.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
93 usuários online :: 3 usuários cadastrados, 1 Invisível e 89 Visitantes :: 2 Motores de busca

Jarbas, Khwey, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Quem é o primogênito de toda criação, Jesus ou Israel???

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quem é o primogênito de toda criação, Jesus ou Israel???

Mensagem por >azzi< em Dom 30 Jun 2013, 10:49 am

Shalom!
Certa vez fui questionado:

Quem é o primogênito de toda criação, Yeshua ou Israel???
Yeshua é o unigênito ou é o primogênito???
Temos dois primogênitos, Yeshua e Israel???

No AT Israel é o primogênito:
(Êxodo 4:22) - Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu PRIMOGÊNITO.

No NT Yeshua é o primogênito:
(Colossenses 1:15) - O qual é imagem do D’us invisível, o PRIMOGÊNITO  de toda a criação;

No NT Yeshua é o unigênito:
(João 3:16) - Porque D’us amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho UNIGÊNITO, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Minha resposta foi esta:

Com relação a este versiculo:

(Êxodo 4:22) -...Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu PRIMOGÊNITO.

Ser IGUAL, ser SEMELHANTE e ser DIFERENTE, são três significados bem diferentes, por exemplo, se eu tenho duas bolas perfeitas de 1 metro de altura eu digo que elas são IGUAIS porque elas são bolas perfeitas e tem alturas IGUAIS, mas, se eu tenho uma bola perfeita de 1 metro de altura e outra bola perfeita de 2 metros de alturas, eu digo que elas são SEMELHANTES, ou seja, PROPORCIONAIS, porque, embora sejam bolas perfeitas, elas tem tamanhos diferentes. Agora, se eu tenho duas  laranjas eu digo que elas são DIFERENTES porque elas variam de tamanho e forma ainda que esta variação seja muito pouca, ou seja, são DIFERENTES uma com relação a outra.

Ser Pai de Yeshua (=Origem da Palavra de D’us) e ser Pai (=origem) da criação e salvação são dois significados bem diferentes. Por exemplo, se eu, um ser humano, gerar (não criar) um único filho, eu passo a ser geneticamente Pai e meu filho é o único geneticamente humano como eu sou, ou seja, meu filho é a IMAGEM E IGUALDADE da minha natureza, o unigênito.

Agora, a partir do momento que eu e meu filho genético criamos (ou inventamos), por exemplo, um robô feito a IMAGEM E SEMELHANÇA nossa, eu digo que nós, eu e meu filho no espírito de criador, somos o PAI do robô por criação, então, por adoção o robô passa a ser o nosso filho primogênito tal como ocorre com Israel em Ex 4: 22, pois, o Pai com o Filho no Espírito de criador, é o D’us que nos criou.

Se com o tempo o robô vier a estragar, e, eu e meu filho no espírito de salvador concertá-lo, então, eu e meu filho no espírito de salvador nos tornamos PAI da salvação deste mesmo robô, tal como D’us é o salvador  de Israel, pois, o Pai com o Filho no Espírito de Salvador, é o D’us que nos salvou, e por este motivo D’us assume um nome em função da atitude dEle na ocasião, e este nome é Yeshua (=Yeshua) que é a abreviação de Yehovahshua (=Jeová salvador)

Pelo simples fato de Yeshua ter dito, em Mt 23:37, que por varias vezes Ele mesmo tentou proteger orientar e resgatar o povo de Israel e foi rejeitado, fica bem claro que Yeshua esta se referindo as tentativas feitas por Ele mesmo registradas lá no Antigo Testamento, pois, até então o Novo Testamento ainda nem existia na ocasião!.

Portanto, fica claro que quem falava lá no AT com Moises em Êxodo 4:22 era Yeshua, a Palavra de D’us que se identificava como sendo D’us, o Pai da salvação de Israel, o Adonai Elohim YeHoWaH-shua. Observe:

(Mateus 23:37) - Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!

Agora, com relação a estes dois versiculos:

(João 3:16) - Porque D’us amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho UNIGÊNITO...
(Colossenses 1:15) -... o PRIMOGÊNITO  de toda a criação.

Segundo A lei da primogenitura o filho herdeiro primogênito recebia na partilha dos bens porção dobrada de toda herança (Dt 21: 15-17), e, no caso em questão, Yeshua é o filho herdeiro primogênito que recebe na partilha dos bens porção dobrada de toda herança, que no caso em questão, é toda criação de D'us.

Dai vem a expressão de que Yeshua é "o primogenito de toda criação (Cl 1:15)"..Portanto, ser o primogenito de toda criação não é o mesmo que ser o primeiro filho criado de toda criação como dizem algumas pessoas mau esclarecidas.

Pois, como ato profético, Maria, tipificando a Esposa virgem de D’us (=Igreja), ficou grávida do Espírito Santo de D’us, que é D’us (Jo 4:24) na função de Esposo, dando a luz  ao UNICO filho GERADO (unigênito) de D’us (Jo 3:16), o qual se tornou posteriormente o filho herdeiro primogênito entre muitos irmãos herdeiros adotivos CRIADOS por D’us, por isso que todo primogênito macho era consagrado a D’us por Lei como um memorial desta profecia (Êx 13:2).

Assim como meu único filho é chamado de unigênito e é um ser humano como eu sou, da mesma forma Yeshua é Filho Unigênito (único filho) de D’us porque é o único que tem a mesma natureza existencial de D’us, ou seja, Yeshua é D’us geneticamente. Agora, a partir do momento que nós nos incluímos em Yeshua fazendo-nos um com Ele, nós nos tornamos herdeiros e filhos de D’us apenas por adoção, e Yeshua passa a ser o herdeiro filho primogênito. Observe:

(Romanos 8:29) - Porque os que dantes conheceram também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o PRIMOGÊNITO entre muitos IRMÃOS.

(Efésios 1:5) - E nos predestinou para filhos de ADOÇÃO por Yeshua HaMashiach, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,

Veja bem, você se tornar filho adotivo de D’us por se incluir em Yeshua (no filho) e não por se incluir no Pai, ou seja, você se torna indiretamente UM com o Pai quando se faz UM com Yeshua, o Caminho, o meio, portanto, por mais que você reverencie D’us (o Pai), mas nega Yeshua como sendo o Verbo de D’us que é D’us que encarnou e habitou entre nós (como dizem as escrituras), você não passa de apenas uma criatura. Observe:

(João 17:21) - Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. (23) - Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade....

E vc, o que responderia???

Shalom!

>azzi<
Safira
Safira

Número de Mensagens : 119
flag : Brasil

Re: Quem é o primogênito de toda criação, Jesus ou Israel???

Mensagem por Discipulah em Dom 14 Jul 2013, 9:29 pm

Shalom, Azzi,

Dai vem a expressão de que Yeshua é "o primogenito de toda criação (Cl 1:15)"Portanto, ser o primogenito de toda criação não é o mesmo que ser o primeiro filho criado de toda criação como dizem algumas pessoas mau esclarecidas.

Azzi, a sua explicação sobre o assunto está muito clara.

E de fato as Testemunhas de Jeová (e alguns outros grupos) usam essa passagem de Cl 1.15. Usaram comigo qdo eu era estudante delas. Estudei por quase dois anos seguidos, sem parar.

Nessa passagem, ajo de forma semelhante àquela outra de Apocalipse 3.14.

Vejamos:

Qdo usam essa passagem de Cl 1.15 focando na palavra “primogênito”, eu pergunto: “então vc acredita que toda vez que a palavra primogênito aparece na Biblia, ela  se refere ao “primeiro gerado”?

A resposta pode ser sim, ou talvez, ou até mesmo não (se falar não ou talvez, melhor ainda!).

Em seguida peço para abrir a Biblia nas seguintes passagens:

Exodo 4.22 (que vc já citou), e pergunto: “porque Israel foi chamado de primogênito sendo que tal nação não foi a primeira da Terra?”

Depois  peço para abrir em Salmo 89.27 e pergunto: “porque Davi  é chamado de primogênito, sendo que Eliabe foi o primogênito de Jessé?”

Ainda, abro em Jeremias 31.9 e pergunto o porquê de Jeremias chamar Efraim de primogênito, uma vez que Manassés era o primogênito de José.

E etc...

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1747

Mensagem por Discipulah em Dom 14 Jul 2013, 9:29 pm

Com isso mostro pra essa Testemunha de Jeová ou outra pessoa que use essa referência de Cl 1.15, que se ela falar que primogênito significa sempre “o primeiro ser criado” ela vai cair em contradição, pois a bíblia não usa tal palavra com esse significado de forma absoluta.

Segundo, ela terá que dar uma boa explicação porque há textos bíblicos chamando pessoas e etc  de primogênito(as) quando elas não eram primogênitas por nascimento.

E indo mais um pouco nos versículos seguintes de Colossenses 1 lemos:  “ele é ANTES DE TODAS AS COISAS E TODAS AS COISAS SUBSISTEM POR ELE”v. 16. E no versículo 18 diz: “E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a PREEMINÊNCIA”. Nós vemos aqui as palavras “principio e primogênito” ligadas à palavra preeminência. E é justamente nesse sentido que tal palavra é usada em referência a Jesus Cristo.

Geralmente, as pessoas que  usam Cl 1.15 “pulam” para outro tipo de argumento,os mais variados possíveis tentando sair pela tangente. Mas é importante colocar alguns pontos de interrogações na cabeça delas.

Wink 

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Valter em Seg 15 Jul 2013, 6:43 pm

>azzi< escreveu:
...Yeshua é Filho Unigênito (único filho) de D’us porque é o único que tem a mesma natureza existencial de D’us, ou seja, Yeshua é D’us geneticamente. Agora, a partir do momento que nós nos incluímos em Yeshua fazendo-nos um com Ele, nós nos tornamos herdeiros e filhos de D’us apenas por adoção, e Yeshua passa a ser o herdeiro filho primogênito. Observe:

(Romanos 8:29) - Porque os que dantes conheceram também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o PRIMOGÊNITO entre muitos IRMÃOS.

(Efésios 1:5) - E nos predestinou para filhos de ADOÇÃO por Yeshua HaMashiach, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,

Veja bem, você se tornar filho adotivo de D’us por se incluir em Yeshua (no filho) e não por se incluir no Pai, ou seja, você se torna indiretamente UM com o Pai quando se faz UM com Yeshua, o Caminho, o meio, portanto, por mais que você reverencie D’us (o Pai), mas nega Yeshua como sendo o Verbo de D’us que é D’us que encarnou e habitou entre nós (como dizem as escrituras), você não passa de apenas uma criatura. Observe:

(João 17:21) - Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. (23) - Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade....

Concordo Azzi, é isso mesmo...

"Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz (Efésios 2:15)

"E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade."  (Efésios 4:24)

Sarah escreveu:
Qdo usam essa passagem de Cl 1.15 focando na palavra “primogênito”, eu pergunto: “então vc acredita que toda vez que a palavra primogênito aparece na Biblia, ela  se refere ao “primeiro gerado”?

Sarah, também temos a famosa "venda da primogenitura" de Esaú para Jacó...

"Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó."  (Gênesis 25 : 33)

Em Gálatas 4 e Romanos 9 vemos que essas pessoas tipificam os dois povos das duas alianças...

"O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar."  (Gálatas 4 : 24)

Ismael - representa o povo da Antiga Aliança (que não se converteu e continuou escravo)
Isaque - representa o povo da Nova Aliança (povo convertido e livre)

A mesma coisa acontece com Esaú e Jacó...

"E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai; Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor. Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú."  (Romanos 9 : 10-13)

Esaú - povo da Antiga Aliança (tipificado por um só homem)
Jacó - povo da Nova Aliança (tipificado por um só homem)

"E o SENHOR lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor."  (Gênesis 25 : 23)

Resumindo...

Isaque tipifica Jesus e o povo de Deus, o "novo homem" (Jesus é a cabeça e nós os membros) (Romanos 9:7) (Gálatas 4:28)

Jacó (Israel) é chamado de primogênito porque tipifica Jesus e o povo de Deus.

Paz!

"Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante..." (Lucas 6:47-48) "Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim." (João 6:45) "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão." (Marcos 13:31)

Valter
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 470

Mensagem por Valter em Seg 15 Jul 2013, 7:46 pm

mais sobre Isaque...

"Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito."  (Hebreus 11:17)

No texto acima, Abraão entrega seu "único filho", seu unigênito.
Mas Isaque não era o primeiro nem o único filho, pois nasceu depois de Ismael. E Abraão ainda teve outros filhos. Porém, este fato é uma analogia do que aconteceria com Cristo:

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."  (João 3:16)

Único homem gerado pelo Espírito.

"Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante..." (Lucas 6:47-48) "Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim." (João 6:45) "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão." (Marcos 13:31)

Valter
Pérola
Pérola

Mensagem por >azzi< em Seg 22 Jul 2013, 11:40 am

Pupil escreveu:mais sobre Isaque...

"Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito."  (Hebreus 11:17)

Mas Isaque não era o primeiro nem o único filho, pois nasceu depois de Ismael. E Abraão ainda teve outros filhos. Porém, este fato é uma analogia do que aconteceria com Cristo:

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."  (João 3:16)

Conclusão:

Abraão tipifica D'us (=Pai de multidões).
Sara tipifica a Esposa de D'us (=Princesa, rainha, igreja)
Isaque tipifica Yeshua (= o unigenito)

Concorda?

Shalom!

>azzi<
Safira
Safira

Mensagem por Valter em Seg 22 Jul 2013, 11:52 am

>azzi< escreveu:
Pupil escreveu:mais sobre Isaque...

Conclusão:

Abraão tipifica D'us (=Pai de multidões).
Sara tipifica a Esposa de D'us (=Princesa, rainha, igreja)
Isaque tipifica Yeshua (= o unigenito)

Concorda?

Shalom!

Concordo!

Shalom.

Valter
Pérola
Pérola

Mensagem por Discipulah em Seg 22 Jul 2013, 5:12 pm

Graça e paz,

Sarah, também temos a famosa "venda da primogenitura" de Esaú para Jacó...

"Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó."  (Gênesis 25 : 33)
Muito bom!!!

Wink

Discipulah
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por >azzi< em Seg 19 Ago 2013, 10:24 pm

Pupil escreveu:

"E o SENHOR lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor."  (Gênesis 25 : 23)

Resumindo...

Isaque tipifica Jesus e o povo de Deus, o "novo homem" (Jesus é a cabeça e nós os membros) (Romanos 9:7) (Gálatas 4:28)

Paz!
Muito bem, vc enxergou longe. positivinho

Shalom!

>azzi<
Safira
Safira

Mensagem por Valter em Ter 20 Ago 2013, 5:25 pm

>azzi< escreveu:
Pupil escreveu:

Resumindo...

Paz!
Muito bem, vc enxergou longe. positivinho

Shalom!
...e nós tambem fazemos parte desse primogênito...

"Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz," (Efésios 2 : 15)

"À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;" (Hebreus 12:23)

Paz!

Valter
Pérola
Pérola

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:53 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: