.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
25 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 24 Visitantes :: 2 Motores de busca

Jarbas

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

É correto chamar um apóstata de irmão?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

É correto chamar um apóstata de irmão?

Mensagem por gusto em Ter 23 Abr 2013, 7:41 pm

Ou um falso mestre, falso profeta, ateu, e tantos outros que negam o Senhor question

BASE BÍBLICA:

1° Coríntios;
5:9 Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;
5:10 Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
5:11 Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
5:12 Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?
5:13 Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.

2° Timóteo;
2:17 E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto;
2:18 Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.

gusto
Arcturus
Arcturus

Número de Mensagens : 9956
flag : Brasil

Re: É correto chamar um apóstata de irmão?

Mensagem por Gil Rocha em Ter 23 Abr 2013, 8:21 pm

Chamar um apóstata, ateu, etc. de irmão, é hipocrisia, da qual nem mesmo eles irão gostar.

Só precisamos ter cuidado para não achar que qualquer um que divergir de nossas opiniões é apóstata ou herege. É da nossa natureza humana querer fazê-lo, mas além de anti-ético é anti-bíblico.

Marcos 9
38 Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que, em teu nome, expelia demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não seguia conosco.
39 Mas Jesus respondeu: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e, logo a seguir, possa falar mal de mim.
40 Pois quem não é contra nós é por nós.

Contextualizando: Você não se batizou por imersão, logo, está perdido. Você não é batizado com o Espírito Santo (não "fala em línguas"), logo, não é selado por Deus. Seus "dons" são falsos, pois eles eram para a Igreja primitiva, logo, tua igreja só tem emocionalismo e, talvez até, demônio, etc.

Gil Rocha

Gil Rocha
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 441

Mensagem por gusto em Ter 23 Abr 2013, 8:35 pm

"Pois quem não é contra nós é por nós."

Jesus disse sobre aqueles homens, que eles não eram contra nós, isso eu concordo.

Mas hoje os que inserem heresias, disfarçadas de evangelho, são por nós ou contra nós?

Última edição por gusto em Ter 23 Abr 2013, 10:02 pm, editado 1 vez(es)

gusto
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Ed em Ter 23 Abr 2013, 8:51 pm

2 Tessalonissences 3:1 NO demais, irmãos, rogai por nós, para que a palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós;
2 E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.
3 Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno.
4 E confiamos quanto a vós no Senhor, que não só fazeis como fareis o que vos mandamos.
5 Ora o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus, e na paciência de Cristo.
6 Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu.
7 Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós,
8 Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós.
9 Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes.
10 Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.
11 Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs.
12 A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.
13 E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.
14 Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe.
15 Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão.
16 Ora, o mesmo Senhor da paz vos dê sempre paz de toda a maneira.O Senhor seja com todos vós.
17 Saudação da minha própria mão, de mim, Paulo, que é o sinal em todas as epístolas; assim escrevo.
18 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3090 dias de existência com 226228 mensagens

Ed
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 10983
flag : BrUSA

http://gospelbrasil.topicboard.net

Mensagem por gusto em Ter 23 Abr 2013, 9:03 pm

3° João;
1:9 Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe.
1:10 Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja.
1:11 Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus.

gusto
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Ed em Ter 23 Abr 2013, 9:33 pm

é isso aí...

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3090 dias de existência com 226228 mensagens

Ed

Mensagem por oliveira leite em Qua 24 Abr 2013, 9:57 am

O termo irmão, retrata neste topico (aos irmãos de mesma fé) que estavam na igreja, o que o apostolo estava fazendo era disciplinando um irmão de comunhão, pois se dizia crente mas suas atitudes não eram as esperadas dentro da igreja. e isso devia ser analizado.

mas posso chamar meu irmão de sangue de irmão, mesmo ele não sendo crente, ou posso usar o termo irmão sem isso querer dizer que essa pessoa tem a mesma fé que eu,,um amigo posso chamar de irmão.
até mesmo porque, irmandade não é só uma questão de fé

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552

Mensagem por Ed em Qua 24 Abr 2013, 11:47 am

Inda mais que aqui no Brasil todo mundo é mano...

Né mano?! :risadinha:

Ed

Mensagem por Gil Rocha em Qua 24 Abr 2013, 10:03 pm

gusto escreveu: "Pois quem não é contra nós é por nós."

Jesus disse sobre aqueles homens, que eles não eram contra nós, isso eu concordo.

Mas hoje os que inserem heresias, disfarçadas de evangelho, são por nós ou contra nós?

São contra a verdade e atrapalham a pregação do evangelho.

O que não deveria ocorrer é a "condenação" mútua por menores, como imersão x aspersão, presença de Cristo nos elementos da comunhão (que dividiu opiniões entre os primeiros reformadores), etc.

Gil Rocha

Gil Rocha
Pérola
Pérola

Mensagem por gusto em Qui 25 Abr 2013, 9:03 pm

Gil Rocha escreveu:

O que não deveria ocorrer é a "condenação" mútua por menores, como imersão x aspersão, presença de Cristo nos elementos da comunhão (que dividiu opiniões entre os primeiros reformadores), etc.
Se batismo simboliza o sepultamento, por acaso alguém é enterrado com um punhadinho de terra?

gusto
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Gil Rocha em Qui 25 Abr 2013, 9:26 pm

gusto escreveu:
Gil Rocha escreveu:

Se batismo simboliza o sepultamento, por acaso alguém é enterrado com um punhadinho de terra?

Não vou entrar no mérito dessas questões menores, até porque, são perdas de tempo.

Pensar que só minha visão teológica é a verdade e que todos os demais são hereges, não é privilégio para ninguém. Qualquer que seja a linha bíblico-teológica de alguém, algumas de suas visões serão tidas por heréticas por outros tantos. E assim caminha a cristandade.

Mas nem tudo está perdido, muitas igrejas e cristãos já aprenderam a se respeitar, seguindo caminhos nem sempre idênticos, mas não duvidando da fé do próximo se, no que é essencial, for fiel a Bíblia.

O que é essencial ? alguém dirá.

Sei que até nisso há divergência, mas não temos como negar a essencialidade de crer na inspiração das escrituras e na salvação pela graça mediante a fé no Cristo de Deus, por exemplo.

Agora, achar que a forma externa do batismo é essencial, a forma de saudação, etc. é que não dá. Vamos crescer!

Gil Rocha

Gil Rocha
Pérola
Pérola

Mensagem por gusto em Qui 25 Abr 2013, 9:40 pm

Gil Rocha escreveu:
gusto escreveu:
Gil Rocha escreveu:

Não vou entrar no mérito dessas questões menores, até porque, são perdas de tempo.

Pensar que só minha visão teológica é a verdade e que todos os demais são hereges, não é privilégio para ninguém. Qualquer que seja a linha bíblico-teológica de alguém, algumas de suas visões serão tidas por heréticas por outros tantos. E assim caminha a cristandade.

Mas nem tudo está perdido, muitas igrejas e cristãos já aprenderam a se respeitar, seguindo caminhos nem sempre idênticos, mas não duvidando da fé do próximo se, no que é essencial, for fiel a Bíblia.

O que é essencial ? alguém dirá.

Sei que até nisso há divergência, mas não temos como negar a essencialidade de crer na inspiração das escrituras e na salvação pela graça mediante a fé no Cristo de Deus, por exemplo.

Agora, achar que a forma externa do batismo é essencial, a forma de saudação, etc. é que não dá. Vamos crescer!

Vamos crescer. Mas daqui a pouco vai dizer que batizar recém nascido é coisa de menor importância.

gusto
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Gil Rocha em Qui 25 Abr 2013, 9:57 pm

De fato, alguns cristãos protestantes defendem o pedobatismo, como a ICAR.

Mas, considerando que na Bíblia o batismo segue a confissão de fé, esse procedimento não passa de costume, alimentado pela crença equivocada na regeneração batismal (pregada pela ICAR).

Salvação é pessoal, logo, é uma ilusão achar que os país podem transferir a salvação aos filhos por meio de um ritual, este estabelecido para os que creem.

Atos 8 é claro quanto a isso:

36 Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado?
37 Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
38 Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco.

Gil Rocha

Gil Rocha
Pérola
Pérola

Mensagem por gusto em Qui 25 Abr 2013, 10:00 pm

Salomão que o diga:

"Não dê à água a mais ligeira abertura".

A brecha começa bem pequenininha...

Você tolera uma heresia quase imperceptível, daqui a pouco o diabo toma conta. :chapeu:

gusto
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Gil Rocha em Qui 25 Abr 2013, 10:14 pm

gusto escreveu:Salomão que o diga:

"Não dê à água a mais ligeira abertura".

A brecha começa bem pequenininha...

Você tolera uma heresia quase imperceptível, daqui a pouco o diabo toma conta. :chapeu:

Uma coisa é uma heresia, outra são disputas bíblico-teológicas sem solução, pois recaem em pontos não revelados, ou de difícil solução para o entendimento humano (como a relevante questão da predestinação - uns a creem ao modo calvinista puro, outros (como eu) a creem ao modo batista/metodista).

Deus não nos deixa enganados nas questões essenciais, mas, por razões que não posso alcançar, permitiu-nos divergir sobre pontos que acabamos transformando em "cavalos de batalha".

Tanto é assim, que as igrejas ficam conhecidas como "Igreja do beijo", Igreja do "fogo", Igreja "fria" (tradicional), etc.

Gil Rocha

Gil Rocha
Pérola
Pérola

Mensagem por gusto em Qui 25 Abr 2013, 10:21 pm

escreveu:Uma coisa é uma heresia, outra são disputas bíblico-teológicas sem solução,

A solução é a palavra de Deus.

O problema é a incredulidade. Mas a verdade é que não somos mais crianças para sermos levados por todo vento de doutrina.

A bíblia é clara quando diz que entrarão lobos vorazes na igreja.

Atos 20:29
Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho;

gusto
Arcturus
Arcturus

Mensagem por Gil Rocha em Seg 29 Abr 2013, 10:02 am

gusto escreveu:
escreveu:Uma coisa é uma heresia, outra são disputas bíblico-teológicas sem solução,

O problema é a incredulidade. Mas a verdade é que não somos mais crianças para sermos levados por todo vento de doutrina.

Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho;

Correto.

Lembro, somente, que é possível aos cristãos mais santos, divergir, embora não em questões essenciais, como já o disse. Temos um exemplo em Atos 15, 37-40: João Marcos não acompanhou o trabalho evangelístico integralmente e virou motivo de divergência. Nem Paulo nem Barnabé eram lobos, mas, naquele momento específico, não chegaram a um acordo sobre a companhia de Marcos.

Gil Rocha

Gil Rocha
Pérola
Pérola

Mensagem por gusto em Seg 29 Abr 2013, 8:00 pm

Gil Rocha escreveu:
gusto escreveu:

Correto.

Lembro, somente, que é possível aos cristãos mais santos, divergir, embora não em questões essenciais, como já o disse. Temos um exemplo em Atos 15, 37-40: João Marcos não acompanhou o trabalho evangelístico integralmente e virou motivo de divergência. Nem Paulo nem Barnabé eram lobos, mas, naquele momento específico, não chegaram a um acordo sobre a companhia de Marcos.

Certo, mas sempre mantendo a sã doutrina.

1 Coríntios 11:9;
E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.

gusto
Arcturus
Arcturus

Mensagem por josoco1 em Ter 30 Abr 2013, 8:10 am

O apostata deixa de ser uma pessoa humana só por ter mudado sua ideia a respeito de um ponto de vista?

Vc deixaria de reconhecer em um apostata sua humanidade?

josoco1
Banido

Número de Mensagens : 28

Mensagem por gusto em Ter 30 Abr 2013, 9:36 pm

josoco1 escreveu:O apostata deixa de ser uma pessoa humana só por ter mudado sua ideia a respeito de um ponto de vista?

Vc deixaria de reconhecer em um apostata sua humanidade?
O Evangelho não é uma idéia a respeito de um ponto de vista, é uma convicção bem fundamentada.

A fé não pode ser irracional, e respeito humano não é amor, não tem haver com humanidade, e sim com a eternidade.

gusto
Arcturus
Arcturus

Mensagem por David de Oliveira em Ter 30 Abr 2013, 10:05 pm

Daqui a pouco esses fanáticos vão fundar a "Igreja dos santos do pau ôco dos últimos dias".

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8182

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:31 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: