.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
70 usuários online :: 3 usuários cadastrados, 1 Invisível e 66 Visitantes :: 2 Motores de busca

Jarbas, rbarros, Rodrigão

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Os sem igreja - tópico oficial

Página 1 de 36 1, 2, 3 ... 18 ... 36  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Os sem denominação - tópico oficial

Mensagem por David de Oliveira em Sex 07 Nov 2008, 11:19 pm

Geração de decepcionados

Crentes
decepcionados são os novos peregrinos da fé
Ao decepcionar-se numa igreja, o crente vai em busca de outra. Nas grandes
cidades, detecta Romeiro, há um contingente significativo de evangélicos que
circulam, constantemente, de igreja em igreja, constituindo o fenômeno que os
sociólogos chamam de "trânsito religioso".

A tese de Romeiro está descrita em trabalho de doutorado em teologia. A tese
foi transformada em livro e deverá ser lançado entre abril e maio sob o título
Decepcionados com a graça - Esperanças e frustrações no Brasil neopentecostal,
pela editora Mundo Cristão.

O "nômade da fé", descreveu Romeiro na entrevista à Eclésia, busca
respostas imediatas aos problemas, "uma vez que vivemos na era da
velocidade. Se as respostas não chegam rápido, o sujeito procura uma nova
igreja".

E o que essas pessoas que são atraídas às igrejas neopentecostais buscam? Que
fiquem ricas, sejam curadas de todo tipo de doença e que todos os seus
problemas sejam resolvidos, desde a falta de dinheiro até a falta de emprego. Essas
são promessas da teologia da prosperidade, que propõe banir a pobreza, a
doença.

O problema não está na prosperidade, mas na teologia, assinalou Romeiro. Para a
teologia da prosperidade, o crente "deve morar em mansão, ter carrões,
muito dinheiro e nunca ficar doente. Quando isso não acontece, é porque ele
está sem fé, em pecado ou debaixo do poder de Satanás", explicou o pastor
da Igreja da Trindade.

Romeiro mudou a lógica no argumento: "Ora, se formos avaliar a vida
espiritual de uma pessoa pela casa onde mora ou pelo saldo bancário, temos que
concluir que muitos jogadores de futebol e artistas têm uma comunhão com Deus
fora do comum. E isso não é verdade".

Hoje em dia, analisou o pastor, as pessoas na igreja funcionam na base da
emoção, e não pela reflexão. A teologia da prosperidade e todo esse clima de
emoção têm forte apoio na mídia, um instrumento que as igrejas neopentecostais
sabem trabalhar muito bem.

"Creio que o fator principal que garante a sobrevivência do movimento
neopentecostal é o seu investimento pesado na mídia e o seu sucesso em colocar
a igreja no mercado e as políticas do mercado na igreja", avaliou Romeiro
na entrevista à Eclésia.

Isso ainda vai durar algum tempo, representando crescimento dos principais
grupos neopentecostais no Brasil. Mas não têm mais o mesmo ímpeto que tinha no
passado.

Romeiro entende que, "na medida em que os adeptos vão se decepcionando com
a mensagem e a falta de ética de alguns segmentos neopentecostais, creio que
haverá uma volta à Bíblia por parte de muitos. Por isso, as igrejas cristãs
devem estar preparadas para receber e ajudar tais pessoas", recomendou.

Na entrevista, Romeiro também questionou o fato de mais e mais pessoas se
converterem e a situação da nação brasileira ficar cada vez pior, basta
analisar os casos de violência, o tráfico de drogas, que estão "fora do
controle das autoridades". Que Evangelho é esse que não afeta a sociedade
para melhor nem transforma pecadores em santos? - pergunta.

O neopentecostalismo, definiu, é "vigoroso na sua ação evangelizadora, na
capacidade de agrupar pessoas, mas frágil na sua ação disciplinadora".

Agência
Latino-americana e Caribenha de Notícias

david

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8182
flag : Brasil

Re: Os sem igreja - tópico oficial

Mensagem por Iane em Sex 07 Nov 2008, 11:24 pm

macaco que pula de galho em galho...
Acho que se vc nao esta contente em determinada denominação tem que sair e ir em busca de outra que se sinta mais a vontade, lembrando que nenhuma é perfeita e em todas tera erros...
se continuarmos a olhar pros homens não iremos mais em lugar nenhum.... ficaremos a toa em casa

" Quero ser eu, com minha cara azeda e absurdamente açucarada."

Iane
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3050

http://www.arcauniversal.com.br

Mensagem por Ed em Sab 08 Nov 2008, 5:10 am

O que o Romeiro disse é uma realidade.

Minha dúvida é que quando essa massa de desiludidos quiserem se voltar para o Deus da salvação, se haverá verdadeiras igrejas cristãs para recebê-los e orientá-los no verdadeiro caminho de santidade e humildade.

Aí que tá, onde reunir os desigrejados?

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3090 dias de existência com 226236 mensagens

Ed
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 10983
flag : BrUSA

http://gospelbrasil.topicboard.net

Mensagem por David de Oliveira em Sab 08 Nov 2008, 10:14 am

Lucas 18:8 - Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Contudo quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?
david

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Jan Mozol em Sab 08 Nov 2008, 12:56 pm

Ninguem se desilude sem ter o minimo de inteligencia.
acomodados são pessoas com menos dotação intelectual.
Não perguntam,não questionam...alias tem medo de questionar e começar a ver coisas dentro da igreja contrarias a biblia.
Como disse a IAne, todsas tem seus defeitos..porem algumas tem defeitos menores,como batismo por agua,ou por aspersão..todos são batismos, já outras..são satanicas mesmo,colocando mamom acima de DEus.

"Pois eu digo: Jesus Cristo virá nos arrebatar em 2010...
Maranata.
"Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." (Apocalipse 3 : 11)"

Néééé!
O certo é isso:
“Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus” (2Ts 2.2-4)ACF

Jan Mozol
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3574
flag : Argentina

http://www.thundercnc.com.br

Mensagem por Ser Humano em Sab 08 Nov 2008, 1:06 pm

Essa geração de decepcionados não estaria levando as pessoas a uma espécie de "gnosticismo"? Uma busca independente de igrejas na comunhão com o divino (uma busca pessoal)?

Tenho conhecido muitas pessoas que se declaram teístas, porém, não religiosas - no sentido comum. Ou como alguém disse por aí: os desigrejados.

Cão também é gente!

Ser Humano
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 535

Mensagem por David de Oliveira em Sab 08 Nov 2008, 2:25 pm

Boa, a sua colocação, e também a do Jan Mozol, porém, essa "geração de decepcionados" tem como ponto comum, a decepção com a chamada liderança, que a meu ver, na maioria dos casos, não passam de "chefes religiosos" ou proprietários de instituições religiosas.
Mas isso vai mudar, pois como disse o Mozol, "acomodados são pessoas com menos dotação intelectual" e nem todos ficarão acomodados para sempre. Já é grande o fenômeno dos desigrejeiros, desigrejados ou igrejas sem placas.
Mas este é um movimento de resistência, inteligência e bastante benéfico, como o próprio texto diz: "Romeiro entende que, "na medida em que os adeptos vão se decepcionando com a mensagem e a falta de ética de alguns segmentos neopentecostais, creio que haverá uma volta à Bíblia por parte de muitos".
david

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Os Sem igreja - topico oficial

Mensagem por Franciscano em Sab 31 Jan 2009, 1:09 pm

::
A felicidade está nas coisas mais simples da vida!

Franciscano
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 66

Mensagem por Adriane Cunha em Sab 31 Jan 2009, 5:15 pm

Wait a minute, please...

Amados! Já me aborreci com any pastores e o que fiz?

Sacudi a poeira dos pés e, procurei outras igrejas onde a Sã Doutrina prevalece.

Muito fácil amarmos quem vemos em um ambiente que nos é agradável. Pergunto: E quanto aquele irmãozinho com "cara de joio" que nos persegue? O que dizem as Santas Escrituras? Eu me aborreço e largo mais uma vez a congregação dos justos e faço o "Cristo em casa"? É a internet chamada "Casa de Oração" onde devemos congregar?

cafezinho O que dizer da Palavra abaixo?

João 4:23 - "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem."

Hebreus 10:22-39.
"22 Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,
23 Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.
24 E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e ás boas obras,
25 Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
26 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
27 Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
28 Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
29 De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
30 Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.
31 Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
32 Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições.
33 Em parte fostes feitos espetáculo com vitupérios e tribulações, e em parte fostes participantes com os que assim foram tratados.
34 Porque também vos compadecestes das minhas prisões, e com alegria permitistes o roubo dos vossos bens, sabendo que em vós mesmos tendes nos céus uma possessão melhor e permanente.
35 Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão.
36 Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
37 Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
38 Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
39 Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma."

Hebreus 13:7,8.
"7 Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.
8 Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente."

Mateus 18:11-18.
"11 Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido.
12 Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou?
13 E, se porventura achá-la, em verdade vos digo que maior prazer tem por aquela do que pelas noventa e nove que se não desgarraram.
14 Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca.
15 ¶ Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;
16 Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.
17 E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu."

Em tempo... Nem todos os pastores são iguais e/ou semelhantes ao que o jovem acima postou usando Ezequiel 34!

Em Cristo Jesus...

cafezinho "Sempre fica um pouco de perfume nas mãos que oferecem flores."

Adriane Cunha
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4899
flag : Israel

Mensagem por Convidad em Sab 31 Jan 2009, 5:34 pm

A adriane expôs a verdade , nem tudo que o garoto falou é errado mas a ênfase dele é errada , somos corpo de Cristo independentemente da igreja física , PORÉM se a igreja não fosse importante, não haveria as admoestações acima para respeitar seus pastores e não deixar de congregar . Aliás Deus cita o pastoreio (episcopado) como um dom , e deixa bem claro que os estaria levantando para cuidar de sua igreja e de suas ovelhas . Temos que cuidar com relativismos que se adequam à nossa condição ... a obra de Deus ÉEEE junto aos irmãos da fé , a internet mesmo deve ser vista apenas como um 'plus' nunca um objetivo .

Convidad
Convidado

Movimento dos “sem igrejas” rumo à palavra original.

Mensagem por Ed em Qui 26 Mar 2009, 6:54 am

Há no Brasil, não sei se no mundo, o fenômeno dos “sem igrejas”. Não são pessoas incrédulas, desviadas ou em pecado. São pessoas inconformadas com os rumos tomados por suas igrejas; decidiram desligar-se ou foram praticamente excomungados de suas instituições, por discordarem das intenções humanas no corpo de Cristo. Como o homem é gregário por natureza, inevitavelmente este grupo está se juntando, não para fazer surgir mais uma igreja (igreja dos sem igreja, ou igreja sem placa), mas querem voltar ao Pentecostes e à pregação de Cristo e dos apóstolos. Espero que saibam como recomeçar tudo de novo. Diálogos fechados, centralizações egoísticas, sectarismos e tantos outros vícios comentados acima, devem ser evitados. A principal intenção é identificar os erros através da história da Igreja e voltar à Palavra original, sem que para isso haja os Esdras e os Neemias modernos. Espero que seja realmente uma verdadeira restauração e avivamento espiritual, talvez como preparação para a volta de Cristo e não o começo de mais um novo ciclo, em que a mão do homem vá prevalecendo progressivamente. Que Cristo cresça e o homem desapareça!

Não tenho intenção de achar a igreja “ideal”, pois esta não existe; mas apontar, de maneira isenta, para aquela que tenha as características que a meu ver, mais se aproxima das palavras de seus primitivos idealizadores, e manifestar o meu desejo, mesmo que subconsciente, de encontrar uma igreja mais próxima da Verdade. Isso está sendo uma utopia para mim.
Cristo não deixou nenhum modelo de organização religiosa; pelo contrário, desfez, atacando p’ra valer o existente em seu tempo de encarnação. Tudo o que existe veio depois de sua morte e ressurreição. Ao longo dos séculos, a chamada igreja cristã sofreu, por intervenções humanas, todas as transformações possíveis, até chegar nos modelos atuais.

A partir do Pentecostes, a Igreja passa a ser dirigida pelos “Pais da igreja”; homens que receberam as instruções diretamente de Cristo e as passaram para a primeira geração de discípulos de mestres humanos.
Na época dos apóstolos, as comunidades cristãs eram locais e independentes, unidas apenas na fé em Cristo e seu evangelho. Sua liderança era composta pelo Espírito Santo que capacitava os líderes locais a conduzir as respectivas comunidades a difundir com intrepidez o reino de Deus. Um bispo, diáconos e um número limitado de anciãos compunham a liderança local, sem subordinação ou dependência entre as igrejas e as comunidades cristãs. Portanto, as comunidades compartilhavam apenas uma unidade espiritual. Muitos cristãos consideravam desnecessárias as igrejas como instituições organizadas. Enfatizavam que somos todos “irmãos em Cristo” e não precisamos das estruturas orgânicas das igrejas. Depois da primeira metade do século II a ênfase começou a recair sobre a consolidação da igreja. Muitas heresias começaram a disseminar-se na igreja. Face ao relaxamento que começou a verificar-se, e ao processo espontâneo de auto consolidação, a igreja começou a hierarquizar-se. Os bispos, que haviam sido responsáveis (administradores) da comunidade local, começaram a despontarem-se como sacerdotes monárquicos. Isto levou ao surgimento da estrutura hierárquica da igreja, isto é, um sistema em que o corpo sacerdotal é dividido em ordens, cada um subordinado a outro acima dele. Bispo, diáconos e anciãos começaram a serem vistos como ministérios subalternos (hierarquia) e a maioria dos crentes como simples leigos (povo). (História da Igreja, por Zakeu A. Zengo).
Este texto não trata da verdadeira Igreja de Cristo, organismo vivo, que está na terra; pois esta, necessariamente não tem lugar certo de adoração; pode estar em nosso quarto de dormir, com a porta fechada. Trata-se das organizações religiosas mesmo!
Muitas vezes saímos, dos términos dos “cultos domingueiros” com aquela velha impressão indecifrável: o que estamos fazendo aqui? O pior é que todo domingo precede uma segunda feira!
Talvez nosso erro seja querer o reino de Deus somente dentro dos templos feitos por mãos humanas e um pouco do “divino” na carne dos pregadores. Talvez queiramos somente o que é atraente: a mensagem da igreja (instituição religiosa) e de seus representantes, na ilusão de conseguirmos suportes financeiros e sucessos na vida social e familiar. (levar tudo o que possuímos e o que somos para o céu).
Na verdade não sei exatamente o que busco, mas com certeza sei com mais exatidão o que não busco.
Porventura procuro eu agora o favor dos homens, ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo. Gálatas 1:10.

Procuro uma “igreja cristã” que não tenha “donos fundadores”.

O que mais existe hoje são os “donos fundadores de igrejas”, que de igreja, nem nome têm mais, “ministérios”, “comunidades”, “movimentos”, e tantos outros nomes de fantasia mercadológica. São todas originariamente semelhantes: saem de outras igrejas em que os seus fundadores brigaram com os fundadores de lá, e para fazer jus ao brocardo: “dois bicudos não se beijam”, um, “seca” o outro e praticamente o expulsa. Para mostrar ao seu desafeto, o expulsado leva consigo seus “correligionários”, e mostrará ao expulsor, que é capaz de montar um “movimento” ainda maior, e assim nasce mais uma “igreja neopentecostal!”. A cada briga de “bicudos”, quase sempre surge uma nova igreja e a cada nova igreja; novas formas de se fazer “evangelicalismo”.
São igrejas economicamente bem sucedidas. Aliás, no Brasil existe algumas classes quase sempre diferenciadas, em termos de “prosperidade financeira”: políticos corruptos e seus bajuladores; empresários corruptores; banqueiros; donos de escolas particulares e donos fundadores de igrejas. É lucro certo!
As mega igrejas dispõem de serviços de propaganda muito poderosos. Gostam de lidar com pessoas melhores instruídas, mas crianças ingênuas na Palavra e sem discernimento espiritual; são os “velhos Nicodemos” que ainda não nasceram da água e do espírito, mas continuam sendo “bons religiosos”. Porém a maioria é de pobre em todos os sentidos, que querem se livrar da dificuldade financeira a todo custo e os “pastores, bispos e apóstolos” são as suas tábuas de salvação. Quem passa por dificuldade financeira é discriminado, incrédulo e infiel na lei dos dízimos; estes devem fazer as famosas “campanhas” e “correntes” da prosperidade. Todos têm de mostrar prosperidade, mesmo se não a tiverem, como numa grande companhia de teatro macabro.
A disciplina do “oficialato” é tão severa e hermética quanto num quartel do exército e a hierarquia, mais impenetrável que este. São os senhores do poder, os donos da verdade, os infalíveis e inacessíveis sacerdotes.
Não precisamos de “heróis religiosos” e “intermediários de Deus na terra”; isso só existe em cabecinhas de crianças e adolescentes na fé.
O “apóstolo moderno” anda num carro importado de luxo; viaja muitas vezes ao estrangeiro, disputando espaços no avião, com os grandes empresários. Comanda todos os negócios do setor de comunicação, compras de rádios, programas de televisão, imóveis e transações comerciais etc. Seus salários são estipulados por eles mesmos e representam muitas vezes mais de setenta salários mínimos e o pior é que sabem de muitos irmãos que estão a passar dificuldades para sustentá-los! Não é difícil entender Mateus 7: 21/23: Nem todo o que diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais iniqüidade.
Os espaços de reuniões (templos) devem ser bem grandes e luxuosos, para que caibam milhares de seletas pessoas muito bem confortáveis.
Têm o velho testamento, como os seus principais argumentos de que um cristão é obrigado a “ser e parecer” um bem sucedido homem ou mulher de negócios, e sempre investirá nisso, tendo a igreja e os “pastores” como os principais “suportes”; uma espécie de assessoria e consultoria econômico-financeira-religiosa.
Como não gosto de visitar “propriedades particulares”, a não ser de pouquíssimas pessoas; então não me sinto bem num lugar desse. Com toda a tranqüilidade, tenho certeza absoluta de que esta não é a “igreja virtuosa” que procuro; aliás, uma igreja que me ofereça somente as coisas deste mundo, é a “mais pobre de esperança” que poderia achar e seria o mais infeliz dos homens se me contentasse com o que eles oferecem. O ministério de Cristo na terra foi bem diferente deste glamour que vemos nessas grandes organizações; é só conferir!
Vocês dizem: somos ricos, estamos bem de vida e temos tudo o que precisamos. Mas não sabem que são miseráveis, infelizes; nus e cegos. Apocalipse 3:17. (igreja de Laudiceia).
Pois muitos andam entre nós, dos quais repetidas vezes eu vos dizia, e agora vos digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo; o destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia; visto que só se preocupam com as cousas terrenas. Filipenses 3: 18/19.

Procuro uma “igreja cristã” que não tenha “manda-chuvas”.

O novo testamento nos ensina que liderar a igreja, não é o mesmo que liderar uma Empresa ou qualquer outra instituição secular. Nem, todos têm essa capacidade; isso não vem do homem. A igreja é um corpo comandado somente por uma cabeça, que é Cristo. E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja. Efésios 1:22.
Em nenhuma parte do novo testamento, identifiquei alguém que me fizesse entender que seria “o grande chefe ou líder” de alguma igreja. O homem mais indicado para isso seria o grande “plantador” de igrejas, o apóstolo Paulo; mas segundo as suas mensagens, isso fica muito distante de suas intenções.
Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculos ao mundo, tanto a anjos, como a homens. Nós somos loucos por causa de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós nobres e nós desprezíveis. Até à presente hora sofremos fome, e sede, e nudez, e somos esbofeteados, e não temos morada certa, e nos afadigamos, trabalhando com as próprias mãos. I Coríntios 4: 9/12.
Toda deliberação deve ter a “cara” de Jesus, o órgão pensante e decisório da igreja; caso contrário, alguém, percebendo isto, deve se manifestar contra qualquer intenção humana.
As instruções do apóstolo Paulo são bastante claras e percebemos bem o seu conceito do “ser apóstolo”: era um trabalho de pura doação, sacrifícios e voluntariado. Queria a todo custo, manter a Igreja num nível de satisfação muito acima do seu próprio; em linguagem popular, levava a Igreja às costas. Algo muito diferente do que vemos agora, com os chamados “apóstolos modernos”, que são “carregados” pelos bajuladores de plantão como heróis e salvadores da pátria.
Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. I Pedro 5: 1/3.

Procuro uma “igreja cristã” que não tenha uma pessoa somente na liderança.

E, promovendo-lhes em cada igreja a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido. Atos 14:23.
No novo testamento não há menção de que uma pessoa somente liderasse uma igreja. Como pôde isso se tornar uma regra geral, se não é bíblico? Sempre, quando se mencionava a liderança em determinado lugar, estava sempre no plural. E mesmo nos grupos de líderes, não há menção de um “líder dos líderes”. Baseado nisto, vejo que quanto maior (em número e qualidade) a liderança; melhores serão os trabalhos realizados, pois haverá mais e melhores conselhos e evitaremos “polarizações” ou disputas de preferências de líderes.
Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Atos 20:28.
Devemos ter cuidados para não ficarmos à mercê de uma pessoa, que aos poucos quer introduzir suas idiossincrasias e interesses pessoais, com manobras e manipulações na congregação, visando se “perpetuar no poder” e no seu cargo remunerado.
Meus irmãos, eu afirmo a vocês que o evangelho que eu vos anuncio não é uma invenção humana. Eu não recebi de ninguém, e ninguém o ensinou a mim, mas foi o próprio Jesus Cristo que o revelou a mim. Gálatas 1:11/12.
Este é o tempo em que existem muitos mestres “segundo os seus próprios desejos”. Contratam esses “mestres” para ouvir somente coisas agradáveis ou aquelas que querem ouvir. Não temos que ir à igreja para ouvir o que eles desejam para si; mas estamos somente atrás das “palavras de vida” vindas de Cristo.
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. II Timóteo 4:3/5.
Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo. Colossenses 2:8.
Não devemos esquecer as instruções de Paulo em I Timóteo 3:2: É necessário, pois, que o bispo seja... apto para ensinar. Não adianta muitos líderes, se estes não se empenharem numa instrução fidedigna da Palavra. Deve-se, na igreja, sempre incentivar e instituir o costume de estudar e pesquisar a Bíblia, não somente à liderança, mas principalmente aos incautos, para que estes não fiquem “se escorando” e dependendo em tudo da liderança e que possam caminhar com as suas próprias pernas. A responsabilidade das coisas espirituais é pessoal.
Não havendo sábios conselhos, o povo cai; mas na multidão de conselhos há segurança. Provérbios 11:14.
As pessoas precisam compartilhar a Palavra. Precisamos externar para alguém o que compreendemos e se o que entendemos, “bate” com o que os outros aprenderam. Quantos passam décadas numa igreja, ouvindo somente uma pessoa? Chega-se a um nível tal que no qüinquagésimo sermão de uma mesma passagem em que ele vai pregar, já se sabe das suas “palavras de efeito” e de todos os exemplos de seus amigos e de sua família até a quarta geração! Isso é perda de tempo!
Numa igreja onde há somente um líder, quantas vezes ele sobe ao púlpito por pura obrigação, ou profissionalismo quando é pago? Simplesmente porque somente ele é que prega!
Sendo o líder, um ser humano, logicamente haverá muitas ocasiões, em que não estará preparado para proferir nenhum sermão ou qualquer tipo de aconselhamento. Será ele quem precisará de uma palavra de ânimo, orientação, conselho, admoestação etc. Ninguém é infalível! Quantos exemplos escandalosos de líderes! Por quê? Porque estão sozinhos. Colocam-no num pedestal imaginário de infalibilidade em que não recebem nenhum conselho ou suporte psicológico; são pagos somente para ajudar os outros e quando erra, o povo cai matando em cima dele! Já vi muitos pastores caírem em suas tentações, justamente porque estavam num pseudo nível espiritual que não podiam suportar mais.
Instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria. Colossenses 3:16.

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3090 dias de existência com 226236 mensagens

Ed

Movimento dos “sem igrejas” rumo à palavra original. ll

Mensagem por Ed em Qui 26 Mar 2009, 6:55 am

Procuro uma “igreja cristã” que não haja ninguém que tenha qualquer privilégio.

Segundo a grande analogia de Paulo em I Coríntios 12:12/27, sobre a diversidade dos dons espirituais, somos todos membros do corpo de Cristo. Não há um membro mais importante que o outro; todos têm as suas importâncias dentro deste corpo. É todos por um e um por todos; todos os membros trabalham e nenhum fica parado ou não há nenhum membro que trabalhe por todos ou mais que os outros. Em Cristo, temos de ser uma unidade perfeita ou então não somos corpo de Cristo!
Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos, são necessários, e os que parecem ser menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra; também os que em nós não são decorosos; revestimos de especial honra. Mas os nossos membros nobres não têm necessidade disso (...) I Coríntios 12:22/24.
Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo; quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. I Coríntios 12:13.
É comum ouvirmos dizer que em determinada igreja, quem viaja para participar de conferências, principalmente no exterior ou no litoral onde existem bonitas praias, são os da família da liderança. A melhor oportunidade de fazer um curso promovido pela igreja; adivinha que vai? O filho do pastor fundador. Se a igreja “precisa” de um jovem para se candidatar a um cargo político; quem vai? Os melhores horários de apresentação de cânticos no culto, quem domina? As famílias de melhor poder aquisitivo da igreja! Quem é mencionado mais vezes ao microfone pelo pastor? Serão aqueles que têm os menores “dízimos”?
Se em uma igreja existe alguém ou uma família, principalmente a liderança, que está obtendo qualquer vantagem, posso dizer sem medo de errar que este corpo não é o de Cristo; não quero participar dele, nem ser um membro seu!

Procuro uma “igreja Cristã” que “não pague” ninguém para pregar.

“Ninguém, em nenhum lugar da Acaia, tirará de mim este orgulho de anunciar o evangelho sem cobrar nada” (Paulo de Tarso).
Genericamente, o novo testamento nos diz que não é conveniente uma pessoa fazer do evangelho, uma “fonte de renda” para si e sua família. Isso, a meu ver, mudaria aquele conceito do corpo de Cristo, em que todos os órgãos são importantes em suas funções; não ficando as tarefas concentradas somente numa pessoa, que na obrigação profissional, desempenha as funções que deveriam ser feitas por todos. Terão os pastores, pastoras, bispos, bispas, apóstolos e apóstolas modernos, mais galardões para apresentar naquele dia? Porque realmente trabalham muito! Todos nós, teremos de prestar contas individualmente perante Cristo. Será que alguém desses estará lá para nos defender?
Quando anunciei a vocês a boa notícia de Deus, fiz isso completamente de graça. Eu me humilhei para engrandecer vocês. Será que houve algum mal nisso? Enquanto estive trabalhando entre vocês, fui pago (recebi ajuda) por outras igrejas. Por assim dizer, eu estava roubando delas para ajudar vocês. E, durante o tempo em que estive com vocês, quando precisava de alguma coisa, não incomodava ninguém; pois os irmãos que vieram da Macedônia me trouxeram tudo o que eu precisava. O que aconteceu no passado e acontecerá no futuro é isto: eu nunca exigirei que vocês me ajudem. Pela verdade de Cristo, a qual está em mim, eu garanto que ninguém, em nenhum lugar da Acaia, tirará de mim este orgulho de anunciar o evangelho sem cobrar nada. II Coríntios 11:7/10. (nova tradução da linguagem de hoje)
Aparecem: regalias, mordomias, disputas internas e, claro, a busca sempre, por uma melhor (no sentido econômico) igreja; um maior salário; uma melhor cidade; uma melhor escola para os filhos; uma melhor faculdade para a esposa terminar o seu curso etc. A “teologia” dessas igrejas é uma série de “adaptações” feitas pelo líder, durante todo o tempo de seu contrato. Outra preocupação, é que esse “líder único”, sendo um empregado da igreja, estará sempre preocupado em “mostrar serviço” para os “homens” da congregação, distanciando-se cada vez mais de Deus em favor de seu ganha pão e qualidade de vida de sua família, o que em outros contextos seria muito normal. É o capitalismo exercido pelo clérigo, misturado à busca das necessidades espirituais da congregação. Depois de cada reeleição do líder (geralmente são reeleitos), existem os descontentes; aqueles que o queriam bem longe da igreja; agora terão de aturá-lo por mais um longo mandato. O evangelho do reino fica “laivado” pelo evangelho de atitudes sociais e profissionais; não tem nada a ver; é uma anomalia na igreja! A mensagem do evangelho torna-se apenas “boas receitas do bem viver”, com uma frivolidade espiritual total. Desculpem aqueles que, no sentido moderno, “vivem do evangelho”; vocês sabem do que estou falando.
O conceito de “salário”, para o apóstolo Paulo, estava voltado para o sustento; mantimento; e ajudas de envio de primeiras necessidades às pessoas que estavam fora de seu domicilio (viagens), o que eu acho muito justo. Nem sempre Paulo recebia doações e às vezes passava necessidades; isso indica que não havia um “contrato de trabalho” com aquelas igrejas. Afirmava sempre, que trabalhava duro para se sustentar e a seus colaboradores. Tinha uma profissão certa, como todos os homens devem ter.
E (Paulo) acabou ficando ali para trabalhar com eles, porque a profissão de Paulo e a deles era a mesma, isto é, fazer barracas. E todos os sábados ele falava na sinagoga e procurava convencer os judeus e os não-judeus. Atos 18:3/4.
Não digo que uma pessoa seja “proibida” de receber salários da igreja; se uma igreja quer e pode pagar, que pague, mas afirmo que é muito inconveniente e procuro uma que não tenha esses privilégios e anomalias; acho que temos esse direito, para o nosso bem espiritual.
Então, quem é que capaz de realizar um trabalho como esse? Nós não somos como muitas pessoas que entregam a mensagem de Deus como se estivessem fazendo um negócio qualquer. Pelo contrário, foi Deus quem nos enviou, e por isso anunciamos a sua mensagem com sinceridade na presença dele, como mensageiros de Cristo. II Coríntios 2:17. (nova tradução na linguagem de hoje).

Procuro uma “igreja Cristã” que não “engarrafe” a Palavra.

Cristo, em sua humanidade, era de diálogos abertos; sempre estava pronto para responder às perguntas de qualquer pessoa e quase todas as suas explanações eram originárias de perguntas que lhe faziam. Não há uma melhor maneira de saber o nível de aproveitamento do ouvinte, senão pelos seus questionamentos. Ficar calado, nem sempre significa consentir com tudo o que se ouve. Quantas igrejas existem, em que o questionar é algo tão assustador como pedir aumento de salário a um chefe bravo!
Ainda existe um pouco de medo da “fogueira da inquisição” da idade média! Por incrível que pareça, ser chamado de incrédulo, endemoninhado, possesso, carnal, excomungado etc são as grandes fobias dos crentes ainda hoje! E muitos daqueles que estão com o microfone e debaixo dos holofotes, gostam de humilhar alguns mais corajosos, quando estes fazem perguntas que vão de encontro aos seus interesses pessoais!
Semelhantemente à cultura do Islão, existe uma cultura do “não questionar” na igreja cristã. Segundo o escritor sociólogo, Moisés Espírito Santo em seu livro “Os Mouros Fatimidas”, página 107: “as divergências das minorias só poderão exprimir-se sob a forma de heresia. Toda a divergência política ou cultural assume a forma de heresia. Todos os sectários têm isto em comum: aderem ao princípio segundo o qual a religião não é mais do que a obediência a um chefe e em função disso encontram uma interpretação alegórica para toda a prescrição da lei religiosa”.
É comum observarmos em quase todas as igrejas, redutos de doutrinas, regras de fé, teologias e costumes fabricados lá dentro, para serem enclausurados em seus templos, à semelhança dos mosteiros. Forma-se verdadeiros mestres dessas “escolas particulares de interpretações”. A verdade do Evangelho se fragmenta em inúmeras verdades. A partir do momento em que se “invente” uma novidade doutrinal, todos se dispõem a defendê-la, como a partidos políticos e times de futebol. Cada qual se diz dono da sua verdade e aí daquele que se atreve a contestá-la!
Pelo qual estou sofrendo até algemas, como malfeitor; contudo, a palavra de Deus não está algemada. II Timóteo 2:9.

Procuro uma “igreja cristã” que “Viva” somente no segundo sacerdócio.

O cristianismo nasceu com os judeus. Os primeiros cristãos eram judaizantes; uma casta de profundas influências, costumes e tradições que trouxe muitos atrasos à disseminação do evangelho após o pentecostes. Prova disso, é a grande luta do apóstolo Paulo com os gálatas, por volta do ano 55 AD: Recebestes o Espírito pelas obras da lei, ou pela pregação da fé? Gálatas 3:2. A tradição judaica estava falando mais alto que a pregação da fé. O escritor aos Hebreus gasta todo o seu tempo para convencê-los de que a revelação cristã é superior à velha aliança; e isso se deu por volta do ano 68 AD.
“Ora, o primeiríssimo cristianismo se congrega em boa parte da fala aramaica e a Igreja primitiva permaneceu por muito tempo seriamente comprometida com a sociedade judaica.” (História da Igreja, por Zakeu A. Zengo).
O velho testamento é muito atraente! Todos os homens “abençoados” eram bastante ricos e respeitados. A punição era imediata para quem ousasse contra os “ungidos”. Não ser judeu naquela época, era o mesmo que ser índio em filmes americanos. Riquezas eram sinônimos de bênçãos, que eram mensuradas pelas cabeças de jumentos, ovelhas, bois, camelos, escravos, mulheres e concubinas. Tudo isso constitui aquilo que o homem sempre procurou: riquezas; egoísmo; orgulho; poder; influências; autoridade; reconhecimentos; suntuosidades e tudo que pertencente ao mundo e à carne.
No novo testamento não há nada disso; Cristo foi passiva e covardemente assassinado porque ameaçava “os esquemas” dos religiosos da época, pregando somente a vitória pelo amor e os desprendimentos desta vida terrena. Como prova de ab-rogação e mudança total da antiga lei, Ele dizia: Ouvistes que foi dito (na velha lei), eu porém vos digo.
Os apóstolos foram anti-heróis e viraram mártires. A maioria dos crentes eram pessoas pobres, humildes, cegos, coxos e leprosos. Mateus 11:3/5. Há coisa mais repulsiva que amar os nossos inimigos? E o ensinamento do “não acumular riquezas”, em regime capitalista?
Porque nada temos trazido para o mundo, nem cousa alguma podemos levar dele; tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. I Timóteo 6:7/8. Há atração em todos esses paradoxos do evangelho?
Procuro uma igreja que viva justa e somente no segundo sacerdócio (de Cristo). Que não faça do velho testamento um verdadeiro “canivete suíço” de utilidades para aplicação na igreja, de fatos e exemplos que muitas vezes são totalmente estranhos, e de parcos conteúdos históricos.
Procuro uma igreja que não tenha costume de “ir buscar” nenhuma lei do velho testamento ou costume proveniente dela, para aplicá-la como solução de algum problema para os indivíduos e para a igreja. Devemos saber que se tentarmos guardar um só ponto do livro da lei, involuntariamente declaramos que Cristo não morreu por nós e desta forma lançamos fora a obra de Cristo.
Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar (etc.), Cristo de nada vos aproveitará. E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar (etc.), que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. Gálatas 5:2/4. (guarda-se todas as leis ou não se guarda nenhuma).
A igreja deve ter consciência do tempo bíblico em que está vivendo e isso é tarefa de seus líderes. Se estes colocarem-na em um tempo que não é o dela; suas intenções serão meramente humanas. Não sejamos tão ingênuos!
É vontade de Deus Pai, que nos contentemos somente com o segundo sacerdócio de Seu filho.
Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. Hebreus 10:9/10.

Por que procuro uma igreja melhor?

Não saio fisicamente a procurar nenhuma igreja melhor; isso está em meu inconsciente há muito tempo. Não sou inimigo de nenhum líder religioso, nem briguei com nenhuma denominação. Todos estamos a procura de coisas melhores para nós; isso é algo salutar e necessário. Temos de progredir em todas as áreas de nossa vida. Na área espiritual, temos de nos mover também em direção progressiva, para frente e para o alvo que é Cristo.
Quanto mais examino Cristo e seu evangelho, mais me distancio destes conceitos modernos e ultra-retrógrados veterotestamentaristas de igreja cristã. Não sou melhor que ninguém e todos aqueles que se dispõem, a aprender mais e mais a Palavra, sem querer “terceiriza-la”, estão do meu lado, tenho certeza disso.
Quero ressaltar que existem algumas organizações próximas do ideal, porém ainda com algumas falhas do homem, que precisam ser concertadas. Espero que avancem ainda mais.
Conferir na bíblia, se o que estão dizendo é verdade; e não há nenhuma segunda intenção; é uma questão de sobriedade, prudência e inteligência.
Enquanto não compreendermos que a responsabilidade é individual e pessoal, não mudaremos o que estão fazendo com a Igreja de Cristo e os detentores dos poderes religiosos dançam de alegrias às custas dos incautos da Palavra. Isso é discernimento espiritual; então é coisa do Espírito. Busquemo-lo.

Extraido e adaptado do site http://www.estudos-biblicos.com/igreja-virt.html
David de Oliveira – outubro de 2005.

Ed

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Qui 26 Mar 2009, 3:42 pm

este irmao David e o mesmo que participa conosco aqui no forum... hummm

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Número de Mensagens : 5943

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Dom 02 Jan 2011, 12:01 am

Com que autoridade bíblica? Perguntas que não quer calar:

- Com que autoridade bíblica "denominamos" assembléias de cristãos, chamando-as de "igrejas"? (Sei que você entende que os únicos nomes dados no Novo Testamento eram de cidades ou localidades). As divisões são claramente combatidas no NT.

- Com que autoridade bíblica *escolhemos* estes nomes (ex. batista, presbiteriano, pentecostal, etc)? Os cristãos eram chamados simplesmente cristãos (pelos outros) ou *irmãos* pelo próprio Senhor.

- Com que autoridade bíblica colocamos nomes de homens nestes grupos (Luterana, Menonita, Wesleyana)? 1 Cor. condena dizer: Sou de Paulo, sou de Cefas, etc.

- Com que autoridade bíblica estabelecemos essas igrejas segundo diferenças nacionais? (ex. Igreja Grega Ortodoxa, Igreja Cristo Pentecostal do Brasil, etc.)

- Com que autoridade bíblica chamamos edifícios de "igreja" quando esta palavra (eclésia) significa simplesmente reunião ou ajuntamento de pessoas?

- Com que autoridade bíblica chamamos esses edifícios de "templos" quando sabemos que Deus só reconheceu o templo de Jerusalém, e hoje o templo somos nos, pessoas, individual e coletivamente?

- Com que autoridade bíblica temos cultos de adoração previamente ensaiados, ate mesmo com programas impressos, se encontramos em 1 Co 14 total liberdade do Espírito para escolher a quem Ele quer para o que Ele determinar?

- Que autoridade bíblica (lembre-se, estamos no NT.) temos para ter o louvor efetuado por um coral, e não por toda a congregação, e para a introdução de bandas, conjuntos, cantores profissionais fazendo da reunião mais um espetáculo para a platéia?

- Que autoridade bíblica temos para designar vestes especiais para os que cantam, para os que pregam, etc.?

- Que autoridade bíblica temos para as irmãs participarem das orações com a cabeça descoberta?

- Que autoridade bíblica temos para mulheres falarem nas reuniões da igreja?

- Que autoridade bíblica temos para reuniões dirigidas por um só homem?

- Que autoridade bíblica temos para homens ordenarem homens, e se temos, por quem foram os primeiros ordenados?

- Que autoridade bíblica temos para denominar pessoas como "Reverendo", "Pastor", "Presbítero" nos mesmos moldes do "Dr." que usamos hoje, ou seja, transformar dons ou ofícios em títulos honoríficos? (Você sabia que na Bíblia inglesa diz que "Reverendo é Deus"?)

- Que autoridade bíblica temos para designar um pastor para uma assembléia local quando o dom de pastor é um dom dado universalmente à Igreja?

- Que autoridade bíblica temos para, como Igreja, observar dias "santos" ou especiais, como páscoa, natal, etc.?

- Que autoridade bíblica temos, na doutrina dada 'a Igreja, para a pratica do dizimo?

- Que autoridade bíblica temos para solicitar contribuições de visitantes e pessoas não salvas?

- Que autoridade bíblica temos para instituir diplomas e certificados de pastores, ou mesmo dar títulos como "Doutor em Divindade" a irmãos que deveriam ser iguais aos outros?

- Que autoridade bíblica temos para considerar a Igreja como uma instituição que ensina. Costumamos ouvir "Nossa Igreja ensina isto ou aquilo"?

Espero que entenda que esta longa lista não é nenhuma crítica dirigida a algum cristão ou grupo de cristãos, mas um exercício para que você pondere se as coisas que aceitou sem questionar têm realmente autoridade bíblica. Talvez você ou as pessoas com as quais se reúne não se enquadrem em nenhuma destas características, mas acaso não é isto o que encontramos na Cristandade como um todo? E será que com tudo isto podemos nos gabar de estarmos fazendo as coisas com a autoridade da Palavra de Deus? Será que estamos reconhecendo o Senhorio de Cristo nestas coisas, buscando na Sua Palavra os detalhes para cada proceder?

fonte:
http://www.respondi.com.br/2005/07/com-que-autoridade-bblica-perguntas.html

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Mensagem por David de Oliveira em Dom 02 Jan 2011, 12:58 am

Nem sempre quem diverge, diverge-se. Muitos, nas suas divergências, nada mais fazem do que convergi-las para si, mas aos seus modos.
Há muitas formas e razões para as divergências e nem sempre há progresso, a não ser para os divergentes.

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por abençoado em Dom 02 Jan 2011, 12:44 pm

http://www.hermesfernandes.com/2010/06/desigrejados-uni-vos.html

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1851
flag : Estados Unidos

Mensagem por Teísta em Dom 02 Jan 2011, 1:42 pm

"Meu conselho aos desigrejados é que busquem unir-se para cultuar a Deus e dar testemunho do Seu amor. Seu desânimo para com as instituições é justo. Mas não permitam que isso lhes afaste da prática do primeiro amor."

boas palavras

"Não deixando a nossa congregação como é costume de alguns..." Hebreus 10:25

A IMPORTÂNCIA DA FREQUÊNCIA NA IGREJA

"Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. E considerem-nos uns aos outros, para nos estimulamos à caridade e às boas obras; não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia", Hebreus 10:23-25.

Este texto é uma grande ordem para a maioria dos pregadores e mesmo assim simples o bastante para os recém-convertidos entenderam. E uma exortação dupla.

Em primeiro lugar vemos que devemos reter firmes a confissão da nossa esperança, sem vacilar. Isto significa que devemos continuar crendo em Jesus de Nazaré como Salvador e Senhor e nunca desistir da boa esperança que está nEle. É a mesma exortação que Pedro dá ao dizer: "E esperei inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo", 1 Pedro 1:13. A esperança é filha dos tempos difíceis. Ela tem que viver num mundo mau. A própria palavra "esperança" implica em problema presente. Significa algo melhor no futuro. Se os benefícios presentes da salvação fossem tudo o que tivéssemos não haveria lugar para a esperança, e a salvação não seria uma bênção e sim uma maldição.

A salvação é de graça por que é sem preço, e não temos que pagar nada; é de graça porque Jesus já pagou tudo, mas vivê-la bem em nossa vida diária é caríssima. Significa uma vida dedicada a Deus e separada do mundo e estas duas coisas andam de mão dadas. Não pode haver dedicação de uma vida a Deus sem a separação do mundo. Deus e o mundo são incompatíveis. João diz: "Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele", 1 João 2:15. Já disseram que se pode falar ao mesmo tempo sobre um demônio celestial com um crente mundano. E isto é verdade vivendo a vida cristã em nossa caminhada diária.

Mas a base para esta exortação é que Deus é fiel ao que prometeu. Deus fez promessas em Seu Filho, e cada crente no Senhor Jesus Cristo pode colocar sua fé e esperança nEle com a certeza de que Deus cumprirá Suas promessas.

Em segundo lugar é uma exortação para considerar em como animar uns aos outros para o amor e para as boas obras. Eis aqui uma pergunta vital que devemos considerar: "Como posso animar meus irmãos em Cristo a amarem e fazerem boas obras?" Importa-lhe como seu irmão vive? Ou você diz que não é de sua conta o que seu irmão ou irmã faz? Este é o espírito de Caim que perguntou: "Sou eu o guardador do meu irmão? É claro que somos todos nós o guardador do nosso irmão, e dizer que não nos afeta o que acontece com eles é ser culpado de um grande pecado.

A FREQUÊNCIA NA IGREJA

O texto que queremos enfatizar é uma cláusula tirada da segunda exortação: "não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia".

Temos aqui um mau hábito; um pecado predominante, e poucos estão cientes da seriedade dele. Mesmo os mais fiéis não acham isto um pecado. Causaria sensação se o pastor falasse os pecados que lhe foram contados sobre os vários membros da igreja. Nomes feios, mentiras, bebedeiras... Diz-se que um incrédulo afirmou certa vez, que se mudasse algum dia, nunca entraria em certos lugares onde encontra alguns dos membros mais importantes. Duvido da veracidade da afirmativa de que são membros importantes. Como é que ele sabe? Ele nunca esteve aqui para saber quem é importante ou não. Mas dar lugar para os inimigos da cruz blasfemem é uma coisa terrivelmente ruim e ai dos membros que fazem isto.

Mas o ponto que desejo enfatizar é que nunca ouvi ninguém mencionar como pecado a falta de freqüência na igreja.

A IMPORTÂNCIA DA FREQUÊNCIA NA IGREJA

1. É uma ordem de Deus. Não é só um mero conselho. Não é algo optativo; é tão obrigatório quanto qualquer um dos mandamentos feitos por Ele.

Não é simplesmente o desejo do pastor; é uma ordem de Deus a qual não se pode menosprezar. Pigarrear, gaguejar e dar desculpas é responder a Deus. "Mas ó homem, quem és tu, que a Deus replicas". Neste versículo Deus e o homem são apresentados num contraste bem delineado, Deus em sua infinita grandeza, santidade, poder e sabedoria, o homem, em sua pequenez e ignorância infinitesimal. No grego há uma ênfase forte no "tu". Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas". Será um dia feliz para alguns de nós se Deus marcar este texto em nossos corações, para que nunca possamos esquecê-lo. Se Deus deixar por nossa conta criticá-lO e por objeção aos Seus mandamentos isto nos será fatal. E Deus pode fazer tal coisa. Atos 14:16 e Romanos 9:18. Ó homem, quem és tu afinal de contas? E quem é Deus?

Como indivíduo, o homem é só um dos mais de 2 bilhões e 500 milhões de seres humanos que habitam o globo terrestre. E o que é este globo ao qual chamamos terra? Nada mais que um pontinho nesta parte do universo que conhecemos. A terra é tão pequena que se o sol fosse oco, poderíamos enchê-lo de 1.200.000 terras como a nossa e ainda haveria espaço para usá-lo como chocalho. O sol também é muito pequeno se o compararmos com algumas outras estrelas cujas medidas foram tomadas recentemente. E sabemos que ainda há 255 milhões destes mundos imensos que chamamos estrelas e foi Deus que as fez. Será que você tem coragem de desafiar a Deus e dizer que Seus mandamentos são ofensivos?

2. É uma maneira de nos encorajarmos mutuamente: "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros". De todas as pessoas, as que mais precisam de ajuda e encorajamento, são aquelas que amam sua igreja e querem vê-la prosperar em sua obra para Cristo. A igreja é uma fábrica para Cristo, e todos os membros precisam estar em seus postos. A igreja é uma escola de instrução religiosa e todos os seus membros devem ser alunos fiéis.

A igreja é um farol para Cristo e cada membro precisa deixar sua luz brilhar diante dos homens, para que eles vejam suas boas obras e glorifiquem a Deus. É pecado colocar nossa luz em baixo do velador ou da cama, e é isto o que as pessoas fazem, quando tentam esconder as coisas boas que fazem. É claro que não precisamos fazer um desfile de nossas boas obras, a fim de receber o louvor dos homens, mas devemos praticá-las diante dos homens, para que Deus seja louvado. Se o motivo for errado ao mostrá-las para nossa própria glória, também é errado escondê-las fingindo humildade.

Se eu apoiar minha igreja ou fizer algo para seu bem, e ninguém souber, como é que isto vai servir de encorajamento para alguém?

Negligenciar a freqüência à igreja, e eu me refiro a freqüência regular, a freqüência a todos os cultos, é a coisa mais ridícula e sem sentido que uma pessoa pode fazer.

É como empregar um mestre de obras e não dar-lhe nenhum pedreiro. Ou como nomear um general sem dar-lhe nenhum soldado. Ou contratar um pastor sem dar-lhe nenhuma ovelha para cuidar. Ou como um líder sem nenhum seguidor. Ou como arranjar um professor sem nenhum aluno para ser ensinado. Ou como um médico sem paciente para ser tratado.

O pastor tem estas várias ocupações em seu ministério espiritual. Ele é pastor, professor, ministro, capitão, e líder das hostes espirituais, mas o que vai fazer sem seu exército? O que um pastor pode fazer sem diáconos? E um superintendente da Escola Dominical sem professor? Ou um pregador sem ouvintes?

Cada membro deve sentir como obrigação estar em seu lugar no banco da igreja, do mesmo modo que o pastor no púlpito. Não há nada que desanime mais o pastor do que enfrentar bancos vazios. Não é a oposição do mundo exterior que fere o coração do pastor; é a ausência daqueles que um dia fizeram uma promessa a Deus.

Acho que nenhum nome pode se destacar mais como representante de devoção a Deus e coragem consagrada do que o de Paulo. Ele foi, pelo menos aproximadamente, tudo o que qualquer ministro fiel espera se tornar. Quase sempre se encontrava no meio de inimigos e mesmo assim, ninguém foi mais dependente do que ele da ajuda compassiva dos seus seguidores. Sabemos como ele lamentou a partida de Demas. Suas palavras parecem molhadas de lágrimas ao dizer: "Porque Demas me desamparou, amando o presente século". E quase nas últimas palavras que escreveu, disse a Timóteo: "Procura vir antes do inverno".

Escrevendo aos Coríntios, o grande apóstolo disse: "Ora, quando cheguei a Troás para pregar o evangelho de Cristo, e abrindo-se-me uma porta no Senhor, não tive descanso no meu espírito, porque não achei ali meu irmão Tito; mas despedindo-me deles, parti para Macedonia". Paulo tinha uma porta aberta em Troás, mas sentia-se tão deprimido com a ausência de Tito, que não podia pregar. Onde está o pregador chamado por Deus, que não entenda o significado da ausência de Tito? Talvez ele seja um diácono de quem o pastor dependa. Ou alguém sem posição oficial, talvez uma mulher santa, cuja freqüência regular, é esperada e quando ausente o pastor entra num estado de depressão. A ausência dos fiéis faz o pastor sentir como se a igreja estivesse vazia.

3. Não pode haver igreja sem a freqüência do povo. A palavra "igreja" significa assembléia; e assembléia é uma congregação de pessoas. Se os membros não se reunirem, não poderá haver uma igreja.

Talvez haja uma igreja sem dinheiro, porque os membros podem se reunir nas casas, em baixo das árvores ou mesmo ao ar livre, mas não pode haver uma igreja sem os membros se reunirem. Estou dizendo isto, não para diminuir o valor do dinheiro, mas para magnificar a freqüência à igreja.

Em algumas igrejas pode haver os que dão ofertas enormes, os quais parecem tão importantes, porém o mais importante é a freqüência regular deles na igreja. Precisamos de membros fiéis que se reúnem conosco.

Falo de coração ao dizer que se você puder dar dinheiro e vir à igreja ao mesmo tempo, se tiver que deixar de fazer um dos dois, então deixe o dinheiro de lado e venha à igreja!

Autor: C. D. Cole
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

A paz a todos.

"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."
(Martin Luther King)

Teísta
Safira
Safira

Número de Mensagens : 129
flag : Israel

http://www.ricardogondim.com.br

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Dom 02 Jan 2011, 1:43 pm

David de Oliveira escreveu:
Nem sempre quem diverge, diverge-se. Muitos, nas suas divergências, nada mais fazem do que convergi-las para si, mas aos seus modos.
Há muitas formas e razões para as divergências e nem sempre há progresso, a não ser para os divergentes.

caramba david, precisa ser tao, mas tao redundante assim...kkkkkkkkkkkkkk

em um mesmo post vc usa a palavra divergir umas 5 vezes... hahahaha :riii:

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Mensagem por M4RC3LL em Dom 02 Jan 2011, 4:05 pm

Estar sem ir a igreja não é um passaporte para o inferno ou estar na beira de um precipício.

Parei de ir a igreja aos 18 anos de idade e estou voltando agora (com 22 anos). Então, fiquei 4 anos fora.
Porém não perdi o temor a Deus.

Só que é muito complicado.
Porque convivi com os ímpios.
Pessoas que eram a favor do aborto, eram a favor do homossexualismo, pessoas atéias e de outras religiões. E eu não tinha um bom argumento para refutá-los e ficava quieto no meu canto sem dizer nada aborrecido só assistindo a minha fé sendo esculachada.

Convivi com pessoas que acham cafona a questão da virgindade, sexo depois do casamento. Davam créditos a fornicação, ao adultério, a prostituição. Mas, enfim, mesmo não sabendo refutá-los, honrei a minha virgindade.

Convivi com pessoas beberrões, mas não caí no vício da embriaguez.

Enfim,
estar fora da igreja não lhe garante a condenação eterna (depende).
Mas vc se sente atrasado em muitas questões, se sente sozinho e tendo vários grupos ao seu redor, você não consegue se encaixar em nenhum deles. Aí vem a angústia, a depressão. Todos os tipos de sentimentos ruins pra cima de você. Você se sente bem distante da graça de Deus.

Agora que estou voltando pra Igreja,
faço das minhas palavras as palavras de Jonas

Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.
(Jonas 2.2)

"Então me achei recém-nascido e no Paraíso. Todas as Escrituras tinham para mim outro aspecto; perscrutava-as para ver tudo quanto ensinam sobre a ‘justiça de Deus'. Antes, estas palavras eram-me detestáveis; agora as recebo com o mais intenso amor. A passagem me servia como a porta do Paraíso." (Martinho Lutero)

M4RC3LL
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 405

http://protestantismo.ieadcg.com.br

Mensagem por David de Oliveira em Seg 03 Jan 2011, 12:38 am

Existe vida fora das instituições religiosas. O "estar fora delas" não quer dizer "estar fora" da Igreja, desde que entendamos o que realmente é "A Igreja".
Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. 1 Pedro 2:5
O termo "Congregação" não é totalmente um sinônimo de "instituição religiosa". Ao "congregar" dois ou três crentes, fora de qualquer denominação religiosa, em nome de Jesus, já configura A Igreja. Se eu costumo congregar desse jeito, não estou "deixando de congregar", apenas estou "deixando de congregar em instituições religiosas".

Congregar vem de "grei" que é a formação de bando, de reunião, de ajuntamento etc. Nem sempre a instituição é uma congregação e nem sempre a congregação é uma instituição.

A Igreja de Jesus, como já disse aqui, não tem intermediários, como no primeiro testamento. Gálatas 3: 19,20. Infelizmente os dons concedidos por Cristo tormaram-se os mesmos títulos dos medianeiros do primeiro testamento.

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Ed em Seg 03 Jan 2011, 8:13 am

e, o meu único intermediário chama-se Jesus Cristo!

Em uma congregação não importa minha doutrina, eles não dão ouvidos e se não for conforme a deles, você é uma pedrinha para eles...

Paulo se separou de Pedro porque não conseguiam estar juntos (diferenças sociais e culturais, talvez...), cada um foi pregar o evangelho conforme o Espírito os levava.

Assim são os sem-instituições; Não conseguem estar juntos.

O termo sem-igreja é incompatível porque todo cristão é a Igreja...

Ed

Mensagem por abençoado em Seg 03 Jan 2011, 12:28 pm

Paulo se separou de Pedro porque não conseguiam estar juntos (diferenças sociais e culturais, talvez...), cada um foi pregar o evangelho conforme o Espírito os levava.

As diferenças entre Paulo e Pedro era simplesmente a questão dos gentios.Pedro defendia que estes deviam guardar a lei,Paulo,inspirado pelo Espírito,dizia que não e o taxava de não segundo a verdade do Evangelho (gal 2.11-14).Sabemos,pela Bíblia,que a revelação do evangelho para os não-israelitas chegou através do Apst S.Paulo,comissionando os doze apenas para irem em busca das "ovelhas perdidas da casa de Israel"(mat 10.5-8),primeiramente.Paulo sim tinha o chamado específico de ser o "apóstolo dos gentios" (rm 11.13,1 tim 2.7).

Pedro,no entanto,foi humilde e reconheceu que os ensinos de Paulo estavam certos (2 ped 3.15-16).

(cf. Atos 15.10,11 - Pedro reconhece e defende que a lei é um jugo e apenas a Graça de Deus pode salvar).

O termo sem-igreja é incompatível porque todo cristão é a Igreja...

Não é.

"i"greja é caraterizada como uma denominação,uma instituição religiosa.Pode haver ou não salvação nela ou fora dela.

"I"greja é a comunidade constituída por todos os salvos de todas as eras.Fora dela não há salvação.

CFW - Confissão de fé de Westminster,1647

I. A Igreja Católica ou Universal, que é invisível, consta do número total dos eleitos que já foram, dos que agora são e dos que ainda serão reunidos em um só corpo sob Cristo, seu cabeça; ela é a esposa, o corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todas as coisas.

Ef. 1: 10, 22-23; Col. 1: 18.

II. A Igreja Visível, que também é católica ou universal sob o Evangelho (não sendo restrita a uma nação, como antes sob a Lei) consta de todos aqueles que pelo mundo inteiro professam a verdadeira religião, juntamente com seus filhos; é o Reino do Senhor Jesus, a casa e família de Deus, fora da qual não há possibilidade ordinária de salvação.

I Cor. 1:2, e 12:12-13,; Sal .2:8; I Cor. 7 :14; At. 2:39; Gen. 17:7; Rom. 9:16; Mat. 13:3 Col. 1:13; Ef. 2:19, e 3:15; Mat. 10:32-33; At. 2:47.

III. A esta Igreja Católica Visível Cristo deu o ministério, os oráculos e as ordenanças de Deus, para congregamento e aperfeiçoamento dos santos nesta vida, até o fim do mundo, e pela sua própria presença e pelo seu Espírito, os torna eficazes para esse fim, segundo a sua promessa.

Ef. 4:11-13; Isa. 59:21; Mat. 28:19-20.

IV. Esta Igreja Católica tem sido ora mais, ora menos visível. As igrejas particulares, que são membros dela, são mais ou menos puras conforme neles é, com mais ou menos pureza, ensinado e abraçado o Evangelho, administradas as ordenanças e celebrado o culto público.

Rom. 11:3-4; At. 2:41-42; I Cor. 5:6-7.

V. AS igrejas mais puras debaixo do céu estão sujeitas à mistura e ao erro; algumas têm degenerado ao ponto de não serem mais igrejas de Cristo, mas sinagogas de Satanás; não obstante, haverá sempre sobre a terra uma igreja para adorar a Deus segundo a vontade dele mesmo.

I Cor. 1:2, e 13:12; Mat. 13:24-30, 47; Rom. 11.20-22; Apoc. 2:9; Mat. 16:18.

VI. Não há outro Cabeça da Igreja senão o Senhor Jesus Cristo; em sentido algum pode ser o Papa de Roma o cabeça dela, mas ele é aquele anticristo, aquele homem do pecado e filho da perdição que se exalta na Igreja contra Cristo e contra tudo o que se chama Deus.

Col. 1:18; Ef. 1:22; Mat. 23:8-10; I Ped. 5:2-4; II Tess. 2:3-4.

Graça e Paz positivinho

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Ed em Ter 04 Jan 2011, 6:39 am

Você ainda não entendeu a diferença entre templo feito por mãos humanas e corpo de Cristo...

Ed

Mensagem por David de Oliveira em Dom 09 Jan 2011, 10:37 am

Ed escreveu:Você ainda não entendeu a diferença entre templo feito por mãos humanas e corpo de Cristo...

"i"greja é caraterizada como uma denominação,uma instituição religiosa.

Aonde está escrito isso??? Que besteirol absurdo!!!
Os denominacionalistas são tão teimosos quanto os ASD. Sabem que não há para onde correr e mesmo asim citam essas infantilidades...

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Mensagem por abençoado em Dom 09 Jan 2011, 12:39 pm

Você ainda não entendeu a diferença entre templo feito por mãos humanas e corpo de Cristo...

Foi exatamente isso que disse.
Aonde está escrito isso??? Que besteirol absurdo!!!
Os denominacionalistas são tão teimosos quanto os ASD. Sabem que não há para onde correr e mesmo asim citam essas infantilidades...

"Denominaciolistas"?

Se tivesse lido o post,entenderia que foi exatamente o contrário.Absurdo para mim é não entender as coisas e ficar mandando tiros para o ar.

Leia o trecho da CFW que postei.

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:54 pm

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 36 1, 2, 3 ... 18 ... 36  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares