.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
65 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 62 Visitantes :: 2 Motores de busca

gusto, Khwey, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Epístola a Tito cofirma que a fé sem obras é morta?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Epístola a Tito cofirma que a fé sem obras é morta?

Mensagem por gusto em Sab 30 Mar 2013, 11:01 am

Tito;
1:16 Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.

2:7 Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,
2:8 Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.

2:14 O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.

3:1 Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra;

3:8 Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens.

3:14 E os nossos aprendam também a aplicar-se às boas obras, nas coisas necessárias, para que não sejam infrutuosos.

Fica aqui o conselho de Paulo;
Tito;
3:10 Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o,
3:11 Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado.

gusto
Antares
Antares

Número de Mensagens : 10547
flag : Brasil

Re: Epístola a Tito cofirma que a fé sem obras é morta?

Mensagem por oliveira leite em Sab 30 Mar 2013, 11:20 am

Pois é Guto
agora vamos a qual obra a Biblia esta falando

Obra da carne?
Obra da lei?
Para mim, obra aqui será testemunho de crente
o crente sem testemunho não é nada

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552

Mensagem por gusto em Sab 30 Mar 2013, 11:39 am

Espero que liberem o Zaqueu, para ver o que ele tem a dizer.

Será que dirá que Paulo é opositor de Paulo?

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Ton em Sab 30 Mar 2013, 4:24 pm

A Carta a Tito e a de Tiago deixam isso muito claro.
Não adianta dizer apenas "Senhor, Senhor ... curamos, profetizamos, expulsamos demônios ...", tudo deve ser acompanhado de Obediência à Vontade do Pai Celestial.

Blog Ton |de Tudo|

TON - "APRENDIZ DA BÍBLIA"
"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3210

http://arrazoemos.forumbrasil.net/

Mensagem por oliveira leite em Sab 30 Mar 2013, 7:29 pm

sim é verdade, quando é que voce vai inserir a lei :risadinha:
dizendo que é necessario segui-la, todos os seus rituais

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Gil Rocha em Seg 01 Abr 2013, 8:49 am

A salvação é pela fé somente. Esta, quando genuína, possui manifestações exteriores.

Tiago ensina isto, mas Paulo também, e toda a Bíblia.

Tito 1:16 No tocante a Deus, professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suas obras; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra.

Tiago 2:17 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

Essa fé meramente "verbal" nunca foi aceita por Deus:

Mateus 15:8 Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.

Jesus lembra aí as palavras do Profeta:

Isaías 29:13 O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu,
14 continuarei a fazer obra maravilhosa no meio deste povo; sim, obra maravilhosa e um portento; de maneira que a sabedoria dos seus sábios perecerá, e a prudência dos seus prudentes se esconderá.
15 Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do SENHOR, e as suas próprias obras fazem às escuras, e dizem: Quem nos vê? Quem nos conhece?

E ainda, outro profeta:
Ezequiel 33:31 Eles vêm a ti, como o povo costuma vir, e se assentam diante de ti como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois, com a boca, professam muito amor, mas o coração só ambiciona lucro.
------------------------

Se Lutero desejou mandar para o limbo o Livro de Tiago, por certo não o compreendeu adequadamente.

Tanto é assim, que os dois maiores expoentes da doutrina da graça: Agostinho de Hipona e João Calvino, sustentaram a doutrina da salvação pela fé, mas não negaram a autoridade do Livro de Tiago. Fizeram assim por compreendê-lo devidamente.

Gil Rocha

Gil Rocha
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 441

Mensagem por Ton em Sex 05 Abr 2013, 6:35 pm

oliveira leite escreveu:sim é verdade, quando é que voce vai inserir a lei :risadinha:
Sabe o que é a Vontade de DEUS, Oliveira?

Blog Ton |de Tudo|

"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Mensagem por oliveira leite em Sex 05 Abr 2013, 8:56 pm

Ton escreveu:
oliveira leite escreveu:sim é verdade, quando é que voce vai inserir a lei :risadinha:
Sabe o que é a Vontade de DEUS, Oliveira?

E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. João 6:39 positivinho

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por Ton em Sab 06 Abr 2013, 8:59 am

Só há um verso que apresenta a Vontade de DEUS, Oliveira?

Blog Ton |de Tudo|

Ton
Sirius
Sirius

Mensagem por oliveira leite em Sab 06 Abr 2013, 10:32 am

Ton escreveu:Só há um verso que apresenta a Vontade de DEUS, Oliveira?

vamos então fazer uma brincadeira
eu citei um voce cita o outro

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Mensagem por David_JP em Sab 06 Abr 2013, 11:22 am

gusto escreveu:Tito;
1:16 Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.

Ola irmãos... Paz do Senhor Jesus esteja convosco.

O versículo acima, citado pelo irmão, possui contexto diferente da questão de Tiago. Senão vejamos:

Tito 1
10 Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão,
11 Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância.
12 Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos.
13 Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé.
14 Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.
15 Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.
16 Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.

O que Paulo diz acima, amados? Sejamos sinceros na nossa reflexão: Será que ele fala de verdadeiros cristãos, que receberam a fé salvífica, ou será que ele fala de legalistas, advindos da circuncisão?

Assim, a pergunta que devemos fazer e refletir, antes de responder dentro do contexto é: Quem é, na fala de Paulo acima, que afirma "conhecer a Deus", mas que "O nega com suas obras"? PAra Paulo são pessoas que possuem a "verdadeira fé"?

2:7 Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,
2:8 Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.

Irmãos, ninguem defende que Paulo ensina o cristão a ser uma má pessoa! A exortação acima é muito diferente de dizer que aquele que não produz "boa obra" aos olhos humanos está no inferno, pois tem uma "fé falsa", pois é precisamente isso, que Tiago diz! Isso sem contar que Tiago defendia as obras da Lei. Os irmãos judaizantes tem Tiago ao seu lado, e boa base para defender inclusive, a circincisão dos discípulos gentios!

A passagem acima mostra tão somente o ensinamento paulino para o proceder das mulheres. Quem tiver dúvida, leia todo o capítulo 2 de Tito.

2:14 O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
3:1 Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra;

O ser "zeloso de boas obras" não significa que o apóstolo defende tal conduta como pré-requisito para salvação, como defendem os católicos. Isso não contradiz todo o ensinamento paulino da salvação pela graça unicamente através da fé. Apesar disso, creio que as "boas obras" são reflexo da verdadeira conversão, pois creio que o Senhor Jesus muda vidas.

Fica aqui o conselho de Paulo;
Tito;
3:10 Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o,
3:11 Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado.

O que seria "heresia"? Eu entendo que tenho aqui muitos irmãos em Cristo, apesar de não concordar com eles, em muitas doutrinas. Assim, no meu entender, a verdadeira heresia é precisamente aquila que, de alguma forma, faz diferença para questão de salvação! Assim, se alguem crê no ensinamento de adorar estátuas, da reencarnação, da justificação pelas obras, e defende isso, anda num caminho contrário aquele que leva a vida eterna!

Para finalizar, gostaria de deixar claro aos irmãos, que creio que o Senhor muda vidas. Assim, quando digo que não aceito "obras sem fé é morta", digo que não aceito no sentido de essa ser uma afirmação generalista! Muitos morrem em hospitais, e possivelmente não tiveram tempo de fazer "boas obras", mas ao aceitarem verdadeiramente o Senhor Jesus, são salvos. Também esse ensinamento dá aqueles aos ricos, maior possibilidade de serem "fazedores de boas obras", uma vez que possuem mais condição. Uma afirmação generalista nas Escrituras são sempre verdaeiras: assim, quem aceita verdadeiramente ao Senhor Jesus é salvo! Isso é uma verdade absoluta e geral. O Senhor Jesus é o ùnico caminho, a única verdade, e só por Ele pode o homem ter vida eterna, também é um ensinamento verdadeiro, qualquer que seja a ocasião! Mas dizer que sempre a "fé sem obras é morta" não segue a mesma "fórmula".

O verdadeiro "sinal" da verdadeira conversão são os frutos, como está registrado em gálatas: fé, amor, paz, domínio próprio, mansidão, bondade, benignidade...

Em Cristo

David

Última edição por David_JP em Sab 06 Abr 2013, 11:28 am, editado 1 vez(es)

"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

David_JP
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 381

Mensagem por gusto em Sab 06 Abr 2013, 11:27 am

PAULO ESCREVIA PARA CRISTÃOS.

Pelo menos era o que ele pensava.

Veja que em outro lugar nas Escrituras ele diz:

Se é que o Espírito de Deus habita em vós.

Até que se prove o contrário, o que confessa Cristo é cristão, mas só saberemos se observar os frutos, como bem Jesus alertou.

gusto
Antares
Antares

Mensagem por David_JP em Sab 06 Abr 2013, 11:29 am

gusto escreveu:PAULO ESCREVIA PARA CRISTÃOS.

Pelo menos era o que ele pensava.

Veja que em outro lugar nas Escrituras ele diz:

Se é que o Espírito de Deus habita em vós.

Até que se prove o contrário, o que confessa Cristo é cristão, mas só saberemos se observar os frutos, como bem Jesus alertou.

Para si, todo o que "confessa Cristo" tem fé genuína, verdadeira, fruto da ação do Espírito Santo de Deus sobre si mesmo?

"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

David_JP
Pérola
Pérola

Mensagem por gusto em Sab 06 Abr 2013, 11:33 am

Mas o diabo continua o seu "trabalho", enganar os homens.

"Cada um julgue a sí mesmo se está na fé". Taí um bom conselho de Paulo.

Eu reflito sobre a minha fé, pelos meus atos diários.

gusto
Antares
Antares

Mensagem por David_JP em Sab 06 Abr 2013, 11:35 am

gusto escreveu: Eu reflito sobre a minha fé, pelos meus atos diários.

O que voce quer insinuar é que não tem certeza de sua fé, se ela é verdadeira?

David_JP
Pérola
Pérola

Mensagem por gusto em Sab 06 Abr 2013, 11:39 am

David_JP escreveu:

Não, sigo o conselho de Paulo, imitador de Cristo.

Se eu posso avaliar a fé dos outros pelos frutos, DEVO avaliar a minha também, pois quem me julga é Deus, embora a minha conciência em nada me acuse.

gusto
Antares
Antares

Mensagem por David_JP em Sab 06 Abr 2013, 11:47 am

gusto escreveu:
David_JP escreveu:

Se eu posso avaliar a fé dos outros pelos frutos, DEVO avaliar a minha também, pois quem me julga é Deus, embora a minha conciência em nada me acuse.

Amigo, os frutos não sao "boas obras" aos olhos humanos. Os frutos são o resultado da ação do Espírito Santo na vida do homem!

Gal 5:22 - Mas o fruto do Espírito é: fé, amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, mansidão, temperança.

São estes, acima, os frutos. E são precisamente estes, que todos os crentes, sem faltar um sequer, tem de ter. São eles que evidenciam a ação do Espírito Santo no homem! Essa ação Divina promove o temperamento do Cristo.

Quanto a "avaliar a fé dos outros", se faz isso, voce se põe como juiz daquele. Assim, entendo que o que podemos "julgar" é precisamente aquilo que as pessoas professam crer, com sua boca, e exortá-las para aquilo que é correto.

David_JP
Pérola
Pérola

Mensagem por gusto em Sab 06 Abr 2013, 11:54 am

David_JP escreveu:
gusto escreveu:
David_JP escreveu:

Amigo, os frutos não sao "boas obras" aos olhos humanos. Os frutos são o resultado da ação do Espírito Santo na vida do homem!

Gal 5:22 - Mas o fruto do Espírito é: fé, amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, mansidão, temperança.

São estes, acima, os frutos. E são precisamente estes, que todos os crentes, sem faltar um sequer, tem de ter. São eles que evidenciam a ação do Espírito Santo no homem! Essa ação Divina promove o temperamento do Cristo.

Quanto a "avaliar a fé dos outros", se faz isso, voce se põe como juiz daquele. Assim, entendo que o que podemos "julgar" é precisamente aquilo que as pessoas professam crer, com sua boca, e exortá-las para aquilo que é correto.

Observe a conversa;

Jesus - "Surgirão muitos falsos..."
Discípulos - "Como saberemos, Senhor?
Jesus - "Pelos frutos, conhecereis..."

É a única maneira irmão.

Quem te garante que são verdadeiros são os frutos, assim como os falsos.

E o Fruto é o amor.

Imagine uma árvore... Ela em sí é o amor, os frutos fazem parte do amor, mas a árvore tem de estar ligada à raíz, Cristo.

gusto
Antares
Antares

Mensagem por David_JP em Sab 06 Abr 2013, 12:26 pm

gusto escreveu:
Observe a conversa;

Jesus - "Surgirão muitos falsos..."
Discípulos - "Como saberemos, Senhor?
Jesus - "Pelos frutos, conhecereis..."

Eu entendo que muitos seguirão o anticristo, por imaginar que "frutos=boas obras".

Se o irmão não sabe quais são esses frutos, a que o Senhor se referiu, vou tentar deixar a questão mais clara para si. Esses frutos são precisamente esses abaixo:

Gálatass 5:19-20
Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; 20 idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes.

Eu entendo que o "fruto" pode ser exteriorizado através de uma ação, a quem muitos chamam de "obra". Mas o fruto está no coração, e é precisamente por isso que o Senhor disse que o pecado é consumado já no coração! Mas para alguns, principalmente os que ficam do lado de Tiago, o pecado só é consumado quando a pessoa age. Assim, os "pensamentos impuros" não seriam propriamente pecado, ou seriam na definição católica "pecados pequenos"...

É a única maneira irmão.

Quem te garante que são verdadeiros são os frutos, assim como os falsos.

O que são frutos para si, Gusto?

E o Fruto é o amor.

Imagine uma árvore... Ela em sí é o amor, os frutos fazem parte do amor, mas a árvore tem de estar ligada à raíz, Cristo.

O que é o "amor", Gusto? Alguns não sabem, nem entendem o que é o "amor" resultante da ação do Espírito Santo.

É interessante que Paulo disse, certa vez que: "ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado...". Talvez, aos olhos da pessoas hoje, quem agisse assim, teria de fato "amor", pois a pessoa estaria vendo apenas a "boa obra" aos olhos humanos.

David_JP
Pérola
Pérola

Mensagem por gusto em Sab 06 Abr 2013, 6:22 pm

E o que te adianta o fruto estar no coração, irmão?

Nosso testemunho é perante os homens, não perante Deus. Deus sabe todas as coisas, até as escondidas.

O fruto, amor, é o testemunho da nossa fé, perante os homens.

Porisso a fé sem as obras é morta. O fruto, amor, gera necessáriamente a obra.

É bem o Tiago espressou em sua carta: "O que adianta dizer, Deus te abençoe, ao necessitado, e não dar-lhe o que precisa?

gusto
Antares
Antares

Mensagem por Ton em Sex 12 Abr 2013, 6:51 pm

oliveira leite escreveu:
Ton escreveu:Só há um verso que apresenta a Vontade de DEUS, Oliveira?

vamos então fazer uma brincadeira
eu citei um voce cita o outro
Toda Escritura Divinamente Inspirada é Útil ... para educar na justiça e habilitar para toda Boa Obra.
Logo, os "Oráculos de DEUS confiados aos judeus" (Rm 2:3) trazem a Vontade do Eterno.
"Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hb 12:14).

Blog Ton |de Tudo|

Ton
Sirius
Sirius

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:00 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: