.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
41 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 40 Visitantes :: 2 Motores de busca

irmão

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

O que faria você desistir do cristianismo?

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: O que faria você desistir do cristianismo?

Mensagem por Ed em Dom 17 Fev 2013, 6:54 am

[quote="Jumper"][quote="Ed"]
Jumper escreveu:
O N.T. não faz parte da Torá, os livros do N.T. não estão na Torá.
Só na sua idéia... :risadinha:

Um é continuação do outro quer queira ou não...

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3160 dias de existência com 228873 mensagens

Ed
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 11001
flag : BrUSA

http://gospelbrasil.topicboard.net

Mensagem por dedo-duro em Dom 17 Fev 2013, 9:10 am

Eterna escreveu:
dedo-duro escreveu:
Eterna escreveu:
dedo-duro escreveu:Kiwi, mais provas impossível. Já te ofereci essa seção inteira do fórum como prova.

E desde quando argumentos provam alguma coisa?

Se couberam dentro do seu universo seja feliz!

Argumentos respaldados em fortes evidências. Quem sabe você leia um dia algum livro de filosofia e veja quão dificultoso é se provar algo... senão impossível. Principalmente se uma prova negativa estiver em questão.

Não se pode entender ausência de evidência como evidência de ausência! Qual prova negativa você quer discutir comigo?

Eterna, evidências negativas são usadas cotidianamente na ciência para reforçar resultados positivos. Explico. Quando as torres Gêmeas foram atingidas por terroristas, não se sabia muito bem quem havia realizado o atentado. Supunha-se que o mandante fosse o Bin Laden, mas não havia certeza. Como procederam à investigação? Verificaram várias outras hipóteses de autoria antes de afirmar qualquer coisa. O fato de não encontrarem evidências contra os demais grupos REFORÇOU a tese central, isto é, que o terrorista fosse o mandante. A exclusão das demais hipóteses abriu caminho para a investigação principal, para que concentrassem mais esforços e recursos nela.

Tudo aquilo que citei (padres e pastores imorais, contradições, absurdos e ahistoricidade biblicas) são evidências negativas, que depõe contra a idéia de um deus. Por certo uma idéia poderesa, que fez muitos adéptos e teve muita influência na história. Mas, também, uma idéia sem confirmação, infrutífera. O naturalismo, por sua vez, tem alcançado melhores resultados, tanto teóricos, quanto práticos, trazendo luz a diversos aspectos da vida neste planeta. Temos remédios, casas, carros, mais alimentos etc. Esses ganhos não pertencem à religião, que fique claro.

Assim, não tendo a prova cabal que não existe um deus (mesmo porque não há provas cabais), posso, tranquilamente dizer-me ateu, até mesmo difundir o ateísmo, pois tenho evidência positivas (darwinismo) e negativas (já expostas) que suportam minha descrença. Daí também Dawkins tem sua razão ao afirmar que a probabilidade de existência de um deus seja muito pequena, diante do que a humanidade já conhece.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4236
flag : Brasil

Mensagem por Jumper em Dom 17 Fev 2013, 11:10 am

[quote="Ed"][quote="Jumper"]
Ed escreveu:
Jumper escreveu:
O N.T. não faz parte da Torá, os livros do N.T. não estão na Torá.
Só na sua idéia... :risadinha:

Um é continuação do outro quer queira ou não...

Cristianismo nasceu do Judaísmo, nesse sentido é continuação.
Mas o cristianismo não substituiu o Judaísmo da mesma forma que um filho não substitui o pai quando nasce.
O problema é que o filho culpa o pai por não acreditar nas mesmas coisas... e filhos podem ser bem rebeldes.

Você acredita em cientistas criacionistas?
Resposta a praticamente todo questionamento criacionista.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1340

Mensagem por Ed em Dom 17 Fev 2013, 11:14 am

Palavras de Jesus:

Joa 10:30 - Eu e o Pai somos um.

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus 2Co 2:17

O Forum Gospel Brasil completa hoje 3160 dias de existência com 228873 mensagens

Ed

Mensagem por Eterna em Dom 17 Fev 2013, 5:00 pm

Jumper escreveu:Novamente, não estou discutindo detalhes internos da crença.
O livro João pertence ao N.T., não pertence à religião Judaíca.

Minha análise é simples: Cristianismo é uma sub-divisão do Judaísmo, tendo mesmas bases mas acrescentando livros novos (o N.T.).
Cristãos culpam os judeus por não serem cristãos. E o motivo do judeus não serem cristãos é simples: as profecias JUDAICAS não foram cumpridas com Jesus.

Entendo sua linha de raciocínio mas uma sub-divisão não significa exatamente que o Judaismo seja a origem da religião. Entendo que a diferença do judaismo e cristianismo está mesmo na ordem evolutiva do homem.

Mas não é o judaismo a referência, tanto quanto ateus não servem como referência, mas seu conjunto progressivo que vai sendo deixado para trás, assim como a crucificação, as arenas, a forca ... mais recentemente a libertação dos escravos, etc. etc.

O cristão não culpa o judaismo por não reconhecer Cristo como o messias, antes disso os judeus tem sua propria história e crença.

As profecias judaicas não foram cumpridas e tampouco será porque a missão do Cristo foi mostrar que há uma ordem diferente daquela que até então estava estabelecida. É neste momento que se inicia uma nova era. Nessa nova era, a letra mata e o espírito vivifica.

Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Eterna
Sirius
Sirius

Número de Mensagens : 3831

Mensagem por alicarvalho em Dom 17 Fev 2013, 5:46 pm

Eterna escreveu:
Jumper escreveu:Novamente, não estou discutindo detalhes internos da crença.
O livro João pertence ao N.T., não pertence à religião Judaíca.

Minha análise é simples: Cristianismo é uma sub-divisão do Judaísmo, tendo mesmas bases mas acrescentando livros novos (o N.T.).
Cristãos culpam os judeus por não serem cristãos. E o motivo do judeus não serem cristãos é simples: as profecias JUDAICAS não foram cumpridas com Jesus.

Entendo sua linha de raciocínio mas uma sub-divisão não significa exatamente que o Judaismo seja a origem da religião. Entendo que a diferença do judaismo e cristianismo está mesmo na ordem evolutiva do homem.

Mas não é o judaismo a referência, tanto quanto ateus não servem como referência, mas seu conjunto progressivo que vai sendo deixado para trás, assim como a crucificação, as arenas, a forca ... mais recentemente a libertação dos escravos, etc. etc.

O cristão não culpa o judaismo por não reconhecer Cristo como o messias, antes disso os judeus tem sua propria história e crença.

As profecias judaicas não foram cumpridas e tampouco será porque a missão do Cristo foi mostrar que há uma ordem diferente daquela que até então estava estabelecida. É neste momento que se inicia uma nova era. Nessa nova era, a letra mata e o espírito vivifica.

Quem deu a Torah como referencial de vida para a nação de Israel viver no deserto para depois possuir a terra de Canaã e pra que eles fossem "santos porque EU YHVH Sou Santo" ?

Quem deu a Bri Hadashá como complemento e plenitude da Torah através do Mashiach ?

Yeshua veio como Ben Yossef e voltará como Ben David Rei de Israel !

TODAS AS PROMESSAS FEITAS A ISRAEL PELO ETERNO SE CUMPRIRÃO NÃO CAÍRA NENHUMA PALAVRA POR TERRA ALELUIA !!!

Adonai começou a separar um povo desde Sete passando por Enoque , Noé , Sem , Abraão , Isaque ,Jacó ,Judá ,David, Yeshua !!!

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1915

Mensagem por Khwey em Dom 17 Fev 2013, 5:48 pm

Por que Adonai quis destruir este povo que ele mesmo havia separado?

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por alicarvalho em Dom 17 Fev 2013, 6:01 pm

Khwey escreveu:Por que Adonai quis destruir este povo que ele mesmo havia separado?

Por que Adonai ,D'us de Abraão ,Isaque , Israel não os destruiu meus irmãos ?

Por que O Santo de Israel nunca rejeitará Israel meus irmãos ?

Porque o Guarda de Sião jamais deixará de ver Israel como uma Nação diante dele meus irmãos ?

Por que a Raiz de David voltará com Poder e glória e destruirá os inimigos de Israel meus irmãos ?

Por que o Filho de Davi reinará no Trono em Yerushalayim meus irmãos ?

Por que O Leão da Tribo de Judá redimirá O Seu Povo Israel meus irmãos ?

Por que subiremos de ano em ano e adoraremos ao Eterno e celebraremos a festa de Sucot em Israel meus irmãos ?

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Khwey em Dom 17 Fev 2013, 6:02 pm

A pergunta é:

Por que Deus quis destruir o povo no deserto?

Khwey
administrador
administrador

Número de Mensagens : 17151

Mensagem por Eterna em Dom 17 Fev 2013, 6:15 pm

dedo-duro escreveu:
Eterna escreveu:
dedo-duro escreveu:
Eterna escreveu:
dedo-duro escreveu:Kiwi, mais provas impossível. Já te ofereci essa seção inteira do fórum como prova.

Argumentos respaldados em fortes evidências. Quem sabe você leia um dia algum livro de filosofia e veja quão dificultoso é se provar algo... senão impossível. Principalmente se uma prova negativa estiver em questão.

Não se pode entender ausência de evidência como evidência de ausência! Qual prova negativa você quer discutir comigo?

Eterna, evidências negativas são usadas cotidianamente na ciência para reforçar resultados positivos. Explico. Quando as torres Gêmeas foram atingidas por terroristas, não se sabia muito bem quem havia realizado o atentado. Supunha-se que o mandante fosse o Bin Laden, mas não havia certeza. Como procederam à investigação? Verificaram várias outras hipóteses de autoria antes de afirmar qualquer coisa. O fato de não encontrarem evidências contra os demais grupos REFORÇOU a tese central, isto é, que o terrorista fosse o mandante. A exclusão das demais hipóteses abriu caminho para a investigação principal, para que concentrassem mais esforços e recursos nela.

Tudo aquilo que citei (padres e pastores imorais, contradições, absurdos e ahistoricidade biblicas) são evidências negativas, que depõe contra a idéia de um deus. Por certo uma idéia poderesa, que fez muitos adéptos e teve muita influência na história. Mas, também, uma idéia sem confirmação, infrutífera. O naturalismo, por sua vez, tem alcançado melhores resultados, tanto teóricos, quanto práticos, trazendo luz a diversos aspectos da vida neste planeta. Temos remédios, casas, carros, mais alimentos etc. Esses ganhos não pertencem à religião, que fique claro.

Assim, não tendo a prova cabal que não existe um deus (mesmo porque não há provas cabais), posso, tranquilamente dizer-me ateu, até mesmo difundir o ateísmo, pois tenho evidência positivas (darwinismo) e negativas (já expostas) que suportam minha descrença. Daí também Dawkins tem sua razão ao afirmar que a probabilidade de existência de um deus seja muito pequena, diante do que a humanidade já conhece.

Esqueçamos estudos científicos para falar sobre matéria e vamos nos ater ao aspecto espiritual.

Allan Kardec teve melhor coerência ao informar que a ciência espírita não se confunde com as ciências ordinárias do mesmo modo como elas não se confundem entre sí. Ora, pretender afirmar que Deus não existe através do estudo da física, química e biologia é risível.

No mais, Darwim só publicou seu livro 'A origem das espécies' após a publicação do LE que trata sobre evolução (tão igual e tão diferente entre si - porém Darwim só reforça os conceitos espíritas). E por fim, Dawkins é zoólogo, logo, sua especialidade são os animais.

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por Eterna em Dom 17 Fev 2013, 6:23 pm

alicarvalho escreveu:
Khwey escreveu:Por que Adonai quis destruir este povo que ele mesmo havia separado?

Porque o Guarda de Sião jamais deixará de ver Israel como uma Nação diante dele meus irmãos ?

Por que a Raiz de David voltará com Poder e glória e destruirá os inimigos de Israel meus irmãos ?

Por que subiremos de ano em ano e adoraremos ao Eterno e celebraremos a festa de Sucot em Israel meus irmãos ?

Misericórdia, você é bastante inflamado(a)!

Nos diga: Porque? Porque? Porque?

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por dedo-duro em Dom 17 Fev 2013, 7:25 pm

Eterna escreveu:
dedo-duro escreveu:
Eterna escreveu:
dedo-duro escreveu:
Eterna escreveu:

Esqueçamos estudos científicos para falar sobre matéria e vamos nos ater ao aspecto espiritual.

Allan Kardec teve melhor coerência ao informar que a ciência espírita não se confunde com as ciências ordinárias do mesmo modo como elas não se confundem entre sí. Ora, pretender afirmar que Deus não existe através do estudo da física, química e biologia é risível.

No mais, Darwim só publicou seu livro 'A origem das espécies' após a publicação do LE que trata sobre evolução (tão igual e tão diferente entre si - porém Darwim só reforça os conceitos espíritas). E por fim, Dawkins é zoólogo, logo, sua especialidade são os animais.

Não entendo muita coisa sobre espiritismo. Na verdade, fiquei satisfeito quando assisti o filme dos Caça-Fantasmas . As ciências são várias, cada uma estuda um aspecto especializado da realidade. Entretanto, o método é único em seus aspectos fundamentais, principalmente no que tange ao primado da dúvida, a suspensão do Juízo e a busca por evidências. Tais pontos são inegociáveis ao se caracterizar uma ciência. Não é possível estabelecer um estudo sério que se baseie em atitudes diferentes das mencionadas. Fé, crença, convicção inabalável, tem pouco a ver com racionalidade e busca empírica. Assim, chamar espiritismo de ciência é picaretagem ou inocência.

Associar Darwin com o espiritismo também constitui má-fé. O fato da palavra evolução possuir um uso anterior a publicação do livro "origem das espécies", não implica que Darwin e Kardec tratavam do mesmo assunto, nem que usassem o termo na mesma assepção. Não sei o espírita quer dizer com evolução, talvez você possa informar. Sei que Darwin tratava de coisas físicas, científicas e sérias, que evolução, para ele, nada mais era que descendência com modificação e sucesso reprodutivo.

Aliás, muito pertinente que frases do Dawkins entrem na discussão, pois zóologos conhecem muito bem a teoria da evolução das espécies por seleção natural.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4236

Mensagem por Ed em Dom 17 Fev 2013, 7:36 pm

Eterna escreveu:
alicarvalho escreveu:

Misericórdia, você é bastante inflamado(a)!

Nos diga: Porque? Porque? Porque?
É porque na faixa de Gaza é pau o dia todo! E o povo vive na neura... sim

Ed

Mensagem por silvamelo em Dom 17 Fev 2013, 8:51 pm

dedo-duro escreveu:Não entendo muita coisa sobre espiritismo. Na verdade, fiquei satisfeito quando assisti o filme dos Caça-Fantasmas :risadinha: .
hahahaha

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por silvamelo em Dom 17 Fev 2013, 8:56 pm

dedo-duro escreveu:Fé, crença, convicção inabalável, tem pouco a ver com racionalidade e busca empírica. Assim, chamar espiritismo de ciência é picaretagem ou inocência.
Concordo plenamente! Kardec foi de fato um picareta, tentando passar uma ideia de empirismo nas "experiências" paranormais que realizava, quando sabemos que não existe nenhuma forma de provar empiricamente nada daquilo que ele afirmava como sendo ciência...

silvamelo
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4417

Mensagem por Eduardo em Dom 17 Fev 2013, 9:04 pm

Ed escreveu:
Jumper escreveu:O N.T. não faz parte da Torá, os livros do N.T. não estão na Torá.
Só na sua idéia... :risadinha: Um é continuação do outro quer queira ou não...
De pleno acordo.

Visite-me no Fórum Adventista:

http://adventista.forumbrasil.net/

Eduardo
‎Moderador Adventista
‎Moderador Adventista

Número de Mensagens : 8396

http://adventista.forumbrasil.net/

Mensagem por Eterna em Dom 17 Fev 2013, 10:27 pm

dedo-duro escreveu:
Eterna escreveu:
dedo-duro escreveu:
Eterna escreveu:
dedo-duro escreveu:
Eterna escreveu:

Não entendo muita coisa sobre espiritismo. Na verdade, fiquei satisfeito quando assisti o filme dos Caça-Fantasmas . As ciências são várias, cada uma estuda um aspecto especializado da realidade. Entretanto, o método é único em seus aspectos fundamentais, principalmente no que tange ao primado da dúvida, a suspensão do Juízo e a busca por evidências. Tais pontos são inegociáveis ao se caracterizar uma ciência. Não é possível estabelecer um estudo sério que se baseie em atitudes diferentes das mencionadas. Fé, crença, convicção inabalável, tem pouco a ver com racionalidade e busca empírica. Assim, chamar espiritismo de ciência é picaretagem ou inocência.

Bem, na verdade está me parecendo que você nada entende sobre a Doutrina Espírita, mormente pela satisfação encontrada nos caça fantasmas.

O corpo teórico fundamental do Espiritismo está em 'O Livro dos Espíritos'. O exame desse livro mostra seu "casamento" da teoria com os fatos. Ademais, ali está implícita as diretrizes que nortearam o desenvolvimento das investigações espíritas.

Contrariando o que alguns críticos mal informados sobre o Espiritismo e das teorias científicas alegam, o Espiritismo não conflita com qualquer uma das teorias científicas seja da física, química ou biologia.

Pelas razões acima expostas, confessar que não entende sobre a Doutrina Espírita e encerrar afirmando que chamar o Espiritismo de ciência pode ser picaretagem, é a picaretagem de quem nada entende mas quer se dar bem!

Associar Darwin com o espiritismo também constitui má-fé. O fato da palavra evolução possuir um uso anterior a publicação do livro "origem das espécies", não implica que Darwin e Kardec tratavam do mesmo assunto, nem que usassem o termo na mesma assepção. Não sei o espírita quer dizer com evolução, talvez você possa informar. Sei que Darwin tratava de coisas físicas, científicas e sérias, que evolução, para ele, nada mais era que descendência com modificação e sucesso reprodutivo.

Aliás, muito pertinente que frases do Dawkins entrem na discussão, pois zóologos conhecem muito bem a teoria da evolução das espécies por seleção natural.

De novo, a Doutrina Espírita na sua obra 'O livro dos Espíritos' já falava sobre a evolução das espécies. Se estamos associando a evolução humana a publicação de Darwin é tão somente porque abriu-se uma porta para isto. Atente bem para o que está sendo dito. Darwin tanto pode ser o deus dos ateus como também atestado científico dos espíritas.

Eterna
Sirius
Sirius

Mensagem por Bernardi em Seg 18 Fev 2013, 9:23 am

silvamelo escreveu:
dedo-duro escreveu:Fé, crença, convicção inabalável, tem pouco a ver com racionalidade e busca empírica. Assim, chamar espiritismo de ciência é picaretagem ou inocência.
Concordo plenamente! Kardec foi de fato um picareta, tentando passar uma ideia de empirismo nas "experiências" paranormais que realizava, quando sabemos que não existe nenhuma forma de provar empiricamente nada daquilo que ele afirmava como sendo ciência...

Acreditar em milagres tb é pura inocência e falar em milagres é tb picaretagem, para tudo existe uma explicação científica, só é milagre pq a ciência ainda não conseguiu explicar.

"Eles também responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos? ’ "Ele responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo’. "E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna".
Mateus 25

Bernardi
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 857

Mensagem por Bernardi em Seg 18 Fev 2013, 9:42 am

dedo-duro escreveu:- Alguma contradição bíblica.
- Algum absurdo bíblico.
- Pastores/padres imorais.
- a não historicidade das narrativas.
- argumento que provasse que deus não existe.
- queda nos vencimentos mensais.
- outro. Qual?

- Contradições na Bíblia existem aos milhares, isso é em razão de traduções erradas, interesses políticos daqueles que reescreviam os textos antes de existir a tipografia, enfim.. não é motivo suficiente para "desistir do Cristianismo";
- Absurdos bíblicos existem aos milhares, contudo, deve-se observar que a ignorância da época fazia com que os narradores e escritores registrassem os fatos conforme o seu ponto de vista;
- Quanto a historicidade, é notório que documentos, ruinas, fósseis, estão sendo descobertos a todo instante, assim, deve-se dar tempo ao tempo, não se provou pq ainda não se descobriu, isso não quer dizer que não exista;
- Não existem argumentos para provar que Deus não existe, nem que existe, isso é questão de fé.. eu particularmente não posso crer que o "acaso" criou algo inteligente;
- Queda nos vencimentos mensais foi piada, com certeza... isso serviria apenas para aqueles que creem que existe o capeta, o que não é o meu caso;
- Concluindo, nada me faria desistir do Cristianismo.

"Eles também responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos? ’ "Ele responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo’. "E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna".
Mateus 25

Bernardi
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por Jumper em Seg 18 Fev 2013, 10:23 am

- Não existem argumentos para provar que Deus não existe, nem que existe, isso é questão de fé.. eu particularmente não posso crer que o "acaso" criou algo inteligente;
Não há como desprovar deus ou crença alguma. Se alguém tem a crença de que o universo foi criado 5 minutos atrás, não haverá como desprovar tal crença. Afinal tal deus/ser criador pode ter dado a impressão de um universo antigo com memórias e tudo o mais. Mas isso não faz com que nós devamos acreditar em tal coisa. Fé é fé mas um pouco de racionalidade é bom.

Explicar algo por algum crença ou ser sobrenatural nunca foi explicação final para nada. Não peço para você deixar de acreditar em Deus, mas para que não use tal crença como explicação final para as coisas, um "Foi Deus e pronto" é muito prejudicial à sociedade como um todo (principalmente por deixar as pessoas acomodadas, acabando com a curiosidade, diminuindo a produção científica, etc).

Eu não acredito no acaso, acredito nas pressões ambientais para que as espécies sobrevivem à adaptações ao meio. Não é acaso nem aleatório, mas é caótico.

O ser humano não nasceu inteligente, como espécie existimos a mais de 100 mil anos e só aprendemos escrita nos últimos 6 mil... antes disso a passagem do conhecimento era quase inexistente.

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Bernardi em Seg 18 Fev 2013, 10:33 am

Jumper escreveu:
Não há como desprovar deus ou crença alguma. Se alguém tem a crença de que o universo foi criado 5 minutos atrás, não haverá como desprovar tal crença. Afinal tal deus/ser criador pode ter dado a impressão de um universo antigo com memórias e tudo o mais. Mas isso não faz com que nós devamos acreditar em tal coisa. Fé é fé mas um pouco de racionalidade é bom.

Explicar algo por algum crença ou ser sobrenatural nunca foi explicação final para nada. Não peço para você deixar de acreditar em Deus, mas para que não use tal crença como explicação final para as coisas, um "Foi Deus e pronto" é muito prejudicial à sociedade como um todo (principalmente por deixar as pessoas acomodadas, acabando com a curiosidade, diminuindo a produção científica, etc).

Eu não acredito no acaso, acredito nas pressões ambientais para que as espécies sobrevivem à adaptações ao meio. Não é acaso nem aleatório, mas é caótico.

O ser humano não nasceu inteligente, como espécie existimos a mais de 100 mil anos e só aprendemos escrita nos últimos 6 mil... antes disso a passagem do conhecimento era quase inexistente.

E o que fez com que os compostos químicos se organizassem?
De onde surgiram as regras da física, matemática, química, etc.?
Espontaneidade? Tudo SEMPRE existiu?
Acreditar em Deus não é prejudicial à sociedade, eu creio em Deus e não estou acodado, estou sempre procurando respostas... essa visão é muito simplista... é a mesma visão daqueles que não admitem a evolução e acham que o mundo tem 6000 anos e que Adão foi o primeiro homem.

Mateus 25

Bernardi
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por alicarvalho em Seg 18 Fev 2013, 12:14 pm

Khwey escreveu:A pergunta é:

Por que Deus quis destruir o povo no deserto?

alicarvalho
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por rbarros em Seg 18 Fev 2013, 1:43 pm

dedo-duro escreveu:O que faria você desistir do cristianismo?

- Alguma contradição bíblica.
- Algum absurdo bíblico.
- Pastores/padres imorais.
- a não historicidade das narrativas.
- argumento que provasse que deus não existe.
- outro. Qual?

Do Cristianismo como religião já desisti há muito, muito tempo. Alguns motivos:

Contradições e absurdos bíblicos; imoralidades no seio da Igreja; a não-historicidade das narrativas, muitas delas muito extravagantes; estudo mais profundo da espiritualidade, que me levou a conclusões mais sérias e lógicas a respeito de Deus; dogmatismo, subserviência e alienação pregados pelo Cristianismo.

Mas nem por isso me tornei ateu. Um tanto agnóstico talvez, mas não um descrente.

E você, o que te faria deixar de ser ateu?

- Alguma contradição científica.
- Algum absurdo científico.
- Cientistas imorais.
- a não veracidade dos experimentos científicos.
- argumento que provasse que os cientistas te enganam.
- outro. Qual?

Wink

Que o espírito dos selvagens permaneça um espírito selvagem!

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Número de Mensagens : 1400

http://www.vigilia.com.br/vforum/viewforum.php?f=16

Mensagem por Jumper em Seg 18 Fev 2013, 2:30 pm

E o que fez com que os compostos químicos se organizassem?
De onde surgiram as regras da física, matemática, química, etc.?
Não sei, logo foi Deus?
Desconhecimento não deve ser desculpa para acreditar em um deus.
Compostos químicos reagem entre si naturalmente, moléculas orgânicas surgem naturalmente.

Espontaneidade? Tudo SEMPRE existiu?
"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" -- Lavoisier.
Eu não sei daonde veio tudo, não acredito que exista alguém que saiba e com boa certeza uma crença mitológica da idade do bronze não o sabe.

Acreditar em Deus não é prejudicial à sociedade, eu creio em Deus e não estou acodado, estou sempre procurando respostas... essa visão é muito simplista... é a mesma visão daqueles que não admitem a evolução e acham que o mundo tem 6000 anos e que Adão foi o primeiro homem.
Não estou criticando a crença em Deus, estou criticando quem usa Deus como explicação final para as coisas. Se você não é assim, parabéns.

O que eu critico e muito é o papel que as religiões nas sociedades.
Religiões são prejudicais à sociedade: não é o caso segundo dados demográficos, religiosidade é inversamente proporcional ao IDH da região.
Quanto mais pobre for a região/país maior é a religiosidade e quanto menos religioso melhor é a qualidade de vida e menos crimes.
Não sei dizer o que causa o quê, se pobreza aumenta a religiosidade ou se religiosidade atraí a pobreza mas os dados não mentem (eu diria que são interdependentes: religião tem maior aceitação em quem tem menos estudo e estas fazem o possível para deixar a sociedade no mesmo nível de pobreza, afinal conhecimento demais prejudica os negócios).

Sociedades religiosas tendem a serem fechadas, tendo preconceitos com quem não é da mesma crença e com quem pensa de forma diferente, possuem menor desenvolvimento científico (ou seja, importam tecnologia que países mais avançados produzem).

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Jumper em Seg 18 Fev 2013, 2:39 pm

E você, o que te faria deixar de ser ateu?
Não sei se a pergunta é genérica ou específica ao dedo-duro, mas aí vai minha resposta:

- Alguma contradição científica.
Ciência não é dogma, erros acontecem.
- Algum absurdo científico.
Como o que? Universo tendo 15 bilhões de anos? Que para muitos é um absurdo?
Tal absurdo se fosse publicado me faria questionar os cientistas. Não vejo relação entre isso e ateísmo.

- Cientistas imorais.
Irrelevante. Cientistas não são padres (o que é bom, visto a quantidade de padres pedófilos)
A imoralidade de um cientistas não tem peso algum nas contribuições do mesmo.
Exemplo: cientistas nazistas usaram de judeus para fazer experimentos, o colete salva-vidas surgiu assim e não foi da melhor forma (deixar judeus flutuando num tanque de água próximo a 0 graus não é lá muito moral). A descoberta é válida, salvou muitas vidas mas de uma forma imoral. Por causa disso devemos não usar colete salva-vidas? Não vejo motivo.

- a não veracidade dos experimentos científicos.
Ciência não é dogma, erros acontecem.

- argumento que provasse que os cientistas te enganam.
Se ocorrer é um problema localizado. Não vejo algo como TODOS os cientistas estarem enganando a população.

Tipo, perder emprego e rezar para conquistar um novo emprego?
Eu preferiria ser mais prático e procurar um novo emprego.

- outro. Qual?
Evidência real da existência de tal ser sobrenatural, e não evidências indiretas, limitadas e subjetivas do tipo "Ah, tudo é tão perfeito, logo Deus existe e criou tudo".

Jumper
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:30 am

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: