.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
62 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 60 Visitantes :: 1 Motor de busca

Christiano, Jarbas

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Dizeres de Paulo com respeito a observância da lei !

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Dizeres de Paulo com respeito a observância da lei !

Mensagem por docdeozI em Qua 19 Mar 2014, 11:05 am

gusto escreveu:
Há certas compreensões básicas que sem elas é impossível discutir teologia. Uma delas é compreender que Jesus, Pedro, Tiago e os demais apóstolos foram ministros da circuncisão e Paulo foi ministro da incircuncisão. O que é "ministrar a circuncisão" e ministrar a incircuncisão?
Não existe um mestre e dois ensinamentos.

Há um só mestre e uma doutrina, tanto para circuncisos como para incircuncisos.

Só há um corpo de Cristo.

Não existe um ensino para judeus e outro para gentios.
Eph 4:4  há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; 
Eph 4:5  há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 
Eph 4:6  um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos. 
Eph 4:7  e a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.

docdeozI
Quartzo
Quartzo

Número de Mensagens : 39
flag : Brasil

Mensagem por docdeozI em Qua 19 Mar 2014, 11:14 am

Sim, teve uma lei abolida, mas não o Velho Testamento- vamos ver que há vários conceitos de LEI no Velho e no Novo Testamento:

Gen 26:5  porque Abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandados, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis.
Gen 26:5  porque H6118 Abraão H85 obedeceu H8085 [H8804] à minha palavra H6963 e guardou H8104 [H8799] os meus mandados, H4931 os meus preceitos, H4687 os meus estatutos H2708 e as minhas leis. H8451 
 [size=13.333333969116211]H4931[/size]
משׁמרת
mishmereth
mish-meh'-reth
Feminine of H4929; watch, that is, the act (custody) or (concretely) the sentry, the post; objectively preservation, or (concretely) safe; figuratively observance, that is, (abstractly) duty, or (objectively) a usage or party: - charge, keep, to be kept, office, ordinance, safeguard, ward, watch.
 [size=13.333333969116211]H4687[/size]
מצוה
mitsvâh
mits-vaw'
From H6680; a command, whether human or divine (collectively the Law): - (which was) commanded (-ment), law, ordinance, precept.
H2708
חקּה
chûqqâh
khook-kaw'
Feminine of H2706, and meaning substantially the same: - appointed, custom, manner, ordinance, site, statute.
 [size=13.333333969116211]H8451[/size]
תּרה    תּורה
tôrâh  tôrâh
to-raw', to-raw'

From H3384; a precept or statute, especially the Decalogue or Pentateuch: - law.

Torah refere-se aos dez mandamentos

docdeozI
Quartzo
Quartzo

Mensagem por David de Oliveira em Qua 19 Mar 2014, 11:33 am

Como conhecemos o conjunto das Leis dadas a Israel somam um total de 613 leis reconhecidas pelos judeus e cristãos.

Verificamos isso em vários sites judeus, como este:

http://www.maozisrael.com.br/curiosidades/613_preceitos_tora.htm

HALACHA

Entende-se por halacha o conjunto de leis e costumes que regem o judaísmo.
A tradução literal desta palavra é caminho.

A halacha é formada de Mitzvot (mandamentos), que foram retiradas da Torah (d’oraita, que em
aramaico significa: da Torah) das leis instituídas pelos rabinos (derabanan, que em aramaico
significa: dos rabinos) e pelos costumes (minchag) estabelecidos pelas comunidades.

Todos têm o status de lei judaica.

MITZVOT D’ORAITA

As mitzvot (mandamentos - plural de mitzvah), ao pé da letra, significam somente os
mandamentos estabelecidos na Torah. Mas é usada de forma mais genérica para incluir todas as
leis, costumes e práticas da halacha.
E uma forma mais genérica, ainda, é se chamar de mitzva qualquer boa ação praticada.

Exercer o judaísmo é cumprir as mitzvot (os mandamentos).

Mitzvot d’oraita é um conjunto de leis que foram compiladas a partir da Torah, isto é, do
Pentateuco – os cinco livros sagrados - e totalizam 613. Cada mitzva foi criada de acordo com que
é encontrado num determinado passuk (versículo) da Torah.

Apesar de existirem outras relações com pequenas variações destas 613 mitzvot, mas sempre
totalizando 613, a mais conhecida e aceita é a do rabino Moshe ben Maimon, mais conhecido
como Maimônides, o Rambam (Sigla de Rabi Moises ben Maimon).

Este número 613 é a numerologia da palavra TORAH (Tav = 400, Vav = 6, Resh = 200, Heh = 5),
mais dois, para as duas mitzvot cujas existências precedem a Torah, e que são:
1) Eu Sou o Criador, teu Deus.
2) Não terás outros deuses, senão a Mim.
http://www.cjb.org.br/tiferet/culto/tradicoes/31_HALACHA%20E%20MITZVOT.pdf

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8361

Mensagem por docdeozI em Qua 19 Mar 2014, 11:58 am

Não consigo citar o que tem LINK: judeu não sabe que é mesmerith, mitzvah, chuqqah, torah, pois só conhece o TALMUD.

docdeozI
Quartzo
Quartzo

Mensagem por docdeozI em Qua 19 Mar 2014, 12:00 pm

Gen 26:5  ανθG473 PREP ωνG3739 R-GPM υπηκουσενG5219 V-AAI-3S αβρααμG11 N-PRI οG3588 T-NSM πατηρG3962 N-NSM σουG4771 P-GS τηςG3588 T-GSF εμηςG1699 A-GSF φωνηςG5456 N-GSF καιG2532 CONJ εφυλαξενG5442 V-AAI-3S ταG3588 T-APN προσταγματαN-APN μουG1473 P-GS καιG2532 CONJ ταςG3588 T-APF εντολαςG1785 N-APF μουG1473 P-GS καιG2532 CONJ ταG3588 T-APN δικαιωματαG1345 N-APN μουG1473 P-GS καιG2532 CONJ ταG3588 T-APN νομιμαG3545 A-APN μουG1473 P-GS
G1785
ἐντολή
entolē
en-tol-ay'
From G1781; injunction, that is, an authoritative prescription: - commandment, precept.
G1345
δικαίωμα
dikaiōma
dik-ah'-yo-mah
From G1344; an equitable deed; by implication a statute or decision: - judgment, justification, ordinance, righteousness
G3545
νομίμως
nomimōs
nom-im'-oce

Adverb from a derivative of G3551; legitimately (specifically agreeably to the rules of the lists): - lawfully.

MESMERITH NÃO TEM EQUIVALÊNCIA.... hummm

docdeozI
Quartzo
Quartzo

Mensagem por docdeozI em Qua 19 Mar 2014, 12:10 pm

Eph 2:15  aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, 
G3551
νόμος
nomos
nom'-os
From a primary word νέμω nemō (to parcel out, especially food or grazing to animals); law (through the idea of prescriptive usage), generally (regulation), specifically (of Moses [including the volume]; also of the Gospel), or figuratively (a principle): - law.
G1785
ἐντολή
entolē
en-tol-ay'
From G1781; injunction, that is, an authoritative prescription: - commandment, precept.
G1378
δόγμα
dogma
dog'-mah
From the base of G1380; a law (civil, ceremonial or ecclesiastical): - decree, ordinance.

Col 2:14  tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz;
 [size=13.333333969116211]G1378[/size]
δόγμα
dogma
dog'-mah
From the base of G1380; a law (civil, ceremonial or ecclesiastical): - decree, ordinance.
Heb 9:10  os quais não passam de ordenanças da carne, baseadas somente em comidas, e bebidas, e diversas abluções, impostas até ao tempo oportuno de reforma. 
G1345
δικαίωμα
dikaiōma
dik-ah'-yo-mah
From G1344; an equitable deed; by implication a statute or decision: - judgment, justification, ordinance, righteousness.

Então o que foi abolido?- o dogma do entole da nomos e dikaioma....

Rom 3:29  É, porventura, Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente. 
Rom 3:30  Se Deus é um só, que justifica, pela fé, a circuncisão e, por meio da fé, a incircuncisão, 
Rom 3:31  anulamos-ABOLIMOS, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a lei.

docdeozI
Quartzo
Quartzo

Mensagem por docdeozI em Qua 19 Mar 2014, 12:20 pm

Abolimos a NOMOS pela fé, de maneira nenhuma. Antes, estabelecemos a NOMOS.
G2673
καταργέω
katargeō
kat-arg-eh'-o
From G2596 and G691; to be (render) entirely idle (useless), literally or figuratively: - abolish, cease, cumber, deliver, destroy, do away, become (make) of no (none, without) effect, fail, loose, bring (come) to nought, put away (down), vanish away, make void.

docdeozI
Quartzo
Quartzo

Mensagem por David de Oliveira em Qua 19 Mar 2014, 11:11 pm

judeu não sabe que é mesmerith, mitzvah, chuqqah, torah, pois só conhece o TALMUD.

Vá dizer isso a eles...

Jucá: “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo (Tribunal), os caras dizem: Ooh! Só tem condições sem ela (Dilma), enquanto ela (Dilma) estiver ali, a Imprensa, os caras querem tirar ela, esse negócio não vai parar nunca entendeu estou conversando com os generais, comandantes militares está tudo tranqüilo, os caras dizem que vão garantir...” .

David de Oliveira
‎moderador
‎moderador

Número de Mensagens : 8361

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:26 pm

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: