.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
30 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 29 Visitantes :: 2 Motores de busca

Jarbas

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Cientistas confirmam mais um relato bíblico

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Cientistas confirmam mais um relato bíblico

Mensagem por Tupac em Qua 03 Dez 2008, 2:44 am

É claro que, sendo a Bíblia considerada um livro sagrado para os religiosos, as confirmações de seus relatos, reforçam sua fé - mas não é disso que o artigo trata.
Isso eu sei... eles é que não entendem, veja o Ed e seu Jesus "historico"... ou o Articulador e seus "indicios"...

Agora, se a Bíblia não fosse, inclusive, uma fonte histórica, arqueólogos não trabalhariam com ela debaixo dos braços. Quanto mais relatos são confirmados, melhor - pois motiva novas buscas e, consequentemente, produz novos conhecimentos.
Acontece que eles são muito seletivos (os crentes), quando arqueologos não encontram nenhum vestigio de um exodo, nenhum vestigio de uma inundação global seguida da dizimação da maior parte dos seres viventes, e etc., eles fingem que não viram e quando alguem evidencia, eles simplesmente atacam com suas armas de ad hocs e falacias.

Agora quando (muito bem dito por você) se encontra um pedaço de pedra que COINCIDE com algum ponto da biblia, la vem eles dizer que a biblia toda é literal, que isso e que aquilo... enfim.

“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.” Nietzsche

Meu site, galera - www.bemviveronline.com
Ultimos textos (meus): Lyoto x Shogun || Poeira de estrelas Valew...

Tupac
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1112
flag : Brasil

Mensagem por M4RC3LL em Qua 03 Dez 2008, 8:56 am

Iane escreveu:Novas escavações apontam a existência das Minas do Rei Salomão

Cientistas constataram, através de testes de radiocarbono, a existência de mina de cobre em uma região e época que coincidem com descrições contidas no Velho Testamento.

“A pesquisa apresenta dados científicos que confirmam o que está escrito na Bíblia", declarou à BBC Brasil Mohammad Najjar, um dos líderes do grupo dearqueólogos, pertencente à instituição jordaniana Friends of Archaeology & Heritage, que esteve à frente do projeto em parceria com a universidadeamericana de San Diego.

As novas escavações foram feitas em um complexo de mineração e fundição de cobre na Jordânia e apontaram um recuo na data de utilização do local em mais dois séculos. Isto significa que os reis israelitas David e Salomão poderiam ter obtido o metal ali no século 10 antes de Cristo.

O sítio de Khirbat en-Nahas fica na região conhecida na Bíblia como o reino de Edom. Ele foi primeiro escavado pelo arqueólogo americano Nelson Glueck na década de 1930, quando ele afirmou ter descoberto as "minas do Rei Salomão".

Antes da descoberta, acreditava-se que a extração e o aproveitamento do cobre só começaram a existir na Jordânia depois do século 7 a.C., ou seja, 300 anos depois da suposta existência do rei.

Outra descoberta importante foram amuletos egípcios, encontrados em Khirbat en-Nahas. Eles poderiam estar vinculados a uma invasão militar realizada após a morte de Salomão por Shoshenk 1º, primeiro faraó da 22ª dinastia egípcia, chamado de Sesac na Sagrada Escritura.

Excelente matéria! ::chapeu::

"Então me achei recém-nascido e no Paraíso. Todas as Escrituras tinham para mim outro aspecto; perscrutava-as para ver tudo quanto ensinam sobre a ‘justiça de Deus'. Antes, estas palavras eram-me detestáveis; agora as recebo com o mais intenso amor. A passagem me servia como a porta do Paraíso." (Martinho Lutero)

M4RC3LL
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 405

http://protestantismo.ieadcg.com.br

Mensagem por Ser Humano em Qua 03 Dez 2008, 9:10 am

Tupac escreveu:
É claro que, sendo a Bíblia considerada um livro sagrado para os religiosos, as confirmações de seus relatos, reforçam sua fé - mas não é disso que o artigo trata.
Isso eu sei... eles é que não entendem, veja o Ed e seu Jesus "historico"... ou o Articulador e seus "indicios"...

Aliás, essa é uma questão pertinente. Vários ateus questionam a existência de Jesus, baseados na suposta adulteração de textos históricos. A primeira vez que li sobre isso foi em "Jesus Cristo nunca existiu" de "La Sagasse" e tentei confirmar as fontes de estudo citadas, mas não encontrei. Pelo que li nunca se chegou a um consenso a esse respeito, sendo a existência do Cristo aceita pela maioria dos historiadores.

O Jesus histórico é o Jesus de Nazaré, reconstruído pelos historiadores através do método histórico. Esse método usa a alto crítica para analisar os textos evangélicos, principal fonte para a biografia de Jesus, juntamente com textos fonte não canônicos para reconstruir o contexto histórico do primeiro século e não inclui axiomas religiosos ou teológicos nem pressupõe a infabilidade bíblica.

E embora as reconstruções variem elas concordam que Jesus era um rabino judeu que atraiu um pequeno grupo de galileus e, após um período de ministério, foi crucificado pelos romanos na Palestina durante o governo de Pôncio Pilatos.

Agora, se a Bíblia não fosse, inclusive, uma fonte histórica, arqueólogos não trabalhariam com ela debaixo dos braços. Quanto mais relatos são confirmados, melhor - pois motiva novas buscas e, consequentemente, produz novos conhecimentos.
Acontece que eles são muito seletivos (os crentes), quando arqueologos não encontram nenhum vestigio de um exodo, nenhum vestigio de uma inundação global seguida da dizimação da maior parte dos seres viventes, e etc., eles fingem que não viram e quando alguem evidencia, eles simplesmente atacam com suas armas de ad hocs e falacias.

Apelando para a "ausência de fósseis transicionais"? Essa argumentação é semelhante àquela que pretende negar a Evolução sem sucesso. Um peso, uma medida. A ausência de evidência...

Agora quando (muito bem dito por você) se encontra um pedaço de pedra que COINCIDE com algum ponto da biblia, la vem eles dizer que a biblia toda é literal, que isso e que aquilo... enfim.

Não importa o que se diz. A Bíblia é uma importante fonte para historiadores e arqueólogos, entre outros, e muitos de seus relatos têm sido confirmados. Não se deixará de investigar por causa de alegações religiosas.

Cão também é gente!

Ser Humano
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 535

Mensagem por dedo-duro em Qua 03 Dez 2008, 1:50 pm

Articulador escreveu:
dedo-duro escreveu:Os evangelhos são anônimos, feitos 200 anos depois da suposta crucificação.

Primeiramente , usando o que o ônus caolho do ateísmo que você insistiu tanto para validar , quem afirma tem que provar, prove! ::risadinha:: enquanto você tenta provar sua afirmação , já adianto que você está MUITO desatualizado , esta 'tese' ateista , na verdade uma inveracidade baseada em 'acho' , caiu faz tempo .

voltando ao tema do tópico , você está errado , falar de divindades não é o mesmo que relatar a vida alheia , MESMO que seja por testemunho recebido , um caso é mero comentário de fé , o outro é um testemunho de existência .

All four Gospels are anonymous in the sense that none includes the author's name. The traditional names - Matthew, Mark, Luke and John - did not become associated with these writings until the second century. In the early centuries of Christianity, our four Gospels coexisted with a number of other Christian writings, many of which have not been preserved. Finally, the Synod of Carthage adopted the present twenty-seven New Testament books, including the four Gospels, as the canon of the New Testament in the year 397

http://www.christianbiblereference.org/jintro.htm

Quanto a datação, muitos se baseiam no testemunho da patrística para provar que os evangelhos foram compostos cerca de 70 d.C. Mas os achados são somente fragmentos. Dos evangelhos prontos, tais quais os conhecemos, só há cópias tardias, posteriores ao primeiro século.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4236

Mensagem por Tupac em Qua 03 Dez 2008, 4:29 pm

Aliás, essa é uma questão pertinente. Vários ateus questionam a existência de Jesus, baseados na suposta adulteração de textos históricos. A primeira vez que li sobre isso foi em "Jesus Cristo nunca existiu" de "La Sagasse" e tentei confirmar as fontes de estudo citadas, mas não encontrei. Pelo que li nunca se chegou a um consenso a esse respeito, sendo a existência do Cristo aceita pela maioria dos historiadores.

O Jesus histórico é o Jesus de Nazaré, reconstruído pelos historiadores através do método histórico. Esse método usa a alto crítica para analisar os textos evangélicos, principal fonte para a biografia de Jesus, juntamente com textos fonte não canônicos para reconstruir o contexto histórico do primeiro século e não inclui axiomas religiosos ou teológicos nem pressupõe a infabilidade bíblica.
Você notou as aspas no "historico"??? O Jesus "Historico" do Ed "nada tem a ver" com o ser humano que os historiadores supõe ser o patriarca do cristianismo, o Jesus do Ed é o ser com poderes sobrenaturais, nascido de uma virgem, morto e ressurecto tres dias após e filho de Javé, o senhor dos exercitos.

E embora as reconstruções variem elas concordam que Jesus era um rabino judeu que atraiu um pequeno grupo de galileus e, após um período de ministério, foi crucificado pelos romanos na Palestina durante o governo de Pôncio Pilatos.
Existe a possibilidade tambem desse Jesus nem ter existido, de ser uma apropriação e deturpação dos feitos de outra (s) pessoa (s), como um tal de João de Gamala, Joshua Ben Pantera...

Apelando para a "ausência de fósseis transicionais"? Essa argumentação é semelhante àquela que pretende negar a Evolução sem sucesso. Um peso, uma medida. A ausência de evidência...

Acha que não seriam encontradas evidencias de uma inundação global que matou a esmagadora maioria dos seres viventes?
Mas realmente, esse meu argumento é falho e fraco.

Não importa o que se diz. A Bíblia é uma importante fonte para historiadores e arqueólogos, entre outros, e muitos de seus relatos têm sido confirmados. Não se deixará de investigar por causa de alegações religiosas.
Sim, não questiono isso. O que eu critico é a crença de que ao se encontrar evidencias de que romanos crucificavam criminosos, achar que isso é prova de que Jesus nasceu de uma virgem, morreu e ressuscitou, e etc...

Entendeu o ponto?

Tupac
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Ser Humano em Qua 03 Dez 2008, 5:27 pm

Tupac escreveu:

Você notou as aspas no "historico"??? O Jesus "Historico" do Ed "nada tem a ver" com o ser humano que os historiadores supõe ser o patriarca do cristianismo, o Jesus do Ed é o ser com poderes sobrenaturais, nascido de uma virgem, morto e ressurecto tres dias após e filho de Javé, o senhor dos exercitos.

Notei as aspas no "histórico", uai!!! Pensei que estivesse sugerindo a não existência histórica. Não sabia que elas queriam dizer tudo isso. aqui procê

Existe a possibilidade tambem desse Jesus nem ter existido, de ser uma apropriação e deturpação dos feitos de outra (s) pessoa (s), como um tal de João de Gamala, Joshua Ben Pantera...

Existe, claro. Há quem questione a existência de Sócrates, alegando que ele teria sido, na verdade, uma personagem de Platão, copiado por outros. Há inclusive quem diga que Cristo foi inspirado em Sócrates. Há quem questione a existência de Heródoto, dizendo que seus escritos são, na verdade, compilações de vários escritores anônimos. Entre outros. A possibilidade existe.

Acha que não seriam encontradas evidencias de uma inundação global que matou a esmagadora maioria dos seres viventes?
Mas realmente, esse meu argumento é falho e fraco.

Sinceramente, não faço a menor idéia. Quais seriam as evidências de uma inundação global?

Sim, não questiono isso. O que eu critico é a crença de que ao se encontrar evidencias de que romanos crucificavam criminosos, achar que isso é prova de que Jesus nasceu de uma virgem, morreu e ressuscitou, e etc...

Entendeu o ponto?

Sim, entendo o seu ponto, mas acho que você está "vendo coisas". Volte, releia todo o tópico e veja que foi você quem se antecipou, imaginando, acredito, o que as pessoas supostamente imaginariam ao ler o artigo, mas ninguém disse nada semelhante a isso. E também não tem nada de errado com o título ou conteúdo do artigo.

Vou te contar uma piada: um cara, passou em frente a uma oficina mecânica, dirigindo a Ferrari do patrão, com ar de superioridade, enquanto os mecânicos admiravam a máquina. Mais a frente fura o pneu e ao perceber que está sem o macaco, lembra da oficina por que passou. Decide ir até lá. No caminho vai pensando "eles me viram passar de Ferrari... vão pensar que sou abonado... na certa vão querer me cobrar um fortuna só para trocar um pneu..." então, ao chegar na oficina, virou para o mecânico e disse: @#%$#@ COM ESSE SEU MACACO!!! PEGA ESSE MACACO E %$@#$#%.

Entende o meu ponto? aqui procê

Cão também é gente!

Ser Humano
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 535

Mensagem por Convidad em Qua 03 Dez 2008, 10:00 pm

dedo-duro escreveu:
Articulador escreveu:
dedo-duro escreveu:Os evangelhos são anônimos, feitos 200 anos depois da suposta crucificação.

Primeiramente , usando o que o ônus caolho do ateísmo que você insistiu tanto para validar , quem afirma tem que provar, prove! ::risadinha:: enquanto você tenta provar sua afirmação , já adianto que você está MUITO desatualizado , esta 'tese' ateista , na verdade uma inveracidade baseada em 'acho' , caiu faz tempo .

voltando ao tema do tópico , você está errado , falar de divindades não é o mesmo que relatar a vida alheia , MESMO que seja por testemunho recebido , um caso é mero comentário de fé , o outro é um testemunho de existência .

All four Gospels are anonymous in the sense that none includes the author's name. The traditional names - Matthew, Mark, Luke and John - did not become associated with these writings until the second century. In the early centuries of Christianity, our four Gospels coexisted with a number of other Christian writings, many of which have not been preserved. Finally, the Synod of Carthage adopted the present twenty-seven New Testament books, including the four Gospels, as the canon of the New Testament in the year 397

Quanto a datação, muitos se baseiam no testemunho da patrística para provar que os evangelhos foram compostos cerca de 70 d.C. Mas os achados são somente fragmentos. Dos evangelhos prontos, tais quais os conhecemos, só há cópias tardias, posteriores ao primeiro século.

o texto em questão deveria provar as seguintes afirmativas suas ,
conforme o ônus que incumbe a quem afirma :

a) "que os evangelhos são anônimos"
tua fonte te contraditou , ao invés de dizer que eram anônimos , afirmou que eles foram reputados aos evangelistas no segundo século (o que eu complemento abaixo) .

b) "os evangelhos foram elaborados 200 anos após a crucificação"
a fonte também TE contraditou : fala em 'fragmentos' citados por patrísticos , o que é prova de existência , e 'após primeiro século' , contrariando seu acréscimo de 100 anos a mais .

portanto sua própria fonte te refutou , mas ela também está errada , Justino no ano 130dC Já citava todos os evangelhos , e não estamos falando de 'fragmentos' , mas de uma centena de referências , e alegou que estavam na forma ESCRITA . Marcião no ano 110dC era um herege que negava as epistolas , e temos registros de pelo menos 02 apologias 'contra Marcião' , que listam os livros que ele não aceitava , 27 evangelhos+epístolas . de novo ANO 110dC

Por fim , para arremate , uma das cavernas de QURAN foi lacradas no ano 67dC (quase 100% dos historiadores concordam com isto) , ora veja , dentro de uma delas existiam epístolas de Paulo e um trecho , do EVANGELHO DE MARCOS ::risadinha::

Convidad
Convidado

Mensagem por Tupac em Qua 03 Dez 2008, 10:04 pm

Notei as aspas no "histórico", uai!!! Pensei que estivesse sugerindo a não existência histórica. Não sabia que elas queriam dizer tudo isso. :aqui procê:

Hehe...

Sinceramente, não faço a menor idéia. Quais seriam as evidências de uma inundação global?

A mais fundamental seria o planeta possuir agua suficiente para encobrir até o monte mais alto (8 mil e cacetada de altura).

(Pensando bem, por alguma razão, essa é a unica evidencia que consigo pensar no momento... hehe)

Sim, entendo o seu ponto, mas acho que você está "vendo coisas". Volte, releia todo o tópico e veja que foi você quem se antecipou, imaginando, acredito, o que as pessoas supostamente imaginariam ao ler o artigo, mas ninguém disse nada semelhante a isso. E também não tem nada de errado com o título ou conteúdo do artigo.

Vou te contar uma piada: um cara, passou em frente a uma oficina mecânica, dirigindo a Ferrari do patrão, com ar de superioridade, enquanto os mecânicos admiravam a máquina. Mais a frente fura o pneu e ao perceber que está sem o macaco, lembra da oficina por que passou. Decide ir até lá. No caminho vai pensando "eles me viram passar de Ferrari... vão pensar que sou abonado... na certa vão querer me cobrar um fortuna só para trocar um pneu..." então, ao chegar na oficina, virou para o mecânico e disse: @#%$#@ COM ESSE SEU MACACO!!! PEGA ESSE MACACO E %$@#$#%.

Entende o meu ponto? aqui procê

hehe.. é bem capaz de eu ter feito isso mesmo hauahuah...

Bem... fica ai a minha argumentação caso nos posts seguintes eles venham cometer tal erro, aí eu não terei que repetir...

Tupac
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Convidad em Qua 03 Dez 2008, 11:24 pm

off topic , como falou-se em dilúvio :
lembrando compõem a água - duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio , elementos abundantes na atmosfera . água não é algo 'sempre existente' como se implicita nos debates sobre dilúvio , nada impede Deus de criar moléculas de água , já que a própria natureza criou , e somando às outras fontes de água da terra , durante o período em que noé fabricava a imensa arca , trabalho que deve ter demorado pelo menos uma década . e Após isto prover os meios de hidrólise das moléculas de água . Outro fator muito significativo , é que estava-se no final da última era glacial (estimado em 10.000aC), oceanos muito baixos e congelados , terra congelada , altissíma humidade relativa do ar .

Convidad
Convidado

Mensagem por dedo-duro em Qui 04 Dez 2008, 12:06 am

Articulador escreveu:
dedo-duro escreveu:
Articulador escreveu:

o texto em questão deveria provar as seguintes afirmativas suas ,
conforme o ônus que incumbe a quem afirma :

a) "que os evangelhos são anônimos"
tua fonte te contraditou , ao invés de dizer que eram anônimos , afirmou que eles foram reputados aos evangelistas no segundo século (o que eu complemento abaixo) .

b) "os evangelhos foram elaborados 200 anos após a crucificação"
a fonte também TE contraditou : fala em 'fragmentos' citados por patrísticos , o que é prova de existência , e 'após primeiro século' , contrariando seu acréscimo de 100 anos a mais .

portanto sua própria fonte te refutou , mas ela também está errada , Justino no ano 130dC Já citava todos os evangelhos , e não estamos falando de 'fragmentos' , mas de uma centena de referências , e alegou que estavam na forma ESCRITA . Marcião no ano 110dC era um herege que negava as epistolas , e temos registros de pelo menos 02 apologias 'contra Marcião' , que listam os livros que ele não aceitava , 27 evangelhos+epístolas . de novo ANO 110dC

Por fim , para arremate , uma das cavernas de QURAN foi lacradas no ano 67dC (quase 100% dos historiadores concordam com isto) , ora veja , dentro de uma delas existiam epístolas de Paulo e um trecho , do EVANGELHO DE MARCOS ::risadinha::

Os especialistas estão de acordo quanto a serem anônimos os evangelhos:

http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL702437-9982,00.html

Um fragmento de evangelho em Quram não prova que todos evangelhos já estavam escritos, muito menos que estavam escritos em sua forma completa.

E, Segundo recentes descobertas, a história evangelística de ressureição já era comum entre os judeus um século antes de cristo.

http://www.nytimes.com/2008/07/06/world/middleeast/06stone.html?_r=3&hp&oref=slogin&oref=slogin

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por Convidad em Qui 04 Dez 2008, 8:02 am

dedo-duro escreveu:

no way !
este 'estão de acordo' é mera vontade cética , sua fonte não fala isto , ela usa uma falácia de generalização ao dizer 'estudiosos atuais' , quando majoritariamente , os historiadores continuam tributando aos evangelistas os escritos :

MATEUS
O primeiro evangelho do Novo Testamento é tecnicamente anônimo, ou seja, não há uma informação explícita de sua autoria em seu conteúdo textual. Mesmo assim, a autoria é atribuída a este evangelho de forma universal e não é muito controversa, sendo justificada principalmente devido a confirmações dos pais da Igreja cristã primitiva além de evidências textuais internas ao próprio evangelho

Segue a esta declaração (ao contrário de sua fonte, que apenas afirmou e ficou por isto mesmo , mera declaração de vontade) , VÁRIAS provas de autoria de datamento , várias citações patrísticas do início do segundo século , VÁRIAS provas históricas , citação dos escritores NOS PRÓPRIOS relatos dos livros neotestamentários .

http://pt.wikipedia.org/wiki/Evangelho_segundo_Mateus
http://pt.wikipedia.org/wiki/Evangelho_segundo_Marcos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Evangelho_segundo_Lucas
http://en.wikipedia.org/wiki/Gospel_of_John
http://pt.wikipedia.org/wiki/Papyrus_P52
http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=ESTEVAO&id=deb0029

consulte as fontes apresentadas , todas elas tem provas ROBUSTAS de que os evangelhos são anteriores ao primeiro século (um pouco mais de discussão só no evangelho de João) , e da autoria (novamente só há mais discussão em João , o resto é praticamente unânime) . os dois últimos links tem as provas dos trechos de Quran , um prova que João foi escrito antes de 125dC , pois o cita , outro que Marcos tem data anterior à 67dC . Só debato argumentos , nada de trazer fontes como falácia de autoridade , se você , ou a fonte afirmarem , tem que demonstrar de onde tiraram a afirmação .

Um fragmento de evangelho em Quram não prova que todos evangelhos já estavam escritos, muito menos que estavam escritos em sua forma completa.

diversionismo , você ao afirmar '200 anos após a crucificação' englobou os evangelhos , e portanto qualquer fragmento deles . Aliás é óbvio que hoje são fragmentos porque foram decompostos pelo tempo . Eu já havia citado , só justino (ano 110/125dC) fez uma CENTENA de citações dos evangelhos . O mesmo justino afirmou que estavam em sua forma ESCRITA , e outros afirmaram o mesmo , e como você passou ao largo , marcião (110dC) , foi contraditado apologeticamente por três patrísticos , que relataram um total de 27 LIVROS (portanto não fragmentos , e escritos) que Marcião não reconhecia .

E, Segundo recentes descobertas, a história evangelística de ressureição já era comum entre os judeus um século antes de cristo.

http://www.nytimes.com/2008/07/06/world/middleeast/06stone.html?_r=3&hp&oref=slogin&oref=slogin

irrelevante novamente, nosso tema é autoria e data dos evangelhos .
Porém não custa argumentar , primeiramente que novamente você força sua vontade na questão , não é 'comum' , justamente por isto a pedra causou 'frison' , é um relato isolado .
Segundo que a pedra , ao contrário do que você imagina , nos ajuda , pois ele tem muita semelhança com a profecia messiãnica de Isaias 54 , e lógico que da tradição judaíca , pois foi à israel que Deus se revelou antes de Cristo , portanto apenas mais um meio de Deus alertar para a vinda do Messias .

Para quem o Arcanjo está falando? A próxima linha diz: “Sar Hasarin” ou “Príncipe dos Príncipes”. Desde que o Livro de Daniel, uma das primeiras fontes do texto de Gabriel, fala de Gabriel e do “Príncipe dos Príncipes”. Knohl compreende que os escritos da Pedra são a respeito da morte de um líder dos judeus que será ressuscitado em três dias.
http://www.reitoria.org/reitoria2008/ver.php?id=114
http://www.airtonjo.com/blog/2008/07/morte-e-ressurreio-do-messias-no.html

Convidad
Convidado

Mensagem por Tupac em Qui 04 Dez 2008, 12:40 pm

Articulador escreveu:off topic , como falou-se em dilúvio :
lembrando compõem a água - duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio , elementos abundantes na atmosfera . água não é algo 'sempre existente' como se implicita nos debates sobre dilúvio , nada impede Deus de criar moléculas de água , já que a própria natureza criou , e somando às outras fontes de água da terra , durante o período em que noé fabricava a imensa arca , trabalho que deve ter demorado pelo menos uma década . e Após isto prover os meios de hidrólise das moléculas de água . Outro fator muito significativo , é que estava-se no final da última era glacial (estimado em 10.000aC), oceanos muito baixos e congelados , terra congelada , altissíma humidade relativa do ar .

Tupac
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Convidad em Qui 04 Dez 2008, 1:20 pm

Tupac escreveu:
Articulador escreveu:off topic , como falou-se em dilúvio :

ótima foto , é assim mesmo , não há coerência alguma em debater com um teísta e ainda presumir que ele tenha que explicar os milagres bíblicos tirando Deus de todas as etapas do processo , isto , obviamente , faria o teísta ser um ateísta .

Convidad
Convidado

Mensagem por Tupac em Qui 04 Dez 2008, 1:42 pm

...isto , obviamente , faria o teísta ser um ateísta .
Nope... isso faria um teísta ser um REALISTA...

hehe, foi mal Articulador, eu não resisti à piadinha...

Tupac
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Convidad em Qui 04 Dez 2008, 2:23 pm

Tupac escreveu:
...isto , obviamente , faria o teísta ser um ateísta .
Nope... isso faria um teísta ser um REALISTA...

hehe, foi mal Articulador, eu não resisti à piadinha...

chamavam de lunáticos 'irrealistas' os que criam em uma terra redonda na idade média , o tempo é quem define a realidade , não o ceticismo .

Convidad
Convidado

Mensagem por Tupac em Qui 04 Dez 2008, 3:34 pm

o tempo é quem define a realidade
Nope... foi a Ciencia, o tempo foi mero coadjuvante.

Tupac
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por dedo-duro em Qui 04 Dez 2008, 3:55 pm

Articulador escreveu:
dedo-duro escreveu:

no way !
este 'estão de acordo' é mera vontade cética , sua fonte não fala isto , ela usa uma falácia de generalização ao dizer 'estudiosos atuais' , quando majoritariamente , os historiadores continuam tributando aos evangelistas os escritos :

MATEUS
O primeiro evangelho do Novo Testamento é tecnicamente anônimo, ou seja, não há uma informação explícita de sua autoria em seu conteúdo textual. Mesmo assim, a autoria é atribuída a este evangelho de forma universal e não é muito controversa, sendo justificada principalmente devido a confirmações dos pais da Igreja cristã primitiva além de evidências textuais internas ao próprio evangelho

Segue a esta declaração (ao contrário de sua fonte, que apenas afirmou e ficou por isto mesmo , mera declaração de vontade) , VÁRIAS provas de autoria de datamento , várias citações patrísticas do início do segundo século , VÁRIAS provas históricas , citação dos escritores NOS PRÓPRIOS relatos dos livros neotestamentários .

http://pt.wikipedia.org/wiki/Evangelho_segundo_Mateus
http://pt.wikipedia.org/wiki/Evangelho_segundo_Marcos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Evangelho_segundo_Lucas
http://en.wikipedia.org/wiki/Gospel_of_John
http://pt.wikipedia.org/wiki/Papyrus_P52
http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=ESTEVAO&id=deb0029

consulte as fontes apresentadas , todas elas tem provas ROBUSTAS de que os evangelhos são anteriores ao primeiro século (um pouco mais de discussão só no evangelho de João) , e da autoria (novamente só há mais discussão em João , o resto é praticamente unânime) . os dois últimos links tem as provas dos trechos de Quran , um prova que João foi escrito antes de 125dC , pois o cita , outro que Marcos tem data anterior à 67dC . Só debato argumentos , nada de trazer fontes como falácia de autoridade , se você , ou a fonte afirmarem , tem que demonstrar de onde tiraram a afirmação .

diversionismo , você ao afirmar '200 anos após a crucificação' englobou os evangelhos , e portanto qualquer fragmento deles . Aliás é óbvio que hoje são fragmentos porque foram decompostos pelo tempo . Eu já havia citado , só justino (ano 110/125dC) fez uma CENTENA de citações dos evangelhos . O mesmo justino afirmou que estavam em sua forma ESCRITA , e outros afirmaram o mesmo , e como você passou ao largo , marcião (110dC) , foi contraditado apologeticamente por três patrísticos , que relataram um total de 27 LIVROS (portanto não fragmentos , e escritos) que Marcião não reconhecia .

irrelevante novamente, nosso tema é autoria e data dos evangelhos .
Porém não custa argumentar , primeiramente que novamente você força sua vontade na questão , não é 'comum' , justamente por isto a pedra causou 'frison' , é um relato isolado .
Segundo que a pedra , ao contrário do que você imagina , nos ajuda , pois ele tem muita semelhança com a profecia messiãnica de Isaias 54 , e lógico que da tradição judaíca , pois foi à israel que Deus se revelou antes de Cristo , portanto apenas mais um meio de Deus alertar para a vinda do Messias .

Para quem o Arcanjo está falando? A próxima linha diz: “Sar Hasarin” ou “Príncipe dos Príncipes”. Desde que o Livro de Daniel, uma das primeiras fontes do texto de Gabriel, fala de Gabriel e do “Príncipe dos Príncipes”. Knohl compreende que os escritos da Pedra são a respeito da morte de um líder dos judeus que será ressuscitado em três dias.
http://www.reitoria.org/reitoria2008/ver.php?id=114
http://www.airtonjo.com/blog/2008/07/morte-e-ressurreio-do-messias-no.html

O testemunho da patrística pode ser classificado como boato. Nenhum dos pais fundadores da Igreja teve contato com os supostos apóstolos. E a maioria dos textos conhecidos da patrística são citações feitas tardiamente por outros pais da Igreja.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por Convidad em Qui 04 Dez 2008, 4:19 pm

Tupac escreveu:

a ciência da época dizia que a terra era chata . Foi o protagonista 'tempo' que mostrou à ciência que ela esteve errada durante séculos .

Convidad
Convidado

Mensagem por Tupac em Qui 04 Dez 2008, 4:33 pm

Nope... Ciencia não é um ser. Ciencia é a junção de cientistas fazendo coisas que cientistas fazem. A ciencia achava que a terra era plana, influenciada por pensamentos religiosos, mas a propria ciencia (outros cientistas) revelou este ser um erro. Aí entrou a religião e fez com que a terra plana ainda se mantivesse como verdade. enfim...

Tupac
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Convidad em Qui 04 Dez 2008, 4:46 pm

Tupac escreveu:Nope... Ciencia não é um ser. Ciencia é a junção de cientistas fazendo coisas que cientistas fazem. A ciencia achava que a terra era plana, influenciada por pensamentos religiosos, mas a propria ciencia (outros cientistas) revelou este ser um erro. Aí entrou a religião e fez com que a terra plana ainda se mantivesse como verdade. enfim...

é irrelevante , falar em junção de ciêntistas ou dar o nome de ciência , linguajar antromórfico , dá no mesmo . A questão aqui é que a ciência que se achava REALISTA , estava errada durante séculos . Já sua afirmação é totalmente improvável , a bíblia em momento algum dá a entender que a terra era chata , portanto o contrário é o que aconteceu , os homens convenceram a religião que a terra era chata , e nestes homens inclusos os cientistas da época , que buscando serem REALISTAS , estavam totalmente fora da realidade .

Se quer mais exemplos , me explique o 'quanto' a ciência da idade média acharia 'realista' você falar de buracos de minhoca , taquions , e buracos negros naquela época ..

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Qui 04 Dez 2008, 4:47 pm

Isto não é refutação dedo , é uma declaração de vontade sua.

patrística são provas , relatos , testemunhos , eventos históricos , eventos econômicos e políticos , tudo isto se acha com fartura na patrística . No momento que dois escritores do segundo século citam 27 livros do novo testamento , para refutar as heresias de Marcião , que provadamente viveu no ano 110dC , as teses baseada em 'acho' do ateísmo sobre evangelhos escritos tardiamente , já cairam por terra , sem contar 'n' outras evidências .

Eu precisaria apenas de uma ou outra prova isolada , mas a fartura é tanta que fica difícil até escolher qual , por ora fiquemos com Justino , apologista renomado que escreveu centenas de laudas , inquestionavelmente no ano 120/135dC , e que afirma duas coisas : a) que os evangelhos estavam em sua forma ESCRITA , b) que os autores eram os conhecidos e citando vários contextos dos quatro evangelistas e mais o apocalipse de João .

Lembrando ainda , caro diversionista , o ônus de provar era SEU por afirmar os escritores serem anônimos e 200 anos após a crucificação , até agora não recebi prova nenhuma de sua parte ou de sua fonte , eu apenas estou adiantando o debate , sem lhe desimcumbir de suas alegações .

Convidad
Convidado

Mensagem por dedo-duro em Qui 04 Dez 2008, 4:57 pm

Boato: notícia anônima que corre publicamente sem confirmação.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por Convidad em Qui 04 Dez 2008, 6:02 pm

dedo-duro escreveu:Boato: notícia anônima que corre publicamente sem confirmação.

pois é , o único boato aqui é do ateísmo , como demonstrei , em falar que os evangelhos foram escritos por anônimos ou duzentos anos após a crucificação .

Convidad
Convidado

Mensagem por dedo-duro em Qui 04 Dez 2008, 8:17 pm

Eu trouxe a opinião de especialistas. Foi você quem inundou o tópico com links anônimos da wikipedia. Além do mais você rebateu meu suposto argumento de autoridade com um "ad populum", ao falar que a maioria dos historiadores crê ser correta imputação de autoria aos evangelhos. maioria não faz verdade.

E as cópias dos evangelhos completos, como os conhecemos hoje, é bem posterior ao ano 200 dC. Você sabe disso. Não adianta ficar procurando fragmentos que não provam nada, senão que já havia um esboço dos evangelhos.

Sua citação aos patriarcas, informando que os evangelhos já estavam escritos, também não prova nada. Os mesmos patriarcas informam que tudo estava escrito desordenadamente e eles não sabiam ao certo quem escreveu o quê (Se não me engano é o próprio Justino quem fala isso).

Também reforço que o "testemunho" dos patriarcas não passa de boato, pois eles não tiveram contato com os supostos apóstolos.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por darkshi em Sex 05 Dez 2008, 3:44 pm

Tupac escreveu:

Cuidado!
Ciência não é, nem de perto, a única fonte de conhecimento humano.

Ciência é apenas um método de construção de conhecimento. O método cientifico é muito bom para explicar fenômenos naturais. Mas não serve para porra nenhuma para explicar coisas que vão para além do mundo natural.

Como por exemplo. Não se pode estudar Ética cientificamente, muito menos prova-lá.

Última edição por darkshi em Sex 05 Dez 2008, 4:13 pm, editado 2 vez(es)

darkshi
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1692

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:08 am

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: