", como vimos na tradução judaica. Isso é reconhecido pelo comentarista bíblico John Gill, analisando Dan. 10:13: ". . . eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia"; chamado no Novo Testamento de Arcanjo, o Príncipe dos anjos, o Cabeça de toda principalidade e poder; e não é outro senão o Cristo, o Filho de Deus, um Anjo incriado; que é "Um" ou "o primeiro dos principais príncipes", superior aos anjos em natureza, nome e ofício; ele veio para "ajudar" Gabriel, não como uma criatura semelhante, mas como o Senhor dos exércitos; mas como um camarada soldado, mas como o General dos exércitos do céu e da Terra. superior a ele em sabedoria e força; e ele o ajudou dando-lhe bons conselhos, e instruções, que ele ao segui-los teve êxito.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por abençoado em Seg 08 Nov 2010, 12:03 am

Nesse verso a palavra “um” vem da palavra hebraica “echad”, que também é freqüentemente traduzida como “primeiro”. A Nova Versão Internacional (NVI) traduz “um dos príncipes supremos”. Há traduções (em inglês) que traduzem Daniel 10:13 da seguinte forma: “o primeiro dos príncipes”.

Mostre quais.

Se existem em inglês,também será lógico existirem algumas em português..

O caso da palavra אחד - 'echad - significa literalmente um.Não é traduzida de outra forma.Exemplo:

vayhi 'erev vayhi voqer yom echad

"E foi tarde, e foi manhã, um dia" - Gênesis 1.5b

Um é um.Não tem mais tradução possível,a própria palavra echad não traz outra conotação que não seja a de um número.Acrescentou-se o "primeiro"porque em português,ninguém diz o "um dia".Diz-se o primeiro dia..
E disse Deus: Ajuntem-se as águas que estão debaixo dos céus num só lugar..." (Gênesis) 1.9

Portanto,tenhamos atenção aquilo que nos é passado sobre hebraico,pois o hebraico deve ser usado em prol da Verdade e não em prol de sustentar nossas crenças.

Se você me disse "único",em certos versos ainda se aceita..mas primeiro "no way"Se tiver dúvidas,pergunte a um rabino ou pesquise na internet o significado de "echad".
Também é importante salientar que a mesma tradução que chama a Miguel de “um dos primeiros príncipes” diz ser Ele “o vosso príncipe” (Daniel 10:21) e “o grande príncipe” (Daniel 12:1). Comparando estes textos com Isaías 9:6 e Atos 5:31 (preste atenção no termo “príncipe”), não podemos ter dúvidas de que o Ser mencionado em Daniel 10:13 mencionado é Cristo

Não só "podemos" como "temos" e "devemos".Cada termo da Bíblia tem o seu contexto.Inferir que determinado texto tem um significado só porque tem um termo como uma determinada conotação noutro texto,não é correto.Exemplo:satanás é chamado em Jó de "Filho de Deus",como os demais anjos.João diz que "todos quantos o receberem,deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus"..conclui-se que satanás recebeu a Cristo?

Se Miguel fosse de fato Cristo,porque não existe menção disso em nenhum documento cristão até agora?Já vimos que Daniel 12,o Anjo ali é tipificado como Cristo mas o não diz que Miguel é Cristo..em nenhuma parte da Bíblia isso acontece.Em Judas 9,diz que ele era um Arcanjo..o termo "arcanjo"é arcanjo..não tem outra conotação.Miguel era o chefe das hostes celestiais (apocalipse 12.7),mas não deixa de ser um anjo que literlamente significa "mensageiro".A Escritura é clara quando refere anjos como criaturas adoradoras e não passíveis de serem adoradas.Para além disto,existem outros pontos que insustentam a doutrina:

- O título Príncipe não é exclusivo, Lúcifer é chamado Príncipe (Apocalipse ou Revelação 1,5),(Daniel 8,25),(João 12,31; 14,30; 16,11),(Ef 2,2) , Jacob foi chamado príncipe (Gén 23,6). B. David foi chamado príncipe também (Ezequiel 34,24).
- No livro de Daniel Jesus é chamado "Filho do Homem" (Daniel 7,13-14), Miguel e Lúcifer Príncipes (Daniel 10,13;10,21;12,1).
- Na carta de Judas refere-se a Jesus como Jesus Cristo (Judas 1;4;17;21;25) e a Miguel como arcanjo (Judas 9) sem relacioná-los em nenhum momento.
- Lúcifer é chefe de anjos, por isso não se pode afirmar que somente há um chefe de anjos; e, mesmo considerando que houvesse, tem-se de considerar que há diferentes graus de comando (Salmo 103,20-21 , Mateus 26,53).
- O manuscrito grego original de 1 Tessalonicenses 4,16 diz "à voz do arcanjo" fazendo uma distinção de Jesus e do papel de arcanjo. De qualquer maneira, a voz é um atributo, e não por alguém ter um atributo pode-se dizer que têm determinada natureza, por exemplo, alguém pode ter a voz de uma criança sem ser criança, na melhor das hipóteses se pode interpretar que Jesus tem o controle dos anjos nesse momento

A intrepretação de Miguel como sendo o próprio Cristo era considerada herética no séc IV,tendo sido fundada por um presbítero de nome Ário.Surpresa das surpresas,um dos seguidores dessa doutrina, de nome Eusébio de Nicomédia era grande amigo de Constantino..

Os cristãos usaram um método bem simples para refutar a ideia:

A respeito da tentativa de identificar Jesus com Miguel, por referência às citações comuns a ambos comandarem legiões celestes (Mateus 13,41; 16,27; 24,31; 1 Pedro 3,22), citam uma carta do próprio Ário que fala dos "presbíteros de Prólico (seu superior monástico)" e dos "presbíteros de Alexandre (seu bispo)" para mostrarem que não é pelo facto de nas duas únicas referências a "presbíteros de" se referirem a Prólico e a Alexandre que se pode identificar Alexandre com Prólico, pois "os presbíteros daquele são mais do que os deste, sem que passem a constituir dois corpos presbiterais, antes estando o de Prolico inserido no de Alexandre" (página 323). Analogamente, dizem os detractores clássicos da antiguidade acerca da tese da identificação de Miguel com Jesus, as "legiões de Cristo" são maiores do que as de Miguel, pois somente, ainda segundo o livro do Apocalipse e a carta de Judas, Miguel não assumiu o papel de juiz escatológico, deixando-o para Jesus Cristo, pois "apesar de votar Satã ao degredo, não o julga nem acusa nem condena" (página 316)

P.s.: Calvino não era apologista da ideia.

"(...)por Miguel muitos concordam em entender que seja Cristo, como cabeça da Igreja. Mas se pareça melhor entender Miguel como o arcanjo, esse sentido se revelará adequado, pois sob Cristo como o cabeça, os anjos são os guardiães da Igreja(..)",

Os apócrifos podem não ter sido inspirados,mas garantem-nos que o povo de Deus via Miguel como um Arcanjo.Falando em citações de apócrifos,o próprio Judas 9 é uma..

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por silvamelo em Seg 08 Nov 2010, 1:50 pm

Eduardo escreveu:
silvamelo escreveu:O Livro de Enoque apresenta Miguel como um dos sete anjos Sentinelas:
Só faltava essa agora, usando um livro apócrifo para fazer doutrina ?

Por essa eu não esperava, que decepção.
Engraçado que a citação que eu fiz de Hebreus você ignorou por completo... :risadinha:

E quanto ao livro de Enoque, você ignora que ele foi citado por Judas e tantos outros, que o livro do Apocalipse usa simbologias semelhantes e que os judeus do 1º século o tinham como canônico?

Miguel é Jusus??? hummm Quem é mesmo que está fazendo doutrina?

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por Eduardo em Seg 08 Nov 2010, 4:54 pm

silvamelo escreveu:E quanto ao livro de Enoque, você ignora que ele foi citado por Judas e tantos outros, que o livro do Apocalipse usa simbologias semelhantes e que os judeus do 1º século o tinham como canônico?
Responda, o livro de Enoque é canônico?

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:45 am

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: