.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Quem está conectado
59 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 58 Visitantes :: 2 Motores de busca

Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Tópico sobre preterismo/pós milenismo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tópico sobre preterismo/pós milenismo

Mensagem por abençoado em Sex 15 Mar 2013, 1:04 pm

Tópico com possíveís dúvidas, contradições ou fatos históricos a respeito do preterismo/pós-milenismo.

De referir que o preterismo é uma ferramenta de hermenêutica e NÃO É uma visão escatológica como o pré-milenarismo histórico, dispensacionalismo, amilenismo ou pós milenismo.
Façam perguntas, vou responder dentro daquilo que conheço e é minha visão.

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1851
flag : Estados Unidos

Re: Tópico sobre preterismo/pós milenismo

Mensagem por pooldrums em Sex 15 Mar 2013, 7:46 pm

Gostaria que vc me explicasse oque significa cada termo desses preterismo , pre- milenarismo, dispensacionalismo , amilenismo e pós milenismo ! Se puder ficarei muito grato !estou pedindo seriamente , não é nenhuma brincadeira de mau gosto! Desde já agradeço ! Se acaso for meio complicado ensinar me indique algum site pra ler!

Obrigado ! Ass: Pool

pooldrums
Barro
Barro

Número de Mensagens : 3
flag : Brasil

Mensagem por abençoado em Sab 16 Mar 2013, 7:47 pm

Olá, Pool, antes de mais seja bem vindo(a) ao fórum!
Desejo bons debates e que possa vir a ser muito abençoado por Deus!

Bem, mas vamos lá aos termos, rs:
Bem antes demais, convém distinguir metodologias de intrepretação de escolas de pensamento escatológico.
Metodologias de intrepretação são formas de intrepretar profecia, ou seja, é a forma como os eruditos biblícos fazem a exegese de textos proféticos. Existem 4 grandes metodologias: o Idealismo, o Historicismo, o Futurismo e o Preterismo. Na prática são "ferramentas" que auxiliam a sempre difícil exegese de profecias, nomeadamente e no caso específico (como já vamos ver) do livro do Apocalipse.
As escolas de pensamento escatológico são as visões que advêm das metodologias adotadas: por exemplo, correntes o Historicismo vê as profecias sendo cumpridas ao longo da história e não num tempo específico. Já os futuristas acreditam que as profecias ainda estão por se cumprir e os preteristas, que a uma parte (grande parte), teve cumprimento num evento histórico passado.

Assim, historicistas e futuristas tendem a ser pré- milenaristas ou dispensacionalistas, idealistas são essencialmente amilenistas e a maioria dos preteristas é sem dúvida alguma, um pós-milenista.
Tendo isto em mente, passemos às definições :
Pré-milenarismo - O pré-milenarismo ou pré-milenismo é a visão escatológica que acredita que as profecias de Apocalipse, sobretudo aquelas a respeito do milênio (Apocalipse 20) terão um cumprimento futuro. É a base do sistema escatológico da Igreja Católica, por exemplo.

Dispensacionalismo- É a visão tradicional das correntes evangélicas pentecostais. Nasceu no século XIX, com as supostas visões de uma adolescente discípula do ministro J.N. Darby.Distingue-se basicamente do pré milenismo histórico por apresentar uma visão da história do plano de Deus em "dispensações" - pequenas divisões cronológicas- onde a última das quais seria um milênio de governo literal de Cristo sobre a Terra, que teria lugar após o arrebatamento e o período tribulacional de 7 anos. É a visão também de igrejas/seitas como as Testemunhas de Jeová ou a Igreja Mórmon.
Amilenismo - O amilenismo clássico crê que o milênio se iniciou logo na primeira vinda de Cristo. Ao contrário das correntes futuristas, para o amilenista o milênio é uma simbologia e não um evento literal.O milênio é visto como uma alegoria a respeito do período do reino de Deus através da Igreja.Este milênio corresponde a todo o tempo desde a Ressurreição de Cristo e a 2ª vinda- que corresponde a dispensação da Graça ou período de reino da Igreja.A 2ª vinda e o juízo final são um único evento e a tribulação é intrepretada de forma alegórica, representando a perseguição da igreja ao longo dos tempos.

Pós milenismo/Preterismo -
O pós-milenismo é a escola escatológica que defende que Cristo virá pela segunda vez, ao término do Milênio. Muitos pós-milenistas crêem que a era Milenar iniciou-se quando Cristo foi assunto ao céu, e outros crêem que ela surgirá quando o Evangelho houver sido pregado em toda terra, promovendo uma Era Áurea de Justiça e Paz para a humanidade.
O pós-milenismo espera que a grande maioria da população mundial se converterá à Cristo antes de Seu retorno glorioso. Compete à igreja cristã divulgar Seus ensinamentos, discipulando as nações, ensinando seus povos a aplicar os princípios do Reino de Deus em cada área da vida humana.
O pós-milenismo defende uma interpretação preterista das profecias apocalípticas, e crê que o sermão profético de Jesus, narrado em Mateus 24, cumpriu-se ainda naquela geração, com a queda de Jerusalém pelas mãos dos romanos.
Muitos pregadores e teólogos de renome foram pós-milenistas, entre eles Calvino, a maioria dos Puritanos, Jonathan Edwards, John Owen, Charles Hodge, Robert L. Dabney, W. G. T. Sheed, Benjamim B. Warfield, Oswald T. Allis, J. Marcellus Kik e muitos outros.
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%B3s-milenismo

Bem, genericamente isto é o Pós-milenismo. Distingue-se do amilenismo por ser mais otimista em relação ao papel da igreja no mundo, que é visto como vitorioso e glorioso. Para além disto, acredita que tanto o sermão profético de Jesus a respeito da tribulação (bem como Apocalipse) tiveram uma relevância específica para o tempo dos primeiros discípulos e cumprimento naqueles dias, culminando com a destruição de Jerusalém em 70 d.C. O argumento é óbvio e bíblico: Jesus e João situam CLARAMENTE o tempo de cumprimento de pelo menos uma boa parte da profecia naqueles dias (Mat 24:2,3;34 Apoc 1:1,3) ou naquela geração. Jesus parece distinguir os eventos que teriam cumprimento ali mesmo ("naquela geração",vv.34) dos acontecimentos da 2ª vinda("porém daquele dia e hora...",vv.36), que é o único acontecimento escatológico que falta consumar, juntamente com o juízo final.As evidências históricas e eruditos biblícos que corroboram esta visão são esmagadoramente superiores a qualquer alguma das outras visões escatológicas.
Dê uma olhada nisto:

O Que é o Pós - Milenismo?, John Jefferson Davis
http://www.monergismo.com/textos/pos_milenismo/o-que-e-posmilenismo_john-jefferson-davis.pdf

Breve Introdução ao Preterismo, Ross A. Taylor: http://www.monergismo.com/textos/preterismo/introducao-preterismo_ross-taylor.pdf
Definição de Preterista , Rogers:
http://www.monergismo.com/textos/preterismo/definicao-preterista_rogers.pdf

Vou-lhe passar alguns links com mais textos interessantes para estudar mais o assunto, se estiver mesmo interessado.Alguma dúvida, sinta-se à vontade :
De volta para o futuro: A Perspetiva Preterista, Kenneth Gentry:
http://www.monergismo.com/textos/preterismo/definicao-preterista_rogers.pdf
Datação de Apocalipse,Deventer:
http://www.monergismo.com/textos/preterismo/datacao-apocalipse_deventer.pdf

Identidade da Besta, K.Gentry:
http://www.monergismo.com/textos/preterismo/identidade-besta_gentry.pdf
Jesus Vindo nas Nuvens,M.F. Blume:
http://www.monergismo.com/textos/preterismo/jesus-nuvens_blume.pdf
Dismitificando os Últimos Tempos, Arrebatamento, Grande Tribulação ou Anticristo, Brian Godawa:
http://www.monergismo.com/textos/preterismo/grande-tribulacao-anticristo_godawa.pdf
Reino de Cristo, Greg L. Banhsen:
http://www.monergismo.com/textos/pos_milenismo/perguntas-reino-cristo-banhsen.pdf
Porquê Ser Otimista, Rushdoony:
http://www.monergismo.com/textos/pos_milenismo/porque-ser-otimista_Mark-Rushdoony.pdf
O Homem do Pecado: Um olhar sobre 2 Ts 2:3, Clark:
http://www.monergismo.com/textos/pos_milenismo/o-homem-pecado_david-s-clark.pdf
O Triunfo da Igreja: Uma Defesa Biblíca do Pós milenismo, W. Einwechter:
http://www.monergismo.com/textos/pos_milenismo/triunfo-igreja-defesa-pos_William-Einwechter.pdf

Mais textos sobre Preterismo:
http://monergismo.net.br/?secao=preterismo
http://escatologiareinista.blogspot.pt/2008/05/portanto-quando-virdes-que-abominao-da.html
http://escatologiareinista.blogspot.pt/2008/05/o-sermo-proftico-de-jesus.html
Mais textos sobre Pós Milenismo:
http://monergismo.net.br/?pg=1&secao=pos_milenismo&campo=titulo&ordem=asc

http://escatologiareinista.blogspot.pt/2008/05/adeus-mundo-velho-feliz-mundo-novo.html
http://escatologiareinista.blogspot.pt/2008/05/o-monte-da-revelao-e-o-futuro-glorioso.html

Vídeos:

Espero que lhe seja útil e que o Bom Deus lhe ilumine o coração para a verdade em seus questionamentos.
[]'s em Cristo.

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por pooldrums em Dom 17 Mar 2013, 1:03 pm

querido irmão muito obrigado pelas suas explicações !
estou começando a ler sobre os links que vc postou !
acho que vc pode imaginar o quanto está me ajudando, pois creio que como eu vc um dia começou sua caminhada na escatologia!
mais uma vez OBRIGADO!!! pool

pooldrums
Barro
Barro

Número de Mensagens : 3

Mensagem por silvamelo em Dom 17 Mar 2013, 5:40 pm

Abençoado, como você se identifica hoje na teologia escatológica?

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por abençoado em Dom 17 Mar 2013, 7:24 pm

silvamelo escreveu:Abençoado, como você se identifica hoje na teologia escatológica?

Me inclino para o preterismo pós milenista, se bem que não coloco de parte a possibilidade dos eventos de 70 d.C. terem sido imagens para eventos futuros.
Quanto a mim é a visão mais equilibrada para intrepretar Apocalipse pelo simples motivo do contexto histórico em que foi escrito e aquilo que Jesus falou a respeito da 1ª série de eventos, que teriam lugar ainda naquela geração, culminando com a destruição do templo em 70 d.C.Não me parece sensato complicar aquilo que é obviamente a explicação mais simples: as profecias teriam de ter uma relevância especial para a igreja primitiva.
Da 2ª série de eventos -a 2ª vinda e o julgamento final- acredito que ela pode ter lugar a qualquer instante sem nenhum sinal específico (As parábolas que Jesus contava a respeito da sua vinda: ladrão de noite, quando ninguém esperava, as virgens dormindo,etc), mas como pós milenista acredito que se dará num tempo onde o Evangelho estará propagado em todo o mundo vitorosiamente e onde haverá uma ligeira apostasia final.

Do que vi de sua nova posição , penso que diferimos apenas a respeito da identidade da besta:do que entendi, você acha que será um rei da linhagem dos césares que virá e eu acho que ele já veio (pelo menos a besta de apocalipse 17, como já disse, não me fecho à possibilidade de ter sido uma imagem para algum evento futuro).
Outra possível diferença, é que eu sou um entusiasta da expansão do Evangelho e acredito firmemente que o estágio de degradação moral é apenas temporário, até à altura onde o Senhor soprará um novo avivamento, como o fez por umas 2 ou 3 x ao longo da História.

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por abençoado em Dom 17 Mar 2013, 7:28 pm

pooldrums escreveu:querido irmão muito obrigado pelas suas explicações !
estou começando a ler sobre os links que vc postou !
acho que vc pode imaginar o quanto está me ajudando, pois creio que como eu vc um dia começou sua caminhada na escatologia!
mais uma vez OBRIGADO!!! pool

É verdade amigo(a) Pool!

Todos nós somos iniciantes em determinado assunto teológico, em dado momento da nossa vida espiritual. Mas atenção: um bom estudo teológico não substitui a intimidade que sempre devemos ter na nossa vida de oração diária.

Posto isto, espero que, de fato, lhe seja útil e você possa chegar às conclusões que deseja.

Alguma dúvida, disponha sempre!

[]'s

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por silvamelo em Dom 17 Mar 2013, 9:33 pm

abençoado escreveu:
silvamelo escreveu:Abençoado, como você se identifica hoje na teologia escatológica?

Me inclino para o preterismo pós milenista, se bem que não coloco de parte a possibilidade dos eventos de 70 d.C. terem sido imagens para eventos futuros.
Quanto a mim é a visão mais equilibrada para intrepretar Apocalipse pelo simples motivo do contexto histórico em que foi escrito e aquilo que Jesus falou a respeito da 1ª série de eventos, que teriam lugar ainda naquela geração, culminando com a destruição do templo em 70 d.C.Não me parece sensato complicar aquilo que é obviamente a explicação mais simples: as profecias teriam de ter uma relevância especial para a igreja primitiva.
Mas aqui temos de levar em conta que Jesus estava tratando com o povo de Israel. É neste sentido que considero a posição dispensacionalista. E se você olhar bem vai ver que a questão dos judeus ainda não está resolvida. O povo voltou para a sua terra, mas não se converteu ainda. Ou seja, o processo de tratamento com o povo de Israel não foi concluído no ano 70 D.C., forçando o cumprimento de diversas profecias para o futuro.

abençoado escreveu:Da 2ª série de eventos -a 2ª vinda e o julgamento final- acredito que ela pode ter lugar a qualquer instante sem nenhum sinal específico (As parábolas que Jesus contava a respeito da sua vinda: ladrão de noite, quando ninguém esperava, as virgens dormindo,etc),
Essa é uma inconsistência da forma de visão pós milenista. Pelas tantas profecias que convergem para uma vinda gloriosa de Cristo, literalmente, não vejo espaço para uma interpretação diferente...

abençoado escreveu:Do que vi de sua nova posição , penso que diferimos apenas a respeito da identidade da besta:do que entendi, você acha que será um rei da linhagem dos césares que virá e eu acho que ele já veio (pelo menos a besta de apocalipse 17, como já disse, não me fecho à possibilidade de ter sido uma imagem para algum evento futuro).
Na verdade a minha posição não mudou muito. Apenas a compreensão de apocalipse 17, levando-se em conta os eventos que se deram na ocasião da destruição do templo. O lapso de tempo da dispensação da igreja é fundamental para consolidar a posição que eu assumi, pois coaduna perfeitamente o tratamento de Deus com Israel no tempo oportuno, dando seguimento no cumprimento das profecias, no momento futuro, quando o templo será reconstruído...

abençoado escreveu:mas como pós milenista acredito que se dará num tempo onde o Evangelho estará propagado em todo o mundo vitorosiamente e onde haverá uma ligeira apostasia final...

Outra possível diferença, é que eu sou um entusiasta da expansão do Evangelho e acredito firmemente que o estágio de degradação moral é apenas temporário, até à altura onde o Senhor soprará um novo avivamento, como o fez por umas 2 ou 3 x ao longo da História.
Respeito sua posição, irmão, mas sinceramente não vislumbro uma conversão global ao Evangelho. O homem é inerentemente mau e, até nos lugares onde o Evangelho conseguiu uma expansão gloriosa, percebemos um crescimento espantoso da degradação moral, de modo que só consigo enxergar o milenismo apocalíptico de forma literal.

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por abençoado em Seg 18 Mar 2013, 7:32 pm

Mas aqui temos de levar em conta que Jesus estava tratando com o povo de Israel.
É neste sentido que considero a posição dispensacionalista. E se você olhar bem
vai ver que a questão dos judeus ainda não está resolvida. O povo voltou para a
sua terra, mas não se converteu ainda. Ou seja, o processo de tratamento com o
povo de Israel não foi concluído no ano 70 D.C., forçando o cumprimento de
diversas profecias para o futuro
Não há nada no sermão profético a respeito de um "retorno" a Israel.

Essa é uma inconsistência da forma de visão pós milenista. Pelas tantas
profecias que convergem para uma vinda gloriosa de Cristo, literalmente, não
vejo espaço para uma interpretação diferente...
Em que isso é uma incosistência?

Onde o pós milenismo nega uma 2ª vinda de Cristo literal?

Respeito sua posição, irmão, mas sinceramente não vislumbro uma conversão
global ao Evangelho. O homem é inerentemente mau e, até nos lugares onde o
Evangelho conseguiu uma expansão gloriosa, percebemos um crescimento espantoso
da degradação moral, de modo que só consigo enxergar o milenismo apocalíptico de
forma literal.

Bem, e eu respeito a sua, mas na visão pós milenista a exegese é feita a partir das Escrituras e não necessariamente da observação do mundo. Veja o irmão que a história do Evangelho sempre foi assim: períodos de grande apostasia sempre gerarão grandes períodos de avivamento. Porque não acreditar que estamos perto de um, se já aconteceu de outras vezes?Acima de tudo, repito: devemos fazer exegese a partir da Bíblia e não daquilo que vemos.

Um abraço

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por silvamelo em Seg 18 Mar 2013, 9:24 pm

Não há nada no sermão profético a respeito de um "retorno" a Israel.
Existe a parábola da figueira, lembra? De mais a mais, Jesus nos manda observar o livro de Daniel (quem lê entenda!). É no livro de Daniel que esta informação está bem clara:

"E ele disse ao homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio: Quando será o fim destas maravilhas? E ouvi o homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio, o qual levantou ao céu a sua mão direita e a sua mão esquerda, e jurou por aquele que vive eternamente que isso seria para um tempo, tempos e metade do tempo, e quando tiverem acabado de espalhar o poder do povo santo, todas estas coisas serão cumpridas." Daniel 12:6-7.

Repare, amigo, que o povo santo é o marco para se compreender o cumprimento das profecias escatológicas.

Outro detalhe importante é que o fim dessas profecias não pode ter acontecido no ano 70 D.C., pois ali o poder do povo santo foi espalhado. Mas o fim dessas coisas, segundo o anjo, será "quando tiverem terminado de espalhar", o que aconteceu em 1948 e que nos coloca na geração que presencia o momento profético.

Em que isso é uma incosistência?

Onde o pós milenismo nega uma 2ª vinda de Cristo literal?
A inconcistência não está em aceitar a 2ª vinda literal de Cristo, mas em se ignorar as referências deixadas nas profecias, que nos faz compreender a proximidade desse evento.

Bem, e eu respeito a sua, mas na visão pós milenista a exegese é feita a partir das Escrituras e não necessariamente da observação do mundo.
Também fazemos a exegese a partir das Escrituras, irmão, mas não podemos ignorar os fatos que estão acontecendo ao nosso redor, afinal é NAS PRÓPRIAS Escrituras que somos chamados a vigiar.

Veja o irmão que a história do Evangelho sempre foi assim: períodos de grande apostasia sempre gerarão grandes períodos de avivamento. Porque não acreditar que estamos perto de um, se já aconteceu de outras vezes?
Poderia levar isso em conta se outros eventos proféticos, que indicam a segunda vinda de Cristo, não estivessem acontecendo nesse momento...

Um abraço
Outro para você!

silvamelo
Pollux
Pollux

Mensagem por abençoado em Qua 20 Mar 2013, 6:37 pm

Assunto extenso...rs..vou deixar para o final de semana ou quando tiver um tempinho.

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 7:07 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: