.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» O Jesus diferente do Espiritismo
Ontem à(s) 7:39 pm por David de Oliveira

» Renan é afastado da presidência do Senado após tornar-se réu por peculato
Ontem à(s) 6:53 pm por David de Oliveira

» Oportunidades de emprego
Ontem à(s) 3:55 pm por Christiano

» Noticiário Escatológico
Ontem à(s) 3:33 pm por Jarbas

» Absurdário Escatológico
Ontem à(s) 9:56 am por Ed

» Olá...
Sex 09 Dez 2016, 10:25 pm por Ed

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Sex 09 Dez 2016, 7:40 pm por Lit San Ares

» Meditações da Bíblia
Sex 09 Dez 2016, 4:59 pm por Discipulah

» Só há um jeito do Lula perder a próxima eleição!
Sex 09 Dez 2016, 7:36 am por gusto

Quem está conectado
25 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 25 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Jesus e a Lei

Página 1 de 25 1, 2, 3 ... 13 ... 25  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

b?blia Jesus e a Lei

Mensagem por Agur em Ter 22 Out 2013, 8:26 am

Jesus cumpriu ou transgrediu a Lei??

Jesus disse:não penseis que vim destruir a Lei e os profetas,não vim destruir mas cumprir!!

Então se Cristo veio cumprir a Lei,porque transgredia os mandamentos,como o sábado,que era um dos Dez principais!!

Porque dizia que seus discípulos também eram inocentes,quando também transgrediam o Sábado??

Qual a Lei que Cristo veio cumprir??

Agur
AFASTADO!

Número de Mensagens : 90
flag : Brasil

b?blia Re: Jesus e a Lei

Mensagem por Khwey em Ter 22 Out 2013, 10:09 am

Jesus veio cumprir a lei de Moisés, e cumpriu tudo.

Obs: Já existe um espaço apropriado para discutir sobre a lei.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por Ed em Ter 22 Out 2013, 11:28 am

Khwey escreveu:
Acho que agora está no lugar apropriado...

muito bom! 

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3164 dias de existência com 228928 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11003
flag : BrUSA

http://gospelbrasil.topicboard.net

Mensagem por Eliú em Ter 22 Out 2013, 2:44 pm

Khwey escreveu:Jesus veio cumprir a lei de Moisés, e cumpriu tudo.

Jesus não cumpriu os mandamentos da lei de moisés. antes os transgrediu dezenas de vezes, principalmente o mandamento do sábado.

Aos olhos da lei jesus foi achado transgressor e feito pecado e maldição, mas aos olhos de Deus não porque Cristo era maior que a lei e era guiado por outra lei diferente, e por isso ele a alterava dizendo: a vossa lei diz isto e eu digo isto... Quando Deus tinha dito sob pena de morte para quie não acrescentassem nem tirassem nada ao que estava escrito  na lei.

Além disso a lei de Moisés só tinha durado até João batista, o que é mais uma razão de ele não ter pecado diante de Deus.

A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.
Lucas 16:16
E como ele ia cumprir uma lei que não estava em vigor? Jesus veio falar da lei foi do reino de Deus e não da lei do reino de Israel.

Pois a lei não foi feita para o justo mas para o pecador, porque o justo vive da fé e foi essa a lei que Jesus cumpriu, a qual a lei e os profetas deram testemunho.

Khwey, a tua vocação é para bloquear tópicos os apagar mensagens, dedica-te a isso, porque ás coisas de Deus não acertas uma.

Eliú
Banido

Número de Mensagens : 98
flag : Israel

Mensagem por Khwey em Ter 22 Out 2013, 4:55 pm

Eliú escreveu:

Jesus não cumpriu os mandamentos da lei de moisés. antes os transgrediu dezenas de vezes, principalmente o mandamento do sábado.

Mateus
12:5 Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?

Diga-me: Todos os "eleitos dos quintos dos infernos" são analfabetos?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Eliú em Ter 22 Out 2013, 4:57 pm

Khwey escreveu:
Eliú escreveu:

Mateus
12:5 Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?

Até que enfim que me dás razão, mas não eras tu que defendias a tua doutrina até no inferno???

Eliú
Banido

Número de Mensagens : 98
flag : Israel

Mensagem por Agur em Ter 22 Out 2013, 5:00 pm

Eliú escreveu:
Khwey escreveu:
Eliú escreveu:

Mateus

Até que enfim que me dás razão, mas não eras tu que defendias a tua doutrina até no inferno???
Não khwey,não são analfabetos,apenas falam de coisas que estão ocultas para ti!!

Agur
AFASTADO!

Mensagem por Khwey em Ter 22 Out 2013, 5:11 pm

Agur escreveu:
Eliú escreveu:
Khwey escreveu:
Eliú escreveu:

Mateus

Não khwey,não são analfabetos,apenas falam de coisas que estão ocultas para ti!!
Este verso que eu coloquei está oculto para eleitos???

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Agur em Ter 22 Out 2013, 5:45 pm

Khwey escreveu:
Agur escreveu:
Eliú escreveu:
Khwey escreveu:
Eliú escreveu:

Mateus

Este verso que eu coloquei está oculto para eleitos???
Nada está oculto aos Eleitos khwey!

Só o povo não podia trabalhar ao sábado,mas os Sacerdotes trabalhavam o sábado todo,fazendo os Sacrifícios e dando ao povo a carne dos sacrifícios cozinhada e assada,para que comessem!!

Mas jesus segundo a Lei,não podia ministrar, porque os sacerdotes tinham que ser todos da tribo de Levi e jesus era de Judá,isto segundo a Lei e por isso transgredia!!

Agur
AFASTADO!

Mensagem por Khwey em Ter 22 Out 2013, 5:56 pm

Se é como diz, então por que Jesus usou este argumento?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por gusto em Ter 22 Out 2013, 10:47 pm

Agur, Eliú,

Quem transgredia a lei naquela época, (para não dizer hoje), cometia pecado?

gusto
Antares
Antares

Número de Mensagens : 10550

Mensagem por Valter em Qui 24 Out 2013, 2:13 pm

Khwey escreveu:Se é como diz, então por que Jesus usou este argumento?
Isso mesmo,

A chave do argumento = TEMPLO
/ Casa de Deus

Nos dois exemplos abaixo, a base do argumento de Jesus é o Templo / Casa de Deus:

MATEUS 12:
2  E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado.
3  Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam?
4  Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes?
5  Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?
6  Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo.
7  Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.
8  Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.

Quem está no Templo (corpo de Cristo) viola o sábado e fica sem culpa.

Jesus é o verdadeiro Templo da Nova Aliança:

"Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei... Mas ele falava do templo do seu corpo." (João 2:19-21).
E nós também: "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (I Coríntios 3:16)

Quem entrou no Templo, comeu do que não era lícito, violou o sábado e ficou sem culpa?
Davi (figura do Rei Jesus) e os seus; e os sacerdotes...

"E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai..." (Apocalipse 1:6)
Nós somos corpo de Cristo (Templo) e fomos feitos reis e sacerdotes.
Quem está no Templo é guiado pela Lei do Espírito.

Por isso Jesus não é transgressor, violou o sábado mas ficou sem culpa.

"Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante..." (Lucas 6:47-48) "Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim." (João 6:45) "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão." (Marcos 13:31)

Valter
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 470

Mensagem por gusto em Sex 25 Out 2013, 9:54 pm

O quê? hummmm... 

Seguindo o seu raciocínio pode-se: Adulterar, roubar, prostituir...

Só porque se está no templo?

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Valter em Sex 25 Out 2013, 11:26 pm

gusto escreveu:
O quê? hummmm... 

Seguindo o seu raciocínio pode-se: Adulterar, roubar, prostituir...

Só porque se está no templo?
Claro que não podemos adulterar, roubar, prostituir...

Veja o que escrevi:

Valter escreveu:Nós somos corpo de Cristo (Templo) e fomos feitos reis e sacerdotes.
Quem está no Templo é guiado pela Lei do Espírito.
GÁLATAS 5:
16  Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
17  Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
18  Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
19  Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
20  Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21  Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
22  Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23  Contra estas coisas não há lei.
24  E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
25  Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
26  Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.

Não estamos sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo (I Coríntios 9:21)

Quem está no Templo (corpo de Cristo = igreja) está debaixo da Lei de Cristo / Lei do Espírito e vida.

"Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte." (Romanos 8:2)

"Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante..." (Lucas 6:47-48) "Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim." (João 6:45) "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão." (Marcos 13:31)

Valter
Pérola
Pérola

Mensagem por gusto em Sex 25 Out 2013, 11:34 pm

Entendo, mas não creio que Jesus violou o sábado.

Pecado segundo João, é a transgressão da lei (1° João 3:4), e se Jesus tivesse mesmo violado, a sua morte seria justa, pois era pecado digno de morte por apedrejamento.

Hebreus;
4:15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
9:28 Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.

Sem pecado = sem ter transgredido a lei.

Os hebreus, a quem a carta foi dirigida entendiam bem isso.

gusto
Antares
Antares

Mensagem por gusto em Sex 25 Out 2013, 11:36 pm

E Pedro também dá testemunho;

1 Pedro 2:22;
O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Valter em Sab 26 Out 2013, 12:21 am

gusto escreveu:Entendo, mas não creio que Jesus violou o sábado.

Pecado segundo João, é a transgressão da lei (1° João 3:4), e se Jesus tivesse mesmo violado, a sua morte seria justa, pois era pecado digno de morte por apedrejamento.

Hebreus;
4:15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
9:28 Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.

Sem pecado = sem ter transgredido a lei.

Os hebreus, a quem a carta foi dirigida entendiam bem isso.
O pecado é a transgressão da lei, mas somente se o homem estiver debaixo dela, ou seja, se a lei tiver domínio sobre o homem. Mas a partir do momento em que o homem se converte e morre (pelo batismo), não está mais debaixo da lei, veja:

"Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus." (Romanos 7:4) "Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos."  (Colossenses 2:12) "Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus." (Colossenses 3:3)

Jesus, quando foi batizado (batismo representa a morte), ele saiu debaixo do domínio da lei... recebeu autoridade; começou a pregar o Evangelho; e anunciar os mandamentos da Nova Aliança.

Algum judeu poderia anular um mandamento da lei de Moisés, como "o olho por olho", se estivesse debaixo dela?

"Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus." (João 5:18)

Jesus violava o sábado mas sem culpa / sem transgressão... porque no Templo (corpo de Cristo) não há lei de Moisés:

"Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão." (Romanos 4:15)

Jesus trouxe Nova Lei para a igreja... "Atendei-me, povo meu, e nação minha, inclinai os ouvidos para mim; porque de mim sairá a lei, e o meu juízo farei repousar para a luz dos povos."  (Isaías 51:4)

Valter
Pérola
Pérola

Mensagem por Valter em Sab 26 Out 2013, 2:49 am

Mesmo que seja difícil aceitar que Jesus violava o sábado, colhendo espigas (Mateus 12:1) mas sem culpa, sem transgressão, segundo o próprio argumento dele: "...violam o sábado, e ficam sem culpa" (Mateus 12 : 5)

A Lei não fala apenas do sábado, mas de muitas outras coisas, e todo judeu tinha que permanecer em todas as coisas escritas na Lei de Moisés:

"Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém."  (Deuteronômio 27 : 26)

Mas vamos ver se Jesus confirmou as palavras da Lei da Antiga Aliança:

LEVÍTICO 24:
19  Quando também alguém desfigurar o seu próximo, como ele fez, assim lhe será feito:
20  Quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará.

Compare com o mandamento de Cristo: 

MATEUS 5:
38  Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
39  Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra......Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

Jesus não confirmou as palavras de LEVÍTICO 24:19 e ainda ensinou outro mandamento, "contrário ao olho por olho", mandando os discípulos amarem os inimigos. Um judeu, nascido debaixo da lei (Gálatas 4:4) não poderia fazer estas coisas. Mas após o batismo, Jesus recebeu o Espírito Santo, sendo ele mesmo o Templo da Nova Aliança, saiu debaixo da lei, por isso não transgrediu... (Romanos 4:15)

"...está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las." (Gálatas 3 : 10) "Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei..." (Deuteronômio 27 : 26)

Jesus confirmou todas as palavras da Lei de Moisés?

Valter
Pérola
Pérola

Mensagem por Eduardo em Sab 26 Out 2013, 9:21 am

Valter, explique Rm 3:31.

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

Mensagem por Valter em Sab 26 Out 2013, 10:35 am

Eduardo escreveu:Valter, explique Rm 3:31.
Eduardo, esse versículo confirma as palavras de Jesus, que disse que a Escritura não pode ser anulada (João 10:35)

"Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei." (Romanos 3 : 31)

O mundo continua morto debaixo do pecado, e a força do pecado continua sendo a lei... "Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei."  (I Coríntios 15 : 56)

A Escritura não pode ser anulada, por isso que nós precisamos morrer para a lei: "Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça."  (Romanos 6 : 14) "...a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive..."  (Romanos 7:1) "Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo..."  (Romanos 7:4)

Veja o que Paulo escreve:

ROMANOS 3:
21  Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
22  Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
23  Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
24  Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
25  Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
26  Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
27  Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.
28  Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
29  É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente,
30  Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão.
31  Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.

A fé estabeleceu tudo que a lei dizia sobre a Nova Aliança... principalmente que deveríamos ouvir o Salvador:

ATOS 3:
21  O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.
22  Porque Moisés disse aos pais: O Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.
23  E acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo.
24  Sim, e todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também predisseram estes dias.
25  Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.
26  Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, no apartar, a cada um de vós, das vossas maldades.

"Mas agora se manifestou sem a lei" pois Jesus trouxe Nova Lei para a igreja.

Valter
Pérola
Pérola

Mensagem por Eduardo em Sab 26 Out 2013, 11:16 am

Valter escreveu:
Eduardo, esse versículo confirma as palavras de Jesus, que disse que a Escritura não pode ser anulada (João 10:35)
Valter, o texto é claro. O termo usado é LEI. Em Rm 3:31 Paulo fala da Torá, a Lei de Deus e não das escrituras como um todo. Não há generalização nesse texto.

"Anulamos, pois, a LEI pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei." (Rm 3:31)

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Eduardo em Sab 26 Out 2013, 11:23 am

Valter escreveu:
O mundo continua morto debaixo do pecado, e a força do pecado continua sendo a lei...
Por que a função da Lei é apontar e revelar o pecado. Não quer dizer que e Lei é sinônimo de pecado: "Que diremos, pois? É a Lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não conheci o pecado senão pela Lei; porque eu não conhecia a cobiça, se a Lei não dissesse: Não cobiçarás". Romanos 7:7

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Eduardo em Sab 26 Out 2013, 11:43 am

gusto escreveu:Entendo, mas não creio que Jesus violou o sábado. Pecado segundo João, é a transgressão da lei (1° João 3:4), e se Jesus tivesse mesmo violado, a sua morte seria justa, pois era pecado digno de morte por apedrejamento.

Hebreus;

Sem pecado = sem ter transgredido a lei. Os hebreus, a quem a carta foi dirigida entendiam bem isso.
Correto.

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Mensagem por Khwey em Sab 26 Out 2013, 1:21 pm

A função da lei era apontar o pecado:

Gálatas
3:24 De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
3:25 Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.

Pode ser que não saibam o tempo verbal de "serviu" e nem conheçam o significado de "Aio", que é equivalente a "Tutor".

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por alicarvalho em Sab 26 Out 2013, 4:25 pm

Khwey escreveu:A função da lei era apontar o pecado:

Gálatas
3:24 De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
3:25 Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.

Pode ser que não saibam o tempo verbal de "serviu" e nem conheçam o significado de "Aio", que é equivalente a "Tutor".

Alguém pode me dizer o que significa a palavra "iniquidade"?

"Porei minha Torah dentro deles e a escreverei em seu coração ;e serei o Deus deles e eles serão o meu povo " Jr 31.33b

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1915

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:55 am

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 25 1, 2, 3 ... 13 ... 25  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: