.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
27 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 27 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O Livro de Tiago

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Livro de Tiago

Mensagem por Sales em Ter 26 Mar 2013, 7:05 pm

Autor:

O autor desta epístola (carta) é Tiago, também chamado de Tiago, o Justo, o qual acredita-se ter sido o irmão de Jesus Cristo (Mateus 13:55, Marcos 6:3). Tiago não se converteu (João 7:3-5) até depois da ressurreição (Atos 1:14, 1 Coríntios 15:7, Gálatas 1:19). Ele se tornou o chefe da Igreja de Jerusalém e é mencionado em primeiro lugar como um dos pilares da igreja (Gálatas 2:9).

Quando foi escrito:

O livro de Tiago é provavelmente o mais antigo livro do Novo Testamento, escrito talvez em 45 dC, antes do primeiro concílio de Jerusalém em 50 dC. Tiago foi martirizado em aproximadamente 62 dC, segundo o historiador Flávio Josefo.

Propósito:

Alguns acham que esta carta foi escrita em resposta a uma interpretação excessivamente zelosa do ensino de Paulo sobre a fé. Essa visão extrema, chamada de antinomismo, sustentava que através da fé em Cristo é possível estar completamente livre de todas as leis do Antigo Testamento, todo o legalismo, toda a lei secular e toda a moralidade de uma sociedade. O livro de Tiago se dirige aos cristãos judeus dispersos entre todas as nações (Tiago 1:1). Martinho Lutero, o qual detestava esta carta e a chamava de "epístola de palha", não conseguiu reconhecer que o ensino de Tiago sobre as obras complementava – e não contradizia – o ensino de Paulo sobre a fé. Embora os ensinamentos paulinos se concentrem em nossa justificação com Deus, os ensinamentos de Tiago concentram-se nas obras que exemplificam essa justificação. Tiago escreveu aos judeus para incentivá-los a continuar crescendo nesta nova fé cristã. Tiago destaca que as boas ações fluirão naturalmente daqueles que estão cheios do Espírito e questiona se alguém pode ou não ter uma fé salvadora se os frutos do espírito não puderem ser observados, assim como Paulo descreve em Gálatas 5:22-23.

Versículos-chave:

Tiago 1:2-3: "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança."

Tiago 1:19: "Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se."

Tiago 2:17-18: "Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.”

Tiago 3:5: "Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha."

Tiago 5:16b: "A oração de um justo é poderosa e eficaz.”


Resumo:

O livro de Tiago busca caminhar na fé através da religião verdadeira (1:1-27), da fé genuína (2:1 - 3:12) e da sabedoria genuína (3:13-5:20). Este livro contém um notável paralelismo com o Sermão da Montanha de Jesus em Mateus 5-7. Tiago começa no primeiro capítulo descrevendo os traços gerais do caminhar na fé. No capítulo dois e no início do capítulo três, ele discute a justiça social e faz um discurso sobre a fé em ação. Ele então compara e contrasta a diferença entre a sabedoria terrena e a que provém do alto e nos encoraja a afastar-nos do mal e a nos aproximarmos de Deus. Tiago faz uma repreensão particularmente severa aos ricos que acumulam e aqueles que são auto-suficientes. Finalmente, ele termina encorajando os crentes a serem pacientes no sofrimento, orando e cuidando uns dos outros e reforçando a nossa fé através da comunhão.

Conexões:

O livro de Tiago é a descrição principal da relação entre fé e obras. Os judeus cristãos (os recipientes da carta de Tiago) estavam tão arraigados na Lei Mosaica e no seu sistema de obras que Tiago dedicou muito tempo para explicar a difícil verdade de que ninguém é justificado pelas obras da lei (Gálatas 2:16). Ele declara-lhes que, mesmo se muito se esforçarem para manter todas as diferentes leis e rituais, cumprir essa tarefa é impossível e transgredir a menor parte da lei os tornava culpados de toda ela (Tiago 2:10) porque a lei é uma entidade e quebrar uma parte dela é o mesmo que quebrá-la por completo.

Aplicação Prática:

Vemos no livro de Tiago um desafio aos seguidores fiéis de Jesus Cristo para não apenas "falar a fala", mas "andar a fala". Embora a nossa caminhada de fé, com certeza, exija um crescimento do conhecimento sobre a Palavra, Tiago nos exorta a não parar por aí. Muitos cristãos acharão que esta epístola seja bem desafiante porque Tiago apresenta 60 obrigações em apenas 108 versículos. Ele se concentra nas verdades das palavras de Jesus no Sermão da Montanha e motiva-nos a agir de acordo com o que Ele ensinou.

A epístola também descarta a ideia de que alguém pode se tornar um cristão e ainda continuar vivendo no pecado, não exibindo nenhum fruto da justiça. Tal "fé", declara Tiago, é compartilhada pelos demônios que "creem e tremem" (Tiago 2:19). Entretanto, tal "fé" não pode salvar porque não é autenticada pelas obras que sempre acompanham a verdadeira fé salvadora (Efésios 2:10). As boas obras não são a causa de salvação, mas são o seu resultado.

Fonte:
http://www.gotquestions.org/Portugues/Livro-de-Tiago.html#ixzz2OgZuSJRB

Sales
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6100
Idade : 41
flag : Brasil
Data de inscrição : 10/10/2008

http://www.tempodedeus.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Livro de Tiago

Mensagem por Zaqueu em Qua 27 Mar 2013, 6:38 pm

Sales escreveu:Autor:

(Tiago 2:19). Entretanto, tal "fé" não pode salvar porque não é autenticada pelas obras que sempre acompanham a verdadeira fé salvadora (Efésios 2:10). As boas obras não são a causa de salvação, mas são o seu resultado.
[b]


Eu vou responder já que ninguém te liga nenhuma. japinha

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
Tiago 2:14-17

Porque a fé é dom do espirito, obras é produto do homem, portanto o dom já existe muito antes de fazer obras, mas ele mentindo diz que sem as obras é morta; portanto para ele a fé só é fé se o homem fizer obras, enquanto ela vem do espirito: logo essa fonte é invenção.

E ainda menos concorda que as obras são o resultado da salvação é uma grande mentira e uma invenção dos dissimuladores que o querem defender, pois o que ele diz é que a salvação é resultado das obras, pois sem elas a fé não salva.

Aprende Sales.


Última edição por Zaqueu em Qua 27 Mar 2013, 6:44 pm, editado 1 vez(es)

Zaqueu
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 250
flag : Brasil
Data de inscrição : 21/03/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Livro de Tiago

Mensagem por Zaqueu em Qua 27 Mar 2013, 6:44 pm

A fé nada tem a ver com as obras, mas o autor e o consumador da fé é Cristo e não as nossas obras.

Olha a luz da vela Sales :vl:

Zaqueu
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 250
flag : Brasil
Data de inscrição : 21/03/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Livro de Tiago

Mensagem por Sales em Qua 27 Mar 2013, 6:47 pm

Zaqueu,

Já disse disse velhinho... desce,... está interpretando errado o que diz a Palavra de Deus... ...desse modo, não consegue entender nada corretamente... ...e ai vê heresia onde não tem.

Desce Zaqueu...

Sales
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6100
Idade : 41
flag : Brasil
Data de inscrição : 10/10/2008

http://www.tempodedeus.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Livro de Tiago

Mensagem por Zaqueu em Qua 27 Mar 2013, 7:00 pm

Sales escreveu:Zaqueu,

Já disse disse velhinho... desce,... está interpretando errado o que diz a Palavra de Deus... ...desse modo, não consegue entender nada corretamente... ...e ai vê heresia onde não tem.


A heresia é só tua por isso nada podes contra as 20 mentiras de Tiago, E só foges das respostas dizendo: está interpretando errado; está interpretando errado; e continuas a chamar mentiroso a Cristo e a Paulo.

Mas há mais esperança para um homicida ou para uma ateu do que para aqueles que crêm que a fé sem obras é morta.

Zaqueu
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 250
flag : Brasil
Data de inscrição : 21/03/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Livro de Tiago

Mensagem por Zaqueu em Qua 27 Mar 2013, 7:03 pm

Olha aí Paulo a dizer que mentes!


Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras,
Romanos 4:1-6

Esta aqui destrói por completo a carta de Tiago. PUUUmmmmm huaauhuahauha

Zaqueu
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 250
flag : Brasil
Data de inscrição : 21/03/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Livro de Tiago

Mensagem por gusto em Qua 27 Mar 2013, 8:04 pm

Zaqueu escreveu:Porque a fé é dom do espirito, obras é produto do homem, portanto o dom já existe muito antes de fazer obras, mas ele mentindo diz que sem as obras é morta; portanto para ele a fé só é fé se o homem fizer obras, enquanto ela vem do espirito: logo essa fonte é invenção.

Por que será que Paulo não colocou a fé na sua lista do Fruto do Espírito, já que Jesus ensinou que é pelos frutos que conheceremos quem são os Cristãos? Embora em algumas traduções apareça.

Gálatas 5:22;
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, temperança.


E mesmo que estivesse, fé seria uma parte de um todo que é o amor. Embora na minha opinião fé parte da pessoa, pois Jesus disse: Se tiverdes fé e, a obra é crer, naquele que por Deus foi enviado. sim

gusto
Antares
Antares

Número de Mensagens : 10536
Idade : 47
Localização : Ponta Grossa Pr
flag : Brasil
Data de inscrição : 12/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Livro de Tiago

Mensagem por Zaqueu em Qua 27 Mar 2013, 8:12 pm

gusto escreveu:
Zaqueu escreveu:Porque a fé é dom do espirito, obras é produto do homem, portanto o dom já existe muito antes de fazer obras, mas ele mentindo diz que sem as obras é morta; portanto para ele a fé só é fé se o homem fizer obras, enquanto ela vem do espirito: logo essa fonte é invenção.

Por que será que Paulo não colocou a fé na sua lista do Fruto do Espírito, já que Jesus ensinou que é pelos frutos que conheceremos quem são os Cristãos? Embora em algumas traduções apareça.

Gálatas 5:22;
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, temperança.


E mesmo que estivesse, fé seria uma parte de um todo que é o amor. Embora na minha opinião fé parte da pessoa, pois Jesus disse: Se tiverdes fé e, a obra é crer, naquele que por Deus foi enviado. sim

Fidelidade é a fé, por isso há muitas bíblias que dizem logo fé, e a fé nada tem a ver com o homem, é dom de Deus, um dos dons do espirito. Nem essas coisas sabes? Meu Deus.

Nenhum homem por si mesmo pode crer em Deus:

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
1 Coríntios 2:14

O fruto da fé claro que é crer, o qual se manifesta publicamente confessando o que crê, ninguém diz ao contrário; mas jamais obras.

Mas é fruto da fé não do homem.


Zaqueu
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 250
flag : Brasil
Data de inscrição : 21/03/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Livro de Tiago

Mensagem por gusto em Qua 27 Mar 2013, 8:28 pm

Fruto da fé? Não, o salvo produz fruto do Espírito, que é o amor, e se lá estivesse a fé seria somente uma parte do amor.

Entendeu?

gusto
Antares
Antares

Número de Mensagens : 10536
Idade : 47
Localização : Ponta Grossa Pr
flag : Brasil
Data de inscrição : 12/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Livro de Tiago

Mensagem por gusto em Qua 27 Mar 2013, 8:32 pm

Zaqueu escreveu:Fidelidade é a fé

Fidelidade = Qualidade de fiel, lealdade, exatidão, pontualidade, (dicionário).

gusto
Antares
Antares

Número de Mensagens : 10536
Idade : 47
Localização : Ponta Grossa Pr
flag : Brasil
Data de inscrição : 12/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Livro de Tiago

Mensagem por Sales em Qua 27 Mar 2013, 9:35 pm

Zaqueu escreveu:Olha aí Paulo a dizer que mentes!


Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras,
Romanos 4:1-6

Esta aqui destrói por completo a carta de Tiago. PUUUmmmmm


Sales
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6100
Idade : 41
flag : Brasil
Data de inscrição : 10/10/2008

http://www.tempodedeus.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Livro de Tiago

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:05 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum