.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Já existíamos antes de nascermos
Hoje à(s) 5:37 pm por Eterna

» Um conselho aos debatedores de internet
Hoje à(s) 4:18 pm por Eterna

» Eleição, a dor e a loucura do incrédulo.
Hoje à(s) 4:03 pm por Eterna

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Hoje à(s) 3:33 pm por Cartman

» Noticiário Escatológico
Hoje à(s) 12:15 pm por Jarbas

»  Endurecimeto do Faraó
Hoje à(s) 4:14 am por Lit San Ares

» Livre arbítrio, auto idolatria
Hoje à(s) 3:39 am por Lit San Ares

» PREDESTINAÇÃO DE DEUS
Ontem à(s) 10:10 pm por gusto

» Onde congregar?
Ontem à(s) 10:01 pm por gusto

Quem está conectado
60 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 57 Visitantes :: 2 Motores de busca

irmão, Khwey, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Soteriologia - tópico oficial (Parte II)

Página 18 de 21 Anterior  1 ... 10 ... 17, 18, 19, 20, 21  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Estilo de vida de uma pessoa muda a salvação desta pessoa?

33% 33% 
[ 1 ]
33% 33% 
[ 1 ]
33% 33% 
[ 1 ]

Total dos votos : 3

Re: Soteriologia - tópico oficial (Parte II)

Mensagem por Khwey em Dom 19 Maio 2013, 1:06 pm

Felix Éber escreveu:
Khwey escreveu:Não estou separando, e sim definindo o que vem primeiro.

Eu entendo que você respondeu sim, que primeiro é preciso crer, para então receber o Espírito.

Se eu estiver errado, por favor me corrija.
Eu disse que é a mesma coisa: crer em Deus e receber o Espírito. Não se recebe sem crer, não se crê sem receber.
Sim.

Mas só para que fique bem claro, crer em Deus subentende-se crer em Jesus e em suas palavras, que é o evangelho. Porque é somente pelo evangelho que se recebe o Espírito Santo.

Felix Éber escreveu:
É possível que alguém que não é santo tenha recebido o Espírito Santo, para que assim possa perdê-lo?
hummm
Se alguém alega que recebeu o Espírito e anda no erro, na verdade, ele pode estar possuído de orgulho, para não falar anjo caído.
É possível que esse alguém tenha recebido o Espírito estando no erro?

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151
flag : Brasil

Mensagem por Felix Éber em Dom 19 Maio 2013, 1:19 pm

Khwey escreveu:
Felix Éber escreveu:Eu disse que é a mesma coisa: crer em Deus e receber o Espírito. Não se recebe sem crer, não se crê sem receber.
Sim.

Mas só para que fique bem claro, crer em Deus subentende-se crer em Jesus e em suas palavras, que é o evangelho. Porque é somente pelo evangelho que se recebe o Espírito Santo.
Ok, o Jesus que devemos crer é o Filho de Deus, não outro.

Não, pode apenas saindo do erro, isto é, recebe para sair, não para permanecer nele.

Felix Éber
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 269

Mensagem por Khwey em Dom 19 Maio 2013, 1:30 pm

Felix Éber escreveu:
Não, pode apenas saindo do erro, isto é, recebe para sair, não para permanecer nele.
Sendo assim, você deve concordar que para receber o Espírito Santo a pessoa tem que ter crido no evangelho e estar procurando obedecer a tudo o que foi ensinado por Jesus.

E em recebendo o Espírito Santo em função desta obediência, a pessoa também deve obedecer a tudo o que for ensinado pelo Espírito, porque tudo o que for contrário ao ensino de Jesus e do Espírito, está errado.

Estou certo disto?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Felix Éber em Dom 19 Maio 2013, 1:35 pm

Sim, Khwey, até que enfim chegamos a um acordo positivinho

Quando o homem se arrepende (Deus lhe dá o arrependimento) e se converte (Deus lhe converte) a Cristo, ele recebe o Espírito para andar na luz.

O dever de obedecer não deixa o cristão imune ao pecado, mas consciente de seu pecado e de sua dependência de Deus.

Felix Éber
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Dom 19 Maio 2013, 1:42 pm

Felix Éber escreveu:Sim, Khwey, até que enfim chegamos a um acordo positivinho

Quando o homem se arrepende (Deus lhe dá o arrependimento) e se converte (Deus lhe converte) a Cristo, ele recebe o Espírito para andar na luz.

O dever de obedecer não deixa o cristão imune ao pecado, mas consciente de seu pecado e de sua dependência de Deus.
Em concordando com isto, você também concorda que, em existindo o pecado contra o Espírito, é preciso que alguém esteja recebendo instruções deste Espírito para que assim seja possível de pecar contra ele?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Felix Éber em Dom 19 Maio 2013, 1:53 pm

Não, eu defendo que quem ouve a Deus é de Deus.

Quem peca mortalmente contra o Espírito é porque foi destinado à perdição, assim como Judas Iscariotes. Nunca se arrependeu, nunca se converteu. Porém, pode ter dado uma de cristão exatamente para levar uma galera pro seu cantinho.

Acredito que nenhum cristão sincero tem a possibilidade de ir ao inferno, porque quem crê em Cristo não perece, conforme João 3.16.

Felix Éber
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Dom 19 Maio 2013, 2:10 pm

Felix Éber escreveu:Não, eu defendo que quem ouve a Deus é de Deus.
Mas está escrito sobre a existência do pecado contra o Espírito Santo, Espírito o qual só se recebe quem é de Deus.

Você nega isto?

Felix Éber escreveu:Quem peca mortalmente contra o Espírito é porque foi destinado à perdição, assim como Judas Iscariotes.
Judas foi um vaso formado que serviu a Deus daquela forma, assim como o faraó que Moisés enfrentou.

Paulo explicou bem isto ao falar sobre o plano de Deus para salvar todos os homens, quando então Deus fez uso de vasos formados que o serviram na honra e na desonra.

Ainda que Judas não recebeu o Espírito Santo, para que assim fosse possível de pecar contra ele.

Atente-se para que a questão aqui está para quem recebe o Espírito Santo.

Sendo que você concordou que só o santo recebe o Espírito, e que judas não veio para ser santo, como fica isto no seu entendimento, frente ao que a bíblia fala sobre o pecado contra o Espírito?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Felix Éber em Dom 19 Maio 2013, 3:09 pm

O que venho dizendo é quem tem o Espírito não blasfema contra ele.
Só quem faz isso é quem não o tem - trocando em miúdos: só quem tem o diabo no côro é que faz tal coisa.
Por que você pensa que um santo pode agir assim?

Felix Éber
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Dom 19 Maio 2013, 3:21 pm

Felix Éber escreveu:O que venho dizendo é quem tem o Espírito não blasfema contra ele.?
E como se blasfema contra o Espírito sem ter o Espírito?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Felix Éber em Dom 19 Maio 2013, 3:33 pm

Khwey escreveu:E como se blasfema contra o Espírito sem ter o Espírito?
Primeiro, quem blasfema contra o Espírito não conhece a Deus. Mesmo que esse blasfemador diga que conhece a Cristo, isso também é uma blasfêmia, visto que o nega por suas obras e palavras.
Quem faz essa coisa, vê Deus operar e diz que é o diabo. Pra ele, não tem mais chance, pois o único que lhe poderia dar esperança não lhe serve. Assim, o Espírito não se faz cúmplice da perdição de ninguém. Quem vai ao inferno é porque nunca conheceu a Cristo, pois a vida eterna não acaba se o cristão comete uma falha (mas, arrependido, esse filho de Deus busca a Deus até o achar). Como está escrito: "Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo" (I Co 12.3). Shalom. leia

Felix Éber
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Dom 19 Maio 2013, 3:38 pm

Felix Éber escreveu:
Khwey escreveu:E como se blasfema contra o Espírito sem ter o Espírito?
Primeiro, quem blasfema contra o Espírito não conhece a Deus.
Mas você não havia concordado que só recebe o Espírito aquele que conhece a Deus, ou seja, aquele crê em Jesus e que procura obedecer ao seu ensino contido no evangelho?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Felix Éber em Dom 19 Maio 2013, 3:45 pm

Sim, esse não vai blasfemar! Como alguém que busca a obediência vai rejeitar apostatamente a verdade? Conhece alguém que tenha caído dessa graça? Você tem medo de perder a sua salvação blasfemando?

Felix Éber
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Dom 19 Maio 2013, 4:42 pm

Felix Éber escreveu:Sim, esse não vai blasfemar!
Mas se é só assim que se recebe o Espírito Santo, como é que quem não o recebeu vai blasfemar contra ele?

Pode o filho que não tem pai blasfemar contra o pai?
hummm

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Felix Éber em Dom 19 Maio 2013, 5:24 pm

Ora, Khwey, para ir para o inferno precisa de inspiração divina?

Aqueles que diziam que Cristo expulsava demônios por Belzebu tinham o Espírito Santo?

Começa a ficar difícil para ti, amigo, pois o amor perfeito lança fora o temor (I Jo 4.18).

Felix Éber
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Dom 19 Maio 2013, 5:42 pm

Felix Éber escreveu:Ora, Khwey, para ir para o inferno precisa de inspiração divina?
Inspiração não, mas precisa do ensino sobre toda a verdade.

Segundo a bíblia recebe a segunda morte aquele que peca contra este ensino.

Felix Éber escreveu:Aqueles que diziam que Cristo expulsava demônios por Belzebu tinham o Espírito Santo?
Não, porque o Espírito Santo, o Consolador, o que convence do pecado ensinando toda a verdade, só veio a descer sobre as pessoas depois que Jesus subiu.

Felix Éber escreveu:Começa a ficar difícil para ti, amigo, pois o amor perfeito lança fora o temor (I Jo 4.18).
Quero apenas que me responda as perguntas, tal como eu estou respondendo as suas:

Como é que quem não recebeu o Espírito vai negar a verdade que só pode ser ensinada pelo ele, e assim pecar contra ele?

Pode um aluno dizer que não aprendeu porque o seu professor é mentiroso, sem ter recebido a lição?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Felix Éber em Dom 19 Maio 2013, 6:10 pm

Khwey escreveu:Inspiração não, mas precisa do ensino sobre toda a verdade.

Não concordo, amigo, pois basta o homem ficar como ele está (sem a intervenção divina em seu coração) para que mereça a condenação. Não precisa prender algo e depois rejeitar. Quem aprende algo é somente aquele que Deus ilumina para a salvação. Os demais estão em trevas e carecem da glória de Deus.

Não é somente quem peca contra o Espírito Santo que é condenado. Mas todo aquele que não o recebe pela fé em Cristo. E isto é dom de Deus, nada pode fazer para ganhar ou perder.

Felix Éber escreveu:Aqueles que diziam que Cristo expulsava demônios por Belzebu tinham o Espírito Santo?
Não, porque o Espírito Santo, o Consolador, o que convence do pecado ensinando toda a verdade, só veio a descer sobre as pessoas depois que Jesus subiu.
Porém, o Espírito não desceu sobre todos, mas somente sobre aqueles a quem Deus concedeu. Se houvesse descido o Espírito sobre aqueles malditos, não teriam dito tal coisa. Não entendo porque passamos tanto tempo falando sobre isso oh my

Felix Éber escreveu:Começa a ficar difícil para ti, amigo, pois o amor perfeito lança fora o temor (I Jo 4.18).
Quero apenas que me responda as perguntas, tal como eu estou respondendo as suas:

Como é que quem não recebeu o Espírito vai negar a verdade que só pode ser ensinada pelo ele, e assim pecar contra ele?

Pode um aluno dizer que não aprendeu porque o seu professor é mentiroso, sem ter recebido a lição?
No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor (1 João 4.18).
Se alguém é ignorante em uma coisa, é difícil ele ter uma noção errada sobre ela?
Quem não conhece a Deus e especula que ele é mau, porventura não tem as características de quem vai morar com o diabo?

Vou contar uma piada que vem a calhar aqui:
O Joãozinho pergunta à sua professora da escola Dominical - Pode alguém ser condenado pelo que não fez? Ela diz: Não! Por quê? Aí, ele responde: Porque eu não fiz a lição de casa.

Logo, quem não aprendeu de Deus é porque não lhe pertence. Esse tal é pervertido e pode falar o que quiser contra Deus pois é um bruto irracional. Para pensar e falar a verdade sobre Deus precisaria da revelação especial de Deus. Contudo, Deus lhe dá testemunho através da revelação geral (a criação, a pregação dos crentes etc).

Você tem medo de não ser salvo, Khwey? Responda apenas se se sentir livre para exprimir sua convicção.

Felix Éber
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Dom 19 Maio 2013, 6:54 pm

Felix Éber escreveu:
Khwey escreveu:Inspiração não, mas precisa do ensino sobre toda a verdade.

Não concordo, amigo, pois basta o homem ficar como ele está (sem a intervenção divina em seu coração) para que mereça a condenação.
Nãozinho

A bíblia diz que todos conhecerão a Deus, pois ele quer que todos cheguem ao conhecimento da verdade.

1 Timóteo 2
Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

Hebreus 8:11
E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.

Isto é a vontade de Deus.

Você discorda?

Felix Éber escreveu:Não precisa prender algo e depois rejeitar.
Está errado, segundo está escrito:

Atos 17:30
Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;

Se Deus não tem em conta os tempos da ignorância é porque para ele importa que todos aprendam.

Estou certo segundo a bíblia?

Felix Éber escreveu:Quem aprende algo é somente aquele que Deus ilumina para a salvação. Os demais estão em trevas e carecem da glória de Deus.
Está escrito que todo homem é iluminado:

João 1:9
Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.

1 Timóteo 2

Segundo estes textos, quem são os que Deus ilumina?

Felix Éber escreveu:Não é somente quem peca contra o Espírito Santo que é condenado.
Mas está escrito assim:

Mateus 12:32
E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.

Você teria outro texto bíblico que aponta outro pecado?

Felix Éber escreveu:Mas todo aquele que não o recebe pela fé em Cristo. E isto é dom de Deus, nada pode fazer para ganhar ou perder.
Qual é o texto bíblico que diz que a fé em Cristo é dom de Deus?

Felix Éber escreveu:
Porém, o Espírito não desceu sobre todos, mas somente sobre aqueles a quem Deus concedeu. Se houvesse descido o Espírito sobre aqueles malditos, não teriam dito tal coisa. Não entendo porque passamos tanto tempo falando sobre isso oh my
Mas ainda não chegamos ao fim, para que se possa dizer que o Espírito não desceu sobre todos:

Atos 2:17
E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;

Por este texto, você crê que alguém vai ficar de fora?

Felix Éber escreveu:

No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor (1 João 4.18).
Se alguém é ignorante em uma coisa, é difícil ele ter uma noção errada sobre ela?
Quem não conhece a Deus e especula que ele é mau, porventura não tem as características de quem vai morar com o diabo?
Quem não conhece a Deus está na ignorância.

É certo dizer que Deus vai punir alguém, estando ele na ignorância?

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Felix Éber em Dom 19 Maio 2013, 7:27 pm

Khwey escreveu:A bíblia diz que todos conhecerão a Deus, pois ele quer que todos cheguem ao conhecimento da verdade.

1 Timóteo 2

E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.

Você discorda?
Você está pregando a salvação universal. Isto não é compatível com a eleição de Deus, pois que eleição é essa que ninguém fica de fora?
Mas no Apocalipse fala duma maioria que se perderá, porque a porta larga passa mais gente.
Deus quer que os homens se salvem, mas não salva a todos, indistintamente. Na verdade, ele salva a todos que elegeu antes da fundação do mundo. Mas não salvará os que não creem nem se arrependem de suas próprias más obras.
Deus ensinará seus filhos. Salvará a quem predestinou, chamou, justificou e glorificou, apenas.
Felix Éber escreveu:Não precisa prender algo e depois rejeitar.
Está errado, segundo está escrito:

Atos 17:30
Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;

Se Deus não tem em conta os tempos da ignorância é porque para ele importa que todos aprendam.

Estou certo segundo a bíblia?
Isto se refere ao tempo anterior à conversão de um salvo. Não quer dizer que quem não conhece a Bíblia está justificado. Deus releva os pecados de quem crê, antes de ele crer. Depois de crer, se pecar, tem juízo. Aqui no fórum tem pessoas que não conhecem a verdade e estão desesperadamente perdidos, precisando do Salvador - oremos por aqueles a quem Deus quer salvar, as suas ovelhas.

Felix Éber escreveu:Quem aprende algo é somente aquele que Deus ilumina para a salvação. Os demais estão em trevas e carecem da glória de Deus.
Está escrito que todo homem é iluminado:

João 1:9
Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.

1 Timóteo 2

Segundo estes textos, quem são os que Deus ilumina?
Os que creem naquele que ele enviou: Jesus Cristo. Os demais estão em trevas.

Felix Éber escreveu:Não é somente quem peca contra o Espírito Santo que é condenado.
Mas está escrito assim:

Mateus 12:32
E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.

Você teria outro texto bíblico que aponta outro pecado?
Ap 22.15
Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

Felix Éber escreveu:Mas todo aquele que não o recebe pela fé em Cristo. E isto é dom de Deus, nada pode fazer para ganhar ou perder.
Qual é o texto bíblico que diz que a fé em Cristo é dom de Deus?
Jo 6.44
Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

Mas ainda não chegamos ao fim, para que se possa dizer que o Espírito não desceu sobre todos:

E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;

Por este texto, você crê que alguém vai ficar de fora?
Desceu? Tem motivo para descer sobre todos ou somente sobre o povo de Deus?
Não pode entrar o Espírito naquele que ama e comete a mentira. São poucos estes?

Quem não conhece a Deus está na ignorância.

É certo dizer que Deus vai punir alguém, estando ele na ignorância?
Sim, porque antes de estar na ignorância está em rebelião contra Deus, ou seja, está em pecado. Alguns pecam até por ignorar a palavra e a vontade de Deus, por opção perversa.

Felix Éber
Pérola
Pérola

Mensagem por Khwey em Dom 19 Maio 2013, 7:34 pm

Felix Éber escreveu:
Khwey escreveu:A bíblia diz que todos conhecerão a Deus, pois ele quer que todos cheguem ao conhecimento da verdade.

1 Timóteo 2

Você discorda?
Você está pregando a salvação universal.
Não estou pregando. Nãozinho

Apresentei dois textos bíblicos tal como constam na bíblia. Leia

Os textos dizem que é da vontade de Deus que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

Eu perguntei se você concorda com o que está escrito.

Se não concorda, então apresente a sua interpretação para os textos, por favor.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por gusto em Dom 19 Maio 2013, 7:54 pm

É bem simples, Todos conhecerão, no dia do juízo, Tanto bons como maus.

Não há nada encoberto que não seja revelado. Hoje é por fé, mas depois será face a face.

Todos saberão que Deus é real, existe.

E o texto é claro. É da VONTADE de Deus. Não que será assim.

Pois os maus não querem a salvação de Deus, e Ele não vai obrigá-los a isso.

gusto
Antares
Antares

Número de Mensagens : 10524

Mensagem por Khwey em Dom 19 Maio 2013, 7:58 pm

gusto escreveu:É bem simples, Todos conhecerão, no dia do juízo, Tanto bons como maus.
É preciso mostrar onde a bíblia te ensinou que isto se dará no dia do juízo, para que não tomemos isto como apenas aquilo que você acha.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por gusto em Dom 19 Maio 2013, 8:01 pm

Khwey escreveu:
gusto escreveu:É bem simples, Todos conhecerão, no dia do juízo, Tanto bons como maus.
É preciso mostrar onde a bíblia te ensinou que isto se dará no dia do juízo, para que não tomemos isto como apenas aquilo que você acha.

Jesus vai separar os bodes das ovelhas, uns prá lá, outros prá cá. oh my

gusto
Antares
Antares

Número de Mensagens : 10524

Mensagem por Sales em Dom 19 Maio 2013, 8:07 pm

Felix Éber escreveu:
Sales, estou orando por você. Temos posições meio diferentes, mas há muito em comum entre nós. Quando me referi à seriedade, seria no sentido de me ver como um igual seu, ou seja, alguém caminhando em rumo ao conhecimento mais exato da salvação, dos planos de Deus, da vontade de Deus, do amor fraternal.

Felix, como te disse já estive aprendendo como você no meio calvinista... ...e isto cega a gente de modo que não podemos entender o texto como deve ser entendido. ... Os malabarismos que o calvinismo faz para validar sua doutrina realmente confunde qualquer pessoa. Sugiro que seja imparcial e procure entender o texto bíblico sem a influência do calvinismo ou qualquer outra doutrina... ...veja o texto como ele é...

Felix escreveu:
Sabe o que entendo por isso, mais precisamente?
É quando o crente anda com o fruto meio invisível na vida espiritual dele. Deveria amar seus inimigos, mas não vive amando. Deveria alegrar-se e ser paciente na tribulação, mas sucumbe diante dela. Deveria ser ativo e operante na obra de Deus, amando os perdidos, os missionários espalhados pelo mundo, e sequer pega no arado com dedicação. Isto, para mim, é apagar o Espírito, e, contudo, é reversível, caso Deus opere nele um despertar para sua glória.

Isso é o que você deseja que o texto signifique... pois, o texto é claro no seu significado sem necessidade de mais interpretações... ...APAGAR, foi-se, APAGOU!!! ...Uma vela apagada ilumina? Não! Então, se não tem mais luz, fica em trevas... ...Se o Espírito se apaga da vida da pessoa, se o azeite acaba, não tem mais luz e as trevas tomam posse.

Felix escreveu:Aqui, todas eram consideradas virgens (para mim, outra vez digo, no meu entendimento pessoal, que pode ser refutado ou questionado), crentes na vinda do Senhor Jesus. Porém, metade delas era LOUCA. Como pode ser isso? Precisamos da sabedoria de Deus para não ficar de fora do seu reino.

Metade delas FORAM CONSIDERADAS LOUCAS porque não se prepararam... e não porque eram loucas... Veja, o texto começa dizendo que eram 10 virgens (já sinaliza pureza) e depois diz que 5 eram prudentes e 5 imprudentes (ou loucas), depois o texto se desenvolve e é ai que vamos entender porque elas foram classificadas como loucas... ...Todo texto deve ter início (uma prévia inicial do assunto), meio (o desenvolvimento do assunto) e fim (a conclusão do assunto) ... ... No final, vemos o que resulta quando alguém não se prepara e portanto, esse tal podemos dizer que é louco... ...O texto não quer dizer que as 5 já eram loucas porque eram loucas, mas, foram chamadas de loucas por algum motivo... E QUAL??? Simples,... porque não se prepararam para a volta do noivo deixando para última hora para se preparar... ...Enquanto as prudentes consideraram o estoque de azeite, as imprudentes não consideraram o estoque de azeite e deixaram de repor ocasionando na falta do azeite quando o noivo voltou... ...e considere que o noivo demorou, assim, todas dormiram, mas a diferença que 5 foram prevenidas e tinha azeite de sobra, já outras 5 não... ...O tempo passou, e o azeite na lâmpada se acabou, dai a luz se apagou... e quem tinha pra repor podia continuar.

Você ficar classificando de louca as virgens tão somente porque seriam loucas é ignorar todo o resto do texto que se desenvolve e mostra o porque delas terem sido chamadas de loucas.

A virgindade de todas as 10 nos mostra que as 10 eram PURAS ou santas, ou seja, quem nasce de novo é considerado SANTO.

O Azeite representa o Espírito Santo na vida da pessoa... ...As 5 virgens imprudentes extinguiram o Espírito do Senhor em suas vidas e assim ficaram de fora.

Felix escreveu:Como vocês já sabem, nenhuma queda ou esfriamento é ou deveria ser brusca. Começa com um flerte com o mundo, manifesta-se com uma falta de oração e comunhão com a igreja e termina com pecado, acusação e crise de consciência. Mas Deus é soberano e usa destas coisas, também, para nos livrar de autossuficiência, orgulho e coisas más que cobiçamos. Então, devemos temer a Deus, pois ele tira a vida e a dá, nesta ordem. Ele salva porque quer salvar, não porque podemos, de nós mesmos, ser fiéis o tempo todo. Assim, a graça seria condicional e ele só elegeria os mais prudentes. Pode ser, mas ele também é mestre da prudência para orientar os tolos, indecisos e rebeldes temporários como eu fui e sou em parte. Em mim não posso confiar, somente no Altíssimo.

Cuidar daquilo que Deus te deu não é autoconfiança e nem ignorar o Altíssimo. Não confunda as coisas... ...Ele salva todo aquele que o receber em sua vida... quem não o receber Ele não salva... ...Ou seja, o mérito da salvação é todo de Deus, mas, se o homem não aceitar a salvação não terá salvação.

Felix escreveu:Como já apresentei outras vezes, orar é a nossa porção, porém, até isso é graça! Tudo o que pudermos fazer para nos santificar e nos livrar do mal é pouco para nos manter íntegros e aceitáveis diante de Deus, se não dependermos inteiramente dele. Então, não vigiaremos e esperemos que ele faça por nós? De modo nenhum. Antes, esforçando-nos para manter a chama do amor a Deus acesa, pratiquemos o que ele nos manda e façamos a sua vontade. sabendo que ele mesmo é que gera esta vontade em nosso coração (essa é a forma calvinista de entender as coisas: atribuir toda glória e honra de nossas vidas ao Pai e Criador nosso, pois sabemos que toda glória humana é como a erva). Portanto, sales, embora concorrentes em nossas opiniões e visões de mundo, neste instante, fomos necessários um ao outro (e ambos aos alguns leitores, creio eu) para corrigir algumas posturas e falhas no ouvir e obedecer a Deus. Somos falhos, sei disso, mas nada nos faz melhores do que o outro só por ter recebido uma doutrina, uma revelação ou um ministério mais excelente. Na verdade, temos dons para servir aos interesses do Soberano Senhor. Graças a Deus que este tempo aqui não é em vão (para mim, ao menos).

A forma calvinista de entender as coisas pensa que está atribuindo toda a glória ao Senhor, mas não está!

Feliz escreveu:
Não creio em livre-arbítrio, em arbítrio sim, cativo à lei de Cristo, no caso de um cristão.
Deixa eu dar um exemplo bíblico? Mas não olhe apenas para o contexto quando ler uma citação que apresentar. Entenda que tal frase faz parte de meu pensamento agora e que pode (legitimamente ou não) ser aplicada em contextos diferentes do texto ou narrativa bíblica. Sei que, às vezes, piso na bola em certas interpretações (posso admitir para crescer com vocês).
Colossenses 3:15 - "Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos". Viu quem é o árbitro da partida? Entende porque há uma luta constante entre carne e Espírito dentro de cada filho do Senhor? Como pode o homem escolher livremente quando o pecado, o mundo e o diabo assediam-no de modo a que erre na decisão? A mente humana não está livre de influências e cada atitude nossa já exerce influência na próxima decisão. Assim, a liberdade é, em muito, limitada e relativamente impossível. Se tomamos uma decisão livre de todos, então não posso dar glória ao Deus que me orientou a tomar ou reconhecer que o pecado corrompeu meu sentido de modo a falhar. O ateu crê no livre-arbítrio, sabia? E muitas outras religiões não-cristãs afirmam o mesmo, porque o conceito dá ao homem uma autonomia intelectual, que não o faz depender de alguém para ajudá-lo a não cair. Sei que há cristãos sinceros que admitem o agir de Deus em cada decisão tomada livremente, como a cor de sua escova de dentes. Mas negar que Deus controla cada decisão, pensamento e projeção humana é achar que ele perdeu o direito de fazer o que quer com cada vaso seu. Ame a Deus acima de seu livre arbítrio, e entregue a ele a honra de suas boas escolhas. Porque a melhor de todas, Cristo, foi ele que decidiu por você

Então, meu caro, resolva o que diz em Ezequiel 33... Leia e tente resolver, sem o livre-arbítrio e com a doutrina calvinista.

Última edição por Sales em Dom 19 Maio 2013, 8:46 pm, editado 3 vez(es)

Sales
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6100

http://www.tempodedeus.com.br

Mensagem por Khwey em Dom 19 Maio 2013, 8:27 pm

gusto escreveu:
Khwey escreveu:

Jesus vai separar os bodes das ovelhas, uns prá lá, outros prá cá. oh my
Que haverá julgamento, separação e sentenças, está escrito com todas as letras.

Mas não foi sobre isto que você falou.

Se caso não tenha lido, e acredito que não leu mesmo, com base neste texto abaixo...

Sabendo-se que é o Espírito Santo que faz com que Deus seja conhecido, onde a bíblia te ensinou que isto se dará no dia do juízo, para que não tomemos o que você escreveu como apenas aquilo que você acha.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Felix Éber em Dom 19 Maio 2013, 9:01 pm

Khwey escreveu:Apresentei dois textos bíblicos tal como constam na bíblia. Leia

Os textos dizem que é da vontade de Deus que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

Eu perguntei se você concorda com o que está escrito.

Se não concorda, então apresente a sua interpretação para os textos, por favor.[/b]
Você tem que ver a quem se refere a palavra todos em cada passagem.
A interpretação tem que concordar com todo o restante das Escrituras, para estar correta.
Como a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita, ele propõe a salvação (pela pregação) a muitos (grande parte dela a rejeitará). Como nem todos creem, é certo que nem todos serão salvos. No texto de Timóteo, ele orienta a orar pelos reis e aqueles que estão em eminência.
Felix, como te disse já estive aprendendo como você no meio calvinista... ...e isto cega a gente de modo que não podemos entender o texto como deve ser entendido. ... Os malabarismos que o calvinismo faz para validar sua doutrina realmente confunde qualquer pessoa. Sugiro que seja imparcial e procure entender o texto bíblico sem a influência do calvinismo ou qualquer outra doutrina... ...veja o texto como ele é...

Então, meu caro, resolva o que diz em Ezequiel 33... Leia e tente resolver, sem o livre-arbítrio e com a doutrina calvinista.
Sim, posso ver Deus agindo soberanamente acima de nossos esforços de pregar. Ele gera em nós a vontade de fazer o bem e nos corrige do mal disciplinando por meio de exortações, sentenças etc. Não há conflito em entender que Deus muda o nosso coração, conforme Ezequiel 36.26-27. O livre-arbítrio nos faria decidir por Cristo à parte da pregação - e mais: por nossa própria iniciativa e bom gosto. Acontece que o pecador só é liberto pela fé e torna-se servo de Cristo. Não tem liberdade para escolher como se sempre pudesse fazer o bem. Na verdade, ele só faz mal se deus o deixar de agraciar.
Metade delas FORAM CONSIDERADAS LOUCAS porque não se prepararam... e não porque eram loucas...

Você ficar classificando de louca as virgens tão somente porque seriam loucas é ignorar todo o resto do texto que se desenvolve e mostra o porque delas terem sido chamadas de loucas.

A virgindade de todas as 10 nos mostra que as 10 eram PURAS ou santas, ou seja, que nasce de novo é considerado SANTO.
Louco é o que faz loucura ou age como tais pessoas sem juízo. E assim são muitos que não tomam remédio tarja-preta e têm doutorado, reputação na sociedade, bom emprego, fama e muitos amigos. Louco é quem não tem a sabedoria de Deus para aguardar a vinda de Cristo!
Ser virgem não é sinônimo de pureza, mas de solteirismo. Precisavam de marido, mas o coração das prudentes é que era puro. Do mesmo modo, uma mulher prostituta que se arrepende torna-se pura aos olhos de Deus; enquanto que uma virgem que ama o mundo, é adúltera aos olhos do Senhor.

A forma calvinista de entender as coisas pensa que está atribuindo toda a glória ao Senhor, mas não está!
E de que modo a teologia Rhema Brasil é superior neste ponto, visto que dá ao homem o poder de livrar-se dos sofrimentos, adquirir bens e saúde por meio de confissões positivas e confrontar o poder dos demônios no grito e não no jejum?

Felix Éber
Pérola
Pérola

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:28 pm

Conteúdo patrocinado

Página 18 de 21 Anterior  1 ... 10 ... 17, 18, 19, 20, 21  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: