.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
» Noticiário Escatológico
Hoje à(s) 11:38 am por Jarbas

» Palavras são palavras, nada mais do que palavras. Será?
Hoje à(s) 10:44 am por gusto

» Um conselho aos debatedores de internet
Hoje à(s) 10:23 am por gusto

» A Verdadeira Liberdade
Hoje à(s) 10:02 am por gusto

» Frases
Hoje à(s) 9:54 am por gusto

» Livre arbítrio, auto idolatria
Ontem à(s) 10:47 pm por Lit San Ares

» A eleição torna-nos robôs?
Ontem à(s) 10:29 pm por Lit San Ares

» DESAFIO AOS DO LIVRE ARBITRIO
Ontem à(s) 9:45 pm por Lit San Ares

»  Endurecimeto do Faraó
Ontem à(s) 8:44 pm por Lit San Ares

Quem está conectado
45 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 42 Visitantes :: 2 Motores de busca

gusto, Jarbas, Khwey

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Cientistas brasileiros exumam restos mortais de D. Pedro I e suas mulheres

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitura Cientistas brasileiros exumam restos mortais de D. Pedro I e suas mulheres

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Ter 19 Fev 2013, 6:24 am

Cientistas brasileiros exumam restos mortais de D. Pedro I e suas mulheres

Foi a primeira vez que o corpo do imperador do Brasil passou por análise.
Arqueóloga disse que exames foram feitos em hospital paulistano em 2012.



Tomografia dos restos de D. Pedro I (Foto: Divulgação/Valter Diogo Muniz)

Cientistas brasileiros exumaram pela primeira vez para pesquisa os restos mortais de D. Pedro I, o primeiro imperador brasileiro, além de suas duas mulheres, as imperatrizes Dona Leopoldina e Dona Amélia.

A exumação fez parte do trabalho de mestrado da arqueóloga e historiadora Valdirene do Carmo Ambiel, que defendeu nesta segunda-feira (18) sua dissertação no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com Valdirene, os exames foram realizados em 2012 – entre fevereiro e setembro. Ela afirma que obteve em 2010 autorização de descendentes da família real brasileira para exumar os restos mortais. No entanto, negociações para que isto ocorresse iniciaram anos antes. “De forma oficial, esse trabalho começou a acontecer em 2010, mas ele se iniciou mesmo há oito anos”, explicou Valdirene ao G1.

Os exames foram realizados no Hospital das Clínicas de São Paulo e contaram com a ajuda de especialistas da Faculdade de Medicina da USP.

Transporte feito de madrugada

Segundo informações do site do jornal "O Estado de S. Paulo", um esquema de segurança foi montado para transportar as urnas funerárias de madrugada desde a cripta imperial, no Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, até o local dos exames, em Cerqueira César, onde, sob sigilo, os esqueletos foram submetidos a ultrassonografias e tomografias.

O site do jornal informa ainda que as análises revelaram que D. Pedro I fraturou ao longo de sua vida quatro costelas do lado esquerdo, consequência de dois acidentes -- uma queda de cavalo e quebra de carruagem. Isso teria prejudicado um de seus pulmões e, consequentemente, agravado uma tuberculose que causou sua morte aos 36 anos, em 1834. Ele media entre 1,66 m e 1,73 m e foi enterrado com roupas de general.


Exumação de D. Pedro I (Foto: Divulgação/Valter Diogo Muniz)

O "Estado" informa aponta que a exumação dos restos mortais de Dona Leopoldina contradiz a história de que a então imperatriz do Brasil teria fraturado o fêmur após Dom Pedro I tê-la empurrado de uma escada do palácio Quinta da Boa Vista, então residência da família real, localizada no Rio de Janeiro. No exame, não foram encontradas fraturas.


Restos de D. Leopoldina (Foto: Divulgação/Valter Diogo Muniz)

Imperatriz mumificada


Dona Amelia surpreendeu por estar mumificada (Foto: Divulgação/Valter Diogo Muniz)

No caso da segunda mulher do primeiro imperador do país, Dona Amélia, segundo noticia o "Estado", os cientistas se surpreenderam ao ver que a imperatriz foi mumificada e tinha partes do seu corpo preservados, como cabelos, unhas e cílios. Um crucifixo de madeira e metal foi enterrado com ela.

Relevância

De acordo com Astolfo Gomes de Mello de Araújo, professor de Arqueologia do MAE/USP e um dos orientadores do trabalho de Valdirene, a exumação dos corpos de parte da família real brasileira é importante para entender melhor o período imperial que o país viveu, que, segundo ele, é tratado com relativamente pouca relevância.

O Brasil, de uma maneira geral, tem uma memória histórica curta (...) O trabalho mostrou que havia ali dados importantes, além de derrubar a dúvida de que ali pudessem não estar enterrados os restos mortais”, disse Araújo, referindo-se ao Monumento da Independência, cripta imperial localizada em São Paulo, onde estão as urnas funerárias.


Detalhe das mãos de D. Amélia segurando um crucifixo (Foto: Divulgação/Valter Diogo Muniz)

Ele disse que medalhas e comendas que foram enterradas com D. Pedro I foram recuperadas durante a análise das urnas funerárias. Segundo o professor, esses materiais passam por restauração e estão atualmente em posse do Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo. “Esse material foi recolhido e deve ser exposto”, explica.
O orientador ressaltou ainda a importância da obtenção das autorizações para a exumação, tanto de integrantes da família real brasileira, quanto do Instituto do Patrimônio Histórico e banidoístico Nacional (Iphan).

Que isto sirva de exemplo até para outros países, onde há cada vez mais tabu em relação ao estudo de restos humanos (...) As pessoas acham que os restos mortais não podem ser manipulados. Isso é um retrocesso total, porque ali há informações importantes. Os restos humanos são tratados com respeito”, disse.


D. Leopoldina passa por tomografia (Foto: Divulgação/Valter Diogo Muniz)


fonte:

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/02/cientistas-brasileiros-exumam-restos-mortais-de-d-pedro-i-e-suas-mulheres.html

EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Número de Mensagens : 6000
flag : Brasil
Data de inscrição : 14/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitura Re: Cientistas brasileiros exumam restos mortais de D. Pedro I e suas mulheres

Mensagem por EVANGELISTA/RJ/MSN em Ter 19 Fev 2013, 6:30 am

agora os comentarios na pagina do G1

Ricardo Dutra escreveu:
Enquanto essa equipe de medicos se preocupam com e perdem tempo com quem ja morreu a tantos anos atraz, so por que era imperador. tem tantas pessoas morrendo en filas de hospital a espera um atendimento medico, mulheres gravidas sem ter um leito pra ganhar seus filhos idosos que ate pagaram seus planos de saudes e nao tem atendimento medicos isto ö uma vergonha eu deixo meu apelo vamos nos preocupar com estas pessoas que estao vivas e deixem os mortos descansarem em paz. o que essa exumasao vai mudar pra nos Brasileiros?

Anacleto Benigno escreveu:
Estou passada! Estou esperanda faz meses uma vaga no SUS para fazer uma tomografia computadorzada do meu útero e três múmias egípcias de 500 anos passam na frente desse jeito? Honde está a justiça neste país?

Maria Goncalves escreveu:
Verdade Mary santos aqui nos EUA todos sao muito patriotas, mas aqui nao se faz exames e nem se gastam horrrores de dinheiro desenterrando cadaveres de 200 anos enquantos pessoas morrem nas filas de hospitais por falta de atendimento.Aqui eles dao prioridade a saude de quem ta vivo e nao de quem ja morreu


EVANGELISTA/RJ/MSN
administrador
administrador

Número de Mensagens : 6000
flag : Brasil
Data de inscrição : 14/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitura Re: Cientistas brasileiros exumam restos mortais de D. Pedro I e suas mulheres

Mensagem por Bernardi em Ter 19 Fev 2013, 8:24 am

É lamentável que se perca tempo e dinheiro com mortos, enquanto não se tem tempo e dinheiro para os vivos.


"Eles também responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos? ’ "Ele responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo’. "E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna".
Mateus 25



Bernardi
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 857
Idade : 42
Localização : Patos - PB
flag : Brasil
Data de inscrição : 21/07/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitura Re: Cientistas brasileiros exumam restos mortais de D. Pedro I e suas mulheres

Mensagem por Guilherme em Qui 21 Fev 2013, 12:51 am

Todas as vezes que no nosso pais se faz um trabalho de pesquisa como esse acima descrito surgem reclamacoes.
...entao, que se queime todo o acervo de livros, objetos e outras coisas do passado, pq essas "mumias" nao vao encher nossa barriga! alias, seria muito melhor demolir todos os museus, acabar com essa palhacada de velharia e fazer um baita de um estacionamento....muito melhor! assim economiza dinheiro e a gente vai ser tratado de maneira decente! alias, quem foi essa leolpolda...dina..anyway??

....rapaz.....
... depois perguntam a diferenca entre um povo de pais de primeiro e de terceiro mundo....
vixe...

Guilherme
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 1332
flag : Israel
Data de inscrição : 02/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitura Re: Cientistas brasileiros exumam restos mortais de D. Pedro I e suas mulheres

Mensagem por Ed em Qui 21 Fev 2013, 6:28 am

Bernardi escreveu:É lamentável que se perca tempo e dinheiro com mortos, enquanto não se tem tempo e dinheiro para os vivos.

Peraí meu, não é bem assim, não...

O Brasil tem dinheiro sim senhor, e muito para gastar com coisas boas como esta que você está se queixando. Quer ver quanto o governo tem para gastar sem dar a mínima para o povo?

Dá só uma olhadinha:















Get Adobe Flash player





Dinheiro para essa corja de corruptos não é problema... a esposa!


Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3156 dias de existência com 228799 mensagens

Ed
Mateus 18:20
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11000
Idade : 64
Localização : BRUSA
flag : BrUSA
Data de inscrição : 13/04/2008

http://gospelbrasil.topicboard.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitura Re: Cientistas brasileiros exumam restos mortais de D. Pedro I e suas mulheres

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:38 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum