.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» O Jesus diferente do Espiritismo
Ontem à(s) 7:39 pm por David de Oliveira

» Renan é afastado da presidência do Senado após tornar-se réu por peculato
Ontem à(s) 6:53 pm por David de Oliveira

» Oportunidades de emprego
Ontem à(s) 3:55 pm por Christiano

» Noticiário Escatológico
Ontem à(s) 3:33 pm por Jarbas

» Absurdário Escatológico
Ontem à(s) 9:56 am por Ed

» Olá...
Sex 09 Dez 2016, 10:25 pm por Ed

» Qual a verdadeira intenção dos organizadores das manifestações?
Sex 09 Dez 2016, 7:40 pm por Lit San Ares

» Meditações da Bíblia
Sex 09 Dez 2016, 4:59 pm por Discipulah

» Só há um jeito do Lula perder a próxima eleição!
Sex 09 Dez 2016, 7:36 am por gusto

Quem está conectado
39 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 38 Visitantes :: 2 Motores de busca

Lit San Ares

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Os 10 mandamentos servem para justificar o homem, ou para condená-lo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Os 10 mandamentos servem para justificar o homem, ou para condená-lo?

Mensagem por David_JP em Ter 12 Mar 2013, 3:28 pm

Olá irmãos

Paz do Senhor

Sei que muito já foi falado sobre mandamentos neste fórum. Por essa razão, antes de criar este tópico, procurei pelo forum para ver se havia outro com o mesmo título, mas não encontrei. Se houver, os irmãos me perdoem, mas não encontrei.

A questão de postar sobre esse tema é refletir sobre a função daquilo que alguns chamam de "Lei de Deus" e que outros chamam apenas de "Lei". Para iniciar, lanço uma passagem paulina, que parece falar sobre a questão:

Rom 3:19 - Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.

Tenho visto alguns irmãos falando da "anulação", "cancelamento", "caduquice" e vários outros termos, para dizer que a "Lei" foi "revogada". Em contrapartida, parece existir outros que parecem crer que atravésde se viver os mandamentos, pode o homem salvar-se...

Eu tenho minha própria opinião, e espero poder trocar idéias e crescer no aprendizado da Palavra com outros irmãos nesse tema!

Assim, para que serve o "decálago", ou "10 mandamentos" ou "Lei de Deus", ou simplesmente, "LEI"?

Servem para justificar? Servem para condenar? Existe uma terceira opção que podemos inserir aqui?

EM Cristo

David

"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

David_JP
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 381
flag : Brasil

Re: Os 10 mandamentos servem para justificar o homem, ou para condená-lo?

Mensagem por Eduardo em Ter 12 Mar 2013, 6:00 pm

A Lei não salva. Essa não é sua função. Em Rm 3.19-20, Paulo declara que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado, e 1ª João 3:4 confirma o mesmo conceito.
... outros que parecem crer que através de se viver os mandamentos, pode o homem salvar-se...
Fiquei curioso. Quem disse que o homem pode salvar-se se viver os mandamentos?

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

http://adventista.forumbrasil.net/

Mensagem por alicarvalho em Ter 12 Mar 2013, 6:28 pm

Eduardo escreveu:A Lei não salva. Essa não é sua função. Em Rm 3.19-20, Paulo declara que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado, e 1ª João 3:4 confirma o mesmo conceito.
... outros que parecem crer que através de se viver os mandamentos, pode o homem salvar-se...

Shalom´pra todos !!!

Eu também fiquei curioso !

Baruch HaShem !!!

"Porei minha Torah dentro deles e a escreverei em seu coração ;e serei o Deus deles e eles serão o meu povo " Jr 31.33b

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1915

Mensagem por gusto em Ter 12 Mar 2013, 8:00 pm

alicarvalho escreveu:
Eduardo escreveu:A Lei não salva. Essa não é sua função. Em Rm 3.19-20, Paulo declara que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado, e 1ª João 3:4 confirma o mesmo conceito.

Shalom´pra todos !!!

Eu também fiquei curioso !

Baruch HaShem !!!
Viver os mandamentos não salva, mas com certeza, Deus revela a sua aliança aos que o temem e se esforçam por obedecê-lo. Há alguns exemplos no NT.

gusto
Antares
Antares

Número de Mensagens : 10550

Mensagem por gusto em Ter 12 Mar 2013, 8:20 pm

Aproveitando o embalo: O que é mais difícil, guardar os 10 mandamentos ou amar o inimigo?

gusto
Antares
Antares

Número de Mensagens : 10550

Mensagem por Khwey em Ter 12 Mar 2013, 9:05 pm

David_JP escreveu:
A questão de postar sobre esse tema é refletir sobre a função daquilo que alguns chamam de "Lei de Deus" e que outros chamam apenas de "Lei". Para iniciar, lanço uma passagem paulina, que parece falar sobre a questão:
Pelo que consta na bíblia o termo "lei" sempre refere-se a lei de Deus, exceto quando em alguma figura, como por exemplo "lei do marido", em Romanos 7:2.

Ressaltando que mesmo assim, a lei do marido é relativa a lei de Deus.

Sabendo disto, que "lei" na bíblia é lei de Deus, o que interessa discutir mesmo é sobre a chamada "lei de Moisés" e a chamada "lei de Cristo", ambas leis de Deus.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por Khwey em Ter 12 Mar 2013, 9:10 pm

gusto escreveu:Viver os mandamentos não salva
Está errado.

Romanos
2:7 A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;

Fazer bem nos trás a idéia da obediência a mandamento.

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por David_JP em Qua 13 Mar 2013, 1:08 pm

Olá amigos e irmãos na fé no Senhor Jesus

Paz do Messias esteja convosco!

O amigo não precisa se preocupar! Eu não queria fazer juízo de valor contra ninguem. Se ler com cuidado verá que não acusei ninguem. apenas disse que "parece existir outros que parecem crer que atravésde se viver os mandamentos, pode o homem salvar-se...". Veja que não afirmei, mas que há uma aparência! Afinal, alguns parecem até mesmo defender a circuncisão na carne, daquele que aceita o senhorio do Messias em sua vida. Outros acreditam que é guarda de dias, que faz o homem (não quero levar o assunto para essa questão) agradável diante de Deus. Outros que não se pode comer isso, ou aquilo... E por aí vai...

Eu esperava que algum amigo ou irmão em Cristo pudesse ter escrito algo. Eu lancei uma passagem que tem a ver com a questão e vou lançar uma outra:

2 Corintios 3:7 - E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,

Vemos que na primeira passagem bíblica, em Romanos 3:19, postada na primeira mensagem do tópico, nos é dito claramente que a Lei diz algo, "para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus." Agora vemos que a Lei, gravada com letras na pedra, é chamada de "ministério de morte".

Ora, o que o Apóstolo quer sugerir com isso?

"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

David_JP
Pérola
Pérola

Número de Mensagens : 381

Mensagem por alicarvalho em Qua 13 Mar 2013, 4:42 pm

David_JP escreveu:

Olá amigos e irmãos na fé no Senhor Jesus

Paz do Messias esteja convosco!

O amigo não precisa se preocupar! Eu não queria fazer juízo de valor contra ninguem. Se ler com cuidado verá que não acusei ninguem. apenas disse que "parece existir outros que parecem crer que atravésde se viver os mandamentos, pode o homem salvar-se...". Veja que não afirmei, mas que há uma aparência! Afinal, alguns parecem até mesmo defender a circuncisão na carne, daquele que aceita o senhorio do Messias em sua vida. Outros acreditam que é guarda de dias, que faz o homem (não quero levar o assunto para essa questão) agradável diante de Deus. Outros que não se pode comer isso, ou aquilo... E por aí vai...

Eu esperava que algum amigo ou irmão em Cristo pudesse ter escrito algo. Eu lancei uma passagem que tem a ver com a questão e vou lançar uma outra:

2 Corintios 3:7 - E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,

Vemos que na primeira passagem bíblica, em Romanos 3:19, postada na primeira mensagem do tópico, nos é dito claramente que a Lei diz algo, "para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus." Agora vemos que a Lei, gravada com letras na pedra, é chamada de "ministério de morte".

Ora, o que o Apóstolo quer sugerir com isso?

Shalom !!!

Adonai jamais deu a Torah para que o homem fosse justificado por ela ,mas que aprendesse a ser separado como homem de D'us e ao mesmo tempo a Torah apontava para o Messias a Salvação que vem de D'us !!!

"Porei minha Torah dentro deles e a escreverei em seu coração ;e serei o Deus deles e eles serão o meu povo " Jr 31.33b

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Ton em Sab 16 Mar 2013, 9:23 am

Yeshua disse: "Se queres, porém, entrar na vida, guarda os Mandamentos" (Mt 19:17).
A isso, ainda foi acrescido o "seguir a Yeshua". Exatamente o que descreve a perseverança dos santos em Ap 14:12.

Blog Ton |de Tudo|

TON - "APRENDIZ DA BÍBLIA"
"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3210

http://arrazoemos.forumbrasil.net/

Mensagem por alicarvalho em Sab 16 Mar 2013, 9:56 am

Ton escreveu:
Yeshua disse: "Se queres, porém, entrar na vida, guarda os Mandamentos" (Mt 19:17).
A isso, ainda foi acrescido o "seguir a Yeshua". Exatamente o que descreve a perseverança dos santos em Ap 14:12.

Shabta Shalom irmão Ton !

Logicamente aqueles que são alcançados pela Graça de D'us precisam obedece-lo para continuar sob a Graça de Adonai !
A Torah é a "cerca" que delimita nossa liberdade debaixo da Graça de HaShem !!!

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Ton em Sab 16 Mar 2013, 10:18 am

Essa relação entre Torah e delimitação de liberdade, é relativa.
"E andarei em Liberdade; pois busco os Teus Preceitos" (Sl 119:45).

Blog Ton |de Tudo|

TON - "APRENDIZ DA BÍBLIA"
"Quando o 'Leão da Tribo de Judá' RUGE, o 'leão metido à besta' MIA de medo" (W. B. S.).

Ton
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3210

http://arrazoemos.forumbrasil.net/

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:51 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: