.....................................................
Que bom que você entrou Convidado
Últimos assuntos
Quem está conectado
68 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 67 Visitantes :: 2 Motores de busca

Christiano

O recorde de usuários online foi de 2364 em Seg 19 Dez 2011, 5:49 pm
Consulta Bíblica
Ex: fé - Ex: Gn 1:1-10

Se deus existe, porque enfrentamos o mal?

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Se deus existe, porque enfrentamos o mal?

Mensagem por Bernardi em Ter 19 Fev 2013, 8:16 am

dedo-duro escreveu:Estou curioso, qual causa e efeito existe na caridade? Você doa o dinheiro, feito otário, e o recebedor ri da sua cara?

Caridade não se resume a dinheiro, ser tolerante com o próximo tb é caridade.

"Eles também responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos? ’ "Ele responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo’. "E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna".
Mateus 25

Bernardi
Esmeralda
Esmeralda

Número de Mensagens : 857
flag : Brasil

Mensagem por rbarros em Ter 19 Fev 2013, 8:24 am

dedo-duro escreveu:E que tipo de Onipotência é essa, que mal consegue lidar com os filhos da carne? Se seu filho estivesse prestes a morrer, você não evitaria? Se um humano, ruim e filho do pecado, faz isso, quanto mais um suposto ser angelical e divino deveria fazer. Pelo contrário a bíblia nos informa que deus enviou seu filho para tortura e sacrifício. Que droga de paternidade é essa? Apesar de fictícia, não deveria ser ensinada, muito menos adorada, como alguns fazem.

Dedo-mole, eu vejo o Mundo como uma grande escola, como um excelente reformatório, e como um presídio de máxima segurança.

Escola, porque aqui nós aprendemos muito de muitas coisas, inclusive a amar.

Reformatório, onde as almas em desequilíbrio vêm para se restabelecer mental e espiritualmente.

E Presídio, onde as almas mais perigosas do Universo, ou deste quadrante do Universo, vêm para cumprir pena de reclusão. Aqui é o Inferno de outros mundos.

Os métodos de ensino são através da dor e do sofrimento; o tratamento para a cura da nossa loucura se baseia em dor e sofrimento, mas principalmente no arrependimento (se te arrependeres, estarás curado); quem vem para cá em reclusão fatalmente se verá obrigado a "frequentar" a escola deste mundo, se submetendo também ao tratamento aplicado no reformatório chamado Terra.

Isto explica tanta dor, lágrimas e sofrimento. Não há um ser humano sequer que não sofra, senão moralmente, fisicamente. Pois este é o remédio amargo que irá nos curar os males da alma.

É o tratamento de choque, de extrema urgência e necessidade, e que nos dá a impressão de que Deus é um tirano impiedoso - mas é justamente o contrário. Assim como nós aplicamos ao doente o remédio ou a vacina - ou até mesmo a intervenção cirurgica para curar-lhe o mal, Deus nos dá o sofrimento e a dor para a nossa cura espiritual.

Que o espírito dos selvagens permaneça um espírito selvagem!

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Número de Mensagens : 1400

http://www.vigilia.com.br/vforum/viewforum.php?f=16

Mensagem por dedo-duro em Ter 19 Fev 2013, 8:34 am

Acho que um ser onisciente poderia bolar algo mais engenhoso que uma pedagogia do sofrimento. Na minha opinião, o sofrimento, além de sem sentido, é nadificador, isto é, torna as coisas ainda mais sem sentido. Depois eu desenvolvo o tema, pois, agora, tenho um lote para capinar. abçs.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Número de Mensagens : 4236

Mensagem por rbarros em Ter 19 Fev 2013, 8:43 am

Somente a dinamite do sofrimento para desfazer as mentes cristalizadas! Tente desfazer o orgulho e o egoísmo das pessoas orgulhosas e egoístas somente com palavras - perda de tempo! Somente um "tratamento de choque" resolve... e olhe lá! Tem uns que ainda assim são perseverantes!

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por Bernardi em Ter 19 Fev 2013, 10:13 am

dedo-duro escreveu:Acho que um ser onisciente poderia bolar algo mais engenhoso que uma pedagogia do sofrimento. Na minha opinião, o sofrimento, além de sem sentido, é nadificador, isto é, torna as coisas ainda mais sem sentido. Depois eu desenvolvo o tema, pois, agora, tenho um lote para capinar. abçs.

Sem esforço não há crescimento, é justamente a pessoa de sucesso aquela que vence os obstáculos.
O sofrimento não é apenas a dor, mas a dificuldade em atingir aquilo que desejamos... ou trazendo para uma visão simplista, qual seria a graça se num esporte de competição todos empatassem sempre? Ninguém se esforçaria, não haveria conquistas.

"Eles também responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos? ’ "Ele responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo’. "E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna".
Mateus 25

Bernardi
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por abençoado em Ter 19 Fev 2013, 4:12 pm

dedo-duro escreveu:Acho que um ser onisciente poderia bolar algo mais engenhoso que uma pedagogia do sofrimento. Na minha opinião, o sofrimento, além de sem sentido, é nadificador, isto é, torna as coisas ainda mais sem sentido. Depois eu desenvolvo o tema, pois, agora, tenho um lote para capinar. abçs.

Isso é sua opinião, mas nada prova que um mundo sem sofrimento seria aquele que necessariamente melhor serviria aos propósitos de Deus.

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Número de Mensagens : 1851
flag : Estados Unidos

Mensagem por dedo-duro em Ter 19 Fev 2013, 5:57 pm

Nem nada prova que seu deus exista, nem que o sofrimento seja louvável, ou necessário. Se deus existisse, com toda fome, matança e falta de cuidados do mundo, eu faria tudo para encarceirá-lo junto a outros psicopatas intratáveis.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por dedo-duro em Ter 19 Fev 2013, 5:58 pm

rbarros escreveu:Somente a dinamite do sofrimento para desfazer as mentes cristalizadas! Tente desfazer o orgulho e o egoísmo das pessoas orgulhosas e egoístas somente com palavras - perda de tempo! Somente um "tratamento de choque" resolve... e olhe lá! Tem uns que ainda assim são perseverantes!

Alguém aqui está em procura de vingança. E não sou eu.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por dedo-duro em Ter 19 Fev 2013, 6:00 pm

Bernardi escreveu:

Sem esforço não há crescimento, é justamente a pessoa de sucesso aquela que vence os obstáculos.
O sofrimento não é apenas a dor, mas a dificuldade em atingir aquilo que desejamos... ou trazendo para uma visão simplista, qual seria a graça se num esporte de competição todos empatassem sempre? Ninguém se esforçaria, não haveria conquistas.

A palavra que você procura é resiliência. Contornar os problemas da vida exige certo sofrimento. Mas este não deve ser louvado, como vocês fazem. Deve ser evitado. Afinal a dor nada mais é que uma pressão exagerada em algum centro nervoso do corpo.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por rbarros em Ter 19 Fev 2013, 9:18 pm

dedo-duro escreveu:
rbarros escreveu:Somente a dinamite do sofrimento para desfazer as mentes cristalizadas! Tente desfazer o orgulho e o egoísmo das pessoas orgulhosas e egoístas somente com palavras - perda de tempo! Somente um "tratamento de choque" resolve... e olhe lá! Tem uns que ainda assim são perseverantes!

Alguém aqui está em procura de vingança. E não sou eu.

Vingança, não. Mas busco sempre tentar entender o ser humano, este ilustre desconhecido.

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por dedo-duro em Ter 19 Fev 2013, 9:33 pm

entender na base da porrada?

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por rbarros em Qua 20 Fev 2013, 8:37 am

Por que "porrada"?

Não estou dizendo que ateus e agnósticos são os maus elementos, eu até que respeito o vosso ponto de vista.

Refiro-me às pessoas egoístas, orgulhosas, vaidosas, individualistas - não importa o credo.

O Orgulho e o Egoísmo são a origem de todos os males, quando não provocados por causas naturais. Não vejo Deus como causador ou cúmplice de nosso sofrimento. Portanto, o argumento de que Deus não existe baseado nas premissas de dor e sofrimento é inválido.

rbarros
Moderador Espírita
Moderador Espírita

Mensagem por Bernardi em Qua 20 Fev 2013, 11:17 am

dedo-duro escreveu:
Bernardi escreveu:

A palavra que você procura é resiliência. Contornar os problemas da vida exige certo sofrimento. Mas este não deve ser louvado, como vocês fazem. Deve ser evitado. Afinal a dor nada mais é que uma pressão exagerada em algum centro nervoso do corpo.

"como vocês fazem" é muita gente... sou espírita, não protestante, eu não louvo o sofrimento, simplesmente ele é INEVITÁVEL e NECESSÁRIO para o crescimento pessoal.. isso é notório.
A dor é muito mais do que uma pressão exagerada em algum nervo... se queres pegar emprestado termos da física para a psicologia, deverias fazer o mesmo com a biologia.
Sem sacrifício não há conquista, tu sabes muito bem disso.
Tu acreditas em vida inteligente em outros planetas?

Mateus 25

Bernardi
Esmeralda
Esmeralda

Mensagem por dedo-duro em Qua 20 Fev 2013, 6:05 pm

rbarros escreveu:Por que "porrada"?

Não estou dizendo que ateus e agnósticos são os maus elementos, eu até que respeito o vosso ponto de vista.

Refiro-me às pessoas egoístas, orgulhosas, vaidosas, individualistas - não importa o credo.

O Orgulho e o Egoísmo são a origem de todos os males, quando não provocados por causas naturais. Não vejo Deus como causador ou cúmplice de nosso sofrimento. Portanto, o argumento de que Deus não existe baseado nas premissas de dor e sofrimento é inválido.

Nunca vi tanta inconsistência junta.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por abençoado em Qua 20 Fev 2013, 6:09 pm

dedo-duro escreveu:Nem nada prova que seu deus exista,
Mas o paradoxo do Epicuro formula uma hipótese = não é possível que ele exista, porque é logicamente incompatível com o sofrimento.

Se o paradoxo é refutável (como já se demonstrou que é), essa hipótese também o é.

Em filosofia se chama raciocínio lógico.Se quer entrar no debate se Deus existe ou não existe, são outros 500.

nem que o sofrimento seja louvável, ou necessário.
Mas o fato é que ele existe e um mundo com sofrimento é logicamente compatível com a existência e os propósitos de Deus, ao contrário de um mundo epicurista (pelo menos isso não é demonstrável).

Se deus existisse, com toda fome, matança e falta de cuidados do mundo, eu faria tudo para encarceirá-lo junto a outros psicopatas intratáveis.

Já respondido, pare de floodar.

Última edição por abençoado em Qua 20 Fev 2013, 6:13 pm, editado 1 vez(es)

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por dedo-duro em Qua 20 Fev 2013, 6:09 pm

Bernardi escreveu:
dedo-duro escreveu:
Bernardi escreveu:

"como vocês fazem" é muita gente... sou espírita, não protestante, eu não louvo o sofrimento, simplesmente ele é INEVITÁVEL e NECESSÁRIO para o crescimento pessoal.. isso é notório.
A dor é muito mais do que uma pressão exagerada em algum nervo... se queres pegar emprestado termos da física para a psicologia, deverias fazer o mesmo com a biologia.
Sem sacrifício não há conquista, tu sabes muito bem disso.
Tu acreditas em vida inteligente em outros planetas?

Desde que você não me inclua nos seus planos de sacrifício, estamos entendidos.

Sobre ETs, já há tópico a respeito.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por dedo-duro em Qua 20 Fev 2013, 6:12 pm

abençoado escreveu:
Mas o paradoxo do Epicuro parte do princípio que Ele existe, Jack.

Em filosofia se chama raciocínio lógico.Se quer entra no debate se Deus existe ou não existe, são outros 500.

Mas o fato é que ele existe e um mundo com sofrimento é logicamente compatível com a existência e os propósitos de Deus, ao contrário de um mundo epicurista (pelo menos isso não é demonstrável).

Se deus existisse, com toda fome, matança e falta de cuidados do mundo, eu faria tudo para encarceirá-lo junto a outros psicopatas intratáveis.

O único flood aqui é seu, que não consegue perceber a inconsistência entre a existência de deus e de seus supostos atributos. E ainda quer falar de lógica...

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por abençoado em Qua 20 Fev 2013, 6:17 pm

dedo-duro escreveu:
abençoado escreveu:
Mas o paradoxo do Epicuro parte do princípio que Ele existe, Jack.

Em filosofia se chama raciocínio lógico.Se quer entra no debate se Deus existe ou não existe, são outros 500.

O único flood aqui é seu, que não consegue perceber a inconsistência entre a existência de deus e de seus supostos atributos. E ainda quer falar de lógica...

Não, meu caro.
Foi lhe demostrado que um mundo com sofrimento é uma consequência de seres humanos moralmente livres e com maturidade para fazerem as suas próprias escolhas. A consequência desse propósito de Deus (seres humanos livres para fazerem suas escolhas), implica um mundo onde o sofrimento co-existe com as livres escolhas e a intervenção de Deus.
Tomás de Aquino, Leibniz W.L Craig entre muitos outros já refutaram esse paradoxo.

Você não respondeu a isto, portanto: flood seu e , sim, desconhecimento das regras elementares de lógica.
Quando um cientista elabora uma hipótese, ele parte de pressupostos, no raciocínio lógico-dedutivo em filosofia funciona da mesma forma.

abençoado
Diamante Azul
Diamante Azul

Mensagem por dedo-duro em Qua 20 Fev 2013, 6:21 pm

Sua história é perfeitamente cabível, se você acreditar em ADÃO E EVA.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Se o mau existe, por que enfrentamos Deus?

Mensagem por ricgabriel em Sex 22 Fev 2013, 12:23 am

O título do tópico também poderia ser: se os ateus existem, porque ainda existe o bem no mundo?
Há um dedo duro apontando para o espelho rs. Desmontemos a falácia inicial.
dedo-duro escreveu:P1. Se Deus existe, então ele é onisciente, onipotente e todo-bondoso.

P2. Se Deus é onisciente, então sabe desde a eternidade que o mal viria a existir.

P3. Se Deus é onipotente, então ele pode acabar com o mal ou poderia tê-lo evitado.

Toda dúvida quanto aos atributos divinos não provém de uma mente sábia. As tentações do diabo sempre vem com a conjunção SE lisonjeando a majestade divina e apresentando um abismo para que se joguem de cabeça os que não usarem esta.
Deus não evita quem não lhe dá crédito, apenas lhe deixa fazer o que quer de sua vida. Mas aos que o amam, o Senhor livra do mal.
A prova de que Deus é bom é que deixa os homens colherem o que decidem plantar.
P4. Se Deus é todo-bondoso, então ele iria querer acabar ou evitar o mal.

Sobre que base o senhor sofista pronuncia esta sentença? Nada sabe, pois o conceito que tem de Deus é semelhante ao que tem de si mesmo (= deus em formato de estômago).
P5. Se Deus é onisciente, onipotente e todo-bondoso, então o mal e o sofrimento não deveriam existir.

A sua lógica não tem nada a ver com a verdade superior a qual ignoras. Quem sofre dá valor à vida. Como haver reconhecimento de justiça numa terra onde nunca houve transgressão? Como saber que um remédio cura se não houver uma enfermidade real? E como uma mente inimiga de Deus pode receber alguma revelação especial de sua parte? Você pensa que está sendo inteligente, mas está jogando contra o patrimônio de sua consciência (que ainda deve estar aí).
P6. O mal e o sofrimento existem.

C1. Logo, Deus não é onisciente, onipotente e todo-bondoso [de P5 e P6 por modus tollens]

O mesmo argumento "perfeito" que você montou daria para parodiar dizendo que você é qualquer coisa. De onde tiraste o adjetivo "todo-bondoso"? É alguma linguagem lisonjeira, empregada para alcançar um fim malicioso? Se o mal não existisse, acha que você existiria? Programar a sua mente contra Deus só faz lhe chocar com as pessoas que desejam o seu bem e aumentar a amargura de seu coração.

Se você for ateu, siga em frente. Deus não está nem sentindo cócegas de toda a ira que expressam contra ele. Mas a ira divina faz com que as pessoas rebeldes aprendam para quem foi destinado o sofrimento.

ricgabriel
Mateus 18:20

Número de Mensagens : 67

Mensagem por dedo-duro em Sex 22 Fev 2013, 6:21 pm

Cara, vai ler um livro de lógica. O argumento do Epicuro (500 AC) até hoje não foi refutado, exceto pela espada.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por ricgabriel em Sex 22 Fev 2013, 6:37 pm

Então foi refutado rs. Qual o seu argumento próprio? É lógica e razoável a sua réplica?

ricgabriel

Mensagem por dedo-duro em Sex 22 Fev 2013, 6:40 pm

Você é uma pessoa muito pretensiosa. Principalmente ao se levar em consideração sua sintaxe pobre.

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por ricgabriel em Sex 22 Fev 2013, 6:48 pm

Ataques à pessoa oponente não são bons argumentos.

ricgabriel

Mensagem por dedo-duro em Sex 22 Fev 2013, 6:51 pm

É que não consegui entender o que você escreveu...

dedo-duro
Pollux
Pollux

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:22 pm

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: