.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» O Jesus diferente do Espiritismo
Ontem à(s) 7:39 pm por David de Oliveira

» Renan é afastado da presidência do Senado após tornar-se réu por peculato
Ontem à(s) 6:53 pm por David de Oliveira

» Oportunidades de emprego
Ontem à(s) 3:55 pm por Christiano

» Noticiário Escatológico
Ontem à(s) 3:33 pm por Jarbas

» Absurdário Escatológico
Ontem à(s) 9:56 am por Ed

» Olá...
Sex 09 Dez 2016, 10:25 pm por Ed

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Sex 09 Dez 2016, 7:40 pm por Lit San Ares

» Meditações da Bíblia
Sex 09 Dez 2016, 4:59 pm por Discipulah

» Só há um jeito do Lula perder a próxima eleição!
Sex 09 Dez 2016, 7:36 am por gusto

Quem está conectado
57 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 57 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

AS expressões "Lei de Deus" e "Lei de Moisés " se referem a mesma Lei ?

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: AS expressões "Lei de Deus" e "Lei de Moisés " se referem a mesma Lei ?

Mensagem por Khwey em Sab 27 Jul 2013, 11:25 pm

Pupil escreveu:
Apesar da Lei de Moisés conter figuras das coisas futuras, nela também contém uma parte da Lei de Deus.
hummm 

Se uma parte é lei de Deus, a outra parte é lei de quem?

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151
flag : Brasil

Mensagem por Salomão em Sab 27 Jul 2013, 11:41 pm

Khwey escreveu:
Pupil escreveu:
Apesar da Lei de Moisés conter figuras das coisas futuras, nela também contém uma parte da Lei de Deus.
hummm 

Se uma parte é lei de Deus, a outra parte é lei de quem?

Irmão Pupil ,  

A lei de Deus e de Moisés é a mesma e tu podes ver isso em 2 Crônicas 34:14 e Lucas 2: 22-24...

Não existe uma Lei de Deus dentro da Lei de Moisés e nem uma Lei de Moisés dentro de uma Lei de Deus ....

São duas expressões  para uma mesma lei e não duas leis distintas....
 Agora tem mandamentos que foram abolidos e mandamentos que não foram abolidos.....

Lei é um conjunto de mandamentos e não um mandamento só....
 Essa é a diferença de mandamento para LEI...
 Lei é um conjunto....
 Mandamento é um elemento....

Deus te abençoe irmão Pupil !

Salomão
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 587

Mensagem por Valter em Dom 28 Jul 2013, 1:04 am

Khwey escreveu:Se uma parte é lei de Deus, a outra parte é lei de quem?

Tudo pertence a Deus...

"Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele."  (Colossenses 1:16)

A Lei de Moisés foi autorizada por Deus, posta pelos anjos na mão de um medianeiro, mas não era a Lei real de Deus.

"Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei."  (Gálatas 3:21)

"Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei."  (Hebreus 7:12)

A Lei de Moisés não podia vivificar, mas a Lei de Cristo pode vivificar... estamos falando da mesma Lei "real" de Deus?

"Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante..." (Lucas 6:47-48) "Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim." (João 6:45) "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão." (Marcos 13:31)

Valter
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 470

Mensagem por Salomão em Dom 28 Jul 2013, 7:25 am

Pupil escreveu: A Lei de Moisés foi autorizada por Deus, posta pelos anjos na mão de um medianeiro, mas não era a Lei real de Deus.

A lei de Moisés não é uma lei feita por Moisés por autorização de Deus onde o Autor  de tudo foi Moisés....
 A Lei  chamada de Moisés foi dada por Deus por meio de Moisés - 2 Crônicas 34:14 , Lucas 2:22-24
 Moisés foi apenas Autor da escrita de um livro cujo Conteúdo não veio dele mesmo mas DEUS  deu  a ele pelos Anjos- Gálatas 3:19- exceto o conjunto dos mandamentos a qual chamamos de decálogo  cujo a escrita veio de Deus e Moisés apenas transcreveu....

Não podemos dizer que a lei de Moisés é de conteúdo próprio de Moisés onde Moisés foi apenas um escrivão de um conteúdo que veio de Deus !

Salomão
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Alikael em Dom 28 Jul 2013, 10:29 am

Pupil escreveu:
Khwey escreveu:Se uma parte é lei de Deus, a outra parte é lei de quem?

Tudo pertence a Deus...

"Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele."  (Colossenses 1:16)

A Lei de Moisés foi autorizada por Deus, posta pelos anjos na mão de um medianeiro, mas não era a Lei real de Deus.

"Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei."  (Gálatas 3:21)

"Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei."  (Hebreus 7:12)

A Lei de Moisés não podia vivificar, mas a Lei de Cristo pode vivificar... estamos falando da mesma Lei "real" de Deus?

Interessante tópico porque leva a alguns questionamentos inquietantes, embora não creia que se possa bater o martelo e afirmar qualquer coisa categoricamente sem o risco de se dogmático. Em primeiro lugar, temos que ter o cuidado de não lançar por terra conceitos que nos são tão caros como a inspiração total da Palavra de DEUS, como acreditamos e aceitamos a inerrancia biblica, mas creio que há espaço para algumas considerações. Espero me fazer entender. O assunto é complexo e as palavras podem guardar armadilhas, mas só o faço porque creio que pode nos levar a aumentar nosso conhecimento da Glória de Cristo e do seu Evangelho.

O irmão Pupil citou um texto bastante curioso que está em Gálatas 3.19. Esse texto, juntamente com o de Atos 7.38 ("Este é o que esteve entre a congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai..."), meio que se contrapõe com o entendimento comumente aceito entre nós de que o próprio DEUS falou com Moisés no monte e durante a peregrinação no deserto, como se deprende do próprio texto mosaico. Ora, Paulo e Lucas escreveram inspirados pelo mesmo Espírito que inspirou o códice veterotestamentário, mas não fica a impressão nítida de que o entendimento deles da situação era diverso do nosso que aceita que o próprio DEUS tenha se revelado descendo sobre o Sinai com estrondo e fumaça?

E mais, deixo uma questão para meditação: se a Lei não podia vivificar, porque não era perfeita, como Aquele que é Perfeito em tudo, poderia te-la ditado letra por letra? Em outras palavras, pode o Perfeito participar de outra coisa senão da Graça e da Verdade, como disse João?

Hoje em dia, após estudar mais detidamente as Escrituras utilizando o conhecimento que chegou até nós através da ciência do conhecimento do contexto biblico em que se empenharam gente como Gleason Archer, aceito que DEUS não escolheu Moisés a toa, tirando-o da coorte do Egito, onde aprendeu tudo que diz respeito a governo e administração somente para ditar-lhe o que deveria ser feito. A Lei provém de DEUS, sim, mas Moisés participou ativamente dela, por que está provado inclusive arqueologicamente que o códice mosaico é bastante parecido com outros tratados civis da Antiguidade. NOSSO DEUS não escolheu alguém com o senso de justiça de Moisés à toa. Lembremos de Adão no Jardim, ao qual DEUS incumbiu de lavrar e administrar inclusive autorizando-o a catologar os animais segundo o conhecimento que lhe foi dado. Por que seria diferente com Moisés? Penso que o anjo incumido da tarefa pelo SENHOR instruiu Moisés sobre as diretrizes gerais e o tipo de relacionamento que Ele desejava, principalmente no Decálogo, o coração da Lei, no demais penso que Moisés opinou bastante naqueles quarenta dias.

Se isso não é assim, porque JESUS, respondendo sobre a lei do divórcio, que consta da Lei mosaica, disse que só foi permitida pela dureza dos corações dos homens? JESUS nunca abriu essa concessão porque não pode, por sua natureza, administrar o pecado ou tergiversar sobre ele, mas erradica-lo.

Logicamente, isso abre um leque de questionamentos, muitos dos quais estarão relacionados a angeologia hebraica e a doutrina que identifica o ANJO DO SENHOR com uma condição pre-encarnada de JESUS, o que eu, perticularmente, não creio hoje em dia, apesar de já ter crido. Os anjos eram o verdadeiros dispenseiros do V.T. Sem eles, nada seria o que foi. Eram os guardiões do Israel segundo a carne e responsáveis pela maior parte da revelação dada a eles. Sua importancia foi diminuida no N.T. por causa da efusão do Espírito Santo, embora, allguns ramos do pentecostalismo acentuem demais sua atuação, gerando distorções. O fato é que, a nós foi entregue uma Glória maior que a dos anjos, embora eles nos excedam em Poder e força.

O que creio é isto: Por intermédio dos anjos, quem sabe do arcanjo Miguel, nomeado em Daniel 12 e em várias outras passagens, como protetor e defensor do povo judeu, e, talvez, o verdadeiro anjo do SENHOR em várias passagens, O Verbo de DEUS colocou sua Glória (Seu Nome -Ex. 23.21) sobre ele e outorgou autoridade a Moisés para constituir uma Lei aceitável a um povo particular, o hebreus. Essa lei, imperfeita mas úti para o momento, serviu de aio a esse povo até a chegada da Perfeição em Pessoa com a Lei Perfeita da Liberdade.

Acho isso aceitável e resolve alguns problemas sem criar outros maiores. Pelo menos, pelo que creio, a ortodoxia do que realmente importa para nós, hoje, está mantida. Não sei se concordam, mas é o que penso. Qualquer problema que encontrarem, podem me malhar à vontade. rsrsrsrsrsrs

Um abraço.

Alikael
Barro
Barro

Número de Mensagens : 6

Mensagem por gusto em Dom 28 Jul 2013, 5:27 pm

Alikael escreveu:E mais, deixo uma questão para meditação: se a Lei não podia vivificar, porque não era perfeita, como Aquele que é Perfeito em tudo, poderia te-la ditado letra por letra? Em outras palavras, pode o Perfeito participar de outra coisa senão da Graça e da Verdade, como disse João?
A lei vivificava aquele que a praticava. Jesus cumpriu toda a lei. A morte não podia retê-lo.
Gálatas 3:12;
Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.

O Verbo de DEUS colocou sua Glória (Seu Nome -Ex. 23.21) sobre ele e outorgou autoridade a Moisés para constituir uma Lei aceitável a um povo particular, o hebreus. Essa lei, imperfeita mas úti para o momento, serviu de aio a esse povo até a chegada da Perfeição em Pessoa com a Lei Perfeita da Liberdade.
Observe o seguinte contexto de Tiago;

2:8 Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
2:9 Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores.
2:10 Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
2:11 Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.
2:12 Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.

Veja que ele diz: Lei real, conforme a Escritura. (Em vermelho acima).

Por que ele cita dois mandamentos do decálogo? (Em azul acima).

E ele chama essa lei de: Lei da liberdade? (Em rosa acima).

gusto
Antares
Antares

Número de Mensagens : 10550

Mensagem por Khwey em Dom 28 Jul 2013, 5:47 pm

Entendendo a Lei real:

Tiago
2:8 Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.

Ora, se esta é a lei real, então por que citaram "não cometerás adultério" e também "não matarás"?

É muito simples de entender:

Romanos
13:9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

Romanos
13:8 ...porque quem ama aos outros cumpriu a lei.

:chapeu:

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por gusto em Dom 28 Jul 2013, 5:50 pm

Romanos
13:8 ...porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
E vice-versa.:chapeu:

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Khwey em Dom 28 Jul 2013, 6:08 pm

Sim! muito bom! 

Mas com base na lei real, pois se for com base em uma outra lei que já acabou, não dá certo.

Exemplo:

Levítico
24:20 Quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará.

Como podem ver, isto não se resume na Lei real citada em Tiago 2:8 Nãozinho

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por gusto em Dom 28 Jul 2013, 6:18 pm

Khwey escreveu:Sim! muito bom! 

Mas com base na lei real, pois se for com base em uma outra lei que já acabou, não dá certo.

Exemplo:

Levítico
24:20 Quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará.

Como podem ver, isto não se resume na Lei real citada em Tiago 2:8 Nãozinho
Mas é assim que o MUNDO vive.

Só santo, santificado em Cristo pode amar.

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Khwey em Dom 28 Jul 2013, 6:27 pm

Esta lei de Levítico foi dada por Deus apenas a judeus.

O mundo vive segundo a "lei do mundo".

Tiago citou a lei real, lei de Deus extensiva a todo mundo, e Paulo a explicou muito bem em Romanos 13:9.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por gusto em Dom 28 Jul 2013, 6:32 pm

Khwey escreveu:Esta lei de Levítico foi dada por Deus apenas a judeus.

O mundo vive segundo a "lei do mundo".

Tiago citou a lei real, lei de Deus extensiva a todo mundo, e Paulo a explicou muito bem em Romanos 13:9.
Então, a lei real é amar ao próximo como a sí mesmo, ou não faças ao outro, aquilo que não quer que ele te faça.

"De sorte que o cumprimento da lei é o amor". (Rom 13:10).Wink

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Valter em Seg 29 Jul 2013, 1:33 am

Salomão escreveu:  Irmão Pupil ,  

A lei de Deus e de Moisés é a mesma e tu podes ver isso em 2 Crônicas 34:14 e Lucas 2: 22-24...

Não existe uma Lei de Deus dentro da Lei de Moisés e nem uma Lei de Moisés dentro de uma Lei de Deus ....

São duas expressões  para uma mesma lei e não duas leis distintas....
 Agora tem mandamentos que foram abolidos e mandamentos que não foram abolidos.....

Olá Salomão, a paz!

Vou tentar mostrar que existem duas Leis, uma para cada testamento...

Nenhum mandamento da Lei de Moisés pode ser violado. Conforme o que disse Jesus em Mateus 5:18 e confirmado por Paulo... "...Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las."  (Gálatas 3:10)

Ou seja, quem está debaixo da Lei, não pode violar os mandamentos, por menor que seja (Mt 5:18), e está obrigado a guardar toda a lei." (Gl 5:3). E como consequência, a pessoa cai da graça... (Gálatas 5:4)

Então, conforme os textos apresentados, a Lei de Moisés é um "pacote fechado" de mandamentos. Então temos duas opções:

ou seguimos toda a Lei (era possível antes de Cristo morrer na cruz)
ou morremos para a Lei: "...vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo..."  (Romanos 7:4)

Salomão escreveu: Lei é um conjunto de mandamentos e não um mandamento só....
 Essa é a diferença de mandamento para LEI...
 Lei é um conjunto....
 Mandamento é um elemento....

Deus te abençoe irmão Pupil !

Se a Lei de Moisés fosse a mesma Lei de Deus para a Nova Aliança, Jesus não poderia ensinar diferente da Lei do Antigo Testamento, veja...

Antigo Testamento = sem misericórdia
"Quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará."  (Levítico 24:20) "O teu olho não perdoará; vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé."  (Deuteronômio 19:21)

Novo Testamento = perdão e vida
"Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra"  (Mateus 5:38-39)
"Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus" (Mateus 5:44)

Pela alteração nos mandamentos acima, podemos dizer que Jesus ensinou a Lei de Moisés?

Se Ele mesmo afirmou que nenhum mandamento seria violado (Mateus 5:18). Então entendemos que Jesus ensinou outra Lei, conforme as Escrituras: "...porque de mim sairá a lei, e o meu juízo farei repousar para a luz dos povos."  (Isaías 51:4) (Miquéias 4:2) (Isaías 2:3)

"Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo."  (João 7:17) "Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis quem eu sou, e que nada faço por mim mesmo; mas falo como meu Pai me ensinou." (João 8:28) "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor." (João 15:10)

A doutrina que Jesus ensinou é a mesma de Deus, Ele guardou os mandamentos do Pai (Lei da Nova Aliança).

"...não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo..."  (I Coríntios 9 : 21)

Deus te abençoe!

"Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante..." (Lucas 6:47-48) "Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim." (João 6:45) "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão." (Marcos 13:31)

Valter
Pérola
Pérola

Mensagem por Valter em Seg 29 Jul 2013, 2:34 am

Alikael escreveu:Interessante tópico porque leva a alguns questionamentos inquietantes, embora não creia que se possa bater o martelo e afirmar qualquer coisa categoricamente sem o risco de se dogmático. Em primeiro lugar, temos que ter o cuidado de não lançar por terra conceitos que nos são tão caros como a inspiração total da Palavra de DEUS, como acreditamos e aceitamos a inerrancia biblica, mas creio que há espaço para algumas considerações. Espero me fazer entender. O assunto é complexo e as palavras podem guardar armadilhas, mas só o faço porque creio que pode nos levar a aumentar nosso conhecimento da Glória de Cristo e do seu Evangelho.

Alikael, não corremos o risco de duvidar da inspiração das Escrituras, porque até mesmo as "sombras" e "figuras" que existem na Lei funcionam como testemunhas das coisas que aconteceriam na plenitude dos tempos, é pura profecia.

Alikael escreveu:O irmão Pupil citou um texto bastante curioso que está em Gálatas 3.19. Esse texto, juntamente com o de Atos 7.38 ("Este é o que esteve entre a congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai..."), meio que se contrapõe com o entendimento comumente aceito entre nós de que o próprio DEUS falou com Moisés no monte e durante a peregrinação no deserto, como se deprende do próprio texto mosaico. Ora, Paulo e Lucas escreveram inspirados pelo mesmo Espírito que inspirou o códice veterotestamentário, mas não fica a impressão nítida de que o entendimento deles da situação era diverso do nosso que aceita que o próprio DEUS tenha se revelado descendo sobre o Sinai com estrondo e fumaça? 

E mais, deixo uma questão para meditação: se a Lei não podia vivificar, porque não era perfeita, como Aquele que é Perfeito em tudo, poderia te-la ditado letra por letra? Em outras palavras, pode o Perfeito participar de outra coisa senão da Graça e da Verdade, como disse João?

Pois é, o anjo falava usando o nome de Deus, e entregou a Lei em nome de Deus. Era o ministério da morte (II Coríntios 3:7) autorizado por Deus até ao tempo da correção...

"Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo; mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai. Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo. Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. (Gálatas 4:1-5)

"O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar."  (Gálatas 4 : 24)

Alikael escreveu:Se isso não é assim, porque JESUS, respondendo sobre a lei do divórcio, que consta da Lei mosaica, disse que só foi permitida pela dureza dos corações dos homens? JESUS nunca abriu essa concessão porque não pode, por sua natureza, administrar o pecado ou tergiversar sobre ele, mas erradica-lo.

É realmente um mistério... o caso do divórcio é intrigante "...Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu..."  (Mateus 19:8) Assim como da circuncisão: 

"Pelo motivo de que Moisés vos deu a circuncisão (não que fosse de Moisés, mas dos pais), no sábado circuncidais um homem."  (João 7:22)

Jesus não disse que a circuncisão era de Deus, mas dos pais.

Circuncisão no prepúcio é figura da circuncisão no coração...

"Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus."  (Romanos 2:29)
"No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo;"  (Colossenses 2 : 11)

Paz!

Valter
Pérola
Pérola

Mensagem por Salomão em Seg 29 Jul 2013, 8:49 am

Pupil escreveu:Se a Lei de Moisés fosse a mesma Lei de Deus para a Nova Aliança, Jesus não poderia ensinar diferente da Lei do Antigo Testamento, veja...

Reconheço tua sinceridade mas percebo que ainda falta entendimento.....

A lei no contexto de pentateuco não foi abolida e nem revogada por várias razões :

1- Jesus disse que não revogaria - Mateus 5:17
 2- Jesus disse que a lei ou os profetas só será revogada a partir do momento que tudo nela se cumprir ( tem profecias ainda a  cumprir ) Mateus 5:18
 3- Paulo confirmou o pensamento de Jesus quando diz que a fé não anula a lei - Romanos 3:31
 4- Paulo disse que acredita em todas as coisas de acordo com a lei e nos escritos do profetas - Atos 24:14
 5- Paulo disse que ser ouvinte apenas da lei não é interessante mas os que praticam estão em situação melhor - Romanos 2:13
 6- Paulo disse que  foi a lei em mandamentos em forma de ordenanças que foi abolido  - Efésios 2:15
 7- Depois prova que esses mandamentos em forma de ordenanças não inclui todos mandamentos quando incentiva a observância de um mandamento da lei De Moisés - Efésios 6:2-3

Quando Paulo disse que toda escritura é útil e inspirada , ele estava falando do Antigo Testamento pois era toda escritura da época Quando escreveu a Timóteo - 2 Timóteo 3:16..

Paulo pregou aos Romanos usando a escritura da época - Atos 28:23..

A lei de moisés e os profetas serão úteis e importante para o evangelho até que tudo nela se cumpra  segundo Jesus Cristo - Mateus 5:17-18

Podemos dizer que mandamentos na lei foram abolidos e até dizer que um conjunto de mandamentos chamado " A Lei em forma de ordenanças foi abolido mas dizer que todo pentateuco e os escritos dos  profetas foram abolidos é uma erro muito grande de interpretação ....

Espero que entendas com tanta clareza bíblica...

DEUS ESTEJA CONTIGO IRMÃO PUPIL !

Salomão
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Valter em Seg 29 Jul 2013, 11:05 am

Salomão escreveu: Reconheço tua sinceridade mas percebo que ainda falta entendimento.....

A lei no contexto de pentateuco não foi abolida e nem revogada por várias razões :

1- Jesus disse que não revogaria - Mateus 5:17
 2- Jesus disse que a lei ou os profetas só será revogada a partir do momento que tudo nela se cumprir ( tem profecias ainda a  cumprir ) Mateus 5:18
 3- Paulo confirmou o pensamento de Jesus quando diz que a fé não anula a lei - Romanos 3:31

Até aqui, você está concordando comigo. Eu não disse que a Lei seria anulada, eu disse que temos que morrer para ela, conforme a orientação do Apóstolo dos gentios...

"Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus."  (Romanos 7:4)

Salomão escreveu: 4- Paulo disse que acredita em todas as coisas de acordo com a lei e nos escritos do profetas - Atos 24:14

Eu também acredito! São as Escrituras que testemunham de Cristo:

Deuteronômio 18:
15  O SENHOR teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu [esta profecia fala de Jesus]; a ele ouvireis;
16  Conforme a tudo o que pediste ao SENHOR teu Deus em Horebe, no dia da assembléia, dizendo: Não ouvirei mais a voz do SENHOR teu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra.
17  Então o SENHOR me disse: Falaram bem naquilo que disseram.
18  Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.
19  E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele.

Salomão escreveu: 5- Paulo disse que ser ouvinte apenas da lei não é interessante mas os que praticam estão em situação melhor - Romanos 2:13

Paulo está falando daqueles que estavam debaixo da lei, ou seja, os judeus que estavam "vivos" para a Lei deveriam praticar a Lei: "Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?" (Romanos 7:1)

Por isso, quem viveu debaixo da Lei, será julgado pela Lei: "Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados."  (Romanos 2 : 12)

Mas nós não estamos sob a Lei, você está?

Veja o que o mesmo Paulo disse em seguida: "Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;"  (Romanos 3:21)

Salomão escreveu: 6- Paulo disse que  foi a lei em mandamentos em forma de ordenanças que foi abolido  - Efésios 2:15

"Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;"  (II Coríntios 3:14)

O velho testamento foi abolido na Nova Aliança, isso não inclui toda a Escritura, mas somente a Aliança do monte Sinai.

"Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre."  (Gálatas 4 : 30)

A escrava Agar, representa a Aliança do Sinai = Lei de Moisés
O Filho Ismael, representa o povo que não se converteu a Cristo, e continuou escravo da Lei.

Isso não inclui os Salmos por exemplo:

"Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação."  (I Coríntios 14:26)  (Colossenses 3:16)

Salomão escreveu: 7- Depois prova que esses mandamentos em forma de ordenanças não inclui todos mandamentos quando incentiva a observância de um mandamento da lei De Moisés - Efésios 6:2-3

"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá."  (Êxodo 20:12)

Qual é a terra que o Senhor nos dá? A Jerusalém terrestre ou a Jerusalém celestial?

A Jerusalém debaixo não faz parte da Nova Aliança: "Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos. Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós..... Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre." (Gálatas 4 : 25-30)

A terra da promessa é a Jerusalém Celestial, portanto esse mandamento de Êxodo 20:12 tinha como alvo a Nova Aliança.

Outro mandamento que está na Lei, mas não serve para a Antiga Aliança: "Não atarás a boca ao boi, quando trilhar."  (Deuteronômio 25:4)

Deus está falando de bois ou de pessoas? Veja a interpretação correta Coríntios 9:9-10

Isso prova que existem mandamentos da Nova Aliança que estão contidos na Lei de Moisés.

Obs.: é claro que honrar o pai e a mãe servia como mandamento também para a Antiga Aliança, mas a promessa é espiritual (Nova Aliança = Hebreus 8 : 6) "Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o banidoífice e construtor é Deus." (Hebreus 11:9-10)

Paz!

Última edição por Pupil em Seg 29 Jul 2013, 4:33 pm, editado 3 vez(es) (Razão : "obs.")

Valter
Pérola
Pérola

Mensagem por Salomão em Seg 29 Jul 2013, 12:25 pm

Irmão Pupil algumas coisas precisam ficar esclarecidas..... 

Pupil escreveu:O velho testamento foi abolido na Nova Aliança, isso não inclui toda a Escritura, mas somente a Aliança do monte Sinai.

1-Eu conheço por velho testamento todo conteúdo da lei de moisés e os escritos dos profetas.....
 2-O que foi abolido segundo você . A lei de Moisés somente ou todo conteúdo apresentado pelas escrituras do Antigo testamento ?

3- Toda lei de Moisés foi abolida ou apenas alguns mandamentos de valor transitório ?

4- Eu entendo como "lei de Moisés " todos os escritos que corresponde aos 5 primeiros livros do velho testamento ( Gênesis, Êxodo , levítico , Números , Deuteronômio )   
5-Na lei de Moisés não tem só mandamentos e preceitos mas também Narrativas , profecias .......

Preste atenção que confusão seu texto esta causando em minha mente :

Pupil escreveu:Paulo está falando daqueles que estavam debaixo da lei, ou seja, os judeus que estavam "vivos" para a Lei deveriam praticar a Lei: "Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?" (Romanos 7:1)

Por isso, quem viveu debaixo da Lei, será julgado pela Lei: "Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados."  (Romanos 2 : 12)

Mas nós não estamos sob a Lei, você está?

Veja o que o mesmo Paulo disse em seguida: "Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;"  (Romanos 3:21)

Responda me por favor :

A lei  foi abolida ,   para quem foi  , Judeus e  , ou Gentios ?
  Se A lei foi só para Os judeus  , então quem deveria morrer para lei ?

A- Os Gentios não  , pois esses nunca estavam vivos para lei pois nem lei tinha...
 B- Se foi os Judeus , então por que você disse que os judeus ainda continua debaixo da lei ?
 c- Em que sentido a lei foi abolida visto ainda Paulo dizer que a lei deveria ser praticada - Romanos 2:13
 D- Não teria sentido dizer que a lei foi abolida para os Gentios pois estes não tinha lei ( Romanos 2:12 )
 E- Se a Lei de Moisés foi abolida não teria sentido Paulo incentivar tanto Gentios quanto Judeus de Efésios a Observa-la  um de seus mandamentos ( Efésios 6:2-3 )..
 F-Paulo disse que Jesus veio resgatar aqueles que estavam debaixo  da lei ( Gálatas 4:4) . Quem estava debaixo da lei , Os judeus  ou os Gentios ?

Se Você disse que os Judeus devem praticar a lei por estar debaixo da lei , logo  fica confuso porque ao mesmo tempo você disse que A lei foi abolida ...

Jesus fracassou em sua missão de resgatar os Judeus de debaixo da lei ?

É  muito confuso seu texto porgue gera conflitos de entendimento...

A Lei poderia ser abolida para um povo que não tinha lei e nem estava debaixo dela ( Gentios)
 Os Judeus não deveria  ser incentivados a praticar uma lei que foi abolida depois de serem resgatados da lei...

Melhore seu texto o tornando mais claro!

Mas resolva esses conflitos gerados  antes ...

Salomão
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Valter em Seg 29 Jul 2013, 1:29 pm

Salomão escreveu:Irmão Pupil algumas coisas precisam ficar esclarecidas..... 

Pupil escreveu:O velho testamento foi abolido na Nova Aliança, isso não inclui toda a Escritura, mas somente a Aliança do monte Sinai.

1-Eu conheço por velho testamento todo conteúdo da lei de moisés e os escritos dos profetas.....
 2-O que foi abolido segundo você . A lei de Moisés somente ou todo conteúdo apresentado pelas escrituras do Antigo testamento ?

Bem irmão, eu sempre procuro escrever pouco, pois não sou muito "letrado". Reconheço que nem sempre consigo me fazer entender... Vamos por partes...

O que é o Velho Testamento?

O Velho Testamento é a Aliança do Monte Sinai, que foi consagrado com sangue de animais...

"E tomou o livro da aliança e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o SENHOR tem falado faremos, e obedeceremos. Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o SENHOR tem feito convosco sobre todas estas palavras."  (Êxodo 24:7-8)

O que faz parte do Velho Testamento?
A Lei que moisés recebeu no Monte e todo o povo judeu. Até mesmo Jesus nasceu debaixo da Lei (Gálatas 4:4) por isso que Ele também se batizou, para morrer para a Lei.

Então, o Antigo Testamento não é toda a Escritura, mas somente a lei dos mandamentos que Moisés recebeu no Monte Sinai.

O que é o Novo Testamento?

é a Aliança de Sião (Isaías 2:3), consagrado com o sangue de Cristo...

"Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados."  (Mateus 26 : 28)
"E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna."  (Hebreus 9:15)

O que faz parte da Nova Aliança?
A Lei de Cristo (Isaías 2:3) e todo o povo consagrado com o sangue da Nova Aliança.

"O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar."  (Gálatas 4 : 24)

Valter
Pérola
Pérola

Mensagem por Valter em Seg 29 Jul 2013, 8:57 pm

Salomão escreveu: 3- Toda lei de Moisés foi abolida ou apenas alguns mandamentos de valor transitório ?

Em Cristo foi abolida a "autoridade da Lei" sobre os cristãos. Jesus conquistou essa autoridade pagando o preço, isto é, morrendo em nosso lugar. Então quem morre com Cristo também ressuscita com Ele, pela fé...

"E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna." (Hebreus 9:15)

"Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos." (Colossenses 2:12)

Mas a Lei continua sobre o mundo, portanto o pecado ainda se aproveita do mandamento para escravizar o homem que não está em Cristo. Quem está vivo para o mundo, está morto para Deus, e vice-versa...

"Porque aquele que está morto está justificado do pecado." (Romanos 6:7) "Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça."  (Romanos 6:14)

Na Lei, os gentios são tipificados pelos animais imundos...

LEVÍTICO 20:
24  E a vós vos tenho dito: Em herança possuireis a sua terra, e eu a darei a vós, para a possuirdes, terra que mana leite e mel. Eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos separei dos povos.
25  Fareis, pois, diferença entre os animais limpos e imundos, e entre as aves imundas e as limpas; e as vossas almas não fareis abomináveis por causa dos animais, ou das aves, ou de tudo o que se arrasta sobre a terra; as quais coisas apartei de vós, para tê-las por imundas.
26  E ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus.

Ou seja, pela Lei de Moisés os gentios são excluídos... somente na Nova Aliança é que são aceitos... 

"Assim diz o Senhor DEUS, que congrega os dispersos de Israel: Ainda ajuntarei outros aos que já se lhe ajuntaram. Vós, todos os animais do campo, todos os animais dos bosques, vinde comer."  (Isaías 56:8-9)

ATOS 10:
11  E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra.
12  No qual havia de todos os animais quadrúpedes e répteis da terra, e aves do céu.
13  E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come.
14  Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.
15  E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou.

ATOS 11:
18  E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.

Vale lembrar que os gentios foram enxertados na boa oliveira, portanto também precisam se batizar e morrer para a Lei, e morrer para o mundo.

"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz."  (Colossenses 2:14)

Consegui até aqui?

Paz!

Última edição por Pupil em Seg 29 Jul 2013, 10:09 pm, editado 1 vez(es)

Valter
Pérola
Pérola

Mensagem por David de Oliveira em Seg 29 Jul 2013, 9:06 pm

Pupil escreveu:

Vale lembrar que os gentios, portanto também precisa morrer para a Lei.

Morrer para a lei é somente para quem a tinha e gentios nunca a teve.

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8363

Mensagem por Salomão em Seg 29 Jul 2013, 10:53 pm

David de oliveira escreveu:Morrer para a lei é somente para quem a tinha e gentios nunca a teve.

Se a lei foi  só para os Judeus então  foram esses que fora resgatados de debaixo  da lei segundo Gálatas 4:5

O Pupil é dedicado e esforçado mas infelizmente não esta havendo progresso em seus argumentos....

Salomão
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Khwey em Ter 30 Jul 2013, 12:25 am

Salomão escreveu:
David de oliveira escreveu:Morrer para a lei é somente para quem a tinha e gentios nunca a teve.

Se a lei foi  só para os Judeus então  foram esses que fora resgatados de debaixo  da lei segundo Gálatas 4:5
Mas isto é muito lógico!

Mas sabemos que tem gentio que quer ficar debaixo da lei, tal como judeu.

xaropinho 

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Salomão em Ter 30 Jul 2013, 12:48 am

Khwey escreveu:Mas isto é muito lógico!

Mas sabemos que tem gentio que quer ficar debaixo da lei, tal como judeu.

Estar debaixo da lei me coloca em uma condição de ser dominado pelo pecado Romanos 6:14

Agora estar ou não debaixo da lei não se relaciona em transgredir ou não a lei.....

Mas sei pelas escrituras que os que não estão mais debaixo da lei não vive transgredindo a lei vigente pois estes não vive pecando - Romanos 6:15

Pois o pecado é a transgressão da lei - 1 João 3:4

Salomão
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Khwey em Ter 30 Jul 2013, 1:00 am

Salomão escreveu:
    Estar debaixo da lei me coloca em uma condição de ser dominado pelo pecado Romanos 6:14
Estar debaixo da lei implica em ser fiel a todas as coisas que estão escritas na lei.

Se falhar em apenas uma torna-se transgressor de toda a lei.

É assim que está escrito.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Salomão em Ter 30 Jul 2013, 1:19 am

Khwey escreveu:Estar debaixo da lei implica em ser fiel a todas as coisas que estão escritas na lei.

Se falhar em apenas uma torna-se transgressor de toda a lei.

É assim que está escrito.

É assim que você entende ...

Pois os que não estão  mais debaixo da lei não vive transgredindo a lei e se transgredir um sequer  , se torna pecadores pois não estão livres para pecar -Romanos 6:1,15

Lembre-se :

Se transgrido a lei  , estou pecando , pois pecado é a transgressão da lei segunda a Rica palavra de Deus - 1 João 3:4

Pecado é transgressão da lei tanto para quem esta debaixo da lei quanto para quem não esta !

Com os textos acima não é possível negar e continuar sendo verdadeiro !

Salomão
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:12 am

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: