.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
41 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 41 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

AS expressões "Lei de Deus" e "Lei de Moisés " se referem a mesma Lei ?

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: AS expressões "Lei de Deus" e "Lei de Moisés " se referem a mesma Lei ?

Mensagem por Khwey em Ter 30 Jul 2013, 1:37 am

Salomão escreveu:
Khwey escreveu:Estar debaixo da lei implica em ser fiel a todas as coisas que estão escritas na lei.

Se falhar em apenas uma torna-se transgressor de toda a lei.

É assim que está escrito.

É assim que você entende ...
Nãozinho 

É assim que está escrito:

Gálatas
3:10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

Tiago
2:10 Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.

Tem algo diferente do que eu disse?hummm

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151
flag : Brasil

Mensagem por Salomão em Ter 30 Jul 2013, 9:15 am

Khwey escreveu:

Gálatas
3:10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. 

Tiago
2:10 Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. 

Tem algo diferente do que eu disse?

Não , você não esta errado ....

Apenas disse que  é como você entende  , mas não disse que seu entendimento esta errado....

Apenas completei a ideia de que não esta mais debaixo da lei não  me deixa livre para transgredir a lei que é a mesma coisa que pecar- Romanos 6:15 , 1 João 3:4...

Também é verdade que não somos mais obrigados a praticar todas coisas escrita no livro da lei.....

Já o texto de Thiago que você apresentou não esta dizendo que devemos guardar toda lei mas diz que aquele que diz que guardar toda lei mas tropeça em algum ponto se torna culpado de toda lei...

Agora devemos sim guardar toda lei vigente - Hebreus 8:10
 Mas não a lei que foi abolida - Efésios 2:15

Estar debaixo lei segundo o contexto que você apresentou é realmente ter que praticar todas as coisas escritas no livro da lei...

Não estar debaixo da lei não significa deixar de praticar  Qualquer lei vigente..... 

Paulo nos ensinou que Jesus veio resgatar os que estavam debaixo da lei - Gálatas 4:5
 Mas ao mesmo tempo ele incentivou que os convertidos de roma ( Judeus e Gentios) praticassem lei e não fosse apenas ouvinte  - Romanos 2:13

Se a condição  de não estar  mais  debaixo da lei me torna-se apenas um ouvinte da lei logo não fui justificado...

A morte de Cristo não nos deu a condição de ser  apenas ouvinte da lei mas fieis praticanteS -Romanos 2:13 , Tiago 1:25

Espero que tenha entendido que você não errou mas que apenas completei o entendimento para aqueles que não estão mais debaixo da lei.. .....

Salomão
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 587

Mensagem por Valter em Ter 30 Jul 2013, 11:18 am

Salomão escreveu: Agora devemos sim guardar toda lei vigente - Hebreus 8:10

Isso mesmo irmão, a Lei vigente para nós é a sã doutrina.

II João 1 : 
8  Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão.
9  Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.
10  Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais...

"Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;"  (Efésios 2 : 20)

"Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador."  (II Pedro 3:2)

"Então, ou seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim haveis crido."  (I Coríntios 15:11)

"Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido."  (Romanos 9:33)

Paz!

"Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante..." (Lucas 6:47-48) "Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim." (João 6:45) "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão." (Marcos 13:31)

Valter
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 470

Mensagem por Khwey em Ter 30 Jul 2013, 11:26 am

Salomão escreveu:
Khwey escreveu:

Gálatas

Tiago
2:10 Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. 

Tem algo diferente do que eu disse?

Não , você não esta errado ....

Apenas disse que  é como você entende  , mas não disse que seu entendimento esta errado....
O meu entendimento condiz exatamente com o que está escrito?

Salomão escreveu:Apenas completei a ideia de que não esta mais debaixo da lei não  me deixa livre para transgredir a lei que é a mesma coisa que pecar- Romanos 6:15 , 1 João 3:4...
Quem não tem lei, os pecados não são levados em conta.

Romanos
5:13 ... o pecado não é imputado, não havendo lei.

Quem está debaixo da lei está debaixo de maldição, pois tem que guardar toda a lei.

E quem está sob a nova aliança, só peca contra o Espírito Santo.

Marcos
3:28 Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem;

Salomão escreveu:Também é verdade que não somos mais obrigados a praticar todas coisas escrita no livro da lei.....
Não devemos praticar nenhuma.

Salomão escreveu:Já o texto de Thiago que você apresentou não esta dizendo que devemos guardar toda lei mas diz que aquele que diz que guardar toda lei mas tropeça em algum ponto se torna culpado de toda lei...
A lógica do texto diz que não devemos guardar toda a lei e nem parte dela.

Salomão escreveu:Agora devemos sim guardar toda lei vigente - Hebreus 8:10
Sim, devemos guardar a lei vigente, que é esta:

Mateus
7:12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.

É esta lei que consta na nova aliança de Hebreus 8:10.

Quanto a Efésios 2:15, está correto, a lei dos mandamentos foi desfeita e por isto não devemos guardá-la.

Salomão escreveu:Estar debaixo lei segundo o contexto que você apresentou é realmente ter que praticar todas as coisas escritas no livro da lei...
Correto.

Salomão escreveu:Não estar debaixo da lei não significa deixar de praticar  Qualquer lei vigente..... 
Quem não está debaixo da lei, não tem o pecado levado em conta, pois está na ignorância.

Quem está sob a nova aliança tem que praticar o que for sendo ensinado pelo Espírito.

Salomão escreveu:Paulo nos ensinou que Jesus veio resgatar os que estavam debaixo da lei - Gálatas 4:5
 Mas ao mesmo tempo ele incentivou que os convertidos de roma ( Judeus e Gentios) praticassem lei e não fosse apenas ouvinte  - Romanos 2:13
Sim.

Paulo, que não estava debaixo da lei, pregava a lei de Cristo de Mateus 7:12:

1 Coríntios
9:21 ...não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo...

Salomão escreveu:Se a condição  de não estar  mais  debaixo da lei me torna-se apenas um ouvinte da lei logo não fui justificado...

A morte de Cristo não nos deu a condição de ser  apenas ouvinte da lei mas fieis praticanteS -Romanos 2:13 , Tiago 1:25
Correto.

Só ouvir não basta, pois é preciso praticar as obras da lei de Cristo:

Gálatas
6:2 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.

Salomão escreveu:Espero que tenha entendido que você não errou mas que apenas completei o entendimento para aqueles que não estão mais debaixo da lei.. .....
Eu não tinha colocado nenhum entendimento, pois eu apenas repeti o que está escrito, afim de justamente demonstrar que não tratava apenas de um particular entendimento.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por David de Oliveira em Ter 30 Jul 2013, 2:09 pm

Romanos 7:3-6
Primeiro Marido (morto) = Lei de Moisés, segundo marido (vivo)= Cristo
...mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.
Assim, meus irmãos (judeus), também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.
Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.
Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos aprisionados; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.

Para os que estão aprisionados na Lei, só tem um jeito de não estar "sob a Lei": Morrer para ela.

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8361

Mensagem por Salomão em Ter 30 Jul 2013, 3:35 pm

David de oliveira escreveu:Para os que estão aprisionados na Lei, só tem um jeito de não estar "sob a Lei": Morrer para ela.

Interessante !

Que tipo de aprisionamento a lei causava e o que significa morrer para lei ?

Sabemos que morrer para  a lei não significa viver transgredindo-a  Romanos 6:15 
 Toda vez que transgredimos a lei estamos pecando segundo 1 João 3:4
 Também sabemos que morrer para lei não nos torna apenas ouvintes da lei - Romanos 2:13
 Sabemos que morrer para a lei não é deixar de observa-la pois o próprio PAULO provou isso quando incentivou os irmãos de Efésios  a observar um de seus mandamentos  -Efésios 6:2-3

Estou curioso por saber que tipo de morte é essa visto não ser o citado acima apoiado por vários textos e exemplos bíblicos....  

Salomão
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Alikael em Ter 30 Jul 2013, 4:25 pm

Salomão escreveu:
David de oliveira escreveu:Para os que estão aprisionados na Lei, só tem um jeito de não estar "sob a Lei": Morrer para ela.

Interessante !

Estou curioso por saber que tipo de morte é essa visto não ser o citado acima apoiado por vários textos e exemplos bíblicos....  

Irmão Salomão, gostaria de entender melhor seu posicionamento, por favor. Para mim, parece claro que o que foi abolido, por ter sido cumprido em Cristo, foi a lei cerimonial, o que nos desobriga de obedecer a lei cerimonial que nos tornaria judeus também, culturalmente falando. Obviamente, a Lei de DEUS, aquela a qual nenhum homem pode fugir, pois está escrita em sua consciência segundo Paulo (Rom. 2, 15,16), não pode ser apagada e, na verdade, somos capacitados a cumpri-la de um outro modo quando O SENHOR entra em nosso coração, não externamente, com ritos ou cerimoniais elaborados, mas internamente, no homem interior, mas também exteriormente, através das obras que acompanham a fé, como salienta Tiago.

Como diz DAvi no Salmo 119,32: "Correrei pelo caminho dos teus mandamentos, quando dilatares meu coração". Ele pressentia que precisava ser capacitado a cumprir a verdadeira Lei e que ela não se limitava a preceitos e sacrifícios, como é atestado no Salmo 40, 6. Com efeito, JESUS testifica contra os fariseus usando o texto do profeta Isaías que diz que o honravam com seus lábios mas que seu coração estava longe dele e que em vão o adoravam (isto é, sacrificavam, liam as Escrituras e iam ao Templo) ensinando doutrinas crivadas de opiniões pessoais que só aumentavam o sentimento de distanciamento. DEUS requer o coração como seu trono, seja no A.T. ou no N.T.

Isso parece tão óbvio e simples.

O que você defende exatamente? Para mim ficou um pouco rebuscado, me desculpe. Obviamente, alguns entre nós hoje em dia, defendem que estamos livres da Lei, mas vivem buscando subsídios no A.T. para impor algumas doutrinas (principalmente no tocante aos dízimos e também sobre a organização hierarquica da igreja). Gostaria de entender melhor sua posição.

Alikael
Barro
Barro

Número de Mensagens : 6

Mensagem por oliveira leite em Ter 30 Jul 2013, 5:56 pm

O maior problema é que o dizimo não é da lei rsrsrs
pelo menos da lei de Moisés
tudo aqui gira em torno do sabado
não sejamos hipocritas

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552

Mensagem por David de Oliveira em Ter 30 Jul 2013, 6:09 pm

Salomão escreveu:

Interessante !

Sabemos que morrer para  a lei não significa viver transgredindo-a  Romanos 6:15 
 Toda vez que transgredimos a lei estamos pecando segundo 1 João 3:4
 Também sabemos que morrer para lei não nos torna apenas ouvintes da lei - Romanos 2:13
 Sabemos que morrer para a lei não é deixar de observa-la pois o próprio PAULO provou isso quando incentivou os irmãos de Efésios  a observar um de seus mandamentos  -Efésios 6:2-3

Eu não vou dizer nada de mim, só vou copiar (control c e control v), o que Paulo diz sobre o que é morrer para a Lei e o que é a solução para vencer a nossa natureza carnal, assim você não vai dizer que não entendeu nada do que eu disse, pois não disse nada! Pense mais um pouco antes de rebater, pois você estará lendo Paulo e não a mim.

Romanos:

6.2   É claro que não! Nós já morremos para o pecado; então como podemos continuar vivendo nele?
6.4   Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova. (para viver essa nova vida teremos de morrer primeiro).
6.8   Se já morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele.
6.13   E também não entreguem nenhuma parte do corpo de vocês ao pecado, para que ele a use a fim de fazer o que é mau. Pelo contrário, como pessoas que foram trazidas da morte para a vida, entreguem-se completamente a Deus, para que ele use vocês a fim de fazerem o que é direito.

Eu só lhe peço que seja honesto. Se entendeu não seja hipócrita e ridículo, se fazendo de desentendido como alguns aqui, pois o texto é bem claro para uma pessoa de raciocínio mediano.

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Valter em Qua 31 Jul 2013, 7:26 am

David de Oliveira escreveu:
...mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.
Assim, meus irmãos (judeus), também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.
Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.
Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos aprisionados; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.

Para os que estão aprisionados na Lei, só tem um jeito de não estar "sob a Lei": Morrer para ela.

Realmente agora nós pertencemos a outro. O povo de Deus não pertence mais aos tutores (Gálatas 4:2) mas os tutores faziam tudo em nome do marido. Sendo assim, o marido que morreu foi o EU SOU = Jesus (João 8:24)

"Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra."  (Isaías 54:5)

Jesus é o primeiro marido que veio para os seus, mas não o receberam (Jo 1:11), quis juntá-los mas não não quiseram (Lc 13:34)

Jesus é o primeiro marido (morreu) e o último marido (ressuscitou).

A lei não morre, pois a Escritura não pode ser anulada, nós é que morremos pra ela.

Paz!

"Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante..." (Lucas 6:47-48) "Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim." (João 6:45) "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão." (Marcos 13:31)

Valter
Pérola
Pérola

Mensagem por David de Oliveira em Qua 31 Jul 2013, 9:29 am

Pupil escreveu:
David de Oliveira escreveu:

Realmente agora nós pertencemos a outro. O povo de Deus não pertence mais aos tutores (Gálatas 4:2) mas os tutores faziam tudo em nome do marido. Sendo assim, o marido que morreu foi o EU SOU = Jesus (João 8:24)

"Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra."  (Isaías 54:5)

Jesus é o primeiro marido que veio para os seus, mas não o receberam (Jo 1:11), quis juntá-los mas não não quiseram (Lc 13:34)

Jesus é o primeiro marido (morreu) e o último marido (ressuscitou).

A lei não morre, pois a Escritura não pode ser anulada, nós é que morremos pra ela.

Paz!

Talvez você ainda não saiba, mas segundo o NT a Lei de Moisés era provisória e temporal. Como provisória e temporal tinha tempo certo para a sua finalização. Isso aqui é ponto pacífico há muito tempo...
Não há margem de dúvida, a Lei de Moisés, segundo vários versículos MORREU!

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Valter em Qua 31 Jul 2013, 10:18 am

David de Oliveira escreveu:Talvez você ainda não saiba, mas segundo o NT a Lei de Moisés era provisória e temporal. Como provisória e temporal tinha tempo certo para a sua finalização. Isso aqui é ponto pacífico há muito tempo...

Vamos analisar o seguinte...

Jesus disse que não veio destruir a Lei. Isso está escrito em Mateus 5: 17 a 19.

"E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei."  (Lucas 16:17)
"Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada),"  (João 10:35)
"Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei."  (Romanos 3:31)

A lei não morreu, foi estabelecida como um documento vivo (um testamento), que transfere toda a autoridade a Cristo:

"Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele."  (Deuteronômio 18:18-19)

Quem morreu foi o testador e não o testamento. EU SOU é o testador = Jesus.

"Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador."  (Hebreus 9:16)

"De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido. Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus."  (Romanos 7:3-4) ...mortos para a lei pela morte da lei? Não! ...mortos para a lei pelo corpo de Cristo.

A Lei continua no mundo, nós é que morremos para o mundo. Estamos no mundo, mas não somos dele  (João 15:19)

O Reino de Cristo não é da terra... "Ora, se ele estivesse na terra, nem tampouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei,"  (Hebreus 8 : 4)

"Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui."  (João 18 : 36)

"O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;"  (Colossenses 1:13)

Última edição por Pupil em Qua 31 Jul 2013, 11:37 am, editado 1 vez(es)

Valter
Pérola
Pérola

Mensagem por Salomão em Qua 31 Jul 2013, 10:55 am

David de oliveira escreveu:Eu só lhe peço que seja honesto. Se entendeu não seja hipócrita e ridículo, se fazendo de desentendido como alguns aqui, pois o texto é bem claro para uma pessoa de raciocínio mediano.

Coloco todas as suas palavras a julgamento do verdadeiro Juiz Deus .......
 Apenas vejo alguém sem argumentos apelando e atacando de maneira muita agressiva a sinceridade de entendimentos dos outros...
 Apenas disse que morrer para lei não significa viver pecando e que pecado é a transgressão da lei - Romanos 6:15, 1 João 3:4....

Logo é impossível que morrer para a lei é a mesma coisa de ter licença para transgredi-la ...
 Morrer para lei tem que ser outra coisa...
 Paulo disse que que o Ministério de CRISTO não pode ser um ministério de pecado - GÁLATAS 2:17

Não é porque sou justificado por fé que vou viver transgredindo a lei ! ( pecando ) 1 João 3:4

Não pode me impor a crer diferente e depois ficar me chamando de hipócrita pela minha recusa....!

Salomão
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Salomão em Qua 31 Jul 2013, 12:00 pm

Alikael escreveu:O que você defende exatamente? Para mim ficou um pouco rebuscado, me desculpe. Obviamente, alguns entre nós hoje em dia, defendem que estamos livres da Lei, mas vivem buscando subsídios no A.T. para impor algumas doutrinas (principalmente no tocante aos dízimos e também sobre a organização hierarquica da igreja). Gostaria de entender melhor sua posição. 

Eu creio que duas coisas jamais posso dizer :

1- Que nada na lei foi abolido...
2- Que tudo na lei foi abolido....

A-Creio que  alguma coisa foi abolida....
 B- Creio  que muita coisa não foi abolida......

Também creio que :

Para entender melhor qualquer assunto debatido sobre a lei  ,  algumas coisas precisam tomar prioridade da mente para facilitação de entendimento ....

são essas :

1- A diferença entre Lei e mandamento...
2-  Que Nem sempre aliança ou pacto quer dizer Lei....
3- A lei de Moisés como um livro com escritos relacionado a lei , mandamentos , preceitos, narrativas , profecias...
4- Que todo conteúdo da lei de Moisés se aplica somente aos 5 primeiros livros daquilo que chamamos hoje de "Antigo testamento"( Gênesis , Êxodo,Levítico, Números ,Deuteronômio)
5- Que a expressão lei não se aplica só a lei de moisés ( livro)
6  Que o contexto de pecado como transgressão da lei não é algo só para "novo testamento".
7-Que revogar,anular não tem o mesmo valor prático de cumprir  e confirmar......
8- Que estar debaixo da lei ou não  , não envolve transgredir ou não a lei...

No minimo estas coisas precisavam ser discutidas primeiro....

Deus te abençoe amigo !

Salomão
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Khwey em Qua 31 Jul 2013, 4:33 pm

Salomão escreveu:
Alikael escreveu:O que você defende exatamente? Para mim ficou um pouco rebuscado, me desculpe. Obviamente, alguns entre nós hoje em dia, defendem que estamos livres da Lei, mas vivem buscando subsídios no A.T. para impor algumas doutrinas (principalmente no tocante aos dízimos e também sobre a organização hierarquica da igreja). Gostaria de entender melhor sua posição. 

Eu creio que duas coisas jamais posso dizer :

1- Que nada na lei foi abolido...
2- Que tudo na lei foi abolido....

A-Creio que  alguma coisa foi abolida....
 B- Creio  que muita coisa não foi abolida......
hummm 
Mas, aí tem quatro coisas.

Pela lógica, estaria querendo dizer que duas delas, 1 e 2, você jamais pode dizer, enquanto que as outras duas, A e B, você pode dizer?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por David de Oliveira em Qua 31 Jul 2013, 9:14 pm

Pupil escreveu:
David de Oliveira escreveu:Talvez você ainda não saiba, mas segundo o NT a Lei de Moisés era provisória e temporal. Como provisória e temporal tinha tempo certo para a sua finalização. Isso aqui é ponto pacífico há muito tempo...

Vamos analisar o seguinte...

Jesus disse que não veio destruir a Lei. Isso está escrito em Mateus 5: 17 a 19.

"E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei."  (Lucas 16:17)
"Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada),"  (João 10:35)
"Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei."  (Romanos 3:31)

A lei não morreu, foi estabelecida como um documento vivo (um testamento), que transfere toda a autoridade a Cristo:

"Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele."  (Deuteronômio 18:18-19)

Quem morreu foi o testador e não o testamento. EU SOU é o testador = Jesus.

"Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador."  (Hebreus 9:16)

"De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido. Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus."  (Romanos 7:3-4) ...mortos para a lei pela morte da lei? Não! ...mortos para a lei pelo corpo de Cristo.

A Lei continua no mundo, nós é que morremos para o mundo. Estamos no mundo, mas não somos dele  (João 15:19)

O Reino de Cristo não é da terra... "Ora, se ele estivesse na terra, nem tampouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei,"  (Hebreus 8 : 4)

"Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui."  (João 18 : 36)

"O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;"  (Colossenses 1:13)

Por que Jesus disse que não veio abolir a Lei? Porque ele sabia que ela (a Lei) acabaria assim que ele fosse embora.

Gálatas 3:19 - Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.

Mateus 5:18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.

Quando foi que todas as coisas, inclusive a Lei se cumpriu?

João 19:28 Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede.

João 19:30 E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

(João 10:35) "Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada),"

Gálatas 3:19 A Escritura não foi anulada em seu tempo de vigência, mas findada em Jesus. 

Quem é que não está debaixo da Lei, mas  "estabelece a Lei" mesmo assim?

Romanos 2:14 Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;

Atos 15:19 Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.

1 Coríntios 9:21 Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.
(Romanos 3:31) "Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei."

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Alikael em Qui 01 Ago 2013, 9:56 am

Salomão escreveu:

Para entender melhor qualquer assunto debatido sobre a lei  ,  algumas coisas precisam tomar prioridade da mente para facilitação de entendimento ....

são essas :

1- A diferença entre Lei e mandamento...
2-  Que Nem sempre aliança ou pacto quer dizer Lei....
3- A lei de Moisés como um livro com escritos relacionado a lei , mandamentos , preceitos, narrativas , profecias...
4- Que todo conteúdo da lei de Moisés se aplica somente aos 5 primeiros livros daquilo que chamamos hoje de "Antigo testamento"( Gênesis , Êxodo,Levítico, Números ,Deuteronômio)
5- Que a expressão lei não se aplica só a lei de moisés ( livro)
6  Que o contexto de pecado como transgressão da lei não é algo só para "novo testamento".
7-Que revogar,anular não tem o mesmo valor prático de cumprir  e confirmar......
8- Que estar debaixo da lei ou não  , não envolve transgredir ou não a lei...

No minimo estas coisas precisavam ser discutidas primeiro....

Deus te abençoe amigo !

Agradeço a resposta, Salomão. Agora acho que consigo entender melhor sua argumentação, embora considere que o tópico não deveria apresentar tamanha divergência em algo que deveria ser de fácil assimilação para todos. Mas isso é sintomático, demonstrando o exato estado em que nos encontramos, nos fixando em pontos e vírgulas e esquecendo de olhar o todo em perspectiva.

A história cristã tem mostrado como é difícil que, nós, como membros do Corpo, sejamos unânimes num único modo de pensar e agir desde o princípio, e eu exorto aos irmãos participantes do debate a que busquemos nos livrar de opiniões pessoais tão arraigadas em nós não só pela nossa natureza, mas também, e principalmente, pela nossa formação doutrinaria nas diversas escolas de pensamento derivadas das considerações humanas sobre qual seria a tradição correta a ser seguida, se essa ou aquela escola.

Se não conseguimos sequer concordar entre nós sobre quais pontos são convergentes entre os dois testamentos, como poderemos saber qual direção seguir do ponto onde estamos hoje, como Igreja? Isto não se refere apenas a esse debate, mas a um todo, visto que a Igreja hoje continua dividida entre aqueles que buscam manter a ordem através de um sacerdocio de inspiração mosaica, ou levitica, e outros que desejam um sacerdocio da ordem de Melquisedeque mas sem referencias claras do que quer que seja isso, achando que basta abolir qualquer coisa que se refira ao A.T. e a lei mosaica.

Deixemos o Espírito Santo nos ensinar o que é essencial e útil. C.S. Lewis disse que acreditava no cristianismo como acreditava na luz do sol, não simplesmente porque o enxergava, mas porque através dela podia enxergar todas as outras coisas. O mundo espera que tenhamos uma só voz, porque até mesmo o ímpio vê nossa divisão quando passa diante das placas das denominações que se sucedem numa rua, uma competindo com a outra pelas almas, todas elas fruto das opiniões pessoais de homens cheios de razão e de saberdoria humana e diabólica. O próprio SENHOR espera que sejamos unânimes quando diz em Efésios 4.13 "Até que TODOS cheguemos a UNIDADE DA FÉ e ao conhecimento do Filho de DEUS, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo". Como chegaremos pois a essa UNIDADE DA FÉ se aqueles que foram postos como mestres e guias do rebanho se perdem em pontos obscuros e não conseguem definir as prioridades, aquilo que é útil e proveitoso?

JESUS resumiu toda Lei em dois pontos, o qual todos aqui, pelo que vejo, pessoas de entendimento e lideres prontos a ensinar outros, sabem de cor. Paulo, por sua vez diz, corroborando ao SENHOR, que "TODA A LEI se cumpre numa só palavra: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo" (Gálatas 5.14). Logo, aquele que ama a DEUS é capacitado a amar ao irmão e ao próximo, cumprindo a Lei de DEUS, que não pode ser diferente daquilo que Ele é, isto é, Amor. A menos que alguém queira dizer que há algo mais que JESUS tenha esquecido de mencionar, acho que ir além disso provém de uma busca por autosatisfação. Pelo menos para mim, fica claro que não há nada mais a ser buscado a não ser buscar ser cheio desse Amor. Tudo o mais fica em segundo plano, ou em plano nenhum.

Creio que A Lei de DEUS estava contida na Lei dada a Moisés, mas esta veio crivada de mandamentos e ordenanças a um povo obstinada e de duro coração. Ora, onde ainda há dureza de coração também subsiste uma má cosnciência para com DEUS (Hebreus 10.22) que é justamente o objetivo do sacrifício de Cristo: nos limpar para adentrar ao Santo dos Santos. Justamente por isso, creio eu, que atestamos o estado geral de má consciência para com DEUS dentro das organizações eclesiasticas, envoltas em hierarquias e na administração do pecado, pois onde falta o Amor de DEUS, busca-se compensação na tentativa de mostrar zelo na liturgia e no estudo da Palavra escrita. Mas lembremos da advertencia do SENHOR aos fariseus: "Vós examinais as Escrituras cuidando ter nelas a vida eterna e são elas que testificam de mim e não quereis vir a mim para terdes vida" e "A letra mata, mas o Espirito é oque vivifica".

Creio que isso é tudo o que há para se falar sobre o tema, mas fiquem livres, como são, na verdade, para continuarem o debate. Paz!

Alikael
Barro
Barro

Número de Mensagens : 6

Mensagem por David de Oliveira em Qui 01 Ago 2013, 10:51 am

Eu não prescindo de resistir às doutrinas que não levam em consideração as afirmações conclusivas e definitivas e sem nenhuma brecha, para transportá-las para questões subjetivas com pretexto de “manter a paz” e uma pseudo união entre os refúgios religiosos.
Quando leio a afirmação:
Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar. Hebreus 8:13 “, entendo que não há refutação racional que não mereça resistências.
Muitos pregam essa “união” de se colocar um zíper na boca e engolir toda artimanha do Homem. Esse grande engano levou a Igreja ao estado em que está. O ministério apostólico e o de Cristo não foram feitos de mordaças, mas de grandes debates que levaram à morte todos eles. Paulo, assim como Jesus, grandes debatedores e defensores teológico-cristãos nunca ficaram de boca fechada diante dos legalistas judaizantes.
Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará.
Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo.
Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.
Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo,

Filipenses 3:15-18

Última edição por David de Oliveira em Sex 02 Ago 2013, 5:32 pm, editado 2 vez(es)

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Salomão em Qui 01 Ago 2013, 5:20 pm

O Debate é importante desde que seja feito com mentes abertas preparadas para aceitar uma possível verdade que não conhecia até então ...
  Agora quando alguém discorda sinceramente do outro , este não pode ser acusado de cego e Hipócrita quando este sinceramente não esta resistindo uma verdade compreendida mas por não ter entendido e compreendido como verdade...
 Temos que ter paciência para não corrermos o risco de acusa-los injustamente .....
 Também não podemos engolir tudo só em nome de uma paz que não seja por convicção da verdade mas por medo de reações que geram as vezes até experiências dolorosas....
 Isso é a síntese que fiz do texto alikael e o amigo David......

Salomão
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Ton em Sex 16 Ago 2013, 6:50 pm

Khwey escreveu:Sim:

Êxodo
34:27 Disse mais o Senhor a Moisés: Escreve estas palavras; porque conforme ao teor destas palavras tenho feito aliança contigo e com Israel.

Lei de Moisés é lei de Deus.
Podem fechar o tópico.
Para complementar:
"Respondeu-lhes Jesus: O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou" (Jo 7:16).
"Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou" (Jo 14:24).
Lei de Cristo é Lei de YHWH, também.

Assim se cumpre uma das funções do "profeta semelhante a Moisés", mencionado na Torah.

Blog Ton |de Tudo|

TON - "APRENDIZ DA BÍBLIA"
"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3210

http://arrazoemos.forumbrasil.net/

Mensagem por Salomão em Sex 16 Ago 2013, 7:36 pm

Ton escreveu:Para complementar:
"Respondeu-lhes Jesus: O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou" (Jo 7:16).

"Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou" (Jo 14:24).
Lei de Cristo é Lei de YHWH, também.

Assim se cumpre uma das funções do "profeta semelhante a Moisés", mencionado na Torah.
 fantastico  irmão Ton !

Assim a lei de Cristo , Lei de Moisés =  Lei de DEus...

Salomão
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Ton em Sex 16 Ago 2013, 8:06 pm

Pois é! Quando lemos em Gl 4:2 que ao carregarmos as cargas uns dos outros estamos cumprindo a Lei de CRISTO, na verdade isso também está na Lei de Moisés (Lv 25:35) ... e tudo é Torah de DEUS!

Obs: Ao dizer "cumprindo a Lei de Cristo" não significa que a Lei de Cristo tem apenas 1 Preceito.

Quando eu digo que 'ao parar no Sinal Vermelho eu cumpri o Código de Trânsito', ninguém entende que o Código de Trânsito só tem uma regra.

Blog Ton |de Tudo|

"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Mensagem por Salomão em Sex 16 Ago 2013, 9:15 pm

Se pregarem que a lei de Cristo tem um só preceito de quem seria os outros preceitos ensinados  no NT ?

Não podem dizer que é  da lei de Deus pois os mesmos dizem que a lei de Cristo e a lei de Deus é a mesma....

Percebeu que esses acabam se autorefutando  ?

Salomão
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Ton em Sab 17 Ago 2013, 8:36 am

Novo Mandamento mesmo, como Yeshua mesmo assim o chamou, foi apenas 1: "Amar uns aos outros como Ele nos amou".

Blog Ton |de Tudo|

Ton
Sirius
Sirius

Mensagem por Khwey em Sab 17 Ago 2013, 11:34 am

Salomão escreveu:Se pregarem que a lei de Cristo tem um só preceito de quem seria os outros preceitos ensinados  no NT ?

Não podem dizer que é  da lei de Deus pois os mesmos dizem que a lei de Cristo e a lei de Deus é a mesma....

Percebeu que esses acabam se autorefutando  ?
Quais são estes outros preceitos?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:35 pm

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: