.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
50 usuários online :: 4 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 46 Visitantes :: 2 Motores de busca

Arcolino Neto, David de Oliveira, Khwey, Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Os dois maiores mandamentos já faziam parte do pentatêuco !

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Os dois maiores mandamentos já faziam parte do pentatêuco !

Mensagem por Salomão em Qui 21 Mar 2013, 8:12 am

Jesus a principio não resumiu e nem reduziu os mandamentos , apenas respondeu uma pergunta feita a Ele, e quando fez isso não disse nada de novo , vejam :

Mateus 22 :36-40

A PERGUNTA DO FARISEU

GUANDO UM FARISEU PERGUNTOU A JESUS QUAL ERA O GRANDE MANDAMENTO DA LEI ( MATEUS 22 :36 ) , ESTAVA PERGUNTANDO QUAL ERA O GRANDE MANDAMENTO DOS MANDAMENTOS ESCRITOS NOS LIVROS DE MOSEIS(GÊNESIS,ÊXODO,LEVÍTICO,NÚMEROS,DEUTERONÕMIO ) E NÃO PERGUNTANDO SOBRE UM MANDAMENTO NOVO.

JESUS RESPONDEU QUE NÃO SÓ EXISTE UM MAS DOIS GRANDES MANDAMENTOS.

UM EM DEUTERÕNOMIO 6 :4 ( MATEUS 22 :37-38)
E OUTRO EM LEVÍTICO 19:18 ( MATEUS 22 :39 )

AQUI CRISTO NÃO DEU NOVOS MANDAMENTOS E NEM RESUMIU e reduziu para dois, e sim respondeu que de todos os mandamentos esses dois eram os maiores,( pois se fosse uma redução ou resumo , o termo "grande"não teria sentido, pois o primeiro grande de dois,e o segundo grande de quê? caso fosse só dois ) , e também DISSE QUE TODA A ESCRITURA DA EPÓCA SÓ SERIAM IMPORTANTES PARA AQUELES QUE CONSIDERASSEM ESSES DOIS GRANDES MANDAMENTOS , pois se qualquer mandamento for observado sem amor, então estão sendo observados pelos motivos errados.(paulo defende esse principio em 2 corintios16:14 )

É por isso que:

MATEUS 22:40- "Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas".

Em lucas 10 : 26-27 percebemos que esses dois grandes mandamentos já estavam escritos na Lei ( pemtatÊuco)

26 " Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas?"

27 "A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo"

percebemos que o interprete da Lei respondeu a pergunta de Jesus citando Deuteronômio 6:5 e levitico 19:18 pois é nesses textos que estão escritos os principios ali apresentados!!!

logo não é muito seguro dizer que esses mandamentos são novos e algo extraordinario do NT sendo que não foi essa a intenção de Cristo ao responder a pergunta do farizeu em mateus 22:36 .

lucas 10 :26-27 prova que já faziam parte da lei!!
isso é inegavél porque é biblico!

Salomão
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 587
flag : Brasil

Re: Os dois maiores mandamentos já faziam parte do pentatêuco !

Mensagem por Khwey em Qui 21 Mar 2013, 9:16 am

Salomão escreveu:
AQUI CRISTO NÃO DEU NOVOS MANDAMENTOS E NEM RESUMIU
Aqui Jesus deu novo mandamento:

João
13:34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

Aqui Jesus resumiu:

Mateus
7:12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por Ed em Qui 21 Mar 2013, 9:18 am

Eles vivem fazendo obras bíblica...

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3159 dias de existência com 228867 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11001
flag : BrUSA

http://gospelbrasil.topicboard.net

Mensagem por Salomão em Qui 21 Mar 2013, 12:19 pm

Khwey escreveu:
Salomão escreveu:
AQUI CRISTO NÃO DEU NOVOS MANDAMENTOS E NEM RESUMIU
Aqui Jesus deu novo mandamento:

João
13:34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

Aqui Jesus resumiu:

Mateus
7:12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.

olá querido khwey !

esses versiculos não tira a verdade de que que aqueles dois mandamentos já existia e como prova disso Jesus pergunta para o interprete da lei como estava escrito na lei ..... e o interprete da lei ler como esta em Mateus 22:37-39- LUCAS 10:26-27 ... isso é fato e esta registrado de forma inegavel !

Agora seu comentario sobre joão 13;34 é importante!

você diz :Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
João 13:34

O principio de amar uns aos outros é desde do At , leia em levítico 19:18 ..... novo é " como eu vos amei "....

o exemplo de cristo aplicado no mandamento o aperfeiçou !
então é isso que tornou o mandamento novo com principio já conhecido NO At "o amor"
Agora não esqueça que o assunto do tópico e sobre mandamentos que já faziam parte da lei( pentatêuco ) e não mandamentos novos........... a não ser que você queira provar de alguma forma que aqueles mandamentos DE Mateus 22:37-39 são novos........mas isso não é possivel visto lucas 10:26-27 provar que estavam escritos nA LEI ( PENTATÊUCO) ...
lembre-se que a pergunta do fariseu (Mateus 22:36) é sobre o grande mandamento entre aqueles registrado na lei ..... ou seja, tanto o farizeu quanto a jesus estavam discutindo sobre mandamentos que já existia..... e lucas 10:26-27 prova isso quando esses mandamentos foram lidos pelo inteprete da lei!
Mas é importante seus comentarios embora deveriam ser feitos em um tópico que falasse sobre mandamentos novos ...... aqui nesse tópico esta sendo discutidos mandamentos que já existiam no pentatêuco ....e é confirmado isso quando o interprete da lei os ler na lei ..lucas 10:26-27
Deus te abençoe irmão !

Salomão
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Khwey em Qui 21 Mar 2013, 9:57 pm

Salomão escreveu:
olá querido khwey !

esses versiculos não tira a verdade de que que aqueles dois mandamentos já existia e como prova disso Jesus pergunta para o interprete da lei como estava escrito na lei ..... e o interprete da lei ler como esta em Mateus 22:37-39- LUCAS 10:26-27 ... isso é fato e esta registrado de forma inegavel !
Eu não disse nada contra ou a favor sobre se dois mandamentos já existiam ou não.

Eu apenas mostrei onde Jesus disse novo mandamento e onde Jesus fez o resumo da lei.

Também posso mostrar isto nos ensinos dos apóstolos.

Salomão escreveu:Agora seu comentario sobre joão 13;34 é importante!

você diz :Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

O principio de amar uns aos outros é desde do At , leia em levítico 19:18 ..... novo é " como eu vos amei "....
Eu não fiz comentário.

Eu apenas mostrei as palavras de Jesus sobre um novo mandamento que ele deu.

Foi Jesus que o denominou de "novo mandamento", e não eu.

Aliás, qualquer modificação em uma lei a torna uma nova lei.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por Salomão em Qui 21 Mar 2013, 10:49 pm

Khwey escreveu:
Salomão escreveu:
olá querido khwey !

Eu não disse nada contra ou a favor sobre se dois mandamentos já existiam ou não.

Eu apenas mostrei onde Jesus disse novo mandamento e onde Jesus fez o resumo da lei.

Também posso mostrar isto nos ensinos dos apóstolos.

Salomão escreveu:Agora seu comentario sobre joão 13;34 é importante!

Eu não fiz comentário.

Eu apenas mostrei as palavras de Jesus sobre um novo mandamento que ele deu.

Foi Jesus que o denominou de "novo mandamento", e não eu.

Aliás, qualquer modificação em uma lei a torna uma nova lei.

ok! então você concordou com a idéia do tópico!
O Dois maiores mandamentos da lei já faziam parte do pentatêuco !
Abraço querido !

Salomão
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Khwey em Qui 21 Mar 2013, 11:10 pm

Sim, o que eu não concordei foi quando você escreveu algo que me pareceu entender que em função disto não foi dado o novo mandamento e nem foi feito o resumo da lei.

Então, afim de completar a idéia demonstrando que em um dado momento isto havia sido feito por Jesus e posteriormente ensinado pelos apóstolos, eu mostrei aqueles textos.

Onde vale ressaltar que os apóstolos não ensinaram aqueles dois mandamentos, e sim o novo mandamento e o resumo da lei, porque o alvo não era somente o povo judeu, mas todo o mundo.

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por alicarvalho em Sex 22 Mar 2013, 7:25 am

Khwey escreveu:Sim, o que eu não concordei foi quando você escreveu algo que me pareceu entender que em função disto não foi dado o novo mandamento e nem foi feito o resumo da lei.

Então, afim de completar a idéia demonstrando que em um dado momento isto havia sido feito por Jesus e posteriormente ensinado pelos apóstolos, eu mostrei aqueles textos.

Onde vale ressaltar que os apóstolos não ensinaram aqueles dois mandamentos, e sim o novo mandamento e o resumo da lei, porque o alvo não era somente o povo judeu, mas todo o mundo.

Os apóstolos ensinaram a Torah plenificada pelo Mashiach e Yeshua deu UM novo mandamento e não O novo mandamento !

"Porei minha Torah dentro deles e a escreverei em seu coração ;e serei o Deus deles e eles serão o meu povo " Jr 31.33b

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1915

Mensagem por Khwey em Sex 22 Mar 2013, 10:08 am

alicarvalho escreveu:

Os apóstolos ensinaram a Torah plenificada pelo Mashiach e Yeshua deu UM novo mandamento e não O novo mandamento !
Cadê os textos bíblicos???
:vl:

O ensino dos apóstolos diz mais que "o novo mandamento", pois o ensino ensino trás...
Lei real.

Tiago
2:8 Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.

Eu vejo "um" mandamento neste ensino. oh my

Por que diz "lei real"???
angel

Khwey
administrador
administrador

Mensagem por oliveira leite em Sex 22 Mar 2013, 3:20 pm

Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes.
Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina.
Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.
Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.
Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.
Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados
1 João 2:7-12

preciso comentar?????????

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552

Mensagem por oliveira leite em Sex 22 Mar 2013, 3:24 pm

O mandamento sempre existiu, e não é novo a sua escrita, mas agora se torna novo na sua essencia, por haver o perdão dos pecados.
não houve troca de mandamentos irmãos
a palavra de D'us se renova a cada dia

oliveira leite
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 6552

Mensagem por Ton em Sex 26 Abr 2013, 7:58 pm

Khwey escreveu:
alicarvalho escreveu:

Cadê os textos bíblicos???
:vl:

O ensino dos apóstolos diz mais que "o novo mandamento", pois o ensino ensino trás...
Lei real.

Tiago
2:8 Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.

Eu vejo "um" mandamento neste ensino. oh my

Por que diz "lei real"???
angel
A isso já te ensinei ...
Novo Mandamento, por meio de Yeshua = "Amar uns aos outros como eu vos amei".
Mandamento Antigo, por meio de Moisés = "Amar ao próximo como a si mesmo".

Blog Ton |de Tudo|

TON - "APRENDIZ DA BÍBLIA"
"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3210

http://arrazoemos.forumbrasil.net/

Mensagem por Ton em Dom 25 Ago 2013, 7:40 pm

Re: Cristo, o fim da lei
 por Ton Hoje à(s) 18:13

Khwey escreveu:
Ton escreveu:
Khwey escreveu:
E sobre isto?

1 Coríntios
1:23 Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
A morte do cordeiro pascal (Ex 12 / 1Cor 5:7) e do da Oferta pelo pecado (Lv 4:14 / Jo 1:29) tornam-se as principais bases para explicar a Morte do Messias ("... como ovelha muda diante dos seus tosquiadores ... " - Is 53 e At 8).
Onde em Êxodo 12 e Levítico 4:14, Moisés pregou a respeito de Cristo crucificado?

Você tem medo de colocar o texto porque tem medo de não estar sabendo ler corretamente?

1Cor 5:7 fala que Yeshua é o "Cordeiro da Páscoa" e Jo 1:29 fala que Yeshua é o "Cordeiro que Tira o Pecado".
Ambos os ritos foram dados por meio de Moisés, e assim entenderam os apóstolos.
Você discorda deles? Qual é o entendimento correto das falas de Natanael "Achamos aquele a quem Moisés falou na Lei" ?

Blog Ton |de Tudo|

"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Mensagem por IvanCF em Sex 30 Ago 2013, 7:08 pm

Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.

Lucas 16:28-31

IvanCF
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 67
flag : Israel

Mensagem por Ton em Sab 31 Ago 2013, 4:44 pm

Certamente, Ivan!

Blog Ton |de Tudo|

Ton
Sirius
Sirius

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:10 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: